A Comissão Verificadora comenta que, a recente reformu-
lação curricular atende os debates e recomendações de nossa área cien
tífica no que concerne ã diminuição do prazo de conclusão do Mestrado
e a flexibilidade necessária para a autonomia intelectual dos mestran
dos.
1.2 - Administrativa
Consta do Relatório da Comissão que o curso dispõe além
de normas definidas pela Universidade para seus cursos de Pós-Graduação
stricto sensu, de um Regimento Interno onde claramente define-se as
competências e processos decisórios. Há que assinalar que o órgão
deliberativo é o Colegiado de Curso composto no essencial por repre-
sentantes das linhas de pesquisa e representação estudantil.
2 - Corpo Docente
0 corpo docente permanente em sua quase totalidade é composta por
professores contratados em regime de dedicação exclusiva, apenas um
não preenche este requisito. Do total de 22 professores permanentes,
17 possuem o doutorado e 5 são mestres. Dentre os doutores,4 estão
lotados em outros Centros da Universidade, mantendo atividades de
orientação e ensino na Pós-Graduação em Educação. 0 número de orien
tandos por orientador é equilibrado. A qualificação é adequada ao cur-
so e as atividades de pesquisa dos professores nucleiam grupos de mes-
trandos e graduandos constituindo-se um incentivo ã Pesquisa. Com os
atuais recursos humanos o Curso apresenta total
autonomia,tendo uma razoável circulação de professores visitantes e
conferencistas.
3 - Corpo Discente
O curso em oito anos de existência apresenta 127 alunos
(abril de 1991) matriculados sendo que apenas 11 foram desligados ou
jubilados, restando 116, até então 30 dissertações haviam sido defen-
didas e 86 cursavam disciplinas. Na data de visita o número de conclu-
sões já alcançava 43 dissertações defendidas.
0 tempo mais frequente de permanência no curso situa-se
por volta de cinco anos, embora essa seja a frequência, na área, a ni-
vel nacional há consciência de que essa duração é elevada e esforços
estão sendo empreendidos no sentido de sua redução para cerca de 3 a 4
anos.