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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
SOCIEDADE RIOPRETENSE DE ENSINO E EDUCAÇÃO
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso de MATEMÁTICA, a nível de licenciatura,
ministrado pelas Faculdades Inte
g
radas Riopretense, em São Jo
-
sé do Rio Preto, São Paulo.
RELATOR
:
SR
.
CONS
. SYDNEI LIMA SANTOS
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
C
E
Su
APROVADO EM
PROCESSO N.°
2
3001.000502/94-43
I - RELATÓRIO
Sociedade Riopretense de Ensino e Educação, através
de seu Presidente, submete ã apreciação deste Conselho o pro-
cesso de reconhecimento do Curso de MATEMÁTICA, a nível de li-
cenciatura ministrado pelas Faculdades Integradas Riopretense,
em São José do Rio Preto, Estado de São Paulo. 0 curso em foco
foi autorizado pelo Parecer CFE n° 161/92 e Decreto de 26
de junho de 1992.
Ressalte-se que a Instituição teve acolhida sua Car-
ta-Consulta, no processo de criação da Universidade de Rio
Preto - UNIRP, pela via da autorização, pelo Parecer CFE nº
160/92, foi aprovado o Projeto de Universidade da UNIRP, com
homologação do Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação, em
19 de junho de 1992 e publicado no DOU em 22 de junho de 1992
- Seção I, página 7811.
Cabe ainda referir que a Comissão de Acompanhamento
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02
foi designada pela Portaria CFE nº 34, de 08 de novembro de 1980, e é
integrada pelos profesores Gladstone Rodrigues da Cunha, da Universida
de Federal de Uberlândia - MG, Ignácio Ricken, da Universidade do Estai
do de Santa Catarina e Vicente Borelli, da Universidade de São Paulo.
Na condição de comissão verificadora, nos termos da Portaria CFE nº
54/87, os integrantes da Comissão de Acompanhamento procederem a veri-
ficação das condições de funcionamento do curso sob análise, nos dias
16 e 17 de maio do corrente. Considerando-se que nenhum deles é espe-
cializado na área do curso objeto de reconhecimento por este Conselho,
solicitou a mesma laudo técnico de especialista, com o objetivo de for-
necer subsídios necessários ã verificação, sendo que o mesmo faz parte
do Relatório como ANEXO.
Este Parecer se fundamenta no Relatorio da Comissão de
Acom-panhamento, tomando por base as informações constantes no
processo de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados, bem como a constatação "in loco" das condições
acadêmicas, materiais, administrativas e outras relativas ao curso sob
análise, destacando-se os aspectos a seguir.
II - ANÁLISE
A Sociedade Riopretense de Ensino e Educação é uma entidade
de direito privado, sem fins lucrativos, como sede e foro na cidade de
São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, com Estatuto registrado
sob nº 123, em 14 de agosto de 1953, ãs folhas 103 do livro próprio,no
Cartório de Registros de Imóveis da 1ª Circunscrição de São José do
Rio Preto - SP.
O Patrimônio imobiliário da Mantenedora compõe-se de
2 2
140.340 m de terrenos com 14.186.11 m de área construída, dos quais
2
4.154,50 m em construção. Os bens móveis e imóveis foram avaliados
(valor venal em 10/06/89) em dois milhões, trezentos e dezenove mil,oi.
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tocentos e sessenta e quatro Bõnus do Tesouro Nacional (2.319.864,00),
conforme é informado na Carta-Consulta da UNIRP.
O patrimônio atual da Mantenedora - Móveis e Imóveis - está
avaliado em CR$ 15.694.144.300,00 correspondendo a 9.890.000 URVs. O
Balanço Patrimonial de 1993 revela que o Patrimônio Liquido da Socieda.
de Riopretense de Ensino e Educação Ltda. foi de CR$ 300.121.019,78.
A capacidade econômico-financeira da Mantenedora é demonstra
da mediante balanços patrimoniais e das demonstrações de receitas e des;
pesas do último triénio. Os índices econômicos apurados revelam que a
Instituição possui boa estabilidade econômico-financeira, portanto, em
condições de garantir a implementação e o bom funcionamento do curso de
MATEMÁTICA.
O investimento global realizado pela Entidade Mantenedora pa.
ra o desenvolvimento e implantação do seu Projeto de Universidade (re-
cursos físicos, tecnológicos e humanos) é da ordem de 1.736.700 URVs,
nos exercícios de 1993 e 1994/maio.
0 Planejamento Econômico-Financeiro do Projeto da Universida-
de da UNIRP informa, de forma minuciosa, sobre as fontes de receita e as
despesas por categoria econômica, para o quinquénio 1992/1996, contem-
plando, pois, o curso em análise. O balanço de 1993 identifica os recur-
sos financeiros despendidos na implantação e manutenção do curso em foco.
Os investimentos necessários para a implantação da política
de recursos e a infra-estrutura física e os recursos materiais estão dis
criminados no processo.
A organização da área de informática encontra-se completamen-
te normatizada estando dividido em núcleos com competências definidas. 0
plano de aquisição de hardware previsto para 94 já foi completamente
efe-tivado, tendo sido investido entre 93 e 94, aproximadamente, 350.000
URVs em equipamentos de informática, suprindo as áreas acadêmica e admi-
nistrativa. O plano de aquisição de software está sendo efetivado dentro
04
do cronograma, tendo sido investidos entre 93 e 94, aproximadamente,
50.000 URVs em títulos de softwares.
Os edifícios existentes oferecem condições favoráveis às ati.
vidades acadêmicas. O Projeto de Universidade, no capítulo relativo ã
infra-estrutura física e recursos materiais da UNIRP, demonstra minucio
sãmente as instalações e sua destinação, destacando-se: salas de aula,
salas especiais, biblioteca, NPD, sala de professores, sanitários e ou-
tros. Consta, ainda, do mesmo capítulo o plano de expansão física, o
qual se encontra em plena execução, conforme cronograma apresentado ã
Comissão de Acompainhamento.
0 processo em análise identifica a área construída, num to-
2 2
tal de 10.031.61 m , além de 4.154,50 m em construção, discriminando a
localização, a serventia, a metragem, dentre outros. Além das salas de
aula, a Instituição dispõe dos seguintes laboratórios utilizados pelo
curso em análise: Centro de Desenvolvimento de Docentes: área Processa-
mento de Dados, Laboratórios Acadêmicos de Informática I e II e Labora-
tório de Física. Os mesmos foram verificados e considerados satisfató-
rios.
A Biblioteca está instalada em construção recente, entregue
2
â comunidade acadêmica em maio do corrente ano, medindo 1.370,42 m . A
distribuição dos ambientes contempla: áreas de recepção referente/sala
de leitura, acervo, mapoteca, multimeios e audiovisuais, 50 (cinquenta)
salas de estudo individual, 02 (duas) salas de estudo coletivo, 02 (duas)
salas de seminários, 02 (duas) salas de videoteca, área de processamen-
to técnico e sala de informática, dentre outros.
O Sistema de Classificação adotado é o C.D.U. (Classificação
Decimal Universal). Os catálogos estão organizados por ordem alfabé
tica, segundo autor, título e assunto. O acesso a Biblioteca é discipl-
nado por normas constantes em regulamento próprio, funcionando a mesma,
ininterruptamente, entre 08:00 e 23:00 horas. O quadro de pessoal atual
é de duas bibliotecárias e dez auxiliares, projetando-se uma ampliação
conforme informado no processo.
O acervo bibliográfico atual é constituído de 32.396 títulos
e 64.602 volumes, e um total de 282 periódicos, conforme discriminado
no processo. A Biblioteca dispõe ainda de 14 jornais e 257 folhetos e
118 assinaturas correntes, bem como tem sob sua guarda os recursos au-
diovisuais. O acervo específico do curso em análise assim se apresenta:
Acervo: 7.346 títulos e 11.517 volumes; Periódicos: 39 títulos, 453 vo-
lumes e 21 assinaturas correntes.
A relação dos periódicos na área de informática é a seguinte:
Novos Estudos CEBRAP, Anuário de Informática, Byte, Dados e Ideias, Da-
ta News, Exame Informática, Micro Mundo, Micro Sistema, PC Magazine Bra-
sil, PC Voice, PC World, Unix Reviw, Unix World, Byte Brasil, PC Mundo,
Personal Computer World.Há a Revista de Matemática Universitária na área
de Matemática,, além de 19 outras assinaturas correntes.
A Biblioteca está equipada com 06 (seis) microcomputadores,
sendo 03 (três) 486-SC e 03 (três) 486 DX, todos com monitores colori-
dos e winchesters; 03 (três) impressoras matriciais; 01 (uma) impresso-
ra laser; 02 (dois) kit's multimidia (CR-ROM); 01 (um) modem. A Biblio-
teca realiza acesso via modem ao Telejúris, Birene, Comut e Rede Nacio-
nal de Pesquisa (via videotexto e Renpac). A informatização do acervo
está sendo efetuada com software Microisis 3.07.
A Instituição possui também uma videoteca com um acervo de
36 fitas, das quais 13 são da área de informática, conforme relação a
seguir: Planejamento o uso da informática, Automação de Escritórios, In
formática, Videopédia - Robôs e Computadores, Lotus 1-2-3 compatível
IBM-PC, usando dBase III compatível IBM-PC, usando Wordstar compatível
IBM-PC, usando Microbasic compatível IBM-PC, Microtraining: Wordstar
compatível Apple, Microtrianing: Super Visicalc compatível IBM-PC, Lo-
06
tus 1-2-3 avançado compatível IBM-PC, Microtraining: dBase II compatível
Apple, Microtraining: Micro e Basic compatível Apple.
0 Núcleo de Processamento de Dados é descrito nas páginas 165
a 178 do Projeto de Universidade, destacando as instalações, os equi.
pamentos,o quadro de recursos humanos e o croqui das instalações e equi
pamentos. 0 Projeto traz ainda informações complementares, notadamente
em termos de novos equipamentos, os sistemas implantados e a implantar,
ampliação do quadro de recursos humanos, e o plano de aquisição de soft-
ware. Os processos específicos informam detalhadamente sobre a execução
do Plano Diretor de Informática.
Atualmente, a Instituição já possui 03 (três) laboratórios de
informática, sendo 01 (um) de uso docente e 02 (dois) laboratórios de es_
tudos para discentes. 0 laboratório de uso docente está equipado com 01
(um) microcomputador 486-DX2 EISA como servidor de rede, 05 (cinco) mi-
crocomputadores 4 8 6-SX todos com monitores coloridos e Winchesters e 03
(três) impressoras matriciais. O Laboratório Acadêmico de Informática I
está equipado com 21 (vinte e um) microcomputadores 386-SX, 05 (cinco)
microcomputadores 486-SX com monitores coloridos e winchesters e 05 (cin
co) impressoras matriciais. O Laboratório Acadêmico de Informática II es-
tá equipado com 26 (vinte e seis) microcomputadores 486-SX com monitores
coloridos e winchesters, 05 (cinco) impressoras matriciais e 02 (dois)
hubs. Totalizando, os laboratórios possuem 58 microcomputadores,13 im-
pressoras, estando todos os equipamentos interligados por uma rede lo-
cal Novell. A Biblioteca de software disponível possui um total de 81
títulos e mais de 900 licenças.
O Regimento Unificado, aprovado pelo Parecer nº 765/91/CFE,
regula todos os aspectos relacionados com a vida acadêmica (ingresso,
matrícula, avaliação e outros) e o relacionamento com a Entidade Mante:
nedora.
O Curso de MATEMÁTICA, a nível de licenciatura, com 60 (ses
07
senta) vagas anuais, foi autorizado pelo Parecer CFE n° 161/92 e Decreto
de 2 6 de junho de 1992.
0 currículo pleno do curso está organizado de modo a atender
aos objetivos propostos. A organização curricular compreende disciplinas
distribuídas em quatro séries, perfazendo a carga horária de 2.880 h/a,
incluindo-se a Educação Física e o atendimento ã Lei n° 8.663/93, dis-
tribuídas em créditos teóricos e práticos. 0 currículo pleno do curso de
MATEMÁTICA está estruturado com base na Resolução CFE s/nº, de 14 de no-
vembro de 1962, e legislação do ensino pertinente em vigor.
O ingresso é anual, através de Concurso Vestibular Unificado,
funcionando o curso no período diurno. 0 regime escolar é o de seriado
anual. A grade curricular, as ementas das disciplinas e respectiva bi-
bliografia básica, os laboratórios, bem como a indicação de docentes rejs
ponsáveis pelas diversas disciplinas constam do processo e foram verifi-
cadas pela Comissão de Acompanhamento e pelos professores especializados.
A atual estrutura organizacional das Faculdades Integradas
Riopretense foi compatibilizada com o modelo organizacional proposto para
a fase de transição, isto é, a nível de Administração Superior funcio-nam
os seguintes colegiados: Conselho Superior de Administração, Conselho de
Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Técnico-Administrativo; e, a nível
executivo, a Diretoria Geral. A nível de Administração Básica es_ tão
contemplados os Colegiados de Departamento e as Chefias de Departamento,
tendo em vista tratar-se de estrutura de dois níveis. A estrutura
departamental constitui Anexo do Regimento Unificado. Os órgãos suplemen-
tares são: Biblioteca Central, Núcleo de Processamento de Dados, Servi-
ços Gráficos e Reprografia e Setor de Publicações. A coordenação didática
dos cursos está a cargo dos Colegiados de Curso e das Coordenadoria de
Curso. 0 Colegiado de Curso é formado por até cinco professores do
respectivo curso. 0 organograma das Faculdades Integradas Riopretense
consta ã página 33 do Projeto de Universidade da UNIRP.
O registro e o controle acadêmico é feito de forma centrali-
zada pelo órgão próprio, subordinado ã Diretoria Geral. A Comissão ve-
rificou serem satisfatórios os aspectos relacionados com a organização
didático-científica. Mecanismos como acompanhamento e a orientação es-
tão presentes na Instituição, bem como os sistemas de verificação do
rendimento escolar, de monitoria e de iniciação científica, satisfazen-
do plenamente as exigências e diretrizes do CFE. Foi observado que o
registro e controle acadêmico atende ãs normas legais, sendo regulares
os procedimentos administrativos implantados que tratam da matéria.
O corpo docente do curso de MATEMÁTICA está assim constituí-
do:
A análise da ficha individual dos 16 professores revela que
03 (18,75%) são doutores, 03 (18,75%) são doutorandos com mestrado, 02
(12,50%) são mestres, e 05 (31,25%) são mestrandos e 03 (18,7%) possuem
curso de especialização.
Além das atividades acadêmicas de ensino, diversas ativida-
des de pesquisa é extensão foram e/ou estão sendo realizadas pelos do-
centes do curso em análise, lotados nos diversos Departamentos da Insti
tuição e responsáveis pelas disciplinas dos mesmos.
O processo do curso em análise identifica, e mesmo destaca,
as diversas atividades de pesquisa e extensão, em termos de ementa e
veículo de publicação quando é o caso.
A organização do curso em análise apresenta-se coerente com o
perfil profissiográfico estabelecido, assim como o ementário e as bi-
bliografias recomendadas.
Para o desenvolvimento da disciplinas do curso em análise, o
corpo docente e a infra-estrutura estão perfeitamente adequados. A
Biblioteca apresenta número significativo de títulos específicos e exce
lente espaço físico, com instalações novas e favorece o estudo e a pro-
dução de conhecimento. Os laboratórios de suporte ao ensino são compatí.
veis e oferecem boas condições de utilização.
Concluidas a análise e a verificação na Instituição, os con-
sultores do CFE se manifestam nos seguintes termos:
"A Comissão de Acompanhamento, ao longo de sua análise da
Instituição e do Projeto de Universidade da UNIRP, em especial do pro-
cesso de reconhecimento do curso de MATEMÁTICA, chegou ãs seguintes con
clusões:
1. A organização curricular, regime acadêmico, duração e sis-
tema de avaliação do curso em análise atendem ãs normas legais;
2. A análise individual dos docentes propostos como responsa.
veis das disciplinas que integram o currículo pleno do curso analisado
indica que todos atendem a Resolução nº 20/77/CFE;
3. A política de recursos humanos que integra o Projeto de
Universidade da UNIRP prevê programas de treinamento e aperfeiçoamento
dos quadros docente e técnico-administrativo. A Comissão constatou a im
plementação da mesma;
4. A oferta de vagas anuais e os turnos de funcionamento,
atendem ãs necessidades e ao perfil da clientela em potencial do curso
em análise;
5. A organização departamental e administrativa é compatível
e adequada ã realidade da Instituição;
6. As instalações físicas destinadas ao curso em análise, o
material instrucional, o acervo bibliográfico e as condições de uso da
Biblioteca e o material didático existente são adequados e atendem ãs
necessidades do curso, garantindo a qualidade do ensino;
7. 0 Planejamento Econõmico-Financeiro prevê a aplicação de
recursos financeiros específicos para a implantação, manutenção e o
funcionamento com qualidade do curso em foco, notadamente, previsão de
receitas oriundas de anuidades escolares e despesas com pessoal, além
dos investimentos necessários para a infra-estrutura física e recursos
10
materiais do mesmo;
8. A Comissão de Acompanhamento, nos aspectos especificos do
curso analisado, contou com a assessoria de professor especialista, cu-
so relatório se constitui em ANEXO do presente;
9. A Comissão entende que o curso de MATEMÁTICA analisado
apresenta as condições exigidas para o seu reconhecimento".
Os consultores do CFE assim concluem:
"A vista do exposto, a Comissão de Acompanhamento do processo
de criação da UNIRP, pela via da autorização, na condição de Comissão
Verificadora "ad hoc", nos termos da Portaria nº 54/87, entende que a
Instituição apresenta condições satisfatórias para ter seu curso de MA-
TEMÁTICA reconhecido pelo Egrégio Conselho Federal de Educação, sobretu
do porque a Instituição comprovou o cumprimento das exigências feitas
com relação a recursos humanos, acervo bibliográfico específico e labo-
ratórios didáticos e de pesquisa em informática".
III - PARECER E VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, o Relator vota pelo reconhecimento do Cur
so de MATEMÁTICA, a nível de licenciatura, com 60 (sessenta) vagas
anuais, autorizado pelo Parecer CFE nº161/92 e Decreto de 26 de junho
de 1992, para funcionamento no período diurno, ministrado pelas Faculda
des Integradas Riopretense, mantidas pela Sociedade Riopretense de Ensi-
no e Educação, na sede na cidade de São José do Rio Preto, Estado de
São Paulo.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
Sala das Sessões,
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO DO CURSO SUPERIOR DE MATEMÁTICA
1
a
SÉRIE
DISCIPLINAS HORAS/AULA
Fundamentos de Matemática Elementar.........................................................................................144
lculo Diferencial e Integral I........................................................................................................144
Geometria Analítica e Vetores........................................................................................................144
Introdução à Ciência da Computação(*).........................................................................................144
Língua Portuguesa............................................................................................................................. 72
Língua Estrangeira Instrumental - Inglês.......................................................................................... 72
SUBTOTAL.......................................................................................................................................720
Educação Física................................................................................................................................. 72
2
a
SÉRIE
Cálculo Diferencial e Integral II...................................................................................................... 144
Física Geral e Experimental I.......................................................................................................... 144
Álgebra Linear ................................................................................................................................ 144
Softwares Aplicativos..................................................................................................................... 144
Geometria Euclidiana........................................................................................................................ 72
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1
o
e 2
o
Graus......................................................................72
SUBTOTAL...................................................................................................................................... 720
3
a
SÉRIE
Linguagem de Programação ........................................................................................................... 144
Probabilidade e Estatística.............................................................................................................. 144
Cálculo Numérico........................................................................................................................... 144
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva....................................................................................72
Física Geral e Experimental II...........................................................................................................72
Psicologia da Educação....................................................................................................................144
SUBTOTAL.......................................................................................................................................720
4
a
SÉRIE
Programação C.................................................................................................................................144
Álgebra Moderna .............................................................................................................................144
Computação para o Ensino da Matemática........................................................................................72
História da Matemática......................................................................................................................72
Matemática Financeira.......................................................................................................................72
Didática..............................................................................................................................................72
Prática de Ensino de Matemática.....................................................................................................144
SUBTOTAL.......................................................................................................................................720
TOTAL DO CURSO (esc. Ed. Física).......................................................................................2.880
(*)Nos termos da Lei n° 8.663/93, os conteúdos programáticos de E.P.B foram incluídos na disciplina
supra indicada.
Relação de Docentes do 1
o
ano do Curso - MATEMÁTICA
01. HYGINO HUGUEROS DOMINGUES
Disc.:Cálculo Diferencial e Integral
Prática de Ensino de Matemática
História da Matemática Tit: - Licenciado em
Matemática - USP/SP - 1959
- Doutor em Ciênicas - UNESP/S.J. Rio Preto/SP - 1974
- Livre Docente em Álgebra Linear - UNESP/S.J. Rio Preto/SP - 1988
- Parecer CFE n° 161/92 - Geometria Analítica e Vetores/Álgebra Linear / História da Matemática
- Parecer CFE n° 162/92 - Geometria Analítica e Vetores / Álgebra Linear
02. HUGO CELSO FORTI
Disc: Educação Física
Tit.: - Licenciado em Educação Física - UEL - 1985
- Especialista em Ciência da Preparação Física - Faculdade Camilo Castelo Branco-SP - 1990
- Parecer CFE n° 554/92 - Educação Física
- Parecer CFE n° 530/93 - Educação Física
03. JORGE MANUEL VIEIRA CAPELA Disc:
Fundamentos de Matemática Elementar
Cálculo Numérico
Álgebra Linear Tit.: - Bacharel em Matemática -
UNESP/SJRP/SP - 1989
- Mestrando em Matemática - Créditos Concluídos e aprovados em exame de qualificação em 06/08/93
UNESP - São José do Rio Preto/SP
04. MARIA CRISTINA PASCUTTI DE OLrVEIRA
Disc: Língua Portuguesa
Tit.: - Licenciada em Letras - UNESP/São José do Rio Preto/SP -1983
- Mestre em Literatura Brasileira - UNESP - 1991
- Parecer CFE n° 161/92 - Língua Portuguesa
- Parecer CFE n° 162/92 - Língua Portuguesa
- Parecer CFE n° 530/93 - Língua Portuguesa
05. MAURA CRISTINA FRIGO
Disc: Língua Estrangeira Instrumental - Inglês
Tit.: - Licenciada em Letras - UNESP/São José do Rio Preto/SP - 1987
- Mestranda em Letras - Teoria da Literatura - Literatura Inglesa - UNESP/São José do Rio Preto/SP
- Parecer CFE nº 580/94, Língua Estrangeira Istrumental - Inglês.
06. RITA DE CÁSSIA B. RACANICCI SANTOS
Disc: Geometria Analítica e Vetores
Matemática Financeira Tit.: - Licenciada em Matemática - UNESP/São
José do Rio Preto/SP - 1987
- Especialista em Matemática - UNICAMP/SP - 1989
- Mestranda do Programa de Matemática Aplicada - UNESP - Campus de S.J.Rio Preto - 1989
Cont. MATEMÁTICA
07. ROBERTO MARCONDES CÉSAR JÚNIOR Disc: Introdução à Ciência da
Computação
Softwares Aplicativos Tit.: - Bacharel em Ciência da Computação
- UNESP/SJRP/SP - 1991
- Mestre em Engenharia Elétrica - UNICAMP/SP - 1993
- Doutorando em Biofísica Molecular - UNESP/S JRP/SP - Início 1994
Relação de Docentes em Atividades
01. CARLOS MAGNUS CARLSON FILHO
Disc: Linguagem de Programação
Tit: - Bel. em Engenharia Elétrica - USC/Bauru/SP - 1981
- Mestre em Engenharia, área: Automação - UNICAMP/SP - 1985
- Doutorando em Automação - FEE-UNICAMP/SP - Início 1994
- Parecer CFE n° 161/92 - Introdução à Ciência da Computação
- Parecer CFE n° 162/92 - Linguagem de Programação
02. CÉLIA PEITL MILLER
Disc: Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
Tit.: - Licenciatura em Matemática - FFCL - Araraquara/Sp - 1974
- Mestranda em Programa de Matemática Aplicada - ITA
- Parecer CFE n° 161/92 - Cálculo Diferencial e Integral/Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
03. ELZA BALTHAZAR BONVINO
Disc: Matemática Financeira
Tit.: - Licenciada em Matemática - F.F.C.L./São José do Rio Preto/SP - 1989
- Especialista em Administração Contábil e Financeira - FIRP/São José do Rio Preto/SP - 1989
- Especialista em Metodologia e Didática do do Ensino Superior - FIRP/São José do Rio Preto/SP -
1991
- Parecer CFE n° 161/92 - Matemática Financeira
04. GILSON FERNANDO LAFORGA
Disc: Programação C
Tit.: - Engenheiro Elétrico - Universidade Federal de Uberlândia /MG - 1990
- Mestre em Matemática Aplicada e Computacional - UNESP/ São José do Rio Preto/SP - 1994
05. HELAINE MUNIA
Disc: Estrutura e Funcion. do Ensino de I
o
e 2
o
Graus
Didática Tit: - Licenciada em Pedagogia - F.F.C.L. de
Curitiba/PR -1956
- Mestre em Educação - F.G.V./RJ - 1983
- Parecer CFE n° 161/92 - Estrutura e Funcionamento Ensino de 1
o
e 2
o
Graus
06. LEANDRO DE OLIVEIRA
Disc: Computação para o Ensino da Matemática
Tit.: - Engenharia Elétrica - Escola de Engenharia de Lins/SP - 1990
- Mestrando: Matemática Aplicada e Computacional - Créditos Concluídos e aprovados no exame de
qualificação em 23/07/93 - UNESP - S.J.Rio Preto/SP
07. MARIA APARECIDA CÓRIA SABINI
Disc: Psicologia da Educação
Tit.: - Licenciatura em Pedagogia - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de S.J.Rio Preto - SP - 1966
- Mestre em Psicologia Social e Experimental - Instituto de Psicologia da Univ. de S.Paulo/SP - 1970
- Doutor em Psicologia - Instituto de Psicologia da Universidade de S.Paulo/SP - 1972
- Livre Docente em Psicologia Educacional - UNESP - S.J.Rio Preto/SP - 1985
Cont. MATEMÁTICA
08. ROBERTO ALVES DE OLIVEIRA
Disc: Física Geral e Experimental
Tit.: - Grad. em Engenharia Elétrica - Faculd. de Barretos/SP -1979
- Bel. e Licenc. Física - Faculd. de Barretos/SP - 1976
- Mestre em Engenharia Elétrica - USP/São Carlos/SP - 1992
- Doutorando em Biofísica Molecular - IBILCE/UNESP - S.J.Rio Preto/SP - Início 1993
- Parecer CFE n° 735/93 - Informática Básica
09. RUY MADSEN BAP.BOSA
Disc: Probabilidade e Estatística
Álgebra Moderna Geometria Euclidiana Tit.: -
Licenciado em Matemática - FFCL/UCC -1954
- Doutor em Ciências Matemáticas - UCC - 1961
- Livre Docente de Cálculo Numérico e de Observações - FFCL - Araraquara - 1965
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 30 junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 30/06/1994, REALIZADA ÀS 10:00 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE JUNHO DE 1994.
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