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MINISTÉRIO DÁ EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
Associação Pinheirense de Educação e Cultura/SP
ASSUNTO:
Pedido de conversão, pela via da Plenificação, do Curso de Estudos Sociais
Licenciatura de 1Q grau.
RELATOR: SR. CONS. Pe.Laércio Dias de Moura,S.J.
PARECER Nº
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu
APROVADO EM:
PROCESSO NO 23001.001630/93-88
1 . RELATÓRIO
0 Presidente da Associação Pinheirense de Educação e Cultura,
entidade mantenedora da Faculdade de Educ
ão e Ciências
Pinheirense, instalada em São Paulo/SP, encaminha a este Conselho
p
edido de conversão,
p
ela via da
p
lenificação, do curso de Estudos
Sociais
,
licenciatura de 1Q
g
rau
,
de modo
q
ue
p
ossa oferecer em
p
rosse
g
uimento a esta
,
a Licenciatur
a
Plena em História
,
sem
aumento das 50 va
g
as totais anuais
j
á autorizadas
p
ara o curso. A
Instituição também solicita a exclusão da habilitação em Educação
Moral e Cívica.
0 Curso de Estudos Sociais-licenciatura plena em Educação Moral e
Civica
,
foi autorizado a funcionar com 50 va
g
as totais anuais.
através do Decreto n
74.676/74
,
nos termos do Parecer CFE nº
2.302/74 e foi reconhecido
p
elo Decreto nº 81.299/78, nos termos do
Parecer CFE nº 3.473/77. Posteriormente
,
através da Portaria
Ministerial nº 28/85 (Parecer CFE nº 810/84) foi autorizada a
conversão
,
na
p
lenifica
ç
ão do curso de Estudos Sociais
p
ara
p
ermitir a oferta da Licenciatura Plena em Geo
g
rafia
,
esta.
reconhecida
p
ela Portaria Ministerial nº 731/89
(
Parecer CFE nº
917/89).
Com base nos dados contidos nos autos, a CAE informa o que segue:
1. Dados sobre a Mantenedora
1.1 Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Associação Pinheirense de Educação e Cultura - APEC, criada em 17
de abril de 1972
,
é
p
e
s
soa
j
urídica de direito
p
rivado
,
sem fins
lucrativos
,
com sede e foro em São Paulo/SP e tem seu Estatuto
inscrito no 4Q Re
g
istro de Títulos e Documentos - Re
g
istro Civil
das Pessoas Jurídicas, sob o nº 27914, Livro "a".
A Instituição comprova a regularidade fiscal e parafiscal.
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1.2 Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam os
seguintes indicadores:
EXERCICIOS
ITENS
1990 1991
1992
- Índice de Liquidez (Geral) 0,11
1,61 1,47
- Grau de Endividamento 0,98
0,40
0,37
- Grau de Imobilização
0,04
0,34
0,44
- Patrimônio Liquido (Em Cr$ 1.000,00)* -
1.492.832 1.195.171
- Ativo Permanente (Em Cr$ 1.000,00)* 92.709 868.708
851.157
(*) A preços de JUL/93.
Pelas Demonstrações de Resultados do triénio considerado, observa-
se que:
- As anuidades e taxas representam, em média, 74% da receita total
- A despesa com pessoal docente ficou em torno de 41% da receita
total
1.3 Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Associação Pinhelrense de Educação e Cultura mantém a Faculdade
de Educação e Ciências Pinheirense com os seguintes cursos:
. Estudos Sociais - 1º G; EMC; GEO (REC) - 50 vagas .
Pedagogia - MMP 2º; AE; e OE (Rec) 60 vagas
2. DADOS SOBRE O ESTABELECIMENTO
2.1 Condições Materiais
A Instituição apresenta nos autos apenas os seguintes dados
referentes ã biblioteca:
"A biblioteca ê dirigida por uma bibliotecária formada, em
Biblioteconomia, e conta com 01 auxiliar.
0 acervo ê classificado pelo sistema CDD, e o horário de
funcionamento e o serviço de empréstimo atendem ãs necessidades da
comunidade acadêmica."
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3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1 Justificativa
"A partir do momento em que foi editada a Lei nº 8.663, de
14/06/93, a qual eliminou a obrigatoriedade da profissionalização
em Educação Moral e Cívica, passou a haver o desinteresse em
relação ã Habilitação plena em Educação Moral e Cívica, e grande
preocupação na realização do próximo Concurso Vestibular, com
oferta em Educação Moral e Cívica.
Imbuídos no propósito de criar um currículo mais adequado ao
mercado de trabalho e aos interesses da formação profissional de
alunos e professores de recursos humanos, apresentamos opções para
as Habilitações plenas em História e Geografia, dentro de um tronco
comum.
Com a reestruturação pretendida, o curso de Estudos Sociais passará
a ser desenvolvido a partir de um ciclo comum, com a duração mínima
de dois anos, ao término do qual seus concluintes obterão a
licenciatura de lº grau, com possibilidade de prosseguir seus
estudos, pela via da plenificação, por mais dois anos, visando,
conforme a opção feita nessa ocasião, o atingimento das
licenciaturas em Geografia ou História.
As licenciaturas plenas em Geografia e História, que se seguirão em
prosseguimento, serão predominantemente monovalentes e objetivarão
a formação de professores na modalidade pela qual hajam optado, ou
seja, Geografia ou História.
A instituição pretende formar o profissional para o magistério, em
licenciatura plena em história e Geografia, com todo o enfoque
metodológico e os procedimento didáticos a serem adotados na
formação desse professor, tanto no ciclo da licenciatura de 1º
grau, como na etapa da plenificação que se seguirá, visando ã
conceituação curricular e ãs disposições expressas nos Pareceres
554/72, 412/62 e Resoluções no 8, de 09 de agosto de 1972, para o
ensino de 1º e 2º graus. É prevista a adaptação curricular para os
alunos em curso.
A Faculdade justifica o pleito, com base em uma avaliação do seu
funcionamento no Ensino Superior, desde 1974, tendo todos os cursos
reconhecidos pelo Egrégio Conselho Federal de Educação, e da
situação do mercado de trabalho que exige professores habilitados
em História (licenciatura plena)."
3.2 Estrutura Curricular
Pela grade curricular apresentada o curso terá uma duração de 3060
h/a, acrescidas de 72 h/a de Educação Física, perfazendo um total
de 3132 h/a.
0 currículo pleno consta do ANEXO I deste parecer.
3.3 Corpo Docente
O Corpo Docente que atua no curso é constituído por 19 professores
com o seguinte perfil: 03 com graduação; 04 com especialização; 03
cursando mestrado; 04 com mestrado incompleto e 05 com mestrado.
Sobre o corpo docente informou a CAE que não foi indicado professor
ara Prática de Ensino I e II e Estágio Supervisionado I e II.
A relação do corpo docente consta do ANEXO II.
O relator do Processo converteu o mesmo em diligência para que a
requerente sanasse as falhas indicadas no relatório da CAE, bem
como expuzesse a forma com que iria dar cumprimenro ao disposto na
Lei 8.663, relativamente ã disciplina Estudos de Problemas
Brasileiros' e a formação para a Cidadania.
Em atenção ãs solicitações feitas informou o Requerente o seguinte:
1- Indicamos a Professora: MIRIAN ELZA FINOCCHIARO PENTEADO ROCHA
ara ministrar as Disciplinas de Prática de Ensino I e II e Estágio
upervisionado I e II (curriculum "vitae" anexo);
- Pedimos a substituição da Disciplina Estudo de Problemas
3rasileiros pela Disciplina Cultura Brasileira. Adotamos a
iisciplina para todos os cursos da Faculdade (Pedagogia, Estudos
Sociais, Geografia e História), de conformidade com a Lei 8.663/93,
com 02 (duas) aulas semanais, totalizando 72 horas aulas. A duração
do curso de História será de 3.060 h/a, acrescida de 072 h/a de
educação Física, perfazendo um total de 3.132 h/a. (conteúdo
programático anexo).
\- A biblioteca encontra-se instalada no 2º andar do prédio da
facuidade e dispõe de 100 m2 de área, contando com um acervo de
4.704 títulos correspondendo a 6.418 volumes e 30 assinaturas
correntes de periódicos.
O acervo específico da área que abrange o curso de História é de
..438 títulos e 2.157 exemplares e conta ainda, com 20 periódicos
especializados.
A biblioteca é dirigida por Marilim Machado Chaves, devidamente
registrada no CRB .
() horário de funcionamento é das 18:30 ãs 22:30, contando com uma
auxiliar de biblioteca, com segundo grau completo.
adota o sistema de classificação Decimal Dewey (CDD), estando todos
os livros catalogados.
O Requerente apresentou também uma relação dos livros de História
constantes de sua Biblioteca, formando um Acervo Geral de História
com 2.758 títulos e 4.151 exemplares.
II - PARECER
Atendidas as exigências feitas, sou de parecer que se conceda a
conversão solicitada, pela via da Planificação, de maneira que o.
Curso de Estudos Sociais ministrado pela Faculdade, de Educação e
Ciências Pinheirenses, curso este que conduz ã Licenciatura de 1º
grau, possa oferecer em prosseguimento a esta a Licenciatura Plena
em História, sem aumento das cinquenta vagas totais anuais já
autorizadas para o Curso. Sou também de parecer que se possa
atender ã outra solicitação feita pelo Requerente, da supressão da
habilitação em Educação Moral e Cívica, sem prejuízo da continuação
da oferta da Licenciatura Plena em Geografia, reconhecida pela
Portaria Ministerial no 731/89.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara do Ensino Superior acompanhou o voto do Relator.
ANEXO I
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
LICENCIATURA PLENA EM: HISTORIA
N° DE
CARGA
DISCIPLIMAS/PERIODOSCRÉDITOS CARGA HORÁRIA
CICLO COMUM
1º ANO
Sociologia Geral
.....................
2
....
72 ha.
Psicologia da Educação
...............
2
....
72 ha.
Lingua Portuguesa
....................
4
.....
144 ha.
Filosofia
...........................
4
....
144 ha.
Estrutura e Funcionamento do Ensino
de 1º e 2º Graus I
...................
2
....
72 ha.
História da Educação I
...............
2
....
72 ha.
Antropologia
........................
2
....
72 ha.
Cultura Brasileira
...................
2
....
72 ha.
20
720 ha.
Educação Física
.....................
2
....
72 ha.
22
792 ha.
2º ANO
História Social Política
e Econômica Geral
............
:
.......
2
....
72 ha.
História Social Política
e Econômica do Brasil
................
2
....
72 ha.
Elementos de Geografia Física
.........
2
....
72 ha.
Elementos de Geografia Humana
.........
2
....
72 ha.
Geografia do Brasil I
................
2
....
72 ha.
Teoria Geral do Estado
...............
2
....
72 ha.
Introdução ã Economia
................
2
....
72 ha.
Introdução aos Estudos Históricos
.....
2
....
72 ha.
Didática I
..........................
2
....
72 ha.
Pratica de Ensino I
..................
2_
.....
72 ha.
20
720 ha.
Estágio Supervisionado I
............................
60 ha.
780 ha.
CICLO DIVERSIFICADO
39 ANO
HAB: HISTORIA
História Antiga
.....................
4
.....
144 ha.
História Medieval
...................
4
....
144 ha.
História Moderna
....................
4
....
144 ha.
História Contemporânea
...............
4
....
144 ha.
História da América
..................
2
....
72 ha.
História do Brasil
..................
2_
..
72 ha.
20
720 ha.
QUADRO I
(cont.)
4ºo ANO
História Antiga ............... 2 .. 72 ha.
História Medieval ............. 2 .. 72 ha.
História Moderna .............. 2 .. 72 ha.
História Contemporânea ........ 2 .. 72 ha.
História da América ............ 2 .. 72 ha.
História do Brasil ............ 4 .. 144 ha.
DidáticaII. .................... 2 .. 72 ha.
Prática de Ensino II. .......... 2 .. 72 ha.
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 1º e 2º Graus ........ 2_.... 72 ha.
20 720 ha.
Estágio Supervisionado ...................... 120 ha.
840 ha.
ANEXO II
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. ANA MARIA ALVES RODRIGUES CALDAS
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Qual.:
Graduada em Educação Sanitária -USP, 1958. Licenciada em
Pedagogia -USP, 1966. Cursando mestrado em Educação-PUC/SP
(créditos concluídos em fase de Elaboração da dissertação}. Possui
experiência no magistério superior na disciplina: •Metodologia do
Ensino de 10 Grau.
02. CARLOS MAGNO DI NATALE
Disc: História Social Política Econômica Geral
História Social Política e Econômica do Brasil
História Moderna História Contemporânea
Qual.: Graduado em Direito - PUC/SP, 1981. Cursando o último ano
de Graduação em História - FFCL de Moema. Concluiu os cré-
ditos do mestrado em História -PUC/SP. Possui experiência
no magistério superior e tem Parecer do CFE no 917/89, pa
ra Estudo de Problemas Brasilerios; História Social Polí-
tica e Econômica (Geral e do Brasil) e OSPB.
03. CLAUDIUS JOSÉ DA ROCHA PITTA
Disc: Antropologia
Sociologia Geral Introdução ã Economia Qual.: Graduação em
Ciências Sociais - FFCL Tereza Martin, 1981. Graduado em Estudos
Sociais -FFCL Tereza Martin, 1981. ES-pecialização em Economia
de Empresa. Fund. Leonídio Alle-gretti, 1985. Possui experiência
no magistério superior e tem Parecer 917/89 para Política;
Introdução à Economia Brasileira; Antropologia e Antropologia
Cultural.
04. GLAUCO ZEGNA
Disc: Elementos de Geografia Humana
Elementos de Geografia Física
Qual.: Bacharel e licenciado em Geografia-USP, 1981/2. Mestrado
incompleto em Geografia Humana-USP. Possui experiência no
magistério superior e tem Parecer do CFE nº 917/89, para
Geografia Regional, Geografia Humana e Elementos de Geogra
fia Humana.
QUADRO II (cont.)
05. HYRLA APARECIDA TUCCI LEAL
Disc: História da Educação
Qual.: Graduada em Pedagogia - PUC/SP, 1973. Mestrado em Educação
PUC/SP, 1992. Possui experiência no magistério superior nas
disciplinas: Filosofia da Educação e História da Educação.
06. JOÃO BATISTA NUNES MARQUES
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Física - Fac. de Ed. Física de Santo
André, 1972. Técnico Desportivo de Especialização em Natação e
em Atletismo - Fac. de Ed. Física de Santo André, 1972/3
Possui experiência no magistério superior e tem Parecer do
CFE nº 917/89 para Educação Física.
07. JOSÉ PIRES CARVALHO
Disc: Didática
Teoria Geral do Estado Qual.: Bacharel em Direito - Fac. de Direito
de Bauru, 1962. Liceri ciado em Pedagogia - Fac. de Ciências e
Letras de Avaré. Mestrado incompleto em Didática Geral (faltando
defesa de tese e certificado de conclusão) - Escola Pós-Graduação de
Ciências Sociais. Possui experiência no magistério superior e tem
Pa_ recer do CFE nº 917/89 para Teoria Geral do Estado e Didãti ca
e no 3345/76 para Didática.
08. JÚLIO CÉSAR ZORZENON COSTA
Disc: História Contemporânea
Qual.: Graduado em História - PUC/SP, 1988. Participou de vários
encontros e seminários da área.
09. LAÉRCIO PERES
Disc: Elementos de Geografia Física
Elementos de Geografia Humana
Qual.: Graduado em Geologia -UFRRJ, 1976. Mestrado incompleto em
Hidrologia - USP. Possui experiência no magistério supe_
rior e tem Parecer do CFE nº 917/89 para Biogeografia Fí-
sica e Elementos de Geografia Física.
8.
QUADRO II (cont.)
10. LILIANA PACE
Disc.: Didática
Qual.: Graduada em Pedagogia -FFCL "Sedes Sapientiae", 1966.
Especialização em Orientação Educacional - PUC/SP, 1968.
Possui experiência no magistério superior nas discipli-
nas: História da Educação; Didática; Currículos e Pro-
gramas e Sociologia Geral e da Educação.
11. MARIA APARECIDA MACEDO PASCAL
Disc: História da América
História do Brasil
História Moderna
História Contemporânea
Qual.: Bacharel em Ciências Políticas e Sociais -USP, 1967.
Especialização em Civilização Francesa - Universidade de
Paris, 1969. Mestrado em História -PUC/SP, 1992 (sem
comprovação). Possui experiência no magistério superior na
disciplina: Introdução ãs Ciências Humanas e Sociais.
12. MARIA BUENO BASTOS
Disc: História Moderna
História Contemporânea História Antiga História Medieval Qual.:
Bacharel e licenciada em História, USP, 1979/80. Mestrado em
História Social - PUC/SP, 1992. Possui experiência no magistério
superior nas disciplinas: Antropologia; EPB ; História Medieval e
História.
13. MARIA CECÍLIA LEONEL GOMES DOS REIS
Disc: Filosofia
Qual.: Bacharel em filosofia -USP, 1982. Licenciada em Artes Plás_
tica - Fund. Armando Álvares Penteado, 19 80. Mestrado em
Filosofia -USP, 1991. Possui experiência no magistério su
perior e tem Parecer do CFE n- 917/89 para Filosofia.
QUADRO II (cont.)
14. MIRIAN ELZA FINOCCHIARO PENTEADO ROCHA
Disc.: Introdução aos Estudos Históricos
História Antiga História Medieval Qual.: Bacharel em
Comunicação Social - IAAP, 1974. Bacharel e licenciada em
História - PUC/SP, 1985. Especialização em Teoria e Metodologia
da História- PUC/SP. Possui experiên cia no magistério superior
nas disciplinas: História Geral e História do Brasil.
15. NEUZA MARIA GIRARDI
Disc: História da Educação
Qual.: Bacharel e licenciada em Ciências Sociais PUC/SP, 1967.
Licenciada em Pedagogia -FIIB, 1985. Cursando mestrado em
Educação -PUC/SP.
16. PAULO EDUARDO BARCELOS
Disc: Elementos de Geografia Física
Geografia do Brasil Qual.: Graduada em Geografia - USP,
1981. Possui experiência no
magistério superior e tem Parecer do CFE nº 917/89 para
Biogeografia; Geografia do Brasil; Geografia Física e do
Brasil e Elementos de Geografia Física.
17. SILVANIA MARAI TORTAMANO LATORRE
Disc.: Didática
Qual.: Licenciada em Pedagogia -FFCL "Nove de Julho", 1976.
18. SlVIA QUINTANILDA MACEDO
Disc: Língua Portuguesa
Cultura Brasileira Qual.: Bacharel e licenciada em Letras - USP,
1982/85. Mestrado em Teoria Literária UNICAMP, 1992.
19. VIRGÍNIA AZEVEDO REIS
Disc: Psicologia da Educação
Qual.: Psicóloga e licenciada em Psicologia -FMU, 1985. Mestrado
incompleto em Psicologia da Educação -PUC/SP. Possui expe_
riência no magistério superior e tem Parecer do CFE nº
917/89 para Psicologia da Educação.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 30 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 30/06/1994, REALIZADA AS 10:00 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE JUNHO DE 1994.
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