ta proporcionar ao alunado oportunidades de maior qualificação para
elevar seus níveis de
; e
2) Garantir a expansão qualitativa do ensino público da
região, vez que estes profissionais atuariam nesta área, hoje es-
tadual e municipal.
Dessa forma, a proposta justificou plenamente os obje-
tivos do curso, que naquela oportunidade atendeu a interesses e
necessiddes da comunidade local.
0 Curso em apreço foi estruturado obedecendo as nonas e
diretraizes pedagógicas do Centro de Educação - Curso de Pedago-gia
- da Universidade Federal do Pará, através do Núcleo de Educação de
Macapá. Funcionou em regime regular, no turno noturno,entre as
19:30 e 22:30 horas, com uma carga horária de 1.335 horas-aula,
tendo sido integralizado em 02(dois) anos. Ofereceu 50 (cinquenta)
vagas, exigindo para a matrícula do aluno, apenas o comprovante de
conclusão da Licenciatura Curta.
Suas atividades administrativas e técnico-pedagógicas fo_
rara coordenadas pela direção do Núcleo acima mencionado, com o
apoio da UFPA.
vO corpo docente foi selecionado aproveitando valeres da
região, que tiveram seus currículos vitae analisados pelos Departa
mentos da UFPA, sendo posteriormente credenciados pelos Centros Es_
pecíficos. Os programas das disciplinas evidenciaram enfoques atuais,
compatibilizando com o contexto reqional. Deixa de apreciar o grupo
docente com virtude do que consta no ART. nº 1º Resolução 20/77
As atividades de ensino foram realizadas a através de au-
las teóricas, associadas a atividades práticas. 0 Estágio Supervi-
sionado aconteceu em Escolas de 1º e 2º graus, integrantes do Sis-
tema Educacional da localidade, conforme acordo do Núcleo de Edu-
cação com os órgãos públicos, responsáveis pelas escolas da comuni-
dade que funcionaram com campos de estágio, com as seguites etapas
programadas: diagnose, planejamento, observação, participaçãoe
regência de classe sob acompanhamento sistemático do Assessor Peda-
gógico e Docentes credenciados para este fim.
* A estrurura curricular desenvolveu-se com o objetivo de
assegurar uma formação profissional satisfatória, tanto para o alu
no como para a coletividade. As disciplinas que compõem a grade
curricular (Anexo I), fundamentam o preparo de um profissional,que
possa exercer sua função com competência, alicerçado em legislação
específica e constituindo-se de: