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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
FUNDAÇÃO ALTO TAQUARI DE ENSINO SUPERIOR/FAC. DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DO
ALTO TAQUARI - LAGEADO/RS
UF
ASSUNTO
Aprovação do currículo do curso de Ciências Contábeis.
RELATOR: SR. CONS. SILVINO LOPES NETTO
PARECER N.º 483/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM 05/08/93
PROCESSO Nº23001.000124/93-17
Através do CD- 031/93, a Presidente da Fundação Alto Taquari
de Ensino Superior - FATES, sediada em Lajeado, do Rio Grande do Sul, sub-
mete à aprovação deste Conselho, o Projeto de novo Currículo do curso de
Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari.
Instruem o processo o expediente de encaminhamento, justifi-
cativa, grade curricular, detalhando disciplinas créditos e cargas horá-
rias. Também acostado, aos autos a Ata nº 01/93 do Conselho Superior Acadêmi-
co Administrativo, de 18 de janeiro de 1993, que aprova o projeto do novo
Currículo sob exame.
A Instituição, após um percuciente trabalho de dezoito meses,
propõe novo currículo por julgá-lo mais adequado aos tempos atuais e ao es-
tágio de desenvolvimento sócio-econômico da Região do Vale do Taquari, cuja
economia é composta de empresas em expansão acelerada, demandando bom número
de profissionais da área da Contabilidade.
A manutenção dos índices de crescimento e o aumento da eficá-
cia das empresas pode ser ajudado por uma preparação adequada, quer dizer
atualizada,de seus técnicos, aí incluídos os dedicados por ofício direta-
mente às Ciências Contábeis.
Há dados chamativos no que respeita à região de influência
da Fundação Alto Taquari de Ensino superior (FATES), apresentados no empe-
nho de fundamentação da conveniência de introd
ução de um novo Currículo
para
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as Ciências Contábeis.
Dentre eles, de ressaltar-se renda "per capita" da região (fl.14)
em torno de USS 4.400,00 o que significa o dobro da média nacional.
Ademais, o pólo industrial, comercial e de serviços do núcleo da re-
gião, constituído por Estrela e Lajeado, duas cidades ribeirinhas ao rio Taquari,
que formam, de fato, um único perímetro urbano, ao qual se deve acrescer o sub-pólo de
Encantado, é ponto de convergência de vinte e oito Municípios.
Todo esse complexo econômico-social detém cerca de 4% do PIB do Rio
Grande . Sua produção primária expressiva está vinculada ao processo de transforma-
ção agroindustrial que se opera na própria região, através de empresas de tecnologia
de ponta, sobretudo na área de alimentação, com especial destaque para o setor avícola
(que consegue produzir frangos próprios para consumo em apenas 40 dias),alcançando
grau conversibilidade ração/carne no menor lapso de tempo.
Também a suinocultura, com a consequente indústria de transformação,tor-
na-se exigente nos padrões de qualidade e eficiência para corresponder às aspirações do
mercado.
Por tais fatores, aliados a outros facilmente discerníveis, impõe-se na
área das Ciências Contábeis, como em tantos outros, uma visão curricular progressista,
o anquilosada, quer dizer em sintonia com a febril e bem sucedida atividade mer-
cantil e industrial das comunidades abrangidas pela FATES.
Nestas condições, salutar a revisão do currículo ora proposto, numa
tentativa de compatibilizar o ensino, enfim o saber produzido na escola, com os recla-
mos desenvolvimentistas da Região.
A grade curricular proposta atende as determinações da Resolução CFE nº
3/92, que fixa os mínimos de conteúdo e duração do curso de graduação em Ciências Con-
tábeis.
Em anexo (fls. 46 a 171), no projeto de novo Currículo estão, com boa
técnica e minúcia, apresentadas a organização curricular, a departamentalização, as
ementas e conteúdos programáticos .
Ho tocante à organização curricular se especificam a grade curricular, o
código das disciplinas, o número de Créditos e a carga horária. Faz-se a distribuição
das disciplinas por categorias do conhecimento e a distribuição das disciplinas entre
Currículo Mínimo e Complementar.
No projeto estão claros os objetivos da proposta e retraçado com senso de
realismo o perfil do egresso do curso de Ciências Contábeis (fl.43).
Em suma, segundo minha apreciação, entendo existir o empenho da FATES
em dotar as Ciências Contábeis de um novo Currículo montado com a explicitada pretensão
de oferecer aos seus alunos a "oportunidade de crescimento, atualização e eficiência no
desempenho profissional.
Espero que a implantação do novo Currículo venha efetivamente permitir,
na área específica, o cumprimento do propósito da Instituição de "formar profissionais
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com senso crítico, eticamente comprometidos com o desenvolvimento sócio-econômico da
Região. Conforme observação da CAJ/CFE, é necessária, todavia, que se elevem para o
mínimo de 10% do total de horas (Resol. CFE 03/92), as horas-aula destinadas a ativi-
dades obrigatórias de natureza prática (Trabalho de Conclusão de Curso - Portaria .
Ministerial n° 159/65). Entretanto a advertência, pois no que respeita
à prática(Conhecimentos da Categoria III), a carga horária excede o mínimo exigido pela Res. CFE 3/92.
VOTO DO RELATOR
O Parecer é no sentido de aprovar o novo Currículo apresentado.
CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 05 de agosto de 1993
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sal
a Barreto Filho, em 05 de agosto de 1993