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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO AMAZONENSE EDUCAÇÃO E CULTURA AM
UF
ASSUNTO
Autorização (Execução do projeto)para funcionamento do Curso Superior
de Secretariado habilitação secretario Executivo pelo Centro Integrado de
Ensino Superior do Amazonas- CIESA.
RELATOR: SR. CONS. José Luitgard Moura de Figueiredo
PARECER N.° 866-94 CAMARA OU COMISSÃO APROVADO EM 17-10-94
PROCESSO N.23001.000251/90-91
I - RELATÓRIO
O Presidente da Fundação Amazonense de Educação e Cultura - FAMEC,
com sede em Manaus- Estado do Amazonas, encaminhou a este Conselho
p
edido de
autorização para funcionamento do Curso de Secretariado- habilitação em Secretário
Executivo.
O pedido foi aprovado, inicialmente, na fase de Carta-Consulta, pelo Parecer
CFE 739/93, na fase de Pro
j
eto,
p
elo Parecer CFE 655/94 e enviado ao Ministério da
Educação para formação da Comissão Verificadora.
A referida Comissão foi desi
g
nada
p
ela Portaria no. 258/94 SESu/MEC
,
constituída pelos seguintes membros: professor Carlos Danilo Costa Cortes - Universidade
Federal do Paraná e professor Benedito José de Araújo Veiga - Universidade Católica de
Salvador e
p
elo TAE Prof. José Garrido Neto, da DEMEC/AM,
p
ara verificar a existência
de condições de funcionamento do curso.
A Comissão verificou a existência dessas condições nos dias 29 e 30 de julho
de 1994, elaborando relatório circunstanciado.
Constatou que a grade curricular é adequada à formação do profissional
p
retendido, a Comissão su
g
eriu entretanto
q
ue a IES fizesse al
g
umas modifica
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ões na
disposição das disciplinas, que foram acolhidas pela Instituição.
A Comissão constatou
q
ue o cor
p
o docente res
p
onsável
p
ara o 1o. ano letivo
do curso é constituído de 08 (oito) professores e apresenta-se adequado ao funcionamento
do curso. Os demais
p
rofessores
p
ara as séries subse
q
uentes serão ob
j
eto de análise
p
ela
DEMEC/AM, conforme a dele
ação de com
etência estabelecida
ela Portaria CFE no.
05/86.
MOD 5-CFE
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Com relação à biblioteca, a Comissão verificou que funciona das 15:00 às
21:00 hs, de 2a. à 6a. feira e aos sábados das 07:30 às 12:00 hs. Ligado ao curso de
Secretariado Executivo, tem acervo composto de 7.847 títulos e 8.300 volumes.
O acervo geral é de 11.300 exemplares e 9.854 títulos.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 15 às 21 horas
initerruptamente e, aos sábados das 7:30 às 12 horas.
O método adotado para classificação é o C.D.D.
A chefia da biblioteca é ocupada por bibliotecária habilitada e assistida por
auxiliares.
Com relação ao laboratório, a Instituição dispõe de sala com área de 40 m2
equipada com 20 máquinas eletrônicas e 5(cinco) microcomputadores, com capacidade para
35 alunos por sessão, disponíveis para os alunos do Curso de Secretariado.
Em relação a infra-estrutura física, a Comissão registrou : "A FAMEC que
abrigará o curso de Secretariado Executivo está instalado em prédio próprio, onde a
secretaria, sala de professores, sede dos centros acadêmicos e biblioteca serão de uso
comum. As salas de aula são amplas com central de ar refrigerado e iluminação adequada.
No item referente ao Corpo Discente, a Comissão verificou que o índice de
freqüência às aulas de aproveitamento nos cursos implantados pode ser considerado bom.
O parecer final da Comissão Verificadora, em sua unanimidade, é favorável à
autorização do funcionamento do Curso de Secretariado, habilitação Secretário Executivo, a
ser oferecido em Manaus/AM, pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas -
CIESA, mantido pela Fundação Amazonense de Educação e Cultura - FAMEC.
II-VOTO DO RELATOR
Considerando o Relatório da Comissão Verificadora, e o pronto atendimento
da IES às exigências da mesma, o Relator é de parecer favorável à autorização para o
funcionamento do Curso de Secretariado, habilitação Secretário Executivo, a ser oferecido
em Manaus/AM, pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas -CIESA, mantido
pela Fundação Amazonense de Educação e Cultura - FAMEC , com 120(cento e vinte)
vagas totais anuais, com um único ingresso, em dois turnos, na cidade de Manaus , Estado
do Amazonas.
III-CONCLUSAO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, Io. Grupo, acompanha o voto do Relator. Sala
das Sessões, em 14 de setembro de 1994
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CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO
Integralização Máxima:
Integralização Mínima:
1a. Série
. Língua Portuguesa
. Teoria Geral da Administração
. Sociologia Geral e Aplicada
. Introdução à Contabilidade
. Introdução à Economia
. Educação Física
8 anos
4 anos
Carga-Horária
144
144
144
144
144
072
720
2ª. serie
. Inglês
. Organização e Métodos
. Psicologia Geral e Aplicada
. Francês
. Técnica de Redação I
. Matemática
144
144
072
144
144
072
720
3a. Série
. Inglês Técnico
. Arquivo e Documentação
. Relações Públicas e Humanas
. Técnicas de Redação II
. Estatística
. Taquigrafia
072
144
144
144
072
144
720
4a. Série
. Processos Mecanográficos
. Direito
. Introdução à Tradução e Interpretação
. Elementos de Computação
. Cerimonial e Etiqueta
. Funções do Secretário Executivo e Ética
. Estágio Supervisionado
144
072
072
072
072
072
280
784
Total Geral(excluindo EF) .................................. 2.872 h/a
Total Geral(incluindo EF)......................................2.944 h/a
Nota: Serão integralizadas 280h de Estágio Supervisionado
Parecer n
9
Pág. nº
Anexo II
CORPO DOCENTE
DOCENTE: Maria Amália Castelo Branco Ferreira
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
QUALIFICAÇÃO:
Doutora em Lingüística Indígena - Univ. Fed. Santa Catarina.
Mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa - Univ. Fed. Santa
Catarina. Especialista em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa - PUC/RS.
Licenciada em Língua Portuguesa e Inglesa - PUC/RS. Possui experiência como docente a
nível de 3o grau. Participou de vários congressos, encontros, seminários e cursos de
atualização na área. Possui trabalhos publicados. Escreve artigos para jornais locais.
DOCENTE:
DISCIPLINA:
Eliza Maria Luchini de Oliveira
Língua Portuguesa
QUALIFICAÇÃO:
Licenciada em Letras - Português/Alemão pela Universidade
Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - 1988. Participou de Congressos, cursos de
atualização e eventos na área. Possui experiência como docente.
DOCENTE:
DISCIPLINA:
QUALIFICAÇÃO:
Orlando Ferreira Cruz Teoria Geral
da Administração
Possui Parecer do CFE no. 812/90, aprovado em 12/10/90.
DOCENTE:
DISCIPLINA:
Manuel do Carmo da Silva Campos
Sociologia Geral e Aplicada
QUALIFICAÇÃO:
Doutor em Teologia Moral - Fac. de Teologia N.Sra. da Assunção -
SP. Mestre em Teologia - PUC/PJ. Bacharel em Teologia - PUC/RJ. Curso de Filosofia -
Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil. Cursos de extensão em Análise da
Sociedade Agrária na Sociedade Brasileira e Capacitação metodológica para Análise da
Realidade Agráfia Brasileira - Universidade de Goiás. Possui experiência como docente.
Possui vários artigos publicados.
DOCENTE:
DISCIPLINA:
QUALIFICAÇÃO:
DOCENTE:
DISCIPLINA:
QUALIFICAÇÃO:
José Rodrigues Cardoso Filho
Introdução à Contabilidade
Aprovado pelo Par.812/90 - CFE.
Raul Hernan Ortiz Sarabia
Introdução à Economia
Aprovado pelo Par.812/90 - CFE.
DOCENTE:
DISCIPLINA:
Paulo César Antony
Educação Física
QUALIFICAÇÃO:
Licenciado Pleno em Educação Física - Fund. Universidade do
Amazonas - 1978. Participou de vários cursos de atualização, extensão e aperfeiçoamento
na área. Possui experiência como docente a nível de 1]. e 2o. graus.
DOCENTE; Silvia Helena Costa de Oliveira
DISCIPLINA: Educação Física
QUALIFICAÇÃO:
Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação
Física de Cruzeiro - SP. Possui vivência em áreas esportivas, recreação e dança. Possui
experiência como docente. Fez cursos de aperfeiçoamento na área. Participou de Encontros
e Congressos.
IV DECISÃO DO PLENÁRIO
-
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou
a Conclusão da Câmara, com abstenção do voto dos Conselheiros
Fabio Prado e Cicero Adolpho da Silva
Sala Barretto Filho, em 17 de Outubro de 1994.
.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TO E DO DESPOR
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 17/10/1994, REALIZADA AS _17 ________ HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE _____ OUTUBRO ______________/ 1994
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