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M
ISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
INSTITUIÇÃO TANGARAENSE DE ENSINO E CULTURA MT
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Pedagogia, com habilita-
ções em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau e Super-
visão Escolar para exercício nas Escolas de 1° e 2° Graus, minis
trado pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra/MT.
RELATOR: SR. CONS Lauro Franco Leitão
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
APROVADO EM
PROCESSO N.°
23001 .000026/97-17
I - RELATÓRIO
0 Presidente da Instituição Tangaraense de Ensino e
Cultura encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do
curso de Pedagogia, com habilitações em Magistério das Matérias
Pedagógicas do 2º Grau e Supervisão Escolar para exercício nas
Escolas de 1° e 2° Graus, ministrado pela Faculdade de Educação
de Tangará da Serra/MT.
0 curso foi autorizado pelo Decreto nº 96.580/88,nos
termos do Parecer CFE ns 10/88, com 100 vagas anuais, em duas tur_
mas de 50 alunos.
Pela Portaria nº 92/92 - SEneSu/MEC foi designada Co
missão Verificadora, composta pelas professoras Jorcelina Eliza
beth Fernandes e Amil Therezinha Oliveira de Assis e Silva, am-
bas da Universidade Federal de Mato Grosso e por Antonio Beloto
Sobrinho, TAE da DEMEC/MT, para verificar as condições de funcio
namentc do curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e nos relató-
rios da CAE e da Comissão Verificadora, passamos à análise do
pleito.
1º Dados sobre a Mantenedora
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Instituição
Tangaraense de Ensino e Cultura foi fun-
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dada em 30 de janeiro de 1985, na cidade de Tangará da Serra,
Estado de Mato Grosso. Seu estatuto social foi publicado no Diário
Oficial do Es-do de Mato Grosso, de 06 de fevereiro de 1985 e
efetuado o registro do mesmo, como associação civil, com
personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, no Cartório do
1º Oficio,com registro n° 004, fls. 09º/ 10 no Livro A, em 06 de
março de 1985. O Estatuto Social teve uma altera
ção em 30 de março de 1989, devidamente registrado no Cartório sob o ns
004, em 13 de junho de 1989. Declarada sua utilidade pública, a
Instituição goza de isenção de imposto de renda.
A Comissão constatou a regularidade da documentação fiscal e
parafiscal da mantenedora, que se mantém em dia, com suas obrigações
e en cargos, "conforme certidões, em anexo, atualizadas"
1.2. Situação econômico-financeira
Os Balanços dos Exercícios Financeiros de 1987, 1988, 1989 e 1990,
apresentados pela Instituição no Anexo 3, revelam que a situação pa
trimonial da Instituição teve uma evolução constante, estando, hoje,
em dia; seu patrimônio social está estimado em Cr$ 6.340.053,14 (seis
milhões, trezentos e quarenta mil e cinquenta e três cruzeiros e
quatorze centavos), integrado por bens móveis e imóveis, registrado nas
folhas do Livro Diário, autenticado na Junta Comercial do Estado de
Mato Grosso.
1.3. Estabelecimento de Ensino Mantido
A Instituição Tangaraense de Ensino e Cultura mantém apenas o curso de
Pedagogia, com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do
2º Grau e Supervisão Escolar para o exercício nas Escolas de 1º e 2s
Graus, autorizado com 100 vagas. 2. Dados sobre a Escola/Curso
2.1. Instalações
Segundo os peritos verificadores:"0 prédio que abriga a Faculdade é de
construção recente,contando com 08 salas de aula semi acabadas.
Conforme registro da DEMEC/MT, a Instituição funciona neste local,sem o
Parecer final da comissão designada para a sua mudança de sede, em
virtude de estar aguardando o término das obras, conforme consta do
Memorial Descritivo da Construção. Registra a Comissão, no entanto, que
as condições existentes são consideradas razoáveis para o funcionamento
do Curso em questão
2.2. Biblioteca
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre a biblioteca:"Em fase de
reorganização, a Biblioteca ocupa uma sala de aula convencional tem como
recursos humanos um bibliotecário que lhe dá assistência mensalmente e uma
auxiliar. O horário de funcionamento é de 2ã a
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6ã feira, das 7:00 às 11:00 hs, das 13:30 às 17:00 hs e das 19:00 às
20:15 hs; aos sábados funciona no período de 7:00 às 11:00 hs. A Comis-
são constatou a assinatura corrente de 4 periódicos.
O acervo da Biblioteca consta de 2.250 títulos, destes 1.350
são específicos em Educação; outros 730 compõem a cadeira básica do cur-
so e 170 referem-se a assuntos diversos.
Utiliza a Biblioteca o Sistema de Classificação Decimal Uni-
versal, tendo como código de catalogação o Anglo Americano.
E compromisso também da diração agilizar o término das obras
e reorganizar a Biblioteca
2.3. Outras Informações
A Comissão Verificadora presta, ainda, as seguintes informa-
ções sobre o estabelecimento de ensino:
"Atividades Fim
A Instituição possui somente o curso de Pedagogia e, embora o
seu funcionamento seja normal, constata-se um déficit bastante conside
rável na relação aluno x vaga.
A Instituição tem procurado articular ao Ensino projetos de
Pesquisa e de Extensão. Atualmente,3 professores alguns alunos estão de-
senvolvendo um Projeto de Pesquisa cujo tema é o Diagnóstico da Criança e
Adolescente da cidade de Tangará da Serra. Em seus relatos,os professores
demonstraram entusiasmo e interesse pelo projeto, pois consideram que os
resultados do mesmo poderão possibilitar uma maior integração da Faculda
de com a Comunidade.
Outro grupo de professores e alunos dos vários semestres estão
desenvolvendo atividades junto ao Projeto de Alfabetização de Adultos sob a
responsabilidade do Rotary local. Esta instituição solicitou a integração
da faculdade numa busca de melhor atender a clientela do projeto que são
exclusivamente de bairros periféricos da cidade.
3. Dados sobre o Curso
3.1. Funcionamento
O curso de Pedagogia, com habilitações em Magistério das Mate
rias Pedagógicas do 2º Grau e Supervisão Escolar,para o Exercício nas Es-
colas de 1º e 2° Graus, foi autorizado pelo Decreto n° 96.580/88, nos ter_
mos do Parecer CFE n° 10/88, com 100 vagas totais anuais, distribuídas em
duas turmas de 50 alunos, com funcionamento no turno noturno.
0 regime de matrícula é o seriado semestral. A matrícula é fei
ta por séries, admitindo-se dependência em até 2 (duas) disciplinas. A ma
trícula nas disciplinas dependentes é feita no semestre subsequente, obser
-4-
vados os pré-requisitos e a compatibilidade de horário.
A Comissão Verificadora constatou que a frequência dos alunos
às aulas é de 90% e tem tido aproveitamento satisfatório.
3.2. Organização Curricu1ar
O Currículo Pleno de Pedagogia, proposto no Projeto Original
sofreu alterações a pedido da Instituição Tangaraense de Ensino, através
do Proc. 23001.000680/92-30 aprovadas pelo Parecer CFE 508/92.
A Comissão Verificadora, no entanto, constatou que as 1ª e
2ª turmas do curso vieram cumprindo a grade curricular do Projeto Origi-
nal, até o 2° Semestre de 1992. Constatou, ainda, que para as 1ª e 2ª tur_
mas, a grade do Projeto Original tinha deficiências na carga horária,ne-
cessária para integralização das habilitações do Curso, conforme prevê a
Resolução CFE nº 2/69 , e que desta forma não haveria condições dos alu
nos concluirem o curso e a Instituição expedir documentos.
Como a Instituição tinha recebido em setembro/92 o Currícu
1º Pleno do Curso de Pedagogia com as alterações solicitadas, aprovadas
pelo Parecer CFE nº 508/92, e que o mesmo trazia muitas modificações
/
que
dificultariam a integralização do Currículo Pleno do Curso para as 1ª e
2ª turmas, a Comissão,buscando garantir os direitos dos alunos e a res-
ponsabilidade da Instituição pelos mesmos, viu por bem, elaborar "in loco
uma nova grade curricular para os concluintes das lª e 2ª turmas.
Desta forma, atendendo ã solicitação da Comissão, a Institui
ção se comprometeu a oferecer em período especial as disciplinas comple
mentares da carga horária do Currículo Pleno para os concluintes das lª
e 2ª turmas.
Constam, portanto, dos autos três versões de grade curricu-
lar, conforme especificado abaixo:
- lª grade curricular, aprovada pelo Parecer CFE nº 864/89,
com 2.425 h/a e que constitui o Anexo I-A, deste Parecer.
- 2a grade curricular, aprovada pelo Parecer CFE nº 508/92,
com 2.730 h/a e que integra o Anexo I-B deste Parecer; e
- 3a grade curricular, elaborada pela Comissão Verificadora,
para integralização curricular dos concluintes das lª e 2ª
turmas do curso, com 2.6 85/ h/a e que pode ser visto no
Anexo I-C deste Parecer.
A Comissão Verificadora observa o que segue sobre a 3a grade
curricular:
"a) Foi incluído o 9º semestre, considerando a insuficiência
de carga-horária (2.200 horas por habilitação), conforme prevê a Resolu-
ção nº 02/69 do CFE, para a integralização do Currículo Pleno.
-5-
b) Esta grade curricular deverá ser aplicada, apenas aos a-
lunos concluintes da 1ª turma e da 2a turma (1993), que deram entrada,
respectivamente em 1989: 1º e 2° semestres.
c) Disciplinas objeto de Estágio Supervisionado (Res.399/89)
- Filosofia da Educação;
- Psicologia da Educação;
- Sociologia da Educação;
- História da Educação;
- Didática;
- Metodologia do Ensino de 1° Grau
Quanto aos Estágios, há toda uma regulamentação, que se en-
contra no Anexo 14, como também todos os modelos de instrução e formulá_
rios.
Para funcionamento dos estágios curriculares do Curso, a Ins_
tituição celebrou diversos convênios, especialmente com a Superintendên-
cia Regional de Educação e Cultura do Mato Grosso.
3-3. Corpo Docente
Atendendo a despacho interlocutório, a Instituição reformu-
lou o Corpo Docente do Curso, corrigindo as deficiências encontradas no
exame preliminar do processo.
Anova relação, encaminhada pela Instituição, compõe-se de 21
(vinte e um) professores, todos com Curso de Especialização na área.
4. Conclusão da Comissão Verificadora
Concluindo seu Relatório, a Comissão Verificadora declara que
as condições da Instituição Tagaraense de Ensino apresentam-se sa-
tisfatórias para Reconhecimento do Curso de Pedagogia - Licenciatura Ple na
Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas de 2° Grau, e Supervisão
Escolar, para o exercício de lo e 2o Graus.
II - VOTO DO RELATOR
O Relator vota favoravelmente ao Reconhecimento do Curso de
Pedagogia, com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º
Grau e Supervisão Escolar para Exercício nas Escolas de lº e 2º Graus,mi
nistrado pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra/MT, com 100 (cem)
vagas totais anuais, em duas turmas de 50 alunos.
Determina, todavia, que a Instituição procure melhorar cada
vez mais o acervo bibliográfico, bem como adote providências com vistas
à melhor qualificação de seu corpo docente.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões em 8 de março
de 1993.
VRS
CORPO DOCENTE Proc. 23001.000026/92-17
01. Adavilço Aparecido Parpinelli
Disc: Estatística Aplicada ã Educação
Qualf: Licenciatura Plena em Matemática (1980 pela Faculdade de Ciên-
cias e Letras e Educação - Presidente Prudente)
Curso de Especialização na área Metodologia do Ensino Superior
(360h/a - 1985 - Centro de Ensino Unificado de Brasília).
Aprovado em concurso Público da SEE/MT, lecionando há doze anos
na área de Matemática e Estatística no II Grau. Possui experi-
ência docente no magistério do Ensino Superior, lecionando des-
de 1991, ã disciplina Estatística Aplicada ã Educação na Facul-
dade de Educação de Tangará da Serra. Atualmente é Secretario '
Municipal de Planejamento do Município de Tangará da Serra - MT.
02. Áurea Terezinha Muraro Rosolem
Disc: Introdução à Sociologia II
Sociologia da Educação II e III Qualif:Licenciatura Plena em
Pedagogia (1981 pela Faculdade de Ciên cias e Letras de Campo
Mourão)
Habilitação: Administração Escolar de I e II Graus e Supervisão
Escolar de I e II Graus
Curso de Especialização na área de Metodologia do Ensino Supe -
rior (360h/a 1986 - Centro de Ensino Unificado de Brasília).
Curso de Planejamento Curricular (1981 - 80h/a, 124h/a, 120h/A)
Curso de Aperfeiçoamento para Docentes de I Grau (1987 -264h/a)
Aprovado em concurso público da SEE/MT, lecionando há mais de
dez anos na área DE Sociologia. Possui experiência docente no
magistério do Ensino Superior lecionando desde 1989, ã discipli-
na Introdução à Sociologia e Sociologia da Educação na Faculda-
de de Educação de Tangara da Serra - MT.
03.Antonio Francisco de Mello
Disc: Licenciado em Letras (1987 - Universidade Federal do Mato Grosso)
Habilitação em Língua Portuguesa e literatura Brasileira.
Licenciatura Plena em Pedagogia (1988 - Universidade Federal do
Mato Grosso)
Habilitação em Administração Escolar de I e II Graus e Magistério
das Matérias Pedagógicas do II Grau.
Curso de Especialização na área de Didática Geral (360h/a - 1989
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra de Jales).
Aprovado em concurso público da SEE/MT, lecionando há mais de
sete anos na disciplina de Língua Portuguesa. Possui experiên-
cia docente no Magistério do Ensino Superior lecionando desde
1989, a disciplina de Língua Portuguesa na Faculdade de Educa-
ção de Tangará da Serra -MT.
04. Brígida Maria Fischer
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de I e II Graus
Introdução ã Psicologia
Qualif.Licenciatura Plena em Pedagogia (1980 - Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras Dom Bosco Santa Rosa - RS) Habilitação em
Orientação Educacional de I e II Graus Habilitação em Inspeção
Escolar de I e II Graus (1984 - Univer_ sidade de Caxias do Sul
- RS)
Curso de Especialização na área de Orientação Educacional
(360h/a - 1981 pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
Dom Bosco -Santa Rosa - RS)
Aporvada em concurso público da SEE/RS - lecionando há mais de
oito anos na disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de I
Grau. Atuou como Supervisora de Ensino (1980 a 1985) e como
Inspetora Regional de Ensino (1985 a 1988). Possui experiência
docente no Magistério do Ensino Superior lecionando desde 1989,
as disciplinas de Estrutura e Funcionamento do Ensino de I e II
Graus e Introdução ã Psicologia na Faculdade de Educação de
Tangará da Serra - MT.
05. Cleonilda Marconcini de Ungaro
Disc: Medidas Educacionais
Currículos e Programas I e II Qualif.Licenciada em Pedagogia (1983 -
Faculdade de Filosofia, Ciên -cias e Letras de Jales)
Habilitação em Administração Escolar de I e II Graus Licenciada
em Letras (1980 - Faculdade de Filosofia, Cncias' e Letras de
Jales)
Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso
de Especialização na área de Didática Geral (360h/a 1989 -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales) Possui
experiência-docente no magistério de Ensino Superior lecionando
desde 1990 ãs disciplinas Medidas Educacionais e Currículos e
Programas I e II na Faculdade de educação de Tan garã da Serra
- MT.
06. Donizete Fraiz Vasquez
Disc. Educação Física I e II
Qualf.Licenciatura Plena em Educação Física (1980 - Escola Superior de
Educação Física da Alta Paulista)
Curso de Especialização na área de Metodologia do Ensino Superior
360h/a - 1986 - Centro de Ensino Unificado de Brasília)
Realizou cursos de extensão universitária ligados ã Prática Des-
portiva. Possui experiência docente no magistério do Ensino Su -
perior lecionando desde 1989 ãs disciplinas Educação Física I e
II na Faculdade de Educação de Tangará da Serra - MT.
07. Elena Ilinir Lorini Borella
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Qualif.Licenciatura Plena em História (1982 - Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Palmas )
Curso de Especialização na área de História da América (405h/a
1984 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas)
Curso de Aperfeiçoamento de Professores (120h/a -1980) 120h/a'
1981) Curso de Brasil Contemporâneo (1982 - 45h/a)Possui expe-
riência no ensino docente no magistério do Ensino Superior le-
licionando desde 1989 ãs disciplinas Estudo de Problemas Brasi.
seiros I e II na Faculdade de Educação de Tangará da Serra MT.
08. Fábio Martins Junqueira
Disc: Introdução ã Sociologia I
Sociologia da Educação I
Qualif.Licenciatura Plena em Pedagogia (1982 - Universidade Federal '
do Mato Grosso)
Habilitação em Administração Escolar de I e II Graus Curso de
Especialização na área de Metodologia do Ensino Supe-
rior(360h/a 1985 - Centro de Ensino Superior de Brasília). Curso
de Diretores e Vice Diretores (1983 80h/a) Realizou vários
cursos de extensão ligados ã Educação. Possui experiência do-
cente no magistério do Ensino Superior lecionando desde 1989 ã
disciplina Introdução ã Sociologia I e Sociologia da Educação I
na Faculdade de Educação de Tangará da Serra - MT. Atual mente
exerce o cargo de Superintendente Regional de Educação ' da
SEE/MT em Tangará da Serra MT.
09. Jair Bragagnollo
Disc: Introdução à Filosofia
Filosofia da Educação I e II Qualif.:Licenciatura Plena em
Filosofia (1986 - pela Faculdade de Ciên
cias Humanas Arnaldo Bosato PR)
Curso de Especialização na área de Didática Geral (360h/a -1989
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales)
Aprovado em concurso público da SEE/MT, lecionando há mais de
seis anos na área de Filosofia de II Grau. Atualmente exerce a
Supervisão das Escolas Estaduais de II Grau. Possui experiência
docente no Magistério do Ensino Superior lecionando desde 1989
ã discilina Introdução ã Filosofia e Filosofia da Educação na
Faculdade de Educação de Tangará da Serra - MT.
10. José Pereira Filho
Disc: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I e II
Qualif.Licenciatura Plena em Pedagogia (1988- Universidade Federal do
Mato Grosso)
Habilitação em Magistério da Matérias Pedagógicas do II Grau e
Supervisão Escolar do I e II Graus.
Curso de Especialização na área de Metodologia e Didática do
Ensino Superior (360h/a UNIC)
Aprovado em concurso público da SEE/MT, lecionando Fundamentos
da Educação há mais de quatro anos. Possui experiência docente
no magistério do Ensino Superior lecionando desde 1990, a dis-
ciplina Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I e II na
Faculdade de Educação de Tangará da Serra - MT
11. Luis Fank
Disc: História da Educação I, II e III
Qualif.Licenciatura Plena em Filosofia (1986- Faculdade de Ciências
Humanas Arnaldo Bosato PR)
Curso de Especilaização na área de Supervisão Escolar de I e
II Graus (1987 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Jales).
Aprovado em Concurso público da SEE/MT, lecionando há seis anos
ã disciplina História. Possui experiência no Ensino Superior,
lecionando desde 1989, a disciplina História da Educação I e
II na Faculdade de Educação de Tangará da Serra MT.
12. Maria Helena Rodrigues Paes
Disc: Psicologia da Educação I, II e III
Qualif.Licenciatura Plena, Bacharelado em Psicologia e Formação de
Psicólogo 1986.Pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Cur
so de Especialização na área de Didática Geral (360 h/a) 1989
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales.
Realizou vários cursos de estenção Universitária na área de
Educação e Psicologia atua como Psicologia em Consultório
próprio desde 1987. Possui experiência docente no Magistério
do Ensino Superior lecionando desde 1989 a disciplina Psi-
cologia da Educação na Faculdade de Educação de Tangara da
Serra.
13. Marlene Moura Leão Garcia Parra
Disc.: Prática do Magistério do 2° Grau I e II
Qualif.Licenciatura Plena em Pedagogia 1978 pela Faculdade de Ciên
cias e Letras e Educação de Presidente Prudente. Habilitação
em Magistério da Matérias Pedagógicas do 20 Grau Administração
Escolar de 1º e 2º graus e Orientação Educacional de 1º e 2°
graus.
Licenciatura Plena em Estudos Sociais 1975 pela Faculdade de
Ciênicas e Letras e Educação de Presidente Prudente.
habilitação em Educação Moral e Cívica. Curso de
Especialização na área de Superivisão Escolar de 1º e 20 Graus
1977 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales.
Aprovado em Concurso Público da SEE/MT, lecionando ã quatorze
anos a disciplina Estágio Supervisionado em Escola de lo grau.
Possui experiência docente no Magistério do Ensino Superior le_
cionando desde 1991 a disciplina Prática do Magistério de 2º
grau I e II na Faculdade de Educação de Tangara da Serra.
14. Neusa Fulber
Disc: Prática do Magistério do lo grau I e II
Qualif.Licenciatura Plena em Pedagogia 1982 Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Palmas/PR.
habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau
e Adminstração Escolar de 1º e 2º Graus. Curso de Especializa,
ção na área de Formação e Atuação do Educados na realidade E-
duacional Brasileira (435 h/a) 1984 na Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras de Palmas.
Relaizou vários cursos de Aperfeiçoamento ligados ã Educação.
Exerce a função de Supervisora do Ensino do 20 grua na Supe-
rintendência Regional de Educação desde 1987. Possui experi-
ência docente no Magistério do Ensino Superior lecionando des_
de 1990 a disciplina Prática do Magistério do 1º Grau I e II
Na Faculdade de Educação de Tangara da Serra.
15. Marisa Cardoso Dalto
Disc: Estatistica Plicada ã Educação
Qualif.Licenciatura Plena em Ciências 1973 pela Faculdade de Ciências
e Letras de Votuporanga.
Habilitação em Biologia.
Curso de Especilização na área de Ciências Físicas e Bioló-
gicas 300 h/a pela Faculdade de Ciências e Letras de Votu-
poranga.
Aprovado em Concurso Público da SSE/MT lecionando ã mais de
vinte anos na disciplina de Estatística e Biologia em Esco-
las de 29 grau.
Possui experiência docente no Magistério do Ensino Superior
lecionando dede 1991 a discplina Estatística Aplicada ã E-
ducação na Faculdade de Educação de Tangara da Serra/MT.
Rita Cássia Lima Costa Rodrigues
Disc: Filosofia da Educação II e III
Qualif. Licenciatura Plena em Pedagogia 1982 pela Universidade Fe-
deral do Mato Grosso
Habilitação em Magistério de Matérias Pedagógicas de II Grau e
Administração Escolar de I e II Graus
Curso de Especialização na área de Didática Geral 360h/a pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Jales.
Licenciatura Plena em Letras 1986 pela Universidade Federal do
Mato Grosso
Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Aprovada em concurso público pela SEE/MT, lecionando há mais
de seis anos Fundamentos da Educação no II Grau. Atualmente ê
Diretora de Ensino de Escola de II Grau. Possui experiência
docente no magistério do Ensino Superior lecionando desde 1989
ã disciplina Filosofia da Educação na Faculdade de Educação de
Tangará da Serra MT.
Sérgio José Both
Disc: Pesquisa Educacional I e II
Qualif.Licenciatura Plena em Filosofia 1990 pela Faculdade de Filoso-
fia, Ciências e Letras Dom Bosco - Santa Rosa Curso de
Especialização na área de Metodologia e Didática do Ensino
Superior 1991 pela UNIC
Aprovado em concurso público pela SEE/MT, lecionando há mais
de dois anos Metodologia do Ensino. Possui experiência docente
no magistério do Ensino Superior desde 1991, na disciplina
Pesquisa Educacional na Faculdade de Educação de Tangará da
Serra MT.
Silvia Costa dos Santos Ferro
Disc: Metodologia do Ensino de I Grau I, II e III
Qualif.Licenciatura Plena em Pedagogia 1979 pela Faculdade de Filosc)
fia Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra SP
Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas e Orienta-
ção Educacional de I e II Graus
Curso de Especialização na ãrea de Supervisão Escolar de I e
II Graus 1987 pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
de Jales.
Aprovada em Concurso público da SEE/MT, lecionando hã de cinco
anos Metodologia do Ensino de I Grau. Possui experiência no
magistério do Ensino Superior desde 1991, na disciplina Metodo_
logia do Ensino de I Grau na Faculdade de Educação de Tangará
da Serra MT.
19. Vilson Soares Ferro
Disc: Superisão Esolar de lº e 2º Graus
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolara I e II
Qualif.Licenciatura Plena em História 1979 pela Facildade e Filosofia
Ciências e Letras de Adamantina
Licenciatura Plena em Pedagogia 1980 pela Faculdade de Filoso-
fia ,Ciências e Letras Ministro Tarso Dutra.
Habilitação Orientação Educacional de I e II Graus e Supervisão
Escolar de I e II Graus Curso de Especialização na ãrea de
Supervisão Escolar de I e II Graus 1987 pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Ja les.
Aprovado em concurso público da SEE/MT, atuando com Supervisor
de Escola de I e II Graus, há mais de dez anos. Possui experiên
cia docente no magistério do Ensino Superior lecionando desde
1991 as disciplinas Supervisão Escolar de I e II Graus e Está -
gio Supervisionado de Supervisão Escolar I e II na Faculdade de
Educação de Tangará da Serra MT.
20. Wilson Dalto
Disc.: Língua Portuguesa I e II
Qualif.Licenciatura Plena em Letras 1973 pela Faculdade de Ciências e
Letras de Votuporanga SP
Habilitação Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Litera-
turas
Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de
Direito Riopretense. São José do Rio Preto SP.
Curso de Especialização na ãrea de Linguistica 310 h/a 1973 pe_ la
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá. Possui
experiência docente em Magistério do Ensino Superior na
Faculdade de Educação de Tangara da Serra. Atual Diretor da
Faculdade de Educação de Tangara da Serra/PR.
21. Zeneide Aparecida Preciso
Disc: Didática 1,11 e III
Qualif. Licenciatura Plena em Pedagogia 1976.Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras Jandaia do Sul/PR Habilitação em Magistério
da Matérias Pedagógicas do 29 Grau e Orientação Educacional
de 1º e 2º Graus. Curso de Especialização na ãrea de Didática
Geral 360 h/a 1989 pela Faculdade de Filosofia Ciências e
Letras de Jales. Aprovado em Concurso Público da SEE/MT
lecionando ã mais de quatro anos na ãrea de Didática.
Possui experiência docente na Magistério do Ensino Superior
lecionando desde 1990 a disciplina Didática na Faculdade de
Educação de Tangara da Serra. Autuai Vice- Diretora da Facul-
dade de Educação de Tangara da Serra.
OBSERVAÇÃO: Todos os professores podem ser aceitos, com base na
Res. 20/77 Art. 4º e 5°, alínea c, mas somente para
este curso.
QUADRO I-A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PROC. 23001.000026/92-17
CURRÍCULO PLENO APROVADO PELO PARECER CFE nº 864/89.
CURSO PE PEDAGOGIA
Habilitações: SUPERVISÃO ESCOLAR DE 1º e 2º GRAUS
MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO 2º
GRAU
DISCIPLINAS/PERÍODOS
CARGA
HORÁRIA
1º SEMESTRE
Lingua Portuquesa I
...........................
-
40 ha
Introdução ã Psicologia
.......................
50 ha
Introdu
ç
ão a Sociolo
g
ia I
.
....................
50 ha '
Introdução a Filosofia
........................
45 ha
60 ha
Estudo de Problemas Brasileiros 1
..............
30 ha
2P SEMESTRE
275
Lingua Portuguesa II
..........................
40 ha
Introdução ã Sociologia II
.....................
60 ha
Estrutura e Funcº do Ensino de 1º Grau..
60 ha
Historia da Educação II
.......................
60 ha
50 ha
Estudo de Problemas Brasileiros II
.............
30 ha
30 ha
3P SEMESTRE
330
Psicologia da Educação I
......................
60 ha
60 ha
Filosofia da Educação II
.......................
50 ha
60 ha
Metodoloqia do Ensino de 1º Grau I
.............
60 ha
30 ha
4P SEMESTRE
320
Psicologia da Educação II
.....................
60 ha
Sociologia da Educação II
......................
60 ha
Estrutura e Funcº do Ensino de 2º Grau .
60 ha
60 ha
Metodoloqia do Ensino de 1ºGrau II ....
60 ha
5P SEMESTRE
300
Psicologia da Educação III
....................
60 ha
Metodologia do Ensino de 1º Grau III ...
60 ha
Currículos e Programas 1
......................
60 ha
Princípios e Métodos de Supervisão Esco
lar I
........................................
60 ha
Medidas Educacionais
..........................
60 ha
300
QUADRO I-A (Cont.)
69 SEMESTRE
Supervisão da Escola de 1º e 2º Graus ........................................ 45 ha
60 ha
Princípios e Métodos de Supervisão EscolarlI 60 ha
60 ha
Prática de Ensino na Escola de 1º Grau I 75 ha
79 SEMESTRE 300
Pesquisa Educacional II ........................................................... 60 ha
Prática de Ensino na Escola de 1º Grau II
(
Estã
g
io Su
p
ervisionado
)
-.....................................................
100 ha
Prática do Maqistério do 2º Grau I ....................................... 75 ha
Estagio Supervisionado da Supervisão Esco-
lar I ..................................................... :...........................................
100 ha
89 SEMESTRE 335
Estatística Aplicada ã Educão ........................................ 90 ha
Prática do Magistério de 2º Grau II ................................................ 75 ha
Estágio Supervisionado de Supervisão Esco
lar II ................................................................................................
100 ha
625
TOTAL 2.425 ha
QUADRO I-B
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO PLENO APROVADO PELO PARECER CFE N° 508/92
Currículo Pleno do Curso de Pedagogia - Habilitações: Supervisão
Escolar para exercício nas escolas de e 2º Graus e Magistério das Matérias
Pedagógicas do Ensino de 2º Grau - Licencia-tura Plena.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
1º SEMESTRE
Língua Portuguesa I 30 horas
Introdução ã Psicologia 60 horas
Introdução à Sociologia 60 horas
Introdução ã Filosofia 6 0 horas
Historia da Educação I 60 horas
Estudos de Problemas Brasileiros 1 30 horas
Total: 300 horas
2º SEMESTRE
Língua Portuguesa II 30 horas
Sociologia da Educação I 60 horas
Filosofia da Educação I 60 horas
História da Educação II 60 horas
Psicologia da Educação I 60 horas
Estudos de problemas Brasileiros II 30 horas
Total: 300 horas
3º SEMESTRE
Psicologia da Educação II
60 horas
Sociologia da Educação II
60 horas
Filosofia da Educação II
60 horas
Estrutura e Fun. do Ensino de lº Grau
60 horas
História da Educação III
60 horas
Educação Física I
30 horas
Total: 330 horas
QUADRO I-B (Cont.)
4 º SEMESTRE CARGA HORÁRIA
Psicologia da Educação III 60 horas
Sociologia da Educação III 60 horas
Filosofia da Educação III 60 horas
Estrutura e Func. do Ensino de 2º Grau 90 horas
Educação Física II 30 horas
Didática 1 60 horas
Total: 360 horas
5º SEMESTRE
Didática II 60 horas
Metodologia do Ensino de lº Grau I 90 horas
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I 60 horas
Supervisão Escolar de lº e 2º Graus 60 horas
Estatistica Aplicada ã Educação 60 horas
Total: 330 horas
6º SEMESTRE
Didática III 6 0 HORAS
Metodologia do Ensino de lo Grau II 90 horas
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar II 60 horas
Prática do Magistério de lº Grau 60 horas
Currículos e Programas I 60 horas
Total: 330 horas
7º SEMESTRE
Metodologia do Ensino de 10 Grau III 90 horas
Pesquisa Educacional I 60 horas
Prática do Magistério do 20 Grau I 120 horas
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar I 90 horas
Currículos e Programas II 60 horas
Total: 420 horas
QUADRO I-B (Cont.)
8º SEMESTRE
Pesquisa Educacional II 60 horas
Medidas Educacionais 60 horas
Prática do Magistério do 2
o
Grau II 120 horas
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar II 120 horas
Total : 360 horas
Total Geral: 2730 horas
T
otal Geral Magistério:
2200 h/a
Total Geral Supervisão: 2200 h/a '
Observação: Disciplinas para estágio
Filosofia da Educação
Psicologia da Educação
Sociologia da Educação
Fundamentos Educacionais
Didática
Metodologia do Ensino de 1º Grau
História da Educação.
QUADRO I-C
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO PLENO ELABORADO PELA COMISSÃO VERIFICADORA PARA INTEGRALI-
ZAÇÃO CURRICULAR DOS CONCLUINTES DA 1ª e 2ª TURMAS DO CURSO.
CURSO DE PEDAGOGIA
Habilitaçoes : Supervisão Escolar de 1º e 2º Grau
Magistério das matérias Pedagógicas no 2º Grau
Disciplinas / Período
Carga Horária
1º Semestre
Língua Portuguesa I
60 h/a
Introdução à Psicologia
60 h/a
Introdução à Sociologia I
60 h/a
Introdução à Filosofia
60 h/a
História da Educação I
60 h/a
Estudos de Problemas Brasileiros I
30 h/a
Total
330 h/a
2º Semestre
Língua Portuguesa II 60 h/a
Introdução à Sociologia II
60 h/a
Est.e Func. do Ensino de 1º Grau
60 h/a
História da Educação II
60 h/a
Filosofia da Educação I
60 h/a
Estudos de Problemas Brasileiros II
30 h/a
Educação Física I 30 h/a
Total 360 h/a
QUADRO I-C (Cont.)
3º Semestre
Psicologia da Educação I
60 h / a
Sociologia da Educação I 60 h / a
Filosofia da Educação I. 60 h/a
Didática I 60 h/a
Metodologia do Ensino de 1º Grau I 60 h / a
Educação Física II 6 0 h / a
í o t a 1 360 h / a
4º. Semestre
Psicologia da Educação II 60 h/a
Sociologia da Educação II 60 h/a
E s t r u t u r a e Func . do En s . do 2º Grau 60 h/a
Didática II 60 h/a
Metodologia do Ensino do 1º Grau II 60 h/a
total 300 h/a
5º Semestre
Psicologia da Educação II 60 h/a
Metodologia do Ensino de 1º Grau I I I 60 h/a
Currículos o Programas I 60 h/a
Princípios e Metodos de Supervisão e Escolar I. 60 h/a
Medidas Educacionais 60 h/a
1 o t a j. 300 h/a
QUADRO I-C (Cont.)
6º Semestre
Supervisão da Escola de 1º e 2º Graus 60 h/a
Currículos e Programas II 60 h/a
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar II 60 h/a
Posquisa Educacional I 60 h/a
/Prática de Ensino da Escola de 1º Grau I Estágio
Supervisionado
75 h/a
Total. 315 h/a
7º Semestre
Pesquisa Ed u c a c i o n a l II 60 h / a
Prática de Ensino na Escola do 1º. Grau II Estágio
Supervisionado
100 h / a
Prática do Magistério do 2º Grau I 75 h/a
75 h/aa
Estag i o Superv i s i o n a d o da Supervisão Escolar I 100 h/a
Total 335 h/a
8º. Semestre
Estatística Aplicada à Educação 90 h/a
Prática do Magistério o 2º Grau II 75 h/a
Estácio Supervisionado de Supervisao Escolar II 100 h/a
Total 265 h/a
9º. Semestre
Historia da Educação I I I 60 h/a
Filosofia da Educação III 60 h/a
Total 120 h/a
Total Geral 2.685 h/a
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário ao Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão de CÂMARA.
Sala Barreto Filho, em 11 de 03 de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À
SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 11/03/1993, REALIZADA ÁS 16 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA EM 1993.
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