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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL EDUCAÇÃO
INTERESIADO/MANTENEDORA UF
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GUAXUPE MG
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATOIR; SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
CÂMARA OU COMISSÀO
PARECER Nº373/93 CESU AFROVADO EM 03/06/93
PROCESSONº 23000.006005/91-71
1 I - RELATÓRIO
0 Presidente da Fundação Educacional de Guaxupé/MG encaminha a este Conselho
pedido de reconhecimento do curso de Administração, ministrado pela Faculdade
de Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis de Guaxupé, insta lada em
Guaxupé-MG.
0 referido curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 97.431, ie 05.01.89,
nos termos do Parecer CFE nº 1.166/88, com 80 vagas totais anuais iistribuídas
em duas turmas de 40 alunos cada.
Pela Portaria hQ 79/92 - SENESu/MEC foi designada Comissão Verifica iora
constituída pelos professores NERY PEULINELLI DA FONSECA e Q\RDOS MAURÍCIO
l/^IEIRA, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais e pelo TAE JOÃO BATISTA
pUGLIELMELI DA DEMEC/MG, para verificar as condições para o reconhecimento do
curso e apresentar relatório.
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da Comissão
/edificadora, informamos o que segue:
L. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
L.l Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Para fiscal
A Fundação Educacional de Guaxupé com sede e foro em Guaxupé-MG é ama entidade
jurídica de direito privado, e encontra-se registrada no Cartório ie Registro
Civil de Pessoas Jurídicas em 03/03/67, a fl. 135, do Livro A.
Com relação a situação fiscal e para fiscal a Comissão informa que /verificou a
regularidade da seguinte documentação:
"a) documentos de arrecadação de receitas (Ministério da Fazenda)
b) CGC da Fundação: 20.773.214/0001-08
1 . CGC da Faculdade de Ciências Administrativas Econômicas e Con-
tábeis de Guaxupé: 20.773.214/0004-50;
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MEC/CEF
PARECER Nº
PROC. Nº
c) guias de recolhimento do INSS, FGTS e PIS;
d) FINSOCIAL: Isenta;
e) Prefeitura Municipal: Isenção de tributos
f) Secretaria Estadual da Fazenda: Isenção total de tributos
g) contribuições sindicais (patronal e empregados)
h) inscrição Estadual, IPTU e ISS: Isenta
i) registro de empregados."
1.2 Situação Economica-Financeira
Não constam dos autos os Balanços Patrimoniais e as De -
monstrações de Resultados do último triênio.
Sobre este item, a Comissão informa:
- Patrimônio: Cr$415.580.982,20
- Passivo (impostos, salários, encargos diversos, etc)
Cr$61.777.906,00
- Patrimônio Líquido: Cr$353.803.076,29
- Índice de Liquidez corrente: 6,30
- Grau de Endividamento: 0,15
- Grau de imobilização: 0,05 ^
OBS: DadoS referentes ao exercício anterior.
1.3 Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos
A Fundação Educacional de Guaxupé mantém os seguintes
estabelecimentos de ensino/cursos:
- Fac. Ciências Administrativas e Contábeis de Guaxupé
. Administração - AG (Aut.) - 8 0 vagas
. Ciências Contábeis - (Aut.) - 60 vagas
- Fac. de Filosofia , Ciências e Letras de Guaxupé
. Ciências - 1º Grau; B ; F; M; Q (Rec.) - 200 vagas
. Geografia (Rec.) - 80 vagas
. História (Rec.) - 80 vagas
. Letras - P/F; P/J; (Rec.) - 100 vagas
. Pedagogia - MMP 2°, AE; OE; IE_(Rec.) 80 vagas
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2. DADOS SOBRE A ESCOLA / CURSO
2.1 Infra-Estrutura Física
Com relação a este item, a Comissão informa:
Faculdade encontra-se localizada no perímetro urbano,
em área de fácil acesso.
É dotada de boas instalações, as quais atendem de forma
plena às atividades fim da instituição. Parte das edi-
ficações são alugadas da Mitra Diocesana Guaxupé, até
199 5 e, parte são de propriedade da mantenedora.. As
instalações gerais são boas (salas de administração
áreas de lazer e esportes, salas de serviços
especializados e instalações sanitárias), atendem
plenamente as suas finalidades. A Instituição possui as
seguintes dependências:
- Salas de aulas convencionais: 37
- Sala ambiente: Instituto de Pesquisa
Sala de Vídeo
Sala de Leitura (2)
Sala Orientação Educacional
- Laboratórios: 04
- Capela: 01
- Sala Fundação: 03
- Diretoria Geral: 01
- Diretoria FACEG: 01
- Diretoria FAFIG: 01
- Diretoria D. Inácio: 01
- Salci Coordenadoria: 01
- Sala de Professores: 03
- Secretaria Geral: 01
- Secretaria D. Inácio: 01
- Contadoria: 01
- Tesouraria: 01
- Salas de Espera: 03
- Almoxarifado: 01
- Arquivo Definitivo - 02 (Secretaria e Contadoria)
- Salão Nobre: 01
- Biblioteca: 01
- Sala Centro Acadêmico FACEG: 01
- Sala Centro Acadêmico FAFIG: 01
I
- Cantina: 01 I
- Cozinha: 04 ,
- Apartamento Professores: 14
- Sanitários: 11 (06 fem. e 05 masc.)
- Sanitários Professores: 02 (01 fem. e 01 masc.)
- Depósitos: 09
- Hall: 08
- Corredores Circulação: 11
-
Porv.c.ria: 01
- Sacadas: 05
2.2 Biblioteca
Sobre a biblioteca, a Comissão relata:
Possui bom espaço físico, dividido em sete am-
bientes, sendo dois para consulta e acervo, um
para mapoteca, um para serviços técnicos, um pa
ra sanitários, um para depósito e um espaço pa-ra
video, o que satisfaz plenamente aos s.eus '
consulentes.
Constatamos o seguinte acervo:
Títulos - 13,884 Exemplares -
24.377 Periódicos: Títulos -
544 Exemplares - 8.244 Parte
específica de Administração:
Títulos - 1.121 Exemplares -
1.800
Os livros estão catalogados dentro das normas de
catalogação, sendo adotada a catalogação
DEWEY.
A biblioteca é atendida por quatro funcionárias,
além da bibliotecária chefe, devidamente habili-
tada (curso de Biblioteconomia pela UFMG).
- A biblioteca presta aos professores e alunos os servi_
ços normais e essenciais de tal tipo de atividade, fa-
zendo empréstimos ao público interno (professores e
alunos), podendo ser utilizada pela comunidade (con-
sultas) .
- Funciona no horário:
8:00 às 11:00 horas
13:00 às 16:00 horas
19:00 às 22:00 horas
- A atualização de seu acerve é feita de forma regular
e constante.
2.3 Outras Informações
A Comissão Verificadora presta, ainda, as seguintes in
formações sobre o estabelecimento de ensino:
- ALDNADO (situação atual)
a) Índice de freqüência às aulas: 90%
b) índice de aproveitamento escolar: 85%
c) Nível de participação nos órgãos colegiados da ins-
tituição:
- na Congregação - 01
- no Conselho Departamental - 01
- nos Departamentos - 01
d) O Diretório Acadêmico está regularmente organizado e
em pleno funcionamento.
- Na reunião que realizamos com os representantes dos alunos,
fizemos as seguintes constatações:
Que o alunado tem conhecimento do Regimento do es-
tabelecimento, bem como das Resoluções e Portarias
baixadas pelos órgãos dirigentes; • Que eles se fazem
representar nos órgãos colegiados | do estabelecimento da
sua filosofia de atuação e dos objetivos a serem
atingidos;
. Que têm conhecimento dos programas das disciplinas do
curso;
.Que sabem da obrigatoriedade de freqüência às aulas e do
comparecimento nas avaliações que são efetuadas em cada
disciplina do curso;
, Que recebem assistência dos professores em períodos
extra sala de aula; e,
,Que o curso se desenvolve com normalidade e tem sido
muito proveitoso para aprendizagem da profissão que
escolheram e tem produzido impacto favorável junto a
comunidade local.
b) Transferência recebida e expedida:
- Em 1992 a lES não recebeu nenhum aluno '
transferido para o curso objeto de reconhe-
cimento.
- Em 1992 a IES expediu duas transferências
para a 3â série do curso de Administração
para a Universidade Paulista e Faculdade de
Administração Álvares Penteado em São Paulo-
SP.
c) Dependência:
O controle das dependências é feito em hora-
rio especial das disciplinas e lançamento ' em
Diário de Classe, independente dos alunos
regularmente matriculados, evitando-se o
choque de horário.
d) Livros de Resultados Finais: Apresentam-se
regularmente escriturados.
e) Ponto:
O registro de freqüência dos docentes, bem como
dos funcionários administrativos da '
Instituição é feito através de CARTÕES DE PONTO
que se encontram regulares.
f) Grade Horária:
Analisando a Grade Horária do curso de Admi-
nistração observamos a regularidade da dis-
tribuição das disciplinas durante a semana de
forma equilibrada e atendendo as especi-
ficações curriculares.
g) Calendário Escolar:
O Calendário Escolar para o ano de 1992 foi
analisado e considerado regular, com 205 ' dias
úteis.
h) Diários de Classe:
Os Diários de Classe permanecem na
IES em ' escaninho,. na sala dos professores,
indivi-dual e fechado, ficando uma chave com o
pro fessor da disciplina e outra na Secretaria,
para controle e fiscalização.
i) Pastas individuais dos alunos matriculados: A
documentação é guardada em pastas suspensas, em
arquivo tipo gaveteiro, em boa condição de
segurança.
j) Disciplina Educação Física:
A IES ministra a disciplina Educação Física,
como prática desportiva, em área própria.
Para os alunos dispensados da prática de Edu
cação Física, de acordo com a lei, são ane-
xados na pasta individual do aluno a decla-
ração da empresa em que trabalha ou cópia do
contrato registrado na Carteira Funcional.
- REGISTROS ESCOLARES
Com relação aos registros escolares, informamos;
a) estão racionalmente organizados;
b) encontram-se atualizados;
c) os seus usuários têm fácil acesso aos mes-
mos ;
d) os responsáveis pela sua escrituração são
pessoas qualificadas e responsáveis;
- ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA
A entidade mantenedora mantém sobre a direção e órgãos
colegiados do estabelecimento um controle constante e,
as relações entre a mantenedora e a instituição de en-
sino se desenvolvem em clima cordial, de respeito às '
respectivas atribuições.
Existe constante interação entre a direção da institui
ção e a mantenedora, sendo que esta participa de forma
ativa na solução dos problemas administrativos e mantém
constante controle sobre a parte financeira. O
relacionamento existente entre:
a) diretores e alunos muito bom
b) diretores e professores: excelente
c) diretores e mantenedora: perfeito
d) diretores e DEMEC: cordial
e) professores e alunos: muito bom
MEC/CEF PARECER Nº PROCESSO N°
O funcionamento dos colegiados previsto no Regimento se
caracteriza por:
a) reuniões:
- da Congregação: ocorrem de forma freqüente de con-
formidade com o Regimento interno (quatro a
sete por ano).
- do Departamento: ocorrem de forma regular, aten-
dendo ao preceituado no Regimento interno.
- do Conselho Departamental: são feitas em conformi-
dade com o Regimento interno.
b) presença de membros: i Em
todas as atas dos órgãos colegiados constatamos | que as
reuniões são realizadas com número regimental de comparecimento,
sendo as mesmas assinadas ' por todos os presentes.
c) principais assuntos tratados:
A predominância dos assuntos é relativa a parte acadêmica.
A coordenação didático-pedagógica para o curso em tela,
caracteriza-se por uma atuação constante, através de ' seminários,
cursos, palestras e assistência direta a ' professores e alunos,
para casos específicos.
- PLANO ANUAL DE APLICAÇAO DE RECURSOS FINANCEIROS
Contatamos as seguintes destinações de recursos finan""-ceiros:
- HISTÓRICO E PROSPECTIVA
A faculdade em tela recebeu verificação para funciona-
mento em outubro de 198 8, tendo iniciado suas ativida-des
acadêmicas a partir de 19 89, estando atualmente com uma
turma de cada série do curso de Administração. A
instituição em seu todo (Fundação Educacional Guaxu-pé),
não sofreu no decorrer de sua existência (28 anos),
qualquer ato de natureza corretiva, o que comprova o
grande grau de seriedade pelo qual é tratado o ensino em
seu âmbito.
Nas entrevistas realizadas com os corpos docente e dis-
cente pudemos constatar o entusiasmo e grau de seriedade
com que tratam o curso objeto desta verificação.
Constatamos, ainda, nas citadas entrevistas, que a comu-
nidade local reconhece e estimula o curso de Administra-
ção como sendo de grande utilidade para a mesma.'
3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1 Funcionamento e Estrutura Curricular
O curso de Administração foi autorizado a funcionar pelo
Decreto nº 97.431, de 05.01.89, com base no Parecer CFE nº 1.166/88 ,
com 80 vagas totais anuais, distribuídas em duas turmas de 40 alunos
cada. Funciona no turno da noite.
Os dados referentes aos vestibulares realizados e as
matrículas constam do quadro que segue:
VESTIBULAR
MATRÍCULA ANO
VAGAS INSCRITOS CAND/VAGAS INICIAL FINAL
1989 80 143 1,78 80 65
1990 80 108 1,30 140 96
19910^ 80 66 0,82 * *
)
28 15 0,53 * *
Fonte:fIs. 22/29 do vol. principal
(*) Não constado quadro das fls. 24 do vol. principal.
Sobre a composição das turmas, a Comissão informa:
Ano
l
a
2S 3a
1989 80 ^
1990 80 57
^
1991 57 44 41
_
1992 76 24 33 35
Os valores cobrados pelas mensalidades foram as seguin
tes:
1992
Janeiro Cr$ 47.284,55
Março Cr$ 56.920,00
Abril Cr$ 64.800,00
Maio Cr$ 76.800,00
Junho Cr$ 109.000,00
Agosto Cr$ 155.000,00
Setembro Cr$ 155.000,00
O curso adota o regime de matrícula seriado anual e a
sua carga horária obrigatória de 3.090 h/a acrescidas de 60 h/a de
EPB, 60 h/a de EF, perfazendo assim um total de 3.210 h/a. a integra.
lização da carga horária se dá em um mínimo de 04 e um máximo de 07
anos letivos,
O currículo pleno oferecido integra o Quadro I desta
informação.
Sobre o currículo, a Comissão assim se expressa:
ff- ,
- -
- O currículo adotado atende as exigências mínimas do
CFE para Administração, complementando-o com disci-
plinas que possuem cunho regional, todas elas obri-
gatórias .
O seu escalonamento está feito de forma lógica, o
que vem atender aos seus objetivos, atendendo às
exigências legais.
Com relação aos programas que são cumpridos anual-
mente atendem âs suas finalidades (Anexo nº 01),
- O acompanhamento da execução do currículo é feito
pela chefia do Departamento, inclusive visando men-
salmente os Diários de Classe.
Em outro ponto de seu relatório, a Comissão comenta:
FiZemos minucioso exame no elenco de disciplinas que ' compõem o
currículo do curso em exame, tendo constatá-lo com o mesmo atende
às exigências legais e possui ' complementação de disciplinas que
conferem ao mesmo cunho com ênfase ã Administração Rural. O elenco
de ' disciplinas constante do Processo em pauta está em vigor e, as
mesmas estão distribuídas de forma quantitativa no horário de aulas
( de segunda-feira a sábado)
A Comissão informa ainda que o Estágio é obrigatório e
acrescenta:
o curso em questão não comporta laboratórios '
e/ou oficinas.
O mesmo possui um setor destinado a promover o
estar de alunos junto as empresas sediadas na' loca.;!
.1 da de.
A instituição possui professor com o encargo de
supervisionar o estágio obrigatório
3.2 Corpo Docente
Conforme relação apresentada, o corpo docente do curso i
constituído por 33 professores com o seguinte perfil: 02 com Mestrado
15 com Especialização; 01 cursando Especialização e 15 com graduação
destes 33, 15 são aprovados pelo CFE e 15 tiveram despacho de aprova-
cão pela DEMEC/MG. '
A relação do corpo docente constitui o Quadro II desta
informação..
SOBRE ESTE item a Comissão informa:
f
- Os professores a seguir
indicados, constantes do Pro
cesso de Reconhecimento, não mais atuam na institui-
ção:
- Ailton Paulino dos Santos;
- Anésio Teixeira Lemos;
- António Carlos Rossetti;
- Carlos Augusto Rissardi;
- Celso Ferraz de Araújo;
- Douglas Benedicto Couto Pasqua;
- Fernando Pasqua;
- José Carlos Gonçalves;
- Luciano Aparecido de Oliveira;
- Orlando Carlos Editore;
- Romeu José de Miranda e
- Ronaldo Castro Pellozo.
- No exame efetuado constatamos que a capacitação do
Corpo Docente é muito boa, tendo a seguinte composi-
ção:
CORPO DOCENTE
-—- _
QUALIFICAÇÃO ACADÉMICA ADMINISTRAÇÃO
PROFISSIONAL
Com Mestrado 01
Com especialização 19
Cora Graduação 13
Total 33
A Comissão apresenta o quadro que segue, sobre os
locais de residência dos professores.
NÚMERO DE PROFESSORES » -------------------------
RESIDÊNCIA DOS PROFESSORES
DISTÂNCIA
23
Guaxupé - MG -
...
04
Guaranésia - MG 15 KM
02 Muzambinho - MG 2 8 KM
01 Monte Santo de Minas - MG 42 KM
01 Mococa - SP 48 KM
01 São José do Rio Pardo - SP 40 KM
01 Mogi-Mirim - SP 156 KM
Obs.: A Escola oferece alojamento e ajuda de custo aos professores de fora.
MEC/CFE PARECER N°
PROC N°
A Comissão acrescenta, ainda, que:
Fizemos uma reunião com os professores do curso em pauta, com
um comparecimento de 80% dos docentes, no dia 17.09 do
corrente ano, a partir das 20:30 horas, ocasião na qual
constatamos o seguinte:
a) Que os professores têm conhecimento do Regimento da
Instituição, bem como das Resoluções internas e
Portarias baixadas pelos órgãos dirigentes;
b) Que eles se fazem representar nos órgãos colegiados da
Instituição e que estão plenamente inteirados da sua
filosofia de atuação e dos objetivos a serem alcançados;
c) Que os Professores se reúnem anualmente em simpósios e
que em tais encontros discutem a respeito dos programas
das disciplinas, sua intercomplemeiatariedade,
integração e bibliografia a ser adotada;
d) Que as emendas e programas das disciplinas minis-tradas
no curso são elaborados pelos respectivos professores e
submetidos ã aprovações do Departamento. Eles são
revistos anualmente, para que se tenha uma constante
atualização;
e) Que a observação de pré-requisitos inexiste por ser
observado o regime seriado;
f) Que o assessoramento didático-pedagógico oferecido ao
Corpo Docente é feito de forma regular, ' através de
cursos, seminários e palestras;
g) Que o Departamento não exerce nenhum tipo de controle
com referência às questões das avaliações (provas) dos
alunos, a não ser com referência a sua consonância com
os programas lecionados;
h) Que indagados se a instituição estimula o aperfeI-
çoamento, especialização e/ou reciclagem para os
docentes, recebemos resposta afirmativa; e,
i) Que os docentes prestam assistência extra sala de aula
aos alunos quando, pelos mesmos, solicitados.
MEC/CFE
PARECER
PROCESSO N°
4. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos se-
guintes termos:
. CONSIDERAÇÕES GERAIS
- O estágio obrigatório possui regulamento, está sendo
cumprido com regularidade e, a respeito do mesmo fize-
mos sugestões no sentido de seu aprimoramento;
- O mobiliário e equipamentos existentes são de excelente
qualidade e suficientes;
- Constatamos ser normal e regular o controle da freqüên-
cia dos alunos, efetuado pelos professores nos "Diários
de Classe";
- declaração de utilidade pública à Fundação Educacional
de Guaxupé - Decreto- (Federal) nº 87.741/82, mantida por
Decreto de 27.05.92 e Lei (Municipal) ns 492/92.
CONCLUSÃO
Face ao exposto neste Relatório, a Comissão Verificadora en
tende, S.M.J., que o curso de Administração da Faculdade de
Ciências Administrativas, Econômicas e Contábeis de Guaxupi,
sediada em Guaxupé-MG, da Fundação Educacional Guaxupé,
oferece condições de reconhecimento pelo Egrégio Conselho
Federal de Educação.A"
Com os anexos: Quadro I e II
II_VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao reconhecimento do curso
de Administração, ministrado pela Faculdade de Ciências
Administrativas,Econômicas e Contábeis de Guaxupé, insta_
lada em Guaxupé-MG, com 80 vagas totais anuais,distribui^
das em duas turmas. _____
QUADRO r
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS
lâ Série
CARGA HORÁRIA
Contabilidade Geral I
Instituição do Direito Público e
Privado
Matemática
Português
Teoria Geral da Administração
Teoria Econômica
Estudo de Problemas Brasileiro
Educação Física
150
090
120
060
120
120 660
060
030 750
DISCIPLINAS
2ã Série
CARGA HORARIA
Armazenamento e Escoamento da Produção
Economia Brasileira
Contabilidade Comercial
Contabilidade Pastorial
Lógica e Metodologia Científica
Estatística
Recursos Naturais e Estudos Regionais
Matemática Financeira
Sociologia (Aplicada ã Administração)
Direito Administrativo
História Econ. e Gerai do Brasil
Educação Física
060
060
060
060
060
120
060
060
090
060
060 750
030 730
QUADRO I (Cont.)
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS
3a Série
CARGA HORÁRIA
Cooperativismo
Contabilidade de Custos
Processamento de Dados
Legislação Tributária
Contabilidade Agrícola
Legislação Social
Psicologia (Aplicada ã Administração)
Administração de Material
Comunicação Rural
Sociologia Rural
060 120 120 060
060 060 090 060
060 060
750
DISCIPLINAS
4â Série
CARGA HORÁRIA
Administração Rural Administração
Fin. e Orçamento Informática Aplicada
a Administração de Pessoal
Administração de Produção
Administração de Vendas Informática e
sociedade Auditoria e Análise de
Balanço Estágio Supervisionado
090 090
060 090 120 060
060 090 270
930
Tempo útil:
Tempo Total:
Integralização:
1
--------------------------
3.090 h/a
3.210 h/a
Mínimo de quatro (4)
Máximo de sete (7)
anos letivos.
QUADRO II
CORPO DOCENTE
Ol.ALCIONE JORGE CENTENO BALDINI
DlSC.Processamento de Dados Informática e Sociedade
Informática Aplicada à Administração QUAL:Graduado em
Engenharia Mecânica pela UFMG-1982
Pós-Graduação "Lato Sensu" em Engenharia de Computação, São José dos Campos.
Possui vários cursos de Especialização.
Freqüentando o curso de Metodologia do Ensino Superior na FAFIG Aprovado pelo CFE para as disciplinas
Processamento de Dados e Informática e Sociedade, pelos Pareceres 510/87; 923/87 e 453/88. ACEITO
02.ANÉSIO TEIXEIRA LEMOS
DISC:Administração da Produção
QUAL:Bel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Divinópolis-MG. Especialização
em Administração Hospitalar pela Fundação Ezequiel Dias-Especialização em Administração da Produção e
Materiais pela UNICAMP-1989.
Possui os seguintes pareceres do CFE: para Teoria Geral de Administração-510/87, para
Administração da Produção, 453/88, para Administração de Vendas, 453/88. ACEITO
03 .ANTÓNIO CARLOS PEREIRA
DISC:Contabilidade Geral
Contabilidade Agrícola e
Contabilidade Pastoril
QUAL:Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia de São João da Boa
Vista/SP.Bacharel em Administração pela mesma Faculdade-1984.Pós-Graduação "Lato Sensu"em
Magistério do 3 o. grau, Administração Financeira de Empresas(centro de interesse 1986-UNAERP-
Ribeirão Preto/SP e Gestão Empresarial, Faculdade de Administração e Economia de São João da Boa
Vista-SP 1987 e 1988.Aprovado pelo CFE para as disciplinas, Contabilidade Geral, Prática Contábil,
Contabilidade Agrícola e Pastoril(Pareres 510/87; 923/87 e 453/88).
ACEITO
04.ANTONIO CARLOS PINHEIRO
DISC:Estágio Supervisionado
QUAL:Bel. em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
PUCCAMP.Especialização em Finanças das Empresas pela UCC.
Possui os seguintes pareceres:para Contabilidade de Custos:510/87, para Auditoria e Análise
de Balanços, 453/88, para estágio Supervisionado, 453/88.
ACEITO
05..ANTONIO ROBERTO EZAU DOS SANTOS
DISC:Lógica e Metodologia Científica
QUALiLicenc. em Teologia pela PUC/SP-1961.Licenciado em História Eclesiástica pela
Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália-1964.Licenciado em Filosofia, FFCL de Mogi das
Cruzes-SP-1970.Licenciado em História FFCL de Guaxupé-MG-1971.Licenciado em Pedagogia,
1979.Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade de Direito de São João da Boa Vista/SP,
1980.Pós-Graduação "Lato-Sensu"em História, FFCL de Guaxupé de 1982 a julho de 1990.Diretor da
FACEG de 1988 a julho de 1990. Diretor do Colégio Dom Inácio de 1984 a julho de 1990.Diretor Geral das
Escolas da Fundação Educacional Guaxupé, desde julho de 1990.Vasta experiência de magistério no ensino
de lo,2o e 3o graus.Tem publicados os livros: um critério para História; Filosofia da Educação e Impacto do
Futuro.Aprovações do CFE - Introdução ao Estudo da História e História Antiga e Medieval (Par.494/70,
312/71-Lógica e Metodologia Científica(Pareceres: 510/87, 923/87 e 453/88);Língua Latina(PEMEC-MG
Desp.01/89).
ACEITO
06.BRASILIANO SANTANA
DISC:Estudo de Problemas Brasileiros
QUAL:Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói-RJ
Aprovado pelo CFE pelo Parecer 366/91 para Estudos de Problemas Brasileiros.
ACEITO
07.DGENEY DINIZ DE MELO
DISC:Teoria Econômica Economia Brasileira Recursos Naturais e Estudos Regionais QUAL:Bel. em
Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas de São João da Boa Vista/SP.Pós-Graduado
em Teoria Econômica.Possui pareceres do CFE, nos.510/87 para Teoria econômica e Economia Brasileira,
453/88, Recursos Naturais e Estudos Regionais. ACEITO
08.CÉLIA CAMILO MUCHATTE TRENTO
DISC: Sociologia Aplicada à Administração
QUAL:Bacharel em Serviço Social pela PUC/SP-1982.Pós-Graduação em Serviço Social,
pela PUCCAMP/Campinas SP-360 h/a.Possui cursos de Extensão Universitária e participação em
seminários e congressos na sua área de atuação.Assistente Social concursada do Posto de Saúde de
Guaxupé; Assistente Social da APAE e SOS da mesma cidade. Experiência de magistério de ensino de lo. e
2o. e 3o. graus. Aprovada para as disciplinas Sociologia Geral e Sociologia da Educação-DEMEC-MG-
Desp.85/88.
ACEITA
09.CELSO ANTÓNIO SPAGL\RI DE SOUZA
DISC:Comunicação Rural
Sociologia Rural
QUAL:Engenheiro Agrônomo- Escola Superior de Agricultura de Lavras-MG-
1980.Licenciado no curso de Formação de Professores da Parte Especial do currículo do Ensino de 2o. grau
pela mesma Escola em I984.Licenciado em Pedagogia(orientação Educacional e Magistério das Matérias
Pedagógicas do 2o. grau)FAFIG-1986.Licenciado em Letras(Português-Inglês)FAFIG-1990.Especialização
em tutoria à Distância sobre Defensivos Agrícolas, sua utilização, Toxicologia e Legislação Específica-
CAPES/SESu-Brasília-400 horas.Especialização em Tutoria à Distância em Sementes-CETREISEM-435
horas.Vários cursos de extensão como:Microbiologia do Solo, Engenharia Rural, Preparação e Capacitação
de Engenheiros Agrónomos, Defensivos Agrícolas, Capacitação Apícola, etc.Participação efetíva em
Congresso, jornadas, encontros sobre assuntos rurais e agrícolas. Monitor do Departamento de Biologia da
ESAL da cadeira de Toxonomia Vegetal de 1979 a 1980.Experiência de magistério de 2o. grau e Ensino
Superior. Aprovado pela DEMEC/MG, Despacho no. 468/91.
ACEITO PARA ESTE CURSO
lO.FRANCISCO DE SOUZA MARQUES
DISC:Direito Administrativo-
Administração de Pessoal
Administração de Material
QUAL:"Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São João da
Boa Vista/SP.Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de São
João da Boa Vista-SP. Secretário da Fundação Educacional Guaxupé, 1979/1981.Professor de Direito e
Legislação na Academia de Comércio de São José desde 1978.Participação em Temas Jurídicos e encontros
Regionais de Estudos Jurídicos-Serventuários da Justiça no Cartório do 2o. Ofício do Judicial e Notas com
prática nos serviços Judicial e Notarial.Aprovações do CFE-Direito Administrativo(Parecer 510/87);
Administração de Pessoal/Administração de Material(Parecer 453/88).
ACEITO
ll.FREDERICO HEYDEN
DISC:Matemática Financeira
QUAL; Cirurgião Dentista, pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas-
MG.Licenciado em Matemática pela FFCL de Guaxupé, 1969.Licenciado em Ciências pela FFCL de
Guaxupé, 1979.Pós-Graduado em Tutoria em Cálculo e Álgebra Linear, CAPES-DF(450
h/a).Especialização em Matemática pela FAFIG em 1974(180 h/a)."Lato-Sensu"em Matemática pela FAFIG
em 1981(360 h/a).Vários cursos de extensão universitária em sua área de atuação. Grande experiência de
Magistério de lo. e 2o. graus e Ensino Superior.Participação em Congressos, Seminários e Semanas
Culturais. Aprovações do CFE: Cálculo Diferencial e Integral(Par.3.977/74).Análise
Matemática(Par.3.461/75).Prática de Ensino de Matemática(par.2.112/76).Matemática
Financeira/Estatística(Pareceres 510/87; 923/87 e 435/88).
ACEITO
12.GILBERT0 PEREIRA DE MELLO
DISC: Contabilidade de Custos
Auditoria e Análise de Balanços I e II QUAL:Bacharel em
Ciências Contábeis por São João da Boa Vista/SP.
Pós-Graduado "Lato-Sensu"em Contabilidade e Auditoria, pela Faculdade de Administração e
Ciências Económicas Santana-SP.Aprovado pela DEMEC/MG, pelo Despacho no.90/92. ACEITO
13.JAIR0 PEDRO CARDOSO
DISC:Admimstração Financeira e Orçamento
QUAL:Bel. em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São João da
Boa Vista-1978.Especialização em Contabilidade e Análise de Balanços-UNAERP 1985.
Possui os seguintes Pareceres do CFE:para Economia Brasileira, Teoria Econômica e Prática
Contábil-510/87, Teoria Econômica-923/87, Teoria Econômica, Economia Brasileira e Administração
Financeira e Orçamento-453/88.
ACEITO
14.JOSE ANTÓNIO DE SOUZA
DISC:Armazenamento e Escoamento da Produção
Economia Brasileira Teoria Econômica
QUAL:BachareI em Ciências Econômicas, Fundação :Álvares Penteado", São Paulo/SP-
1977.Mestrado em Economia pela universidade de Londres, Fac. de Economia de Londres-Inglaterra-
1987.Especialista em Promoção Comercial Internacional, Centro de Treinamento para o Desenvolvimento
Econômico, CENDEC, Instituto de Planejamento Econômico e Social-Secretaria de Planejamento da
Presidência da República e Ministério das Relações Exteriores-Brasília-DF, 1980.Assitente Administrativo-
Embaixada do Brasil-Comissão Aeronáutica ló.Great James Street-London WCIB-England de 1983 a
outubro de 1987.Assistente Técnico de Exportação-Embaixada do Brasil Setor comercial- de julho de 1980 a
julho de 1982.Analista financeiro COSIPA-São Paulo de 1977 a fevereiro de 1980-Assistente de Pesquisa e
Planejamento do Estado de São paulo-SP,Capital, de fevereiro de 1973 a fevereiro de 1974.Assessor da
Diretoria Executiva da COOXUPÉ desde novembro de 1987.Aprovado pela DEMEC/MG, despacho
no.92/92.
ACEITO
15.JOSÉ CARLOS GONÇALVES
DISC: Administração Rural e
Cooperativismo
QUAL:Bel. em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São João da
Boa Vista-1975 .Especialização em Administração de empresas com interesse Administração fmanceira-
UNAERP-I983-Especialização em Formação de Administradores de cooperativas Rurais-ESAL-I973.Possui
os seguintes Pareceres do CFE:Teoria Geral da Administração, Administração Rural -510/87,
Armazenamento e Escoamento da Produção, Cooperativismo e Administração Rural,453/88.
ACEITO
16.JOSÉ RUBENS DIAS
DISC:Legislação Social e Estágio Supervisionado
QUAL:Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Fac. de Direito de São João da Boa
Vista-SP, 1980.Freqüentando Pós-graduação "Lato-Sensu"em Metodologia do Ensino Superior, pela FFCL
de Guaxupé, 1991.Possui vários cursos de extensão nas áreas de Legislação Fiscal, Correção Montaria
Integral das Demonstrações Financeiras de empresas, comércio Exterior, Contabilidade e Demonstrações
Financeiras, Escrituração Fiscal por processamento Eletrônico de Dados sob Ótica Fiscal. Advogado
Militante. Gerente de Contabilidade e advogado tributário na Exportadora de Café Guaxupé Ltda e demais
empresas so Grupo Olavo Barbosa-Guaxupé-MG.Aprovado pelo Parecer CFE no.366/9I-Direito
Tributário/Legislação Social.
ACEITO
17.JURANDIR AMÉRICO CORRÊA
DISC:Legislação Tributária
QUAL:Bacharel em Ciências Econômicas, Fac. de Ciências Econômicas de Ribeirão
Preto/SP, 1965-Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade de São João da Boa Vista/SP-1975 .Foi
contador Geral da Prefeitura Municipal de Guaxupé.Foi Assessor Técnico da Câmara Municipal de
Guaxupé(1964/1978)Secretário da 57a. Bus Seção da OAB, em Guaxupé, desde 1983.Foi Professor de
Contabilidade Pública, Industrial, Agrícola e Mercantil na Academia de Comércio de São José -
Guaxupé/MG de I959/I973. Freqüentou vários cursos na área de Contabilidade Pública.Aprovado pelo
CFE:Parecer 5 lO/87-Direito Tributário, Parecer 923/87-Direito Tributário, Parecer 453/88-Legislação
Tributária.
ACEITO
18.LUCAS RICARDO RIBEIRO
DISC:Institnição do Direito Público e Privado
Direito Comercial
QUAL: Bacharel em Direito, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Belo
Horizonte, 1986.Especialização em Direito de Empresas pelas mesmas Faculdades.Freqüentando a Pós-
Graduação Metodologia do Ensino Superior, FAFIG/1991.Possui cursos de extensão e participação em
congressos e Jornadas sobre estudos Jurídicos. Possui escritório de advocacia em Guaxupé-
MG.Experiências de Magistério de 2°. grau e Ensino Superior.Atual vice-diretor e coordenador do
Departamento de Ciências Econômicas e Sociais da Faculdade de Ciências Administrativa, Econômicas e
Contábeis de Guaxupé.Advogado credenciado do Banco do Estado de Minas Gerais.Aprovado pelo CFE
pelo Parecer 366/91-Instituição de Direito Público e Privado.
ACEITO para Instituição de Direito Público e Privado
ACEITO para este curso, para Direito Comercial
19. 0rlando Carlos Editore
DISC: Teoria Geral da Administração
QUAL: Bel. em Administração de Empresas pela FGV.
Possuiu experiência docente e profissional na área da Disciplina para a qual está indicado.Possui
parecer do CFE, nos. 510/87, 923/87 e 453/88. ACEITO
20.ROMEU JOSÉ DE MIRANDA
DISC:Psicologia Aplicada à Administração
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Mogi das Cruzes-São Paulo-1970;Seminário
Maior deRio Claro/SP.Possui parecer 510/87 e 453/88, para a disciplina. ACEITO
21,MARCOS VENÍCIO PEREIRA VILHENA
DISC:Matemática e Estatística
QUAL:Engenheiro Civil, pela Faculdade de Engenharia de Alfenas/MG.
Licenciado em Ciências pela FFCL de Guaxupé, 1984.Licenciado em Matemática
pela mesma Faculdade, 1986. Curso de Pó-Graduação "Lato-Sensu"em Didática e Planejamento do Ensino
Superior, FF de Passos.Possui experiências de magistério de lº. e 2º. graus e Ensino Superior.Engenheiro
Civil da EMERA(Estruturas Metálicas e Serralheria Ltda.) e AMOG (Associação dos Municípios da
microregião da Baixa mogiana. Engenheiro Civil desde 1987.Aprovado para as disciplinas: Matemática,
Análise Matemática, Matemática Aplicada e Algebra-DEMEC-MG(desp. 110/88).Aprovado pelo CFE
parecer no.366/91-Matemática e Estatística.
ACEITO
22. MARIA JOSÉ DE SOUZA
DISC:Sociologia rural
Comunicação Rural
Sociologia Aplicada à Administração QUAL: Licenciada em
Filosofia pela FFCL de Poços de Caldas/MG-1970
Licenciada em Pedagogia pela mesma IES-1984
Licenciada em História pela FFCL de Guaxupé-1987
Mestre em Ciências Sociais pela universidade Federal da Bahia-1973
Especialização em Fundamentos da Educação-FFCL de Guaxupé-FAFIG
Possui Pareceres n°.510/87, 923/87 e 453/88.
ACEITA
23.PAULO ROBERTO ESCUDERO ANGELINI
DISC: Português
QUAL: Licenciado em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal de Minas
Gerais-Belo-Horizonte-MG.Especialização em Literatura Brasileira pela mesma Universidade(nível de
Mestrado) tendo projeto de dissertação aprovado, intitulado "Crônica da casa assassinada: Espaço-escrita
Labiríntica".Freqüentando Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior"-FAFIG/1991.Possui
vários cursos de especialização nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e estilos
lingüísticos.Experiência de Magistério de lo. e 2o. graus e Ensino Superior.Participação em Simpósios,
Seminários e Semanas de estudo nas áreas de atuação.Foi monitor de Lingüística e Teoria da Literatura
pela Faculdade de Letras da UFMG-1981/82. Aprovado para a disciplina Lingüística
DEMEC/MG(Desp.94/88).Aprovado pelo CFE pelo Parecer 366/91.Português.
ACEITO
24.PEDRO CUSTÓDIO DO NASCIMENTO
DISC:Contabilidade Pública
Contabilidade de Custos
Prática Contábil
QUAL:Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de
ribeirão Preto/SP, 1966.Foi contador Chefe de Serviços de Fazenda da Prefeitura de Tapiraiba,
1956/1979-Contábil-Financeiro da mesma Prefeitura, desde 1979.Chefe de Contabilidade da Fundação
Educacional Guaxupé, desde 1967.Assessor Contábil das Empresas S.Calicchio e Cia Ltda.Guavema e
Curtume Santa Cruz.Realizou diversos cursos de treinamento nas áreas de Contabilidade e
Fiscalização.Aprovações do CFE Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos e Prática
Contábil(Pareceres:510/87; 923/87 e 453/88)
ACEITO
25.RONALDO CASTRO PELLOZO
DISC:Contabilidade Comercial
QUAL:Bel. em Ciências Contábeis pela FAE de São João da Boa Vista-SP
Pareceres do CFE, para a disciplina-510/87, 923/87 e 453/88
ACEITO
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 03
de 06
de 1993.
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