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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI/PI PI
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DE CURSO DE LICENCIATURA PLENA, EM PEDAGOGIA
COM HABILITAÇÃO EM MAGISTÉRIO DE 1º GRAU DE 1ª A 4ª S[ERIE DE 1º GRAU
E MAGISTÉRIO DE DISCIPLINA NA ÁREA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS NORMAIS
" NOS CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO EM PARNAIBA- PI
RELATOR: SR.CONS
LEDA MARIA CHAVES NAPOLEÃO DO REGO
PARECER Nº 447/93
CAMARÁ OU COMISSÃO
C
ESU
APROVADO EM 05/08/93
PROCESSO Nº
23000.007174/92-54
I • RELATÓRIO
A Prõ-Reitora de Graduação da Universidade Federal do
Piauí encaminha e este Conselho pedido de reconhecimento do curso de
Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitações em: "Magistério de
1º grau de 1º a 4º série do 1º Grau" e"Magistério de Disciplinas da
área Pedagógica em Escolas Normais", ministrado nos Campus Ministro
Reis Veloso da referida Universidade, em Parnaíba/PI.
Quanto ã denominação das habilitações cabe observar que:
a) a primeira habilitação deve denominar-se "Magistério das
Séries Iniciais do 1º Grau" (cf. Portaria Ministerial nº
399/89);
b) a denominação correta da segunda habilitação é " Magisté-
rio das Matérias Pedagógicas do 2º Grau".
0 curso foi autorizado a funcionar através da Resolução n5
005/84, do Conselho Universitário.
Pela Portaria nº 208/92 -SENESu/MEC - foi designada Comis_
são Verificadora constituída pelos professores JOSENEIDE FRANKLIN CA-
VALCANTE e MARIA IVONE PEREIRA DE SÂ, ambas da Universidade Federal do
Ceará, para verificar as condições para o reconhecimento do curso e
apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da
Comissão Verificadora, a CAE informa:
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1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Fundação Universidade Federal do Piauí mantenedora da
Universidade Federal do Piaui, foi criada pela Lei n° 5.528, de 12 de
novembro de 1968, com sede na cidade de Terezina-PI, tem seu estatuto
registrado no Cartório João Chíisóstomo (1º Ofício) sob o nº 390, do
Livro A-4. ãs fls. 375/383, em 20/12/1969. A Universidade goza de au-
tonomia didático-científica, administrativa, financeira e disciplinar.
O Estatuto da UFPI foi aprovado pela Portaria Ministerial
nº 453/78 (Par. CFE n º330/78) e as alterações porteriores foram apro
vadas pelo Parecer CFE nº 427/81.
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. CONDIÇÕES MATERIAIS
Sobre este item a Comissão informa:
•O prédio tem uma estrutura física moderna e de boa qualidade, com salas de
aula de tamanho e mobiliário adequados. As áreas de lazer, espera e
circulação e as salas de administração também são adequadas e bem
conservadas. Está em construção um novo bloco, com previsão de conclusão
para março de 1993, onde serão instalados gabinetes para 48 (quarenta e oito)
professores.
O curso conta com uma sala de audiovisuais (TV, vídeo cassete, retroprojetor,
projetor de slides e tela para projeção).
O Curso de Pedagogia conta, ainda, com uma Escola de Aplicação funcionando no
turno da manhã, com 77 alunos, distribuídos em duas turmas de alfabetização. uma
primeira série e uma segunda série. Tendo começado no 2o. semestre de 1989 como
aulas de reforço, em 1990 instalou-se como escola e encontra-se atualmente em
proccesso de credenciamento pela Secretaria de Educação do Estado do Piaui
Conta com (quatro) professores e é dirigida pela Coordenadora do Curso de
Pedagogia. Nela os alunos do curso fazem seus estágios em magistério do 1º. e 2º.
graus.
2.2. BIBLIOTECA
A Biblioteca encontra-se instalada numa área de 716 m2 ,
sua capacidade de atendimento é de 58 leitores por turno. O sistema de
catalogação adotado é o CDD. Seu horário de funcionamento é das 8:00 h
ãs 22:00h e seu quadro de pessoal é formado por um bibliotecário, 03
auxiliares de biblioteca e 02 serventes.
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A Comissão Verificadora apresenta o seguinte quadro referente ao acervo:
Curso No. de Títulos No. de Exemplares
Pedagogia 384 1.575
Administração Empresas 285 1.424
Ciências Contábeis 206 1.331
Ciências Econômicas 302 1.167
Total 1.177 5.497
A Comissão informa, ainda, o que segue:
Acervo/Livros: limitado quantitativa e qualitativamente. Embora existam bons livros
(clássicos) e o número de exemplares destes atenda à demanda atual por período letivo,
faz-se necessário, urgentemente, uma atualização dos títulos. Quando da verificação
chegaram à biblioteca cerca de 900 livros recém adquiridos. dos quais aproximadamente
30% para a área de educação, mas sem conseguir atender ao critério da atualização.
Consultados sobre a política de aquisição de livros, constatou-se que as solicitações do
Campus Ministro Reis Veloso são feitas a partir das inddicações dos professores, mas a
decisão sobre a compra e tomada em Teresina pela Biblioteca Central.
• Acervo/Periódicos: não existe quaiquer assinatura corrente de revistas
especializadas. Alguns exemplarei isolados não chegam a ser significantes para as
necessidades do curso Existe uma promessa da Biblioteca Central que será
possivel a aquisição de algumas assinaturas para o próximo período tem o
bibliotecaria e muitos funcionários das 8:00 às 22:00 horas.
2.3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Sobre este item, a Comissão assim se expressa:
Dados Gerais (1991)
Nome de Curso: Liccenciatura em Pedagogia/Magistério
Vagas oferecidas: 30 (em um único vestibular por ano)
Matrícula por disciplinas, organizadas em 9 (nove.) blocos por semestre letivo
Número médio de alunos por turma: 20 (vinte)
Menor número de alunos por turma: 15(quinze)
Maior número de alunos por turma: 40 (quarenta)
Carga horária total existida para a integralização curricular: 2.850 noras .
Número total de créditos: 175
. Duração mínima do curso: 4 anos e meio .
Duração máxima do curso: 7 anos
• Atualmente denominado "Campus Ministro Reis Veloso", esta unidade funciona
em Parnaíba (Pi) e agrega 4 (quatro) cursos de Graduação:
Pedagogia (turno da tarde)
Administração de Empresas (turno da noite)
Ciências Contábeis (turno da noite)
Ciências Econômicas (turno da noite)
? Total de alunos: 466. dos quais 29 concluíram os respectivos cursos em 1991.
? As turmas variam entre 5 (a menor) e 50 alunos (a maior). ficando o número
médio em rorno de 30.
? No 2o. semestre de 1991. ?9 (trinta e nove professores ministraram disciplinas.
perfazendo um lotai ae 463 horas/aula por semana.
As instalações são boas. contando com 6 salas de aula convencionais e
A Biblioteca ocupa uma área de 776m2 e despõe de um acervo de 5.500
exemplares compreendendo tendo a capacidade de atender 50 alunos por turno.
. Não existem assinaturas correntes de periódicos especia-
lizados em qualquer uma das áreas.
Situação atual do Alunado (1992)
Retirada, dentre todos os diários de classe, uma amostra 50%, verificou-se
que
a) o índice de frequência às aulas está em torno de 80%;
b) o índice de aproveitamento escolar está em torno de 90% de aprovações;
c) dentre as reprovações, 70% são por frequência e 30% por aproveitamento. .
Registros Escolares
Por se tratar de uma unidade do interior, o controle acadêmico é feito
em
Teresina. o que implica na remessa, a cada semestre, de todas informações
Toda a documentação fica arquivada no Campus Ministro Reis Veloso em
cópias ou originais. As pessoas que fazem o trabalho de secretaria são
qualificadas e idóneas e o acesso dos usuários ãs informações é fácil.
Atividades-Fim (1992)
• Os cursos funcionam regularmente. A frequência dos professores é muito boa
(95%) e, pelas entrevistas feitas com alunos e professores, ficou claro que todos
estão satisfeitos com a qualidade dos cursos e com o desempenho dos graduados
no mercado de trabalho.
. Duração mínima do curso: 4 anos e meio . Duração
máxima do curso: 7 anos
• Atualmente denominado "Campus Ministro Reis Veloso", esta unidade funciona
em Parnaíba (Pi) e agrega 4 (quatro) cursos de Graduação:
Pedagogia (turno da tarde)
Administração de Empresas (turno da noite)
Ciências Contábeis (turno da noite)
Ciências Econômicas (turno da noite)
? Total de alunos: 466. dos quais 29 concluíram os respectivos cursos em 1991.
? As turmas variam entre 5 (a menor) e 50 alunos (a maior). ficando o número médio em
torno de 30.
? No 2o. semestre de 1991. ?9 (trinta e nove professores ministraram disciplinas. perfazendo
um lotai ae 463 horas/aula por semana.
As instalações são boas. contando com 6 salas de aula convencionais e
A Biblioteca ocupa uma área de 776m2 e dispõe de um acervo de 5.500
exemplares compreendendo tendo a capacidade de atender 50 alunos por turno.
. Não existem assinaturas correntes de periódicos especia-
lizados em qualquer uma das áreas.
Situação atual do Alunado (1992)
Retirada, dentre todos os diários de classe, uma amostra 50%, verificou-se que
a)o índice de frequência às aulas está em torno de 80%;
b)o índice de aproveitamento escolar está em torno de 90% de aprovações;
c) dentre as reprovações, 70% são por frequência e 30% por aproveitamento.
. Registros Escolares
Por se tratar de uma unidade do interior, o controle acadêmico é feito em
Teresina. o que implica na remessa, a cada semestre, de todas informações
Toda a documentação fica arquivada no Campus Ministro Reis Veloso em
cópias ou originais. As pessoas que fazem o trabalho de secretaria são
qualificadas e idóneas e o acesso dos usuários ãs informações é fácil.
Atividades-Fim (1992)
• Os cursos funcionam regularmente. A frequência dos professores é muito boa (95%) e,
pelas entrevistas feitas com alunos e professores, ficou claro que todos estão satisfeitos com
a qualidade dos cursos e com o desempenho dos graduados no mercado de trabalho.
As atividaades de pesquisa são ainda muito incipientes, já que a carência de
professores obriga que os mesmos se dediquem prioritariamente ao ensino.
Atualmente estão sendo desenvolvidas apenas duas pesquisas, uma no curso de
Pedagogia ("História Viva", voltada para a cidade de Parnaíba) e outra no curso
de Ciências Econômicas ("A Economia Parnaibana: aspectos macro e
microeconômicos"). Em ambas há uma grande participação dos estudantes e seus
temas se relacionam intimamente com a realidade local.
Em relação ãs atividades de extensão, que no caso se constituem principalmente
do oferecimento de cursos à comunidade local. também são muito reduzidas pelo
mesmo motivo apresentado no item anterior. Pode-se mencionar, entretanto, como
importante atividade de extensão. a Escola de Aplicação sobre a qual já falamos
. Organização e Gerência
A partir de 1992, o Campus foi equiparado a Centro (ver documento anexo). A partir de
então, dois professores um deles o Diretor, pas-saram a ter assento nos três colegiados da
FUFPI Conselho de Ensino. Pesquisa e Extensão, Conselho de Administração e Conselho
Universitário,
com direito a voz e voto.
Observou-se um Ótimo relacionamento dos dirigentes, alunos e professores
entre si e uns com os outros.
Por se tratar de uma unidade no interior, e até que se constitua realmente como
Centro, ao invés de um colegiado, o Campus conta com a Congregação,
integrada por todos os docentes, oito representantes estudantis e dois
representantes dos funcionários. Essa Congregação reune-se sempre que
qualquer assunto acadêmico ou administrativo deva ser analisado e decidido. O
percentual de frequência dos professores a essas reuniões é de cerca de 80% e
dos alunos e funcionários de 100%.
Além da Congregação, funciona de maneira totalmente informal o que se denomina
de "Parlamento", constituído pelo Diretor, Vice-Diretor, Coordenadores de Cursos,
Secretária. Diretora da Biblioteca, Presidentes dos Centros Acadêmicos e do Diretorio
Acadêmico, os Presidentes das Associações de Professores e de
Funcionários. Essa é a instância preliminar onde são discutidos mais amiudemente
todos os assuntos relacionados com o Campus, muitos dos quais serão levados
posteriormente à Congregação.
Cada Coordenação Didático-Pedagógica é constituída pelo Coordenador e Sub-
coordenador. que preparam horários, listas de oferta, material de matricula e fazem a
orientação de matrícula dos alunos, além do acompanhamento pedagógico destes e
dos professores ao longo do curso.
Existe ainda um Coordenador de Estágio para todos os cursos.
2.4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O curso de Pedagogia-habilitações em Magistério de 15 Grau de lª a
4ª séries e Magistério das Disciplinas da área Pedagógica em Escolas
Normais tem uma carga horária de 2.850 h/a acrescidas de 60 h/a de EF e
30 h/a de EPB, perfazendo, assim, um total de 2.940 h/a. Sobre o
organização curricular a Instituição informa que:
- o aluno deverá cursar 120 horas em disciplinas optativas;
- é obigatório que o aluno curse a disciplina Prática Des-
portiva I e II;
- o aluno deverá ter concluído o 8º período para cursar a
Prática de Ensino de Disciplinas Pedagógicas e Áreas de
Estudo de 1º Grau Menor lâ a 4ª série.
- fica facultado ao aluno cursar a disciplina Estudos de
Problemas Brasileiros até o 8º período do curso.
A relação das disciplinas com a respectiva carga-horãria de
cada uma delas constitui o Anexo I, desta informação.
A Comissão tece os seguintes comentários sobre o currículo
do curso:
''Examinado o elenco das disciplinas verificou-se, em primeiro lugar, que cobrem
o currículo mínimo para o Curso de Pedagogia, habilitação em Magistério, fixado
pela Resolução Nº. 02/CFE, de 12.05.69.
As disciplinas estão organizadas em blocos definidos, de modo que o aluno
cumpra, em cada um, uma sequência de disciplinas que vão do nível mais baixo
ao mais alto de complexidade e abstração, à medida em que vai sendo promovido
para os semestres seguintes.
• O curso carece de oferecer disciplinas mais atualizadas e em consonância com a
tendência nacional dos movimentos educacionais.
. O conteúdo programático das disciplinas ministradas também carece de uma
maior atualização e de indicações bibhoeráficas mais recentes.
• O acompanhamento da execução do currículo pleno se faz sistematicamente pela
Coordenação do curso, através de reuniões de avaliação com os professores.
controle dos diários de ciasse e observaçcão direta do trabalho realizado por
docentes e discentes.
Ficou evidenciada a preocupação da atual Coordenação com a necessidade de
uma atualização e reformulação curriculares, para o que já foram iniciados estudos e
discussões.
2.5 CORPO DOCENTE
O corpo docente é constituído por 14-professores com es-
te perfil: 1% com especialização; 03 com mestrado.
Cumpre informar que há professor indicado para todas as
disciplinas integrantes do currículo pleno.
A relação dos professores constitui o Anexo II, desta in formação.
E conclui seu relatório nestes termos: Apesar dos problemas enfrentados pelo
Campus e pelo próprio Curso de Pedagogia. e que são mais ou menos os mesmos em todas
as Universiades Brasileiras do mesmo porte, e considerando o conjunto de tudo o que foi
observado, particularmente a urgência dos concludentes em receber os seus diplomas para
efeito de concursos. seleção para cursos de pós-graduação, é nosso PARECER
FAVORÁVEL AO RECONHECIMENTO DO CURSO DE
PEDAGOGIA/MAGISTÉRIO DO CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO (PARNAÍBA).
DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI.
Com os anexos I e II.
II - VOTO DO RELATOR
A Relatora vota favoravelmente ao reconhecimento do
curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitações em: " Magistério de 1?
Grau de 1ª a 4ª Série do 1º Grau" e " Magistério de Disciplinas da área pedagógica
em Escolas normais," ministrado no Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Fe-
deral do Piauí; em Parnafba/PI, com 30 vagas totais anuais e uma única
entrada.
II -CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da relatora.
Sala das sessões, em 02 de agosto de 1993
ANEXO I ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR CURSO:
PEDAGOGIA
CODIGOS DISCIPLINAS CRÉDITOS C/H
700/7 00 Português I 4.0.0
60
700/720 Inglês Instr. Básico * 4.0.0
60
700/710 Trances Instr. Básico* 4.0.0
60
700/501 Matemática Aplic. a Educação 2.1.0
60
700/915 Introdução a Educação 3.0.0
45
700/910 Filosofia da Educação 5.0.0
75
700/010
Pratica Desportiva I 0.1.0
30
29 PERÍODO (BLOCO II)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS CRÉDITOS
J 9
C/H
700/721
Português II 4.0.0
60
700/499 Conh. de Arit. e Geometria 5.0.0
75
700/600 Introd. ã Metodologia Científica 4.0.0
60
700/016 Psicologia da Educação I 5.0.0
75
700/921 Historia da Educação 4.0.0
60
700/011 Pratica Desportiva II 0.1.0
30
PERIODO (BLOCO III)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS CRÉDITOS
C/H
700/703
Com. e Expr.Ling.Nacional I 5.0.0
75
700/514 Estat.Apliçada a Educação 5.0.0
75
700/6400 Educação Brasileira 4.0.0
60
700/017 Psicologia da Educação II 4.0.0
60
700/228
Economia da Educação
4.0.0
60
* As disciplinas Inglês Instrumental Básico e Francês Instrumental
Básico são alternativos, computando 60 h para interligação curri
cular.
ANEXO I (Cont.)
PERÍODO
(
BLOCO
IV)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS
CRÉDITOS
C/H
709
Com.e Expr. Ling. Nacional II
5.0.0
75
700/281
Estudos Sociais I
4.0.0
60
700/612
Met.Tec.Pesq.Pedagógica
5.0.0
75
700/809
Biologia da Educação
3.0.0
45
700/229
Planejamemento da Educação
4.0.0
60
5? PERÍODO (BLOCO V)
DISCIPLINAS
CRÉDITOS
CÓDIGOS
700/699
Literatura Infantil
4.0.0
60
700/282
Estudos Sociais II
4.0.0
60
700/806
Sociologia Geral
4.0.0
60
700/907
Est.Func.Cns. 1º e 2º Graus
5.0.0
75
700/636
Psicol. da Personalidade (OP)
2.0.0
30
700/919
O.S.P.B. (OP)
1.0.0
15
700/920
E.M.C. (OP)
1.0.0
15
6º PERÍODO (BLOCO VI)
CÓDIGOS DISCIPLINAS CRÉDITOS C/H
700/912 Artes em Educação 3.0.0 45
700/908 Ciências I 4.0.0 60
700/807 Sociologia da Educação 4.0.0 60
700/609 Currículos e Programas 5.0.0 75
700/922 Folclore Piauiense (OP) 2.0.0 30
700/916 Estudos Regionais (OP) 2.0.0 30
ANEXO I
(Cont.)
7º PERÍODO (BLOCO, VII)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS
CRÉDITOS
C/M
700/904 Metod, da Alfabetização 4.0.0
60
700/905 Jogos e Recreação 4.0,0 60
700/909 Ciências II 4.0.0 60
700/021 Psicologia Social 4.0.0 60
700/906 Didática 5.0.0
60
700/913 Recursos Audio-Visuais 2.0.0
30
345
89 PERÍODO (BLOCO VIII)
CÓDIGOS
DISCIPLINAS CRÉDITOS C/l!
700/601 Metodologia do Ensino I 4.0.0 60
700/602 Metodologia do Ensino II 4.0.0 60
700/611 Metodologia do Ensino III 4.0.0 60
700/917 Psicod. das Relações Humanas 3.0.0 60
700/918 Avaliação de Aprendizagem 5.0.0 75
99 PERÍODO ( BLOCO IX )
DISCIPLINAS CRÉDITOS
C/H
Prática de Ensino de Disciplinas
Pedagógicas e Áreas de Estudo de
1º Grau Menor 1ª a 4ª série
0.0.7
315
ANEXO I (Cont.)
DISCIPLINAS CH
Psicologia da Personalidade 30
Estudos Regionais 30
Folclore Piauiense 30
Organização Social e Política do Brasil 15
Educação Moral e Cívica 15
Tópicos Especiais em Educação 30
Educação Popular 30
Educação de Adultos 60
Carga horária do curso ......................... 2.850
Carga horária de EPB + EF ...................... 90
Carga horária total do curso ................... 2.940
01. MARIA SANTANA CARVALHO NERI
Disciplina: Didática
- Avaliação da Aprendizagem
- Prática de Ensino das Disciplinas e Áreas de Estudo de 2º Grau.
Qual: Licenciatura em Pedagogia - Habilitação Supervisão Escolar - Especializa
ção Pesguisa Educacional e Educação Rural - Universidaoe Federal do Piauí
(420 horas).
02. APURIAN LEAL BRAGA
Disciplina: Matemática Aplicada à Educação
- Conhecimento de Aritmética e Geometria
- Estatística Aplicada à Educação
Qual: Graduado em Matemática, UFPI, 1976. Curso de Especialização em Matemática
UFPE, 1969. Tem trabalhos publicados e experiência no magistério superior.
03. FLORISA MESQUITA PIBHEIRO
Disciplina: Português
- Comunicação e Expressão da Língua Nacional
- Literatura Infantil
Qual: Graduada em Letras UFPI, 1983 - Especialização em Alfabetização UFPI,
1984 (375 horas). Possui experiência no magistério superior.
04. FRANCIMAR ARAGÃO BRITO
Disciplina: Economia da Educação
-Planejamento da Educação -Psicodinâmica das Relações Humanas Qual:
Licenciatura em Pedagogia - Habilitação em Magistério e Administração Es colar,
UFCE, 1971. Especialização em Administrão de Sistemas Educacio-nais, UFES,
1985 ( 660 horas)
05. FRANCISCO IWELTMAN VASCONCELOS MENDES
Disciplina: Estudos Sociais
- Organização Social e Política do Brasil (Optativa)
- Estudos Regionais (Optativa)
Qual: Licenciado em Estudos Sociais e História, Faculdade de Filosofia de So
bral/CE, 1988/89. Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Univer
sidade do Ceará/Universidade Estadual do Vale do Acaraú-Sobral/CE, 1991 -
(390 horas)
06. MANOEL JAIME FILHO
Disciplina: Filosofia da Educação
Sociologia Geral
Sociologia da Educação
Qual: Graduado em Filosofia, UFCE, 1973. Especialização em Filosofia da Educai
ção, PUC/SP, 1980 (405 horas). Possui experiência no magistério superior.
07. MARIA AGERZIMILIA COSTA
Disciplina: Biologia da Educação
Ciências
Qual: Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia, UFPI. Especialização
em Educação - área de concentração Ensino, UFPI, 1984 (375 horas). Gra
duada em Administração, UFPI, 1982. Possui experiência no magistério SU-
perior.
08. SILVIA MARIA MELO DE SOUSA
Disciplina: Psicologia da Educação
Psicologia Social
Psicologia da personalidade (Optativa) Qual: Licenciada em Pedagogia -
Habilitação Orientação Educacional, UFPI, Espe_ cialização em Orientação
Educacional, UFPI, (380 horas)
09. MARIA DAS GRAÇAS COSTA MELO
Disciplina: Recusos Audiovisuais
Método de Alfabetização Currículos e Programas Qual: Licenciada em Pedagogia
- Habilitação em Magistério, UFPI» 1983. Especia lização em Alfabetização, UFPI,
1984 (375 horas). Possui experncia no magistério superior.
10. MARIA OLIVEIRA LIMA
Disciplina: Introdução à Educação
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º GRaus História da Educação
Qual: Licenciada em Filosofia-Faculdade Católica de Filosofia do Piauí, 1964.
Especialização em Ensino de 1º e 2ª Graus, UNB, 1971. Mestrado em Educa ção -
área de concentração Administração de Escolas e Sistemas Escolares PUC-RS, 1979.
Possui experiência no magistério superior. Autorizada pelo CFE, Pareceres nº
1664/76 e 1522/77.
11. SILVIA MARIA DA SILVA
Disciplina: Prática Desportiva
Jogos e Recreação Qual: Licenciada em Educação Física, Escola
Superior de Educação Física - Volta
Redonda/RJ, 1977. Especialização em Administração Desportiva, Universidade
Gama Filho, RJ, 1983 (450 horas)
12. LÚCIA DE FÁTIMA E SILVA
Disciplina: Artes em Educação
Folclore Piauiense (optativa) Qual: Licenciada em
Educação Artística - UFPI,Mestrado em Comunicação
13. MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA CARVALHO
Disciplina: Introdução à Metodologia Científica
Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica
Metodologia do Ensino Qual: Graduação - Pedagogia Habilitação Orientação
Educacional. Especialização -Planejamento e Pesquisa Educacional - Mestrado -
Psicologia Cognitiva,UFPI.
14. NOEME CUNHA PEREIRA
Disciplina: Inglês
Qual: Graduação em Letras Universidade Federal do Piauí. Mestrado em Língua In
glesa - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05
de 08
de 1993.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05 de agosto de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE Á SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 05/08/1993, REALIZADA ÁS 15 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE .........../ 1993.
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