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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR SP
ASSUNTO
Autorização para funcionamento de Curso de Especialização em
Temática de Supervisão e Currículos, fora de sede.
RELATOR: SR. CONS. Margarida Maria R.B.P.Leal '
PARECER N.° 475/93
CÂMARA OU COMISSÃO
APROVADO EM 05/08/93
PROCESSO N.°
23001000637/93
-
9
1
I - RELATÓRIO
0 Instituto Metodista de Ensino Su
p
erior,
com sede em São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, por
seu Diretor Geral, requer deste Conselho autorização para
ministrar curso de especialização "lato sensu" em Temática de
Supervisão e Currículos, fora de sede.
Pelo Parecer 'CFE nº 336/92, de nossa
autoria, o Instituto Metodista de Ensino Superior teve
aprovado o Projeto de Implantação da UMESP - Universidade
Metodista de São Paulo. 0 referido Parecer foi homologado pelo
Senhor Ministro de Estado da Educação em 01 de julho de 1992,
publicado no D.O.U. de 03 de julho de 1992.
Conforme consta do citado parecer, a
Federação de Escolas Superiores do ABC mantida pelo Instituto
Metodista, ministra, dentre outros, o curso de Pedagogia,
devidamente reconhecido. Na área de pós-graduação "lato
sensu", sua atuação vem ocorrendo mediante a oferta de cursos,
entre outros, nos campos de Linguística, Psicopedagogia para
Atendimento e Orientação Educacional, Psicologia
Organizacional, Psicopedagogia da Educação Especial, Oficinas
Pedagógicas da 1ª Infância à Adolescência, Ortodontia
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Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Endodontia,
Odontopediatria, Prótese Dental, Periodontia e Dentistica
Restauradora. Em nivel de pós-graduação "stricto sensu", vem
ministrando cursos de mestrado em Comunicação Social, Psicologia da
Saúde, Ciências da Religião, Administração e Odontologia.
Dando continuidade aos seus objetivos sociais e
educacionais e às metas prioritárias de pós-graduação "lato sensu"
do seu Projeto de Transformação em Universidade, pretende ministrar
curso de Especialização, fora de sua sede, cooperando com outras
instituições de ensino superior, visando ao aperfeiçoamento e
qualificação de docentes para o magistério, conforme já especificado
no Parecer CFE 39/92, de nossa autoria.
Nesse sentido, o Instituto Metodista de Ensino
Superior firmou convênio com a Faculdade Cuiabana de Educação e
Letras-MT, para ministração do curso de especialização, objeto do
presente parecer, convindo destacar que a entidade cónveniada
também ministra curso de Pedagogia, já reconhecido.
Como objetivos do curso, o mesmo visa:
- aperfeiçoar o profissional da educação escolar
que, trabalhando conteúdos específicos, efetive a integração teoria
e prática, no âmbito da Supervisão e do Currículo;
- discutir e analisar a realidade prática e
teórica da Supervisão e Currículos brasileiros face ao processo de
democratização do ensino, e, transformação social.
II - PARECER
0 projeto do curso pretendido foi elaborado
atendendo ao que dispõe a Resolução CFE nº 12/83, apresentando
justificativas convincentes, em relação a qualificação de docentes
para o magistério superior e à capacitação de profissionais para
atuação no sistema educacional regional e estadual.
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O curso em apreço terá uma duração de 405ha, tendo
início em setembro de 1993 e término em setembro de 1994. A
proposta do curso é trabalhar conteúdos específicos em currículos,
sua filosofia, e, seu estatuto técnico-científico, em bases legais
e pedagógicas. Compõe-se de um conjunto de disciplinas teórico-
práticas, ministradas por especialistas com formação e titulação
pertinentes, comprovadas mediante documentos anexos ao processo.
Quanto à avaliação, consta do projeto do curso que
se levará em conta a exigência de 85% de frequência do total de
aulas, e o aproveitamento segundo as normas de avaliação dos cursos
"lato sensu" do Instituto.
Integram o projeto: as ementas, objetivos,
conteúdos programáticos, estrutura curricular, referências
bibliográficas; cópia do convênio entre as duas instituições de
ensino, já referenciado no Relatório e modelo do Certificado de
Especialização a ser conferido.
III - VOTO DA RELATORA
Considerando o pleno atendimento à Resolução CFE
12/83, o cumprimento do projeto visando a transformação da
Instituição em Universidade e ante todo o exposto, vota a Relatora
favoravelmente pela autorização do curso de Especialização em
Temáticas de Supervisão e Currículos, pós-graduação "lato sensu", a
ser ministrado pela Federação de Escolas Superiores do ABC, mantida
pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, junto à Faculdade
Cuiabana de Educação e Letras-MT, mediante convênio firmado entre
as duas instituições e na forma explicitada no presente parecer.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da
Relatora.
ANEXO I
Especificação do Quadro Curricular:
Discip1inas
Ementas
Carg
a
horár
- S u p e r v i s ã o do En s i n o na Rea-
lidade Brasileira - Conceito
e Funções.
0 conceito, os objetivos e as
funções da Supervisão. A formação
crítica do Supervisor -no Brasi1.
45 h/a
- Supervisão na Escolasica-e
Media .
0 s u p e r v i s o r na es t r utura da
escola brasileira - A divisão de
trabalho na escola - 0 Supervisor
técnico e o Supervi-sor educador.
45 h/a
- Currículo - conceito e
teorias.
Precisões em torno da definição de
currículo - as diferen ças entre
Plano de Curso, Pro_ grama - As
concepções de currículo.
45 h/a
- Currículo da Escola Básica e
Med i a .
0 desenvolvimento do currículo
na escola brasileira das -1ªs
séries ao Ensino Médio.Os
dispositivos curriculares
(dispositivos administrativos,
pedagógicos ecnicos) nas -
áreas.
45h/a
- Metodologia da Pesquisa Cien-
tífica.
0
conhecimento científico e a
natureza da pesquisa metódica -
interre1ações prob1ema-metodo l o g i a
e a v a l i a ç ã o - T eo r i a e p e sq ui s a.
60 h/a
- Didática e Metodologia do En
sino.
0 objeto de estudo da D i dá t i ca:
e n s i n o , sala de aula. 0 -conceito de
ensino e suas im-plicações com a
Didática -Pla nejamento, Execão
e Avaliação .
60 h/a
- Ensino Superior e Currículo.
A legislação curricular no en
s i n o superior-Curriculo e o -en s in o , a
pesquisa e a extensão como funções
da universidade .
45 h/a
ANEXO II - CORPO DOCENTE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO E CURRÍCULOS
1. CÁRMEN LÚCIA GABARDO
Currículo: conceitos e teorias
Currículo da Escola Básica e Média
Mestre em Educação, área de concentração: Administração de
Sistemas Educacionais (PUC/RS (1978). Licenciada em Pedagogia,
habilitações em Administração Escolar de 1º e 2º Graus (UFPR-
1974). Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino
Superior - UFPR/CAPES (180ha).
2. GENÉSIO MARQUES
Metodologia da Pesquisa Científica
Mestre em Educação, área de concentração: Psicopedagogia
(Universidade Federal Fluminense). Curso de Aperfeiçoamento em
Metodologia do Ensino superior (240ha). Licenciado em Pedagogia,
F.F.C.L. "Dom Aquino".
3. ILDA FERNANDES CHAVARRIA
Ensino Superior e Currículo
Mestre em Educação, área de concentração: Planejamento da
Educação (UFRS-1980). Curso de Aperfeiçoamento em Educação
(210ha). Licenciada em Pedagogia, habilitação: Administração
Escolar.
4. MARIA SOCORRO DE GÓES
Supervisão na Escola Básica e Média
Mestre em Filosofia e História da Educação (PUC/SP)-1990. Curso
de Especialização em Metodologia do Ensino por Atividade (UFMT-
1983-360ha). Licenciada em Pedagogia, habilitações em Magistério
das Matérias Pedagógicas do 2º Grau, Administração Escolar de 1º
e 2º Graus e supervisão Escolar de 1º e 2º Graus (UFMT-1978).
5. MARIA TEREZA COELHO
Supervisão do Ensino na Realidade Brasileira
Mestranda em Educação, área de concentração: Didática (em fase
de conclusão dos créditos)-USP. Curso de Especialização em
História dos Sistemas Econômicos e Sociais (360ha). Curso de
Especialização em Psicopedagogia (360ha). Curso de
Aperfeiçoamento em Educação, área: Planejamento Educacional
(540ha). Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitações:
Administração Escolar e Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus,
Orientação Educacional e Ensino das Disciplinas e Atividades
Práticas.
6. ROSELI CECÍLIA ROCHA DE CARVALHO BAUMEL
Didática e Metodologia do Ensino
Doutoranda em Educação, área: Didática (USP-inicio 1984). Mestre
em Educação, área: Curriculo (UFPR). Curso de Pesquisa
Educacional (316ha). Curso de Magistério de Ensino Superior
(180ha).
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, a conclusão da Câmara, com
abstenção do consº Fábio Prado.
Sala Barreto Filho, em 05 de agosto de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 05/08/1993,REALIZADA ÀS 15 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE ..../ 1993.
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