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INTERESSADO/MANTENEDORA UF
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL MATO GROSSENSE MT
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso de Ciências Contábeis
RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN
CÂMARA OU COMISSÃO PARECER Nº
341/93 CESU APROVADO EM 01/06./93
PROCESSO Nº23000.
010737/92-73
I - RELATÓRIO
0 Diretor Presidente da Instituição Educacional Mato Grossense
(IEMAT) , encaminha a este Conselho pedido de Reconhe cimento do
curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Facul-dade de
Ciências Contábeis e Administrativas, unidade integran-te das
Faculdades Unidas de Várzea Grande, instalada na cidade de vá
r
zea
Grande, Estado do Mato Grosso.
0 referido curso foi autorizado a funcionar através do Decreto
nº97.786/89. com 50(cinqüenta) vagas totais anuais.
Em 1991, a IEMAT solicitou ao CFE remanejamento de vagas entre
seus cursos que, através do Parecer nº 716/91, passou a oferecer
100(cem) vagas totais anuais.
Pela Portaria SESu/MEC nº 48/93 foi designada Comissão
Verificadora integrada pelo professores Sílvio Aparecido Cre-
paldi e Walter Gomes da Cunha, ambos da Universidade Federal de
Uberlândia e pela TAE Maria Gorete Fernandes Campos,
d
a DEMEC/ MT
para verificar as condições de funcionamento do curso e apre-
sentar relatório conclusivo.
Com base nos dados constantes no processo, no relatório da
Comissão Verificadora e na informação da CAE, foi elaborado este
parecer com as informações que segue:
MOO 5 - C F E
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MEC/CFE
PARECER n° PROC. Nº
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA.
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Instituição Educacional Mato Grossense é uma sociedade civil de
direito privado,sem finalidade lucrativa, fundada em 22 de setembro de
1986, com sede o foro na cidade de Várzea Grande, no Estado de Mato Gros-
so.
Está registrada no Cartório de lº Ofício Civil e Notras - Registro
de Sociedade Civil da Comarca de Cuiabá, sob o nº 126.098 do Livro 15-A
com data de 19 de setembro de 1986 e, posteriormente, transferido para o
Cartório do 1º Ofício de Várzea Grande.
A Comissão Verificadora, em seu relatório, afirma que a Institui -
ção comprovou "regularidade com todas as obrigações fiscais e parafiscais,
possuindo certidões negativas das Fazendas Federal, Estadual e Municipal.
1.2. Situação Econômico-Financeira
A capacidade econômico-financeira e patrimonial é demonstrada pe-
los Balanços Patrimoniais e pelas demonstrações da receita e despesa, dos
três últimos exercícios, bem como pelos índices económicos que revelam ser
boa a situação econômico-financeira e patrimonial da Mantenedora.
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Instituição Educacional Mato Grossense mantém as Faculdades Uni-
das de Várzea Grande onde funcionam as seguintes unidades de ensino e cur-
SOS:
- Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Várzea Gran-
de
. Administração - AG(Aut.) - 100 vagas.
. Ciências Contábeis (Aut.) - 100 vagas.
- Faculdade de Estudos Sociais de Várzea Grande
. Geografia (Aut.) - 30 vagas
. História (Aut.) - 30 vagas
2. DADOS SOBRE O CURSO /ESCOLA
2.1. Condições Físicas e Materiais
Consta dos autos e do Relatório da Comissão Verificadora que as
instalações físicas onde funcionam as Faculdades Unidas de Várzea Grande
são as seguintes:
- Prédio locado em Várzea Grande com 4.600m² aproximadamente de
área ocupada, em 03 pavimentos, a saber
TERRENO com 60.000m², contendo: estacionamento, praça interna com
área verde, área para expansão com 3.500m², campo de futebol e quadra
po-
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MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
• liesportiva.
TÉRREO, contendo: 07 salas de aula para 40/50 alunos, biblioteca e
sala de estudos em fase de informatização, cantina, sanitários feminino e
masculino, coordenação, circulação/escadas.
1º PAVIMENTO, contendo: 06 salas de aula para 30 alunos, 08 salas
de aula para 40/50 alunos. Sanitários, Departamento Financeiro, Secretária/
PABX, Diretoria Geral, Secretaria Geral, Sala dos professores e Salas para
os Departamentos Acadêmicos, informática, CD, laboratório de informática,
sala de direção dos colegiados, área de circulação/escadas.
2º PAVIMENTO, contendo: 04 salas de aula para 40/50 alunos, sanita.
rios, área de circulação/escada, almoxarifado, auditório para 250 pessoas
sentadas.
são de propriedade da Mantenedora e estão ã disposição das Faculda-
des mais as seguintes instalações:
a) Construção edificada em terreno próprio:
- Terreno: 4.055m² Endereço: Rua Clóvis Hugney. Construção:Blo-
cos A, B e Quadra Poliesportiva.
BLOCO A(área construída de 498m²), contendo: 03 salas de aula com
63m² cada; 02 salas de aula com 67,62m² cada; tesouraria/direção; Secreta-
ria; sala dos professores; 02 sanitários(masculino e feminino), circulação
e pátio coberto.
BLOCO B(Ârea construída de 550,50m²), contendo: biblioteca; sala
de estudos; 02 salas de aula cora 56,70m² cada; 01 sala de aula com 76,23m²
cantina, pátio coberto com 180m² circulação; quadra poliesportiva com
420m².
b) Terreno próprio com 24.480m², situado no Parque dos Cajueiros -
várzea Grande que poderá vir a ser utilizado na expansão das atividades de
ensino, pesquisa e extensão.
2.2. Biblioteca
A Biblioteca da UNIVAG ocupa uma área de 391,20m², assim distribuí_
da: 196,60m² para o ambiente de leitura e 196,20m² para o acervo.
O acervo bibliográfico é organizado segundo o Sistema de Classifi-
cação Dewey - CDD - sendo sua catalogação o Código da American Library As-
sociation.
Seu horário de funcionamento é das 14:00 as 22:00 horas, de 2º a
6º feira e das 8:00 as 12:00 horas, aos sábados.
Ê dirigida por uma bibliotecária, devidamente habilitada, e duas
auxiliares.
Estão destinados ã expansão da biblioteca mais 244,47m²
A Comissão Verificadora informa que a biblioteca "atende a necessi-
dade do curso, para o qual são destinados 1.215 títulos com 2.735 exempla-
MEC/CFE
PASECER nº
PROC. Nº
res e 27 assinaturas de revistas especializadas. A ampliação do acervo bi-
bliográfico é feita através de indicações e solicitações de professores.
A Biblioteca está alojada em dependências a ela destinada possuin-
do boas condições de iluminação, ventilação e mobiliário".
Informa ainda que "a biblioteca da IES conta com significativo
acer-vo que se encontra devidamente tombado, catalogado e classificado.
Está sen do informatizada.
Encontra-se á disposição dos usuários, uma sala de leitura com
196m²bem arejada e iluminada, com mesas individuais e coletivas que permi-
tem o atendimento simultâneo de usuários, contendo, ainda, uma sala reserva
da para discussões em grupo".
2.3. Laboratórios
O laboratório que atende o curso é o de informática que conta com
08(oito) micros. É usado, primordialmente, para complementação das aulas
teóricas em sala de aula. Os acadêmicos e docentes também utilizam estes
equipamentos para a editoração de suas monografias curriculares.
Em complementação a seu relatório a Comissão Verificadora presta , ainda,
as seguintes informações: - Sobre o Alunado
. índice de Freqüência Média às Aulas - 85,70%
. índice de Aproveitamento - 81,35%
. Nível de Participação nos órgãos da Instituição: os alunos par;
ticipan, através de representantes, nos órgãos colegiados com
direito a voz e voto.
; . Nível de Participação no Diretório Acadêmico/Diretório Central
dos Estudantes: Existe o Diretório Central dos Estudantes que vem
participando de forma gradativa junto aos órgãos da Insti-tuição e atuando
de forma desejável com relação às promoções dos estudantes. -
Atividades-Fim
. Ensino: No que diz respeito ao ensino, verifica-se que o fun -
cionamento do curso ocorre dentro dos padrões de absoluta nor-
malidade, com boa frequência de professores e alunos, e o ca.
lendário escolar sendo desenvolvido com regularidade. . Pesquisa;
Há atividades nesta área, ainda em nível embrionário,
pois as pesquisas deverão iniciar no corrente ano.
. Extensão: Várias forma as iniciativas e promoções próprias e em
conjunto, tanto para complementação das aulas em classe quanto
' para esclarecimento e orientação da comunidade em geral.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
ma:
- Corpo Docente
A Comissão apresenta análise sobre o corpo docente da seguinte
for-
. Qualificação: o corpo docente apresenta bom nível de qualifica -
ção, sendo adequado ao curso.
. Regime de Trabalho e Disponibilidade Horária: é por hora/aula,on-
de o docente tem a obrigação de permanecer na Instituição para
ministrar aulas e participar de Reuniões Regimentais.
. Freqüências às Aulas e Outras Atividades Previstas: os professo-
res são assíduos as aulas e comparecem, sempre que convocados,as
reuniões regimentais.
. Plano de Qualificação Progressiva: Há, atualmente, docente cur-
sando Mestrado. Existem propostas para realizar cursos de espe_
cialização dentro da própria instituição e que deverão ser minis-
trados por professores de outras IES, inclusive de outros Esta,
dos, e cuja viabilidade, tanto operacional quanto financeira es-
tá sendo estudada. De concreto há um plano orçamentário para sub
vencionar professores que se proponham a freqüentar curso de pós
-graduação.
. Seleção de Professores: a admissão de professores é feita median-
te solicitação e indicação do departamento interessado. Uma co-
missão de docentes procede ao exame do "Curriculum Vitae" e sub
mete o candidato a uma entrevista.
- Organização e Gerência
. Interferência da Mantenedora na Direção: Não há perceptividade
de controle da entidade mantenedora sobre a direção e sobre os
órgãos colegiados.
. Relacionamento: quanto ao relacionamento observável entre
direto-res e alunos, diretores e professores, diretores e
mantenedora e mantenedora ou professores e alunos é bastante
amistoso. Pode-se dizes que o relacionamento com a DEMEC é muito
bom.
. Funcionamento dos Colegiados: Os órgãos colegiados previstos no
Regimento são a Congregação e o Conselho Departamental. A
presen-ça dos membros respectivos as reuniões é quase total e
suas prin-cipais atribuições são: elaborar e aprovar o plano
anual de ati-vidades acadêmicas, organizar o calendário escolar,
aprovar a realização de cursos de especialização,
aperfeiçoamento e exten-são, entre outras.
MEC/CFE
PARECER nº
PROC. Nº
- Registro Escolar
. Forma de Organização: cada aluno tem o seu prontuário. Os re-
gistros estão em dia e os dados atualizados. As notas e frequên-
cias são divulgadas bimestralmente, por editais e/ou individual-
mente quando solicitadas de imediato.
- Plano Anual de Aplicação de Recursos Financeiros: o plano anual
foi aprovado pela Congregação e homologado pela Mantenedora. O
mesmo contempla recursos para: salário de Professor; salário de
Administração; encargos sociais; manutenção do prédio; água, te-
lefone, energia; livros e periódicos; qualificação dos docentes;
equipamento de laboratórios e similares; e outros.
3. DO CURSO
3.1. Do Funcionamento
O Curso de Ciências Contábeis foi autorizado pelo Decreto Federal nº
97.786/89, com base no Parecer CFE nº 824/88, para funcionar com 50 va-
gas totais anuais.
Em 1991 houve remanejamento de vagas aprovado pelo Parecer CFE nº
716/91 passando a Instituição a oferecer 100 vagas para o curso ora em anã,
lise.
O regime de matrícula é o seriado anual
No curso, objeto do processo, o índice de frequência média as au-
las é de 80,00% e o de aproveitamento escolar, de 75%.
3.2. Organização Curricular
O curso de Ciências Contábeis mantém atualmente duas grades curri-
culares em vigor. Uma aprovada pelo Parecer CFE nº 824/88 com 3.024 h/a,
acrescidas de 288 h/a de Educação Física e 72 h/a de Estudo de Problemas
Brasileiros, perfazendo um total de 3.384 h/a. Esta grade será oferecida
até 19 94. A segunda, aprovada pelo Parecer CFE nº 611/91, quando da aprova-
ção do Regimento Unificado, apresenta, uma carga horária de 3.024 h/a ,
acrescidas de 72 h/a de Estudo de Problemas Brasileiros e 72 h/a de Educa-
ção Física, perfazendo um total de 3.168 h/a. Esta grade passou a vigorar a
partir do ano letivo de 1992.
Os currículos plenos do curso compõem os anexos I-A e I-B deste pa-
recer.
A Comissão Verificadora, após análise do currículo pleno do curso,
conclui que:
a) O currículo pleno atende plenamente a resolução s/n, de 08/2/63
e as necessidades e interesses da cidade e região.
MEC/CFE
PARECER nº
PROC. Nº
b) Quanto ao escalonamento não há reparos a fazer, principalmente
porque para atender a Res. CFE 03/92, já foram adiantados os
estudos para a implantação do novo currículo para o ano letivo
de 1994.
c) Quanto ao conteúdo programática das diversas disciplinas, enten-
demos que satisfaz às necessidades e anseios dos acadêmicos".
3.4. Corpo Docente
O corpo docente para o curso de Ciências Contábeis é constituído
por 29(vinte e nove) professores, cujo perfil acadêmico é o seguinte: 01
com doutorado; 03 com mestrado; 01com pós-graduação; 14 com especializa-
ção; 02 cursando especialização.
A relação dos docentes constitui o Anexo II desta informação.
4. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes ter-
mos:
"A Comissão Verificadora, após análise da documentação e verifica
ção "in loco" das condições de funcionamento para o Reconhecimento do Cur
so de Ciências Contábeis, ministrado nas Faculdades Unidas de Várzea
Grari de(UNIVAG) mantidas pela Instituição Educacional Mato Grossense -
lEMAT , emite parecer farovável ao seu reconhecimento".
II - VOTO DO RELATOR
à luz da documentação constante do processo e do relatório da Co-
missão Verificadora é o Relator de parecer favorável ao reconhecimento do
Curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Conta-
beis Administrativas, unidade integrante das Faculdades Unidas de Vá.r_ zsa
grande, mantida pela Instituição Educacional Mato Grossense, com sede na
cidade de Várzea Grande, Estado de Mato Grosso, com 100(vagas) totais
CURRÍCULO PLENO
CURSO:CIÊNCIAS CONTÁBEIS
C
ARGA HOR
Á
RIA
A
NUAL
C
ARGA
DISCIPLINAS
CICLO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
1. DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO
PROFISSIONAL GERAL
Administração
Administração Financeira e Orça-
mento
Administração de Materiai
s
Auditoria e Análise de Balanç
o
s
Contabilidade Avançada
Contabilidad
e
Comercia
l
Contabilidad
e
de Custos
Contabilidad
e
Gera
l
Contabilidad
e
Gerencia
l
Contabilidad
e
Tribu
t
ário
Técnica Comercial e dos Neg
ó
c
ios
DISCIPLINAS
CICLO DE FORMAÇÃO BÁSICA
Constituição e Estruturação de
Empresas
Direito
Economia
Estatística
Introdução à Metodologia da Pes-
quisa
Legislação Socia
l
Língua Portuguesa
Matemática
Pesquisa Operacional
Anexo I-A (cont.)
CARGA HORÁRIA
A
NUAL
C
ARGA
DISCIPLINAS
HOR
Á
R
IA
2. DISCIPLINAS DE FORMACaO
PROFISSIONAL ESPECÍFICA
Contabilidad
e
Rural e Ag
r
í
cola
Controle Orçamentário e Financei-ro
Cooperativismo
Crédito e Seguridade Rural
Elaboração e Análise de Projetos Agrícola
Elaboração de Demonstrativos contábeis
Planejamento e Avaliação de em-sas Agrícolas
Processamentos de Dados
SUB-TOTAL
Estágio Profissional Supervisionado
Estudo de Problemas Brasileiros
Educação Física ( Pratica Desporti-
va)
TOTAL
Anexos I-B
D
IS
C
IPLINAS
CARGA HOR
Á
R
IA
MATÉRIA
Mate
m
á
tic
a
Matemática Financeira
Estatística
Estatística
Pesquisa Operacional
Processamento de Dados I
Processamento de Dados II
Processamento de Dados III
Instituições do Direito Publico e Pr ivado
Direito
Legislação Social
Economia
Teoria Econômica
Contabilidade Geral
Contabilidade Geral
Contabilidade
erencial
G
Contabilidade
Avançada
Contabilidade
Pública e Orçamento
Contabilidade Rural
Contabilidade
Comercial
Contabilidade Comercial
Contabilidade de
Custos
Contabilidade de Custos Il Contabilidade de
Custos II
Auditoria e
An a li s e de Balanços Auditoria
Analise d e
Balanços
Tecnica
Comercial
Administração Mercadológica
Teoria Geral da Administraçao
Organização Métodos e Sistemas
Administração
Administração de Materiais
Administração Fi n a nc e i r a e Orçamen
to
oDireito
Legislação Tributária
Tributario
Estagio Supervisionado
Esta
g
io su
p
ervisionado
ANEXO I-B (cont.)
MATÉRIA DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Disciplinas de Enriquecinento
Obrigatórias
Introdução a Metodologia da PES-quisa
72
Língua Portuguesa
72
Psicologia Aplicada
72
Disciplinas de Legislação
Específica
Estudo de Problemas Brasileiro
72
Educação Física
72
TOTAL ..........................
3.168 h/a
ANEXO II CORPO DOCENTE
FACULDADES UNIDAS DE VÁRZEA GRANDE
A - Professores já Aprovados
01. ACY CASTRILLON FEREIRA.
Disc: Elaboração e Demonstrações Contábeis
Parecer CFE nº 824/88
02. GASPAR JACOBINA TURIBIO
Disc: Contabilidade Geral
Economia
Contabilidade Avançada
Parecer CFE nº 824/88
03. GUARACY IARA SOUZA DO PRADO
Disc: Constituição e Estruturação de Empresas
Parecer CEF nº 824/88
04. ISOERENE CANAVARRO BERNARDINO
Disc: Contabilidade Comercial
Parecer CFE nº 824/88
05. IRINEU RAMAZOTI
Disc: Análise de Balanços
Administração Financeira e Orçamentária
Parecer CFE nº 824/88
06. JOSÉ GONÇALVES BOTELHO DO PRADO
Disc: Contabilidade de Custos
Parecer CFE nº 981/88
07. MARLI DE OLIVEIRA PEREIRA
Disc: Língua Portuguesa
Parecer CFE nº 824/88
08. WILLY LUIZ HALM
Disc: Processamento de Dados
Parecer CFE nº 824/88
•MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
B. PROFESSORES SUBMETIDOS Ã APRECIAÇÃO
01. Aclise de Mattos
Disc: Técnica Comercial de Negócios Administração Mercadológica Pesquisa
Operacional Qual.: Bacharel em Administração de Empresas pela PUC/RJ, 1982.
Espe-cialização em Propaganda e Marketing (360hs) pela Escola. Superior de
Propa-ganda e Marketing, Rio de Janeiro, 1989.
02. Agenor Frandisco Bombassaro
Disc: Administração Financeira e Orçamento Controle Orçamentário e
Financeiro Contabilidade de Custos Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis
pela Fundação Educacional do Al-uruguai Catarinense, 1985. Especialização
em Administração Financeira (360hs) pelo Instituto Metropolitano de Estudos
Sociais, 1989.
03. Antônio Cesar Incrocci
Disc.: Organização e Métodos
Qual.: Graduado em Ciências Econômicas pela UFMT, 1969. Especialização
em Organização e Métodos (360hs) pela UFMT, 1986.
04. Aurelino Marques da Silva
Disc: Educação Física
Qual.: Graduado em Educação Física, UFMT, 1978. Especialização em Edu-
cação Física Infantil(390hs), UFMT, 1983. Possui experiência de magistério
no ensino de 1º e 2º graus desde 1978.
Cecília Arlene de Moraes
Disc: Organização e Métodos
Qual.: Bacharel em Administração de Empresas, UFMT, 1979. Especializa.
ção em Administração de Recursos Humanos(380hs), UFMT, 1982, Possui expe-
riência de magistério no ensino superior desde 1979
06. Fernando Costa Monteiro de Barros
Disc: Matemática Financeira
Pesquisa Operacional
Qual.: Graduado em Engenharia Civil pelas Faculdades Reunidas Nuno Lis
bas, 1980. Especialização em Metodologia do Ensino Superior(360hs) pela Fa-
culdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, 1988. Especialização em
Metodologia do Ensino(480hs) pela Fac de Educação de Fátima do Sul, 1987.
Possui experiência de magistério superior desde 1988.
MEC/CFE
PARECER Nº PROC. Nº
07. Gilza Santiago Sobreira Santos
Disc: Língua Portuguesa
Qual.: Licenciada em Letras pela UFMT, 1985. Cursando Especialização em
Ensino de Filosofia para Crianças na UFMT. Possui experiência de magistério
no ensino superior desde 1990.
08. Gustavo Schinfelder Salgueiro
Disc: Auditoria
Estágio Supervisionado Qual.: Graduado em Ciências Contáveis pela
UFPR, 1972. Especialização em Ciências Contábeis(360hs) pela USP,
1976.Aceitos
09- Hilso Antonio Pereira
Disc: Análise de Balanço
Matemática Financeira
Qual.: Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências
Econô-3,s e Contábeis do Vale do Itajaí, 1985. Especialização em
Administração Financeira pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis
e Administrati-vas Prof. "De Plácido e Silva" (360hs).
10. João Frandisco Fletrin
Disc: Administração de Materiais
Qual.: Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Ma.
ria, 1974. Especialização em Consultoria Industrial pelo Centro Técnico
Econômico da UNICAMP (l.lOOhs), 1978. Especialização em Administração dos
Serviços de Saúde(890hs) pela UNAERP, 1985. Cursando Especialização em
Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas
e Hospital das Clinicas da USP. Possui experiência de magistério no
ensino sujDerior desde 1975 .
11. Martha Johana Haug
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Introdução â Metodologia da Pesquisa
Qual.: Licenciada em Geografia pela UFMT, 1976. Mestrado em Ciência
pe- la Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 1985.
Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP, 1991. Possui experiência de
magisté -rio superior desde 1991.
12. Mauro Cândido Viana
Disc: Teoria Geral da Administração
Planejamento e Avaliação de Empresas Qual.: Bacharel em
Administração pela UFMT, 1987. Especialização em Ad-ministração Bancária
(1.463hs) pela CAAB.
'MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
13. Messias Bhering
Disc: Contabilidade Rural
Crédito e Seguridade
Cooperativismo Qual.: Graduado em Agronomia pela Universidade
Federal de Viçosa. Especialização em Farm Management and Extension Methodos
- área de concentração: Administração e Extensão Rural(1.260hs) - Ruppin
Institut, Netanya , Israel, 1976. Possui experiência de magistério superior
desde 1976.
14. Ney Mussa de Moraes
Disc: Orçamento e Contabilidade Pública
Elaboração de Demonstrativos Contábeis
Contabilidade Gerencial Qual.: Graduado em Ciências Contábeis pela
UFMT, 1977 e em Administração de Empresas pela mesma Universidade em 1979.
Especialização em Administração Contábil e Financeira (395hs) pela UFMT,
1980.
15. Tsuyoski Marcos Marita
Disc: Contabilidade Comercial
Elaboração e Análise de Projetos Qual.: Graduado em Ciências
Contábeis pela UFMT, 1988. Pós-graduação em Administração Bancária(1.463hs)
pela Associação Brasileira de Bancos Comerciais Estaduais - ASBAC, 1990.
16. Vicente Pedroso da Silva Filho
Disc: Matemática
Matemática Financeira Qual.: Licenciado em Ciências pela UFMT, 1985.
Licenciatura Plena em Ma. Temática pela mesma Universidade em 1986.
Especialização em Matemática Supera (360hs) pela PUC/MG, 1990.
17. Vilson de Oliveira
Disc: Estatística
Qual.: Graduado em Agronomia pela UFRGS, 1967. Mestrado em Ciência dos
Solos pela UFRGS, 1969. Especialização em Planejamento (424hs) pela Faculda-
de de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu - Porto Alegre,
1978.
18. Vilson José Masutti
Disc: Contabilidade Avançada Análise de Balanço Contabilidade Rural Qual.:
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contá-beis e
Administração de Santo Ângelo, 1974. Mestrado em Sociologia Rural pe-la
UFRGS, 1985.
19. Dora Lúcia de Lima
Bertulio
Disc.: Direito
Instituições de Direito Público e Privado Qual.: Bacharel era
Direito pela UFPR, Mestrado em Direito pela UFSC, 1989. Cursos de
especialização em África - História, Cultura e Sociedade, pela UFMT, e
em Antropologia Filosófica pela UFPR. Possui experiência de
magistério no ensino superior.
20. Regina de Cássia
Rondina
Disc: Psicologia
Aplicada
Qual.: Licenciada em Ciências pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Umuarama, 1985. Graduada era Psicologia pela
Universidade Estadual de Londrina, 1990. Cursando especialização em
Ensino de Filosofia para Crianças pela UFMT. Possui experiência
profissional e de magistério no ensino de 1ºe 2º graus.
21. José Roberto Schmaltz
Disc: Processamento de
Dados
Qual.: Bacharel em Engenharia Civil pela UFMT. Especialização em
Análi-se de Sistemas(480) hs) pela UFMT, 1987. Possui experiência
Profissional e de magistério no ensino superior; Possui trabalhos
publicados.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 01/ de 06
de 1993.
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