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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
UNIVERSIDADE MACKENZIE SP
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Psicologia (Licenciatura Plena,
Bacharelado e .Formação de. Psicólogo), ministrado pela
Universidade Mackenzie, em São Paulo, SP.
RELATOR: SR. CONS. Margarida Maria R. B. P. Leal
PARECER nº470/93
CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM
PROCESSO N.° 23.001.000,342/92-15
I - RELATÓRIO
A Reitoria da Universidade Mackenzie encaminha
a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de
Psicologia, como habilitações em Bacharelado, Licenciatura e
Formação de Psicólogo, ministrado pela Faculdade de Letras e
Educação daquela Universidade.
0 curso foi criado pelo Conselho de Ensino e
Pesquisa - Ata n° 009/88 e aprovado pelo Conselho
Universitário-Ata nº 281/89, oferecendo 150 vagas semestrais.
Pela Portaria nº 110/92-SENESu/MEC, foi
designada Comissão Verificadora composta pelas Professoras
Lúcia Helena Milazzo Kassobudzki e Lidia Natália Dobrianskyj
Weber, da Universidade Federal do Paraná, para verificar as
condições de funcionamento para o reconhecimento do curso, que
após visita efetuada no período de 28 a 30 de outubro de 1992,
apresentou relatório conclusivo.
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O presente parecer foi elaborado com base nos dados
constantes do processo, no relatório da Comissão Verificadora, na
Informação da CAE/CFE de 08.12.92 e nos documentos complementares
apresentados pela Universidade.
1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A - Universidade Mackenzie é uma instituição de
ensino superior, de pesquisa e de prestação de serviços, com sede e
foro na cidade de São Paulo, mantida pelo Instituto Mackenzie e foi
reconhecida pelo Decreto nº 30.511, de 07.02.1952, regida pela
legislação federal, pelo seu Estatuto e Regimento Geral, obedecidos,
no que não contrariarem qualquer desses textos, os Estatutos da
Mantenedora.
0 Estatuto e o Regimento Geral da Universidade
Mackenzie em vigor, foram aprovados pelo Parecer CFE n° 295/91, de
06.06.1991.
A Comissão Verificadora em seu relatório informa que
"a entidade mantenedora, Instituto Mackenzie, relaciona-se com a
Universidade através do Chanceler" e a Diretoria mantém uma relação
de correta integração, utilizando sempre a Reitoria como elemento de
ligação.
1.1. Situação Fiscal e Parafiscal
A entidade mantenedora é pessoa jurídica de fins
filantrópicos e não visa lucros, sendo que toda renda é revertida no
ensino.
1.2. Situação Patrimonial e Econômico-Financeira
A capacidade econômico-financeira da Instituição,
segundo o balanço do exercício de 1992 revela em 31.12.1992, a
seguinte situação:
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Patrimônio Liquido................ Cr$ 12.047.414.338,82
Ativo Permanente ................. Cr$ 65.605.198.979,95
Valor Total do Ónus .............. Cr$ 4.384.807.323,25
índice de Liquidez Corrente ......................15,30%
Grau de Endividamento ............................ 1,00%
Grau de Imobilizado .............................. 0,18%
A mantenedora, para funcionar a Universidade,
utiliza em regime de comodato gratuito, imóvel com área de 55.000m2,
de propriedade da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Além do estabelecimento sede, a mantenedora mantém
uma filial no condomínio Alphaville Tamboré numa área de 750.00m2
denominado Escola Americana e Colégio Mackenzie Tamboré, com pré-
escola, I e II Graus, com cerca de 2.000 alunos.
A Comissão em seu relatório ressalta que "na
perspectiva de seus dirigentes, nos últimos anos a mantenedora não
tem enfrentado problemas graves. É uma instituição financeiramente
sadia, suas contas sempre foram pagas em dia e nunca necessitou
receber subvenções para se manter. Segundo a administração, a crise
social que vem afetando nosso pais não teve reflexos no Mackenzie. A
Administração do Instituto Mackenzie não tem tido necessidade de
administrar crises uma vez que não existem problemas graves. A
inexistência de problemas maiores talvez se deva a preocupação de
seus dirigentes com o planejamento sistemático para as atividades
futuras da Instituição."
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. Funcionamento
0 curso de Psicologia, habilitações: Bacharelado e
Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo foi criado
mediante proposta aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa em
05.12.1988 (Ata n° 009/88) e pelo Conselho Universitário em
04.01.1989 (Ata nº 281/89).
O curso teve início de funcionamento em 1990, com o
oferecimento de 75 (setenta e cinco) vagas por semestre e a partir
de 1992 passou a oferecer 150 vagas em cada semestre, cuja demanda
nos concursos vestibulares foi a seguinte:
ANOS/
SEMESTRES
VAGAS
OFERC
N2 DE
INSCRITOS
ÍNDICE
c/v
MATRI-
CULADOS
1990
1º S
2º S
75
75
405
397
5,4
5,3
75
75
1991
12 S
22 S
75
75
457
465
6,1
6,2
75
75
1992
12 S
22 S
150
150
825
330
5,5
2,2
150
150
1993
12 S
22 S
150
150
780
345
5,2
2,3
150
150
A situação acadêmica do curso até junho/93 assim se
apresenta:
ETAPAS
MATRICULA
INICIAL
DESISTEN-
CIAS
TRANSFE-
RENCIA
MATRICU
LADOS
150 09 0 141
150 30
0
1
20
150 28
1
1
21
075 20
1
5
4
075 27
6
4
2
075 32
1
4
2
075 17 7 51
O curso funciona nos turnos diurno e noturno.
De acordo com deliberação do Conselho Universitário, a par;
tir do ano letivo de 1994, o curso passará a ser oferecido nos tur-
nos matutino e vespertino.
O regime de matrícula do curso é semestral.
As aulas teóricas são ministradas para turmas com 75
(setenta e cinco) alunos e as aulas que envolvem atividades de
laboratório são ministradas para turmas de 25 (vinte e cinco)
alunos.
2.2. Estrutura Curricular
A estrutura do curso de Psicologia oferecida e que
consta do Anexo' I deste Parecer, apresenta a seguinte carga
horária:
HABILITAÇÃO C.H. EPB EF CRÉDT.
Licenciatura Plena..
Formação de Psicólogo
4.290ha
4.560ha
5.760ha
60ha
60ha
60ha
60ha
60ha
60ha
290
308
388
A integralização do curso: Bacharelado e
Licenciatura faz-se no mínimo em 8 semestres e máximo em 14
semestres. Formação de Psicólogo: mínimo de 10 semestres e máximo
de 18 semestres.
Para a Licenciatura é obrigatória a realização de
154horas de Prática de Ensino sob a forma de Estágio
Supervisionado.
0 aluno deve realizar os estágios supervisionados,
da seguinte forma:
Clínica - 170horas de estágios realizados
concomitantemente com as disciplinas Supervisão Clínica I e II;
Escolar - 170horas de estágios realizados
concomitantemente com as disciplinas Supervisão Escolar I e II;
Industrial - 170 horas de estágios realizados
concomitantemente com as disciplinas Supervisão Industrial I e II.
Quanto a estrutura curricular, a Comissão assim se
manifesta em seu relatório:
"0 Curriculo Pleno do referido curso compõe-se de
todas as disciplinas pertinentes ao curriculo minimo da Resolução de
19 de dezembro de 1962 que fixa os mínimos de conteúdo e duração do
curso de Psicologia."
"A carga horária semanal oferecida em cada etapa
situa-se entre 26 e 52 horas/aula semanais, a qual varia da 1ª à 10ª
etapa, como já foi visto anteriormente. Vale ressaltar que as
disciplinas com as cargas horárias mais elevadas são somente
práticas, como por exemplo "Orientação Vocacional e Ocupacional" da
7ª etapa, onde o tempo gasto com os aspectos do trabalho (aplicação
de testes, correção e supervisão) estão incluídos na carga horária.
Este fato também ocorre com os Estágios Supervisionados, o que
justifica a elevada carga horária nas últimas etapas do Curso."
"Esta Comissão achou bastante inovador a inclusão
da disciplina Sistema de Computação I e II no currículo do curso de
Psicologia. Este fato ressalta a preocupação com os avanços
tecnológicos e científicos da sociedade atual, e proporciona
condições para que o psicólogo possa sistematizar seu trabalho com
maior eficácia. Além do mais, a prática dessa disciplina é possível
através de 2 laboratórios de informática que contam com um total de
54 microcomputadores, os quais são utilizados livremente pelos
alunos para a elaboração de trabalhos acadêmicos."
"Outro aspecto muito importante que deve ser
ressaltado em relação ao currículo é a inclusão da disciplina
Língua Portuguesa I e II, cujo conteúdo está voltado para o
desenvolvimento do pensamento abstrato e de habilidades para
redação de um texto científico, o que é de extrema importância para
o trabalho do psicólogo."
"Após análise detalhada das ementas e dos programas
das disciplinas, constatou-se que:
a) - as ementas e os conteúdos programáticos das
disciplinas correspondem aos objetivos propostos
pelo curso, que enfatiza a ética e a relação entre
teoria e prática no desenvolvimento de trabalhos
junto à comunidade;
b) - o ambiente físico disponível para as aulas práticas
e teóricas é bastante estimulante para a realização
do trabalho proposto;
c) - existem diversos convênios com instituições da
comunidade (hospitais, escolas, etc) que permitem e
facilitam a prática in loco. Existe ainda previsão
de novos convênios para as práticas das etapas mais
avançadas do curso;
d) - apesar de ter sido observado a existência de
trabalhos de pesquisa em algumas disciplinas, notou-
se a ausência de uma disciplina específica de
Metodologia Científica e/ou Técnicas de Pesquisa, o
que pode prejudicar a formação de psicólogos
preocupados com a produção de conhecimentos além de
mera aplicação de conceitos já estabelecidos."
2.3. Corpo Docente
0 Corpo Docente do curso, após documentação
complementar da Instituição, em atendimento ao Despacho
Interlocutório, corresponde a 45 professores, cujo perfil é o
seguinte: 5 (cinco) doutores; 03 (três) doutorandos; 07 (sete)
mestres; 16 (dezesseis) mestrandos: 13 (treze) especialistas e 01
(um) graduado.
Consta do Anexo II deste Parecer a síntese da
qualificação acadêmico-profissional do corpo docente.
Sobre o corpo docente, a Comissão manifesta que o
mesmo "apresenta-se qualificado para atender as disciplinas
ministradas até o momento."
"Os professores que possuem título de Doutor,
Mestre e Especialista são os mais qualificados para as disciplinas
que lecionam."
"Todavia, notou-se que grande interesse e
preocupação por parte dos professores e da direção em investir na
qualificação do Corpo Docente, haja visto o grande número de
professores cursando Mestrado. A título de incentivo à qualificação
dos professores a instituição oferece bolsas parciais para este
fim."
"Em relação a disponibilidade dos professores
observou-se que muitos destes, além de suas aulas, fazem plantão em
horários previamente estabelecidos para atendimento dos alunos.
Este fato demonstra preocupação e interesse com a qualidade de
ensino e a consequente qualidade da aprendizagem dos alunos deste
Curso."
"Através das entrevistas realizadas com vários
professores constatou-se uma satisfação geral com o ambiente de
trabalho, com a remuneração em termos comparativos com outras
instituições e principalmente com os 3 níveis de relacionamento:
professor-aluno, professor-professor e professor-administração."
"Um fato louvável que destacou-se nas entrevistas,
tanto do corpo docente como no corpo discente, foi a evidência de um
sentimento de orgulho por pertencer a esta Instituição de Ensino.
Existe um plano de qualificação progressiva dos docentes que
incentiva os professores em sua atualização profissional".
3. DADOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
3.1. Recursos Materiais
0 curso de Psicologia, do Setor de Ciências Humanas
e Sociais, funciona nas dependências da Universidade Mackenzie, em
seu Campus de Itambém, no Município de São Paulo, com 52.000m2,
onde em seu conjunto de cursos, desde a pré-escola até a
universidade, estudam cerca de 18.000 alunos.
3.2. Biblioteca
Na Universidade Mackenzie não existe uma única sede
para a biblioteca. No mesmo campus existem diferentes bibliotecas
paras éreas específicas, assim distribuídas: 01 Biblioteca Central;
02 Bibliotecas Setoriais; 01 Biblioteca da Faculdade de Ciências
Econômicas, Contábeis e Administrativas; 01 Biblioteca da Faculdade
de Direito; 01 Biblioteca da Faculdade de Arquítetura e Urbanismo;
01 Faculdade da Faculdade de Engenharia; 01 Biblioteca da Faculdade
de Comunicação e Artes; 01 Biblioteca para o 29 Grau e 02 Bibliotecas
para o 19. Grau. Conta, ainda, com uma biblioteca especializada para
o Setor de Psicologia Aplicada, com livros técnicos e manuais sobre
testes psicológicos.
No entanto, estas diferentes sedes para as
bibliotecas constam de um único acervo que está sob a
responsabilidade de 6 (seis) Bibliotecárias e 21 auxiliares de
biblioteca, além de 13 auxiliares de serviços gerais.
A Biblioteca Central conta com 62.562 exemplares e
42.463 títulos, e 903 títulos de periódicos, sendo 305 de assinatu
ras correntes e 508 por doação. Para o curso de Psicologia, o acer
vo específico corresponde a 949 títulos e 1.382 exemplares, e nas
áreas afins conta ainda o curso com 1.334 títulos e 1.611 exempla-
res. Quanto aos periódicos conta o curso com 71 títulos de assina-
tura corrente. 0 acervo bibliográfico encontra-se em processo de
informatização.
A aquisição dos acervos é feita através de doações
e aquisição por iniciativa própria e por sugestão dos professores
do curso.
0 horário de funcionamento é das 8.00 às
21.30horas.
Consta do relatório que "a bibliotecária informou
que os alunos da Mackenzie tem um convênio, através dos Diretórios
Acadêmicos, para a utilização das Bibliotecas da Universidade de
São Paulo o que vem a ser um fato interessante para o aluno."
3.3. Laboratórios
0 curso de Psicologia conta com três laboratórios:
Anatomia e Neurofisioanatomia, Biologia e Genética Humana e
Psicologia Experimental, além do Setor de Psicologia Aplicada.
0 Laboratório de Biologia e Genética Humana está
instalado em uma érea total de 112m2, tem capacidade para 25
alunos, conta com bancadas azulejadas e os seguintes equipamentos:
Microscópios ópticos; Microscópios estereomicroscópios (lupas);
Centrífugas; Banho-maria a 379 e 562; Estufas de 379 e 569; Fornos;
Autoclave; Fotocolorímetros; Espectofotômetros; Balança analítica e
Romana; Tipo variado de vidraçaria de laboratório; Reagentes
químicos variados; 01 biotério e luminario permanete.
0 Laboratório de Psicologia Experimental está
instalado em área de 150m2, contendo: 01 sala de espera para
alunos; 01 sala para reprodução de animais; 01 biotério com lousa;
02 salas para supervisão de grupos; 15 cabines para experimentos.
0 Laboratório de Anatomia e Neurofisioanatomia está
instalado em área de 166m2, contendo 6 AVS Jena; 02 Leitz Wetzlar;
03 Olympus CBE, 02 Wild, 15 Cari Zeiss-AVS Jena, além de peças
anatómicas dos órgãos do corpo humano, pertencentes aos aparelhos
circulatório, reprodutor, endócrino, digestivo, nervoso,
conservados em formol.
A Comissão informa que "os laboratórios mostram-se
em ótimas condições em relação ao espaço físico, ventilação,
higiene e recursos técnicos instrumentais. 0 Biotério para
procriação e acondicionamento de ratos, que serve à disciplina de
Psicologia Experimental, também encontra-se em ótimas condições de
conservação, atendendo plenamente ãs necessidades do curso de
Psicologia."
"0 curso conta ainda com o Setor de Psicologia
Aplicada que serve principalmente para a prática das disciplinas de
Técnicas de Exames Psicológicos. 0 relatório declara que o espaço
fisico apresenta excelentes condições para o objetivo ao qual se
destina, contando com um total de 25 salas e um depósito para
material psicológico."
Para atender aos Estágios Supervisionados das éreas
Clinica, Escolar e Industrial o curso dispõe de Clínica
Psicológica, com área de 532m2 em fase final de construção em um
edifício bem próximo ao Setor de Psicologia Aplicada. Segundo a
Comissão, "de acordo com a verificação minuciosa da planta e do
local em construção, pode-se prever que o local terá condições
adequadas para um Ótimo atendimento aos alunos que realização os
estágios supervisionados, bem como aos supervisores e comunidade
atendida".
A Comissão Verificadora informa que "a atual infra-
estrutura física da Universidade Mackenzie é adequada e bastante
agradável apesar da pequena área verde, fato este plenamente
justificável pela sua localização no centro da cidade de São Paulo.
Em relação à área de lazer, constatou-se a existência de
lanchonetes, quadras esportivas, ginásio coberto, e outros."
"A infra-estrutura das bibliotecas e laboratórios é
ótima, pois o espaço disponível foi adequadamente aproveitado para
construção de prédios para as atividades académicas."
3.4. Convênios
A Universidade Mackenzie possui firmado convênio
com o Complexo Hospitalar do Mandaqui, com objetivo de proporcionar
aos alunos do curso de Psicologia, aulas práticas de
Psicopatologia, Reciclagem de Psicólogos do Hospital e Assistência
aos pacientes da entidade hospitalar, que é integrante da
Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, contribuindo
assim na reciclagem de Psicólogos com exercício no Hospital e
oferecendo seus recursos materiais e humanos, como importante
serviço prestado à comunidade.
A Universidade Mackenzie mantém, ainda, alguns
convênios com Universidades no exterior, a saber: Universidade de
Coimbra (Portugal), Universidade de Soong Sil (Coreia), Westmont
College (Estados Unidos) e Universdiade de Bologna (Itália).
3.5. Outras Informações
0 relatório da Comissão Verificadora apresenta
outras informações sobre a Universidade Mackenzie, relativas aos
cursos de pós-graduação oferecidos; relação de pesquisas concluidas
e em andamento na Universidade; cópias de convênios; cópias de
projeto da pesquisa "Incidentes Agressivos nas Escolas de 12 Grau".
Informa ainda, que anualmente, a Universidade
Mackenzie outorga o Prêmio Pesquisa Mackenzie com a finalidade de
promover os trabalhos científicos desenvolvidos por membros da
Comunidade Acadêmica de Pós-graduação e os trabalhos de iniciação
científica da comunidade acadêmica de graduação, incentivando a
criatividade, o estudo metódico e o espírito de pesquisa e criando
pólos de pesquisa e aperfeiçoamento de estudos na Universidade.
3.5.1. Registros Escolares
0 Controle Acadêmico está centralizado na
Secretaria Geral que é órgão de execução dos trabalhos
administrativos da Universidade, a quem compete planejar, orientar
e coordenar os serviços auxiliares que não sejam atribuições de
outros órgãos.
0 trabalho é executado contando com o apoio de
sistema informatizado em máquina de grande porte e
microcomputadores.
Os registros acadêmicos tem alto grau de
atualização pois todo o sistema funciona "on line", com facilidade
de acesso através do projeto Terminal Informativo Acadêmico
(T.I.A.).
A Comissão Verificadora em seu relatório apresenta
as seguintes recomendações ao curso:
"- Agilizar a criação do Departamento de Psicologia
que poderá suprir necessidades de disciplinas desta érea para
outros cursos da Universidade."
" - Adquirir com urgência livros e especialmente
periódicos nacionais e estrangeiros da érea de Psicologia para
atualização dos novos conhecimentos que, por sua vez, também
incentivam a produção de pesquisas."
" - Como parte de uma renomada Universidade, este
curso deve preservar e estimular a indissolúvel tríade ensino,
pesquisa e extensão, permitindo assim o desenvolvimento do saber
para proporcionar modelos e ação que visem soluções para os reais
problemas da comunidade".
Conclui a Comissão Verificadora que "através de
entrevistas realizadas, do exame minucioso da documentação
pertinente e da constatação "in loco", esta Comissão Verificadora
constatou ótimas condições para ensino-aprendizagem neste Curso e é
de parecer favorável ao Reconhecimento do Curso de Psicologia
ministrado na Faculdade de Letras e Educação da Universidade
Mackenzie, mantida pelo Instituto Mackenzie."
II - PARECER
A apresentação da documentação complementar pela
Universidade, em atendimento a Despacho Interlocutõrio (quanto ao
acervo bibliográfico esbecífico do curso de Psicologia, aos convê-
nios firmados para a realização dos estágios supervisionados exigjL
dos, ãs novas informações sobre o corpo docente), bem como a cons-
tatação "in loco" por parte da Relatora, com respeito ãs instala -
ções e recursos materiais disponíveis para funcionamento do curso,
em especial os laboratórios e as instalações da Clínica Psicológi-
ca, conduzem à ratificação das informações e conclusões apresenta-
das no relatório da Comissão Verificadora.
III - VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, vota a Relatora favoravelmente ao
reconhecimento do curso de Psicologia, Licenciatura Plena,
Bacharelado e Formação de Psicólogo, ministrado pela Faculdade de
Letras e Educação da Universidade Mackenzie, mantida pelo Instituto
Mackenzie, com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.
Outrossim, vota também, no sentido de que sejam
atendidas pela Instituição, as recomendações contidas no relatório
da Comissão Verificadora.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da
Relatora.
Sala das Sessões. 05£ de agosto de 1993.
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
UNIVER S I D A D E M A C K E N Z I E "
FACULDADE PE LETRAS E EDUCAÇÃO
CURSO; PSICOLOGIA REGIME
SEMESTRAL 1º ETAPA
DISCIPLINA T TP CH CRÉDITOS:
ANATOMIA E FISIOLOGIA I GENÉTICA
HUMANA I BIOLOGIA GERAL I
LINGUA PORTUGUESA I(REDAÇÃO CIENTIFICA
APLICADA Ã PSICOLOGIA) ESTATÍSTICA I
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO I PSICOLOGIA
GERAL
- \
2
2
2
4
4
2
4
20
2
2
2
6
060
060
030
060
060
060
060
390
04
04
02
04
04
04
04
26
2a ETAPA
DISCIPLINA
T
TP CH
CRÉDITOS
!
ANATOMIA E FISIOLOGIA II
GENÉTICA HUMANA II
BIOLOGIA GERAL II
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I
LINGUA PORTUGUESA II(LINGUAGEM E PENSAMENTO.
ESTATÍSTICA II
SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO II
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
2
2
2
4
4
4
2
4
24
2
2
2
6
060
060
030
060
060
060
060
060
450
04
04
02
04
04
04
04
04
30
3a ETAPA
• DISCIPLINA T TP CH CRÉDITOS
NEUROFISIOANATOMIA I
PROBLEMAS FILOSÓFICOS DO HOMEM CONTEMPORÂNEO I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I PSICOLOGIA
DO DESENVOLVIMENTO II PSICOLOGIA
EXPERIMENTAL I PSICOLOGIA SOCIAL I
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
TÉCNICAS E EXAMES PSICOLÓGICOS I S.P.A. I
(SETOR DE PSICOLOGIA APLICADA)
2
4
2
4
2
4
4
4
26
2
-
6
8
16
060
060
(030)
060
120
060
060
060
120
630
04
04
02
04
08
04
04
04
03
42
4a ETAPA
DISCIPLINA T TP CH CRÉDITOS
NEURCFISIOANATOMIA II
PROBLEMAS FILOSÓFICOS DO HOMEM CONTEMPORÂNEO II
2
3
2 060
045
04
03
4ª ETAPA -
(CONTINUAÇÃO)
DISCIPLINA
T TP CH
CRÉDITOS
, ESTUDO DF PROBLEMAS BRASILEIROS II
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II PSICOLOGIA
SOCIAL II PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE I
TÉCNICAS E EXAMES PSICOLÓGICOS II S.P.A. II
(SETOR DE PSICOLOGIA APLICADA)
2
4
2
4
3
4
24
8
16
(030)
060
120
060
045
060
120
600
02
04
08
04
03
04
08
40
5a ETAPA
DISCIPLINA
T TP CH
CRÉDITOS
:
PSICOPATOLOGIA I
DINÂMICA DE GRUPO E RELAÇÕES HUMANAS
TÉCNICAS £ EXAMES PSICOLÓGICOS III
PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR PSICOLOGIA DA
PERSONALIDADE II PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
III 'S.P.A. III (SETOR DE PSICOLOGIA
APLICADA)
4
4
4
4
4
-
20
4
4
8
16
120
060
060
060
060
060
120
540
08
04
04
04
04
04
08
36
6º ETAPA
*
DISCIPLINA • .
T TP CH
CRÉDITOS
PSICOPATOLOGIA II
TÉCNICAS E EXAMES PSICOLÓGICOS IV
PS1COFARMACOLOGIA
TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERAPICAS I
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
S.P.A. IV (SETOR DE PSICOLOGIA APLICADA)
4
4
2
4
4
18
4
-
8
12
120
060
030
060
060
120
450
08
04
02
04
04
03
30
7a ETAPA
DISCIPLINA ' •
T TP CH
CRÉDITOS
PSICOPATOLOGIA III (INFANTIL) TÉCNICAS E
EXAMES PSICOLÓGICOS V PSICOLOGIA INDUSTRIAL
I TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERAPICAS II
PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL PSICOLOGIA
ESCOLAR E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM I
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E OCUPACIONAL S.P.A.
V (SETOR DE PSICOLOGIA APLICADA)'
4
4
4
4
4
24
4
2
12
8
28
120
060
090 .
060
090
060
180
120
780
08
04
06
04
06
04
12
08
52
8a ETAPA
DISCIPLINA
T TP CH
CRÉDITOS
PSICOLOGIA INDUSTRIAL II
TEORIA E TÉCNICAS PSICOTERAPICAS III
PSICOLOGIA CRIMINAL
4
4
4
060
060
060
04
04
04
8º ETAPA -(CONTÍNUAÇÃO)
*
DISCIPLINA
T TP CU CREDITOS
PSICOLOGIA HOSPITALAR
EXPLORAÇÃO E DIAGNÓSTICOS EM PSICOLOGIA CLINICA
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM II
4
4
20
2
12
-
14
-
090
180
060
510
06
12
04
34
9ª ETAPA
.
DISCIPLINA
T TP CH CREDÍTOS
ÉTICA PROFISSIONAL SUPERVISÃO CLINICA I(ESTAGIO
SUPERVISIONADO) SUPERVISÃO ESCOLAR I(ESTAGIO
SUPERVISIONADO] SUPERVISÃO INDUSTRIAL I (ESTAGIO
SUPERVISIO
NADO)
4
--
4
15
15 .
15
45
060
225
225
225
735
04
15
15
15
49
10ª ETAPA
DISCIPLINA
T TP CH CRÉDITOS
SUPERVISÃO CLINICA- II (ESTAGIO SUPERVISIO NADO)
SUPERVISÃO ESCOLAR II (ESTAGIO SUPERVISIO NADO)
SUPERVISÃO INDUSTRIAL II (ESTAGIO SUPERVISIONADO)
SEMINÁRIOS DE APROFUNDAMENTO E MULTIDISCIPLINAR
4
4
15
15
15
45
225
225
225
060
735
15
15
15
49
. . MODULO DE LICENCIATURA
7ª ETAPA
DISCIPLINA
CH CRÉDITOS
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE
1º E 2º GRAUS I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
DIDÁTICA I
PRATICA DO ENSINO DA PSICOLOGIA - ESTA"
GTOS SUPERVISIONADOS
2
3
3
3
14
030
045
045
090
210
0?
03
01
06
14
8ª ETAPA
DISCIPLINA-
T CH
CREDITO
S
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE
1º E 2º GRAUS II PSICOLOGIA DA
EDUCAÇÃO II DIDÁTICA II
2
3
3
8
030
045
045
120
02
03
03
08
OBSERVAÇÕES:
EM TODAS AS ETAPAS SERÁ MINISTRADA A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA COM CARGA HO
RARIA DE DUAS AULAS SEMANAIS;
INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: BACHARELADO E LICENCIATURA - MÍNIMO DE 08(0IT0) SE
MESTRES E MÁXIMO DE 14(QUARTOZE) SEMESTRES - TERMO MÉDIO: 08(QIT0) SEMESTRES"
FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS: MlNIMO DE lO(DEZ) SEMESTRES E MÁXIMO DE 18(DEZOITO)
SEMESTRES;
BACHARELADO EM PSICOLOGIA: "290 CRÉDITOS. CORRESPONDENTES A 4290 .HORAS, MAIS
60 HORAS DE ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I E II;
LICENCIATURA PLENA EM PSICOLOGIA:
308
CRÉDITOS CORRESPONDENTES a 4560 HORAS
MAIS, 60 HORAS DE ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I.E II*,
PARA LICENCIATURA SERÁ OBRIGATÓRIO A REALIZAÇÃO DE: 60. HORAS DE ESTÁGIOS SU
PERVISIONADOS, CONCOMITANTEMENTE COM A DISCIPLINA PRATICA DO ENSINO (MODULO
DE LICENCIATURA);
FORMAÇÃO OE PSICÓLOGO: 388 CRÉDITOS CORRESPONDENTES A 5760 HORAS, MAIS SO
HORAS DE ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I E"II;
O ALUNO DEVERA REALIZAR OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS ABAIXO DIVIDIDOS. DA
SEGUINTE MANEIRA:
-
CLINICA - 170(CENT0 E SETENTA) HORAS DE ESTÁGIOS REALIZADOS, CONCOMITANTE
MENTE, COM AS DISCIPLINAS SUPERVISÃO CLINICA I E II;
-ESCOLAR - 170(CENT0 E SETENTA)'HORAS DE ESTÁGIOS REALIZADOS, CONCOMITANTE-
MENTE, COM AS DISCIPLINAS SUPCRVICAO ESCOLAR I E II;
-
INDUSTRIAL - 170(CENTO E SETENTA) HORAS DE ESTÁGIOS REALIZADOS; CONCOMITAN
TEMENTE, COM AS DISCIPLINAS SUPERVISÃO INDUSTRIAL I E II.*
ANEXO II - CORPO DOCENTE
CURSO DE PSICOLOGIA (LICENCIATURA, BACHARELADO E FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO)
1. ALVINO AUGUSTO DE SA
Psicologia Criminal
Coordenação e Supervisão Área Clinica
(Estágio Supervisionado)
Doutor em Psicologia Clinica (PUC/SP—1986). Mestre em Psicologia Social
(PUC/SP-JL978) . Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do
Convento da Ordem Dominicana (1964). Bacharel e
Licenciado em Psicologia (PUC/SP ........ 1968)= Formação de Psicól
C/SP 1970). Realizou cursos de aperfeiçoamento na área de
Psicologia. Participou de inúmeros eventos no campo Psicologia.
Experiência docente no magistério de ensino
superior, lecionando Psicologia social na Faculdade de Psicologia Farias
Brito (1972 a 1973); Psicologia do Turismo e aplicada á Administração na
Faculdade de Turismo do morumbi (1973 a 1974). Aprovado pelo Parecer CFE nº
/73 para lecionar Psicologia do Desenvolvimento no Instituto Metodista de
Ensino Superior; Aprovado pelo Parecer CFE nº 2909/75 para
Técnicas de Exame Psicológico. Leciona desde 1978 a disciplina Exploração e
Diagnose em psicologia Clinica e teoria psicologica
da Comunicação na Universidade de Guarulhos: na Faculdade de
Direito da USP desde 1987 as disciplinas Psicologia Judiciária e Criminologia,
Diretor da Clínica Psicológica da Universidade Guaru1hos desde 1982. Coordenador
dos Estâgios em C1inica no curso de Formação de Psicóloga da Universidade de
Guarulhos. Aceito
2. ANA MARIA RAMOS SEIXAS
Supervisão Área Escolar (Estágio Supervisionado) Teorias e
Técnicas Psicoterápicas I Dinâmica de Grupo e Relações
Humanas
Bachare1 e Licenciada em Psicologia( PUC / SP-1982) . Curso de
Especia1ização em Psicodrama ( Formação de Terapêuta Didata) ARC/SF (1987). Experiência no
magistério do ensino superior, lecionando Psicodrama na F.F.C.l. de Lorena
(1982) e Atividades Criativas de Apoio a Musicoterapia e Expressão Corporal
na Marcelo Tupinambá (19ET7 a 1992) e na Universio Mackenzie desde1992 a
disciplina Dinamica de Grupo. Aceito para este curso.
3. ARMANDO ROCHA JOlsilOR
Psicologia Geral
Exploração e Diagnose em Psicologia Clinica
Técnicas de Exame Psicológico
Mestrando em Psicologia Social (PUC/SP—em fase de elaboração de tese).
Bacharel e Licenciado em Psicologia (UnB-1982). Formação
de Psicóloga (UNG-1983). Cursa de Especialização em Didática
Ensino Superior (480ha). Curso de Psicologia Criminal (240ha). Cursa
de Psicologia Preventiva (lOOha). Experiência no magistério do- ensino
superior, lecionar Introdução à Psicologia, Técnicas de Exame
Psicológico, Ética Profissional, Dinâmica de Grupo e Relações
Humanas., Psicologia Geral na Universidade de Guarulhos desde 1984,
Leciona na Universidade Mackenzio desde 1991 as disciplinas Psicologia
a Geral. Psicologia Social e Técnicas de Exame Psicológico.
Supervisor" na área de Psicologia do Centro de Observação
Criminológica da Secretaria da Administração Penitenciaria desde 1986
por concurso público.
Aceito.
4. BEREIMICE CARPIGIANI
Psicologia da Educação
Mestrado em Educação Especial (Universidade Federal de Carlos).
Licenciatura e Formação de Psicólogo (PUC/SP—1980) . Curso de
Especialização em Psicoterapia de base Psicanalítica
(1191ha). Curso de Especialização em Teoria da Comunica (420ha).
Experiência docente no ensino superior, lecionando Psicologia da
Educação e Prática de Ensina na Universidade Mackenzie desde 1986.
Integrante da Equipe de Coordenação do
Projeto APEM na Universidade Mackenzie. Aceito.
5. CARLOS ROBERTO DIAS IEMA
Psicologia Industrial
Coordenação e Supervisão da Área Industrial
(Estágio Supervisionado)
Mestrando em Educação (em fase de conclusão dos créditos;
Universidade Mackenzie. Bacharel e Licenciado em Psicologia
(UnG). Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior
(480ha). Larga experiência profissional na área de Recursos
anos, ligado a Recrutai e Seleção de Pessoal. Treinamento
e desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Experiência decente
no ensino superior, lecionando na Universidade mackenzie desde 1991 as
disciplinas Técnicas de Exame Psicológico e Psicologia Industrial.
Aceito para este curso.
6. CELSO MELLO
Anatomia e Fisiologia
Neurofisioanatomia
Doutorando em Administração, área: Recursos Humanos(em fase de
elaboração de tese-Universidade Mackenzie). Mestre em Fisiologia
Geral (USP)., Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (USP-
1976). Curso de Especialização em Didática do Ensino superior
(430ha) Experiência no magistério do ensino superior lecionando
Anatomia e Fisiologia na F.F.C.L. Prof. Carlos Pasquale desde
1983:; na Faculdade de Ciências e Letras de Santo Amaro em 1975;
na Universidade Mackenzie desde 1978.
Aceito
7. CIBELE FREIRE SANT0R0
Introdução à Psicologia da Personalidade
Teorias e Técnicas Psicoterâpicas II
Psicologia da Personalidade I
Doutorado e Mestrado em Psicologia, área: Comportamento Humano (USP)»
Bacharel e Licenciada em Psicologia (USP). Experiência no magistério
do ensino superior, lecionando Psicologia Geral e Experimental e
Psicologia da Personalidade nas Faculdades Metropolitanas Unidades de
1976 1988 e na Universidade Mackenzie desde 1992 a discip1ina Psicologia da
Persona1idade. Aceito
8. CLAUDIA MORAES LIETTI
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º e 2º Graus
Licenciada em Pedagogia, habilitas- administração (Escolar de 1º e 2º
Graus,, Orientação Educacional e Magistério das Matérias Pedagógicas
do 2º Grau - Universidade Mackenzie Curso de
Especialização em Didática do Ensino Superior (360ha).. Possui
experiência docente no ensino superior, lecionando Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus na Universidade
Mackenzie.
Aceito para este curso
9. CLÁUDIO RODRIGUES QUINTINO Ética
Profissional Psicologia
Comunitária Psicologia do
Desenvolvimento
Mestrando em Educação (em fase de concluseto créditos Universidade
Mackenzie. Bacharel e Licenciado em Psicologia (UnG/1990),, Bacharel
em Tradutor e Intérprete (PUC/SP). Curso de Especia1ização em Didática do
Ensino superior ( 480 ha) Experiência docente no ensino superior
lecionando Psicologia Comunitária e Psicologia do Desenvolvimento nas
Faculdades Integradas de Guarulhos de 1986 a 1988 ,na
Universidade
Mackenzie desde 1992.
Aceito
10. CLÁUDIO THEOTONIO LEOTTA DE ARAÚJO,
Psicopatologia Psicofarmacologia
Graduado em Medicina pe1a Escola Paulista de Medicina (1967) Curso de Especialização
em Psiquiatria pelo Instituto Psiquiatria do Hospital das
Clinicas de São Paulo. Possui experiência no magistério do
ensino superior lecionando
Psicopatologia do Excepcional na Universidade de São Paulo
(1970/1971); e Psicopatologia nas Faculdades Metropolitanas Unidas de 1987
a 1989 e na Universidade Mackenzie desde Aceito
11. CLEUSA RAZUE SAKAM0T0
Supervisão Área Clinica (Estágio Supervisionado)
Mestre em Psicologia Clinica (USP-1990). Bacharel e Licenciada
em Psicologia (USP-1979) . Formação de Psicólogo (USP-1980)
Curso de Especialização em Psicodiagnóstico de Rorschach pela
Sociedade de Rorschach de São Paulo (1981). Realizou vários
cursos de extensão universitária na área de Psicologia,, Registra
a participação em congressos, seminários, simpósios, encontros e
fóruns ligados à área. de Psicologia. Experiência profissional como
Psicóloga Clínica e visara Clinica, Experiência no magistério
do ensino superior atuando desde 1990 como Supervisora
Clínica do Estágio Curricular do curso de Psicologia da Universidade
de Guarulhos. Aceito
12. DINORAH FERNANDES GIOIA MARTINS
Supervisão Área. Clínica (Estágio Supervisionado)
Doutoranda em Psicologia Clinica (USP). Mestre ene Psicologia da Saúde ( IMS -
1986). Bacharel e Licenciada em Psico1ogia ( FMU-1980). Formação de Psicólogo
(FMU-1981). Licenciada em Musíca
1963) , Licenciatura Plena em órgão, pela Faculdade de Música Santa
Marcelina (1973). Licenciatura Plena em Eiiducaçáo Artística pela Escola
Superior de Música Santa Marcelina (1974). Possui diversos cursos de
aperfeiçoamento na área de Psicologia,, Experiência no magistério do ensino
superior lecionando no IMS desde 1981 Psicologia do Desenvolvimento e
desde 1988,
psicologia da Aprendizagem e Supervisão em Psicoterapia
adultos. Ex-Chefe do Departamento de fundamentaçâo Psicológica do
IMS(1988/1990). Ministrou aulas em cursos de pós-graduação "late sensu" de
Psicologia e Psicopedagogia do Instituto Metodista de Ensino Superior,,
Participou de diversos e
ligados à área. de Psicológia Participou de vários projetos de Experiência
profissional atuando como Psicóloga. Aceito
13. GILBERTO FERREIRA BA SILVA Psicologia Social
Psicologia do Consumidor Orientação
Vocacional e Ocupacional
Mestrando em Psicologia Social - PUC/SP (em fase cie elaboração de tese),.
Curso de Cinesiologia (240ha). Bacharel e Formação de Psicólogo - Universidade de
Mogi das Cruzes ( 1985 ) . Experiência docente no ensino superior lecionando
Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Social desde 1991 na
Universidade
Castelo Branco. Atendimento
Psicoterápico em consultório. próprio. Aceito
14, HORÁCIO BERNARDO ROSÁRIO
Biologia Geral Genética
Humana
Mestranda em Biologia, área Saneamento Ambiental (em fase de
elaboração de tese-Universidade Mackenzie) Bacharel
Licenciado em Ciências Biológicass(USP-1968). Aprovado pe1o Parecer CFE
nº 2101/77 para lecionar Biologia Geral e pelo
Parecer CFE nº 956/79 para Genética e Evolução.Possui experiência no
magitério de ensino superior,lecionando Citologia e Genética na
Organização Moqiana de Educação e Cultura (1971/1.974;; Biologia"
Celular na OSEC (.1974/1973): e Biologia e Genética Humana
universidade Mackenzie desde 1972. Aceito para Biologia Geral
Aceito para este curso Genética Humana
15. INES MANOEL MINARDI
Estudo de Problemas Brasileiros
Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciencias
Econômicas e Administrativas de Araraquara (1971), Curso de
Especia1ização em Estudo de Prob1emas Brasileiros (Universidade
Makenzie(1978). Possui experiência no magistério do ensino
superior, ando Estudo de Problema! ;sd@
na Universidade Mackenzie,
Aceito
16. IRACEMA ALVES LOPES RIBEIRO
Estatística
Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade
Mackenzie), Licenciada em Pedagogia (Universidade Mackenzie so de
Especialização em didática do ensino superior
(480 ha-1990)„ Possui experiência no magistério do ensino
superior lecionando Estatística na Universidade Makenzie
desde
1971.
Aceito para este curso
17. JOÃO HAMILTON SAYEG SIQUEIRA
Lingua Portuguesa (Linguagem e Pensamento)
Língua Portuguesa (Redação Cientifica Aplicada à
Psicologia)
Mestre em Lingua Portuguesa (PUC/SP-1980). Doutor em Lingua
Portuguesa ( PUC/SP-1984), Bacharel e Licenciado em Letras,
habilitação (PUC/SP—1973) . Possui experiência no magistério do ensino
superior lecionando as disciplinas Língua Portuguesa, Comunicação o Expressão
Verbal, Prática do Ensino de Português, Sintaxe do Português e Montagem
Sintátiva na PUC/SP desde 1976;; Introdução á • Linguistica, Semiótica.
Sintaxe-Semãntica na Universidade de São Paulo de 1983/1966; e na
Universidade Mackenzie desde 1972 a disciplina Língua Portuguesa. Aceito
18. JUMARA SILVIA VAN DE VELDE VIEIRA
Coordenação e Supervisão Área Escolar
(Estágio Supervisionado)
Mestranda em Psicologia, áreas Planejamento e Desenvolvimento Regional
(UnS)-em fase de elaboração de tese. Bacharel e Licenciada em
Psicologia pela Faculdades Farias Brito 1976/1977). Formação de
Psicólogo pela Faculdades Farias Brito 1978). Curso de Aperfeiçoamento em
Prática de Atendimento Infantil Experiência no magistério do ensino
lecionando Psicologia da Educação nas Faculdades Nove de Julho (1986/1.988);
Psicologia da Educação, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
na Universidade de Guarulhos (desde 1988) e Psicologia Experimental na
F.F.C.L.de Guarulhos (desde 1989 Possui experiência profissional como
Psicóloga Escolar junto a Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria
da Promoção Social. Aceito
19. KAYOKO YAMAMOTO
Supervisão Área Clínica (Estágio Supervisionado)
Exploração e Diagnose em Psicologia Clinica
Doutor em Psicologia Clinica (USP-1990) Mestre em Psicologia Clinica (USP—
1984). Bacharel e Licenciado em Psicologia USP-1972). Larga experiência
docente no magistério do ensino superior, ministrando aulas em cursos de
graduação, cursos de pós-graduação"lato sensu" de Psicologia Clinica
Preventiva 1983 . Foi docente - supervisora. no curso de especia1ização em
Psicologia Clínica Preventiva nas Faculdades Integradas de
Uberaba (1983 a 1984),. Ex-docente do curso de pós-graduação a
1 de Mestrado em Psicologia da Saúde, lecionando a
discip1ina " Psicologia Cnica Preventiva" (IMS-1989)
Coordenadora e supervisora do Departamento de Psicologia Clin
Preventiva do setor de Estágios Supervisionados das Faculdades
Metropolitanas Unidas (1979 a 1981). Supervisora de estágio na
Clinica Psicológica das Faculdades Farias Brito (1989 a 1985).
Participou na qualidade de conferencista de vários congressos
lados á área de Psicologia. Possui experiência profissional como
Psicologia Aceito
20. LUIZ FERNANDO BACCHERETI
Técnicas de Exame Psicológico
Setor de Psicologia Aplicada
Bacharel e Licenciado em Psicologia pelo Centro Superior de
Ciências da Saúde Farias Brito,, Especialização em Psicologia social
(PUC/SP),, Possui experiência no magistério do Ensina Superior
lecionando Técnicas de Exame Psicológico na
Universidade de Guarulhos desde 1984 e na Universidade Mackenzie desde
1992,, Aceito para este curso
21. LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA
Didática
Mestrado em Estudos Brasileiros (concluiu os créditos). Bacharel em
Letras (USP-1977). Curso de Especialização em Técnicas de Ensina.
Curso de Especia1ização em Estudos Brasileiros
(Universidade Mackenzie - 360ha. Experiência docente 1ecianando
Didática, Metodologia aplicada ao ensino e Tecnololia
Educacional na Universidade Mackenzie (1991/1992)e Ciências Sociais
desde 1992. Aceito para este curso
22. MARA POLTRONIERI
Setor de Psicologia Aplicada
Orientação Vocacional e Ocupacional
Mestranda em Psicologia Infantil (UNG cursou 16 créditos).
bacharel e Licenciada em Psicologia. Formação de Psicóloga pela
Faculdades Farias Brito. Curso de Aperfeiçoamento em Reeducação
Psicomotora (UnG-127ha ).Ministrou au1as de Técnicas de Exame
Psicologico na UnG de 1980 a 1990 . Atua desde 1991 na
Universidade Mackenzie como Assessora Técnica Administrativa do Setor
de Psicologia Aplicada e Professora Supervisora da disciplina
Orientação Vocacional, Aceito
23. MARCELO RAMOS MUNIZ
Neurofisioanatomia
Psicofarmacologia
Graduado em Medicina pela UFES-1939. Residência Médica,,
especialidade em Neurologia Clinica (USP........... 1992),, Exerceu
monitoria nas disciplinas Neurologia,, Semiologia e Anatomia.
Realizou cursos de extensão universitária. Experiência docente
lecionando Neurofisioanatomia na Universidade Mackenzie. Aceito para
este curso
24. MÁRCIA MELLO COSTA
Estatística
Mestranda em Economia (em fase de elaboração de tese)-
Universidade Mackenzie. Bacharel em Ciências Econômicas PUC/SP.
Curso de Especialízação em Estudos Brasileiros (480 ha) . Realizou
cursos de extensão universitária,, Experiência docente no ensino
superior lecionando Estatística na Universidade Mackenzie desde
1991. Aceito para este curso
25. MARIA ALICE BARBOSA LAPASTINI Psicopatologia Psicologia da
Personalidade
Bacharel Licenciada em Psicologia (UNIP—1979). curso
Especialização em Psicologia Criminal pela Universidade de
Guarulhos (280ha) . Possui experiência no magistério do ensino
superior lecionando Psicilogia no Rorschach no Instituto de
Ensino Superior Senador Flaquer de 1989 a 1992; na Universidade de
Guaru1hos como Supervisora na área clinica desde 1992 e na Universidade Mackenzie
desde 1992 as disciplinas Psicologia da
Personalidade e Psicopatologia. Aceito
para este curso
26. MARIA CAROLINA MEIRA MATTOS VICENTE DE AZEVEDO
Problemas Filosóficos do Homem Contemporâneo
Mestranda em Filosofia (em fase de elaboração de tese)-PUC/SP. acharei
e Licenciada em Filosofia (PUC/SP). Possui experiência no magistério
do ensino superior lecionando Problemas Filosóficos do Homem
Contemporâneo na Universidade Mackenzie desde 1986. Aceito
27, MARIA DE FÁTIMA- CHASSOT
Didática
Mestranda em Educação, áreas Didática (em fase de conclusão dos
créditos) USP» Licenciada em Pedagogia, habilitação em Orientação
Educacional, Administração Escolar, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e
Magistério das Matérias Pedagógicas do 29 Grau (USP). Experiência
docente no ensino superior lecionando Metodologia do Ensino de 1º Grau
na Faculdade de Filosofia N.S.Medianeira de 1987 1988 e Didática na
Universidade Mackenzie. Aceito
28. MARIA HELENA FIORAVANTE PEIXOTO
Lingua Portuguesa
Mestre em Letras, área Literatura Portuguesa (USP—1922)
Licenciada em Letras (Português .... Inglês), pela Universidade
Católica de Campinas (1971). Curso de Especialização em Semântica
Aplicada ao Ensino de Português (PUC/SP). Curso de Inglês Comercial
pela "Language Tuition Center"., Londres (1975). Realizou vários
cursos de extensão universitária ligados disciplina para a qual é
indicada. Experiência no magistério do ensino superior lecionando
Literatura Brasileira na Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta
(desde 1980); Linguística" na F.F.C.L. Tibiraça (desde 19SS) ; e na
Universidade Mackenzie desde 1990 a disciplina Lingua Portuguesa» é
professora efetiva de Português e Inglês na Rede Oficial de Ensino
(desde 1977), Participante da equipe de correção de redações dos
concursos vestibulares da Escola Superior de Educação Física de
Júndiaí (a
partir de 1985), Fundação Carlos Chagas (a partir de 1987) e
Facu1dades São Marcos ( 1988 ) .
29. NEUSA MARIA OLIVEIRA BARBOSA BASTOS
Lingua Portuguesa
Doutora em Ciências Humanas, área: Lingua Portuguesa (PUC/SP-1987).
Mestre em Ciências Humanas, área: Lingua Portuguesa
(PUC /SP-1981). Bacharel e Licenciada em Letras - Português
(PUC/SP--1972) „ Curso de Lingua Inglesa pala Sociedade Brasileira de
Cultura Inglesa (1970),, Curso "A Análise Semântica Sincrônica da
Sintaxe Aplicada a Textos de Português" (PUC/SP-1973) Curso "Fernando
Pessoa e a Problemática da Criação Poética". Realizou diversos cursos
de aperfeiçoamento na área de Letras. Possui experiência no magistério
do ensino superior tendo lecionando Lingua Portuguesa, Comunicação e
Expressão Verbal, Diacronia e Redação em nivel adiantado na PUC/SP
desde 1981? Lingua Portuguesa e Literatura na Fundação e Escola de
Socio1ogia e Politica de São Paulo (1983/1985); na Universidade
Mackenzie desde 1992 as disciplinas Lingua Portuguesa e Redação
lientifica aplicada à Psicologia. Aceito
30. PATRÍCIA PAZIIMATO
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Introdução
á Psicologia da Personalidade
Mestranda em Ciências Sociais, área: Literatura e Psicanálise (em fase
de elaboração de tese-PUC/SP). Bacharel e Licenciada em Psicologia
PUC/SP ). Curso de Especialisação em Psicanálise. Realizou cursos de
extensão universitária voltados para a área. da colônia,, Experiência
docente no ensino superior, lecionando nas FMU a disciplina Métodos e
Técnicas em Psicologia (1990/1991); e na Universidade Mackenzie desde
1993 a disciplina Teoria e Técnicas; Psicoterápicas.. Ministrou aulas;
de Sexualidade Infantil e Desenvo1vimonto da Personalidade, Familiar
e Formação e Distúrbios da Personalidade no curso de Especialização em
Psicologia Infantil da Universidade de Guarulhos (1991 /1992. Experiência
profissional atuando como
Psicóloga na TELESP e Clinica
Particular, Aceito
31. PAULO FRANCISCO DE CASTRO
Exploração e Diagnose em Psicologia Clínica
Psicologia do Desenvolvimento Técnicas em Exame
Psicológico
Bacharel e Licenciada em Psicologia. Formação de Psiclologo pela
Universidade de Guarulhos (1988/1989). Curso de Psicologia Criminal
(UNG-240ha) . Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior (480 ha).
Realizou vários cursos de extensão universitária voltados para a área
da Psicologia. Experiência docente no ensino superior, lecionando
Introdução à. Psicologia e Técnicas de Exame Psicológico na.
Universidade de Guarulhos; na Universidade Sáo Francisco e na
Universidade Mackenzie. Lotado na Coordenadoria dos Estabelecimentos
Penitenciários do Estado ds Sáo Paulo desde 1991. Aceito para este
curso
32. RENAN BARROS DOMINGUES
Neurofisioanatomia
Anatomia e Fisiologia
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de
Uberlândia (1989). Residência Médica em Neurologia Clínica (USP).
Exerceu monitoria das discipline Emergências Médicas,
Eletrocardiografia. Endocrinologia. Curso de Aperfeiçoamento em
Neuroanatomia para profissionais das Ciências Neurológicas, Apresentou
trabalhos em eventos científicos. Aceito
33. ROSA MARIA GALVÃO FURTADO Psicologia Experimental Psicologia do
Excepcional
Mestranda em Deficiência Mental, área: Distúrbios do
Desenvolvimento - início em 1992 (universidade Mackenzie).
Bacharel e Licenciado em Psicologia. Formação de Psicóloga
pela F.F.C.L. Farias Brito (1979/1980),, Curso de Especialização
em Pedagogia da Escola Noturna (360ha) . Experiência docente no
ensino superior,, lecionando Psicologia Experimental na
Universidade de Guarulhos desde 1981.
Aceito para este curso
34. RUBENS WAJNSZTEJN
Neurofisioanatomia
Psicofarmacologia
Graduado em Medicina ( USP-1979). Especialista em Neuro1ogia (Residência Médica) USP-
1984. Experiência docente no ensino superior, lecionando
Neurologia na Faculdade de Medicina Fundação Universitária da ABC
desde 1984; na Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo desde 1989.
Coordenador e Membro da Equipe Técnica da Ação Camiliana Pró-
Excepcionais- Sociedade Beneficiente São Cami1o, desde 1986. Proferiu
pa1estras e conferencias na áreas das disciplinas par ao qual é
indicado. Coordenou vários cursos de extensão universitária.
Apresentou vários trabalhos em eventos científicos,, Publicou artigos
em revistas especializadas. Aceito
35. SANDRA REGINA DA SILVA POÇA Psicologia
Experimental Introdução à Psicologia
Experimental
Bacharel e Licenciada em Psicologia Faculdade de Ciências e Letras
Farias Brito, Curso de Especialização em Recursos Humanos (360ha).
Experiência docente no magistério do ensino superior lecionando
Psicologia Experimental na Universidade de Guarulhos desde 1980 e na
Universidade Mackenzie desde 1991. Aceito para este curso
36. SEIJI YOSHIDA
Orientação Vocacional e Ocupacional
Supervisão Área Clinica (Estágio Supervisionado)
Doutorado em Psicologia Social(USP). Mestre em Pscologia
Social (USP-1986). Bacharel e Licenciado em Psicóloga JSP-1977). Curso
de Orientação Profissional. Experiência docente no ensino superior
lecionando no Instituto Metodista de Ensino Superior em 1978 as
disciplinas Psicologia Geral e Teorias e Técnicas Psicoterápicas; nas
Faculdades de Educação e Cultura ABC Orientação Profissional,no
período de 1978/1983; na
Fundação Getulio Vargas desde 1986 lecionando Psicologia Geral e
Psicologia Aplicada á Administração. Supervisor Clinico na
Universidade de Guarulhos (1985/1989). Aceito
37. SILVIA SUELY DE SOUZA MAIA
Supervisão Área Clinica (Estágio Supervisionado)
Bacharel e Licenciada em Psicologia( UnG - 1980). Licenciada em Pedagogia,
habilitação: Administração Escolar Supervisão Escolar e Orientação Educacional( UnG
-1986 ). Curso Especialização Psicologia C1ínica Preventiva (1984
) ..
Experiência
docente no magistério do ensino superior, lecionando na Universidade de
Guarulhos as disciplinas Exploração e Diagnose em Psicologia Clinica e
Supervisora do Estágio em Psicologia Clinica desde 1987. Experiência
profissional atuando como Psicloga. Aceito
38. SILVANA ROSSI SPITZCOVSKY
Exploração e Diagnose em Psicologia Clinica
Bacharel e Licenciada em Psicologia. Formação de Psicóloga -F.F.C.L.
Farias Brito (1980). Experiência docente lecionando
F.F.C.L. Farias Brito as
disciplians Exploração e Diagnose em
Psicologia Clínica e Técnicas de Exame Psicológico desde 1983.
Experiência Profissional
atuando como Psicóloga.
Aceito para este curso
59. SÓNIA AKEMI KISHIDA
Psicologia da Educação
Prática de Ensino
Licenciada em Pedagogia, hábilitações: Orientação Educacional e
Administração Escolar de 1º e 2º Graus. Curso de Pós-graduação a
nível de mestrado em História Social (concluiu créditos)- USP Curso
de Preparação de Agentes de Desenvolvimento de Recursos Humanos e
Treinamento (PUC/SP—ll0ha).Experiencia docente lecionando na
Universidade Mackenzie desde 1989 as disciplinas
Psicologia da Educação e Métodos e Técnicas e Projetos de
Orientação Educacional Aceita para este curso
40. SUELI GALEGO DE CARVALHO
Psicologia Experimental
Supervisão área Industrial (Estágio Supervisionado)
Introdução à Psicologia Experimental
Mestrado em Psicologia Experimental (USP). Bacharel e Licenciada em
Psico1ogia - P.C.L. Farias Brito. Curso de Especializaçâo em Psicologia
Social - PUC /SP. Experiência docente no ensino superior lecionando
Psicologia Experimental e Psilcologia
Organizacional na Universidade de Guarulhos desde 1976 e desde 1991
na Universidade Mackenzie as disciplinas Psicologia Experimenta e
Orientação Vocacional. Aceito
41. TAIMIA MARIA JUSTO DE ALMEIDA
Técnicas de Exame Psicológico
Exploração e Diagnose em Psicologia Clínica Supervisão
área Escolar (Estágio Supervisionado)
Mestranda em Educação ( em fase de conclusão de créditos) Universidade Mackenzie.
Bacharel e Licenciada em Psicologia -•
F.F.C.L
Faarias Brito(1983).
Curso de Especialização em
Psicologia Criminal (UnG). Curso de Especialização em Didática de
Ensino Superior (480ha). Experiência docente lecionando na
Universidade Mackenzie desde 1991 as disciplinas Técnicas de Exame
Psicológico I e II; na Universidade de Guarulhos desde 1988 as
disciplinas Exploração e Diagnose em Psicologia Clinica,
Ética Profissional, Psicologia da Educação. Atua mo
Supervisora da Clinica Psicológica "Prof,. Ênio Chiesa" na UnG.
Psicóloga lotada na Coordenadoria dos Estabelecimentos
Penitenciários. Aceito
42. TEREZA Y0SHIC0 HATAE MITO
Supervisão áres Clinica (Estágio Supervisionado)
Mestre em Educação (Osaka Kyoiku University—1982] bacharel e
Licenciada em Psicologia. Formação de Psicólogo (USP-19, Aprovada
em concurso público para o cargo de Psicóloga da Secretaria de Estado
da Saúde. Membro fundados do Núcleo de Estudos e Pesquisa em
Psicoterapia Breve,. Experiência docente lecionando Psicopatologia
Geral na Faculdade Braz Cubas
Métodos de Exploração e Diagnose na Faculdade Farias Brito
(1982/1983). Foi Supervisora de Estagio de Ludoterapia e
Orientação Pais na Clinica Psicológica da Faculdade
Pau1istana (1984/1989). Aceito
43. UBIRAJARA CARNEVALE DE MORAES
Sistemas de Computação
Mestrando em Informática - (em fase de elaboração de tese)
Universidade Mackenzie» Graduado em Processamento de Dados
Universidade Mackenzie,, Curso de Especialização em Análise de
Sistemas (510ha)- Universidade Mackenzie. Curso de
Especialização em Didática do Ensino Superior (480ha)
Experiência docente no ensino superior lecionando Processamento de
Dados desde 1986 na Universidade Mackenzie. Aceito
44. WALDECY ALBERTO MIRANDA
Supervisão área Industrial (Estágio Supervisionado)
ando Administração área. de Recursos Humanos
Universidade Mackenzie (em fase de elaboração de tese), Mestrado em
Administração,, área: Recursos Humanos (1991). Curso de
Especialização em Didática do Ensino Superior (480ha).Curso de
Administração de Recursos Humanos para Executivos (FGV) Bacharel
e Licenciado em Psicologia (USP). Formação de Psicólogo (USP).
Professor na Universidade Mackenzie desde 1986 lecionando Psicologia
Aplicada á Administração, Diretor da. área de Recursos
Humanos na SUCESU - Sociedade dos Usuários de Informática e
Telecomunicações. Aceito
45. WALTER LAPA
Psicologia da Educação
Bacharel e licenciado em Psicologia - IMS-1986. Bacharel em
Estudos Bíblicos,, Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior ( 480
ha ) . Curso de Especialização em Distúrbios Desenvolvimento Deficiência Mental.
Curso de Especialização em Estudos Brasileiros (360ha). Experiência docente
no magistério do ensino superior lecionando desde 1992 na Universidade
Mackenzie as disciplinas Práticas de Ensino Educação. Aceito para este
curso
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05 de agosto de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 05/08/1993,REALIZADA ÀS 15 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE ..../ 1993.
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