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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
Sociedade Educacional Campos Salgado - Faculdade da Ilha - RJ
RJ
ASSUNTO:
Reconhecimento do Curso de Administração
RELATOR: SR. CONS. Pe.Laércio Dias de Moura,S.J.
PARECER Nº
CAMARÁ ou COMISSÃO
CESu
APROVADO EM:
PROCESSO nº 23001.000674/92-37
RELATÓRIO
0 Presidente da Sociedade Educacional Campos Salgado encaminha a este Conselho
pedido de reconhecimento do curso de Administração, com ênfase em Análise de
Sistemas, ministrado pela Faculdade da Ilha, instalada no Rio de Janeiro/RJ.
0 referido curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto nº 97.785, de
26/05/89, nos termos do Parecer CFE n°. 276/89, com 50 vagas totais anuais.
Posteriormente, através do Parecer nº 126/91, o CFE autorizou o remanejamento
de 70 vagas do curso de Graduação de Professores da Parte de Formação Especial
do Currículo do Ensino de 2º Grau, para que o Curso em apreço passasse a ofe-
recer 120 vagas totais anuais, com o mínimo de três turmas.
Pela Portaria n° 111/92 - SENESu/MEC foi designada Comissão Verificadora in-
tegrada pelos professores DÉCIO BOTURA FILHO, da Universidade Federal de São
Carlos e FELIPE LUIS GOMES E SILVA, da Universidade Estadual "Júlio de Mesqui-
" ta Filho" e por LUIZ TORRES, TAE da DEMEC/RJ, para verificar as condições de
funcionamento para o reconhecimento do curso e apresentar relatório conclusivo.
A visita realizou-se de 21 a 23 de Outubro de 1992, sendo o presente parecer
elaborado a partir do Relatório da Comissão Verificadora e dos dados constan-
tes do processo.
1. Dados sobre a Mantenedora
1.1 Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Sociedade Educacional Campos Salgado é uma entidade de direito privado, sem
fins lucrativos, com sede e foro no Rio de Janeiro/RJ. Seu Estatuto em
Jurídicas da Capital do Rio de Janeiro. As alterações posteriores foram regis-
tradas sob o nº 8.703, Livro C-14, em 11/04/73 e nº 83.874, Livro 26, em
20/06/85.
A Instituição comprova regula cidade fiscal e para "fiscal
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1.2 Situação Econõmico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam os seguintes in-
dicadores :
It
itens
Exercícios
1989 1990
1991
- índice de Liquidez(Geral) 26,74
- Grau de Endividamento 0,03
- Grau de Imobilização 0,007
- Patrimônio LÍquido(em Cr$ 1.000,00)* 306.772
- Ativo Permanente (Em Cr$ 1.000,00)* 2.273
38,85 50,49
0,02 0,01
0,28 0,32
1.924.740 2.710.272
556.362 899.282
(*) A preços de Out./92.
Pelas demonstrações de Resultados do Triénio considerado, observa-se que:
- As anuidades e taxas representaram, em média, 15% da receita total.
- A despesa com pessoal docente e administrativo apresenta-se de forma globa-
lizada, não estando especificada a despesa com docente.
1.3 Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos
A Sociedade Educacional Campos Salgado mantém apenas a Faculdade da Ilha, onde
funciona estes cursos:
- Graduação de Professores (Rec) - 130 vagas
- Administração - ênfase em Análise de Sistemas (Aut) 120 vagas
2. Dados sobre a Escola/Curso
2.1 Infra-estrutura Física
Sobre este item, informa a Comissão Verificadora:
"A Faculdade da Ilha, tem sede própria na Rua Hilárião da Rocha, 809 - Ilha do
Governador, Rio de Janeiro, em área assim distribuída:
- sala de professores
- sala de coordenação e departamento
- sala da direção
- secretaria
- laboratório de informática
- biblioteca
- cantina
- sala de apoio administrativo
- mecanografia
- piscina
- quadra de esportes e vestiários
- banheiros masculino e feminino
- prédio principal:
1º andar - 10 salas de aulas e e salas de audio-visual 2º
andar - 5 salas de aulas 3º andar - 5 salas de
aulas
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As salas de aulas do estabelecimento, que abrigam o curso em fase de reconhecimento,
sao bem iluminadas e arejadas, com mobiliário adequado."
2.2. Laboratórios
Quanto a este item, assim se expressa a Comissão:
0 laboratório de informática que dá suporte ao Curso
de
Administração com ênfase em Análise de Sistemas está instalado
em
uma área de aproximadamente 60 m2 onde estão os
10
microcomputadores PCXT com 740 Kb de memória com 5 u n i dades
de
drlve 5 1/4 sendo que um desses equipamentos possui Winchester
de
10 Mb e uma i m p r e s s o r a E M Í LIA com 520 cps.
Esses equipamentos estão a disposição dos alunos do Curso
para as aulas práticas, que, ao ver da Comissão Verificadora, sao
suficientes para atender a demanda solicitada pelas d i s c i p l i n a s
relacionadas com a ênfase do Curso. Além desses horários de aulas
práticas o laboratório pode ser utilizado em outros momentos
através de um esquema de atendimento elaborado pelo responsável
do laboratório de informática.
A instituição na sua previsão de Investimento esta
adquirindo mais 4 equipamentos computacionais mais potentes para
melhor atender a demanda dos alunos do referido Curso. Pudemos
constatar que existe a possibilidade de ampliação da área f í s ica do
laboratório para abrigar esses novos equipamentos.
0 laboratório de informática possui ainda os seguintes
softwares aplicativos disponíveis:
- SOFTWARE
APLICATIVOS
BASE
MS-DOS
CONTROLE
DE ESTOQUE
CONTROLE
FINANCEIRO
FOLHA DE
PAGAMENTO
CONTROLE
DE CLÍNICAS
CONTAS A
PAGAR E A RECEBER
CONTROLE
DE PRODUÇÃO
Existe convênio com empresa que faz a manutenção dos
equipamentos.
Segundo depoimentos de alunos o laboratório de Informática
atende de forma plena as suas necessidades com r elação a parte
p r á t i c a das d i s c i p l i n a s relativas a ênfase do referido Curso.
Portanto no entendimento da Comissão verificadora os equipamentos
existentes no laboratório de informática Juntamente com os em
aquisição atendem as necessidades do Curso em sua p arte prática. "
2.3. Biblioteca
Com relação a biblioteca, a Comissão relata:
A biblioteca que atende os estudantes do Curso objeto de
reconhecimento está instalada numa área de aproximadamente 140m2
dos q u a i s 6 0 são destinados ao acervo e o restante a consulta. Na
bi
blioteca podemos observar a existência de 3 mesas com 54 a deiras
para a c o m o d a r os e s t u d a n t e s no seu ambiente de leitura.
A Biblioteca está sob a responsabilidade de uma
bibliotecária habilitada e duas auxiliares e seu fu ncionamento é de
segunda a sexta-feira no período das 8 ãs 22 horas.
0 sistema de consulta e somente local e a biblioteca possue
um sistema de xerox para atendimento dos seus leitores.
Atual m e n t e , o a c e r v o geral é constituído de 2732 t í t u l o s e de 4181
exemplares sendo que para o Curso de Administração os alunos tem a
sua disposição 542 títulos e 888 exemplares.
Existe na biblioteca 55 títulos de periódicos e
é
assinante
regular de 8 revistas técnicas e especializadas nas áreas de
Administração e de Informática.
oi apresentada a Comissão Verificadora uma estatística desde
faril/92 , de livros consultados e de presença de alunos na
biblioteca. Por o casião de nossa v i sita pudemos constatar " in loco"
a utilização do acervo pelos alunos.
Com r e l a ç ã o ao a c e rvo da biblioteca para o Curso , objeto de
reconhecimento,veriflcamos ser o mesmo s u f i c i e n t e para atender a
demanda tanto na sua parte específica quanto na sua ênfase. Porém dada
a evolução do referido Curso a Comissão Vsrificadara sugeriu aos
dirigentes da Instituição, Chefes de Departamentos e Coordenador do
Curso um maior enriquecimento e aprimoramento do acervo em
quantidade e qualidade detulos de livros e de periódicos. "
2.4. Outras Informações
A Comissão presta, ainda, as seguintes informações sobre o
estabelecimento de ensino:
- Atividades fins
O curso oferecido pela Instituição,
formar profissionais capacitados ao mercado
na r e g i ã o .
têm a f i nalidade de
de trabalho existente
A i n sti t uiçã o tem promovido seminários e encontros com o
objetivo de atualizar técnicas e métodos pedagógicos, e de troca
de experiência com instituões do setor púb l ico e privado e tem
também promovido atividades comunitárias que é o objetivo de
maior integração socio-cultural.
-
Registros escolares
Os registros escolares, contendo os dados dos a l u n o s ,
estão colocadas em ordem de matrícula, totalmente informatizadas,
que permitem acesso rápido às informações. Os dados escolares
estão em dia, sob a r e s ponsabilidade de pessoa idónea e
qualificada na função de secretário. As aulas são registradas em
diários de classe que estão bem organizados e arquivados em
pastas próprias.
Plano Anual de Aplicações dos Recursos Financeiros
0 demonstrativo das destinações financeiras para os
diversos setores da instituição, para o 1º semestre de 1992
(valores gastos), e os previstos para o 2º semestre de 1992,
encontram-se no quadro a seguir:
Caracteristicas da Despesas
Valor gasto (Cr$) Valor a gastar (Cr$
Livros Periódicos
Qualificação de Docentes
Equipamentos de Laboratórios
Salário de Professores
Salário de Dirigentes e
Pessoal Administrativo Outras
Despesas total
7.000.000,00
25.000.000,00
7.000.000,00
95.070.158,11
31.536.636,03
2.000 .000 ,00
167 .606 .791 ,44
l
º
em/1992
2
º sem/1992
25 . 000.000,00
52.000.000,00
18.000 .000 , 00
306.181.717,49
125.328.258,79
10.000.000 ,00
536.510.006,28
3. Dados sobre o curso
3.1. Funcionamento
O curso em apreço foi autorizado pelo Decreto nº 97.785/89
(Parecer CFE nº 276/89), com 50 vagas totais anuais. O Parecer CFE nº
126/91 autorizou o remanejamento de 70 vagas para o curso, passan do o
mesmo a dispor de 120 vagas totais anuais, com o mínimo de três turmas.
A comissão informa que as 120 vagas são oferecidas em
duas entradas de 60 cada e que o curso funciona no período noturno.
A Comissão Verificadora informa, ainda, o que segue:
- Tamanho das turmas formadas -
n° maior de alunos no ano de 1992 - 51 (4º ano) nº
menor de alunos no ano de 1992 - 24 (1º ano)
- Total de alunos matriculados no curso - 287 alunos
- Total previsto para concluir em julho/93 - 51 alunos
- Alunado
O índice de frequência ãs aulas é de 75% a. 90%, enquanto
que o índice de aprovação é em média de 75% a 80%.
Os estudantes têm representação em todos os órgãos cole-
giados da Instituição.
- Valor cobrado pela 1º e 2º semestralidade - o valor co
fado pela semestralidade é o seguinte: 1- 2ª semestralidade de
19991 -CR$ 229.859,79 2- 1ª semestralidade de
1992 -Cr$ 925.151,59
3.2. Organização Curricular
O curso tem uma carga horária de 3.116 h/a, acrescidas de
76 h/a de EPB e de 304 h/a de EF, perfazendo o total de 3.496 h/a,
integralizáveis em 04 anos, através do regime de matrícula por disci-
plina (anual).
A estrutura curricular pode ser vista no Quadro I desta
informação.
0 currículo do curso foi assim apreciado pela Comissão:
" 0 Plano Curricular do Cur9o de Administração com ênfase
em Análise de Sistemas está estruturado visando a formação de
um profissional voltado para um gerenclamente técnico.
A justificativa do curso, bem como seus objetivos,
estão bem colocados e pretendem formar administradores que
além da parte específica tenham, também , uma boa formação na
área de Informática relacionada com sistema
administrativos, ou seja :
Formar administradores voltados para a análise
de sistemas, profissionais solicitados continuamente pelas
empresas e, de forma crescente, na medida em que o uso dos
computadores de grande, médio e pequeno porte tornam-se
ingredientes obrigatórios na modernização da sociedade.
- Dar uma formação científica sólida, ao nivel requerido dos
administradores de empresa, com ênfase em análise de
sistemas, de modo que, no exercício profissional possam,
"pari passu" atender aos reclamos das empresas e
contribuir para o desenvolvimento local, regional e
nacional.
Formar profissionais, para a empresa, voltados para
os
problemas e soluções da administração, com atuação específicana
análise de sistemas dos diversos setores que compõem
a
administração empresarial e governamental.
A estrutura curricular está destribuida em 4 anos e o
elenco das disciplinas propostas contempla de forma
adequada, a formação desejada do futuro profissional, tanto
geral como especifica, como podemos constatar no quadro a
seguir, onde verificamos o peso com que as disciplinas
contemplam as diversas áreas:
ÁREA
Administração
Nº de
disciplinas
7
CAR
TEORIA
646
GA
HORARIA
PRÁTICA
38
TOTAL
684
Ciências Contábeis
2 152 152
304
Ciências Econômicas
2
152
-
152
Ciências Jurídicas
3 228
-
228
Ciências Sociais
1 76
-
76
Psicologia
1 76
-
76
Métodos Quantitativos
Matematica Estatística e
Pesquisa Operacional
6 418 114 532
Infomática
8 418 342 760
Comunicação e Expressão
1 76
-
76
SUB-TOTAL :
31 2242 646 2888
Estágio Supervisionado
1 - 304 301
E P B
1 76 - 76
Educação Física
1 - 304 304
TOTAL GERAL
34
2318 1254 3572 (*)
Quanto os fichas de caracterização pudemos observar que as
mesmas estão bem elaboradas quanto ao conteúdo programático e
bib l iog raf ia e ajustadas em relação aos objetivos do Curso. Para
enriquecimento das mesmas, foi sugerido pela, Comissão de
verificação, que houvesse uma maior uniformidade na sua
apresentação.
A
lém d i sso foi sugerido, também , levando em
consideração a ênfase do Curso, que o conteddo programático
da disciplina Sociologia refletisse mais o Impacto da
informática na sociedade e de um modo especial sobre a
administração e organização do trabalho.
(*) Obs: Conforme o currículo anexado ao relatório da Comissão, a carga
horária do curso totaliza 3.496 (cf. Quadro I desta informação).
Dada a c omplexidade do fenômeno econômico, no que se
refere a Economia Brasileira, a Comissão sugeriu ainda um maior
aprofundamento sobre os estudos da Formação Econômica
Brasileira e Economia Brasileira Contemporânea .
0 conteddo da matéria Economia Brasileira está
contemplado na disciplina Teoria Econômica II ministrada
no 2º.ano do Curso.
Apesar dessas observações podemos constatar que o
conteddo programático desenvolvido para cada disciplina
possui uma boa adequação, com sequência de matérias bem
construída, estabelecendo um aprofundamento crescente em busca
dos objetivos propostos.
0 estágio supervisionado é realizado a partir do
^
Q
.
ano
do curso e desenvolvido em instituições de caráter público
ou privado, num total de 304 h or as de trabalho.
A Coordenação do Estágio é realizada por um professor do
curso que de forma sistemática encaminha, acompanha e avalia
os alunos estagiários, através de formulários próprios:
Relatórios Parei a is,Ficha de Auto-Avaliação e Ficha de
Avaliação da Empresa. Existem convênios firmados com
Instituições objetlvando criar Çampos. de Estagios Apropiados
Nestas organizações são firmados Termos de Compromisso e
designados Orientadores Profissionais
d
e
e
stágio,
e
xi s te o Estágio Monográfico
n
o
Além dessa fo rma
realizado por alunos
s
eu
p
róprio
a
mbiente de trabalho
profissional.
Aconselha-se que a Instituição de Ensino além da figura de
Coordenador Geral , c r i e f o rmalmente, o Professor Orientadar para
áreas específicas uma v e z que, observa-se, no curso, uma
evolução neste sentido.
Apesar das sugestões apresentadas pela Comissão
Verificadora à Direção da Instituição, Chefes de
Departamento e ao Coordenador do Curso a proposta Curricular
é adequada e garantirá, com c er te za, uma fo rm aç ã o s ó l i d a ao
futuro profissional egresso deste Curso, objeto de
reconhecimento...
3.3. Corpo Docente
O corpo docente que atua no curso é composto por 23
professores, com o seguinte perfil:
- 01 com Mestrado;
- 02 com Mestrado incompleto;
- 08 com Especialização; e
- 12 com Graduação.
Dos 23 docentes relacionados, dez possuem Parecer
do CFE (Professores de nºs 03, 04, 07, 08, 09, 10, 12, 18, 19 e
22).
Cumpre informar que há professores indicados para
todas as disciplinas.
A relação do corpo docente compõe o anexo desta
Relatorío.
Sobre este item, assim se manifesta a Comissão:
0 " corpo docente envolvido com o Curso de Administração
com ênfase em Análise de Sistemas é constituído, atualmente, por
23 professores, sendo 2 mestrando, 10 com especialização na área
de atuação e 11 graduados , sendo que desse total de
professores 11 possuem parecer do C.F.E para lecionar as
disciplinas sob sua responsabilidade e que todos os
graduados possuem experiência com e s pecialização, no seu
campo de atuação.
Uma análise dos currículos dos professores que estão,
atualmente, ministrando as disciplinas do Curso ,
permite constatar que muitos deles, além de boa experiência
acadêmica, apresentam qualificação profissional em função
do trabalho desenvolvido em em presas cujas atividades se
relacionam, tanto com a parte específica do Curso, como com a
ênfase de análise de sistemas e, com certeza propicia, aos
alunos um ensino de boa qualidade contribuindo
decisivamente na sua formação acadêmica.
Uma relação do corpo docente que está atualmente
envolvido com as disciplinas do Curso de Administração
com ênfase em Análise de Sistemas e as disciplinas sob suas
responsabilidades, bem como o resumo de seu C u r rfculo,
encontram-se no anexo II, deste relatório.
A instituição preocupada com a formação e titulação de seus
professores esta oferecendo um curso de Pós Graduação Lato
Sensu em Metodologia do Ensino Superior, gratuitamente, com
390 horas. Seguem, no anexo M l , deste relatório, uma ficha
contendo informações sobre o Curso de Pós-graduação bem
como uma declaração da instituição indicando a relação dos
professores matriculados no mesmo."
4. Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão conclui seu relatório nestes termos:
"A Comissão Verificadora, após análise dos elementos constantes do processo e
seus anexos, comprovações "in loco" dos dados e informações fornecidos pelos
mesmos e, também aqueles apresentados pela Sociedade Educacional Campos Salga-
do, mantenedora da Faculdade da Ilha - FAI, além da avaliação dos edifícios e
instalações, laboratório de informática, biblioteca, equipamentos, condições
do Curso de Administração com ênfase em Análise de Sistemas (acadêmica e admi-
nistrativa) , corpo docente, idoneidade da Mantenedora, de seus dirigentes e
responsáveis, contados com o corpo docente e discente, Diretor ' da Faculdade,
Chefes de Departamentos CONCLUI que o Curso de Administração com ênfase em
Análise de Sistemas tem todas as condições para o seu funcionamento e, portan-
to, opina favoravelmente pelo seu reconhecimento.
Dessa forma, julgamos que o presente processo com o relatório conclusivo da
Comissão Verificadora, está em condições de serem submetidos ã competente
apreciação do Egrégio Conselho Federal de Educação para fins de reconhecimento
do Curso de Administração com ênfase em Análise de Sistemas com 120 vagas to
tais anuais em duas entradas ministrado no período noturno pela Faculdade da
Ilha - FAI na Cidade do Rio de Janeiro".
II - Voto do Relator
Inicialmente, o relator recomenda que a instituição tenha em atenção as suges-
tões constantes do relatório da Comissão Verificadora a respeito: 1) das fi-
chas de caracterização dos cursos, bem como do conteúdo programático das dis-
ciplinas Sociologia e Economia Brasileira; 2) a criação da figura do Professor
Orientador para áreas específicas.
Quanto ao Corpo Docente é de notar que, quando do Parecer nº 126/91, o mesmo
era composto de 28 docentes, sendo 6 com títulos de mestre, 8 com especializa-
ção e 14 graduados, sendo que vários possuíram aprovação do CFE. No relatório
da Comissão Verificadora vê-se que o corpo docente estava composto em 1992, de
23 docentes, sendo 2 com mestrado incompleto, 10 com especialização e 11 gra-
duados. Dos docentes apresentados em 91 e relacionados no parecer 126/91 ape-
nas 4 figuram na lista atual constante do anexo (números 03,07,10 e 19), lista
elaborada pela CAE, relacionando 1 com mestrado completo, 2 com mestrado in-
completo, 8 com especialização e 12 com graduação.
Sem dúvida é um ponto fraco do curso, pois dos 23 professores, 52% são apenas
bacharéis. Contudo, a Comissão Verificadora, em seu relatório faz a seguinte
observação, que transcrevemos de novo: "Uma análise dos currículos dos profes-
sores que estão, atualmente, ministrando as disciplinas do Curso, permite
constatar que muitos deles, além de boa experiência acadêmica, apresentam qua-
lificação profissional em função do trababalho desenvolvido em empresas cujas
atividades se relacionam, tanto com a parte específica do Curso, como com a
ênfase de análise de sistemas e, com certeza propicia, aos alunos um ensino de
boa qualidade contribuindo decisivamente na sua formação acadêmica".
Diante do exposto julgo necessária uma advertência à instituição para que procure
manter seu corpo docente com maior estabilidade e nas substituões a serem
feitas se empenhe em aumentar a proporção dos que .possuem pós-graduação
stricto-sensu.
Quanto aos recursos materiais, uma recomendação deve ser feita para que a
ins-tituição continue a se empenhar no enriquecimento de sua biblioteca no que
diz respeito ãs obras relativas ao curso em apreço.
Finalmente, ainda quanto a recursos naturais, sendo a concentração em análise
de sistemas e pelo número de alunos que ingressam anualmente, é de notar que
10 micros nao constituem um número ideal, pois permite o atendimento de apenas
20 alunos por curso. A Instituição está adquirindo outros 4, o que melhora o
atendimento.
Possuem ainda seis softwares aplicativos para Administração, o que parece não
cobrir todas as possibilidades. Para isso, precisariam adquirir mais seis, fi-
cando então com mais de 90% das aplicações em Administração existentes no mer-
cado".
Isto posto o Relator vota pelo reconhecimento do Curso de Administração
Análise de Sistemas ministrado pela Faculdade da Ilha. Cesu 120
III Conclusão da Câmara
A Câmara do Ensino Superior acompanha o voto do Relator
13,
QUADRO II CORPO DOCENTE
01. EDSON MOTE DA ROCHA
Disc: Contabilidade
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis
Diversos Cursos Complementares e Auditor
02. EMILSON FIEL MOREIRA DE OLIVEIRA
Disc: Instituições de Direito Público e Privado
Legislação Tributária
Qual.: Bacharel em Direito UFRJ/85
Licenciado em História - UFRJ/77
Pós Graduado em EPB - UERJ/82
Professor Universitário
03. GETULIO PUELL DE CARVALHO
Disc: Sociologia
Psicologia Aplicada ã Administração
Qual.: Bacharel em Psicologia UFF/81
Pós Graduado em Filosofia (Mestrado-créditos concluídos).
Diversos cursos de especialização
Professor Universitário
Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 1.066/88 e 126/91 (Psic.
Aplicada à Administração).
04. GHERAD WIMMER
Disc: Gerência de Controle de Centro de Informações
Qual.: Bacharel em Engenharia Civil - Universidade do Brasil/54
Bacharel em Química - Universidade do Brasil/51
Diversos Cursos de Aperfeiçoamento em Computação
Analista de Sistemas
Professor Universitário Aprovado pelos Pareceres CFE nºs
723/84 (Teoria Econômica,
Inst. e Equip. Hospitalares e Org. e Métodos); 892/87 (La-
boratório de Programação I e II e Estágio Supervisionado )
e 1.066/88 (Org. e Métodos e Gerência de CPD).
QUADRO II (Cont.)
05. GILSON JOSÉ DE SANTANA
Disc: Contabilidade
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis 1980
Diversos Cursos na Área Contábil
Contador e Professor do Ensino Médio
06. JOÃO ALBERTO FERREIRA DE OLIVEIRA
Disc: Projetos Específicos Estruturados
Qual.: Bacharelado em Informática UFRJ/91
Vários Cursos na Área de Informática
07. JOÃO CÂNDIDO BRITES NETO
Disc: Teoria Geral da Administração II
Administração de Pessoal
Administração da Produção Qual.: Bacharel em
Ciências Administrativas UGF/74
Especialização em Cargos e Salários FGV/RJ
Diversos Cursos de Especialização FGV/RJ
Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 86/87 e 1.066/88 (Adminis
tração de Pessoal).
08. JOÃO LUIZ CARVALHO DA ROCHA DE OLIVEIRA
Disc: Sistemas Administrativos
Sistemas de Informações Gerenciais Qual.:
Cacharei em Engenharia Elétrica - USU/73
Bacharel em Administração - Estácio de Sá/81
Mestrado em OeM - PUC/82
Aprovado pelo Parecer CFE nº 406/91 (Computador e Socieda-
de e Tóp. Avançados em Proc. de Dados).
09. JORGE FERREIRA BRAGA
Disc: Teoria Econômica I
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas - UGF/74
Especialização em Mercado de Capitais - FGV/77
Diversos Cursos de Especialização Econômica - FGV
Professor Universitário
Aprovado pelo Parecer CFE nº 406/91 (Economia e Finanças).
ANEXO
10. JOSÉ EDUARDO FERNANDES MEDEIROS
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciatura Plena em Educação Física -UFRJ/81
Diversos Cursos de Atualização. Professor do
Município do RJ
Aprovado pelos Pareceres CFE n°s 1.066/88 e 126/91
(Educação Física).
11. JOSÉ REMlZIO MOREIRA GARRIDO *
Disc: Legislação Social
Mercadologia Qual.: Bacharel em Administração - Fac. Nuno
Lisboa/90 Professor Universitário
12. MARCELO MARIANO MAZZI
Disc.: Estudos de Problemas Brasileiros
Qual.Licenciado em História - Usu/84 -RJ
Especialista em Tecnologia Educacional - Fac. Plínio Leite,1990
Diversos Cursos de aperfeiçoamento
Professor Concursado do Est. do RJ
Aprovado pelo Parecer CFE nº 406/91 (Técnicas de Estudos
e.Pesquisas e Estudo de Problemas Brasileiros).
13. MARCOS VINÍCIUS DE OLIVEIRA 4-
Disc: Linguagem e Técnicas de Programação III
Qual.: Bacharel em Estatística ENCE/86
Bacharel em Análise de Sistemas - PUC/RJ/88
Diversos Cursos de Atualização em Computação.
14. MARIA DO SOCORRO ALVES NUNES Disc:
Estatística Qual.: Bacharel em Engenharia
Eletrônica -UGF/89
Bacharel em Eng. de Telecomunicações -UGF/91
Pós Graduada em Eng. Econômica - UGF/91.
15. MÁRIO PAN MOREIRA
Disc: Linguagem e Técnicas de Programação I e II
Qual.: Bacharel em Engenharia Civil - AEVA
Pós Graduado em Análise de Sistemas - Cândido Mendes
Diversos Cursos de Especialização em Computação
Analista de Sistemas - INFRAERO
16. MAURÍCIO DE SOUZA RODRIGUES FERRÃO
Disc: Análise de Sistemas Administrativos
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas - 77
Gerente de CPD
Consultor de Informática
Diversos Cursos na Área de Informática
17. MAURO CÉSAR NEVES GONZAGA
Disc: Álgebra Linear
Pesquisa Operacional Qual.:
Licenciado em Matemática - FAHUPE/76
Professor de Matemática do Colégio da Aeronáutica - RJ
Professor Universitário
18. PAULO EDUARDO OLIVEIRA SAMPAIO DE ANDRADE
Disc: Organização e Métodos
Qual.:Bacharel em Administração de Empresas
Especialização em Análise em Projetos e Sistemas,IBAM, 1986.
Vários Cursos de Aperfeiçoamento Vários Trabalhos
realizados
Aprovado pelo Parecer CFE n° 1066/88 (Organização e Métodos).
19. ROBERTO REYES
Disc: Comunicação em Lingua Portuguesa
Qual.: Licenciado em Letras - UFRJ
Pos Graduado em Comunicação - UFRJ/82 (Mestrado -Matrícula
Trancada). Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 610/83 e 126/91
(Língua Portuguesa) e 1.066/88 (Comunicação em Língua Por-
tuguesa) .
20. RONALDO LUIZ MONTEIRO
Disc.: Matemática I
Matemática Financeira
Qual.: Bel. em Ciências Contábeis
Pós Graduado em Engenharia Econômica - UGG/91
Professor Universitário Bacharel em Ciências
Contábeis
21. TÂNIA REGINA D'AIUTO DA CUNHA
Disc.: Matemática I e II
Qual.: Licenciatura Plena em Matemática - SESNI
Professora Concursada do RJ Vários
Cursos de Especialização
22. THOMAZ WILLIAM LOUREIRO MONACHESI
Disc: Teoria Geral da Administração I
Administração de Material Estágio Supervisionado
Qual.: Bacharel em Economia e Finanças - URJ/70
Extensão em Administração de Empresas - Cândido Mendes
Professor Universitário
Aprovado pelo Parecer CFE 3.209/74 (Análise Macroeconó-
mica) .
23. UBIRAJARA DA SILVA COELHO
Disc.: Teoria Económica II
Administração Financeira e Orçamento Qual.:
Bel. em Ciências Econômicas -Cândido Mendes-RJ
Diversos Cursos de atualização;Economia e Computação
Professor Universitário.
NOTA: Este quadro foi elaborado com base na relação apresentada pela
Comissão Verificadora.
i
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 15 de 04
de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 15/04/1993, REALIZADA ÀS 16 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE 1993.
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