Com a liberdade que sempre deteve e raramente
exercitou, a escola pode ministrar as matérias do curriculo com dife-
rentes dosagens em função de seus objetivos, assim como, explorar temas
que, via de regra, estão, senão expressa, implicitamente associados a
elas.
Nesse particular, tem sido frequente a solicita-
ção de se incluir no currículo mínimo, questões que constituem muito
mais temas as vezes até bastante oportunos, mas que não chegam a carac-
terizarem matérias, no sentido mais orgânico que se empresta ao termo.
Cumpre portanto â escola, no exercício de compe-
tência que é sua, construir com esses elementos novos pontos de enfo-
ques, ou mesmo novas disciplinas.
0 problema essencial não ê criar uma arquítetura
curricular com uma lista de tópicos a serem atingidos, numa visão em-
obrecida, negativa, que, usualmente tem limitado e inibido a autono-ia
e criatividade da escola na formulação e implementação de sua pro-ta
pedagógica.
0 fundamental é a utilização na construção do
rículo pleno , de uma metodologia que utilize o currículo como um
rumento que propicie desempenhos esperados e não como proposta aca-
bada em si mesma.
Uma metodologia que enseje, no caso da Adminstra-
ção, por exemplo, a cada escola conferir organicidade ao estudo de to-
das as variáveis que interferem no fato administrativo sejam elas, po-
líticas, sociais ou econômicas, em função de seus objetivos, sua his-
tória e herança e em função das necessidades de sua clientela. Uma me-
todologia que enfatize uma sólida formação intelectual, que estimule o
censo crítico e a mente analítica. Pois, se há uma lógica e uma me-
todologia quase que imanente para as matérias tradicionais de um curso
de Administração, o mesmo não se pode dizer para os demais aspectos ho-i
jê necessariamente envolvidos com a evolução da Administração .
Uma estrutura curricular segundo este censo de
organização, envolve um trabalho metodológico das matérias de cultura
geral, instrumentais e as de formação profissional, despojado de fron-
teiras rígidas e consequente compartimentação estanque.
A incorporação de algumas características intelec
tuais indispensáveis a um moderno curso de Administração, tais como :
comunicação interpessoal, ética profissional, capacidade de adaptação,
vida acadêmica ativa, motivação para atualização contínua, competência
conceituai e capacidade de integração, passa a se constituir numa