• As atividaades de pesquisa são ainda muito incipientes, já que a carência de
professores obriga que os mesmos se dediquem prioritariamente ao ensino.
Atualmente estão sendo desenvolvidas apenas duas pesquisas, uma no curso de
Pedagogia ("História Viva", voltada para a cidade de Parnaíba) e outra no curso
de Ciências Econômicas ("A Economia Parnaibana: aspectos macro e
microeconômicos"). Em ambas há uma grande participação dos estudantes e seus
temas se relacionam intimamente com a realidade local.
Em relação ãs atividades de extensão, que no caso se constituem principalmente
do oferecimento de cursos à comunidade local. também são muito reduzidas pelo
mesmo motivo apresentado no item anterior. Pode-se mencionar, entretanto, como
importante atividade de extensão. a Escola de Aplicação sobre a qual já falamos
. Organização e Gerência
A partir de 1992, o Campus foi equiparado a Centro (ver documento anexo). A partir de
então, dois professores um deles o Diretor, pas-saram a ter assento nos três colegiados da
FUFPI Conselho de Ensino. Pesquisa e Extensão, Conselho de Administração e Conselho
Universitário,
com direito a voz e voto.
• Observou-se um Ótimo relacionamento dos dirigentes, alunos e professores
entre si e uns com os outros.
• Por se tratar de uma unidade no interior, e até que se constitua realmente como
Centro, ao invés de um colegiado, o Campus conta com a Congregação,
integrada por todos os docentes, oito representantes estudantis e dois
representantes dos funcionários. Essa Congregação reune-se sempre que
qualquer assunto acadêmico ou administrativo deva ser analisado e decidido. O
percentual de frequência dos professores a essas reuniões é de cerca de 80% e
dos alunos e funcionários de 100%.
• Além da Congregação, funciona de maneira totalmente informal o que se denomina
de "Parlamento", constituído pelo Diretor, Vice-Diretor, Coordenadores de Cursos,
Secretária. Diretora da Biblioteca, Presidentes dos Centros Acadêmicos e do Diretorio
Acadêmico, os Presidentes das Associações de Professores e de
Funcionários. Essa é a instância preliminar onde são discutidos mais amiudemente
todos os assuntos relacionados com o Campus, muitos dos quais serão levados
posteriormente à Congregação.
• Cada Coordenação Didático-Pedagógica é constituída pelo Coordenador e Sub-
coordenador. que preparam horários, listas de oferta, material de matricula e fazem a
orientação de matrícula dos alunos, além do acompanhamento pedagógico destes e
dos professores ao longo do curso.
• Existe ainda um Coordenador de Estágio para todos os cursos.