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INTERESSADO/MANTENEDORA UF
UNIVERSIDADE DE IJUÍ - RS
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Informática, ministrado pela
referida Universidade em Ijuí - RS
RELATOR: SR. CONS. SANCHOTENE FELICE
CÂMARA OU COMISSÃO PARECER N.°
CESU
APROVADO EM
PROCESSO N.° 23000.006509/92-35 I - RELATÓRIO
A Pro-Reitora de Ensino da Universidade de Ijuí - UNIJUÍ
encaminha a este Conselho pedido de Reconhecimento do curso de
Bacharelado em Informática ministrado pela referida Universidade em
Ijuí - RS.
Pela Portaria nº 127/92 - SENESu/MEC foi designada
C
omissão
Verificadora constitui da pelos professores
J
osé Mazzuco Júnior e
Ivan José Mendonça, ambos na Universidade Federal de Santa
Catarina para verificar a condições para o reconhecimento do curso
e apresentar relatório conclusivo.
0 curso foi criado pela Resolução nº 06/88 da Reitora, conforme
Parecer nº 43/88, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão., com
50 vagas anuais que, por decisão do mesmo Colegiado, foram
ampliadas para 75 vagas anuais conforme comprova o relatório da
Comissão Verificadora.
Com base nos dados contidos no processo, na relatório da Comissão
Verificadora, e na informação da CAE procedemos a análise do
pleito.
DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade de Ijuí - UNIJUÍ mantida pela Fundação de
Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado -
FIDENE, foi reconhecida pela Portaria Ministerial nº 497, de
28/06/85, juntamente com seu Estatuto e Regimento Geral, tem sede e
foro em Ijui-RS, é dotada de autonomia administrativa, didático-
cientifica, financeira e disciplinar, com as limitações da
lei, do seu estatuto e do Estatuto da Mantenedora.
É estruturada em Departamentos, congregados e Unidades
Universitárias (Institutos, Centro e Campus de Santa Rosa e
Panambi), que se vinculam à Administração Superior. Dentre
elas, o Instituto de Ciências, Tecnologia e Saúde, organizado em
quatro Departamentos: Departamento da Saúde, Departamento de
Biologia e Química, Departamento de Estudos Agrários e
Departamento de Física, Matemática, Estatística e Computação, ao
qual está vinculado o Curso de Bacharelado em Informática, objeto
deste relatório.
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DADOS SOBRE O CURSO
Instalações Físicas
Sobre este item a Comissão informa:
" A Comissão limitou-se a verificação da Infra-estrutura
física dos edifícios e equipamentos mais diretamente ligados ao curso de
Informática, que são parte dos edifícios da sede e do campus da cidade de
Ijuí. Foram visitados pela Comissão e são inteiramente adequados às
finalidades a que se destinam. Encontram-se em ótirnas condições de
conservação".
Biblioteca
A Biblioteca Central da Universidade de Ijuí - UNIJUÍ,
tem um acervo bibliográfico na área colocado à disposição dos alunos que,
possue também o sistema de empréstimo domiciliar.
0 número de títulos colocados à serviço dos estudantes e
professores é de 612 num total de 1795 exemplares, na área de
informática.
No que diz respeito à revistas e periódicos a Biblioteca
dispõe de 1.130 exemplares.
A relação do acervo específico encontra-se no anexo do
processo de Reconhecimento.
0 acervo geral da Biblioteca é constituído por 82.286
exemplares de livros, 56.7 13 exemplares de periódicos, e 47 muiti-meios
(audiovisuais) catalogados. A Instituição informa que tem aproximadamente
3.000 documentos ainda não catalogados e que o acervo do Campus Santa Rosa
constitui-se de 34.063 exemplares de livros e 96 títulos de periódicos.
0 horário de funcionamento é das 7h45m às 11h45m e das 1 3 h
ãs 2 2h47rn.
0 quadro de pessoal é formado por 4 bibliotecárias, 16
auxiliares e 3 bolsistas.
A Comissão informa o que seque, sobre a Biblioteca:
"A Biblioteca Central mantém em seu acervo obras que
atendem diversos cursos entre os quais o curso de Informática. Está
instalada no mesmo prédio das salas de aulas e laboratórios do
Curso. Junto a Biblioteca funciona também o setor de audiovisuais
encarregado do acervo de fitas de vídeo entre outros recursos. As
instalações físicas e equipamentos da Biblioteca foram
considerados adequados.
Os horários de atendimento, catálogos, forma de atendimento,
registro e conservação das obras são, também, adequados.
O acervo disponível para as diversas disciplinas do curso
de Informática estão listados no anexo 1 do relatório da
Instituição. Esta listagem não inclui as obras adquiridas a
partir de julho de 1992. As aquisições feitas no período de julho
a outubro de 1992, algumas ainda em processo de catalogação, estão
relacionadas nos anexos 6 e 7 do relatório da Comissão
Verificadora.
Os títulos disponíveis bem como o número de exemplares
estão adequados ao conteúdo programático e ao número de alunos. A
coleção de periódicos especializados na área de informática,
ainda que singela, foi considerada satisfatória.
Outras informações, atualizadas, sobre as bibliotecas da
UNIJUÍ poderão ser encontradas no anexo 4".
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Laboratórios
0 curso de Bacharelado em Informática dispõe de cinco
laboratórios. A relação dos laboratórios com os respectivos equipamentos
existentes pode ser vistas às fls, 13/15 do volume principal.
Sobre os laboratórios a Comissão Verificadora informa:
"Os recursos de laboratórios se encontram divididos em 4
salas no prédio central e duas salas no Centro de Processamento
de Dados. Estas salas reúnem 60 (sessenta) equipamentos entre
terminais e microcomputadores oferecendo ambientes MS-DOS, UNIX
e VM . Estas salas dispõem ainda de outros equipamentos tais como
estabilizadores e impressoras bem corno móveis adequados. Os
estudantes têm 60 (sessenta) horas semestrais de acesso
garantido aos laboratórios e além destas horas podem utilizá-los
sempre que ouver disponibilidade. 0 período normal de utilização
dos laboratórios á de 8h ãs 23h, sendo que é possível em épocas
de maior demanda a sua utilização fora destes e nos finais
de semana.
A situação atual dos laboratórios, considerando os tipos
e quantidades dos equipamentos, é adequada ao número de
estudantes e às peculiaridades inerentes ao Curso de
Informática.
Num plano de expansão dos laboratórios a UNIJUÍ contratou
com a IBM americana a importação de 240 microcomputadores PS/2,
em diferentes configurações (anexo 8). Neste plano estão
previstas também a aquisição de estações RISC e equipamentos
para muitimidia.
Estes equipamentos serão utilizados em todas as
atividades da Universidade, como Ensino, Pesquisa, Extensão e
Administração, devem ser instalados em meados de novembro deste
ano. Aproximadamente 40 micros PS/2 serão incorporados aos
laboratórios do Curso de Informática. Parte destes equipamentos
serão ligados em rede e ao IBM 434 1.
Uma relação dos equipamentos computacionais distribuídos
nos laboratórios de Informática com suas respectivas
configurações bem como os equipamentos previstos na expansão
destes laboratórios encontram-se anexos a este Parecer".
Funcionamento
0 Curso de Bacharelado em Informática foi autorizado pelo
Parecer Nº 43/88, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da
Universidade de Ijuí e pela Resolução nº 06/88, da Reitoria.
0 curso iniciou suas atividades no 1º semestre de 1989'.
Os quadros a seguir apresentam dados referentes aos
vestibulares realizados e sobre a evolão cio alunado, respectivamente.
CONCURSOS VESTIBULARES
CURSO: INFORMÁTICA
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: VERÃO (JANEIRO)
EVOLUÇÃO DE VAGAS, INSCRITOS E MATRICULADOS NO CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA
1989/92 - UNIJUÍ
ANOS DE REALIZAÇÃO
VAGAS
INSCRITOS
CLASSIF.
SUPLENT,
ELIMINAD.
REOPTANT.
MATRICULAS
1989
55 188 55 110 23 02 55
1990
55 201 55 129 17 04 55
1991
75 317 75 198 44 03 75
1992
75 148 75 45 28 -- 68
EVOLUÇÃO do ALUNADO DO CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA 1989/92 - UNIJUÍ
MATRÍCULAS
- FORMAS DE INGRESSO
AN
O
SE
M
VEST.
TRANSF.
EXTERNA
DIPLOM,
CONVÊM, EX-OFFÍC. TRANSF.
INTERNA
REINGRES.
TRANSF,
E
R
EINGR
INT.
DESISTÊNCIA
TR. S/ MAN.
Nº DE
ALUN.
MASC. FEM.
1989
55 -- -- -- -- --
-- 55 28 27
-- -- 02 05 -- 02
07 57 20 29
1990
55 -- -- .. -- -
01 111 62 49
29 -- 01 01 15 01 --
21 108 59 49
1991
1? 75 -- 01 07 02 03
11 185 98 87
29 -- 03 -- 27 03 03
43 178 95 83
1992
19 68 04 03 39 05 02
68 231 118 112
29 -- -- -- -- -- --
--
c u r s o:
À Instituição apresente ainda
outras informações sobre o
Natureza do Curso
Conforme a Lei Federal 5540/68 em seu artigo 18, que assim se
explicita "Além dos cursos cursos correspondentes a profissões reguladas
em lei, as universidades e os estabelecimentos isolados poderão organizar
outros para atender às exigências de sua programação especifica e fazer
face a peculiaridade do mercado de trabalho regional", e tendo em vista
necessidade de profissionais na érea, a UNIJUÍ, com a participação de
segmentos da comunidade elaborou o projeto do curso.
O Curso de Informática cia UNIJUÍ busca, num primeiro plano,
formar profissionais que atendam as necessidades das organizações
existentes na região. Deste modo o Curso deve formar profissionais capazes
de atuar como analistas de sistemas principalmente, mas também aptos a
exercerem outras funções na organização das empresas, em consultoria e na
multiplicação de recursos humanos para preenchimento de cargos menos qualificados.
Objeti vos
São os seguintes os objetivos do curso:
Reunir e sistematizar conhecimentos necessários à aplicação da
informática em organizações dos mais variados tipos;
- Habilitar profissionais, tanto para o exercício cia Informática como
para as diversas opções que tomam o Bacharel de Informática corno pré-
requisito, dando-lhes além dos conhecimentos técnicos indispensáveis, um
maior preparo humanístico;
Propiciar aos acadêmicos do Curso um amplo espaço de debates sobre os
grandes temas vinculados ao saber tecnológico, capacitando os a
interpretar sua realidade social e fazê-la avançar, oportunizando,
outrossim, a superação do restrito patamar da dogmática tecnológica;
Criar um centro de pesquisa e extensão para atuação na área de abrangência
da UNIJUÍ, a partir do núcleo básico de ensino do Curso, aproveitando essa
experiência para reformular, constantemente, o ensino exercido,
promovendo a realização da atividade ensino e dela tira os subsídios para
novas atividades de pesquisa e extensão.
Perfil Profissiográfico
0 Curso de Informática propicia aos estudantes uma formação
ampla na área tecnológica de maneira a que o futuro Bacharel em
Informática não seja apenas o conhecedor da dogmática tecnológica, mas
também um crítico bemn situado frente ao contexto social.
Para tanto é oferecido ao aluno uma estrutura curricular
organizada da seguinte maneira:
Formação Básica
Disciplinas que fornecem conceitos e instrumentação básica das
Ciências Exatas com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico
voltado para a solução de problemas, e das Ciências Humanas a fim de
possibilitar o entendimento das organizações.
Formação Geral
Disciplinas que ampliam a formação básica e complementam o
conhecimento necessário das Ciências Humanas e que fornecem conceitos e
instrumentação básica cias Ciências Sociais, com o objetivo de formar a
visão aa gestão empresarial e da área de sistemas, com base para as
demais disciplinas de formação profissional.
Formação Profissional
Disciplinas que fornecem conceitos e instrumentação para
Sistemas de Informações e Computação, e suas aplicabi1idades para a
Análise de Sistema, de Informações e para o Gerenciamento da Função
Informática aplicada à gestão empresarial.
0 profissional formado receberá a designação de Analista de
Sistemas de Informação. Este profissional deve reunir condições para
prestação de serviços técnicos na área de processamento de dados,
gerenciamento de informações e na atuação como Analistas de Sistemas
propriamente dito.
A filosofia do Curso aponta um enfoque integrado entre a
formação técnica, humanística e de assessoria à gestão empresarial,
objetivanclo a preparação de um profissional que tenha capacidade para-
Compreender o contexto contemporâneo da Informática e seus reflexos
nas organizações;
- Possibilitar aplicação efetiva dos conhecimentos teóricos através do
uso do processamento eletrônico de dados;
- Planejar, organizarr liderar e controlar as atividades de Informática
da empresa, através da análise da necessidade e implantação de sistemas
computadorizados ou não;
Analisar rotinas e fluxos de informações, propondo, quando
necessárias, alternativas para sua racionalização administrativa;
- Examinar a possibilidade, conveniência e viabilidade de aplicação da
Informática ;
Desenvolver sistemas de tratamento de Informações definindo sua
estrutura, garantindo segurança e privacidade dos dados;
Acompanhar, estudar e aplicar tecnologias emergentes, procurando
assegurar a não absolescência do sistema e a melhoria de qualidade;
- Assessorar as organizações na elaboração dos seus Planos Diretores de
Informática;
- Desempenhar atividades de ensino e pesquisa na área de Informática.
A Comissão Verificadora assim se expressa, com relação ao
funcionamento do curso:
- Dados gerais
Denominação
Bacharel em Informática.
0 Curso visa a formação de Bacharéis
perfil profissiográfico constante no
Instituição (p. 11 e 12), Será dado ênfase
profissional formado receberá a designação
em Informática, conforme o
relatório elaborado pela
em Análise de Sistemas, 0
de Bacharel em Informática
(Parecer 43/88 aprovado em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e
Extensão em 01.02,88).
Vagas oferecidas75 por ano
Regime de Matrícula
A matricula é efetuada por créditos semestralmente. 0 aluno deve se
matricular em no mínimo 12(doze) créditos, e no máximo 32(trinta e dois)
créditos. Cada crédito corresponde a 15 horas/aula.
Tamanho das turmas
As turmas, em
Ingressantes no Curso
são distribuídos em
equipamentos.
geral, são formadas e,
nas disciplinas de
grupos . menores para
com número de alunos
formação técnica os alunos
viabilizar seu acesso aos
Integralização do currículo pleno (carga horária)
Os estudantes devem completar 218 créditos (3.240 horas). Estes
créditos podem, em média serem concluídos em 4 (quatro) anos. A carga
horária média é de 27 horas/aula por semana,
Valor da semestralidade
Em valores de outubro/92.
92.1 - Cr$ 7.195.230,00 (30 créditos)
9 2.2 - Cr$ 7.874.912,00 (32 créditos)
Corpo discente
A Comissão verificadora reuniu-se com representantes do corpo discente buscando identificar a
interação e o grau de satisfação dos estudantes com relação à Instituição, ao
Curso e às facilidades oferecidas.
Os estudantes identificam-se bem com a Instituição e com o Curso e se
mostram satisfeitos com a formação que estão recebendo. Não se detectou nenhum
problema com relação aos recursos disponíveis Instituição (bibliotecas,
laboratórios, salas de aula). 0 relacionamento com o corpo docente é harmonioso
sendo que os estudantes sentem a presença permanente de seus professores no Campus,
disponíveis para o atendi mento extra-classe,
Existem programas de bolsas de estudos para alunos carentes e um fundo
rotativo de bolsas que são bastante procurados pelos estudantes.
Depoimentos de alunos do 89 e do 39 semestre mostram que os estudantes sentem
que o curso está evoluindo.
Alguns estudantes participam de grupos de iniciação científica financiados
pelo CNPq e FAPERGS) sob orientação de professores do Curso.
Grande parte dos alunos que irão se formar na primeira turma já atuam
profissionalmente no mercado de trabalho.
Os alunos se mostram satisfeitos com a realização de seus estágios e com a
orientação que recebem dos coordenadores e professores do Curso.
0 Regimento Interno do Estágio está sendo reformulado e a proposta, já aprovada
no Instituto de Ciências, Tecnologia e Saúde é bastante atual e completa,
constituindo-se num instrumento capaz de conduzir a bom termo a atividade de
estagiários.
Os alunos já constituiram um Diretório Academico cuja primeira d ire to ria já foi
escolhida.
Registros Escolares
0 registro acadêmico é implantado através de arquivos com pastas
individuais e livros de registros de frequência e aproveitamento. 0 sistema é
totalmente informatizado. O aluno recebe, semestralmente , uma planilha para auxiliar
o seu plano de matricula. A qualquer memento po requerer planilhas de notas,
frequência e outros documentos.
A Secretaria Acadêmica Central, localizada na Sede do Campus principal é
composta por 14 (quatorze) funcionários, sendo chefiada sempre por urn professor
(cargo de confiança). Nos demais Campi da UNIJUÍ existem unidades de atendimento
acadêmico administrativos aos alunos., A Comissão Verificadora considerou
adequada esta Secretaria em todos os aspectos. Informações adicionais podem ser
obtidas no Guia Acadêrnico/92 (p. 42 e 43)
Alunado
A frequência ãs aulas, exigida pela Instituição, é de 75% das aulas dadas.
A participação cios alunos nos órgãos colegiados da Instituição é de 1/5 do
total de membros do Colegiado.
Atividades fins
É intensa a integração da UNIJUÍ a comunidade da região noroeste do
Estado, Estão filiados à mantenedora (FIDENE) 18 municípios da região. Existe um
grande contato da Instituição com indústrias e outras empresas da região. A UNIJUÍ
se íntegra à comunidade também pelo assessoramento técnico-didático~pedagógico ao
ensino de 19 e 29 Grau;
pela assistência à saúde da comunidade urbana e rural; pelo
assessoramento à pequena e média empresa e ao cooperativismo; pelo
treinamento de mão-de-obra; pela prestação de serviços entre outras
atividades .
Organização Curricular
Consta dos autos que:
"0 currículo pleno do Curso está estruturado nos termos
do art. 18 da Lei 5.540 de 28 de novembro de 1388.
A composição curricular adotada compreende um primeiro
ciclo e um ciclo profissional subsequente, significa dizer,
parte de uma base mais ampla e progride no sentido da crescente
especialização no atendimento da formação técnica-profissional
requerida pelo Curso.
0 primeiro ciclo compõe-se de urn elenco de disciplinas
distribuídas em um semestre letivo, garantindo, de um lado, um
patamar mínimo de informações na área dos conhecimentos fundamentais
(Filosofia, Lógica, Sociologia, Iniciação à Ciência, Língua
Portuguesa e EPB) e permitindo, de outro lado e desde logo, o
direcionamento dos estudos para a área de conhecimento do Curso.
A integralização curricular é realizada pelo regime de
créditos/disciplinas, obedecendo o plano curricular
semestralizado do Curso e, desta forma, garantindo ao aluno
programação individualizada .
0 planejamento do ensino, da avaliação, o regime escolar
obedecem ao disposto no Regimento Geral da Universidade."
Cabe observar que na grade curricular apresentada pela Instituição vem
especificada a carga horária total do Curso e a carga horária de cada
disciplina integrante da mesma; consta também o número de créditos de
cada disciplina. 0 Parecer que aprovou o Curso informa que a carga horária
total do Curso é de 3.240 h/a e 216 créditos , a serem integralizados em no
mínimps de quatro ( 4 ) anos e no máximo de oito (8) anos letivos (cf, Anexo , do
processo).
A relação das disciplinas que integram o currículo do Curso,
constitui o Quadro , desta informação.
A Comissão faz o seguinte comentário sobre o currículo:
"0 currículo pleno constante do processo é adequado ao
perfil do profissional a ser formado pelo Curso de Informática.
As modificações feitas sobre o currículo originalmente proposto
se referem mais ao sequenciamento das disciplinas, e sua
disposição nos diversos semestres. Tais modificações foram
consideradas convenientes pela Comissão Verificadora."
Corpo Docente
0 corpo docente do Curso é constituído por 48 professores com este
perfil01 com doutorado; 02 cursando doutorado; 19 com mestrado; 05
cursando mestrado; 14 com especialização e 05 com graduação, todos com
experiência no Magistério Superior.
Consta do Relatório da Comissão, o que segue, sobre o corpo docente :
"0 corpo docente da UNIJUÍ é composto em grande parte por
professores de tempo integral. 0 corpo docente mais diretamente
ligado ao Curso de Informática conta com mais de 70% de seus
professores em regime de tempo integral. Desta forma, existe
disponibilidade de tempo para acompanhamento de trabalhos dos estudantes e
atendimento extra-classe .
A qualificação do corpo docente que ministra aulas no Curso foi
considerada adequada pela Comissão Verificadora.
Em que pese eventuais deficiências na composição do corpo docente,
o esforço da Instituição na qualificão de seus quadros, é garantia de que
os recursos humanos necessários para a condução do Curso de Informática
estarão, cada vez mais, assegurados. Recentemente a Instituição deliberou
pela manutenção dos salários de seus docentes afastados para pós-graduação .
Outras Informações
A Comissão presta, ainda, algumas informações consideradas levantes:
"Organização e Gerência.
Conforme pode ser observado pelo Estatuto (Anexo ) e forma de atuação
da Entidade Mantenedora (Anexo II), é assegurada à UNIJUf um alto grau de
autonomia financeira, administrativa e didático-pedagógica. Sendo a
UNIJUf a maior e mais importante entidade da mantenedora, seus dirigentes
ocupam também nesta cargos de relevância.
A Instituição como um todo tem já sedimentada suas estruturas e
procedimentos administrativos. Seus colegiados e órgãos deliberativos
são regidos pelo Estatuto e Regimento Geral, instrumentos estes, adequados
na sua forma, conteúdos e propósitos, à natureza de uma Instituição de
Ensino Superior do porte da UNIJUÍ.
Outros aspectos pertinentes aos procedimentos e à estrutura
organizacional, administrativa e didático-pedagógica podem ser
identificados nos anexos."
Plano Anual de Aplicação de Recursos Financeiros
Recursos financeiros até
30 de setembro de
Contabi1idade).
gastos nas seguintes categorias de despesas 1992
(valores fornecidos pelo Setor de
a) Livros e Periódicos
b) Qualificação de Docentes
c) Equipamentos de Laboratórios
d)
Salários dos Professores e. Dirigentes
e)
Sa1ários do Pessoa1 Administrativo
f) Outras Despesas
Histórico e Prospectiva
A UNIJUÍ tem suas origens em 195? quando foi criada a Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Ijui.
Um histórico suscinto
da
evolução até os dias atuais e da estrutura
administrativa pode ser encontrado no Guia Acadêmico/92, páginas 11 a 15. No mesmo
Guia encontra-se um resumo do Quinquénio 1.990 - 1994 e o Plano Estratégico até o
ano 2000.
A Comissão Verificadora pode constatar, por parte dos dirigentes,
professores e alunos da UNIJUÍ, com os quais manteve contatos, mu
otimismo, determinação, dedicação, competência e identifi cação com a instituição.
Mantenedora
FIDENE - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do No
roeste do Estado.
Valor total do patrimônio
Valor total do ónus Valor
do patrimônio liquido
índice de liquidez corrente
Grau de endividamento Grau
de imobilização
1,19
0,12
0,97
6.285.84?.129,21
3 8 7.899.412,67
5.521.348.656,03
Histórico e Prospectiva
A UNIJUÍ e sua mantenedora FIDENE são Instituições que identificam-
se perfeitamente com a região que é sua área de abrangência. Trata-se de
uma região com predominância de atividades dos setores primário
secundário e terciário. Estas atividades englobam uma agricultura
pujante , indústrias de máquinas e equipamentos de porte médio e um comercio bem
desenvolvido.
0 desenvolvimento da Instituição está intimamente ligado ao
desenvolvimento regional que por suas características aponta na direção
de um desenvolvimento contínuo em bases sólidas, agora mais ainda,
diante da implantação do Mercosul.
Apreciação final da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatorio nos seguintes termos;
A Comissão Verificadora conclui este relatório considerando, em urna avaliação
global, que o estabelecimento analisado apresenta plenas condições de oferecer um Curso
de Bacharel em Informática de um bom nivel. A estrutura geral do Curso analisado está
dentro dos padrões nacionais de cursos desta natureza.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando os dados e informações contidos neste Parecer, o
Relator, vota pelo Reconhecimento do Curso de Bacharelado em
Informática, ministrado pela Universidade de Ijuí - UNIJUÍ RS, com
75
vagas totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
QUADRO I
:URSO
ORGANIZAÇÃO C
BACHARELADO
CURRICULAR
EM
INFORMÁTICA
A
SEM, DISCIPLINAS CRED. CARGA HOR.
Lógica
04 60
Fi1osofia
04 60
L1ngua Portuguesa
0
4
6
0
Educa
ç
ão Física e Des
p
ortos
02
30
Ál
g
ebra Linear
0
4
6
0
Cálculo para Processamento de Dados
0
4
6
0
Introdução à Informática
04 60
Linguagem Algoritmica de Programação
0
4
6
0
TOTAL
30 450
Iniciação à Ciência
04 60
Inglês Técnico
0
4
6
0
Sociolo
g
ia
04
60
Estudo de Problemas Brasileiros
0
4
6
0
Álgebra Linear II
04 60
Cálculo
p
ara Processamento de Dados II
0
4
6
0
Introdução a Informática II
0
4
6
0
Linguaguem Algorítmica de Programação 04
60
TOTAL
32 480
Inglês Técnico II
04 60
Psicossociolo
g
ia das Or
g
anizações
0
4
6
0
Estatística e Probabilidade I
0
4
6
0
Cálculo Numérico
04 60
Introdução à Administração
0
4
6
0
Contabilidade Geral
0
4
6
0
Estrutura e Recu
p
eração de Informações 04
6
0
Linguagem Comercial de Programação
04 60
TOTAL
32 480
Estatística e Probabilidade II
04 60
Matemática Financeira
0
4
6
0
Introdução à Administração II
04 60
Contabilidade de Custos
0
4
6
0
Teoria Geral de Sistemas
0
4
6
0
Noções de Arquítetura de Computadores
0
4
6
0
Estrutura e Recu
p
eração de Informações II 04
6
0
Lin
g
ua
g
em Comercial de Pro
g
ramação II
0
4
6
0
TOTAL
32 480
Administração Financeira
04 60
Análise de
S
istemas
04
60
Sistemas Operacionais
04 60
Optativa
04 60
Banco de Dados
0
4
6
0
Linguagem de Programação 04
6
0
TOTAL
24 360
ÊnfaseAnálise de Sistemas de Informação
Organização e Métodos
04 60
Análise de Sistemas II
04 60
Avalia
ç
ão e Sele
ç
ão de E
q
ui
p
amentos
04
60
Compi1adores
04
6
0
Técnicas de Programação
04
6
0
Análise Com
p
arativa de Lin
g
ua
g
ens
04
6
0
TOTAL
24 360
Administração da Função Informática
04 60
Laboratório de Sistemas 0 6
90
O
p
tativa II
04
6
0
Tópicos Avançados em Informática
04
6
0
Sistemas Administrativos
04 60
TOTAL
22 330
Direito Aplicado à Informática
02 30
Laboratório de Sistemas II
06
9
0
Gerência de Pro
j
etos
04
6
0
p
icos Avançados em
I
nformática II
04
6
0
Psicolo
g
ia A
p
licada à Informática
04
6
0
TOTAL
20 300
TOTAL GER
AL 216
3 .240
TOTAL DE DISCIPLINAS54
OPTATIVA :
PROGRAMAÇÃO LINEAR
PESQUISA OPERACIONAL
OPTATIVA II :
REDES DE COMPUTADORES
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. ANDRÉ SOUZA LEMOS
DiscTópicos Avançados em Informática
Qual.Bel. em Ciência da Computação, UFRGS, 1987, Mestrado em
Computação, UFRGS, 1991.
02
ARNILDO POMMER
Disc: Filosofia
Qual: Lic em Filosofia, 1983, FIDENE. Mestrado em Filosofia
área de concentração em Filosofia da Ação, UFRGS, 1988 .
Possui experiência no magistério superior ministrando ãs
disciplinas: Introdução a Filosofia; Antropologia Filosó-
fica; Filosofia da Educação; Filosofia Geral; Filosofia Ge_
ral; Problemas Metafísicos; Estética; História da Ciência;
e História da Filosofia. Tem 4 trabalhos publicados e três
a publicar.
03. ANTONIO JOSÉ GRISON
Disc: Administração Financeira
Psicossociologia da Organização Qual.Lic. em Filosofia; FIDENE,
1975. Lic em Pedagogia, FFCL de Ijuí/67. Mestrado em
Administração Pública. Possui experiência no magistério superior.
Tem trabalhos publicados (03) .
04
ARGEMIRO JACOB BRUM
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual: Bel. em Filosofia, FFCL deUuí, 1960. Lic em Filosofia -
(1961), em Letras- 10 GRAU(1970) FIDENE, Lic. em Letras (
plena) Univ. de Passo Fundo/RS, 1974. Aperfeiçoamento em
Antropologia, FFCL de São Leopoldo-RS, 1969 (300h)
Especialização em Metodologia do Ensino Superior, FIDENE
1976 (390h). Possui experiência no magistério superior mi_
nistrando as disciplinas Sociologia; Cultura Brasileira; e
Estudos de Problemas Brasileiros. Tem 5 trabalhos publ_
cados e vários artigos publicados em jornais.
QUADRO II
(Cont.)
05. BERNADETE BARBOSA
DiscCálculo para Processamento de Dados
Programação Linear (optativa) Qual.Graduado em Matemática.
Mestrado em Matemática, Universida
de Amizade dos Povos, Moscou. Doutorado em Matemática pela
mesma universidade. Possui experiência docente e trabalhos
publicados.
06
BRANCA EGGER MOELLWALD
Disc: Inglês Técnico e II
Qual: Lic. em Letras - Português e Inglês - UFRGS, 1973. Cursandc
Mestrado em Literatura Luso-Brasileira, Indiana University,
1992. Possui experiência docente.
07. CÉLIA CLARISSE BASSO
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros e II
Qual.Lic. em Geografia, FIDENE, 1984. Especialização Lato Sensu
em Geografia, UNIJUl, RS, 1992 (440h). Possui experiência
no magistério superior.
08. DARI GOLLER
Disc: Educação Física e Desportos e II
Qual: Lic. em Educação Física, Univ. Federal de St* Maria/RS, 1981.
Especialização em Técnicas Desportivas - área de
concentraçãoAtletismo, UFSM, 1981 (450h). Possui experiên
cia no magistério superior. Tem trabalhos publicados.
09. DIETER RUGARD SIEDENBERG
Disc: Organização e Métodos
Qual.Bel. em Administração, UNIJUÍ, 1986. Mestrado em Planejamento
Regional. Tem trabalho publicado.
10. EDUARDO ANTONIO CÉSAR DA COSTA
Disc: Cálculo Numérico
Tópicos Avançados em Informática Qual.Graduado em Engenharia
Elétrica, Eletrônica, 1987, FESP-PE. Mestrado em Engenharia
Elétrica - área de concentração em Informação/Automação e Controle
de Processos (não informa o ano nem a Instituição). Tem trabalho
publicado e experiên
cia docente.
QUADRO II (Cont.)
11. ELEMER MARIUS BERBIGIER
Disc: Linguagem de Programação
Análise Comparativa de Linguagens Noções de Arquítetura de
Computadores Banco de Dados Compiladores Sistemas Operacionais
Qual.Bel. em Ciências da Computação, Univ. de Passo Fundo-RS,
1988. Especialização em Ciências da Computação, Porto Alegre
/RS, 1992 (394h). Possui experiência no magistério superior.
12. EUGÉNIO KUSLER
Disc.Linguagem Comercial de Programação e II
Qual.Bel. em Administração, UNIJUl, 1989. Possui experiência no
magistério superior desde 1990.
13. JOÃO BATISTA S. CUNHA
DiscSistemas Operacionais
Qual.Graduado em Engenharia Elétrica, PUC-RS, 1984. Possui ex-
periência no magistério superior entre AGO.90/JUL.91.
14. JOÃO CARLOS CAVALCANTE DA SILVEIRA
Disc: Introdução ã Informática e II
Laboratório de Sistemas e II
Psicologia Aplicada ã Informática
Gerência de Projetos
Administração da Função Informática
Qual.Bel e Lic. em Física, Univ. da Amizade dos Povos Patrice
Lumumba Moscou -URSS. Mestrado em Ciências Físicas e Mate_
mãticas, 1979, pela mesma universidade. Cursando doutora
do em Ensino de Física, 1984- 1988 (Tese em Redação ).
Possui experiência no magistério superior e trabalhos pu
blicados.
15. JOSÉ FRANCISCO DIAS DA FONSECA
Disc: Álgebra Linear e II
Qual.Bel. em Física, UFRGS, 1979. Mestrado em Física, UFRGS,
1982. Possui experiência no magistério superior e trabalhos
publicados.
QUADRO II
(Cont.)
16. JOSÉ OLAVO NEIS
Disc: Inglês Técnico e II
Qual.Lic. em Letras, Univ. de Passo Fundo, 1966. Especialização
em Educação - FISA - Santo Antônio/RS (450h). Possui expe
riência no magistério superior.
17. JÚLIO CÉSAR BURZINSKI
Disc.Lógica
Qual.Lic. em Filosofia, UNIJUl-RS, 1989. Especialização em Filo
sofia Política, 1991 (390h). Cursando mestrado em Filosofia
Contemporânea. Possui experiência no magistério superior
ministrando as disciplinas: Lógica e Prática de Ensino sob
forma de Estágio Supervisionado em Filosofia.
LEOPOLDO SCHONARDIE
Disc: Educação Física e Desportos e II
Qual.Lic. em Educação Física, Fac. de Ed. Física de Cruz Alta/RS
1977. Pós-Graduação Lato-Sensu em Técnicas Esportivas, 1980,
UFSM (450h). Mestrado em Educação Física na área de Aprend.
Motora, USP, 1990. Possui experiência docente.
LUIZ ANTONIO RASIA
Disc: Iniciação à Ciência
Qual.Lic. em Ciências com habilitação em Física, UNIJUl-RS, 1986
Especialização em Física, UNIJUl, 1991. Possui experiência
no magistério superior ministrando a disciplina Iniciação ã
Ciência. Tem livros didáticos publicados.
20
LUIZ CARLOS GUERREIRO LOPES
DiscCálculo Numérico
Cáculo para Processamento de Dados
Programação Linear (Optativa) Qual.Lic. em Matemática,
Universidade do Rio Grande-RS, 1983 .
Mestrado em Ciências da Computação área de concentração em
Matemática Computacional, 1991. Possui experiência docente.
Tem livros e Trabalhos publicados.
18
19
QUADRO II (Cont.)
21. LUIZ FELIPE LOPES
Disc.Estatística e Probabilidade e II
Qual.Lic. em Matemática, FFCL "Imaculada Conceição", Santa Maria -
RS, 1988. Especialização em Estatística e Modelagem Quanti_
tativa, 1990. (360h). Cursando Mestrado em Engenharia de
Produção. Tem trabalhos publicados.
22. LURDES MARLENE SEIDE FROEMMING(*)
Disc: Introdução a Administração e II
Qual.Bel. em Administração, FIDENE, 1980. Especialização em Eco
nomia Rural, FIDENE, 1985. Especialização em Administração,
COPPEAD/UFRJ. Mestrado em Administração, UFRJ, 1990. Possui
experiência docente.
(*) Relacionada apenas pela Universidade
23. MARCOS CÉSAR CARDOSO CARRARD
Disc: Estrutura e Recuperação de Informações e II Qual.:Bel. em
Ciências da Computação, Universidade de Passo Fundo -RS, 1990.
Especialização em Informática, 394h. Cursando Mes trado em Ciências
da Computação, UNICAMP. Possui experiência docente.
24. MARIA EUGENIA FIORIN
Disc: Língua Portuguesa
Qual.Lic. em Letras, FIDENE, 1978. Especialização em Língua Por
tuguesa, FESAU, Frederico Westphalen, 1980 (405h). Possui
experiência docente.
25. MILTON LUIZ WITTMANN
Disc Introdução ã Administração e II
Qual.Engenheiro Metalúrgico, UFRGS, 1979. Especialização em Círculos
de Controle de Qualidade, 1991. (360h). Mestrado em
Administração, 690 h/a, 08/85 ã 12/88. Cursando doutorado em
Administração, 1991. Possui experiência no magistério su
perior. Tem trabalhos publicados.
QUADRO II (Cont.)
26. NÊLIA REGINA LOURENÇO DE LIMA
Disc: Sociologia
Qual.Bel. em Ciências Sociais, UFRGS, 1980. Mestrado em Episte-
mologia das Ciências Humanas e Filosofia da Ação. Possui
experiência no magistério superior.
27. NILO TRETINI
DiscInglês Técnico e II
Qual.Lic. em Letras - habilitação em Português/Inglês e respec
tivas Literaturas, UNISINOS; 1980. Especialização em Lin
guística Aplicada ao Inglês, 1984 (480 h). Possui experien
cia docente.
28. PAULO JOÃO MARTINS
Disc Introdução a Informática e II Labaratório de Sistemas e II
Linguagem Comercial de Programação e II Qual.Bel. em Ciências da
Computação, Universidade de Passo Fundo - RS, 1991. Especialização
em Informática, Porto Alegre/RS. 1992 (394h). Possui experiência
docente.
29. PAULO RONALDO ROSA
Disc: Análise de Sistemas e II
Qual.Bel. em Ciências da Computação, Universidade de Passo Fundo
1991. Possui experiência docente.
30. PEDRO AUGUSTO PEREIRA BORGES
Disc:Cálculo para Processamento de Dados e II
Qual.Lic. Plena em Matemática, UNIJUl, 1983. Mestrado em Educação.
Possui experiência no magistério superior ministrando as
disciplinasCálculo Diferencial e Integral; e Geometria e
II. Tem 4 livros publicados e 3 não publicados.
31. PEDRO CARLOS RASIA
Disc: Introdução a Administração e II
Qual.Bel. em Administração, FIDENE, 1984. Mestrado em Administra
ção Universitária, UFSC, 1991. Possui experiência docente .
Tem trabalhos publicados.
QUADRO II (Cont.)
32. RAUL CERETTA NUNES
Disc.Introdução a Informática II
Qual.Graduado em Engenharia Elétrica, UFSM, 1990. Mestrado em
Computação, UFRGS.
33. RENEO PEDRO PREDIGER
Disc.Linguagem Algorítmica de Programação e II
Computação Gráfica (Optativa)
Técnicas de Programação
Análise de Sistemas e II
Gerência de Projetos Qual.Engenheiro Agrónomo, universidade
de Passo Fundo, 1978.
Mestrado em Ciências da Computação. Possui experiência
docente. Tem trabalhos publicados.
34. ROGÉRIO ANTONIO HERMES
Disc: .Avaliação e Seleção e Equipamentos
Qual.Engenheiro Civil UFRGS, 1983. Bel. em Ciências da Compu
tacão, Univ.de Passo Fundo-RS, 1988. Possui experiência
docente.
35. ROMÁRIO ALCÂNTARA
Disc: Estrutura e Recuperação de Informações
Qual.Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados, Univ.
de Pelotas/RS, 1990. Especialização em Sistemas de Compu
tacão, UFSM, 1992 (420h). Possui experiência docente.Tem
trabalhos publicados.
36. RUTH MARILDA FRICKE
Disc: Estatística e Probabilidade e II
Qual.Lic. em Pedagogia - hab. em Orientação Educacional, UNIJUl-
RS/77. Especialização em Metodologia da Pesquisa em Educa-
ção, UNIJUí-RS/79. Aperfeiçoamento em Estatística para do-
cente das Universidades do RGS, Fund. Centro Nacional de
Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional
Porto Alegre -RS, 1975. Mestrado em Estatística, UNICAMP
1990. Tem dois trabalhos publicados e 7 não publicados.
Possui experiência docente no 3º grau.
QUADRO II (Cont.)
37. SÉRGIO JOSÉ MELO DE ALNEIDA
Disc.Cálculo Numérico
Linguagem de Programação Tópicos Avançados em Informática II
Qual.Engenharia ElétricaEletrônica, FESP/PE, 1987. Mestrado
em Processamento da Informação. Possui experiência docente
e trabalhos publicados.
38. SÉRGIO LUIZ LEAL RODRIGUES
Disc: Direito Aplicado ã Informática
Qual.Bel. em Direito, UNIJUÍ, 1990.
39. SIKBERTO RENALDO MARKS
Disc: Teoria Geral de Sistemas
Sistemas Administrativos
Qual.Bel. em Administração, FIDENE, 1980. Especialização em
Administração da Produção, UFRJ. Cursando mestrado em
Administração área de concentração em Tecnologia Opera-
cional e Recursos Humanos, UFRGS. Possui experiência do-
cente e trabalhos publicados.
40. SUELI LUCCA PIZZUTTI
Disc: Contabilidade Geral
Qual.Bel. em Administração, UNIjul, 1980. Especialização em
Metodologia e Estratégia da Educação no Ensino Superior
de Contabilidade (360h). Possui experiência docente e
trabalhos publicados.
41. TÂNIA MICHEL PEREIRA
Disc: Matemática Financeira
Qual.Lic. em Ciências - hab. em Matemática, UNIJUl, 1981- Es-
pecialização em Matemática, UFSM, 1983. Especialização em
Ciências da Computação, 394h, Porto Alegre/RS. Possui ex-
periência no magistério superior ministrando a disciplina:
Matemática. Tem trabalhos publicados.
42. TEODORO CLEBSCH
Disc: Contabilidade de Custos
Qual.Bel. em Administração, FIDENE, 1978. Bel em Ciências Conta
beis, FIDENE,1982. Especialização em Administração,
APROCRUZ, 1978 (390h). Mestrado em Administração com área
de concentração em Contabilidade e Finanças, UFRGS, 1982.
QUADRO II (Cont.)
43. VALDIR BÕLICO ARAÚJO
Disc: Introdução ã Informática
Qual.Engenharia Mecânica, UFRGS, 1977. Mestrado em Engenharia
Mecânica área de Concentração em Fabricação Mecânica, 1980.
Possui experiencia.no magistério superior ministrando as
disciplinas: Materiais de Construção Mecânica; Metrologia
Processamento de Dados; Soldagem; Introdução ã Computação ;
Fundamentos da Conformação? Soldagens dos Metais; e Elemen-
tos de Máquina. Tem trabalho publicado.
44. VALENTINA FRACARO
Disc.Lógica
Qual.Lic. em Pedagogia - hab. em Administração Escolar, UNIJUl-1982.
Especialização em Filosofia - área de concentração em
Filosofia da Linguagem, 1985 (390 h). Possui experiência no
magistério superior ministrando as disciplinas: Introdução à
Filosofia; Antropologia Filosófica; e Estrutura e Funcio-
namento do Ensino de 1º e 2º Graus. Tem trabalhos publicados.
45. VANIR BURTET BRUM
Disc: Lingua Portuguesa
Qual.Lic. em Pedagogia, FFCL de IJuí-RS, 1966. Lic. em Letras ,
Univ. de Passo Fundo, 1972. Especialização em Metodologia do
Ensino Superior, FIDENE, 1976 (390h). Possui experiência do-
cente e trabalho publicado.
46. VITOR ROJAS TRICADO
Disc.Lógica
Filosofia Qual.Lic em Antropologia Social, Universidade do
Chile, Santiago
1973. Lic. em Filosofia, Universidade Católica do Chile ,
Santiago, 1979.Mestrado em Antroplogia Filosófica, 1981.
Possui experiência docente.
LABORATÓRIOS
O Curso de Bacharelado em Informática na UMIJUÍ conta
com cinco (05) laboratórios, dispostos com os seguintes equipamentos:
- Laboratório (01):
Oito (08) PC-XT, com 5 12 kilobytes (Kb) de memória RAM, e com 8
Meqahertz (MHz) de velocidade e dois (02) drives de 380 kilobytes
(Kb).
Uma impressora Emilia-PC com 240 cps,
- Laboratório (02):
Quatro (04) PC-XT, com 640 kilobytes (Kb) de memória RAM, e com 8
Meqahertz (MHz) de velocidade e dois (02) drives de 3 80 kilobytes
(Kb) .
Um (01) PC-XT, com 736 kilobytes (kb) de memória RAM, e com 10
Maqahertz (MHz) de velocidade e dois (02) drives de 360 Kilobytes
(kb).
Um (01) PC-XT, com 704 kilobytes (kb) de memória RAM, e com 8
Maqahertz (MHz) de velocidade e dois (02) drives de 360 Kilobytes
(kb).
Dois (02) PC-XT, com 704 kilobytes (kb) de memória RAM, e com 10
Maqahertz (MHz) de velocidade e dois (02) drives de 360 Kilobytes
(kb).
Um (01) UNIX (Motorola 88020), com 8 Megabytes (Mb) de memória RAM, e
com 20 Megahertz de velocidade e uma unidade de fita streamer de 32
Magabytes (DC 600A) , com um co-processador aritmético e com dezesseis
(16) saídas seriais (RS-2320C) usadas com dois (02) terminais seriais
e as outras saídas sendo usadas com PC-XT emulando terminais
(Tercem), uma impressora Emilia-PC (serial) com 240 cps.
Uma impressora Emilia-PC (paralela) com 240 cps.
Uma impressora Panasonic com 200 cps.
- Laboratório (03)
Um (01) VIX--3 (Intel 386), com 8 Megabytes (Mb) de memória RAM, e com
20 Megahertz (MHz) de velocidade e uma unidade de disco magnético de
1.2 Megabyte (Mb), com oito (08) terminais seriais (RS 232C), um (01)
console, e uma impressora Emilia-PC (paralela) de 240 cps.
- Laboratório (04)
Seis (08) PC-XT, com 512 Kilobytes
Meqahertz (MHz) de velocidade e dois
(Kb) .
(Kb) de memória RAM, com 10
(02) drives de 360 Kilobytes
Dois (02) PC-XT, com 512 Kilobytes <Kb) de memória RAM, com 8
Megahertz (MHz) de velocidade e dois (02) drives de 360 Kilobytes
(Kb).
Uma impressora Emília-PC (paralela) de 240 cps,
- Laboratório (05)
Um (0 1) VIX--3 (Intel 386), com 8 Megabytes (Mb) de memória RAM, e com
20 Megahertz (MHz) de velocidade e uma unidade de disco magnético de
1.2 Megabyte (Mb), com oito (08) terminais seriais (RS 232C), um (01)
console.
Um (01) Medidata (Intel 386), com 8 Megabytes (Mb) de memória RAM, e
com 25 Megahertz (MHz) de velocidade e uma unidade de disco magnético
de 1.2 Megabyte (Mb), com oito (08) terminais seriais (RS 232C), um
(0 1) console, uma impressora Emília-PC com 24 0 cps.
Um IBM 434 1, modelo 12, com 8 megabytes de memória RAM, seis (06)
unidades de disco 3350, duas (02) unidades de fita 34 10 e 3411, uma
controladora de discos 3830 e uma controladora de terminais 3274,
sistema operacional VM/SP.
Dispomos também dos seguintes softwares utilizados para o ensino:
VM/SP
COBOL
SQL
ISPF
OFFICE VISION
DISPLAY WRITE
WORD PERFECT
SAMPA
XENIX
C (PARA 3 86 DX)
D . O . S
QUATTRO PRO
VENTURA
DATAFLEX
LOTUS 1-2-3
PASCAL
- FORTRAN
- CSP
- QMF
- GDDM
- STAIRS
- TURBO C ++
- WORD
- COBOL 6 00
- 386/IX
- C ( p a r a e d x )
- OPEN ACCESS
- AUTOCAD
- ZIM
- WORKS
- PANGLOSS
RESUMO PEDIDO IBM - MICROS PS/2
MODELO
QUANTIDADE PROF. FIDENE TOTAL
OBSERVAÇÕES
8595-OLF 95-486 400 MB DX-2 25/50 MHz
8535-04; 35-386 SX - 1.44 - 40MB - 2/16M -
20MHz 8535-04.' 35-386 SX - 1.44 - 40MB - 2
/16M - 20MHz 8580-161 80-386 SX - 1.44 -
160MB - SCSI 4M-20MH2 8557-059 57 SLC -
160Mh SCSI 4M - 20MHz 8535-043 35-386 SX -
1.44 40MB - 2/16M - 20MHz 8535-043 35-386
SX - 1.44 40MB 2/16M - 20MHz 8535-043 35-
386 SX - 1.44 40MB 2/16M - 20 MHz 8557-055
57 SLC 80MH - SCSI - 4MB - 20MHz 8557-059
57 Sl.C 160MB - SCSI - 4MB - 20MHz 8558-
0
55
56 386 Sl.C - 80MB SCSI - 4MB - 20MHz 8550-
059 57 SLC - 160MB - SCSI - 4MB - 20MHz
8543-044 LAPTOP 386 SX - 2/1 8MB - 60MB -
1.4 8543-044 LAPTOP 386 SX 2/1 8MB - 60MB -
1.4 8543-044 LAPTOP 386 SX 2/18MB - 60MB -
1.4 8543-044 LAPTOP 386 SX 2/18MB - 60MB -
1.4 8556-055 56 386 SLC 80MB - SCSI 4MB -
20MHz 8557-259 57 SLC Multiroidia 160MB
SCSI
TOTAIS
54
4
04
01
06
01
05
01
09
01
01
98
0 1
25
04
05
22
08
70
10
145
0
1
54
39
04
05
22
08
70
04
01
0
6
01
01
15
01
09
01
01
24
3
Monito
r
Colorido mais CD ROM mais
capture
options+ Disco otico 3.5 + kit 2MH
Monitor co1orido + 2MB kit memória
Monitor colorido
Monitor colori do+ 4MB kit
memória
Monitor co1orido CD-ROM
Monitor monocromático
Monitor colorido
Monitor monocrormatico
Monitor co1oriso mais display stand
Monitor co1orido + disp1ay stand
Monitor colorido adaptador XGA
Monitor colorido texpansào
memória vida
Bacltcry
adapter+Trackpoint+Video 14
2 MB kit
memória+Trackpoint+Quick
4 MB kit memóriaa+Track point
+
Q
uic
k
Resumo IBM - Impressoras
MODELO ProT. FIDENE TOTAL Observações
2390-001 80 Col. 24
pinos Auto sheet feed
40
10
17
57
10
2391-001 132 colunas 24
pinos Auto sheet feed
41
16
20
14
61
30
TOTAIS ( Impressoras ) 81 37 118
Resumo IBM - Acessórios
MODELO Prof. FIDENE TOTAL Observaçòes
Rede TOKEN RING - Adaptador e Cabo
- Unid. acesso
- Patch cable
35
5
4
35
5
4
Drives internos - 5.25" (1.2 Mb) 4 4
Drives externos - 1.2 Mb
- 3 60 Kb
5
9
5
9
Knuilador terminais -
3278 - 3270
20
4
20
4
Scanner c/ adaptador 1 1
Obs. os equipamentos já se encontram à disposição dos alunos desde 1992.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05 de agosto de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 05/08/1993, REALIZADA ÀS 10 HORAS.
REUNIÃO ORNDINÁRIA DE......../1993.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Camará.
Sala Barreto Filho, em 05 de 08 de 1993.
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