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turno de funcionamento é noturno e o regime é de matrícula
por disciplina e sistema de créditos. A Comissão Verificadora informa que o
primeiro período é básico, sendo as aulas ministradas em conjunto com o
curso de Administração.
O currículo pleno do curso prevê uma carga horária total de
3.285 h/a,para a habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do
Ensino de 2° Grau e 2.790 h/a, excluindo-se os conteúdos obrigatórios
de EPB e EF; para a habilitação em Supervisão Escolar de 1º e 2° Graus,
a carga horária total é de 3.465 h/a é de 3.360 h/a, excluindo-se EPB e
EF.
Os anexos I-A eI-B apresentam os currículos das habilitações A Comissão
Verificadora aprecia o currículo pleno,comentando que a ordenação das
disciplinas ao longo dos semestres demonstra a preo cupação em iniciar
com conteúdos programáticos mais genéricos,atingindo gradativamente
aspectos mais específicos, acrescentando que uma crítica mais
fundamentada sobre a sequência das disciplinas exigirá uma análise dos
resultados atingidos nas primeiras turmas. A Comissão ressalta, ain da,
que em discussões com os professores foi salientado que o curso terá
condições de atingir níveis mais altos se conseguirem valorizar mais a
prática vivenciada pelos alunos ,que são também professores.
2..4. Corpo Docente
O corpo docente do curso é constituído por 11 professores que
apresentam o seguinte perfil:
- oito (8) professores com Pós-Graduação, um (1) cursando Pós-
Graduação, um (1) cursando Especialização e um (1) com Especialização.
A Comissão Verificadora tece os seguintes comentários sobre o
corpo docente:
" Não há nenhuma área em que se tenha percebido deficiências a-
centuadas da qualificação do corpo docente. O corpo docente em seu todo
x
parece bastante questionador e interessado em promover um ensino envol-
vente e motivador. Na opinião dos alunos o tem conseguido".
Os professores não dispõem de carga horária para atendimento de
alunos fora de suas aulas. Também a coordenação de departamento é fei ta
sem previsão de horário para isto. Mesmo assim, os alunos se manifes_ tam
no sentido de que os professores se mostram disponíveis para aten dê-los
em suas necessidades acadêmicas, mesmo fora de aula.
Acrescenta que não existe plano de qualificação docente, havendo
apenas apoio da Instituição.
"Não há um plano de carreira, nem valorização em termos de re
muneração por cursos de especialização. Ter mestrado corresponde a um a-
dicional de dez por cento. Todos os professores recebem um incentivo de
vinte por cento."