"O Curso terá suporte na infra-estrutura das
Faculdades Integradas Tiradentes, detalhadamente descrita na
Carta-Consulta de criação da Universidade analisada por este
Conselho na apreciação da mesma. Conforme observa a Comissão,
esses "espaços muito bem conservados, são amplos o suficiente
para abrigar as novas turmas de alunos decorrentes da
autorização do curso. Os espaços e equipamentos específicos
previstos oara o Curso de Matemática consta de Laboratório de
Computação com mobiliário e equipamentos de informática entre
os quais 20 microcomputadores COBRA-XPC, 5 impressoras e outros
periféricos além de softwares aplicativos, Laboratório de
Física Geral e Experimental com mobiliário e aparelhos
próprios, Sala de Desenho com pranchetas e mobiliário próprios.
Para as aulas de Inglês Técnico e Língua Portuguesa, o curso
utilizará o Laboratório de Línguas. Serão utilizados também o
Laboratório Fotográfico e Sala de Vídeo para desenvolvimento de
aulas práticas".
3.7. PESQUISA E EXTENSÃO
As funções de pesquisa e extensão aparecem, no
Projeto Pedagógico do curso de Matemática, intrinsecamente
ligadas ao ensino.
As FIT criaram e estão implantando o Núcleo Integrado
de Investigação em Informática e Educação, que atuará
articulado com os departamentos de Matemática, Informática,
Educação, e os demais envolvidos com a sua temática.
Algumas linhas já foram definidas, das quais este
Relator destacou as seguintes:
a) Estudos de Linguagens que favoreçam a Aprendizagem
Para auxiliar o ensino de matemática, em todos os
níveis de escolaridade, existe - por exemplo - a linguagem
Logo, criada em 1971 por S. Papert. Atualmente essa linguagem é
bastante popular no ensino de programação para a criança, dada
a facilidade com que pode ser aprendida e a autonomia que
fornece aos estudantes.
Levando em conta o vertiginoso desenvolvimento da
informática, outras linguagens com a mesma ou com outras
finalidades educacionais podem surgir a qualquer momento e o
núcleo deve estar atento para aprendê-las, explorá-las e
repassá-las.
b) Aplicação da Informática ao Ensino Universitário
Mesmo na área matemática o computador não vem sendo
usado como recurso didático em toda a sua plenitude. Até pelo
contrário. Isso se deve, em boa parte, à dissociação verificada
entre o professor que atua na sala de aula, em geral com
disciplinas teóricas e o professor de (ou especialista em)
computação. Esse distanciamento deve ser diminuído
significativamente e o Núcleo deve favorecer a integração entre
esses dois profissionais, contribuindo assim para um ensino
mais dinâmico.