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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
Universidade Federal do Para
ASSUNTO
Reconhecimento da Licenciatura Plena em Pedagogia - Habilitação em .-
RELATOR: SR. CONS. LÊDA MARIA CHAVES NAPOLEÃO DO REGO
PARECER Nº 449/93
CAMARÁ OU COMISSÃO
CESU
APROVADO EM 05/08/93
PROCESSO Nº 230011001604/90-25
I - RELATÓRIO
A Pro-reitora de Graduação e Administração Acadêmica da Universida
de Federal do Para encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do
curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Es
colar(complementação),ministrada pelo Núcleo de Educação da UFPA"em Macapã-
PA. 0 referido curso foi autorizado pelo Parecer Nº 1106/89-CFE com 45 va
gas.
gas.
• 0 curso oferecido foi autorizado para atender clientela oriunda da
Licenciatura de 1? grau em Pedagogia - Supervisão Escolar.
Pela Portaria Nº 54/91 SENESu/MEC foi designada Comissão Verifica
dora composta pelas professoras ESTELA ROSA DA SILVA e LÚCIA MARIA SARAIVA
DE OLIVEIRA, da Universidade Federal do Maranhão, para verificar as condi
ções de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo,
Com base nos dados constantes no processo e no relatório da Comis
são Verificadora, a CAE informa o que segue:
1- Dados sobre a Universidade
A Universidade Federal do Pará, com sede e foro na cidade de Be
lem, é uma instituição de ensino superior, organizada sob a forma de autar
quia educacional de regime especial,criada pela Lei Nº 3.191, de 02.07.57
e reestruturada pelo Decreto Nº 65.880,de 16.12.69, modificado pelo Deere
to Nº 81.520,de 04.04.78. Seu Estatuto foi aprovado pela Portaria Ministe-
rial Nº 452/78 e o Regimento Geral pelo Parecer Nº 1.509/77 -CFE.
2- Dados sobre o curso
2.1. Condições Materiais
Consta dos autos o que segue sobre este item:
O curso funcionou através de Convênio firmado entre a Universidade Federal
de Pará e governo do então Território Federal
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ral do Amapá.
As dependências físicas para o desenvolvimento do Curso
foram as do Núcleo de Educação, situado às margens da Rodovia Jus-
celino Kubitscheck, Km 02, com espaço reservado de 3 hectares,sendo
que a área construída consta de dois blocos: o primeiro com 14
salas de aula, biblioteca, laboratório, cantina e área de recrea-
ção; o segundo onde funciona a parte administrativa e de; apoio ge-
ral, além de atividades realizadas em órgãos públicos do Sistema
Educacional e Escolas de 1º e 2º graus da comunidade."
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que:
"O Curso foi sediado na cidade de Macapá e funcionou no
período de 30.03.87 a 13.03.89, nas instalações do Núcleo de Educa
ção de Macapá, situado ãs margens da Rodovia Juscelino Kubitscheck,
Km 02. 0 espaço físico do Núcleo constitui-se de 14 salas, biblio-
teca, laboratório, cantina, área de recreação, em um de seus blocos,
que atendeu satisfatoriamente as necessidades do curso e desta forma
muito colaborou com o seu funcionamento. No outro bloco, funciona a
parte administrativa responsável pela direção do Núcleo. "
2.2 . Biblioteca
• A Instituição em seu relatório informa o que segue so
bre a biblioteca: *
. "Funciona em prédio adaptado para tal finalidade. Res7
salta-se, porém, que há um perfeito equilíbrio na distribuição do
espaço utilizado, ficando assim dividido: sala de leitura e sala
para abrigar o acervo, que compreende 1.965 títulos e 8,937 exem-
plares dè livros novs vários ramos do conhecimento humano (Filoso-
fia, Geografia, História, Artes, Ciências Naturais e Locais),sendo
que a área de maior concentração é em Educação. Dispõe-se também de
periódicos para consulta: 42 títulos e 484 exemplares.
Há um número significativo de mapas para os alunos.
Cabe mencionar a utilização das Bibliotecas locais,dada a
disponibilidade de recursos."
Sobre este item a Comissão Verificadora informa:
"Finalmente, mencionamos a Biblioteca como uma das ins-
talações necessárias para à alimentação do Curso, pois possibilitou
aos alunos a aquisição de referencial teórico, quando despertados
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e orientados a procurá-la para consultar seu acervo. A biblioteca
do Núcleo é considerada satisfatória porque conta com uma grande
variedade de obras de cunho educacional, suficiente para atender a
demanda da área oferecida pelo Curso. Conta com 2.311 títulos que
correspondem a 10.601 exemplares, além de 46 periódicos, 36 mapas e
223 Trabalhos de Conclusão de Curso."
2.3. Laboratórios
Consta do relatório da Comissão Verificadora o que segue
sobre os relatórios:
"A função dos laboratórios na existência e realização do
Curso de qualquer natureza é de grande importância pois oferecem
valioso suporte ao processo de ensino, sendo portanto colaboradores
da eficácia na aprendizagem.
* Dentre os laboratórios existentes no Núcleo de Educação
de Macapá convém destacar:
1) As Escolas da Comunidade - Campos de Estágio que ser
viram de oficinas de trabalho para os estagiários, contribuindo pa_
ra o suecesso da aprendizagem dos alunos nesta área;
2) 0 laboratório de Ciências, que também serviu ao Cur
so, quando ofereceu equipamentos que foram utilizados para facilitar
o processo ensino-aprendizagem de determinadas disciplinas,bem como
recursos audio-visuais diversos identificados nas instalações do
Núcleo, que certamente colaboraram com o desenvolvimento das ati
vidades técnico-pedagógicas do Curso."
2.4. Funcionamento e Estrutura Curricular
< 0 Curso de Pedagogia com habilitação em Supervisão Es-
colar, licenciatura plena, foi autorizado pelo Parecer CFE nº 1106/
8 9 com 4 5 vagas.
O curso foi oferecido para atender clientela oriunda da
Licenciatura de 1º Grau em Pedagogia - Supervisão Escolar.
Sobre este item a Instituição informa que:
"O CURRÍCULO proporcionou a complementação de estudos
aos alunos que aguardavam a sua qualificação a nível de Licenciatu-
ra Plena. Procurou-se dinamizá-lo, articulando-se tanto a formação
geral quanto a específica à realidade local, sempre respaldado nas
Resoluções e Pareceres do CONSEP e CFE.
Os PROGRAMAS desenvolvidos nas diversas disciplinas fo-
04
ram os mesmos do Curso de Pedagogia do Centro de Educação, portan-
to, obedecem às normas estabelecidas pela U.F.Pa, e respectivos
Departamentos. Entretanto, deu-se prioridade a enfoques atuais e
centrados na realidade local.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO obedeceu às normas previstas no
Regimento geral da U.F.Pa, e diretrizes gerais do Regimento de Cen
tro de Educação.
As ATIVIDADES DE ENSINO se fizeram presentes em todas as
disciplinas, cada uma obedecendo seus objetivos específicos.
Para realização das aulas práticas e estágio supervisio
nado, o Núcleo manteve acordo com os órgãos públicos e Escolas de 1º
e 2º graus que integram o Sistema Educacional pertencentes a re-de
Estadual e Municipal do Estado.
Ressalte-se que 100% desta clientela já atua no Sistema
Educacional, quer como docente quer como técnico, o que caracterizou
o alto nível da qualidade do Curso, contribuiu para a solidificação
da consciência crítica para os problemas educacionais lo-cais e
nacionais. Assim é que, a fundamentação teórica recebida no Curso
através do elenco de disciplinas, constantes na grade curricular foi
de vital importância para a formação de profissionais cem petentes-
e atuantes com ressonância positiva no Sistena Educacional vigente.
É importante esclarecer que as atividades programadas pe-4}
las Professoras de Prática de Ensino foram pautadas nas orientações do
Departamento de Métodos e Técnicas do Centro de Educação da U.F.Pa. , e
levando-se em consideração as peculiaridades do Sistema de Ensino local.
v o Estágio seguiu as etapas constantes no programa:Diagno_
se, Planejamento, Observação, Participação e Regência de Classe,sob
o acompanhamento sistemático de Assessor Pedagógico, deste Núcleo.
A execução das atividades ficou a cargo da Coordenadora
do Núcleo de Educação, conforme autorização baixada pela Portaria
nº 575/73 de 11.07.73, e a parte técnico-pedagógica sob a
orientação do Centro de Educação, sempre obedecendo as normas pre-
vistas no Regimento geral da U.F.Pa.
A nível de Núcleo de Educação no Amapá, releva-se o tra-
balho da Assessoria Pedagógica dos Cursos mantidos por esta insti-
tuição, cuja função é dar apoio e acompanhamento a execução do tra
balho docente e discente.
Os alunos de Pedagogia - Supervisão Escolar (Complemen-
tação) no que se refere ã pesquisa, apresentaram o Trabalho de Con.
clusão de Curso, que se constitui numa atividade acadêmica curri-
cular, apresentado como um trabalho de caráter científico ou filo-
sófico, de acordo com a característica do Curso, podendo ser ela-
borado em forma de monografia de iniciação científica,projeto, pes-
quisa de campo, ensaio, aplicando-se, no que couber às normas vi-
gentes para apresentação e redação de documentos. O TCC foi orien-
tado por Docentes designados pela Coordenação e escolhidos pelos
alunos.
. Paralelo ao trabalho dos alunos está sendo desenvolvido
pelo Núcleo de Educação, o Projeto de Diagnóstico dó Setor Educação
no Amapá, a nível de.1º Grau, em Convênio com MEC/INEP, em fase de
conclusão."
Consta do relatório da Comissão Verificadora que:
* "A Complementação do Curso de Pedagogia, na habilitação
Supervisão Escolar, com vistas a Licenciatura Plena, ministrado pe_
Ío Núcleo de Educação de Macapá, criado pelo então Governo do Ter_ -
ritório de Amapá, atuou nesse sentido em convênio com a Universi_
dade Federal do Pará, tendo seu funcionamento autorizado através do
Parecer nº 1.106/89 do Conselho Federal de Educação, de autoria da
Professora Conselheira Anna Bernandes da Silveira Rocha,que foi
publicado no Diário Oficial da União em 05.03.90, conforme se ve-
rifica no Processo nº 23073.008598186-16.
> A carga horária indicada no Parecer, foi de 1.255 ho-ras-
aula, acrescida posteriormente para 1.335 horas-aula, tendo em vista
a necessidade de melhor articular a formação geral com a ejs
peeifica no sentido de atender ãs peculiaridades regionais. Estes
procedimentos atenderam sempre as orientações contidas nos Parece
res e Resoluções do Conselho Federal de Educação e do CONSEP da
UFPA.
O Curso em referência surgiu da necessidade de aperfei_
coar os profissionais da área de Supervisão Escolar, uma vez que a
clientela já atuava nas EScolas de 1º Grau e aspirava crescer peda
gogicamente.
Considerando esta realidade a proposta do Curso visava: 1)
Complementar os estudos já realizados, tendo em vis-
ta proporcionar ao alunado oportunidades de maior qualificação para
elevar seus níveis de
; e
2) Garantir a expansão qualitativa do ensino público da
região, vez que estes profissionais atuariam nesta área, hoje es-
tadual e municipal.
Dessa forma, a proposta justificou plenamente os obje-
tivos do curso, que naquela oportunidade atendeu a interesses e
necessiddes da comunidade local.
0 Curso em apreço foi estruturado obedecendo as nonas e
diretraizes pedagógicas do Centro de Educação - Curso de Pedago-gia
- da Universidade Federal do Pará, através do Núcleo de Educação de
Macapá. Funcionou em regime regular, no turno noturno,entre as
19:30 e 22:30 horas, com uma carga horária de 1.335 horas-aula,
tendo sido integralizado em 02(dois) anos. Ofereceu 50 (cinquenta)
vagas, exigindo para a matrícula do aluno, apenas o comprovante de
conclusão da Licenciatura Curta.
Suas atividades administrativas e técnico-pedagógicas fo_
rara coordenadas pela direção do Núcleo acima mencionado, com o
apoio da UFPA.
vO corpo docente foi selecionado aproveitando valeres da
região, que tiveram seus currículos vitae analisados pelos Departa
mentos da UFPA, sendo posteriormente credenciados pelos Centros Es_
pecíficos. Os programas das disciplinas evidenciaram enfoques atuais,
compatibilizando com o contexto reqional. Deixa de apreciar o grupo
docente com virtude do que consta no ART. nº 1º Resolução 20/77
As atividades de ensino foram realizadas a através de au-
las teóricas, associadas a atividades práticas. 0 Estágio Supervi-
sionado aconteceu em Escolas de 1º e 2º graus, integrantes do Sis-
tema Educacional da localidade, conforme acordo do Núcleo de Edu-
cação com os órgãos públicos, responsáveis pelas escolas da comuni-
dade que funcionaram com campos de estágio, com as seguites etapas
programadas: diagnose, planejamento, observação, participaçãoe
regência de classe sob acompanhamento sistemático do Assessor Peda-
gógico e Docentes credenciados para este fim.
* A estrurura curricular desenvolveu-se com o objetivo de
assegurar uma formação profissional satisfatória, tanto para o alu
no como para a coletividade. As disciplinas que compõem a grade
curricular (Anexo I), fundamentam o preparo de um profissional,que
possa exercer sua função com competência, alicerçado em legislação
específica e constituindo-se de:
1- Ciclo Básico - 450(quatrocentos e cinquenta) horas-aula.
2- Ciclo Profissional - 585(quinhentos e oitenta e cinco) horas-aula.
3- Parte Diversificada - 300(trezentas) horas-aula.
Observa-se que o sistema de créditos obedeceu ao Regimento Interno da UFPA.
O curso foi válido porque contribuiu para o aperfeiçoamento profissional dos
professores que, representaram sua clientela alvo. Estes souberam aproveitar as
oportunidades de aprendizagem oferecida pela Instituição, uma vez que 70l(seten
ta por cento) tiveram aproveitamento(Anexo III).
Na avaliação do rendimento escolar dos alunos foram levados em consideração
todos os princípios aplicados pela UFPA, destacando-se os aspectos de assiduida de
e eficiência.
No processo de avaliação dos alunos foram utilizados os instrumentos,a saber:
provas, trabalhos científicos, seminários e outros procedimentos didáticos.
No Estágio Supervisionado, os docentes responsáveis por esta função, acompa-
nharam o trabalho dos estagiários nos Campos de Estágio, avaliando-os durante as
etapas de efetivação desta prática de ensino.
Analisando os relatórios dos professores que atenderam ao Curso, verifica-se a
preocupação de todos em avaliarem periodicamente, não so os alunos, mas suas pró
prias estratégias de ação, com o objetivo de detectarem acertos e erros em suas
práticas docentes para conservá-los ou efetivar possíveis correções.
Note-se nestes procedimentos identificações da necessidade de revisão periódica de
ações para efeito da melhoria do trabalho que realizaram. A organização curricular
constitui o Quadro I desta informação.
2.5. Corpo Docente
v
0 Corpo Docente relacionado nos autos é constituído por 15
professores cu jo perfil é o seguinte: 01 com mestrado; 01 com especialização e 13
com graduação. A Instituição informa o queosegue sobre os docentes:
"O CORPO DOCENTE, selecionado entre os profissionais da localidade e cujos
curriculum vitae foram analisados pelos Departamentos competentes da UFPA e poste
riormente credenciados pelos centros específicos. Houve participação também de
Professores da Universidade."
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que: "Os recursos humanos
que participaram da dinâmica do Curso, atuando nos di ferentes aspectos do seu
funcionamento, pertenciam na sua grande maioria da comu nidade do Amapá, além de
alguns professores da UFPA, dentre os quais 901(noventa por cento) eram graduados
e 10%(dez por cento) pós-graduados, conforme se verifica no quadro
demonstrativo(Anexo II)."
A relação do corpo docente constitui o Quadro II, desta informação.
3. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes ter-
mos :
"Diante do acima exposto, tendo em vista o exame da documentação
existente no Núcleo de Educação de Macapá, onde funcionou o Curso em
questão; considerando a regularidade com que a habilitação foi desen-
volvida face a receptividade por parte da comunidade; considerando o
empenho evidenciado pela direção do Núcleo, bem como o apoio do pes-
soal docente e técnico-administrativo; e, considerando principalmente
que o currículo atende ao mínimo exigido pela Resolução nº 02/69 de
Conselho Federal de Educação, esta Comissão opina favoravelmente pelo
Reconhecimento do Curso de Complementação de Estudos em Pedagogia, na
habilitação de Supervisão Escolar - Licenciatura Plena - ministrado
pelo Núcleo de Educação de Macapá, sob os auspícios do Governo do Ama
pá e da Universidade Federal de Pará."
Com os anexos Quadros I e II.
4. VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, a Relatora vota favoravelmente ao Reconhecimen-
to do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - HABILITAÇÃO EM SUPER
VISÃO ESCOLAR(complementação), ministrado pelo Núcleo de Educação em
Macapá, sob os auspícios do Governo de Amapá e da Universidade Fede-
ral do Amapá.
5. CONCLUSÃO DA CÃMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE PEDAGOGIA: HAB. SUPERVISÃO ESCOLAR (COMPLEMENTAÇÃO)
DISCI P L I N AS
CH: 1.335
CR: 75
I - BÁSICAS
1.1 -Obrigatória
- Educarão Física
30
30.
01
01
1.2 - Obrigatória da Área
Introdução à Filosofia
Introdução a Economia
Introdução a Metodologia das
Ciências Sociais
240
75
90
16
05
05
06
1.3 - Optativa
- Antropologia Cultural
60
60
04
04
1.4 - Eletiva3
- História do Brasil
- Dicção
120
60
60
08
04
04
II - PROFISSIONAIS
2.1 - Currículo Mínimo
—Psicologia da Educação
- Psicologia da Infância
- Psicologia da Adolescência
- História da Educação II
- Didática II
- Didática III
405
90
15
75
75
76
77
25
06
01
05
05
04
04
2
t
2 - Complementar Obrigatória -
Estatística
60
60
04
04
2.3 - Optativas
Biologia da Educação
- Métodos e Técnicas de Pesqui_
BP. Pedagógica
120
06
03
03
QUADRO I (cont.)
Parte Diversificada
2.4 — Currículo Mínimo
- Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 2° Grau
- Currículos e Programas
- .Prática da Supervisão nas Es_ . .
colas de 2° Graus
210
90
30
90
03
01
01
2.5 - Complementares Obrigatórias
- Supervisão na Escola de
2º Grau
- Prática de Ensino na Escola
*
Normal
- Estudo de Problemas Brasileiros II
90
30
30
30
04
01
01
02
QUADRO II
CORPO DOCENTE
1. ANA MARIA MACHADO SOUTO Disc:
Psicologia da Adolescência Tit.:
Licenciada em Pedagogia
2. CARLOS ALBERTO DA SILVA
Disc: Introdução ã Economia
•Tit.: Mestre em Economia
3. FRANCISCO AI.FAIA FILHO
Disc: Introdução ã Filosofia
Tit.: Licenciado em Filosofia
4. GERALDA TEREZINHA RAMOS
Disc: Psicologia da Educação
Tit.: Licenciada em Pedagogia Aceito
para este curso
05. JERÓNIMO CORRÊA SODRÉ
Disc: Estatística
Tit.: Bacharel eia Economia
6. JOSÉ ALDEOBALD0 ANDRADE
Disc: Antropologia Cultural
Tit.: Licenciado em História
7. JOSÉ GUILHERME BATISTA GUERRA
Disc: História do Brasil I Tit.:
Licenciado em História
08. LINDOVAL QUEIROZ ALCÂNTARA ,
Disc: Introdução ã Metodologia das Ciências Sociais
Tit.: Licenciado em Ciências Sociais
09. MARIA DO SOCORRO SMITH NEVES
Disc: Prática de Ensino na Escola Normal
Tit.:Licenciada em Pedagogia
10. MARIA NILZA DE LIMA. NEGRÃO
Disc.: Biologia da Educação
Dicção Tit. : Lic. em Psicologia. Especialização em
Fonoaudiologia.
11. MARIA REGINA SMITH NEVES
Disc: Didática II e III
Tit. : Lic. em Pedagogia
13. RAIMUNDA COELI TAVARES GUIMARÃES
Disc.:"Estrutura e Funcionamento de Ensino de 2º grau
Tit. : Lic. em Pedagogia.
14. RU3ENITA DE SOUZA MUNIZ
Disc.: Currículos e Programas
Supervisão na Escola de 2º Grau
Pratica de Sunervisão nas Escolas de 1º e 2º Graus
Tit. : Lic. em Pedagogia
15. SAMUEL MELO MASCARENHAS
Disc: Historia da Educação II
Tit. : Lic, em Pedagogia
16. ANA MARIA PICANÇO MACHADO SOUIO
Disc: Psicologia da Infância
Psicologia da Adolescência Tit. : Lic. em Pedagogia: Orientação
Educacional e Metodologia de Ensino Supe
17. ANTONIO CÉSAR LEITE LOBATO
Disc: Educação Física
Tit. : Lic. em Educação Física
18. JOSÉ" FERNANDES'DE MEDEIROS
Disc: Estudos de Problemas Brasileiros
Tit. : Lic em Historia.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em
de 1993.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05 de agosto de 1993.
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