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INTERESSADO/MANTENEDORA
Associação Desportiva e de Educação Juvenil
Autorização(Projeto) para funcionamento do curso de Administração,
{Relator: SRâ.CONS. LEDA MARIA CHAVES NAPOLEÃO DO REGO
PARECER Nº
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
APROVADO EM
23014.001371/85-08
- RELATÓRIO
0 processo em epígrafe de interesse da Associação Des
portiva e de Educação Juvenil-CE trata de pedido de funcionamento
do curso de Administração na Faculdade de Administração e Pedago
gia de Fortaleza, novo estabelecimento de ensino superior isolado
a ser instalado em Fortaleza-
C
E.
Apreciado e aprovado na fase de Carta-consulta pelo
Parecer nº 207/86, o pleito em apreço deve agora ser considerado
nos aspectos constitutivos da fase subsequente denominada projeto.
1- Da caracterização geral do projeto
0 pedido de aurorizaçao tem como objeto o curso de
Administração e foi aprovado com 50 vagas totais anuais.
,Em diligência, a instituição informa que o curso funció
narã ã noite, de 18:30 ãs 22:00hs.
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2- Da organização curricular
O curso, programado com a duração de 4 anos, integralizáveis em
4 anos, terã regime de matricula por disciplina e obedecerá ã grade
curricular preestabelecida, onde figuram, para cada uma delas(Anexo I).
Os autos trazem descrição de cada disciplina com os elementos
definidores de seu conteúdo: ementas e bibliografia básica.
0 curso terá uma carga horária de 3.000 h/a,acrescidas de 60h/a de
EF e 60 h/a de EPB, perfazendo assim um total de 3.120.
3- Corpos Dirigentes e Têcnico-Administrativo
São apresentados, individualmente, os membros indicados para in
tegrar os corpos dirigentes e técnico-administrativo que atuarão no
curso com os encargos que se especificam. Todos apresentam titulação
adequada e termo de compromisso.
4- Corpo Docente
0 corpo docente que atuará no curso é composto por 15 professores-,
cujo perfil acadêmico-profissional é o seguinte: 01 com Doutorado, 08
com Mestrado, 04 com Especialização e 02 com Graduação, estes têm pare
cer de aprovação do CFE. Todos apresentam termo de compromisso.
A relação dos docentes constitui o Anexo II deste Parecer.
A biblioteca ocupará uma área de 112 m
2
, sendo 56 m
2
para o acer
vo e 56 m
2
para leitura. O sistema de classificação adotado será o CDD
e o horário de funcionamento será nos três turnos.
A forma de atendimento aos usuários será através do pessoal da
biblioteca que contará com 1 bibliotecário e 2 auxiliares
Consta dos autos a relação do acervo geral e específico. A rela
ção do acervo geral contém 12.590 títulos de livros perfazendo um to
tal de 14.323 exemplares.
Os periódicos especializados que deverão integrar o acervo posto
ã disposição de alunos e professores constam relacionados nos autos.
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Em diligência, a instituição registrou, por área administração, 1.275
títulos de livros que, com os adquiridos mais recentemente, alcançam
2.635 títulos para o curso, especificamente.
Em 1/12/92, a IES anexou aos autos documentação complementar con
tendo cópia do convênio celebrado entre a Associação Desportiva e de
Educação Juvenil (mantenedora da Faculdade de Administração e Pedago
gia de Fortaleza), e a Universidade de Fortaleza, para utilização das
instalações, equipamentos è acervo bibliográfico da referida Universi
dade.
6- Plano Econômico Financeiro
No plano apresentado destacam-se as fontes de receita, as catego
rias de despesas e os investimentos. A Instituição atualizou o plano
financeiro.
7- Do estabelecimento de ensino que abrigará o curso projeto
A Faculdade de Administração e Pedagogia de Fortaleza, concebida
para abrigar o curso tal como acima projetado, apresenta-se caracteri
zada no Anteprojeto de Regimento(Caderno 2) sob a forma de "estabeleci
mento isolado particular de ensino superior" tendo estes órgãos como
formadores de sua estrutura organização: "a Congregação; o Conselho
Departamental; a Diretoria, e os Departamentos."
As instalações previstas para o estabelecimento em apreço estão 1º
calizadas na Rua Israel Bezerra nº 630, no bairro Dionísio Torres,onde
está situado um prédio da própria mantenedora, com 10 pavimentos e 02
subsolos. É parte integrante dos autos, planta baixa, onde são especi
ficadas a localização das diferentes dependências: salas de aula, sala
de administração, secretaria, biblioteca, etc.
8- II- VOTO DA RELATORA
A relatora é de parecer favorável a aprovação do projeto para
funcionamento do curso de Administração, com 50 vagas totais anuais, a
ser ministrado pela Associação Desportiva e de Educação Juvenil-CE.
Aprovado o presente parecer e homologado pelo senhor Ministro da
Educação, a entidade deverá requerer a visita da Comissão Verificadora
para observação in loco das condições de funcionamento do curso, em es
pecial a nova proposta curricular e a Biblioteca cujo funcionamento de
verá estender-se ao noturno
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Camará de Ensino Superior .acompanha o Voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 14 de abril de 1993.
ANEXO_II
CORPO DOCENTE
<
0l- Roberto de Carvalho Rocha
Disc. Filosofia/ Estudo de Problemas Brasileiros/ Filosofia da Educa
ção.
Qualif.
:
Licenciado em Filosofia, Teologia e Educação e Pedagogia.
Graduado em Direito, Mestrado em Teologia e Educação. Pos graduado
em Filosofia de Hegel, Filosofia Política e Administração Escolar.
Possui experiência no Magistério Superior.
02- Raimundo de Assis Holanda
Disc. Português/ Metodologia da Redação.
Qualif.: Licenciado em Língua Portuguesa e Literatura. Aprovado pelo
Parecer nº 2165/75- CFE. Possui experiência no Magistério Superior.
03- Luiz Moreira
Disc. Sociologia Geral/ Sociologia da Educação/ Comportamento Humano
nas Organizações.
Qualif.: Licenciado em Pedagogia. Doutorado em Direito Civil. Possui
experiência no Magistério Suoerior. Parecer nº 152/71- CFE.
04- Neide Fernandes Monteiro
Disc. Psicologia Aplicada ã Administração/ Psicologia da Educação.
Qualif.: Licenciada em Psicologia. Mestrado em Educação, área: Acon
selhamento Psicopedagõgico.Possui experiência no Magistério Superior.
05- Dionísio Leonel de Alencar Disc. Educação Física Qualif.: Licenciado
em Educação Física. Especialização em Ciências
de Treinamento Desportivo.
0 6- Geraldo Gonçalves da Silva
Disc. Teoria da Administração/ Administração de Material/ Organiza
ção, Sistemas e Métodos.
Qualif.: Bacharel em Administração de Empresas. Especialização em
Tecnologia Educacional e Administração da Produção. Aprovado pelo
Parecer nº 12/89-CFE. Possui experiência no Magistério Superior.
07- Carlos Alberto Barbosa
Disc.: Matemática/ Estatística
Qualif.: Licenciado em Matemática. Aprovado pelo Parecer nº 4513/
76- CFE. Possui experiência no Magistério Superior.
08- Agerson Tabosa Pinto
Disc: Direito Público e Privado/ Legislação Tributária.
Qualif.: Bacharelado èm Direito e Letras Neolatinas. Mestrado em
Ciência Política. Possui experiência no Magistério Superior.
09- José Martonio Alves Coelho
Disc: Direito Administrativo/ Legislação de Ensino/ Monografia ã
Administração.
Qualif.: Bacharelado em Ciências Contábeis e Direito. Especializa
ção em Tecnologia Educacional. Processo Civil e Orçamento Empresa
rial. Possui experiência no Magistério Superior.
10- José Carlos Fontes Rocha
Disc: Informática/ Administração de Sistema da Informação.
Qualif.: Bacharelado em Matemática e Ciências Contábeis. Especia
lização em Matemática Aplicada na área de Pesquisa Operacional.
Possui experiência no Magistério Superior.
11- Paulo Roberto Coelho Pinto
Disc: Economia Brasileira/ Teoria Econômica/ Métodos Quantita
tivos.
Qualif.: Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, Mestrado em
Ciências Econômicas. Possui experiência no Magistério Superior.
12- Agamêmnom Rocha Souza
Disc: Contabilidade.
Qualif.: Bacharelado em Administração de Empresas e Ciências Con
tãbeis. Especialização em Ensino Superior. Mestrado em Estudo de
Problemas Brasileiros. Possui experiência no Magistério Superior.
%
r
13- Milton de Mattos da Silva
Disc: Teoria Econômica/ Economia Brasileira/ Métodos Quantitati
vos.
Qualif.: Bacharelado em Ciências Econômicas. Mestrado em Economia.
Aprovado pelo Parecer nº 107/76- CFE. Possui experiência no Magis
tério Superior.
14- Jovelino de Gomes Pires
Disc: Administração Mercadológica/ Administração da Produção/ Admi
nistração de Processos de Materiais.
Qualif.: Bacharelado em Ciências Econômicas. Mestrado em Administra
ção Pública. Possui experiência no Magistério Superior.
15- Flávio Martins Jodas Lopes
Disc: Administração de Recursos Humanos/ Administração Financeira
e Orçamento/ Estágio.
Qualif.: Bacharelado em Administração de Empresas e Direito. Mestra
do em Administração. Possui experiência no Magistério Superior.
ANEXO I
FACULDADES INTEGRADAS CHRISTUS
CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
1º ANO
DEPARTAMENTOS DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA
SEMANAL
CARGA HORÁRIA
ANUAL
(DFC - 01) Português 4 120
(DFC - 02) Filosofia 4 120
(DFC - 03) Sociologia 4 120
(DA - 01)
Teorias da
Administração
4 120
(DFC - 04)
Comportamento
Humano nas
Organizações
2
60
(DFC - 05)
Psicologia
Aplicada ã
Administração
2 60
(DFC - 06) Educação
Física
2 60
(DFC - 07)
Estudo de
Problemas
Brasileiros
2 60
TOTAIS 24 720
20 ANO
DEPARTAMENTOS DISCIPLINAS
'CARGA HORÁRIA
SEMANAL
CARGA HORÁRIA
ANUAL
(DA - 02)
Organizações,
Sistemas e
Métodos
4 120
(DA - 03)
Administração <
Mercadológica
4 120
(DL - 01)
Direito Público
e Privado
2 60
(DEF - 01) Matemática 2 60
(DEF - 02) Estatistica 2 60
(DEF - 03)
Métodos
Quantitativos
2 60
(DEF - 04)
Teoria Economic
a 4 120
(DEF - 05) Contabilidade 4 120
TOTAIS 24 720
30 ANO
DEPARTAMENTOS DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA
SEMANAL
CARGA HORÁRIA
ANUAL
(DEP - 06) Informática 4 120
(DA - 04)
Administração da
Produção
4 120
(DA - 05)
Administração
Financeira e
Orçamentária
4 120
(DL - 02) Legislação Sócia 1 2 60
(DL - 03)
Legislação
Tributária
2 60
(DL - 04)
Direito
Administrativo
2 60
(DEF - 05) Economia
Brasileira
60
(DA - 06)
Administração
de Vendas
4
120
TOTAIS 24 720
40 ANO
DEPARTAMENTOS DISCIPLINAS
CARGA HORÁRIA
SEMANAL
CARGA HORÁRIA
ANUAL
(DA - 07)
Administração
de Recursos
Humanos
4 120
(DA - 08)
Administração
de Recursos
Materiais e
Patrimoniais
4 120
(DA - 09)
Administração
de Sistemas da
Informação
4 120
(DA - 10)
Seminários de
Administração
-
150
(DA - 11)
Monografia de
Administração
-
150
(DA - 12)
Estágio
Supervisionado
300
TOTAIS 12 960
Voto em separado
Peço vénia para votar contrariamente ao Parecer ao
eminente Relatora. Isto porque entendo que o processo não atende ãs
condições exigidas pela resolução nº 1/93, a saber:
a) a avaliação da necessidade social do curso, as condições de oferta e
demanda e outras características sociais, econômicas e educacionais
da região ( § 1º do art. 6º da referida Resolução);
b) a manifestação da SESu/MGC (art. 9º);
c) diversas outras exigências arroladas na Resolução nº 1.
Cons. FÁBIO PRADO
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou a con
clusão da Câmara com voto
contrário do conselheiro Fábio Prado.
Sala Barreto Filho, em 15 de 04
de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 15/04/1993, REALIZADA ÀS 16 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE 1993.
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