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INTERESSADO/MANTENEDORA UF
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL MATO GROSSENSE MT
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Administração
RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN
CÂMARA OU COMISSÃO PARECER N.º 340/93
CESU APROVADO EM 01/06/93
23000
PROCESSO Nº23000. 010736/92-19
I - RELATÓRIO
0 Diretor Presidente da Instituição Educacional Mato Grossense
encaminha a este Conselho pedido de Reconhecimento do Curso de
Administração, ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis e
Administrativas, unidade integrande das Faculdades Unidas de
Várzea Grande, instalada em Várzea Grande, MT.
0 curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 97.676, de
20/04/89, nos termos do Parecer CFE nº 981/88, com 50(cinquenta)
vagas totais anuais.
Em 1991, a IEMAT solicitou ao CFE remanejamento de va-gas entre
seus cursos que, através do Parecer nº 716/91, passou a oferecer
100(cen) vagas totais anuais para o curso ora em aná-lise.
Pela Portaria nº 037/93-SESu-MEC, foi designada Comis-são
Verificadora composta pela Professores Maria Justina da Cos ta
Mattos, da Universidade Federal de São Carlos, pelo Profes-sor
Edu Gonzaga César, da Universidade de Brasília e o TAE An-tonio
Beloto Sobrinho da DEMEC/MT, para verificar as condições de
funcionamento para o reconhecimento do curso e apresentar re-
latório conclusivo.
Com base nos dados constantes nos autos, no relatório da
Comissão Verificadora e na informação da CAE, foi elaborado
MOD 5 - CFE
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MEC/CFE
PARECER nº
PROC. Nº
este parecer CoM a informação que cegue:
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. Condições Juridicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Instituição Educacional Matogrossense é una sociedade civil de di-
reito privado, sen fins lucrativos, fundada em 22/09/86, com sede e foro
na cidade de Várzea Grande, no Estado do Mato Grosso.
Está registrada no Cartório de lo Ofício Civil e Notas - Registro de
Sociedade Civil, da Comarca de Cuiabá, sob o nº 126.098 do Livro 15-A, com
data de 29/09/86, e, posteriomente, transferido para o Cartório de-li?
Oficio de várzea Grande-MT, sob o nº 0227, do Livro A.
A Comissão atesta a regularidade jurídica, fiscal e parafiscal.
1.2. Situação Econômico-Financeira
A capacidade econômico-financeira e matrimonial da instituição é
de_ mistrada pelos balanços patrimoniais e oelas demonstrações de receita e
despesa(três últimos exercícios), bem como pelos índices econômicos apre-
sentados no processo e na informação da CAE, que revelam ser boa a situa -
ção econômico-financeira da mantenedora.
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Instituição Educacional Mato Grossense mantém as Faculdades Uni-
das de várzea Grande, onde funcionam as seguintes unidades de ensino e cur-
SOS:
- Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Várzea Gran-
de
. Administração - AG(Aut.) - 100 vagas
. Ciências Contábeis (Aut.) - 100 vagas
- Faculdade de Estudos Sociais de Várzea Grande
. Geografia(Aut.) - 30 vagas
. História (Aut.) - 30 vagas
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1. Instalações e Equipamentos
As instalações físicas onde funcionam as Faculdades são as seguin-
tes :
- Prédio locado em Várzea Grande com 6.OOOm² aproximadamente de
área ocupada, com 0 3 pavimentos.
- Área do Terreno: 6O.OOOm², contando com: estacionamento, praça in-
terna com área verda, área para expansão com 3.5OOm², campo de
fu-tebol e quadra poliesportiva.
- TÉRREO, contendo: 14 salas de aula para 40/50 alunos; biblioteca
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sala de estudos, informatizada; cantina; sanitários masculino e
feminino; coordenação e circulação/escadas. I° PAVIMENTO,
contendo: 06 salas para 30 alunos; 08 salas para 40/
5 0 alunos; sanitários; departamento financeiro; secretaria PABX;
diretoria geral; secretaria geral; sala dos professores; salas pa-
ra departamentos; informática; CPD; laboratório de informática ;
sala de direção dos colegiados; área de circulação/escadas. 2ª
PAVIMENTO, contendo: 15 salas para 40/50 alunos; 03 salas para
30 alunos; 04 laboratórios interdisciplinares(I, II, III e IV);sa-
nitários; área de circulação/escadas; almoxarifado. são, ainda, de
propriedade da mantenedora e estão à disposição das Faculdades as
seguintes instalações:
a) Construção edificada em terreno próprio - Terreno: 4.055m². En-
dereço: Rua Clovis Hugney. Construções: Blocos A, B e Quadra P£
liesportiva.
Bloco A(Área construída - 498,00m^) contendo, 03 salas de aula
com 63,00m2 cada: 02 salas de aula com 67,62m2 cada; tesouraria
direção; secretaria; sala dos professores; 02 sanitários;
circu-lação; pátio coberto.
Bloco B(Ârea construída - 498,00m²) contendo, biblioteca; sala
de estudos; 02 salas de aula com 56,70m2; 01 sala de aula com
76,23m²; cantina; pátio coberto com 180,00m²; circulação; qua-
dra poliesportiva com 420,00m².
b) Terreno próprio com 24.480m², situado no Parque dos Cajueiros,
várzea Grande, que poderá vir a ser utilizado na expansão das
atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A UNIVAG possui a estrutura necessária para o funcionamento do cur-
O curso utiliza os equipamentos do C.P.D. para as aulas práticas da
disciplina Processamento de Dados. Por outro lado os recursos didáti-cos
são de bom padrão e nível, tendo máquinas, retroprojetores, televisão com
videocassete, filmes e um centro de processamento de dados equipado com
computadores.
MEC/CFE
PARECER nº
PROC. nº
2.2. Biblioteca
A Biblioteca da UNIVAG está ocupa uma área de 391,20m², assim dis-
tribuida: 195,60m² para o acervo e a mesma área para o ambiente de leitura.
Estão destinados ã expansão da mesma, mais 244,47m²,
Atende diariamente em dois períodos(tarde e noite) nos seguintes
ho-rários: das 14:00 às 22:00 horas, de 2ª a 6ª feira e das 8:00 às 12:00
ho-ras aos sábados.
O acervo é organizado segundo Sistema de Classificação Dewye - CDD
sendo sua catalogação obediente ao Código American Library Association.
Anexo ã biblioteca há serviços de mimiõgrafos, xerox e máquina de
escrever para atender ao público.
A Comissão Verificadora informa, ainda, que "o acervo atende a ne
cessidade do curso, para o qual são destinados 2.424 títulos com 3.839
exemplares e 18 assinaturas de revistas especializadas.
As dependências possuem boas condições de iluminação, ventilação e
mobiliário.
A ampliação do acervo é feita através de indicações e solicitações
dos professores.
O público que compõe o quadro de usuários abrange os alunos regu -
larmente matriculados na Instituição, corpo docente e comunidade local em
geral. O atendimento é de livre acesso.
A Biblioteca das Faculdades Unidas de Várzea Grande é dirigida por
uma bibliotecária, devidamente habilitada, e duas auxiliares".
2.3. Laboratórios
O laboratório que atende o curso é o de Informática que conta com
08(oito) micros.
A Comissão Verificadora informa que o mesmo "é usado, primordial -
mente, para complementação das aulas teóricas em sala de aula. Os acadêmi-
cos também utilizam estes equipamentos para a editoração de suas monogra -
fias curriculares.
Em complementação a seu relatório a Comissão Verificarora presta, ainda, as
seguintes informações:
- Sobre o Alunado:
. índice de Freqüência Média às Aulas - 85,79%
. índice de Aproveitamento - 81,35%
. Nível de Participação nos Órgãos da Instituição: os alunos par-
ticipam, através de representantes, nos órgãos colegiados com
direito a voz e voto. . Nível de Participação no Diretório
Acadêmico/Diretória Central dos Estudantes: existe o Diretório
Central dos Estudantes que vem participando de forma gradativa
junto aos órgãos da Insti-
MEC/CFE
PARECER n° PROC. n°
ma:
tuição e atuando de forma desejável com relação às promoções
dos estudantes.
Atividades-Fim
- Ensino; verifica-se que o funcionamento do curso ocorre dentro dos
padrões de absoluta normalidade, com boa freqüência de professores
e alunos, e o calendário escolar sendo desenvolvido com
regularidade.
- Pesquisa; há atividades nesta área, ainda em nível embrionário,
pois as pesquisas deverão iniciar no corrente ano.
- Extensão; Várias foram as iniciativas e promoções próprias e em
conjunto, tanto para complementação das aulas em classe quanto pa
ra esclarecimento e orientação da comunidade em geral.
Corpo Docente
A Comissão apresenta análise sobre o corpo docente da seguinte for;
- Qualificação: o corpo docente apresenta bom nível de qualificação
sendo adequado ao curso.
- Regime de Trabalho e Disponibilidade Horária: é por hora/aula,
onde o docente tem a obrigação de permanecer na Instituição para
ministrar aulas e participar de Reuniões Regimentais.
- Frequência Às Aulas e Outras Atividades Previstas: os professo -
res são assíduos às aulas e comparecem, sempre que convocados,
às reuniões regimentais.
- Plano de Qualificação Progressiva; Há, atualmente, docentes cu-
sando Mestrado. Existem propostas para realizar cursos de espe -
cialização dentro da própria instituição e que deverão ser
ministrados por professores de outras IES, inclusive de outros
Esta -dos, e cuja viabilidade, tanto operacional quanto
financeira es-tá sendo estudada. De concreto há um plano
orçamentário para sub vencionar professores que se proponham a
frequentar curso de pós -graduação.
- Seleção de Professores; A admissão de professores é feita
median-te solicitação e indicação do departamento interessado.
Uma co-missão de docentes procede ao exame do "curriculum vitae"
e su-mete o candidato a uma entrevista.
- Interferência da Mantenedora na Direção; Não há perceptividade de
controle da entidade mantenedora sobre a direção e sobre os
órgãos colegiados.
- Relacionamentos; quanto ao relacionamento observável entre dire-
tores e alunos, diretores e professores, diretores e mantenedo -
res ou professores e alunos é bastante amistoso. Pode-se dizer,
MEC/C
FE
PARECER
PROC. Nº
que o relacionamento com a DEMEC é muito bom.
- Funcionamento dos Colegiados; os órgãos colegiados previstos no
Regimento são a Congregação e o Conselho Departamental. A presença dos mem-
bros às reuniões é quase total e suas principais atribuições são: elaborar
e aprovar o plano anual de atividades acadêmicas, organizar o calendário
es-colar, aprovar a realização de cursos de especialização, aperfeiçoamento
e extensão, entre outras.
- Coordenação Didático-Pedagógica - é exercida pela Diretoria Aca-
démica e Chefia de Departamento das Faculdades..
- Registro Escolar; cada aluno tem o seu prontuário. Os registros
estão em dia e os dados atualizados.
As notas e a frequência são divulgadas bimestralmente, por edi-
tais e/ou individualmente, quando solicitadas de imediato.
- Plano Anual de Aplicação dos Recursos Financeiros: o plano anual
for aprovado pela Congregação e homologado pela Mantenedora. O memos con-
tCTipla recursos para: salário de Professor; Salário de Administração; en-
cargos sociais; manutenção do prédio; água, energia e telefone; livros e
periódicos; qualificação dos docentes; equipamentos de laboratórios e simi-
lares; e outros.
3. DO CURSO
3.1. - Do Funcionamento
O curso de Administração foi autorizado pelo Decreto
97.676/89 com base no Parecer CFE 981/88, com 50(cinquenta) vagas totais
anuais. Em 1991 houve remanejamento de vagas, aprovado pelo Parecer CFE nº
716/91, passando o referido curso a oferecer 100(cem) vagas totais anuais.
O curso funciona no turno noturno e suas atividades tiveram inicio
no 1º semestre de 1989.
O regime de matricula é o seriado anual.
No curso, objeto do processo, o índice de frequência às aulas é de
80% e o índice de aproveitamento escolar é de 75%.
3.2. Organização Curricular
De acordo com o Parecer CFE nº 602/90, foram aprovadas as altera -
ções no currículo pleno do curso, que passou a ter 3.384h/a, incluídas as
destinadas a Estudo de Problemas Brasileiros e Educação Física. Esta grade
curricular continuará em sendo oferecida até o ano letivo de 1994, para as
turmas iniciadas em 1991. Quadro I-A deste parecer.
Foi aprovada através do Parecer CFE nº 811/91 nova grade curricu -
lar, que passou a ter carga horária total de 3.168 h/a, incluídas as desti-
nadas a Estudo de Problemas Brasileiros e Educação Física, vigorando para
as turmas a partir do período letivo de 1992. Quadro I-B deste parecer.
MEC/CFE
PARECER n°
PROC. nº
A Comissão Verificadora, após análise do currículo pleno do curso,
conclui que:
a) O currículo pleno atende plenamente a Resolução s/n, de 08/07/66
e às necessidades e interesses da cidade e região
b) Quanto ao conteúdo programático das diversas disciplinas, enten-
demos que satisvaz às necessidades e anseios dos académicos".
3.3. CORPO DOCENTE
O corpo docente do curso de Administração é constituído por 20(vin
te) professores, cujo perfil acadêmico é o seguinte: 01 cora doutorado;
02 com mestrado; 01 cursando mestrado; 13 com especialização; 03 aprovados
pelo CFE para as mesmas disciplinas para as quais são indicados.
A relação dos docentes consitui o Anexo II desta informação.
4.APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes termos: "A
Comissão Verificadora, após análise da docum.entação e verifica-ção "in
loco" das condições de funcionamento para o Reconhecimento do Cur-so de
Administração com o oferecimento de 100(cem) vagas anuais, ministra-dos
nas Faculdades Unidas de Várzea Grande(UNIVA), mantidas pela Institui-ção
Educacional Mato Grossense - IEMA.T, emite parecer favorável ao seu re_
conhecimento".
II - VOTO DO RELATOR
A luz da documentação constante do processo e do relatório da Co -
missão Verificadora é o Relator de parecer favorável ao reconhecimento do
Curso de Administração, ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis e
Administrativas, unidade integrante das Faculdades Unidas de Várzea Grande,
mantidas pela Instituição Educacional Mato Grossense, com sede e foro na
cidade de Várzea Grande, Estado de Mato Grosso, com 100(cem) vagas totais
anuais.
ANEXO I _ A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR FACULDADES
UNIDAS DE VARZEA GRANDE CURSO:
ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
± . ANO
-Teoria Econômica ..................................... 72
-Introdução a Metodologia de Pesquisa ................
72
-Lingua Portuguesa ................................... 72
-Matemática .......................................... 144
-Contabilidade Geral ............................... 1.44
-Teoria Geral de Administração ..................... 144 648
-Estudo de Problemas Brasileiros ................... 72
-Educação F isi ca..................................... 72 792
2. ANO
-Instituição do Direito Publico e Privado ......... 144
-Estatistica ......................................... 72
"Pesquisa Operacional ............................... 72
-Processamento de Dados I ............................. 72
-Contabilidade de Custos ........................... 72
-Organização e Métodos ............................... 72
-Economia Brasileira ................................ 72
-Psicologia Aplicada a Administração .............- 72
-Sociologia Aplicada a Administração ............. 72 720
-Educação Fisica..................................... 72 792
3. ANO
-Legislacao Social ......................................, 72
-Administração de Material ........................., 72
-Processamento de Dados II .......................... . 72
-Administração Mercadologica ......................... 72
-Administração Financeira e Orçamento ............ 144
-Administração de Recursos Humanos ................. 144
-Administração de Produção I ..................... . ,. 72
-Matemática Financeira ............................. 72 720
-Educação Fisica..................................... 72 792
4. ANO
-Legislação Tributaria ........................... . 72
-Economia Rural ....................................... 1 44
-Elaboração e Analise de Projetos .................... 72
-Processamento de Dados III ......................... ., 144
-Planejamento e Avaliação Empresarial............ ,. 72
-Teoria do Desenvolvimento .............„„„..,„....„„„ 72
-Administração da Produção II „...........„....,„,. 72
-Estagio Supervisionado ........................... ..„„.„„ 288 936
-Educação F isi ca ................................
. „ . „
72 .1008
RESUMO:
Carga Horária ....................... .-..„.......„..,.. 3024 h/a
E.P.B. (72h/a) e E.F. (288h/a) ..................... . ,. . 360 h/a
Carga Horária Total „ ........................... .,„.,.. 3384 h/a
Anexo ... I - b ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR FACULDADES UNIDAS DE VARZEA
GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
(CURRÍCULO REFORMULADO A PARTIR DE Í992)
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
1. ANO:
-Introdução a Metodologia da Pesquisa ............. 72
-Língua Portuguesa ................................. 72
-Matemática ........................................ 144
-Teor i a Economica ................................... 72
-Teoria Geral da Administração ................... 144
-Contabilidade Geral ............................... 144 648
-Estudo de Problemas Brasileiros ................. 72
-Educação Fisica ................................... 72 792
2. ANO:
-Etatistica ........................................... , 72
-Pesquisa Operacional .............................. 72
-Economia Brasileira ................................ 72
-Psicologia Aplicada a Administrão .............. 72
-Sociologia Aplicada a Administração ............. 72
-Legislação Social ...................... ......„„ 72
-Organização, Métodos e Sistemas ...............„ 72
-Instituição de Direito Publico e Privado ....„ 144
-Processamento de Dados I „........ ................ ,. 72 720
3. ANOS
-Administração Financeira e Orçamento ...,.„„..,„ 144
-Administração de Materiais ..............,„„. 72
-Administração de Recursos Humanos ..................................... 144
-Administracao da Produção I ...„.,.„.„ ...... .., 72
-Administração Mercadologica.......................... 72
-Processamento de Dados II. ....... ......... 72
-Contabilidade de Custos .........,......... 72
-Matematica Financeira ,. ............ ..... ......... 72 720
ANEXO I-3 (Cont
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
FACULDADES UNIDAS DE VARZEA GRANDE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
(CURRÍCULO REFORMULADO A PARTIR DE Í992)
4. A N O :
-••Economia Rural ................................. 144
-Legislação Trilbutaria ........................ . 72
-Planejamento e Avaliação de Empresas............ ,. 72
-Administração da Produção II ................... 72
-Teoria do Desenvolvimento ................... ...... 72
-Elaboração e Analise de Projetos ... ............. 72
-Processamento de Dados III ...................... 144
-Estagio Supervisionado ......................... ,.288 936
RESUMO =
Carga Horaria . ....................................... 3024
Estudo de Problemas Brasileiros...................... 72
Educacao Física........................................ 72
Carga Horária Total .................................. 31ó8
MEC/CFE
PARECER n°
PROC. n°
ANEXO II
CORPO DOCENTE
01. Aclyse de Mattos
Disc: Administração de Vendas (*) Introdução ã Mercadologia {**) Pesquisa
Operacional. Qual.: Bacharel em Administração pela PUC/RJ, 1982.
Especialização em Propaganda e Marketing (360hs) pela Escola Superior de
Propaganda e Mark-ting. Rio de Janeiro, 1989.
(*) - A disciplina Administração de Vendas, pelo Parecer nº 602/90,
passou a ser denominada Administração Mercadológica (**) - A disciplina
Introdução ã Mercadologia, pelo Parecer 602/90, passou a ser
denominada Administração Mercadológica.
02 Agenor Francisco Bambassaro
Disc: Administração Financeira e Orçamento
Planejamento e Avaliação de Empresas
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Alto Uruguai Cata-
rinense, 1985. Especialização em Administração Financeira (360hs) pela Ins-
tituto Metropolitano de Educação, 1989.
03. Antonio Cesar Incrocci
Disc: Contabilidade de Custos
Organização e Métodos(*) Qual.: Graduado em Ciências Economicas
pela Universidade Federal de Ma. to Grosso, 1981. Especialização em.
Organização e Métodos (360hs) pela mesma Universidade, 1986. Freqüentou,
como ouvinte, o Curso de Especialização em Ciências Contábeis, realizado
pela UFMT, 1976. (*) A disciplina Organização e Métodos, pelo Parecer
611/91, passou a ser denominada Organização, Métodos e Sistem.as.
04. Aurelino Marques da Silva
Disc: Educação Física
Qual.: Graduado em Educação Física, pela UFMT, 1978. Especialização em
Educação Física Infantil (390hs) pela mesma Universidade, 1983. Possiii
expe-riência de magistério no ensino de 1º e 2º graus desde 1978.
05. Cecília Arlene de Moraes
Disc: Administração de Pessoal (*)
Estágio Supervisionado
Qual.: Bacharel em Administração, pela UFMT, 1979. Especialização em
Administração de Recursos Humanos(380hs) pela UFMT, 1982. Possui experiên-
cia de magistério no ensino superior desde 1979.
(*) a disciplina Administração de Pessoal, pelo Parecer 602/90 passou a
MEC/CFE
PARECER n°
PROC.
ser denominada de Administração de Recursos Humanos,
06. Cergio Tecchio
Disc: Cooperativismo
Contabilidade Agrícola e Seguridade Qual.: Bacharel em
Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1983.
Especialização em Cooperativismo(360hs) pela mesma Universida-de, 1985.
Especialização em Gestion de Cooperativas Agrárias(550hs) pelo Centro
Internacional, de Perfeccionamento Profissional e Técnico - Turim Itália,
1987.
07. Mauro Cândido Viana
Disc: Teoria Geral da Administração
Qual.: Graduado em Administração pela UFMT, 1987. Especialização em Ad-
ministração Bancária (3 60hs) - CAAB.
Fernando Augusto Delamônica Freire
Disc; Administração de Pessoal (*)
Sociologia Aplicada ã Administração Qual.: Bacharel em Ciências
Economicas pela Universidade de Brasília, 1972. Especialização em
Administração de Recursos Humanos(404hs) pela mes-ma Universidade, 1977.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 981/88 para lecionar a disciplina
Administração de Pessoal. /
(*) A disciplina Administração de Pessoal, pelo Parecer 602/90, passou
a ser denominada de Administração de Recursos Humanos.
09. Fernando Costa Monteiro Barros
Disc: Matemática Financeira
Pesquisa Operacional
Qual.: Graduado em Engenharia Civil pelas Faculdades Reunidas Nuno Lis-
boa, 1980. Especialização em Metodologia do Ensino Superior (360hs) Pela
Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, 1988. Especialização
em Metodologia do Ensino(480hs) pela Faculdade de Educação de Fátima Sul,
1987. Possui experiência de magistério superior desde 1988.
10. Gaspar Jacobina Turíbio
; Disc; Teoria Econômica
Economia Brasileira Teoria do Desenvolvimento Qual.: Bacharel em
Ciências Econômicas pela UFMT, 1980. Especialização
em Economia - Administração de Empresas Públicas - (510hs) pela UFMT,1985.
Aprovado pelo Parecer nº 981/90 para lecionar as disciplinas Teoria Econô-
MEC/C
FE
PARECER Nº
PROC. Nº
11. Gilza Santiago Sobreira Santos
Disc: Língua Portuguesa
Qual.: Licenciada em Letras pela UFMT, 1985. Cursando Especialização em
Filosofia para Crianças (360hs) , UFMT,. Possui experiência de magistério no
ensino superior desde 1990
12. João Francisco Feltrin
Disc: Administração de Material
Administração de Produção I e II
Qual.: Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Ma.
ria, 1974. Especialização em Consultoria Empresarial(1.lOOhs) pelo Centro
Técnico Fconômico de Assessoria Empresarial, Universidade Estadual de
Cam-pinas, 1978. Especializão em Administração dos Servos de Saúde
(890hs) pela UNAERP, 1985. Cursando Especialização em Administração
Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e Hospital
das Clínicas da Universidade de São Paulo. Possui experiência de
nagistério superior desde
1975.
13. Dora Lúcia de Lina Bertúlio
Disc: Instituição de Direito Público e Privado Legislação Tributária
Legislação Social Qual.: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do
Paraná, 1973. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa
Catarina, 1989. Vá-rios cursos de especialização tais como: Africa -
História, Cultura e So-ciedade; Antropologia Filosófica. Possui
experiência profissional e de na. gistério no ensino superior desde 1981.
14. José Gonçalves Botelho do Prado
Disc: Contabilidade de Custos
Contabilidade Geral
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela UFMT, 1959. Especialização
em. Contabilidade (420 hs) oela UFMT, 1985. Aprovado pelo Parecer CFE nº
981/88 para lecionar a disciplina Custos,
15. Marli de Oliveira Pereira
Disc: Língua Portuguesa
Qual.: Aprovada pelo Parecer CFE nº 824/88 para a mesma disciplina.
16. Martha Johanna Haug
Disc: Sociologia Aplicada ã Administração
Estudo de Problemas Brasileiros Introdução ã Metodologia da Pesquisa
Qual.: Licenciada em Geografia pela UFMT, 1976. Mestrado em Ciência pe-la
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 1985. Doutorado
em Ciência da comunicação pela USP, 1991. Possui experiência de magistério no
ensino superior desde 1991.
17. Messias Bhering
Disc: Economia Agrícola (*)
Elaboração e Análise de Projetos Crédito Rural Qual.: Graduado em Agronomia
pela Universidade Federal de Viçosa, 1973. Especialização era Farm Management
and Extension Methods - área de concentra ção; Administração e Extensão
Rural(1.260hs) - Ruppin Institut - Netanya -Israel, 1976. Possui experiência
de magistério superior desde 1976.
(+) A disciplina Economia Agrícola, pela Parecer CFE nº 602/90, passou a ser
denominada Economia Rural.
18. Vicente Pedroso da Silva Filho
Disc: Matemática
Matemática Financeira Qual.: Licenciado em Ciências pela UFMt, 1985.
Licenciado em Matemáti-ca pela UFMT, 1986. Especialização em. Matemática
Superior (3 60hs) pela PUC/MG, 1990.
19. Vilson de Oliveira
Disc: Estatística
Qual.: Bacharel em Agronomia pela UFRGS, 1967. Mestrado em Ciências do
Solo pela mesma Universidade, 1969. Especialização em Planejamento pela
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, Porto
Alegre, RS, 1978.
20. Willv Luiz Halm
Disc: Processamento de Dados
Qual.: Aprovado pelo Parecer CFE nº 824/88 para a mesma disciplina.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Camara.
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