Ressalte-se que 100% desta clientela já atua no
Siste-ma Educacional, quer como docente quer como técnico, o que
caracteri zou o alto nível de qualidade do Curso, contribuiu para a
solidifica ção da consciência crítica para os problemas educacionais
locais e. nacionais. Assim é que, a fundamentação teórica recebida
no Curso através do elenco de disciplinas, constantes na grade
curricular foi de vital importância para a formação de profissionais
competentes e atuantes com ressonância positiva no Sistema
Educacional vigente.
Ê importante esclarecer que as atividades programadas
pelas Professorea de Prática de Ensino foram pautadas nas orientações
do Departamento de Métodos e Técnicas do Centro de Letras o Artes da
U.F.Pa., e levando-se em consideração as peculiaridades do Sistema de
Ensino local.
O Estágio seguiu as etapas constantes no programa :
Diagnose, Planejamento, Observação, Participação e Regência de Clas_
se, sob o acompanhamento sistemático de Assessor Pedagógico, deste
Núcleo.
A execução das atividades ficou a cargo da Coordenado
ra do Núcleo de Educação, conforme autorização baixada pela Porta
ria no 575/73 de 11.07.73, e a parte técnico-pedagogica sob a orien-
tação do Centro de Letras e Artes, sempre obedecendo ãs normas pre-
vistas no Regimento geral da U.F.Pa.
A nível de Núcleo de Educação no Amapá, releva-se o
trabalho de Assessoria Pedagógica dos Cursos mantidos por esta insti-
tuição, cuja função é dar poio e acompanhamento ã execução do traba
lho docente e discente.
Os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Educação
Artística no que se refere a pesquisa, apresentaram o Trabalho de
Conclusão de Curso, que se constitue numa atividade acadêmica curri-
cular, apresentado como um trabalho de caráter científico ou filosó-
fico, de acordo com a característica do Curso, podendo ser elaborado
em forma de monografia de iniciação científica, projeto, pesquisa de
campo, ensaio, aplicando-se, no que couber ãs normas vigentes para
apresentação e redação de documentos. O TCC foi orientado por Docen-
tes designados pela Coordenação e escolhido pelos alunos.
•
Paralelo ao trabalho dos alunos está sendo desenvolvi.
do pelo Núcleo de Educação o Projeto de Diagnóstico do Setor Educa-
ção no Amapá, a nível de 1º Grau, em Convênio com MEC/INEP, em fase
de conclusão.