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INTERESSADO/MANTENEDORA UF
Escola Técnica Federal de Ouro Preto
MG
ASSUNTO
Curso Técnico de segundo Grau em Gemologia
RELATOR: SR CONS Jorge Nagle
PARECER Nº 337-93
CÂMARA OU COMISSÃO
C
EGRAU
APROVADO EM 01/06/93
PROCESSO
2300011797/92-31
I - RELATÓRIO
A Escola Técnica Federal de Ouro Preto enviou a este
Conselho, através da Secretaria de Educação Média e Tecnológi-
ca do MEC, projeto para implantação de Curso Técnico de segundo
grau em Gemologia.
A proposta da Escola Técnica tem como finalidade for
mar, no Brasil, pessoas competentes, que possam atuar eficiente
mente em todas as atividades da gemologia. Para isso, foi elabo
rada uma grade curricular profissionalizante abrangente, compre
endendo desde a extração das pedras preciosas (com Geologia e
Mineração), até o seu segmento artístico, incluindo a confecção
de gemas, jóias e artes ornamentais em pedras de boa qualidade,
(com disciplinas básicas como Metalurgia das Ligas de Metais No-
bres, Lapidação de Gemas de Cor, Lapidação do Diamante, e Ouri-
vesaria e a Joalheria. )
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Essa proposta de grade curricular no que tange à
formação especial, apresenta-se numa seqüência lógica de
aprendizado sistemático, bem orientado no sentido de atender- às
necessidades tecnológicas da setor, visando sua compatibilidade
com os v á ri o s segmentos da habilitação do "TÉCNICO EM
GEMOLOGIA:
Técnico Laboratorista de Gemologia
- T é c n i c o de Gemologia voltado para pequisas
g emológica-
,
- T é c ni c o de lavras de pedras pre cios as
- Tecnico desenhista artistico e artesão de pedras
- Técnico em conformação mecânica de metais nobres para
joalheria, ourivesaria e bijuteria ,.
Deve ser destacado, em particular, que a proposta da
grade curricular Foi elaborada visando ao atendimento das
diretrizes básicas do setor para capacitação de mao-de-obra muito
bem retratadas no "TERMO DE REFERÊNCIA" do sub-programa setorial
da qualidade e produtividade em gemas, jóias e bijuterias
(PBQP/GM) aprovado pelo Governo Federal e proposto pelo IBGM
Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.
Dada a importância desta focalizaçao, transcrevem-se a
seguir trechos desse Termo de Referência, no que diz respeito à
capacitação de recursos humanos:
"No que se refere ao segmento de Gemas, tradicionalmente
os lapidários no Brasil sao formados na própria indústria ou
através da transferência de técnicas de "pai para filho", sendo que
poucos deles possuem conhecimento de gemologia..
Atualmente muitas empresas possuem gemólogos em seus
quadros, sendo alguns deles os próprios donos ou pertencentes à
fa mí li a dos proprietários, com formação no exterior (normalmente
no GIA - Gemological Instituto of America), e que orientam o
processo de lapidação.
Existem algumas regiões, como Mar de Espanha (MG). e
Petrópolis (RJ), na área de diamantes. Teófilo Otoni, Governador
Valadares e Belo Horizonte para as demais pedras, que sao
tradicionais centros formadores de mao-de-obra.
No entanto, existem diversas escolas e cursos de
lapidação e gemologia espalhados por todo o país, dos quais
destacam-se o Centro Tecnológico de Gemologia do SENAI, em
Lajeado (RS), o Centro de Gemologia de Goiás, em Anápolis,
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vinculado à Metago, e a Escola Técnica Federal de Ouro Preto, em
Minas Gerais.
Inumeras as Universidades possuem cadeiras de gemologiaem
seus curso: de graduação de geologia e outras, como a
Univer sidade do Ouro Preto possuem o curso do gemologia ao
nível de pos-graduaçao..
"Tem vista a recessão dos últimos anoss muitos
lapidários foram dispensados e outros buscaram novos empregos ou
se estabelece:-ar; como autônomos,. 0 custo de mao-de-obra está
estimado em torno de 15% do total, tanto para diamantes como para
pedras coradas,,
Gabe ressaltar que a tendência de se utilizar serviços
de autônomos, muitos deles na informalidade, é crescente e nao
permite maior controle sobre a qualidade da lapidação.
Cidades como Teófilo Otoni, que possuo cerca de 500
empresas destinadas ao Setor, das quais 45 exportadoras, têm
também 2.700 oficinas de lapidação, muitas delas em "fundos de
quintal" empregando 10.000 trabalhadores.
Sumarizando, pode-se afirmar que o Setor, embora
contando com bons profissionais, em média, necessita melhor
capacitar seus recursos humanos, inclusive com conhecimento de
gemologia e de técnicas gerenciais modernas.
A exemplo da ind ú stria de lapidação, o pessoal empregado
na indústria de jóias e bijuterias é formado na própria empresa,
com os conhecimentos sendo transmitidos geração à geração. Muito
poucos têm conhecimento técnico específico ou formação na área de
engenharia, onde obteriam base para posterior especialização no
Setor.
Existem cursos para formação e treinamento de pessoal,
normalmente de curta duração, dados por escolas particulares e
pelo SEN6I (Sao José do Rio Preto/SP), além de cursos de "design",
artes, estilismo, etc. dados por escolas e faculdades públicas e
crivadas, com concentração na área de joalheria e bijuteria.
No entanto, pesquisa realizada junto a empresas do Setor
demonstra que a insuficiente capacitação da mao--de-obra, tanto a
nível técnico quanto gerencial, é um dos principais pontos de
estrangulamento na busca de maior eficiência e produtividade.
A pesquisa evidenciou também que embora carente em
quase todas as áreas, as mais críticas são: tecnologia de
fundição, gravaçao e concepção do produto, além de técnicas de
gestão empresarial e marketing.
Este fato é mais grave quando se sabe que os recursos
humanos do setor não estão sendo reciclados para incorporar
tecnologias modernas, tanto na conceição do produto (exemplo:
desenho assistido por computador),como no processo produtivo
(exemplou raio laser lapidação de diamante) quanto na
utilização e combinação de novos materiais,
Sintetizando pode-se afirmar que será necessário
montar um amplo programa de desenvolvimento de recursos humanos,
para atender as necessidades das áreas de tecnologia de processo
e produção, de gestão e comercialização e para cria
infraestrutura de apoio tecnológico, principalmen te de
capacitação laboratorial".
Estribada cm sua excepcional experiência no ensino de
2ºgrau, a Escola definiu então, em conexão com o curso proposto,
metas c programas que ja se encontram em adiantado processo de
desenvolvimento, e que serão alcançados plenamente nos próximos S
anos, como,por exemplo,os seguintes
- Projeto de capacitação de docentes
- Projeto de elaboração de bibliografia básica em
gemologia
- Projeto de cooperação técnica internacional
-- Projeto de reformulação do sou espaço físico para
abrigar o novo curso.
Deve ser destacado o cuidado com que estão sendo tomadas :.
em tempo hábil as providências necessárias para o êxito desta
iniciativa da Escola Técnica Federal de Ouro Preto
Além dos projetos acima, que integram o processo, foi
também incorporado, mediante despacho interlocutório, outro
projeto no qual se apresenta proposta de cooperação técnico-
financeira da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais,
para v i a bilizar a implantação do curso.
VOTO DO RELATOR
Dadas as condições todas que envolveram a elaboração desta
proposta, conforme destacado no histórico anterior, e
considerando que o currículo proposto satisfaz plenamente as
normas legais e resoluções deste Conselho, o Relator é de parecer que
pode ser aprovada a criação da h ab i litação de Técnico em
Gemologia, no nível de 2º grau, proposta pela Escola Técnica
Federal de Ouro Preto.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino de 1º e 2º Grau acompanha o voto do Relator
Sala das Sessões, em 05 de maio de 1993.
A grade curricular é esquematizada no processo da seguinte forma:
GRADE CURRICULAR DO CURSO TECNICO EM GEMOLOGIA
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 01
de 06
de 1993.
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