pesquisador, esquema que tem produzido bons resultados onde foi implantado,
formando um profissional conhecedor de uma linha de pesquisa, com vários exem-
plos de estudantes com resultados originais em suas monografias de mestrados,
o que nao ê comum em matemática. 0 corpo docente atual é capaz e a reforma
posta em prática merece nossa aprovação. Seus frutos virão na medida do apoio
das agências financiadoras."
6. Infraestrutura Física e Financeira .
"0 espaço físico ê inadequado ao funcionamento da pós-graduação, bem como ao
do Instituto de Matemática. Salas de aula em número insuficiente, professores
e estudantes sem local apropriado ao trabalho, biblioteca sem espaço físico
para crescimento e atendimento. Laboratório de computação inexistente. Mesmo
os equipamentos mais simples de apoio ã área aplicada são precários. Há também
dificuldades para as secretarias funcionarem bem. Faltam copiadoras, material
de expediente, etc. A reitoria tem planos de deslocar o Núcleo de Processamen-
to de Dados para outro local e fazer uma reforma geral do prédio, melhorando
as condições de trabalho."
"0 acervo bibliográfico cresceu significativamente com a incorporação da bi-
blioteca do extinto Núcleo de Estudos e Pesquisas Científicas (NEPEC) do Rio
de Janeiro e com as doações das bibliotecas particulares dos professores Cons-
tantino M.de Barros e Armando Disas Tavares. Os periódicos não atendem a todas
as linhas de pesquisas e estão desatualizados, entretanto, essa deficiência é
parcialmente neutralizada pela utilização da biblioteca do IMPA."
"Quanto ã parte financeira, não há atualmente projetos sendo financiados.
Existe uma urgência de apoio dos órgãos financiadores para concretizar defini-
tivamente o ambiente de pesquisa recém criado. 0 curso carece de verbas para
intercâmbio, criação de laboratórios de computação matemática, adequação de
locais de trabalho, acervo bibliográfico, bolsas,etc."
7. Intercâmbio com outras Instituições e Cursos
"0 curso está bem integrado ao ambiente matemático nacional. Por razões ób-
vias, há um intercâmbio científico mais intenso com o IMPA, PUC-Rio e UFRJ,
mas é bastante nítida a participação na vida científica do país."
"0 corpo docente mantém importantes relações com outros centros do exterior,
notadamente da Espanha, França, Japão e Estados Unidos. Mantém um convênio com
o Consejo Superior de Investigaciones Científicas da Espanha, já em funciona-
mento."
8. A Comissão assim conclui o seu Relatório
"0 Curso deixa uma impressão fortemente favorável. Tendo passado recentemente
por uma drástica mudança, está estruturado de modo a fornecer uma boa formação
a estudantes que pretendam iniciar um programa de doutorado, bem como àqueles
que busquem implementar sua cultura matemática para melhor desempenho de suas
atividades profissionais. Sua existência é claramente necessária em sua área
geográfica de influência e está aparelhado, do ponto de vista de.recursos hu-
manos, para cumprir seu papel. Em nossa opinião, merece atenção especial das
entidades de apoio, no sentido de muni-lo de recursos para seus projetos de
ampliação e adequação da infraestrutura física."
"Considerando a circunstância específica do curso ter iniciado uma nova fase,
praticamente independente da experiência anterior, o processo em pauta se ca-
racteriza melhor como de credenciamento e não de sua renovação."
'Em vista do exposto, recomendamos enfaticamente o credenciamento do Mestrado em
Matemática da Universidade Federal Fluminense."