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MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO /MANTENEDORA UF
ASSUNTO:
RECONHECIMENTO DO CURSO DE PEDAGOGIA COM AS HABILITAÇÕES MAGISTÉRIO
DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º GRAU E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, MINISTRADO PELO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PROFESSOR PLÍNIO MENDES DOS SANTOS.
RELATOR: Dr.cons. ERNANI BAYER
CÂMARA OU COMISSÃO
PROCESSO Nº: 2.3001.000346/93-49
I.RELATOR
A Diretora Presidente do Centro de Ensino Superior de Campo Grande - CESUP, com
sede na cidade de Campo Grande - MS, encaminha a este Conselho pedido
d
e
reconhecimento do curso de Pedagogia, com as habilitações Magistério das
Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Administração Escolar, ministrado pelo Centro
de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos, em sua unidade de
ensino superior em Rio Verde de Mato Grosso, de acordo com 0 Parecer CFE nº
624//91 .
o referido curso foi autorizado pelo Decreto nº 97.638, de 11 de abril
d
e
1989, nos termos do Parecer CFE nº 238/89, com 80 (oitenta) vagas totais
anuais.
Destaque-se que, nos termos do Parecer CFE nº 43/91, retificado pelo
P
arecer
CFE nº 624/91, 0 CESUP teve acolhida sua Carta-Consulta, visando a criaçã
o
da
Universidade para Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal -
UNIDERP, pela via da autorização, e que, mediante 0 Parecer CFE 126/92,
foi aprovado 0 Projeto da Universidade pretendida, com" homologaçã
o
do
Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Educação, em 03/07/92
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Mec/cf
e
PARECER
PROC. Nº
02
E publicado no D.O.U., em 03 de julho de 1992.
Este Parecer se fundamenta no Relatório da Comissão de Acompanhamento
designada pelas Port. Nºs, 10, de 20.2.91, e 9-B, de 14.4.93, a qual, exercendo as
funções de comissão verificadora "ad hoc", com base na Portaria CFE nº 54/87.
Verificou as condições de funcionamento do Curso em avaliação, para fins de
reconhecimento. A comissão é constituída pelos professores Lauro Ribas Zimmer, da
UNESA/RJ , Ignácio Ricken, da UDESC/SC e Rosina Garcia de S. Viegas, da UNICEB/SP.
Considerando-se que nenhum deles é especializado na área do Curso solicitou a mesmo
laudo técnico de especialista, com o objetivo de fornecer subsídios necessários a
verificação.
Registre-se, ainda, que a Instituição se encontra em fase de acompanha -
mento para transformação em universidade, pela via da autorização, e que, nessa
condição, foi a mesma submetida, em vários momentos, a formas variadas de analise e
avaliação, como relatórios parciais e os pareceres deste Conselho, acima referidos.
Em decorrência, a Comissão concentrou-se nos aspectos específicos do Curso em causa
e em alguns aspectos mais diretamente relacionados com o mesmo.
Nos termos do processo, o Curso de Pedagogia iniciou suas atividades no
ano de 1990. Tomando por base informações constantes no Projeto de Universidade, e
respectivos pareceres, bem como a constatação "in loco" das condições acadêmicas,
materiais, administrativas e outras relativas ao curso sob análise, destacam-se os
aspectos a seguir.
II - ANÁLISE
O Centro de Ensino Superior de Campo Grande - CESUP é entidade de direito
privado e de caráter educativo-cultural, sem fins lucrativos e com o Estatuto Social
originário registrado sob o nº 924, fls. 158/162 - Livro A-6 de Registro de Pessoas
Jurídicas em 17/12/1974.
No processo de Universidade da UNIDERP foi comprovadas a regularidade
fiscal e parafiscal da Mantenedora, referindo os documentos legais dos órgãos
cometen-
ads:
'•MEC/CF
E
PARECER
PROC.
tes.
O patrimônio total da mantenedora compõe-se de 4.097.471,00 m² de terrenos
com 22.343.49 m² de área construída. Os Bens Móveis e Imóveis foram avaliados em
Cr$ 60.431.876.362,90 (em outubro de 1992) conforme é informado no anexo do Processo
de Reconhecimento.
A capacidade econômico-financeira da Mantenedora e demonstrada através dos balanços
patrimoniais e das demonstrações de receitas e despesas do último quadriênio.
Os índices econômicos apurados revelam que a Instituição possui boa estabilidade
econômica - financeira, portanto, em condições de garantir o bom funciona-mento do Curso
de Pedagogia.
O Planejamento Econômico Financeiro e os Balanços Gerais do CESUP in-
formam, de forma detalhada, sobre as fontes de receita e as despesas por categoria
econômica, contemplando, portanto, o Curso de Pedagogia.
Os investimentos realizados na implantação da política de recursos
humanos, da infra-estrutura física e dos recursos materiais estão discriminados nos
Balanços Gerais do período.
Os edifícios existentes oferecem condições favoráveis às atividades
acadêmicas. O Processo de Reconhecimento, no item relativo ã infra-estrutura física
e recursos materiais da Instituição, demonstram detalhadamente as instalações e sua
destinação, destacando-se: salas de aula, laboratórios, oficinas, salas especiais,
biblioteca, NPD, sala de professores, sanitários e outros. Consta, ainda, do mesmo
o plano de expansão física, o qual se encontra em plena execução, conforme cronograma
apresentado ã Comissão de Acompanhamento.
O prédio que abriga o Curso de Pedagogia é de construção recente,
entregue à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 1992, oferecendo as
condições necessárias para o funcionamento regular do curso em avaliação.
A Biblioteca, concebida como órgão suplementar, é organizado do seu
regimento interno. O acervo bibliográfico geral do CESUP é
PAREC
ER Nº
PROC. Nº
constituído de 30.105 títulos e 40.682 volumes. A ampliação do acervo faz parte do
planejamento econômico-financeiro do qüinqüênio.
A consulta e de acessos livres ao acervo, podendo a pesquisa bibliográfica
ser feita no local ou sob a forma de empréstimo. O horário de funcionamento é
contínuo das 07:00 às 22:00 horas. Os recursos humanos são constituídos de dois
bibliotecários, 06 auxiliares de biblioteca e 01 servente. A Biblioteca do CESUP
questiona sua informatização, utilizando -se de convenio com a FGV - BIBLIODATA/
CALCO.
O acervo específico do Curso de Pedagogia é de 1.236 títulos e 2.046
volumes.
A Comissão avalia que o acervo bibliográfico e as instalações da
Biblioteca Setorial atendem satisfatoriamente as necessidades do Curso de
Pedagogia.
O Regimento Unificado de transição, aprovado pelo Parecer nº
753i/91/CFE, regula todos aspectos relacionados com a vida acadêmica (ingresso
matrícula, avaliação e outros.) e o relacionamento. com a Entidade Mantenedora.
O Curso de Pedagogia, com 80 (oitenta) vagas anuais atende as
exigências do Decreto nº 87. 911/82, bem como o Parecer nº 206/83/CFE, tendo sido
apreciados os aspectos referentes à qualificação da Mantenedora e necessidades
locais do ensino de 1º e 2º graus.
O currículo pleno do Curso de Pedagogia (ANEXO I) está organizado de modo
a atender aos objetivos propostos. A organização curricular compreende
disciplinas distribuídas em 4 (quatro) séries, perfazendo uma carga horária de
2.952 horas /aula, distribuídas em créditos teóricos e práticos. O currículo pleno
de Pedagogia está estruturado com base na Resolução CFE Nº 2 de 12 de maio de
1969, e da legislação do ensino pertinente em vigor.
O ingresso é anual, através de Concurso Vestibular Unificado, funcionando
o curso no período noturno. O regime escolar e o de seriado anual. A grade
curricular, as ementas das disciplinas e respectiva bibliografia básica, bem como.
PARECE
R Nº
PROC. Nº
A relação dos docentes consta do Processo de Reconhecimento e foram examinados pela
Comissão, considerando-os regulares.
A atual estrutura organizacional do CESUP foi compatibilizada com o modelo
organizacional proposto para a fase de transição para universidade, prevendo - se os
seguintes órgãos: Conselho Superior e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, como
colegiados superiores, e a Diretoria Geral, apoiada pela Diretoria Acadêmica e
Diretoria Administrativa, como órgão executivo superior. Colegiados de Departamento
e Chefias de Departamento constituem a administração básica da Instituição. Trata
se, pois, de estrutura de dois níveis. A estrutura departamental constitui Anexa do
Regimento Unificado. Os órgãos suplementares são: Biblioteca, Núcleo de Processarem-
to de Dados, Gráfica e Editora. A coordenação didática dos cursos está a cargo dos
Colegiados de Curso e do Coordenador ias de Curso. O Colegiado é integrado pelos
professores que participam da integralização curricular do respectivo curso.O
registro e controle acadêmico são feitos de forma centralizada através de órgão
próprio, subordinado à Diretoria Acadêmica. A Comissão constatou serem satisfatórios
os aspectos relacionados com a organização didático-científica. Mecanismos como
acompanhamento e orientação estão presentes na Instituição, bem como os sistemas de
verificação do rendimento escolar e de monitoria, satisfazendo plenamente as.
exigências e diretrizes do CFE. Foi constatado que o registro e controle acadêmico
Cumpre as normas legais, sendo regulares os procedimentos administrativos
implantados que tratam da matéria.
O corpo docente proposto do Curso de Pedagogia é constituído de 18
professores. A análise da ficha individual revela que 02 são doutores, 09
mestres, e os demais 07 especialistas. (ANEXO II)
O Projeto de Universidade da UNIDERP detalha a política de recursos
humanos da Instituição, incluindo a Carreira do Magistério Superior, Plano de
Capacitação Docente e outros. Projeta, outrossim, o quadro docente para o próximo
qüinqüênio, destacando as estratégias de recrutamento e de qualificação dos
integrantes do.
MEC /CFE
PARECR Nº
PROC Nº
corpo docente.
A Comissão avalia que o corpo docente relacionado no Processo de
Reconhecimento apresenta qualificação adequada para o reconhecimento do Curso de
Pedagogia.
A Comissão de Acompanhamento, apoiada no laudo técnico do especialista,
chegou às seguintes conclusões:
"1. A organização curricular, regime acadêmico, duração e sistema de
avaliação do curso atendem as normas legais;
2. A análise individual dos docentes propostos como responsáveis das
disciplinas que integram o Currículo Pleno do Curso de Pedagogia, indica que todos
atendem a Resolução 20/77/CFE, sendo que 02 possuem doutorado, 09 mestrado; os
demais 07 são especialistas;
3. A política de recursos humanos que integra o Projeto de Universidade
da UNIDERP prevê programas de treinamento e aperfeiçoamento dos quadros docente e
técnico-administrativo;
4. A oferta de 80 (oitenta.) vagas totais anuais, atende as necessidades
e o perfil da clientela do curso;
5. A organização departamental e administrativa é compatível e adequada ã
realidade da Instituição;
6. As instalações físicas destinadas ao Curso, o material
institucional, o acervo bibliográfico e as condições de uso da biblioteca, o
material didático existente são adequados e atendem as necessidades do Curso,
garantindo a qualidade do ensino;
7. O Planejamento Econômico-Financeiro e os Balanços Gerais registram a
aplicação de recursos financeiros específicos para a implantação e o funcionamento
do Curso em foco, notadamente, previsão de receitas através de anuidades escolares e
despesas com pessoal, além dos investimentos necessários para a infra-estrutura
física e recursos materiais do mesmo;
8. Pelo que foi dado analisar e verificar "in loco", a Instituição está
MEC /CFE
PARECER Nº
PROC Nº
dotada da infra-estrutura e dos recursos materiais exigidos para o desenvolvimento
das atividades acadêmicas e administrativas do curso em análise.
9- A Instituição desenvolve satisfatoriamente atividades de pesquisa, ex-
tensão e pós-graduação "lato sensu".
10. É plenamente regular o funcionamento do Curso de Pedagogia, objeto da
avaliação, bem como da Entidade Mantenedora e da instituição de Ensino Superior
CESUP.
A Comissão assim conclui:
"À vista do exposto, a Comissão de Acompanhamento do processo de criação da
UNIDERP, pela via da autorização, na condição de Comissão Verificadora”ad iioc", nos
termos da Portaria nº 54/87, entende que a Instituição apresenta condições
satisfatórias para ter seu Curso de Pedagogia reconhecido pelo Egrégio Conselho
Federal de Educação".
III - PARECER E VOTO DO RELATOR
Considerando todo o exposto a condição de Relator do Processo de
Universidade e, portanto, Presidente da Comissão de Acompanhamento junto ao Centro
de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos, levam este Relator a
ratificar os aspectos evidenciados por ocasião da verificação "in loco" e assumir
suas as conclusões da citada Comissão.
Nestes termos, vota o Relator favoravelmente ao reconhecimento do curso
de Pedagogia, habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e
Administração Escolar, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, ministrado pelo
Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos, em sua Unidade de
Ensino localizada em Rio Verde de Mato Grosso - MS, e mantido pelo Centro de
Ensino Superior de Campo Grande - CESUP.
MEC
/CFE
PARECER
PROC Nº
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
ANEXO I
CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA
HABILITAÇÃO:
-
MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º GRAU
-
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARA EXERCÍCIO NAS ESCOLAS DE
19 e 29 GRAUS
DISCIPLINAS
ANO
. SOCIOLOGIA GERAL.
PSICOLOGIA GERAL.
HISTORIA E FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO. DIDATICA
I.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE
PESQUISA PEDAGÓGICA
CRÉDITO
03
03
04
04
04 18
CARGA
HORÁRIA
108
108
144
144
144
648
. ESTUDO DE PROBLEMAS
BRASILEIROS
*
. EDUCAÇÃO FÍSICA
(PRATICA DESPORTIVA)
02
02
22
72
72
792
ANO
. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO
. PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO
. LÍNGUA PORTUGUESA
. DIDATICA
II
. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO
ENSINO DE 1º E 2º GRAUS.
METODOLOGIA DO ENSINO DE
1º E 2º GRAUS
02
05
02
04
04
04
20
72
144
72
144
144
144
ANO
. METODOLOGIA DO ENSINO DE
1º E 2º GRAUS II. MÉTODOS E TÉCNICAS DE
ALFABETIZAÇÃO. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR I. ESTATÍSTICA
APLICADA A EDUCAÇAO.
r
05
02
05 04
180
72
180
144
DISCIPLINAS
CRÉDITO
CARGA
HORÁRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E
PRATICA DE ENSINO
04 144
20 720
ANO
. PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
04 144
. RELAÇÕES HUMANAS E
ÉTICA PROFISSIONAL
02
72
. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
04
144
. LEGISLAÇÃO DE ENSINO
02 72
ESTAGIO SUPERVISIONADO E
PRATICA DE ENSINO
08 288
20
720
TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇAO: 4 ANOS
QUADRO RESUMO
HORAS /AULAS ..................
6
6
ESTUDO DE PROBLEMAS
BRASILEIROS ...................
02
EDUCAÇÃO FÍSICA
(PRATICA DESPORTIVA) ...........
ESGIO SUPERVISIONADO ........
2.376
72
72
02
12
82
2.952
ANEXO II
CORPO DOCENTE
CURSO DE PEDAGOGIA
. MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º GRAU
. ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR PARA EXERCÍCIO NAS ESCOLAS DE 1° E 2º GRAUS
NOME DO PROFESSOR DISCIPLINAS TITULAÇÃO
1. ALJACIRA MARIA PETRIT . SOCIOLOGIA GERAL
. GRADUAÇÃO
Sociologia Política Fundação
José Augusto - UFRN
. ESPECIALIZAÇÃO
Elaboração e Avaliação de
Projeto - CETRED
Aceita
. MESTRADO
Planejamento Urbano e
Regional IPPUR
2. ANADYR BARLETTO
CANALLI
. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E
. MÉTODOS E TÉCNICAS DE
ALFABETIZAÇÃO
. GRADUAÇÃO
Pedagogia - Faculdade de
Filosofia, Ciências e
Letras de Ijuí - RS 1967.
Letras - Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras
de Ijuí - RS 1970.
. ESPECIALIZAÇÃO
Educação - Faculdade de Santa
Maria - Acordo MEC /DEA,
1976, 1500 h
Contabilidade - Faculdade de
Ciências Administrativas
Contábeis e Econômicas de
Ijuí -RS, 1978, 375 h
. APERFEIÇOAMENTO
Teoria Geral Administrativa
Fundação Getúlio Vargas e
Universidade de Passo Fundo -
RS, 1975, 201 h.
Metodologia do Ensino
Superior - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras
de Ijuí - RS, 1976, 195 h
.Aceito
. MESTRADO
Educação - Universidade
Federal de Santa Maria RS,
1979.
NOME DO PROFESSOR DISCIPLINAS T1TULAÇAO
3. ANA MARIA DE AZEVEDO ROCHA
Aceita
. LÍNGUA PORTUGUESA
. GRADUAÇÃO
Letras - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras
de Nova Iguaçu, 1975.
. ESPECIALIZAÇÃO
Métodos e Técnicas de Ensino
Faculdade de Educação, 1984
Ciências e Letras - RJ.
. PARECER CFE Nº 729/89
4.ANTONIO JOSÉ
. SOCIOLOGIA GERAL
. SOCIOLOGIA DA EDUCAÇAO
. GRADUAÇÃO
Pedagogia - UFMT, 1983/85.
. MESTRADO
Ciências Sociais - Escola
Pós-graduada de Ciências
Sociais da Fundação da
Sociologia e Política de
São Paulo, 1977.
5.CLECI TEREZINHA
SCHELER *DA ROSA
Aceita
. MÉTODOS E TÉCNICAS DE
PESQUISA PEDAGÓGICA
. ESTRUTURA E FUNCIONAMEN-
TO DO ENSINO DE 1º E 2º
GRAUS
. GRADUAÇÃO
Pedagogia - Faculdade de
Filosofia de Passo - RS 1966
. MESTRADO
Educação - Universidade Federal
de Santa Maria - RS, 1970.
6.DENISE TIBAU DE
VASCONCELOS DIAS
Aceita
. MÉTODOS E TÉCNICAS DE
PESQUISA PEDAGÓGICA.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
. GRADUAÇÃO
Pedagogia - PUC - Campinas SP,
1963.
. APERFEIÇOAMENTO
Planejamento da Educação UF /RS
- Porto Alegre - RS 1979, 180 h
. MESTRADO
Área de Concentração: Planeja
mento da Educação UF /RS Porto
Alegre - RS, 1982.
7.EVANILDE DE SOUZA
BRITO
. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
NO ENSINO DE 1º E 2º GRAUS
. GRADUAÇÃO
Pedagogia: Habilitação em
Administração Escolar e
Magistério das Matérias
Pedagógicas do Ensino de 2º
Grau, FUCMT - MS.
. ESPECIALIZAÇÃO
Administração Escolar
Fundação Severino Sombra, RJ.
Aceita para este curso
360 h
NOME DO PROFESSOR DISCIPLINAS TITULAÇÃO
8. FIRMINO CAZZOLATO
. LEGISLAÇÃO DO ENSINO.
RELAÇÕES HUMANAS E ÉTICA
PROFISSIONAL
. GRADUAÇÃO
Pedagogia. Habilitação em
Administração Escolar,
Orientação Educacional e
Magistério das Disciplinas
Pedagógicas do 2º Grau FUCMT,
1972.
Aceito para este curso
9. JESUS EURICO MIRANDA REGINA
. HISTORIA E
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Teologia - Instituto
Teológico de Monteortone -
Pádua - Itália, 1968.
Curso de Aperfeiçoamento em
Administração Escolar 180 h
-
Psicologia da Educação
Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 1º e 2º Graus
. ESPECIALIZAÇÃO
Psicologia – PUC /MG 1977,
360 h.
Administração Escolar
FUCMT, 1970.
. GRADUAÇÃO
Filosofia - PUC
Porto Alegre - RS, 1978.
Teologia - PUC
Porto Alegre - RS, 1978.
. ESPECIALIZAÇÃO
Antropologia Filosófica
PUC - Porto Alegre, RS
. MESTRADO
Filosofia - PUC
Porto Alegre - RS, 1984.
Aceito
10.JOSÉ CARLOS DIAS
FERREIRA
. ESTÁGIO SUPERVISIONADO
E PRATICA DE ENSINO
. GRADUAÇÃO
Pedagogia: Habilitação em
Supervisão Escolar e
Magistério das Matérias
Pedagógicas do Ensino de 2º
Grau -Faculdade de Educaçã
o
de
Fátima do Sul
Aceito para este curso
. ESPECIALIZAÇÃO
Metodologia do Ensino
Superior. Faculdade de
Educação Ciências e Letras de
Urubupungá Pereira Barreto-SP,
1988, 480 h.
NOME DO PROFESSOR DISCIPLINAS TITULAÇÃO
1
•JOSÉ DO NASCIMENTO
•Aceito
. ESTUDO DE PROBLEMAS BRASI-
LEIROS
. GRADUAÇÃO
Filosofia - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras
Santo Tomás de Aqui no -
Uberaba, MG, 1971•.
Estudos Sociais Faculdade
Auxiliam de Filosofia,
Ciências e Letras, Lins-SP.
Teologia - Faculdade de
Teologia da Igreja
Metodogista do Brasil
• MESTRADO
Ciências Sociais Fundação
Escola de Sociologia
Política de São Paulo -Escola
Pós-Graduada de Ciências
Sociais São Paulo -SP, 1978.
. DOUTORADO
Ciências Sociais - Escola
Pós-graduada de Ciências
Sociais, USP, SP, 1980.
12
.JUDITH
RIBEIRO DE
ALMEIDA
•Aceita
. METODOLOGIA DO ENSINO DE
1º E 2º GRAUS Iºe II
. MÉTODOS E TÉCNICAS DE
ALFABETIZAÇÃO
. GRADUAÇÃO
Pedagogia: Habilitação em
Administração Escolar,
Inspeção Escolar e Magistério
das Matérias Pedagógicas -
FUCMT-MS.
Letras - UFMS - Aquidauana -
MS
• ESPECIALIZAÇÃO Inspeção
Escolar FUCMT /CESSUL -
Vassouras-RJ
. MESTRADO
Ciências. Área de
Concentração em Educação -
Escola Pós-graduada de
Ciências Sociais da Fundação
Escola de Sociologia e
Política de São Paulo, 1986.
NOME DO PROFESSOR
DISCIPLINAS
TITULAÇÃO
. DIDATICA I e II
METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º
E 2º GRAUS I E II
• GRADUAÇÃO
Pedagogia: Habilitação em
Administração Escolar -
Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras Palmas -
PR, 1975-.
. ESPECIALIZAÇÃO '
Metodologia do Ensino
Superior UFMS, 1986, ^80 h
. MESTRADO
Psicologia da Educação PUC
- SP, 1991.
. LEGISLAÇÃO DO ENSINO
. GRADUAÇÃO
Direito - Faculdade de
Direito de Presidente
Prudente – SP.
. ESPECIALIZAÇÃO
Metodologia do Ensino
Superior, CESUP-MS, 1991.
Direito Constitucional
CESUP, MS, 1992.
13.JURACY GALVÃO OLIVEIRA
-Aceita
14. MARIA APARECIDA
JACOMETO
•Aceita para este curso
15. MARIA DAS GRAÇAS BRUNO
MARIETTO
•Aceita
. ESTATÍSTICA APLICADA A
EDUCAÇÃO
• GRADUAÇÃO
Matemática - FUCMT-MS
. ESPECIALIZAÇÃO
Matemática - Fundação
Educacional Severino Sombra RJ
. MESTRADO
Programa de Engenharia de
Sistema e Computação COPEM/
UFRJ
• DOUTORADO
Programa de Engenharia de
Sistemas e Computação COPPE
/UFRJ
NOME DO PROFESSOR DISCIPLINAS TITULAÇÃO
. GRADUAÇÃO
Educação Física
Faculdade de Educação Física
De são Carlos-SP.
. ESPECIALIZAÇÃO
Técnicas Desportivas: Voleibol e
Atletismo - Faculdade de
Educação Física de São Carlos-
SP, 1982, 360 h
Metodologia do Ensino
Superior - CESUP – MS, 1990,
360 h. PARECER CFE Nº 116/92
. GRADUAÇÃO
Psicologia – PUC /RJ, 1971
Comunicação Social
Jornalismo – UFRJ /RJ, 1967
. ESPECIALIZAÇÃO
Para Professores de
Deficiências Mentais
Para Professores de
Deficiências Visuais -
Instituto de Educação dos
Excepcionais - 1961.
Para Professores de
Deficiências - Instituto de
Educação do Excepcional,
1966.
. MESTRADO
Sensibilização ao Método
Romain - Instituto de
Educação do Excepcional -
Crouped e Recherches A. a
Fornacion - USA, 1967.
16. PAULO CÉSAR MANSANO
Aceito
17. SÓNIA GRUBITS GONÇALVES
DE OLIVEIRA
•Aceita
18. VILSON FELIPE CORREIA
DA COSTA
-Aceito
. EDUCAÇÃO FÍSICA
. PSICOLOGIA DA EDUCAÇAO.
PSICOLOGIA GERAL
. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E
PRÁTICO DE ENSINO
. GRADUAÇÃO
Pedagogia: Habilitação
Administração Escolar
Faculdade de Educação,
Ciências e Letras de
Presidente Prudente - SP,
1983.
. ESPECIALIZAÇÃO
Metodologia do Ensino
Superior, Faculdade de
Educação, Ciências e Letras
de Urubupungá-Pereira Bar
reto-SP, 1988, 480 h.
. PARECER CFE Nº 884/88
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
conclusão da câmara.
Sala Barreto Filho,
em 03 De
06
^
de 1993,
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