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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO
F E D E R A L DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - UNIMEP SP
ASSUNTO;
Receredeneiamento do Curso de Pós-graduação em Educação, em
nivel de Mestrado, nas áreas de concentração em Administração
Escolar e em Filosofia da Educação
RELATOR, SR. CONS Margarida Maria do R.B.P.Leal
PARECER NP
CAMARA ou COMISSÃO
CESu-2º Grupo
APROVADO EM:
PROCESSO Nº
23.038.010550/92-15
1 - RELATÓRIO
0 Reitor da Universidade Metodista de-
Piracicaba - UNIMEP, solicita a este Conselho o
recredenciamento do curso de pós-graduação em Educação, em
nivel de mestrado, nas áreas de concentração em Administração
Escolar e em Filosofia da Educação e credenciamento da área de
Educação Motora, em nivel de mestrado,
0 curso iniciou suas atividades em 1972,
obtendo o credenciamento pelo parecer CFE nº 58/88, de
28.01.88,
A Comissão Verificadora designada pela CAPES,
composta pelos professores Pra. Alda Judlth Alves Massotti da
UFRJ e Dr. José Luis Domingues da UFG, visitou a Instituição
nos dias 26 e 27 de agosto de 1993.
0 presente parecer foi elaborado com base nas
informações contidas no Relatório da Comissão Verificadora e
no Relatório Técnica da CA
P
ES, que integram o
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1. ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
A Comissão Verificadora destaca da estrutura
curricular proposta, a criação da área de concentração em
Educação Motora, produto de um convênio de cooperação entre a
UNIMEP e a Faculdade de Educação Fisica da UNICAMP, cuja
experiência surgiu da "demanda de pesquisas relacionadas com a
corporeidade e sua interface com o processo educacional",
Ressalta que esta área de concentração veio
atender, também, ã necessidade de capacitação e formação de
professores/pesquisadores oriundos da Educação Física, Terapia
Ocupacional e Psicologia.
Quanto as áreas que vem sendo oferecidas,
Administração Escolar e Filosofia da Educação, a Comissão em seu
relatório, inf orna que estão passando por um processo de
reavaliação interna e redefinição, do qual poderá resultar uma
mudança, de áreas de concentração, para núcleos temáticos ou
linhas de pesquisa.
Destaca que esse debate tornou-se promissor com a
entrada no Programa de novos professores, com origens e posturas
teórieo-metodológieas diferentes daquelas já instaladas e,
também pela consciência coletiva de que estas duas áreas de
concentração mostram alguns sinais de desgaste. Registra também,
que a discussão interna sobre a proposta curricular vem sendo
orientada por uma articulação teórieo-metodológiea que caminha
na direção da interdisciplinaridade.
Nesse sentido, foi recentemente implantada a
disciplina "Atividades Supervisionadas", que por seus aspectos
inovadores, vem merecendo um acompanhamento/avaliação mais
próximo- 0 curso vem buscando soluções inovadoras para os
antigos problemas, adotando uma nova sistemática de orientação
de dissertação, que embora mantenha-se a relação individual
professor/aluno, Instituiu-se a discussão/orientação coletiva de
projetos de dissertação, Além disso, foi proposta uma nova
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sistemática de avaliação de dissertações, que visa propiciar
maior discriminação entre os trabalhos, bem como tornar públicos
os critérios institucionais de avaliação de uma dissertação,
A Comissão informa que a proposta curricular
passou por um enxugamento sem cair no empobrecimento,
evidenciado nas ementas apresentadas para os diferentes
componentes curriculares. Expressa que há equilíbrio entre
disciplinas obrigatórias e eletivas, bem como adequação entre
disciplinas e áreas/linhas de pesquisa.
Quanto a administração, a comissão constatou o
pleno funcionamento do Colegiado do Programa, composto por todos
os professores, representantes do corpo discente e um
Coordenador, Destaca a qualidade das relações interpessoais
entre os membros do colegiado e o compromisso de todos com o
projeto em construção, evidenciado nos encontros formais e
informais ocorridos entre a Comissão Visítadora e o Colegiado do
Programa,
2. CORPO DOCENTE
Sobre o corpo docente, a Comissão evidenciou um
salto qualitativo em todos os aspectos, destacando seu progresso
em relação a não dependência de professores-visitantes no que se
refere a docência e às atividades de orientação,
Os docentes permanentes, em número de 15, são
portadores do titulo de Doutor e em sua maioria, em regime de
dedicação exclusiva, sendo, porém, obrigados a ministrarem no
mínimo duas aulas semanais na graduação num dos períodos letivos
de cada ano,
Ressalta, a existência no quadro docente
permanente, de docentes com intensa produção acadêmica,
veiculada em âmbito nacional e internacional,
3. CORPO DISCENTE
Quanto ao corpo discente, verificou-se que nos
últimos anos o número de dissertações defendidas vêm se mantendo
num bom patamar em relação ao número de alunos novos,
Com relação a produtividade do corpo discente,
considerando o número de dissertações produzidas no ano e o
número de alunos no final do mesmo ano, vem aumentando
gradativamente, assim evidenciando: 1999 - 8,5%; 1990 - 12,9%;
1991 - 15,2%; 1991 - 16,1%.
No que se refere a defesa de dissertações, do
inicio do curso (agosto de 1972) até o seu credenciamento
(janeiro de 1988) foram defendidas 38 teses; no período do
credenciamento (5 anos) o curso apresentou 72 defesas de tese e,
no primeiro semestre de 1993, foram defendidas 13 dissertacões .
Apesar do tempo médio de conclusão do curso ainda
ser alto, estão sendo tomadas medidas de correção do mesmo,
destacando-se, entre elas:
a) A redução, pelo novo regulamento, do prazo de
conclusão de 5 (cinco) para 4 (quatro) anos;
b) Supervisão das atividades dos alunos, a partir
do inicio do segundo semestre do curso, por seu Orientador. Esta
prática originou-se de decisão tomada em reunião plenária com
alunos, onde ficou assumido, também, que os trabalhos das
diferentes disciplinas, na medida do possível, seriam
cumulativos em direção ã dissertação;
c) Permanência obrigatória de um período semanal
(manha ou tarde) dos alunos bolsistas, inclusive aqueles que já
concluíram as disciplinas, com o objetivo de reforçar o vinculo
do aluno com o Programa.
0 Programa conta com 30 (trinta) bolsistas PICT»,
das mais diferentes origens, cujos dados indicam o potencial de
abrangência do Programa, ocasionando um impacto não só regional,
mas extrapolando inclusive o estadual,
4. PESQUISA E PRDUÇÃO CIENTIFICA
A Comissão Verificadora, considerou significativa
a produção cientifica do corpo docente para o período 1992/1993,
A produção vem sendo veiculada em diversas Editoras, quase todas
com Conselhos Editoriais, embora se observe um predomínio da
Editora da UNIMEP,
Informa a Comissão em seu relatório, a existência
de um projeto de um Conselho Editorial externo para a Revista
Impulso, que consiste num avanço editorial (forma e conteúdo)
dos últimos números da referida revista.
Acentua que há certa concentração da produção
docente em alguns professores, embora quase todos tenham
publicação. Da mesma forma, a participação dos docentes em
encontros/seminários nacionais e internacionais ainda ê
circunscrita a alguns,
Quanto à produção discente, a Comissão destaca do
Relatório CAPES 1992, o resumo de 6 livros, 17 artigos, 12
participações em eventos com apresentação de textos, 7
participações em eventos, 3 cursos ministrados e 12 palestras.
Consta do relatório que algumas dissertações
foram publicadas não só pela Editora da UNIMEP (Revista Impulso,
Série Aberta) mas também por outras Editoras, universitárias ou
não,
5. INFRA-ESTRUTURA
Sobre a Infra-estrutura, o relatório registra que
em agosto de 1992, "por decisão da Reitoria e plena aceitação
dos professores, o Programa foi transferido de suas instalações
no Campus Centro para um prédio novo no Campus Taguaral, com
amplas e adequadas instalações especificamente desenhadas para o
Programa." 0 desenho do espaço físico facilita a convivência dos
professores entre si e com os alunos, assim como estimula a
permanência dos professores no Programa- Os professores estão
instalados em amplos gabinetes individuais de trabalho,
devidamente equipados com escrivaninhas e estantes. As salas de
aulas são amplas, toem arejadas e em número suficiente- Há sala
especial de estudos para os alunos-
Segundo informações do Vice-Reitor, a
Universidade está negociando a compra de 150 micro-computadores
para a utilizacão dos docentes, principalmente da pós-graduação.
0 prédio da Biblioteca está em fase adiantada de
construção- A Comissão considerou que o grande problema quanto â
infra-estrutura é o acervo da biblioteca, muito restrito e, de
uma maneira geral, pobre, apresentando poucos livros
estrangeiros e, mesmo entre os nacionais ou traduzidos uma
quase ausência de clássicos- Da mesma maneira, o acervo de
periódicos é pobre, em sua maioria descontinuado Porém, a
Comissão teve conhecimento da existência de um compromisso
explicito da Reitoria em sanar estas falhas.
A Comissão recomenda a existência, no próprio
espaço do Programa, de um Centro de Documentação para abrigar a
produção docente e discente, toem como a sua história,
possibilitando melhor visão de conjunto do Programa, tanto para
professores e alunos, como para avaliadores externos.
Quanto ao aspecto financeiro, a direção da UNIMEP
vem garantindo a manutenção do Programa de forma bastante
satisfatória no que se refere a salários e valores de anuidade-
6. INTERCAMBIO
A Comissão ressalta o documento Historlco-
Avaliativo do Programa de Pós-graduação em Educação e proposta
de metodologia para sistematização do seu projeto pedagógico, o
qual indica que a equipe docente já se apercebeu de uma série de
problemas que exigem solução imediata, Incluindo-se as precárias
relações institucionais do Programa com Associações Cientificas
e Cientifico-Profissionais e ausência de integração com outros
cursos de Mestrado, Salienta no entanto que a auto-consciência
do grupo e um indicador promissor de superação das mesmas,
7. CONCLUSÕES DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui o relatório nos
seguintes termos:
"A análise dos documentos existentes na CAPES e
complementados pelas informações colhidas durante a visita ao
Programa permite as seguintes considerações finais:
1. Houve uma melhoria significativa na
organização acadêmica, o que se evidencia ao comparar-se o
documentos apresentado no primeiro credenciamento com a atual
realidade (cotidianeidade) do Programa.
2. Houve um salto quantitativo/qualitativo no que
se refere ao corpo docente comprometido com o Programa, ao
comparar-se os dados de 1987 com os de 1993. A produção
cientifica do corpo docente vem apresentando uma evolução
bastante positiva.
3. Existe um esforço em corrigir o fluxo
discente, A redução progressiva do tempo de titulação é um
indicador deste esforço,
4. Há uma ação institucional efetiva no sentido
de assegurar as condições estruturais e organizacionais básicas
ao bom desenvolvimento do programa.
5. É crescente a contribuição do Programa na
formação de quadros para a Educação, não só em nivel regional
mas, também, em nivel nacional,
Pelo exposto, esta Comissão Visitadora recomenda
o recredenciamento das área de concentração em Administração
Escolar e em Filosofia da Educação e o credenciamento da área de
7
Educação Motora, do Curso de Pós-Graduação em Educação, nivel de
Mestrado, ministrado pela Universidade Metodista de Piracicaba,"
A CAPES em seu Relatório Técnico atribuiu ao
curso o conceito B-, destacando;
1. Em relação ao corpo docente: é satisfatória a
re1ação orientandos/orientador: 5.
2. Em relação a estrutura curricular: verifíca-se
esforço no currículo para possibilitar melhor fluxo no
cumprimento dos créditos e das atividades de dissertação,
3. Em relação ãs atividades de pesquisa; há um
número rasoável de pesquisas em desenvolvimento e, no geral,
estão conectadas com as áreas do Curso, Todavia, o programa se
ressente de projetos integrados e da participação de discentes,
4. Em relação a produção docente; a produção
cientifica do biénio é razoável. É boa a partucupação.em
congressos e na produção técnico-científica. Há certa
concentração da produção em alguns docentes,
5. Em relação a produção discente: a participação
de discentes, de produção técnico-científica inexiste. Em
relação ãs titulações, houve um bom crescimento no período,
8, Em relação ao tempo médio de titulação; o
fluxo de alunos é ainda, baixo, considerado o numero de alunos
matriculados, O tempo médio de titulação permanece elevado (5-6
anos). Reconhece-se o esforço do Programa em normalizar estes
quesitos, inclusive as medidas tomadas para redução de 5 para 4
anos de conclusão do curso.
Quanto aos aspectos fortes do curso, aponta:
empenho do programa em sanair problemas detectados em avaliações
anteriores; corpo docente permanente titulado; participação em
atividades de extensão, Por outro lado, salienta que precisam
ser fortalecidos os seguintes aspectos; fluxo de alunos e tempo
de titulação; ampliação do corpo docente permanente; e
incrementar a pesquisa, com vinculo maior às áreas do Curso.
8
Finalmente, o Relatório Técnico recomenda ao
Curso: melhorar a relação número de alunos/professores
permanentes Doutores e incrementar a pesquisa.
Da mesma forma, recomenda ao mestrado o apoio a
receber novos bolsistas PICD, bem como para a manutenção de
ações de apoio institucional ao curso.
II - VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, a Relatora vota favoravelmente
ao recredenciamento do curso de pós-graduação em Educação, com
áreas de concentração em Administração Escolar e Filosofia da
Educação, em nivel de mestrado, ministrado pela Universidade
Metodista de Piracicaba - UNIMEP, no Município de Piracicaba,
Estado de São Paulo, retroagindo seus efeitos à data do término
do credenciamento anterior,
Outrossim, deixa de votar pelo credenciamento da
nova área de concentração indicada - Educação Motora,
considerando não constar do Relatório Técnico da CAPES,
informações e conceituação a respeito da mesma. Em época
oportuna deverá a Instituição solicitar avaliação da CAPES com
respeito à referida área, julgando a Relatora, que esteja em
fase de implantação.
Finalmente, recomenda sejam cumpridas as
recomendações da Comissão Verificadora, principalmente quanto ao
acervo da Biblioteca, fixando o prazo de 180 (cento e oitenta)
dias para atendimento das mesmas.
9
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior-2º Grupo acompanha o
voto da Relatora,
Sala das Sessões, 29 de junho de 1994.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou a conclusão da Câmara,
com voto contr´riodo conselho
Sala Barretto Filho, em 30 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 30/06/1994. REALIZADA ÀS 10:00 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE JUNHO 1994.
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