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MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO CONSELHO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
Fundação Brasileira de Assistência e Educação ES
ASSUNTO:
Reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Processamen
to de Dados.
RELATOR: SR. CONS. Ib Gatto Falcão
PARECER N?
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu
APROVADO EM:
PROCESSO Nº:23000.006149/91-91
1 - RELATÓRIO
0 Presidente da Fundação Brasileira de Assistência e Educa
çao encaminha a este Conselho, pedido de reconhecimento do
Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, minis
trado pela Faculdade Capixaba de Informática, instalada em Vi
tória - ES.
0 curso foi autorizado pelo Decreto n9 98.607, de 19/12/89,
nos termos do Parecer n9 1000/89, com 80(oitenta) vagas totais
anuais, em duas turmas.
Pela Portaria nº 29 0/91-SENESu/MEC foi designada Comissão
Verificadora integrada pelos professores José Mazzuco Júnior e
Hermann Adolf Harry Lucke, ambos da Universidade Federal de
Santa Catarina e por Márcia Bevilacqua Ribeiro, TAE da DEMEC/ES
para verificar as condições para o reconhecimento do curso e
apresentar relatório conclusivo.
0 presente Parecer baseia-se nos dados contidos no proces
so e no relatório da Comissão Verificadora.
Cabe ressaltar que este processo foi objeto de diligência
através de Despacho Interlocutõrio, para que a IES enviasse es
clarecimentos relativos ãs observações constantes no relatório
da Comissão Verificadora e na informação da CAE.
Dados sobre a Mantenedora
Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
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A Fundação Brasileira de Assistência e Educação foi fundada em
25/02/72, em Cariacica/ES, com a denominação de "Fundação Social
José Francisco de Paula". Em 20/09/86 a mantenedora passou a ter a
denominação atual, tendo seu Estatuto sido registrado em 09/12/86,
sob o n9 31, Livro A-l, do Registro Civil de Pessoas Jurídicas do
Cartório do 1? Oficio de Cariacica.
A Comissão Verificadora informa que "A Mantenedora declara es
tar com toda sua situação jurídica, fiscal e parafiscal regular".
Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam
os seguintes indicadores:
EXERCÍCIOS ITENS
1988 19 89 1990
- índice de Liquidez (Geral) 3,45 10,60 9.16
- Grau de Endividamento 0,05 0,08 0,09
- Grau de Imobilização 0,82 0,08 0,16
- Patrimônio Líquido
(Em Cr$ 1.000 ,00)*
4.872 72.475 79.690
- Ativo Permanente
(Em Cr$ 1.000,00)*
4.229 6.25 14.196
(*) A preços de Jan/91.
Pelas demonstrações de Resultados do triénio considerado, obser
va-se que:
- As anuidades e taxas representaram, em média, 74% da receita
total.
- A despesa com pessoal docente não está especificada demons
trações apresentadas.
A Comissão informa quê os principais problemas enfrentados pe
la mantenedora nos últimos anos foram: "o valor das mensalidades e
a inadimplência dos alunos", acrescentando que as medidas previstas
para a solução dos problemas são: "equilibrar despesas e receitas,
e conscientizar o alunado das obrigações para com a escola".
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- 03 -
Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Fundação Brasileira de Assistência e Educação mantém os se
guintes estabelecimentos de ensino/cursos:
- Faculdade Espirito Santense de Administração
. Administração (Rec.) - 200 vagas
- Faculdade de Ciências Contábeis
. Ciências Contábeis (Aut.) - 80 vagas
- Faculdade Capixaba de Informática
. Processamento de Dados (Aut.) - 80 vagas
Dados sobre o Estabelecimento de Ensino
Condições Materiais
A Instituição informa que:
"As instalações da Fundação contam com as 29 salas da época do
pedido do Curso, mais as 20 novas salas construídas após o pedido,
totalizando 49 salas de aulas devidamente equipadas, o que permite
o abrigo regular de todas as turmas do Curso, juntas ãs outras de
outros cursos mantidos pela Fundação.
A Fundação dispõe, apenas em sua sede onde funcionam os cursos
atualmente (tem outras dependências fora da sede), de 10.800m de
área total (descoberta), com 6.200m de área construída. As depen
dências são amplas e confortáveis.
Há instalações sanitárias até de sobra para atender o alunado
e professorado nos dois períodos de aulas.
Nas instalações destinadas aos Cursos há 6(seis) Salas de Pro
fessores devidamente equipadas que, junto ãs salas de aulas, possu
em aeração adequada. Um Ginásio de Esportes, coberto, foi construí
do".
A Comissão Verificadora comenta:
"-Salas de aula - em número de 8, com capacidade para 50 alu
nos, atendem satisfatoriamente ãs 4 turmas, totalizando 142 alunos.
- Área de Lazer - o estabelecimento possui um pátio amplo, uma
cantina, um ginásio de esportes coberto e uma pequena livraria es_
pecializada na área de computação.
As instalações físicas, de um modo geral, não possuem bom aca
bamento, mas são amplas, arejadas e funcionais. Algumas instalações
encontram-se ainda em fase de construção.
A localização ê excelente, próxima ao centro da cidade de Vito
ria, em um local isolado de ruídos".
Laboratórios
Com relação a este item assim se expressa a Co-
missão:
"0 curso conta com um laboratório com capacida de
para 36 alunos, equipado com:
Dezoito microcomputadores do tipo AT 286, com dois
drivers de disquetes cada um;
Uma impressora de 300 CPS;
Um quadro especial branco.
A sala do laboratório é adequada, a disposição dos
equipamentos é apropriado, às aulas práticas.
A manutenção dos equipamentos é feita mediante
contrato firmado entre a Fundação Brasileira de Assistência e Educa ção e
a firma ERITEC INFORMÁTICA, de Vitória/ES.
A Comissão considera o uso do laboratório ade_
quado para o momento, julgando necessário, no entanto, futuramente, um
espaço maior destinado, exclusivamente, aos alunos do Curso de Tecno logia,
of erecendo-lhes acesso livre para estudos individuais e imple_ mentações
de trabalho maiores.
Existe plano, ainda não consolidado, de aquisi.
ção de novos equipamentos e software".
Sobre o laboratório a instituição, tendo em vista
as observações da Comissão Verificadora tomou as seguintes pro vidências:
Foi verificado que os alunos têm acesso ao laboratório somente
durante as aulas do curso, nos períodos matutino e noturno. No perío-do de
13 às 18 horas, o laboratório é utilizado pelos alunos do Cen-tro Capixaba
de Informática, curso de segundo grau que funciona nas dependências da
Instituição".
Providência: Todos os alunos da FACIN têm ago ra
acesso ao laboratório, independentemente dos alunos do segundo grau,
conforme horário em anexo.
b) "A Comissão considerou o uso do laboratório
adequado, para o momento, julgando necessário no entanto, futuramente, um
espaço maior destinado exclusivamente aos alunos do Curso de Tecno logia,
oferecendo-lhes acesso livre para estudos individuais e imple_ mentações de
trabalho maiores".
Providências: O laboratório do curso foi total
mente modificado, tanto em sua parte física como na parte de equipa mentos,
visto que foram instalados novos microscomputadores ( termi-nais próprios
para esse tipo de operação), compatíveis com a estrutu ra curricular do
curso e exigências pedagógicas das disciplinas
A Instituição encaminha cópia do horário de uti-
lização do laboratório, fotos das instalações atuais e cópia das notas
fiscais dos equipamentos adquiridos.
Com relação à biblioteca a Comissão comenta: "Através da listagem
apresentada e visita rea lizada, a Comissão constatou que o acervo atual
constitui-se de 122 títulos disponíveis aos alunos do curso de Tecnologia
em Processamen to de Dados, e encontram-se em fase de catalogação 142
títulos, recen-temente adquiridos (691 exemplares).
Examinando os Títulos, a Comissão deparou com uma
composição um tanto aleatória, demonstrando um não planejamento dirigido na
aquisição dos mesmos.
Quanto aos periódicos, a Faculdade não mantém
assinatura com nenhum, na área de computação. Foi constatada a inten-ção de
se assinar 4 periódicos nesta área.
A utilização da biblioteca, compartilhada entre os
três cursos mantidos pela Fundação Brasileira de Assistência e Edu cação,
pode ser feita nos períodos das 8:00 às 12:00 horas e das 18:00 às 22:00
horas, de segunda a sexta-feira. A biblioteca, no entanto , permanece
aberta no período da tarde, diariamente.
As instalações físicas são sofríveis, possuin-do
locais para acervo, e leitura. A Comissão sugere uma ampliação das
instalações.
A administração da biblioteca é feita por um
bibliotecário e dois auxiliares.
A Comissão considera necessária a urgente aqui
sição de novos títulos e assinaturas de periódicos, específicos na
área, visando a atualização sistemática e permanente, de acordo com
as necessidades do curso".
Providências:
Biblioteca
Providência: A Mantenedora já tinha detectado o
problema, e conta atualmente com critérios bastantes técnicos para
aquisição de novos títulos, de acordo com as necessidades das disci plinas
do curso e a preferência didática dos docentes.
A Instituição encaminha notas fiscais referen tes
a 121 novos títulos adquiridos em 1992.
b) "Quanto aos periódvcos, a Faculdade não man-tém
assinatura com nenhum, na área de computação. Foi constatado a in tenção de
assinar 4 periódocos nesta área".
Já existem periódicos na Bibliote_
ca, para atendimento aos alunos, todos na área de informática, como a
relação seguinte:
1. Informática
2. Data News
3. PC Mundo
4. Mundo Unix
5. PC World
6. Lotus
7. Mundo IBM.
c)"As instalações físicas são sofríveis, possu
indo locais para acervos e leitura. A Comissão sugere uma ampliação das
instalações".
A Biblioteca teve suas instala-ções
ampliadas no início deste ano, levando-se em consideração a área destinada
aos alunos em especial, bem como enriqueceu o seu acervo com novos títulos,
específicos para o curso, o que possibilitará incremen tar o intercâmbio
com a Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e convêncios com outras
escolas e entidades afins.
Do Anexo III do processo constam fotos das no vas
instalações da Biblioteca.
Atividades-Fim
Sobre este item, a Comissão assim se manifesta: "Foram realizadas reuniões
da Comissão Verifi-cadora com professores e alunos, no dia 22/11/91, às
19:30 horas e 21:00 horas, respectivamente. De acordo com informações
obtidas, os professores consideram que há um bom nível de relacionamento
entre eles, entre os professores e alunos, e entre professores e membros da
Diretoria. Demonstraram-se satisfeitos com o interesse da maioria dos alunos
pelas aulas, por serem profissionais, alguns já exercendo ati. vidades na
área de computação.
Os alunos manifestaram-se também satisfeitos com o
desenvolvimento do curso, com o relacionamento entre professo-res e entre
diretoria. Elogiaram as orientações práticas oferecidas pelos professores e
a implementação recente do sistema de monitoria de laboratório.
Finalizando, foi constatado entre os alunos , uma
grande preocupação com relação a titulação Tecnólogo em Processa mento de
Dados, obtida com a realização do curso, pois consideram que a mesma sofre
grande discriminação no mercado de trabalho e em sele_ ção para ingresso em
cursos de pós-graduação.
No tocante à pesquisa e extensão, constatou-se que
o estabelecimento, atualmente, não desenvolve atividades que pos-sam ser
alinhadas como tais".
Providência: A Faculdade tem se preocupado com
esta área para enriquecimento dos alunos e já está elaborando, em con-junto
com os departamentos, um projeto de pesquisa, que se pretende começar a
partir de 1993.
Registros Escolares
A Comissão Verificadora impressionada com
registros escolares da instituição, teceu o seguinte comentário:
os
"a - Forma de organização - A organização é feita de forma tradi-
cional e, recentemente, a instituição iniciou a implantação de um sistema de informa tização. O controle da
situação acadêmica, feito pelo sistema tradicional, é bem or_ ganizado. Os arquivos na secretaria contêm as pastas
dos alunos, com todos seus doeu mentos separados por cursos, turmas e períodos.
A Comissão impressionaou-se com o sistema de automatização em
funcionamento na secretaria e em outros setores da Faculdade
b - Grau de atualização dos dados controlados - Verificamos que os dados
referentes à situação acadêmica dos alunos estão atualizados.
c - Facilidade de acesso dos usuários às suas informações - Um
dos pontos de destaque do sistema automático mencionado é o terminal de consultas que os alunos têm a seu
dispor, para obtenção imediata de suas informações acadêmicas , apenas digitando suas senhas.
d - Qualificação e idoneidade das pessoas por eles responsáveis-Conforme fomos
informados, pelo diretor da FACIN,o se_
cretário, Sr. Fernando de Almeida Silva, possui curso de secretariado
|e nos pareceu uma pessoa extremamente idónea. O Secretário conta com
duas auxiliares."
Organização e Gerência
Sobre a organização e gerência da IES, a Comissão Verificado ra informa:
"A Comissão, durante seus trabalhos de verificação, não de tectou
dificuldades de relacionamento entre a Mantenedora e a dire ção da Faculdade.
Informações sobre relacionamentosentre diretores e alunos, diretores e professores,
professores e alunos, foram for necidos por esta Comissão, em itens anteriores,
deste relatório.
Com relação â alínea "d", com base nas informações da técni. ca em
Assuntos desta Comissão, o relacionamento tem sido satisfatõ rio, uma vez que a
Direção da Faculdade, na maioria das vezes, tem seguido as orientações da
referida Delegacia".
Dados sobre o Curso
Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados foi autorizado
pelo Decreto nº 93.607, de 19/12/89, com base no Parecer CFE nº 1.0 00/89,
com 80 vagas totais anuais, com duas turmas.
Funciona nos turnos diurno (manhã) e noturno.
A Comissão informa que o tamanho das turmas está de acordo com o
processo de autorização, sendo que no turno da manhã há maior evasão.
Os dados referentes aos vestibulares e matrículas constam
dos quadros que seguem:
Vestibulares - Relação Candidato/Vaga
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS ANO
VAGAS CANDIDATOS C/V
1990 80 497 6,2
1991 80 345 4,3
Matriculas
ANOS MATRICULAS
TRANSFERIDOS DE
OUTRAS INSTITUIÇÕES
TOTAL
1990 80
__ __
1991 80 4 84
Sobre o currículo pleno, assim se manifesta a Comissão:
"O Currículo pleno está sendo ministrado, até o momento con
forme consta no projeto do curso, aprovado pelo Parecer/CFEl000/89,
de 4/12/89, acrescido de algumas disciplinas, conforme mostramos lo
go a seguir.
A Comissão Verificadora, com referência ao elenco, ao escalo-
namento e ao conteúdo programático das disciplinas, concorda com o
parecer da Comissão, que verificou as condições do funcionamento do
curso, e as considerou satisfatórias.
As sugestões feitas pela mesma comissão, sobre a introdução
das disciplinas Banco de Dados, Sistema de Computação e Análise e
Projetos de Sistemas de Processamento de Dados, foram acatadas pela
Faculdade, porém ainda nao foram implementadas. As disciplinas acima
a ludidas fazem parte dos elencos previstos nos semestres quinto,
sex to, sétimo e oitavo, os quais ainda não foram atingidos..
No currículo aprovado, houve mudanças e a introdução de no
vas disciplinas:
Sociologia I- 4 5 h/a (terceiro período)
Sociologia II- 45 h/a (quarto período)
Custos I - 60 h/a ( sexto período)
Custos II - 45 h/a (sétimo período)
Psicologia I- 4 5 h/a (quinto período)
Psicologia II- 45 h/a (sexto período)
(As duas últimas substituindo Psicologia Aplicada, prevista
no projeto, com 60 horas/aulas no sexto período).
As referidas disciplinas enriquecem o currículo pleno do
curso, porém a Comissão considera que poderiam ter sido introduzi-
das disciplinas mais diretamente ligadas ã área do curso".
Em resposta a esta argumentação, a IES assim se expressou:
A Matenedora atendeu que as referidas disciplinas enrique
ceram, a nível de campo de trabalho, o curso em sua totalidade ,vis_
to o contexto do curso inserir o aluno em atividade diária que exi
ge bom relacionamento social e psicológico.
E acrescenta: "que o currículo oferecido foi aprovado pelo
Parecer CFE n9 1000/89 (parecer de execução do projeto).
De acordo com este currículo o curso tem uma carga horária
de 2.925 h/a, acrescidas de 60 h/a de EPB e 60 h/a de EF, perfazen
do um total de 3.045 h/a".
O anexo I deste Parecer mostra o currículo pleno e a respec:
tiva carga horária.
No que se refere ao alunado, a Comissão constatou o índice
de frequência ãs aulas entre 80 e 90%. Quanto ao aproveitamento es
colar "de acordo com os diários de classe dos professores de 24
disciplinas, referente ao período 1991, o índice de aproveitamento
em geral, é maior de que 9 0%, com exceção de duas disciplinas Logi_
ca I e Laboratório de Computação cujo aproveitamento ficou em torno
de 70%".
Indagado sobre esta diferença no índice de aproveitamento es
colar dos alunos, a IES assim se pronunciou:
"Por serem disciplinas de maior exigência acadêmica e também
por pertencerem ao estágio inicial do curso, foram constatadas , real^
mente, dificuldades estanques no transcorrer das aulas, sendo que
atualmente os alunos não enfrentam mais este tipo de problema, visto
estarem adaptados ao curso".
Corpo Docente
O corpo docente que ministra o curso é integrado por
professores, todos com titulação acadêmica compatível com a
disciplina que leciona.
O anexo II deste Parecer mostra o corpo docente que ministra o curso, assim como o
resumo da qualificação dos novos indI-cados.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando o' atendimento pela requerente das exigências da Comissão
Verificadora, determinadora de evidente melhoria do curso e adequação ãs normas legais de ordem
técnica e pedagógica, vota o Relator favoravelmente ao re conhecimento do curso de Tecnologia
em processamento de Dados, ministrado pela Fa culdade Capixaba de Informática, mantida pela
Fundação Brasileira de Assistência' e Educação, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, em Vitória-
ES"
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Curso de Tecnologia era Processamento de Dados
1º Período Carga Horária
1. Administração Geral I 60
2. Matemática I 60
3. Português I 60
4. Lógica I 60
5. Linguagem e Técnica de Programação I 60
6. Estudo de Problemas Brasileiros I 30
7. Educação Física I................................................................................. 30
Subtotal .............................................. 360
2º Período
1. Administração Geral I 60
2. Matemática II 60
3. Português II 60
4. Lógica II 60
5. Linguagem e Técnica de Programação II 60
6. Estudo de Problemas Brasileiros II 30
7. Educação Física II...............................................................................30
Subtotal............................................................................................................................ 360
3º Período
1. Organização e Métodos I 45
2. Economia e Finanças I 45
3. Matemática Financeira I 60
4. Sociologia I 45
5. Estatística I 45
6. Inglês Técnico I 45
7. Laboratório de Computação I 60
Subtotal ..............................................60
ANEXO I
(Cont.)
Período
1. Organização e Métodos II
2. Economia e Finanças II
3. Matemática Financeira II
4. Sociologia II
5. Estatística II
6. Inglês Técnico II
7. Laboratório de Computação II
Subtotal.......................
59 Período
1. Administração de CPD'S I
2. Pesquisa Operacional I
3. Noções de Direito I
4. Psicologia I
5. Sistema de Computação I
6 . Linguagem e Técnica de Program;
7. Laboratório de Computação III
Subtotal ........... . ........
6° Período
1. Administração de CPD'S II
2. Pesquisa Operacional II
3. Noções de Direito II
4. Psicologia II
5. Sistema de Computação II
6. Custos I
7 . Laboratório de Computação IV
Subtotal .....................
Carga Horária
45
45
60
45
60
45
60
.........360
60
45
45
45
60
60
45
......... 360
60
45
45
45
60
60
45
........
.360
ANEXO I (Cont.)
Período
1. Simulação I
2. Informática e Sociedade
3. Análise e Projetos de Sistemas
4. Tópicos Avançados em P.D. I
5. Custos II
6. Laboratório de Computação V
7. Estágio Supervisionado I
Subtotal ...............................
8º Período
1. Simulação II
2. Tópicos Avançados em Programação
3. Tópicos avançado em P.D. II
4. Banco de Dados
5. Teleprocessamento
6. Estágio Supervisionado II
Subtotal ...............................
Carga Horária Total: ...................
Carga Horária
45
45
60
60
45
60
135
...... 450
60
60
60
60
60
135
...... 435
.... 2 .045
Resumo da Carga Horária
Total de Horas/aula do curso: 2.925
+ Estudo de Problemas Brasileiros: 60
+ Educação Física: 60
Total Geral ....................... 3.045
Obs.: Grade Curricular aprovada pelo Par. CFE nº 1000/89 (Parecer de exe_
cução do Projeto).
ANEXO II
CORPO DOCENTE
PROFESSORES APROVADOS ATRAVÉS DO PARECER 606/89:
A) Professores aceitos:
1. César Ribeiro Ferin - Economia e Finanças
2. Cleto Carlos da Silva - Administração Geral/Organização e Métodos
3. Augusto Henrique Brunow Barbosa - Sistema de Computação
4. Carlos Magno Pereira - Custos
5. Paulo José Santos Lindoso - Estatística
6. José Amorim Servino - Introdução à Lógica/Linguagem Técnica de Pro-
gramação
7. Paulo Roberto de Souza - Tópicos Avançados em Processamento de
Dados
8. Inocência Barcelos - Sociologia Aplicada/Computação e Sociedade
9. Júlio Andrés Amaro Huapaya - Tópicos Avançados em Programação/
Simulação
10. Herhert Albert Barbosa Lima - Educação Física
11. Rafael José Simone Cheida - Inglês Técnico/Banco de Dados/Teleproces-
samento
12. Alexandre Nunes Theodoro - Administração de CPDs Laboratório
de Computação
13. Flcy Mota - Psicologia Aplicada
R) Professores aceitos apenas para este curso:
1. António Angelo Roldi - Matemática financeira
2. Olga Helena Pauletti Tovar - Fundamento e Aplicação de Pesquisa
Operacional
3. Egídio de Souza Fernandes - Noções de Direito
4. Nathálio de Queiroz Filho - Matemática
5. Paulo da Silvd Teixeira - Estudo de Problemas Brasileiros
6. Vitor Zamprogno Amâncio Pereira - Análise e Projetos de Sistemas em
Processamento de Dados
7. Watson de Araújo Monteiro - Estágio Supervisionado
8. Janete Franco Machado - Língua Portuguesa
NOVAS INDICAÇÕES:
01- JOSÉ AMORIM SERVINO
DISC.:ESTÁGIO SUPERVISIONADO / SIMULAÇÃO
Qualif.: Graduado em Administração-UFES/1973.Especialização(lato sensu)
em Processamento de Dados,área de concentração: Análise de
Sistemas.Possui experiência no magistério superior.Pareceres do CFE nos
1.115/87 para Processamento de Dados e Sistemas de Informação; e
606/89,para Introdução à Lógica e Linguagem Técnica de Programação.
Decisão: Pode ser aceito
O2-JOSÉ AUGUSTO DE ALMEIDA SANT'ANA
Disc.: Matemática I e II
Qual.: Graduado em Matemática, UFES, 1979. Especialização em Aná-
lise de Sistemas, Fac. Espírito-Santense de Administração, 1987.
Possui Parecer do CFE nº 1.115/87 para Matemática. Decisão: Pode
ser aceito
03-JOSÉ FERNANDO PEREIRA
Disc: Informática e Sociedade
Qual.: Graduado em Engenharia ELétrica, UFES, 1983. Especializa-
ção em Análise de Sistemas, Fac. Espírito-Santense de
Administração, 1984. Participou de Eventos, Seminários e
Cursos. Possui experiência profissional na área.
Decisão: Pode ser aceito
04-THEOTÕNIO MADEIRA DIAS
Disc: Noções de Direito I e II
Qual.: Bel. em Direito, Fac. de Direito"Cândido Mendes"; 1964 .
Lic em História, CEUB, 1977. Especialização em Administra
ção Pública, FAESA, 1983 (430h). Possui Parecer do CFE nº
1.115/87 para Instituição de Direito Público e Privado e
Legislação Previdenciaria.
Decisão: Pode ser aceito
0 5-MARCUS ZANOTTI SOARES
Disc: Economia e Finanças I e II
Qual.: Bel. em Ciências Econômicas, UFES, 1989. Mestrado em
Teoria Econômica, 1991, Univ. Federal Fluminense. Possui
experiência no magistério superior ministrando as disciplinas:
Introdução á Economia e Economia. Decisão: Pode ser aceito
06-NATHÂLIO DE QUEIROZ FILHO
Disc: Matemática Financeira I e II
Qual.: Graduado em Ciências Econômicas, UFES, 1965. Tem cursos de
curta duração e experiência profissional na área. Possui ex
periência no magistério superior e Pareceres do CFE nº
1.115/87 para Matemática Financeira e Comercial; e 606/89
para Matemática.
Decisão: Pode ser aceito
0 7-PAULO GUIMARÃES
Disc: Administração Geral I e II
Qual.: Bel. em Administração, Fac. Espírito-Santense de Adminis-
tração, 1976. Especialização em Gerência de Pequena e Média
Empresa, FAESA, 1986 (440h). Eepecialização em Análise de
Sistemas, FAESA, 1987 (490h). Possui experiência no ma-
gistério superior ministrando as disciplinas: Administração
I e II. Participou de Congressos, seminários e conclaves .
Decisão: Pode ser aceito
08- ROSANA LEAL PAIVA
Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Qual.: Lic em Pedagogia-hab. em Magistério e Administração Escolar.
Fac Ciências e Letras Notre Dame, 1985. Especialização em
Psicologia Organizacional, pela mesma Faculdade, RJ, 1986.
Tem vários cursos de extensão de pequena duração.
Participou de congressos, seminários e palestras. Tem tra-
balhos publicados. Possui experiência no magistério supe-
rior ministrando as disciplinas: EPB e Didática.
Decisão: Pode ser aceita
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 15
de 04 de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE Á SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 15/04/1993, REALIZADA ÀS 16 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE 1993.
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