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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO SE
ASSUNTO
AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE MATEMÁTICA NAS FACULDADES
INTEGRADAS TIRADENTES - (Fase Projeto e sua Execução)
RELATOR: SR. CONS. RAULINO TRAMONTIN
PARECER N.º 274/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu/
APROVADO EM 03/05/93
PROCESSO N°
23001.000256/93-58
I - RELATÓRIO
I. RELATÓRIO
As Faculdades Integradas Tiradentes, mantidas pela
Associação Sergipana de Administração - ASA estão em processo
de transformação em universidade, pela via da autorização, com
Carta-Consulta aprovada pelo CFE através do Parecer nº 335/92.
A Carta-Consulta contempla, para compor o perfil
institucional, a implantação dos Cursos de Ciências Biológicas,
Educação Artística e Matemática para 1993. 0 presente Parecer
trata da análise das condições para autorização do Curso de
Matemática.
A Comissão de Acompanhamento do processo de criação
da UNIT, na fase de execução do Projeto, nomeada pela Portaria
do CFE nº 43/92, é constituída pelos Professores Arthur Dutra
de Moraes Horta, Ronald Braga e Celso Cunha.
Reunida nas Faculdades Integradas Tiradentes nos dias
22 e 23 de outubro, a Comissão analisou as condições de
implantação do Curso de Matemática, tendo presente o projeto
apresentado pela Instituição.
MOD 5-CFE
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O presente Parecer tem presentes o Projeto da UNIT, o
Projeto Pedagógico do Curso de Matemática, o Relatório da
Comissão e as observações pessoais do Relator.
1. DADOS DA MANTENEDORA
A mantenedora é a Associação Sergipana de
Administração (ASA), fundada em 09/12/62, com sede e foro na
cidade de Aracaju (SE). É uma sociedade civil sem fins
lucrativos.
Sua condição jurídica, regularidade fiscal e
parafiscal e capacidade patrimonial e econômico-financeira, bem
como a idoneidade de seus dirigentes, foram analisadas,
detalhadamente, no Parecer CFE nº 335/92, que aprovou a carta-
consulta para criação da Universidade Tiradentes.
Está localizada na Rua do Lagarto, 264 - CEP:
49010-390 - em Aracaju (SE).
2. DADOS DAS FACULDADES TIRADENTES
A ASA mantém, em regular funcionamento, as Faculdades
Integradas Tiradentes (FIT), cujo Regimento Unificado está
aprovado pelo Parecer CFE 131/92, com as seguintes unidades de
ensino, pesquisa e extensão:
a) Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas
e Contábeis;
b) Faculdade de Comunicação Social;
c) Faculdade de Direito;
d) Faculdade de Letras;
e) Faculdade de Secretariado Executivo;
f) Faculdade de Tecnologia.
As Faculdades Integradas Tiradentes têm por
objetivos:
I - desenvolver e estimular o ensino, a pesquisa, a difusão
dos conhecimentos e o treinamento em todos os setores das
ciências e técnicas, visando à promoção intelectual,
técnica, artística, moral e espiritual do homem;
II - estender o ensino e a pesquisa à comunidade, mediante
cursos e atividades especiais;
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III - promover o intercâmbio com instituições científicas e
culturais, religiosas e civis, nacionais ou estrangeiras;
IV - possibilitar aos alunos a aquisição de sólida formação
deontológica, para formar profissionais conscientes;
V - promover estudos e pesquisas relativas à Ciência e aos
problemas do mundo contemporâneo, buscando valores idéias
capazes de dar sentido à vida.
A administração das FIT é exercida por intermédio do
Conselho Superior de Administração, do Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão e da Diretoria Geral.
0 Conselho Superior de Administração, é o órgão
máximo de natureza deliberativa, jurisdicional, consultiva e
normativa da Instituição, sendo também o órgão recursal.
0 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, é o órgão
normativo, deliberativo, jurisdicional e consultivo das
atividades didático-pedagógica e acadêmica da Instituição.
A Diretoria Geral é o órgão executivo da
administração superior, dirigido pelo Diretor Geral e apoiado
por duas Vice-Diretorias: Administrativa e Acadêmica.
Integram as Vice-Diretorias, coordenadorias
específicas que articulam as atividades das FIT.
Vinculados à Diretoria Geral, há os órgãos
suplementares e as assessorias.
Os órgãos suplementares são aqueles que suplementam e
apoiam todas as atividades das Faculdades. São eles: a
Biblioteca Central, Centro de Processamento de Dados, Divisão
de Educação Física e Práticas Desportivas e a Gráfica e
Editora, que possuem regulamentos.
Os departamentos compõe a administração e são os
seguintes:
. Departamento de Administração
. Departamento de Matemática e Contabilidade
. Departamento de Economia
. Departamento de Direito
. Departamento de Comunicação Social
. Departamento de Biblioteconomia e Documentação
. Departamento de Letras e Secretariado Executivo Bilingüe
Departamento de Serviço Social
Departamento de Processamento de Dados
As FIT ministram os seguintes cursos de graduação
ATOS LEGAIS
CURSO
............. --------
VAGAS
DURAÇÃO
AUTORIZAÇÃO RECONHECIMENTO INICIAIS
EM ANOS
1. ADMINISTRAÇÃO
...........
D.70.818/72 D. 76.862/75 100
5
2. CIÊNCIAS CONTÁBEIS
.......
0.70.818/72 0. 76.862/75 100
5
3. CIÊNCIAS ECONÔMICAS
.......
0.70.818/72 0. 76.862/75 100
5
4. DIREITO
...............
D.84.733/80 P.M.417/83 150
5
5. COMUNICAÇÃO SOCIAL
........
D.85.656/81 P.M.456/83 160
4,
5
6. BIBLIOTECONOMIA
.........
D.90.628
84 P.M.354
87 40
4,5
7. ADMINISTRA
Ç
ÃO
(
ÊNFASE EM ANA-
LISE DE SISTEMAS
)
........
0.97.552/89 Par.CFE 052/92 80
4,
5
8. LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS) ... 0.97.554/89 Par.CFE 730/91 50
4
9.
S
E
C
RETARIAD
O
EXE
CU
TIV
O
BIL
Í
N-
GÜE
..................
D.97.555/89 Par.CFE 005/92 40
3
10. SERVI
Ç
O SOCIAL
..........
D.97.645/89 Par.CFE 711/91 80
4,
5
11. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
EM PROCESSAMENTO DE DADOS .. D.98.491/89 Par.CFE 053/92 80
3
3. DADOS DO CURSO PRETENDIDO
3.1. DADOS GERAIS
TITULO DO CURSO:
- Curso de Matemática
- Licenciatura Plena
- Bacharelado em Matemática, com Ênfase em
Informática
* DOCUMENTO LEGAL SOBRE O CURSO
- Parecer CFE nº 295/62 de 14/11/62
- Resolução CFE s/nº de 14/11/62
* NUMERO DE VAGAS
- 80 vagas anuais
* NUMERO DE TURMAS
- Uma turma 80 alunos em Aulas Teóricas
- Turmas de 40 alunos em Aulas Práticas
* TURNO DE FUNCIONAMENTO
- Noturno
* TEMPO PARA INTEGRALIZAÇÃO
- Quatro anos
* DURAÇÃO EM HORAS/AULA E CRÉDITOS
LICENCIATURA PLENA = 2.970 h/a. - 186 créditos
BACHARELADO = 2.850 h/a. - 190 créditos
3.2. CONCEPÇÃO, OBJETIVOS E PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
O curso de Matemática, com as habilitações
Licenciatura Plena em Matemática e Bacharelado em Matemática,
com ênfase curricular aplicada à Informática, foi concebido
pelas FIT no contexto de sua transformação em universidade.
O curso tem por objetivo a formação de recursos
humanos qualificados, em nível de graduação, para o magistério
do ensino fundamental e médio, para a pesquisa e para as
atividades relacionadas à aplicação dos conhecimentos das
Ciências Matemáticas à Informática.
O avanço da Informática provoca a valorização do
matemático, que encontra espaço em empresas dos mais diversos
setores. No setor público, ele pode trabalhar em órgãos de
processamento de dados, auxiliando na preparação e na análise
de pesquisas. No setor privado, o matemático encontra emprego
em empresas de computação e engenharia, em bancos e companhias
de seguros, principalmente nas capitais. Na carreira acadêmica,
voltada para a pesquisa, integra equipe de físicos,
estatísticos, engenheiros e técnicos de computação,, que buscam
a solução de problemas que envolvem lógica.
3.3. CURRICULO PLENO
O currículo pleno do curso de Matemática engloba as
duas opções oferecidas aos alunos:- a Licenciatura Plena e o
Bacharelado, este voltado para a aplicação à Informática.
O currículo cumpre os mínimos de conteúdo e duração
estabelecidos por este Conselho, por intermédio da Resolução
s/nº, de 14/11/62, oriunda do Parecer CFE nº 295/93.
A ênfase curricular voltada para a aplicação à
Informática é bem dosada, em conteúdo e duração das
disciplinas, oferecendo condições para uma boa formação ao
acadêmico, nesta área.
0 plano curricular do curso é constituído de 8 séries
semestrais, sendo as 7 primeiras comuns a todos os alunos. A 8i
série é diversificada, oferecendo opções específicas para
habilitação Licenciatura Plena em Matemática e Bacharelado em
Matemática com ênfase em Informática. A Comissão sugeriu e a
Instituição aceitou algumas alterações no escalonamento das
disciplinas.
A Comissão e o Relator debateram a proposta
curricular com os seus autores, todos vinculados às FIT,
considerando que estão atendidos os princípios básicos para a
implementação do curso, ao longo dos próximos quatro anos.
Foram analisadas e consideradas em perfeita consonância com o
Projeto da UNIT os demais aspectos didáticos do curso:
periodização e ementário das disciplinas, metodologia,
avaliação e bibliografia básica.
0 currículo pleno do curso está anexo a este Parecer.
3.4. CORPO DOCENTE
0 Corpo Docente indicado para o curso é integrado por
17 professores. A análise do Corpo Docente, feita pela
Comissão, indica que "03 (17,7%) possuem mestrado e 14 (82,3%)
fizeram algum curso de especialização. Todos os docentes
apresentam titulação e/ou experiência profissional na área das
disciplinas indicadas para lecionar. A Comissão avalia que o
Corpo Docente relacionado apresenta qualificação adequada para
o desenvolvimento do curso".
Todos os professores selecionados estarão abrangidos
pelos Planos de Carreira Docente e Institucional de Capacitação
de Recursos Humanos.
A indicação dos professores responsáveis pelas
disciplinas do currículo pleno está anexa a este Parecer.
3.5. BIBLIOTECA
A Biblioteca Jacintho Uchoa, que serve à comunidade
das FIT, está localizada numa área física com 1.045,80 m2. O
seu plano de expansão, conforme cronograma constante do Projeto
da Universidade, prevê a construção de mais 1.452,00 m2. Ao
final do próximo quinquênio a Biblioteca disporá de 2.497,8 m2
para todas as suas atividades.
A Biblioteca adota o CDU para a classificação de seu
acervo e as obras são catalogadas segundo as normas do Código
Anglo-Americano. Funciona de 2º à 6º feira, das 8 às 22 h; aos
sábados, das 8 às 16 h.
Cinco bibliotecárias formadas e habilitadas estão
lotadas na Biblioteca com o apoio de cinco auxiliares.
0 acervo geral é integrado por 20.112 títulos e
39.735 volumes de livros e por 673 periódicos em geral, com 42
assinatura correntes.
O acervo específico para o curso é o seguinte:
ESPECIFICAÇÃO TITULOS VOLUMES
LIVROS 985 1.970
PERIÓDICOS 20 140
ASSINATURAS CORRENTES
9
18
O cronograma de aquisição de novos títulos e
assinaturas de periódicos específicos para o curso,, constante
do projeto, permite projetar a seguinte situação do acervo, em
1997;
ESPECIFICAÇÃO
TITULOS VOLUMES
LIVROS 5.043 10.086
PERIÓDICOS 135 1.200
ASSINATURAS CORRENTES
3
5 70
0 Plano Diretor de Informática prevê a completa
informatização da Biblioteca, ao final de 1996. A Biblioteca
Jacintho Uchoa já está ligada em rede pelo sistema COMUT. Até
1995, estará ligada à BIREME, RENPAC, STM400, EMBRATEL, REDE
ORBIT e REDE BITNET. A informatização da Biblioteca e a sua
conseqüente ligação, em rede, com os mais avançados centros
bibliográficos brasileiros e do exterior vai possibilitar
extraordinários recursos à comunidade universitária da UNIT,
ampliando os horizontes para as atividades de ensino, pesquisa
e extensão.
0 Projeto apresenta a bibliografia específica do
curso, relacionando cerca de 200 títulos, que serão acrescidos
de imediato aos 985 títulos já existentes na área do curso.
O cronograma de atualização do acervo da Biblioteca,
no próximo inquênio, contempla as Ciências Matemáticas e a qu
Informática, com substancial enriquecimento do acervo para
essas áreas.
3.6. LABORATÓRIOS
As atividades práticas, especialmente as ligadas à
Informática, já dispõem de espaço e equipamentos apropriados.
Eis a relação dos laboratórios e equipamentos
existentes:
A - LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
a) Sala de reuniões e Coordenação 3,88 m X 4,70 m:: uma mesa;
uma escrivaninha; 7 cadeiras.
b) Sala de Projetos: 4,07m X 6,00m
cinco mesas de terminal com cadeiras: duas mesas para
impressora; uma escrivaninha com cadeira; um quadro negro.
c) Laboratório: 7,48m X 15,00m
20 mesas de terminal com duas cadeiras cada; 4 mesas de
impressora com cadeira; um quadro branco; dois armários de
aço; uma mesa para professor com duas cadeiras.
EQUIPAMENTOS FUNDAMENTAIS
a) T interligados num micro AT-386 - Cinco (5) micros PC-X
- Duas (2) impressoras
- Um (1) estabilizador de 5 KVa
b) - Vinte (20) micros PC-XT completos
- Vinte (20 estabilizadores de 0,85 Kva
- Quatro (4) impressoras
B - LABORATÓRIO DE MICROINFORMÁTICA
- 20 microcomputadores COBRA-XPC com 704 Kbytes de memória RAM
e 02 unidades de disquete 5 1/4 para cada micro
- 05 impressoras matriciais comutadas a cada 4
microcomputadores
- 01 Microcomputador (PC 16 byts) modelo Nexus-1615 com 740
Kbytes de memória RAM, Winchester de 10 Mbytes e 2 unidades
de disquete 5 1/4
- 01 Microcomputador AT-286 com 01 megabytes de memória RAM e
01 drive 3 1/2 de 1.44 megabytes, 01 drive de 5 /14 com 1.2
megabytes e 01 disco rígido de 40 megabytes.
- 01 Microcomputador (PC-16 byts) modelo Nexus-1615 com 740
Kbytes de memória RAM, Winchester de 20 Mbytes e 01 unidades
de disquete 5 1/4
- 01 Minicomputador Cobra C-540 com:-.
Estabilizador de tensão
RELAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE DISPONÍVEL PARA O AMBIENTE
DE PRODUÇAO/ADMINISTRAÇAO
a) Supermicro Edisa ED/600 V-IV:-
- 01 CPU com 8 Mbytes de Memória RAM
- 16 Terminais de Vídeo
- 05 PC), com velocidade de Impressoras Matriciais (Emília-
220 CPS, operando como escravas
- 02 Impressoras Matriciais (Diana), com velocidade de 450
CPS.G
- 01 Unidade de Disco Winchester com 408 Mbytes
- 01 Unidade de Disco Flexível de 1.2 Mbytes (5 1/4 pol.)
- 01 Unidade de Fita Streamer de 120 Mbytes
- Sistema Operacional EDIX-5
- Linguagem de Programação:- Supermumes, Cobol, C
- SGBD - Sistema Gerenciador de Banco de Dados:- ZIM
b) Minicomputador Cobra 540:-
- 01 CPU com 512 Kbytes de Memória RAM
- 15 Terminais de Vídeo
- 02 Impressoras de linha de 300 LPM
- 01 Magnºtico com 80 Mbytes (2 disco- Unidade de Disco
panela disponível)
- 01 Unidade de Disco Flexível (8 pol.)
- 01 Unidade de Fita Magnºtica
- Sistema Operacional:- Mumps
- Linguagem de Programação:- Mumps
c) Microcomputador Scopus PC-XT:-
- 01 CPU com 704 Kbytes de Memória RAM
- 01 Unidade de Disco Flexível 360 Kbytes (5 1/4 pol.)
- 01 Unidade de Disco Winchester com 20 Mbytes
d) 01 No Break
C - LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
1) CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
a) Sala de llm X 6,5m
b) 6 Bancadas de Alvenaria para 5 alunos cada
c) Armário de fechar 1,80 X 2,20m
d) 1 pia de 3m
e) 1 Quadro Negro
f) 30 cadeiras
g) 1 escrivaninha com cadeira
2) EQUIPAMENTOS FUNDAMENTAIS
- 05 Conjuntos Fundamentais de Dinâmica
- 05 Dinamômetros
- 05 Pêndulos Balísticos
- 01 Pêndulo Simples e Físico
- 05 Trilhos de Ar
- 10 Planadores para o Trilho de Ar
- 05 Contrapesos
- 10 Lançadores
- 05 Lei de Hoor
- 10 Polias
- 10 Polias Duplas
- 02 Lei de Boyle e Zero Absoluto
- 01 Conjunto Laser He-Ne
- 05 Lentes Biconvexas
- 05 Lentes Bicôncavas
- 05 Lentes Plano-Convexas
- 05 Lentes Plano-Côncavas
- 05 Prismas
- 05 Prismas Retos
- 05 Espelhos Esféricos
- 02 Redes de Difração
- 02 Suportes para Lâmpadas Espectrais
- 02 Lâmpadas Espectrais
- 02 Lâmpadas HG
- 01 Mapa Espectral
- 01 Mapa do Espectro Solar
- 01 Mapa do Espectro Eletromagnºtico
- 01 Mapa de referências Químicas
- 10 Suportes de Lentes
- 10 Bases
- 02 Circuitos Ressonantes
- 05 Banco de Resistores
- 05 Pontes de Wheastone
- 05 Experimento Lei de Coulomb
- 02 Gerador de Van de Graaf
- 02 Correias para Gerador
- 05 Voltímetro, Amperímetro
- 05 Galvanômetro
- 05 Multímetro
- 05 Lei de Ampere
- 05 Plano Inclinado
"O Curso terá suporte na infra-estrutura das
Faculdades Integradas Tiradentes, detalhadamente descrita na
Carta-Consulta de criação da Universidade analisada por este
Conselho na apreciação da mesma. Conforme observa a Comissão,
esses "espaços muito bem conservados, são amplos o suficiente
para abrigar as novas turmas de alunos decorrentes da
autorização do curso. Os espaços e equipamentos específicos
previstos oara o Curso de Matemática consta de Laboratório de
Computação com mobiliário e equipamentos de informática entre
os quais 20 microcomputadores COBRA-XPC, 5 impressoras e outros
periféricos além de softwares aplicativos, Laboratório de
Física Geral e Experimental com mobiliário e aparelhos
próprios, Sala de Desenho com pranchetas e mobiliário próprios.
Para as aulas de Inglês Técnico e Língua Portuguesa, o curso
utilizará o Laboratório de Línguas. Serão utilizados também o
Laboratório Fotográfico e Sala de Vídeo para desenvolvimento de
aulas práticas".
3.7. PESQUISA E EXTENSÃO
As funções de pesquisa e extensão aparecem, no
Projeto Pedagógico do curso de Matemática, intrinsecamente
ligadas ao ensino.
As FIT criaram e estão implantando o Núcleo Integrado
de Investigação em Informática e Educação, que atuará
articulado com os departamentos de Matemática, Informática,
Educação, e os demais envolvidos com a sua temática.
Algumas linhas já foram definidas, das quais este
Relator destacou as seguintes:
a) Estudos de Linguagens que favoreçam a Aprendizagem
Para auxiliar o ensino de matemática, em todos os
níveis de escolaridade, existe - por exemplo - a linguagem
Logo, criada em 1971 por S. Papert. Atualmente essa linguagem é
bastante popular no ensino de programação para a criança, dada
a facilidade com que pode ser aprendida e a autonomia que
fornece aos estudantes.
Levando em conta o vertiginoso desenvolvimento da
informática, outras linguagens com a mesma ou com outras
finalidades educacionais podem surgir a qualquer momento e o
núcleo deve estar atento para aprendê-las, explorá-las e
repassá-las.
b) Aplicação da Informática ao Ensino Universitário
Mesmo na área matemática o computador não vem sendo
usado como recurso didático em toda a sua plenitude. Até pelo
contrário. Isso se deve, em boa parte, à dissociação verificada
entre o professor que atua na sala de aula, em geral com
disciplinas teóricas e o professor de (ou especialista em)
computação. Esse distanciamento deve ser diminuído
significativamente e o Núcleo deve favorecer a integração entre
esses dois profissionais, contribuindo assim para um ensino
mais dinâmico.
c) Computação Instrumental
0 computador é hoje ferramenta indispensável para
todo pesquisador, qualquer que seja a área de sua atuação. Mas
nem todos acabam tirando proveito desse equipamento, seja pelo
fato de desconhecê-lo, seja por não ter uma idéia exata de
todas as suas possibilidades. 0 Núcleo pretende atrair
professores interessados, de todas as áreas, para treinamento e
cursos instrumentais, visando proporcionar-lhes o domínio, na
medida do necessário, de mais esse recurso de trabalho.
d) Integração de Áreas
0 Núcleo estará aberto a todas as questões didáticas
pertinentes oriundas das diversas áreas da Universidade,
procurando resolvê-las e, preferencialmente, capacitando para
tal os interessados. Pois muitas questões didáticas, em áreas
diversas como Artes, Geografia e Biologia podem encontrar nos
recursos do computador (por exemplo, no seu potencial gráfico)
sua expressão mais feliz em termos de resolução - com nítidas
vantagens para o aprendizado.
II - CONCLUSÕES DA COMISSÃO
A Comissão, em seu Relatório, apresenta a seguinte
avaliação:
A Comissão após verificar as dependências da
Faculdades Integradas Tiradentes e analisar o projeto do curso
conclui que "consideradas as sugestões já emitidas para algumas
melhorias do conteúdo de matérias e distribuição de disciplinas
no currículo, já aceitas pela Instituição, na análise da
organização curricular, pode se depreender que o Curso de
Matemática proposto, abrangente nas suas propostas, é adequado
àquilo que deva ser um processo de ensino que objetive
qualificar profissionais competentes neste campo do
conhecimento".
- "o corpo docente apresenta disponibilidade
suficiente, está qualificado com cursos completos
ou em andamento, ou exercício profissional na área
das respectivas disciplinas;
- os recursos materiais apresentam-se em condições
para o desenvolvimento do curso proposto tais como:
salas amplas, condições higiênicas, materiais,
iluminação, ventilação;
- a biblioteca encontra-se instalada e equipada com
livros e periódicos para o Curso de Matemática e as
sugestões oferecidas foram atendidas".
"Pelo verificado e exposto, a Comissão entende que a
entidade preenche os requisitos necessários à autorização para
iniciar o Curso de Matemática".
III - VOTO DO RELATOR
Voto pela autorização para funcionamento do Curso d€ Matemática
- Licenciatura Plena e Bacharelado, , com 80 (oitenta) vagas
anuais, em uma turma, à noite, a ser ministrado pelas Faculdades
Integradas Tiradentes (FIT), mantidas pela Associação
Sergipana de Administração (ASA), na cidade de Aracaju
(SE).
[V - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acolheu o Voto do Relator
ANEXOS DO PARECER
ANEXO AO PARECER Nº ____________
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE MATEMÁTICA
LICENCIATURA PLENA
PERÍODO
DISCIPLINA CRÉD C/H
Fundamentos de Matemática................................ 04 60
Lógica Matemática........................................ 04 60
Língua Portuguesa........................................ 04 60
Inglês Técnico........................................... 04 60
Introdução à Ciência dos Computadores .................... 04 60
Estudo de Problemas Brasileiros I......................... 02 30
Educação Física I ....................................... 30 02
24 360
22 PERÍODO
Cálculo Diferencial e Integral I ......................... 04 60
Geometria Analítica e álgebra Vetorial ................... 04 60
Estatística ............................................. 04 60
Algoritmo Estruturado .................................... 04 60
Física .................................................. 04 60
Estudo de Problemas Brasileiros II ....................... 02 30
Educação Física II ___ ................................... 30 02
24 360
3º PERÍODO
Cálculo Diferencial e Integral II ....................... 04 60
Física Experimental ...................................... 04 60
álgebra Linear I ......................................... 04 60
Linguagem e Técnica de Programação I ..................... 04 60
Geometria Descritiva ..................................... 04 60
Probabilidade ........................................... 04 60
24 360
4º PERÍODO
Linguagem e Técnica e Programação II ..................... 04 60
Equações Diferenciais I .................................. 04 60
Álgebra Linear II ........................................ 04 ó0
Programação C ............................................ 04 60
Análise de Sistemas I .................................... 04 60
Matemática Financeira .................................... 04 60
24 360
PERÍODO
Programação Matemática I ................................ 04 60
Equações Diferenciais II ................................. 04 60
Análise de Sistemas II ................................... 04 60
álgebra I ................................................ 04 60
Cálculo Numérico ......................................... 60 04
Amostragem e Inferência .................................. 60 04
24 360
PERÍODO
Programação Matemática II ................................ 04 60
álgebra II ___ ...........................................................................................04 60
Tópicos Específicos de Matemática ........................ 04 60
Geometria Diferencial .................................... 04 60
Variáveis Complexas .......................................... 60 04
Análise Matemática I ..................................... 04 60
24 360
7º PERÍODO
Análise Matemática II ................................... 04 60
Topologia ................................................ 04 60
Sistemas Operacionais .................................... 04 60
Tópicos Avançados de P.D. ................................ 04 60
Banco de Dados ........................................... 04 60
Estrutura de Arquivo e Banco de Dados .................... 04 60
24 360
PERÍODO
Psicologia da Educação .................................. 06 90
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus ..... 06 90
Didática ................................................ 06 90
Prática de Ensino de Matemática I / Estágio Superv. 1º Grau X 90
Prática de Ensino de Matemática II /Estágio Superv. 2º Grau X 90
18 450
TOTAL GERAL / HORAS/AULA ................................ 186 2.970
TOTAL / HORAS/AULA - Sem E.P.B. e ED. FÍSICA ............. 178 2.850
BACHARELADO COM ÊNFASE EM INFORMÁTICA
PERÍODO
D I S C I P L I N A CRéD C/H
Fundamentos de Matemática ................................ 04 60
Lógica Matemática ....................................... 04 60
Língua Portuguesa ....................................... 04 60
Inglês Técnico ........................................... 04 60
Introdução à Ciência dos Computadores .................... 04 60
Estudo de Problemas Brasileiros I ....................... 02 30
Educação Física I ........................................ 30 02
24 360
PERÍODO
Cálculo Diferencial e Integral I ......................... 04 60
Geometria Analítica e álgebra Vetorial ................... 04 60
Estatística ............................................. 04 60
Algoritmo Estruturado .................................... 04 60
Física .................................................. 04 60
Estudo de Problemas Brasileiros II ...................... 02 30
Educação Física II ...................................... 30 02
24 360
PERÍODO
lculo Diferencial e Integral II .. ___ .................. 04 60
Física Experimental ...................................... 04 60
álgebra Linear I ......................................... 04 60
Linguagem e Técnica de Programação I ..................... 04 60
Geometria Descritiva ....................................... 04 60
Probabilidade ........................................... 04 60
24 360
4º PERÍODO
Linguagem e Técnica e Programação II .................... 04 60
Equações Diferenciais I .................................. 04 60
álgebra Linear II ....................................... 04 60
Programação C ............................................ 04 60
Análise de Sistemas I .................................... 04 60
Matemática Financeira .................................... 04 60
24 360
5º PERÍODO
Programação Matemática I ................................. 04 60
Equações Diferenciais II ................................. 04 60
Análise de Sistemas II ................................... 04 60
álgebra I ................................................ 04 60
Cálculo Numérico ......................................... 04 60
Amostragem e Inferência .................................. 04 60
24 360
6º PERÍODO
Programação Matemática II ................................ 04 60
álgebra II .............................................. 04 60
Tópicos Específicos de Matemática ........................ 04 60
Geometria Diferencial .................................... 04 60
Variáveis Complexas ...................................... 04 60
Análise Matemática I ..................................... 04 60
24 360
7º PERÍODO
Análise Matemática II .................................... 04 60
Topologia ................................................ 04 60
Sistemas Operacionais .................................... 04 60
Tópicos Avançados de P.D. ................................ 04 60
Banco de Dados ........................................... 04 60
Estrutura de Arquivo e Banco de Dados .................... 04 60
24 360
8º PERÍODO
Projeto e Desenvolvimento de um Sistema ................. 08 120
Gerenciamento de CPD......................................... 04 60
Metodologia Científica ................................... 04 60
Trabalho de Conclusão de Curso (Software) ................ 06 90
22 330
TOTAL ................................................... 190 2.850
TOTAL / HORAS/AULA - Sem E.P.B. e ED. FÍSICA ............ Í82 2.730
ANEXO AO PARECER N.º
CORPO DOCENTE DO CURSO DE MATEMÁTICA
0Í. ADALBERTO N08IAT0 CRESPO
Disc: - ANÁLISE DE SISTEMAS
- PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA
- ESTRUTURA DE ARQUIVO E BANCO DE DADOS
Tit. : - Licenciado em Matemática - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José
do Rio Preto - 1976.
- Especialista em Estatística - UMPA RJ - 1976.
- Mestre em Engenharia de Produção - UFRJ - 1980.
- Parecer nº 052/92 - Linguagem e Técnica de Progranação e Estrutura e Arquivo de
Banco de Dados
- Parecer nº 053/92 - Linguagem e Técnica de Programação e Estrutura e Arquivo de
Banco de Dados
02. ANTÔNIO BERNARDO DOS SANTOS FILHO
Disc.: - INGLÊS TÉCNICO
Tit. : - Licenc. em Letras - Português/Inglês - Univers. Federal de Sergipe - Í972.
- Master of Arts Degree in Education - San Diego State University -
Califórnia/USA - 1978.
- Parecer nº 730/91 - Língua Inglesa e Lit. Inglesa e Norte- Anericana
- Parecer nº 005/92 - Redação Conercial e Língua Inglesa
- Parecer nº 053/92 - Inglês Técnico
03. ANTÔNIO CESAR DA SILVA BARROS
Disc: - EDUCAÇÃO FÍSICA
Tit. : - Licenciatura em Educação F í s i c a - UFS - 1989.
- Cursos de Especialização em:-
- Teórico/Prático de Arbitragen em Atletisno - Secr. de Esporte e Lazer -
1987;
- Educação Física - APMESE - 1988;
- 0 Corpo na Sociedade de Consumo - DEF - 1988;
- Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física - FIT's - 1987.
- Parecer nº 730/91 - Educação Física
- Parecer nº 711/81 - Educação Física
04. ARLEIDE BARRETO SILVA
Disc: - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
ESTRUTURA FUNCION. ENSINO DE 1º E GRAUS
Tit. : - Licenciada em Pedagogia - Associação de Ensino e Cultura Pio X - 1991.
- Especialização em Administração e Gerência de Unidades de Ensino Faculdades
Integradas Tiradentes - 1992.
05. AROALDO RODRIGUES DA SILVA
Disc: - FÍSICA
- FÍSICA EXPERIMENTAL
- METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tit. : - Licenc. em Matemática e Física - Univers. Federal de Sergipe - UFS - 1975.
- Bacharel em Ciências Econômicas - FIT's - 1981.
- Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Fundação Educacional Jayme
de Altavilla - 1991.
- Pareceres nº 052/92 e 053/92 - Pesquisa Operacional
06. AROLDO JOSÉ DE LIMA FRANCA
Disc: - ÁLGEBRA
- EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
- VARIÁVEIS COMPLEXAS
Tit. : - Bacharel em Engenharia Civil - Universidade Federal de Sergipe - 1986.
- Licenciado em Matemática - UFS - 1987
- Especialização em Engenharia Civil - 1989
- Especialização em Informática - 1990
07. EDUARDO JOSÉ DOS SANTOS
Disc.: - FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
- LÓGICA MATEMÁTICA
- GERENCIAMENTO DE CPD
Tit. : - Lic. em Ciências e Matemática - Univ. Fed. de Pernambuco - 1973.
-- Licenc. Plena em Pedagogia hab. em Orientação Educacional - Associação de
Ensino e Cultura Pio Décimo - Í979.
- Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Fundação Educacional Jayme de
Altavilla - 1991.
- Parecer nº 53/92 - Lógica Matemática
- Parecer nº 85/92 - Metodologia da Ciência
- Parecer nº 52/92 - Lógica da Matemática e Matemática Financeira
08. GENIVALDO MONTEIRO DOS SANTOS.
Disc.: - ESTATÍSTICA.
Tit. : - Bacharel em Química Industrial - Universidade Federal de Sergipe - 1976. -
Especialização em Petróleo - University of Texas (USA) - 1977.
- Pareceres CFE 195/88 e 53/92 - Estatística
09. GILDÁZIO DA COSTA DE ARAÚJO
Disc.: - AMOSTRAGEM E INFERÊNCIA
- MATEMÁTICA FINANCEIRA
- PROBABILIDADE
Tit. : - Bacharel em Ciências Econômicas - UFS - 1969.
-Especialista em Administração Municipal - Instituto Brasileiro de
Administração Municipal - 1981.
- Parecer nº 488/83 - Fundamentos de Estatística
- Pareceres nº 4«6/84, 968/88 e 1182/88 - Estatística
- Parecer nº 533/89 - Prob. e Estatística
- Parecer nº 052/92 - Economia Brasileira e Estatística
10. GILVAN ALVES NASCIMENTO Disc: -
ÁLGEBRA LINEAR
- ANALISE MATEMÁTICA
- CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
Tit. : - Licenc. Plena em Matemática - UFS - 1987.
- Mestrando em Matemática - PUC/MG - Tese em Jul/92.
- Parecer nº 053/92 - álgebra Linear e Cálculo
- Parecer nº 052/92 - álgebra Linear
11. HANIEL COSTA MOTA
Disc.: - INTRODUÇÃO à CIÊNCIA DOS COMPUTADORES
- LINGUAGEM E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO
- PROGRAMAÇÃO C
Tit. : - Licenc. em Química - UFS - 1988.
- Curso de Especialização em:-
- Introdução à Programação dos Computadores - UFS - 1984;
- Programação de Computador Basic - UFS - 1986;
- Administração e Controle - UNISYS/SP - 1989.
- Parecer nº 52/92 - Introdução à Ciência dos Computadores
- Laboratório
- Parecer nº 53/92 - Introdução à Ciência dos Computadores
Í2. JOSÉ AUGUSTO FREIRE
Disc.: - TÓPICOS ESPECÍFICOS DE MATEMÁTICA
- TOPOLOGIA
- PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA
Tit. : - Bacharel em Ciências Econômicas - UFS - 1969.
- Cursos de Especialização em:-
- Didática Geral - Secr. de Estado da Educ. e Cultura - 1968;
- Planejamento Operativo - SUDENE - 1968;
- Orçamento - Conselho de Desenv. Econômico de Sergipe - 1971.
- Parecer nº 533/89 - Lógica Matemática
- Matemática Financeira
Í3. LUÍS ALBERTO MENESES
Disc.: - ALGORÍTMO ESTRUTURADO
- TÓPICOS AVANÇADOS DE P.D.
- CÁLCULO NUMÉRICO
Tit. : - Bacharel em Engenharia Eletrônica - Inst. Tecnológico de Aeronáutica - 1987.
- Cursos de Especialização em:-
- Hardware - Comandos - Gigal Equipament do Brasil ltda. 1989.
Í4. MARCOS JOSÉ BASTOS FIGUEIREDO
Disc.: - GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA VETORIAL
- GEOMETRIA DESCRITIVA
- GEOMETRIA DIFERENCIAL
Tit. : -Bacharel em Engenharia Eletrônica - Inst. Nacional de Telecomunicações INATEL
- 1976
- Cursos de Esepcialização em:-
- Técnicas de Redução de Custo - ENERGIPE - 1977;
- Linguagem Basic - TELEBRÁS - 1983.
Í5. SÉRGIO MARINHO BARRETO
Disc.: - SISTEMAS OPERACIONAIS
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (SOFTWARE)
- BANCO DE DADOS
Tit. : Bacharelado em Tecnologia Process, de Dados - UFPb - 1981.
- Cursos de Especialização em:-
- Linguagem de Transição de Dados - PRODASE - 1982;
- Introdução ao Banco de Dados - UFS - 1983;
- Análise de Sistemas Estruturados - UFS - 1985.
16. SÔNIA MARIA AMORIM
Disc.: - LÍNGUA PORTUGUESA
Tit. : - Bacharelado em Letras (Português/Inglês) - Fac. de Filos., Letras e Ciências Humanas
da USP - 1980
- Mestrado em Ciências da Comunicação - Depto, de Jornal isto e Editora da USP
- 1991.
17. VALDIÊ TELLES MELO
Disc: - DIDÁTICA
- E.P.B.
- PRATICA DE ENSINO / ESTAGIO SUPERV. 1º E 2º GRAUS
Tit. : - Lic. Plena em Pedagogia - Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo - 1982.
- Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Fac. de Filos., Ciências e
Letras de Maceió - 1991.
- Parecer n9 711/91 - E.P.B.
- Parecer nº 738/91 - Didática e Prática do Ensino da Escola de 10 e 22 Graus
- Parecer nº 53/92 - E.P.B.
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