créditos.
a estrutura curricular do doutorado permanece a mesma, apenas os
créditos atribuídos ã preparação da tese passaram a 17 para equali-
zar aos do mestrado por razões administrativas.
Esta nova proposta de estrutura em implantação no Curso se mostra
muito consistente tanto com os objetivos quanto com uma busca de
qualidade e rendimento. Nota a Comissão que "parece-nos mesmo uma
alternativa a ser discutida e analisada por outras instituições por
seu caráter de contribuição inovadora." Por este motivo transcreve-
se neste parecer este longo trecho do relatório da Comissão.
no que toca â organização administrativa, nota a Comissão Verifica-
dora que "considerando-se a fase de transição por que passa o Pro-
grama conforme mencionado no item anterior, pudemos verificar que há
espírito de equipe no grupo de docentes, percebe-se entusiasmo em
relação â nova proposta pedagógica em implantação e o esforço de que
atividades de caráter isolado sejam mínimas. Assim ficou evidenciado
o papel da coordenação, de liderança num processo decisório bem com-
partilhado. 0 Programa incorpora-se naturalmente ao esforço pedagó-
gico institucional integrando-se interdisciplinarmente com outras
áreas de Pós-Graduação e mesmo de graduação, notando-se apoio insti-
tucional aos avanços requeridos como por exemplo na contratação de
mais dois docentes. O Colegiado do programa prevê a participação de
representação estudantil existindo também uma Comissão de Bolsas com
professores e alunos para decisões sobre bolsas e acompanhamento de
bolsistas.
A Comissão Verificadora alude a restrições que fez com referência â
Biblioteca do Curso, observando, contudo, o seguinte: "Quanto ãs
restrições que colocamos com referência a Biblioteca do Curso, os
alunos declararam que não chega a se constituir em problema porque
eles tem facilmente acesso a acervos ricos e especializados com pe-
riódicos, livros recentes e bom número de volumes, nas bibliotecas
da USP, Fundação Carlos Chagas e UNICAMP, que se situam a uma dis-
tância razoável da PUC.'
Em outra parte do Relatório afirma a Comissão que a infra-estrutura
física "é adequada para o funcionamento do Curso" (pg.36).
4- PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTIFICA
4.1 Docente
Quanto a este ponto, nota o seguinte a Comissão Verificadora:
"A produção dos docentes, examinada tal como estava no Relatório
apresentado pelo Curso ã CAPES/91, se mostrava insatisfatória. Era
relativamente pequeno o número de publicadas de trabalhos de docen-
tes deste Curso em periódicos científicos internacionais, e mesmo
nacionais. Entretanto, através de nosso contato direto com os pes-
quisadores, podemos verificar que, por alguns mal entendidos, a Se-
cretaria não havia conseguido registrar toda a produção dos docentes
nesse período. Atendendo a uma convocação dos docentes nesse pe-
ríodo. Atendendo a uma convocação da Coordenação do Curso, os pes-
quisadores apresentaram seus projetos e a documentação pertinente a
sua produção no período em análise, reconstruindo o Quadro demons-
trativo do primeiro Relatório. Esse novo Quadro foi encaminhado â
CAPES com uma correspondência que solicita sua substituição e mostra
a significativa produção científica dos docentes.