Download PDF
ads:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
ASSOCIAÇÃO BAIANA DE EDUCADORES PRO-CIÊNCIA E CULTURA
UF
BA
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
PARECER Nº
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
PROCESSO nº 23013.003087/92-33
0 Diretor-Geral da Faculdade Rui Barbosa de Tecnologia em Pro-
cessamento de Dados encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do Cur-
so Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pela referida
Faculdade em Salvador-BA.
0 curso foi autorizado pelo Decreto ns 97.726/89, nos termos do
Parecer CFE nº 961/88, com 100 vagas totais anuais, em entradas de 50 alunos
cada uma.
Pela Portaria n° 158/92-SEneSU/MEC foi designada Comissão Verifi-
cadora composta pelos professores MARISTELA ROCHA BELLONI E MARIA DE FÁTIMA
RAMOS BRANDÃO, da Universidade de Brasília e pela Técnica em Assuntos Educa-
cionais AMÉLIA RIBEIRO SOARES DA SILVA da DEMEC/BA, para verificar as condi-
ções de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da Comis-
o Verificadora, informamos o que segue:
1. DADOS SOBRE A MANTEneDORA
1.1. CONDIÇÕES JURÍDICAS E REGULARIDADE FISCAL E PARAFISCAL
A Associação Baiana de Educação Pró-ciência e Cultura é uma enti-
dade de direito privado sem fins lucrativos, constituída em 16/02/84, com se-
de e foro na cidade de Salvador-BA.
Sem estatuto esta registrada no 2º Cartório de Registro Civil de
Títulos e Documentos sob o nº 1.025 em 03/05/84 e o Regimento da Faculdade foi
aprovado pelo Parecer CFE nº 333/92.
A Comissão Verificadora informa que a mantenedora encontra-se em
dia quanto â regularidade jurídica, fiscal e parafiscal, conforme certidões
negativas de débitos (pasta
02, anexo XIII, do ]
processo).
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
.1.2. SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam
os seguintes indicadores:
(*) A preço de out./92
(**) Dados até Jul./92
A Comissão Verificadora informa:
A maioria das cotas (77,5 %) de capital da entidade mantenedora da ABEPo de propriedade de seu presidente,
o prof. ANTÔNIO DE PÁDUA CARNEIRO que atua na área de educação há 23 anos, sendo com sua esposa
os únicos titulares da entidade mantenedora do Colégio Drummond, de cujo respaldo financeiro a FRB tem se
valido desde sua fundação. Informamos que o Colégio Drummond funciona em duas sedes próprias, construídas
com finalidade específica, tendo em seus quadros 250 professores e funcionários e cerca de 3.000 alunos. Trata-
se de uma instituição que tem sólido patrimônio estimado em US$ 1.000.000,00 (um milhão de dólares). Pasta
02, anexos II e XVI, e pasta 5, anexos XVIII e XTX, do processo de Reconhecimento.
Dados gerais (ativos do exercício anterior)
- Denominação : ABEP - ASSOCIAÇÃO BAIANA DE EDUCADORES PRÓ-CIÊNCIA E
CULTURA.
Valor total do patrimônio (bens econômico-financeiros) :
Cr$ 392.399.791,72
- Valor total do ónus (impostos devidos, hipotecas, financiamento.etc.)
o existe.
Valor do património líquido :
CrS 232.997.047,39
- índice de liquidez corrente (ativo circulante / passivo circulante) :
1,3244
- Grau de endividamento (passivo exigível/ativo total)
0,4042
- Grau de imobilização (ativo permanente / patrimônio líquido):
0,7640
(Pasta 2, Anexo XV, do Processo de Reconhecimento)
EXERCÍCIOS
ITENS
- Índice de Liquidez (Geral)
- Grau de Endividamento
- Grau de Imobilização
- Patrimônio Liquido (Em CrS 1.000,00)*
- Ativo Permanente (Em Cr$ 1.000,00)*
1990
0,61
0,90
0,48
49.482
167.359
1991
0,46
0,76
0,66
149.586
399.352
1992 **
5,76
0,15
0,18
414.633
83.989
ads:
1.3. ESTABELECIMENTOS DE ENSINO MANTIDOS
A Associação matem os seguintes estabelecimento/cursos:
- Faculdade Rui Barbosa de Administração
. Administração - AG (Aut.) - 80 vagas
- Faculdade Rui Barbosa de Tecnologia em Processamento de Dados
. Processamento de Dados (Aut.) - 100 vagas
2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1.INSTALAÇÕES/ EQUIPAMENTOS
Consta dos autos que:
O prédio onde o curso é ministrado foi construído com a finalidade específica de funcionar
como estabelecimento de ensino. As salas de aulao bem ventiladas, possuindo iluminação
natural satisfatória, mobiliário adequado e quadros de giz bem dimensionados. Todos os
pavimentos possuem bebedouros e sanitários. O revestimento de todo o piso é de alto
impacto e as paredeso azulejadas até a altura de 1,80 m. Sem dúvida alguma, está entre
os melhores padrões de construção escolar de Salvador.
Anexo ao bloco de salas de aulas está o bloco onde funciona a Administração da Faculdade
(Diretoria, Secretaria, Tesouraria, Serviços Gerais, Assessorias, Núcleo de Pesquisa,
Diretoria Geral, Serviço de Orientação Psicológica. Salas de Consultoria, Datilografia,
Desenho, Revisão, PABX, Cantina, Diretorio Acadêmico, Central de Processamento de
Dados, Copa e Sanitários).
- Localização
O prédio fica localizado na Rua Francisco Rosa, 422, no bairro do Rio Vermelho.
em Salvador-Ba.
- Terreno e área construída
Área do terreno: 5.990 metros quadrados.
Área construída: 7.906,05 metros quadrados.
- Bloco da Administração
No bloco da Administração, situado na área central do terreno e em frente à rua,
encontram-se:
- 1
o
pavimento:
Almoxarifado;
sala de Mecanografia;
cantina;
Diretorio acadêmico;
Oficina de manutenção;
- 2
o
pavimento:
Recepção;
Secretaria;
Diretoria;
copa;
CPD;
Departamento de Pessoal;
Departamento Financeiro;
Serviços Gerais;
conjunto de sanitários;
- 3
o
pavimento:
sala de Assessoria;
Núcleo de pesquisa;
CPD;
sala de arquivos;
Diretoria da Mantenedora;
conjunto de sanitários.
- Bloco de saias de aula
No bloco destinado a salas de aula encontram-se:
- 4
o
pavimento (utilizado pela FRB para atividades normais):
5 salas de aula (52,5 nr, capacidade para 50 alunos);
Biblioteca (vide dados anexos);
2. laboratórios de ciências (26m
2
, capacidade para 20 alunos);
sala de professores;
sala de apoio.
- 3
o
pavimento (utilizado peia FRB para atividades normais):
8 salas de aula (cada uma com 52,5nr e capacidade para 50 alunos);
sala de professores;
2 salas de apoio (cada uma com 37M2);
conjunto de sanitários masculinos;
conjunto de sanitários femininos;
- 2
o
pavimento (Não é utilizada pela FRB ataulmente);
12 salas de aula;
sala de apoio;
conjunto de sanitários masculinos;
conjunto de sanitários femininos;
2
o
Laboratório de Informática;
- 1
o
pavimento (utilizada pela FRB):
1
o
Laboratório de Informática ( 58 m
2
, para até 36 alunos);
conjunto de sanitários femininos;
conjunto de sanitários masculinos;
play-ground;
l sala de apoio com 70m
2
de área;
1 sala de apoio com 35m
2
de área;
auditório (185m
2
de área e capacidade para 250 pessoas);
- Áreas de recreação, esporte e estacionamento.
Além das áreas de circulação, cobertas e descobertas, existem ainda outras áreas
como:
- quadra polivalente com arquibancada em uma de suas laterais, com 1.000 metros
quadrados;
- quadra de futebol de salão, com aproximadamente 600 metros quadrados;
- quadra de vôlel, com aproximadamente 400 metros quadrados;
- quadra de futebol soçaite com área aproximada de 300 metros quadrados;
- estacionamento.
ATENÇÃO: a) Fotografias relativas às intalações físicas podem ser vistas no
AneXO I.
b) Plantas e documentação relativas ao prédioo encontrados no
AneXOS XIX e XX. \\
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre este item:
Conforme verificação "in loco", as instalaçõeso boas e atendem às necessidades do curso. Plantas
e fotografias da escola anexas (pasta 02 e 05, do Processo de Reconhecimento).
2.2. BIBLIOTECA
Sobre a biblioteca a Instituição presta as seguintes informa
coes :
- Instalações físicas
A Biblioteca está localizada no 4
o
pavimento, do bloco de saias de aula. ocupando uma
área de 120 metros quadrados. Estando separada da sala vizinha por uma parede
divisória, o espaço da Biblioteca será em breve ampliado para 205 metros quadrados.
É um salão muito arejado e bem iluminado, que se destina a estudos, consultas e
arquivos.
- Pessoal técnico-administrativo.
A Biblioteca é dirigida por profissional com habilitação em Biblioteconomia, auxiliado
por duas atendentes.
- Sistema de controle
Até o final do primeiro semestre de 1992, o controle de empréstimos de livros e
periódicos da Biblioteca estará sendo feito por computador ligado em rede com a
Secretaria Geral da FRB. Os equipamentos já estão disponíveis e o "soft" está sendo
desenvolvido especialmente para a Faculdade. Está previsto para o sistema a pesquisa
feita pelo usuário por título, autor ou assunto, com a indicação da estante e prateleira
onde se encontra a publicação buscada.
- Horário de funcionamento
- de 2
a
a 6
a
: das 07:30 às 22:00 h;
- aos sábados: das 07:45 às 11:45 h.
- Capacidade de acomodação
Na área destinada aos usuários, os móveiso os seguintes:
- 12 mesas com cadeiras;
- 01 mural;
- 24 bancadas individuais.
Atualmente a sala de leitura da Biblioteca tem capacidade para acomodar 80 usuários,
confortavelmente instalados. Com a ampliação já prevista passa para 150 usuários.
- Catálogo para consulta
O catálogo para consulta do acervo é informatizado, sendo os relatórios expostos em
classificadores.
A exposição interna do catálogo obedece ao seguinte critério:
- CATÁLOGO ASSUNTO, ondeo encontradas todas as palavras-chaves das obras;
- CATÁLOGO TÍTULO, constando dos títulos das obras;
- CATÁLOGO AUTOR, pelos autores das obras.
O catálogo é composto pelas colunas: Disciplina: Autor/Título e/ou Assunto, N°
Tombo, Edição, Editora, Ano, Vol., Local de edição, N° páginas e N° de Chamada
(Localizador).
- Acervo bibliográfico e grau de utilização
Visando estimular o interesse dos estudantes, a FRB mantém um programa mensal
de aquisição de novos livros. Por esta razão, contamos com um acervo bastante
atualizado, sendo comum a solicitação de empréstimos por pessoas fora dos corpos
docente e discente da nossa faculdade.
No I
o
semestre de 1992 a biblioteca aumentou consideravelmente a média de
empréstimos por aluno, conforme quadro a seguir:
ANO
1990
1991
1992
QUADRO SINTÉTICO
SEMESTRE
1°
no
1°
2°
1°
2
o
0 DE EMPRÉSTIMOS
EMPRÉSTIMOS POR ALUNO
11.5
7,9
7.6
15,4
15,4
-
Detalhes desta estatística estão no Anexo XXII.
Nos de julho/92 a biblioteca contava com 3.555 exemplares, sendo 2.211 títulos,
distribuídos conforme tabela da página seguinte.
Os periódicos brasileiros na área de Informáticao ainda escassos, o que dificulta
sobremodo a aquisição de maior quantidade. Atualmente estão disponiveis .50
periódicos diferentes, distribuídos conforme tabela a seguir:
QUADRO SINTÉTICO DOS PERIÓDICOS
ASSUNTO
1
2
3
4
5
6
7
8
Informática
Estatística
Tecnologia
negócios
Administração
Economia
Psicologia
Geral
TOTAL
QUANTIDADE
19
2
4
' 2
8
3
1
11
50
Consta do relatório da Comissão Verificadora que
Acervo : 2211 títulos e 3555 exemplares de livros:
50 títulos e 1156 exemplares de periódicos;
Instalações : 120 m2
Horário de funcionamento :
de segunda a sexta-feira das 07:00 às 22:00h;
aos sábados das 07:45 às ll:45h.
Mecanismos de Atualização :
Aquisição de livros e periódicos, conforme verificado através de notas fiscais de compra e
visita à Biblioteca. Relação do acervo (pasta n° 6 do Processo de Reconhecimento) e Relação
das novas aquisições (Anexo VI).
Verificamos que o acervo bibliográfico já existente atende as exigências do currículo atual e
que este acervo tem sido atualizado.
Bem arejada e iluminada, com mobiliário adequado. Está prevista sua ampliação, (vide pasta
01,pág.21. item 4.2.1., do Processo de Reconhecimento).
2.3. LABORATÓRIOS
A Instituição informa o que segue sobre os laboratório!
or ocasião da inspeção realizada pela Comissão Verificadora, com vistas à autorização, existia
um único laboratório, com parte de seus microcomputadores ainda de 8 "bits". Atualmenteo
dois laboratórios de Informática utilizados exclusivamente em aulas práticas e colocados à
disposição dos estudantes para uso individual, sem custo adicional para o usuário, bastando que
seja feita requisição antecipada. A declaração assinada pelo presidente da entidade mantenedora
assumindo o compromisso de adquirir 3 (três) microcomputadores para que fossem
incorporados ao laboratório, foi, portanto, honrada, incorporando novos equipamentos em
substituição aos obsoletos e conferindo um número elevado de computadores, conforme relação
fornecida a adiante.
Os dois laboratórios estão situados em salas devidamente refrigeradas, com sistema de
aterramento e estabilização de corrente elétrica.
- Equipamentos disponíveis nos dois laboratórios
QUADRO RESUMO DE RECURSOS DE HARDWARE
COMPUTADORES
RECURSOS
DIVERSOS
Supermicros 386
Micros PC - XT
Total Disco
Total Memória
Total Drives
Total Placas
Total
Calculadoras
02
21
742 Megabytes
17 Megabytes
28
11 - 10 Megabites
01
20
TIPO E DISTRIBUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS |
LOCALIZAÇÃO
LABORATÓRIO 01
EQUIPAMENTOS
Microcomputador
PC - XT
Microcomputador
PC-XT
Impressora
Rima 180
Supermicro 3865X
Diskless
Calculadoras
Financeiras
CONFIGURAÇÃO QTD
640 KB mem RAM
1 Winchester 40 MB
1 Drive
640 MB mem RAM
1 Drive
1 Placa nº 1000
2 MB me.m RAM
1 placa nº 1000
HP - 12C
08
03
01
01
20
LABORATÓRIO 02 Supermicro
PC 386 DX
30 MHZ Clock
Notherboard EISA
(Servidor Arquivo
rede c/10s
Microcomputador
PC-XT
Microcomputador
PC- XT
4 MB mem RAM
2 Winchesters 211
MB
cada, padrão SCSI
1 Drive 1.2 MB
Placa Rede padrão
nº 2000
640 MB mem RAM
2 Drives
1 Placa nº 1000
640 MB mem RAM
1 Drive
l Placa nº 1000
01
07
03
- Equipamentos de suporte técnico-administrativo
QUADRO RESUMO DE RECURSOS DE HARDWARE
Micros PC - AT
Micros PC - XT
Total Disco
Total memória
Drives
Placas Rede
Impressoras
Datashow
04
03
110 Megabytes
2,5 Megabytes
04
02
06
03
TIPO E DISTRIBUIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE SUPORTE
TÉCNICO-ADMINISTRATO
LOCALIZAÇÃO
Departamento de
apoio didático
Diretoria
Departamento
Adm/Financeiro
Secretaria
EQUIPAMENTO
LAP-TOP PC-AT
Datashow
Microcomputador
Impressora 180
Impressora Laser
Impressora
Microcomputador
Impressora 180
Microcomputador
Impressora HP
CONFIGURAÇÃO
640 KB mem RAM
2 MB mem RAM
640 KB mem RAM
640 KB mem RAM
k
QTD
01
03
01
01
02
01
04
01
01
01
No Anexo I podem ser vistas fotografias de equipamentos.
- Softwares disponíveis
SOFTWARES DISPONÍVEIS
SISTEMA OPERACIONAL
EDITORES DE TEXTOS
PLANILHA DE CÁLCULO
PROGRAMAS GRÁFICOS
LINGUAGENS
OUTROS
PROGRAMA DE REDE
MSDOS 4.01
Word Perfect 5.0
Word Star 5.0
Fácil 5.0
Lotus 2.01
Tedchart
Ted2D
First Publisher'3.0
Clipper 5.01
C + +
Cobol 4.0
CLBC 2.5
Gestão de Pessoal
Gestão Financeira
Contabilidade
Controle Acadêmico
Novel netWorks3.ll
PROGRAMAS DE REDE
A FRB iniciou este ano um projeto de automatização das rotinas Acadêmico-
Administrativas, o SAA-FRB (Sistema de Automação Acadêmica). Já foram
desenvolvidos os módulos de Secretaria e Financeiro, estando em fase de
desenvolvimento os de Integração, Biblioteca, e Estatístico. Após implantado o 1
o
módulo, (Secretaria) o controle e inter-relação entre cursos, alunos, avaliações,
professores, disciplinas, etc, será feito de forma computadorizada.
A plataforma de software/hardware utilizada foi o ambiente de rede local, com o
software NOVELL versão netware 3.11, que é uma das soluções mais adotadas nos
países desenvolvidos e com uma grande penetração nos últimos três anos no mercado
brasileiro.
As vantagens que este ambiente propicia são, dentre outras: a) possibilidade de
intercomunicação entre todos os microcomputadores, programas e arquivos da
Instalação; b) possibilidade de restrição controlável de acesso a estações de trabalho,
arquivos, diretórios, de forma centralizada via software; c) crescimento modular; d)
possibilidade de instalação de correios eletrônicos e outras formas de automação
administrativa; e) flexibilidade e possibilidade de aproveitamento da cultura de
microinformática que já existia na organização.
Vale ainda considerar, como uma das motivações adicionais para a escolha desta
solução, a possibilidade de utilizar o excedente de potencial do software e hardware
básico (servidor 386 e netware 3.11) que suporta centenas de micros interligados e
dezenas de terabytes (milhares de gigabytes) de arquivos sob seu controle para fornecer
aos alunos uma das mais atuais e difundidas plataformas de trabalho do mundo atual,
que já está sendo utilizada desde março/92 nos dois laboratórios.
- Horário de funcionamemo
O Laboratório encontra-se à disposição da comunidade acadêmica nos seguintes
horários:
- das 13:00 às 22:00h, de segunda a sexta-feira;
- das 07:45 as l l:45h, aos sábados.
- Manutenção dos equipamentos
A manutenção dos equipamentos é realizada por empresa especializada, com cláusula
de recuperação ou substituição de equipamentos no prazo máximo de 12 horas entre
a ocorrência e o conserto. Independente deste prazo, a empresa de manutenção
contratada mantém um técnico permanente à disposição da FRB no turno vespertino.
- Acervo de "software"
A atualização do acervo de software é realizada semestralmente durante as reuniões
entre a Coordenação do Curso e o Corpo Docente.
- Laboratório de Matemática Financeira
Além dos 2 (dois) laboratórios de informática, a Instituição dispõe de um laboratório
de Matemática Financeira composto por 20 (vinte) calculadoras financeiras do tipo HP
- 12C. Este laboratório móvel tem por finalidade atender aos alunos nas disciplinas que
envolvam cálculos matemáticos financeiros. As calculadoras ficam disponíveis para os
alunos na Biblioteca, em seu horário normal de funcionamento.
- RECURSOS AUDIOVISUAIS
A utilização de recursos audiovisuais é uma constante nas aulas da Faculdade Rui Barbosa.
neste ano de 1992 estamos modernizando o uso do retroprojetor. acoplando-o ao computador
em sala de aula, por meio do DATA-SHOW. Dessa forma, temos a condição de projetar em
tela normal de retroprojetor as imagens geradas no computador, graças à tela de cristal de
vidro do DATA-SHOW que representa, na prática, uma transparência eletxomca. No ensino
de linguagens de computador, essa tecnologia transforma a aula teónca numa excelente
oportunidade de, a um só tempo, conhecer os princípios teóricos e constatar como estes
funcionam na prática. Para qualquer assunto, dispõe-se de figuras e textos animados, gráficos
os mais diversos, fugindo das cansativas transparências obtidas de paginas de livros.
Estão disponíveis os seguintes equipamentos:
- 3 (três) Data-Show
- 6 (seis) retroprojetores
- 1 (uma) filmadora de VT
- 2 (dois) aparelhos de Videocassete
- 2 (dois) monitores para Videocassete
- 2 (dois) aparelhos com toca-fitas, gravador e rádio conjugados
PRODUTORA DE VÍDEO
Destinada à produção de vídeos para aplicação em Educação, A Faculdade Rui Barbosa
implantou uma produtora de vídeo e seus trabalhos iniciarão em setembro/92. Os recursos
humanos já estão contratados, constando de um coordenador e dois auxiliares técnicos. Os
equipamentos já foram adquiridos e constam de:
03 - Videocassete " SUPER VHS" Panasonic, modelo AG 1960
03 - Monitores "SUPER VHS" Panasonic, modelo CT 13824Y
01 - Câmera Panasonic, modelo AG 450
01 - Mesa de efeitos especiais Panasonic, modelo WX 12
01 - Editor de vídeo Panasonic, modelo AG 96 \\
Consta do relatório da Comissão que
Os equipamentos estão distribuídos em dois laboratórios, com as seguintes configurações de
equipamentos:
Equipamentos
Microcomputador
PC-XT
Micromputador
PC-XT
Configuração
640 Kb Mem.RAM
01 Winchester 40 Mb
01 Unid.Disco Flex.
640 Kb Mem.RAM
01 Unid.Disco Flex.
01 Placa nº 1000
Quantidade
08
06
Microcomputador 640 Kb Mem.RAM 07
PC-XT 02 Unid.Disco Flex.
01 Placa nº 1000
Supennicro 04 Mb Mem. RAM 01
3 86-DX 02 Winchester 211 Mb
30Mhz cada
placa EISA 01 Unid.Disco Flex.
Servidor de Rede 1.2 Mb
c/ 10s 01 Placa Rede nº 2000
Supennicro 02 Mb Mem.RAM 01
386-SX 01 Placa nº 1000
Diskless
Impressora 01
RIMA 180
Calculadoras HP - 12C 20
Financeiras
A configuração apresentada anteriormente foi verificada "in loco".
Os equipamentoso alugados da empresa NORRAU - Serviços e Comércio de Informática Ltda. Os
contratoso estabelecidos por períodos anuais e renovados automaticamente (Anexo VTI).
A manutenção dos equipamentos é feita por esta mesma empresa que mantém um técnico em dedicação
integral na instituição, para prestação de serviços de manutenção imediata dos equipamentos.
No que diz respeito aos recursos de laboratórios, verificamos que atende à demanda atual.. entretanto,
necessidade de expansão dos mesmos em função da implantação plena do currículo e o ingresso de novas turmas
a partir do Concurso Vestibular.
A estratégia de aluguei de equipamentos permite à Instituição a adequação dos laboratórios à demanda, de
maneira ágil.
2.4. OUTRAS INFORMAÇÕES
A Comissão Verificadora presta, ainda, as seguintes informa
ções sobre o estabelecimento de ensino:
Atividades-fim (situação atual)
- De um modo geral, como funcionam os cursos queo ministrados pelo estabelecimento?
Até que ponto alunos e professores estão satisfeitos com os resultados neles alcançados?
Das entrevistas realizadas com o Corpo Discente e Docente, verificamos que em geral há uma boa
aceitação do trabalho que está sendo realizado pela Instituição.
Com relação ao Corpo Discente, observamos bastante entusiasmo e motivação.
- Que atividades desenvolvidas pelos professores e alunos do estabelecimento podem ser alinhadas
como de pesquisa? Qual a relevância de tais atividades para o ensino e desenvolvimento da
comunidade local e do país? Que temática é mais incidente e representativa das pesquisas
realizadas?
Atualmenteo encontramos atividade regular de pesquisa envolvendo alunos e professores do curso.
Entretanto, verificamos uma preocupação da Direção em investir em projetos especiais na área de
muiti-mídia.
A Instituição mantém um laboratório com equipamentos e pessoal destinados à produção de vídeos
na área educativa.
Que atividades promovidas peio estabelecimento podem ser apontadas como sendo tipicamente de
extensão?
O Estágio Curricular deve ser realizado em empresas da Região Metropolitana de Salvador (Anexo
V). Além disso, todo inicio de anoo ministradas aulas inaugurais.paiestras e seminários envolvendo
diversos segmentos da comunidade baiana, tais como professores da UFBA, empresários,etc. (pasta
01,pág.07 a 09, do Processo de Reconhecimento).
Registros escolares (situação atual)
Como se caracteriza cada tipo de registro acadêmico implantado no estabelecimento, quanto a estes
aspectos:
a) Forma de Organização :
Os registros escolareso arquivados em pastas individuais suspensas, por ordem numérica, em
arquivos de aço, de modo que a forma de organização foi considerada muito boa.
b) Grau de atualização :
A Secretaria dispõe de 01 computador PC-XT e 01 impressora HP DESK JET 500, que mantém o
seu acervo constantemente atualizado.
c) Facilidade de acesso dos usuários às informações a eles destinadas:
0 atendimento às solicitações relativas aos documentos escolares (histórico escolar, certidões,
atestados.etc.) é efetivado no prazo máximo de 03 (três) dias.
d) Qualificação e idoneidade das pessoas por ele responsáveis:
01 secretária graduada em Administração de Empresas
02 auxiliares com nível superior incompleto
02 auxiliares com nível médio
Verificamos excelente organização na Secretaria da escola, além de excelente infra-estrutura física.
Organização e Gerência
- Na percepção de um observador externo e das pessoas envolvidas, como se reflete, na Direção
e nos Órgãos Colegiados do estabelecimento, o controle exercido pela entidade Mantenedora?
Existe um bom relacionamento entre os Órgãos Colegiados e a Mantenedora.
Como se caracteriza o relacionamento que se pode observar no estabelecimento entre :
a) diretores e alunos : bom
b) diretores e professores : bom
c) diretores e Mantenedora : bom
d) diretores e DEMEC : Ótimo
e) professores e alunos : bom
Como se caracteriza o funcionamento de cada Colegiado previsto no Regimento, quanto a estes
pontos :
a) periodicidade das reuniões realizadas:
As reuniões previstas no Regimento estão sendo realizadas regularmente,o tendo havido
convocações extraordinárias.
b) presença de seus membros as reuniões realizadas:
Apesar de eventuais faltas,o há ausência sistemática de membros dos Órgãos Colegiados.
c) principais assuntos tratados :
Na Congregação já foi tratada uma alteração do Regimento da Faculdade Rui Barbosa submetida e
aprovada pelo conselho Federal de Educação, Parecer número 333/92 (pasta 2, anexo 05 do Processo
de Reconhecimento).
No Conselho de Ensino tem ocorrido com certa frequência discussões sobre desempenho acadêmico
do curso, com reflexões sobre o rendimento do Corpo Docente, adequação dos planos de curso as
ementas.
Os demais assuntos tratados nos Colegiadoso as rotinas da Faculdade: concurso vestibular,
calendário escolar, transferência e aproveitamento de estudos.etc.
Alunado (situação atual)
a) índice de frequência às aulas e aproveitamento:
CURSO FREQUÊNCIA APROVEITAMENTO
2/91 1/92 2/91 1/92
Tecnólogo em
Processamento 84,58% 89,80% 79,05% 70,0%
de Dados
b) Nível de participação nos Órgáos Colegiados da Instituição:
Dois representantes do Corpo Discente com direito a voz e voto que integram a Congregação,
Faculdade e Conselho de Ensino respectivamente.(Regimento, capítulos II e III, pasta 2, Anexo V,
do Processo de Reconhecimento).
c) Nível de participação no Diretorio Acadêmico :
Pelas observações, informações e documentos redigidos pelos Presidentes dos Diretórios Acadêmicos,
constatou-se um bom relacionamento com a Direção e o Corpo Técnico Administrativo da Faculdade.
Demonstram também a vontade de participarem de atividades de natureza cultural e social, além
daquelas de ordem acadêmica (Anexo XI). \\
3. DADOS SOBRE 0 CURSO
3.1. FUNCIONAMENTO
0 curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, foi
autorizado a funcionar pelo Decreto nº 97.726/89, nos termos do Parecer
CFE nº 961/88, com 100 vagas totais anuais, em duas entradas de 50 alu
nos cada uma.
Sobre o vestibular a Instituição informa o que segue:
O Concurso Vestibular vem sendo realizado tendo em vista o constante na legislação vigen'
e sempre sob a supervisão de uma equipe de técnicos em assuntos educacionais c
DEMEC/BA.
Nos dois primeiros anos de funcionamento (1990 e 1991) era realizado um único vestibular e
cada ano, classificando candidatos para as duas entradas: 50 para o 1
o
semestre e 50 para
2
o
semestre.
Como quase todos os vestibulares de Salvadoro realizados exclusivamente no início do 1
o
semestre, a classificação dos candidatos da FRB para o 2° semestre estava sofrendo grande
interferência das diversas listas complementares de aprovados em outros vestibulares. Mesmo
com todo o trabalho e despesas que um vestibular acarreta, este ano de 1992 a FRB adotou
a realização de dois vestibulares , uma para cada entrada dos classificados.
Em janeiro deste ano, quando todas as escolas superiores de Salvador estavam realizando seus
vestibulares, lançamos uma pesquisa com o objetivo de conhecer a opinião dos candidatos
quanto à organização do nosso vestibular. Todos os candidatos entrevistados consideraram
excelente ou ótima a organização do concurso. Mais da metade se manifestou espontaneamente,
elegendo o vestibular da FRB como o mais organizado.
Para os 4 (quatro) concursos vestibulares já realizados a concorrência tem sido das maiores,
mesmo se comparada a universidades públicas.
ESTATÍSTICA DE CONCORRÊNCIA DE VESTIBULARES
DATA DO VESTIBULAR
Janeiro/90
Janeiro/91
Janeiro/92
Junho/92
N° DE CANDIDATOS
1086-
640
435
352
N° DE VAGAS
100
100
50
50
CONCORRÊNCIA
10,80
6,40
8,70
7,04
Os documentos relativos ao Concurso Vesubuiar - editais.manuais e relação dos inscritos
encontram-se no AneXO VI.
3.2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
De acordo com o currículo pleno em vigor, o curso tem uma car
ga horária de 2.340 h/a, assim distribuidas:
- Disciplinas 1.890
- Estágio 360
- EPB 30
- Prática Desportiva 60
- Total 2.340
Adota o regima de matrícula por disciplina.
A estrutura curricular oferecida integra o QUADRO I-A desta in
f ormaçao:
dor a
0 currículo pleno foi assim apreciado pela Comissão Verifica-
Da análise dos conteúdos programáticos e do escalonamento das disciplinas (Anexos I e II), além de
entrevistas com a Direção, Coordenação Pedagógica, Corpo Docente e Corpo Discente, concluímos
que o currículo atual do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados atende á formação
profissional segundo os objetivos propostos.
Sugerimos, entretanto, ajustes visando aprimoramento na formação profissional, em função da
experiência vivenciada na execução do currículo atual.
I. No que diz respeito à formação em áreas afins, da análise dos programas das seguintes disciplinas:
(Anexos I e II)
GER 421 - Pesquisa Operacional;
GER 222 - Economia e Finanças;
GER 322 - Organização e Métodos I;
GER 422 - Organização e Métodos II;
GER 123 - Contabilidade;
GER 124 - Língua Portuguesa;
GER 224 - Introdução ao Direito;
Conciuimos que as ementas devem ser adequadas aos seus respectivos programas.
II. No que diz respeito as disciplinas da área de Processamento de Dados, da análise das ementas e de
seus programas (Anexos I e II), observamos os seguintes ajustes:
1) GER233 - Introdução à Computação:
Reformular a ementa para adequação ao programa. Incluir no programa e na ementa noções de
Sistemas Operacionais para microcomputadores. Especificar o conteúdo de exercícios e aulas
práticas. Aumentar a carga horária de 60 horas para 90 horas/aula. através do remanejamento de
30 horas das 60 horas de GER - 621 - EPB - Estudo de Problemas Brasileiros.
2) PRG334 - Linguagem de Programação I e PRG434 - Linguagem de Programação II:
Reformular as ementas para adequação aos conteúdos abordados no ensino de Linguagens de
Programação Comercial e de Manipulação e Estruturação de Dados. Além disso, especificar nas
ementas e nos programas o conteúdo de exercícios e aulas práticas.
3) PRG333 - Técnicas de Programação I e PRG433 - Técnicas de Programação II:
Reformular as ementas para adequação aos conteúdos programáticos abordados nas disciplinas.
Além disso, especificar nas ementas e nos programas o conteúdo de exercícios e aulas práticas.
4) PRG331 - Sistemas Operacionais:
Incluir no programa o conteúdo de Gerência de Processos e Gerência de Diretórios e reformular
a ementa para adequação ao conteúdo programático abordado.
5) PRG335 - Teoria dos Sistemas:
Reformular a ementa para adequação ao conteúdo programático abordado.
6) FPE445 - Análise de Sistemas:
Reformular a ementa para adequação ao conteúdo programático abordado.
7) FPE643 - Projeto de Sistemas:
Incluir na ementa e no programa referência a implementação de projeto em laboratório.
8) FPE542 - Administração de CPD:
Retirar os três primeiros tópicos da ementa, uma vez que fazem parte do conteúdo abordado na
disciplina FPE541 - Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos.
9) FPE543 - Arquivos e Banco de Dados:
Atualizar a ementa de acordo com o conteúdo programático.
10) FPE645 - Sistemas de Informação:
A bibliografia da ementa deve ser adequada ao seu conteúdo. Sugerimos também a alteração
do nome desta disciplina para Estruturas de Armazenamento de Dados ou Organização de
Arquivos para evitar interpretações ambíguas. Incluir na ementa e no programa os conteúdos
de exercícios e aulas praticas.
11) PRG534 - Técnicas Avançadas de Programação:
Reformular a ementa para atualização do seu conteúdo. Além disso, o programa deve ser
ajustado retirando-se os tópicos de Utilização dos Recursos do IBM-PC e de Aplicações
Matemáticas (itens 2.4 e 2.5), dado que este conteúdo pode ser coberto na disciplina PRG331
- Sistemas Operacionais.
Dar ênfase no estudo de Modelagem e Programação Orientada a Objetos.incorporando a
Unidade I do programa da disciplina FPE644 - Tópicos Avançados em Processamento de
Dados. Incluir na ementa e no programa o conteúdo de exercícios e aulas praticas.
12) FPE644 - Tópicos Avançados em Processamento de Dados:
Reformular a ementa para atualização do seu conteúdo e adequação ao programa. Além disso,
retirar a Unidade I do programa, uma vez que está sendo sugerida a incorporação desta
Unidade à disciplina PRG534 - Técnicas Avançadas de Programação. Aprofundar os conteúdos
das demais Unidades.
13) FPE545 - Teleprocessamento e Sistemas Distribuídos:
Adequar a ementa ao programa. Incorporar o estudo dos padrões internacionais para
interconexáo de Sistemas Abertos (Modelo de Referência OSI-ISO).
IH. No que diz respeito à Grade Curricular e à Rede de Pré-requisitos:
Da análise da grade curricular atual (Anexo III), verificamos a necessidade de ajustes de remanejamento
de disciplinas e da rede de prê-requisitos, conforme detalhado a seguir e apresentado anexo (Anexo IV -
Grade Curricular Proposta).
1
o
Semestre:
1) GER 123 - Contabilidade:
Remanejar para o 2
o
semestre.
2
o
Semestre:
1) GER 222 - Economia e Finanças
Remanejar para o 3
o
semestre
2) GER 233 - Introdução à Computação
Remanejar para o 1 ° semestre.
3
o
Semestre:
1) PRG 331 - Sistemas Operacionais
Remanejar para o 5
o
semestre.
Retirar o pré-requisito GER 233 - Introdução à Computação e incluir o pré-requisito FPE 645 -
Sistemas de Informação.
2) PRG 333 - Técnicas de Programação I
Remanejar para o 2
o
semestre.
3) PRG 334 - Linguagem de Programação I
Retirar o pré-requisito GER 233 - Introdução à Computação. Incluir o pré-requisito PRG 333
Técnicas de Programação I.
4) PRG 335 - Teoria de Sistemas
Retirar o pré-requisito GER 122 - Administração
4
o
Semestre:
1) PRG 433 - Técnicas de Programação II
Remanejar para o 3 ° semestre.
2) PRG 434 - Linguagem de Programação II
Retirar o pré-requisito PRG 333 - Técnicas de Programação I.
5
o
Semestre:
1) FPE 541 - Análise Económica e Desempenho de Equipamentos
Retirar o pré-requisito PRG 331 - Sistemas Operacionais. Incluir o pré-requisito GER 422 -
Organização e Métodos II.
2) FPE 542 - Administração de CPD
Remanejar para o 6
o
semestre. Retirar o pré-requisito GER 422 - Organização e Métodos II. Incluir
o pré-requisito FPE 541 - Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos.
3) FPE 543 - Arquivos de Bancos de Dados
Retirar o pré-requisito PRG 434 - Linguagem de Programação II. Incluir o pré-requisito FPE 645 -
Sistemas de Informação.
4) FPE 545 - Teleprocessamento e Sistemas Distribuídos
Remanejar para o 6
o
semestre. Retirar o pré-requisito FPE 445 - Análise de Sistemas. Incluir o
pré-requisito PRG 331 - Sistemas Operacionais.
6
o
Semestre:
1) EDF 662 - Prática Desportiva
Remanejar para o 5
o
semestre.
2) FPE 643 - Projeto de Sistemas
Retirar o pré-requisito FPE 445 - Análise de Sistemas. Incluir o pré-requisito FPE 543 - Arquivos
e Bancos de Dados.
3) FPE 645 - Sistemas de Informação
Remanejar para o 4
o
semestre. Retirar os pré-requisitos FPE 543 - Arquivos e Bancos de Dados e
PRG 534 - Técnicas Avançadas em Programação. Incluir o pré-requisito PRG 433 - Técnicas de
Programação II.
Sugenmos ainda que a disciplina PRG 534 - Técnicas Avançadas em Programação seja cursada antes ou no
mesmo semestre da disciplina PRG 331 - Sistemas Operacionais, conforme indicação na Grade Curricular
Proposta (Anexo IV).
IV. No que diz respeito à orientação dos alunos:
- De que forma e até que ponto é eficaz o acompanhamento da execução do currículo pleno?
Constatamos que há orientação dos alunos por ocasião da matrícula e ao longo do curso, além de orientação
especifica na atividade de Estágio Curricular.
A orientação dos alunos em Estágio é feita por professores responsáveis, em acordo com o Coordenador do
Curso, através de uma estrutura organizacional e por meio de reuniões periódicas, conforme prevista em
regulamentação específica do Estágio (Anexo V) e no Regimento (pasta 2, Anexo V, do Processo de
Reconhecimento).
Sugerimos uma adequação da Regulamentação do Estágio Curricular (Anexo V), no que diz respeito aos pré-
requisitos, considerando a Grade Curricular Proposta (Anexo IV).
V. Conclusão:
Os ajustes de conteúdo programático propostos refletem a realidade atual de execução do currículo.
Os ajustes propostos na grade curricular e na rede de pré-requisitos visam uma melhoria na qualidade da
formação do profissional, em função da experiência de execução do currículo atual. \\
Acatando as sugestões da Comissão Verificadora, a Instituição
promoveu as alterações indicadas, o que foi aprovado pela Congregaçaode
Faculdade, conforme Ata da Sessão realizada em 14/11/92 ( cf. fls. 173
do vol. principal) .
A nova estrutura curricular, mantim a carga horária original e
pode ser vista no QUADRO I-B desta informação.
os demais ajustes indicados pela Comissão foram efetuados e en-
contram-se ãs fls. 141/172 do vol. principal.
3.3. CORPO DOCENTE
0 corpo docente relacionado nos autos e constituído por 27 pro_
fessores cujo perfil é o seguinte: 04 cursando especialização; 07 com es_
pecializaçao; 01 cursando mestrado em fase de defesa de tese; 01 cursan-
do mestrado com dissertação em fase de julgamento; e 14 com mestrado.
Cabe observar que foi indicado professor para todas as discipli-
nas do currículo pleno em vigor e para o currículo pleno proposto.
Sobre c corpo docente a Instituição informa que:
O corpo docente do Curso de Tecnologia em Processamento de Dados tem excelente
qualificação. A maioria de seus professores possui o título de mestre. Todos com experiência
docente, sendo predominantes aqueles que apresentam rica experiência profissional em áreas
especializadas.
Dos 27 professores que compõem o corpo docente:
* 16 possuem mestrado, sendo que um deles está com sua tese em fase de julgamento na
UFBA e outro defendendo tese na UNICAMP;
* 06 com especializações;
* 05 estão participando de cursos de especialização ministrados Dela UFBA.
A Comissão Verificadora informa o que segue sobre o corpo docen
te
:
O Corpo Docente é consumido de 27 professores, que efetivamente constam dos registros de aula.
assim distribuídos:
Tabela 2.1. - Quadro Demonstrativo de Titulação
TITULAÇÃO
Mestrado
Especialização
Graduação
TOTAL
QUANTIDADE
14
07 j
06
27
Tabela 2.2. - Quadro Demonstrativo por Área de Conhecimento
ÁREA DE CONHECIMENTO
COMPUTAÇÃO
MATEMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
LETRAS
DIREITO
ENG ELÉTRICA
ESTATÍSTICA
C. SOCIAIS
ENC INDUSTRIAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
TOTAIS
TITULAÇÃO
GRADUAÇÃO
02
01
-
01
-
01
01
-
-
-
-
06
ESPECIALIZAÇÃO
.02
02
-
-
01
-
-
-
-
01
01
07
MESTRADO
06
-
03
01
02
-
-
01
01
-
-
14
TOTAL
10
03
03
02
03
01
01
01
01
01
01
27
* OBS.: Atualmente existem dois professores concluindo o Mestrado e cinco professores concluindo
Especialização.
No que diz respeito à qualificação do Corpo Docente, conforme o Quadro Demonstrativo de Titulação
(Tabela 2.1.) e o Quadro Demonstrativo por Área de Conhecimento (Tabela 2.2.), observamos que 80% dos
professoresm qualificação ao nível de pós-graduação e que os 20% restantes estão concluindo curso de
Especialização ou Mestrado, o que atende perfeitamente ãs exigências do currículo proposto.
No que diz respeito às exigências de disponibilidade de tempo, podemos dizer que a carga horária dispendida
pelos professores na Faculdade se restringe à carga horária das disciplinas, uma vez que todos os professores
o contratados como horístas, o que atende as exigências do conteúdo programático do currículo.
Corpo Docente (situação atual)
- Tomada globalmente em relação às atividades desenvolvidas, como se caracteriza a situação do
Corpo Docente que atua no estabelecimento, quanto a estes pontos:
a) Qualificação acadèmico-profissional : muito boa
b) Regime de trabalho e disponibilidade horária : horistas
c) Remuneração :
Vide tabela de Base Salarial dos Docentes - Anexo IX.
e) Frequência às aulas e outras atividades previstas : muito boa
f) Plano de qualificação progressiva :
Atualmente existe um convênio com a UFBA para promover cursos de especialização para os
docentes.
- Comoo selecionados os professores para integrar o Corpo Docente do estabelecimento?
A Congregação faz indicações de currículos. A Direção da Instituição os examina, faz entrevistas com
os candidatos e decide.
- Em que áreas curriculares desenvolvidas peio estabelecimento o Corpo Docente se apresenta pouco
qualificado?
nenhuma.
Todos os professoresm ou estão concluindo cursos de Mestrado ou Especialização.
A relação do corpo docente contitui o QUADRO II desta informa
çao
.
4. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão conclui seu relatório nos seguintes termos:
Fundamentada na análise do processo n° 23013.003087/92-33, em reuniões com dirigentes
da Instituição, professores e alunos, em visita às suas instalações, e considerando:
- que a maioria do corpo Docente (cerca de 80%) tem qualificação ao nível de pós-
graduação, sendo que os demais estão concluindo Mestrado ou Especialização (item 2.4);
- que a infra-estrutura organizacional da secretaria atende perfeitamente as demandas da
comunidade acadêmica (item 3.5);
- que os recursos computacionais disponíveiso adequados e existe preocupação da Direção
em atualizar permanentemente o parque instalado (item 2.5);
-o apenas o acervo bibliográfico da área específica relativa ao curso mas as demais áreas
afins possuem as referências bibliográficas necessárias para o desenvolvimento do curso
(item 2.5);
- que, além de o atual currículo atender às necessidades para a formação profissional de
Tecnólogo em Processamento de Dados, a Direção da Escola, visando à melhoria na
formação deste profissional, através da atualização do currículo acolheu os ajustes
propostos. Para tanto, a Direção encaminhará, em expediente próprio, ao Egrégio
Conselho Federal de Educação essas alterações sugeridas, com as ementas, programas e
grade curricular adaptadas, para anexação ao seu Regimento,
a Comissão Verificadora é de parecer favorável ao Reconhecimento do Curso de Tecnologia
em Processamento de Dados, ministrado pela Faculdade Rui Barbosa.
Com os anexos : Qaudro I-A; I-B e III
II - VOTO DO RELATOR
de
0 Relator vota favoravelmente pelo reconhecimento do curso su
perior de Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pela Facul_
dade Rui Barbosa de Tecnologia em Processamento de Dados, mantida pela
ABEP-Associação Baiana de Educadores Pró"-Ciê"ncias e Cultura, com sede
em Salvador-BA, mantidas as 100 vagas totais anuais, em entradas
50 alunos cada uma.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
Sala das Sessões, 10 de março de 1993
Presidente
Relator
QUADRO I - A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO PLENO EH VIGOR
SEMESTRE
1
-
3
4
5
6
CÓDIGO
BAS 111
GER 122
GER 123
GER 124
GER 125
BAS 211
GER 222
GER 224
GER 225
GER 233
GER 322
PRG331
PRG 333
PRG 334
PRG 335
GER 421
GER 422
PRG 433
PRG 434
FPE445
PRG 534
FPE54I
FPE 542
FPE543
FPE 545
TID556
GER 621
FPE 643
FPE 644
FPE
645
EDF 662
DISCIPLINAS
MATEMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE
LINGUA PORTUGUESA
INGLÊS I
ESTATÍSTICA
ECONOMIA E FINANÇAS
INTRODUÇÃO AO DIREITO
INGLÊS II
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS I
SISTEMAS OPERACIONAIS
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
TEORIA DE SISTEMAS
PESQUISA OPERACIONAL
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS II
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
ANALISE DE SISTEMAS
TÉCNICAS AVANÇADAS EM PROGRAMAÇÃO
ANALISE ECONÔMICA E DESEMPENHO DE
EQUIPAMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE CPD
ARQUIVOS E BANCOS DE DADOS
TELEPROCESSAMENTO E SISTEMAS
DISTRIBUIDOS
TRABALHO INDIVIDUAL
EPB
PROJETOS DE SISTEMAS
TÓPICOS AVANÇADOS EM PD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PRATICA DESPORTIVA
06
04
04
.04
04
04
06
04
04
04
04
04
06
04
04
04
04
06
04
04
06
04
04
04
04
04
06
04
04
04
CARGA HORÁRIA
90
60
60
60
60
60
90
60
60
60
60
60
90
60
60
60
60
90
60
60
90
60
60
60
60
360
60
90
60
60
60
PRÉ-REQUISITOS
MATEMÁTICA
INGLÊS I
ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
MATEMÃTICA
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO l
TEORIA DE SISTEMAS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
SISTEMAS OPERACIONAIS
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS II
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
ANALISE DE SISTEMAS
ANALISE DE SISTEMAS
ANALISE DE SISTEMAS
ARQUIVOS E BANCO DE DADOS
ARQUIVOS E BANCO DE DADOS
TÉCNICAS AVANÇADAS EM PROG.
DESCRIÇÃO DO CÓDIGO POR DISCÍPLINA
1 - BAS - FORMAÇÃO BÃS1CA
2 - GER - FORMAÇÃO GERAL
3 - PRO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL GERAL
4 . FPE - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIFICA
5 - TID TRABALHO INDIVIDUAL
6 - EDF - PRÁTICA DESPORTIVA (Educação Física)
Disciplinas 1.890
Estágio 360
EPB 30
Prática Desportiva 60
SEQUÊCIA DENTRO DO SEMESTRE
GRUPO DE FORMAÇÃO
SEMESTRE DA DISCIPLINA
2. 340
h/a.
QUADRO I - A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO PLENO EM VIGOR
II)
SEMESTRE
1
2
3
4
5
6
CÓDIGO
BAS 111
GER 122
GER 123
GER 124
GER 125
BAS 211
GER 222
GER 224
GER 225
GER 233
GER 322
PRG331
PRG 333
PRG 334
PRG 335
GER 421
GER 422
PRG 433
PRG 434
FPE445
PRG 534
FPE541
FPE 542
FPE543
FPE 545
TID556
GER 621
FPE 643
FPE 644
FPE 645
EDF 662
DISCIPLINAS
MATEMÁTICA
ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE
LINGUA PORTUGUESA
INGLÊS I
ESTATÍSTICA
ECONOMIA E FINANÇAS
INTRODUÇÃO AO DIREITO
INGLÊS II
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS I
SISTEMAS OPERACIONAIS
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
TEORIA DE SISTEMAS
PESQUISA OPERACIONAL
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS fl
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
AN ALISE DE SISTEMAS
TÉCNICAS AVANÇADAS EM PROGRAMAÇÃO
ANÁLISE ECONÓMICA E DESEMPENHO DE
EQUIPAMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE CPD
ARQUIVOS E BANCOS DE DADOS
TELEPROCESSAMENTO E SISTEMAS
DISTRIBUÍDOS
TRABALHO INDIVIDUAL
EPB
PROJETOS DE SISTEMAS
TÓPICOS AVANÇADOS EM PD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
PRATICA DESPORTIVA
CRÉDITO
06
04
04
.04
04
04
06
04
04
04
04
04
06
04
04
04
04
06
04
04
06
04
04
04
04
04
06
04
04
04
MORARIA
CARGA
90
60
60
60
60
60
90
60
60
60
60
60
90
60
60
60
60
90
60
60
90
60
60
60
60
360
60
90
60
60
60
PRÉ-REQUISITOS
MATEMÁTICA
INGLÊS I
ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO l
TEORIA DE SISTEMAS
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
SISTEMAS OPERACIONAIS
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS II
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO II
ANALISE DE SISTEMAS
ANALISE DE SISTEMAS
ANALISE DE SISTEMAS
ARQUIVOS E BANCO DE DADOS
ARQUIVOS E BANCO DE DADOS
TÉCNICAS AVANÇADAS EM PROG.
DESCRIÇÃO DO CÓDIGO POR DISCIPLINA
SEQUÊNCIA DENTRO DO SEMESTRE
GRUPO DE FORMAÇÃO
SEMESTRE DA DISCIPLINA
1 - BAS - FORMAÇÃO BÁSICA
2 - GER - FORMAÇÃO GERAL
3 - PRO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL GERAL
4 - FPE - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIFICA
5 - TID - TRABALHO INDIVIDUAL
6 - EDF - PRÁTICA DESPORTIVA (Educação Fisica)
Disciplinas 1.890
Estágio 360
EPB 30
Pratica Desportiva 60
2.340 h/a
QUADRO I-B
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
19 SEMESTRE
- Matemática
- Estudo de Problemas Brasileiros
- Introdução ã Computação
- Lingua Portuguesa
- Inglês I
29 SEMESTRE
- Estatística
- Administração
- Técnicas de Programação I
- Contabilidade
- Inglês II
39 SEMESTRE
- Pesquisa Operacional
- Organização e Métodos I
- Técnicas de Programação II
- Teoria de Sistemas
-Linguagem de Programação I
49 SEMESTRE
- Economia e Finanças
- Organização e Métodos II
- Sistema de Informação
- Análise de Sistemas
- Linguagem de Programação II
59 SEMESTRE
- Prática Desportiva
- Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos
- Arquivos e Bancos de Dados
- Sistemas Operacionais
- Técnicas Avançadas em Programação
CARGA HORÁRIA
90
30
90
60
60
330
60
60
90
60
60
330
60
60
90
60
60
330
90
60
60
60
60
330
60
60
60
60
90
330
CURRÍCULO PLENO PROPOSTO
QUADRO I (Cont.)
6º SEMESTRE
- Introdução ao Direito
- Administração de CPD
- Projeto de Sistemas
- Tópicos Avançados em PD
- Teleprocessamento e Sistemas Distribuídos
CARGA HORÁRIA
60
60
90
60
60
330
Trabalho Individual
(Estágio Curricula)
360
Carga horária: / Credito
Disciplinas
Estagio
E.P.B.
Pratica desportiva :
Total
1898 horas
368 horas
38 horas
68 horas
2348 horas
( 124 créditos )
( 24 créditos )
( 02 créditos )
( 04 créditos )
( 125 créditos )
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01
ADRIANO CÉSAR POMBO DA SILVA
Disciplina: Projeto de Sistemas
Graduação: Engenharia Civil pela UFBA (1966).
Pós-graduação: Especialização em Engenharia Industrial pela PUC - RJ (1972)
Expenência docente: professor de linguagens de alto nível e Introdução à Ciência
da Computação na UFBA (1973 e 1974)
Projeto de Sistemas na faculdadade Rui Barbosa
'Experiênciao docente: BANCO ECONÔMICO- Analista de Sistemas (de 1978
a 1986) COBAFI - Analista de Centro de Informações (de 1986 a 1989)
ECONÔMICO Analista Consultor (de 1989 até a presente data).
0 2 - ALTAMIRO CASTILHO DE ALMEIDA FILHO
Disciplina: Organização e Métodos I e Organização e Métodos II.
Graduação: Administração pela UFBA (1974).
Pós-graduação: Mestrado em Administração pela UFBA (1992), Especialização em
Recursos Humanos e Especialização em pesquisa pela UFBA (1982).
Experiência docente: professor de Administração de Pessoal e Comunicações UFBA
(de 1989 até a presente data), professor de O&M da Escola de Administração da
UEFS, professor de O&M I e II da Faculdade Rui Barbosa (1992)
Experiênciao docente: ORGANIZA - Diretor {de 1976 a 1982?
0 3- ANA CAROLINA DE OLIVEIRA SEIXAS
Disciplina: Prática Desportiva.
Graduação: Curso Superior de Educação Física (1985).
Pós-graduação: Especialização em Educação Física para Docentes Mentais (1989).
Experiência docente: Professora de Ed. Física para Deficientes Mentais no Inst. de
Organização neurológica da Bahia (de 1987 a 1988), professora de Educação Física
dos cursos de Administração de Empresas e Processamento de Dados da Faculdade
Rui Barbosa (de 1990 até a presente data).
04- CLAUDETE MARY DE SOUZA ALVES
Disciplina: Linguagem de Programação I.
Graduação: Ciências da Computação pela UFBA (1977).
Pós-graduação: Mestrado em Sistemas e Computação pela UFPB (1989).
Experiência docente: Professora de introdução ao processamento de dados na
UFBA (1979 e 1980), professora de Engenharia de software na UCSal e
Metodologia de programação na FACS (1992).
Experiênciao docente: UFBA - Analista de Sistemas (de xxxxxx até a presente
CARMEM ROCHA MUNIZ
05 - Disciplina: Introdução ao Direito.
Graduação: Bacharelado em Direito pela UFBA (1987), Pedagogia peia UCSal
(1977).
Pós-graduação: Especialização em Direito do Trabalho e Previdência Social pela
UFBA (conclusão prevista para 1993).
Experiência docente: Professora de Instituições de Direito Público e Privado do curso
de Administração da Faculdade Rui Barbosa e professora de Introdução ao Direito
do curso de Tecnologia em Processamento de Dados da FRB.
Experiênciao docente: CONSTRUTORA LESSA RIBEIRO - assistente da
Diretoria de Compras (de 1969 a 1974), Advogada (1988 até a presente data).
06 _ CÉSAR MAROCCI GONÇALVES DA SILVA
Disciplina: Linguagem de Programação II e Técnicas Avançadas de Programação.
Graduação: Bacharel em Ciências da Computação peia UFBA (1988).
Pós-graduação: Mestrado em Ciências da Computação pela UNICAMP (em fase de
defesa de tese).
Experiência docente: Linguagem de Programação I e Técnicas Avançadas de
Programação na Faculdade Rui Barbosa (1992).
Experiênciao docente: CASE INFORMÁTICA - Analista de Sistemas (1992),
PRODEB -Analista de Sistemas(de 1989 a 1990), NITROFÉRTIL - programador de
computador sénior (de 1987 a 1989).
07 - DÉCIO TORRES CRUZ
Disciplina: Inglês II.
Graduação: Bacharelado em Letras pela UFBA (1980).
Pós-graduação: Mestrado em Letras pela UFBA (1989), Especialização em Tradução
(Inglês) pela UFBA (conclusão prevista para dezembro/92).
Experiência Docente: Professor da UneB das disciplinas Literatura Brasileira,
Literatura Portuguesa, Literatura Inglesa e Teoria da Literatura (de 1984 a 1988),
disciplinas Inglês Técnico, Língua Inglesa e Língua Portuguesa (de 1988 a 1990),
professor de Inglês II da Faculdade Rui Barbosa (de 1990 até a presente data).
08 - ELLEN MELO DOS SANTOS RIBEIRO
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros.
Graduação: Licenciatura em História pela UFBA(1972).
Pós-graduação: Mestrado em Ciências Sociais pela UFBA (1982).
Experiência docente: Professora de História do Brasil e Estudo de Problemas
Brasileiros da UneB (de 1980 até a presente data), professora de Estudo de
Problemas Brasileiros do curso de Administração e Tecnologia em Processamento
de Dados da Faculdade Rui Barbosa.
QUADRO II (Cont.)
09-
10-
QUADRO II (Cont.)
ELSA SOUSA KRAYCHETE
Disciplina: Economia e Finanças.
Graduação: Economia pela UFBA (1978).
Pós-graduação: Mestrado em Economia pela UFBA (1986).
Experiência docente: Professora de Microeconomia I da UFBA (1986), professora
de Economia e Finanças da Faculdade Rui Barbosa (de 1990 até a presente data).
Experiênciao docente: CEBRAP/CONDER - pesquisadora (1974),
PROPAR/DESEMBANCO - Gerente Operacional II .
ERNANI PREVTTERA SANTOS
Disciplina: Matemática.
Graduação: Licenciatura em Matemática (1969), Bacharelado em Matemática (1969)
e Engenharia Civil (1975), pela UFBA.
Pós-graduação: Especialização em Geometria Analítica e Análise Vetorial - UFBA
(1982)
Experiência docente: Professor Adjunto I, UFBA (de 1970 até a presente data)
professor de Matemática da Universidade Católica do Salvador (1973 e 1974)
professor de Matemática da Escola Superior de Agrimensura (1977 a 1981)
professor de Matemática da Escola Superior de Ciências Contábeis da Fundação
Visconde de Cairu (de 1976 a 1982); professor de Matemática da Escola de
Administração de Empresas da Bahia (1980 a 1984), professor de Matemática da
Faculdade Rui Barbosa (de 1990 até a presente data).
11- GERALDO CARDOSO FILHO
Disciplina: Sistemas Operacionais.
Graduação: Matemática pela UFRN (1982) e Ciências da Computação pela UPB
(1984).
Pós-graduação: Especialização em Análise de Sistemas pela UFBA (conclusão
prevista para 1993).
Experiência docente: Professor de Sistemas Operacionais da Faculdade Rui Barbosa.
Experiênciao docente: TEQUIMAR - Encarregado do Centro de Processamento
de Dados (de 1989 até a presente data), LABO ELETRÔNICA - Supervisor de
Suporte (de 1988 a 1989), DIGIREDE - Analista de suporte (de 1986 a 1988),
ENGEX - Analista de suporte (de 1984 a 1986).
QUADRO II (Cont.)
GILVANDRO CARVALHO DE BURGOS SOARES
Disciplina: Contabilidade.
Graduação: Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia
(1978).
Pós-graduação: Mestrado em Administração pela UFBA (1986), Especialização em
Direito Tributário pela UFBA (1983).
Experiência docente: Professor de Contabilidade e controle de custos da FACS (de
1985 a 1991), professor de Princípios Contábeis e Aspectos Computacionais da
UCSal (1990), professor Contabilidade Geral e Contabilidade Horteleira - CENTEC
(1992), professor de Contabilidade dos cursos de Administração e Tecnologia em
Processamento de Dados da FRB (de 1991 até a presente data).
Experiênciao docente: METANOR S/A - Controle Financeiro (de 1990 a 1991),
NORCON-DUPONT - Controller Financeiro (de 4988 a 1990), RHODIA - Gerente
de Gestão e Finanças ( de 1986 a 1988), QUÍMICA DA BAHIA (de 1886 a 1987),
CIQUIne -Chefe da Contabilidade (de 1979 a 1985).
13- GILBERTO REIS SILVA
Disciplina: Sistemas de Informação.
Graduação: Engenharia Elétrica UFMG (1985).
Pós-graduação: Mestrado em Ciências da Computação pela UFMG (1987).
Experiência docente: Professor de Estruturas de Dados na UFMG (1988), professor
de Banco de Dados no CENID (de 1991 até a presente data), professor de Sistemas
de Informação na Faculdade Rui Barbosa (1992).
14-. HUMBERTO DOS SANTOS FILHO
Disciplina: Teoria dos Sistemas.
Graduação: Bacharel em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas
da Bahia (1983).
Pós-graduação: Especialização em Análise de Sistemas pela UFBA (conclusão
prevista fev. 93).
Experiência docente: Professor de Política e Programação Econômica na FACCEBA
(1984 e 1985), Professor de Introdução à Computação, Linguagem de Programação
e Tópicos Avançados de Informática na FACS (de 1984 a 1987) professor de
Administração de CPD e Teoria dos Sistemas na Faculdade Rui Barbosa (1991 até
a presente data).
Experiênciao docente: METACRIL - Assessor de Sistemas (de 1990 até a presente
data), NITROCARBONO - Chefe da divisão de Proc. Dados (de 1987 a 1989),
Clube Diretores Lojistas Salvador - Chefe do CPD ( de 1985 a 1987), ASPEB -
Chefe da Divisão de Programação, Analista de Sistemas e Programador Analista (de
1982 a 1984), NITROFÉRTIL, ASPEB E USIBA - Programador de Computadores
(de 197J a 1982).
15
QUADRO II (Cont.)
15- JABES FRANCISCO ANDRADE SILVA
Disciplina: Pesquisa Operacional.
Graduação: Bacharelado em Matemática pela UFPe (1969).
Pós-graduação: Especialização em Matemática Pura pela UFPe (1975) e Matemática
Aplicada pela UNICAMP (1989).
Experiência docente: Professor de Matemática na UFPB (de 1970 a 1977), professor
de Pesquisa operacional nos cursos de Administração e Tecnologia em Processamento
de Dados da Faculdade Rui Barbosa (de 1991 até a presente data).
Experiênciao docente: PETROBRÁS - Analista de Pesquisa Operacional (de 1978
até a presente data).
16 - JOÃO DIAS DE QUEIRÓS
Disciplina: Técnicas de Programação II e Análise de Sistemas.
Graduação: Bacharel em Ciências da Computação pela UFBA (1974).
Pós-graduação: Mestrado em Informática pela PUC/RJ (1978).
Experiência docente: Professor de Estruturas de Informação, Computadores e
Sociedade, Análise de Sistemas, Banco de Dados, Teoria da Computação, Tópicos
de Sist. de Informação, Administração de CPD, Introdução à Computação,
Engenharia de Programação na UFBA (de 1978 até a presente data), professor de
Técnicas de Programação e Análise de Sistemas na Faculdade Rui Barbosa.
17- JORGE ANTONIO SILVA SANTOS
Disciplina: Administração.
Graduação: Administração de Empresas pela UFBA (1977), Economia peia UCSal
(1988).
Pós-graduação: Mestrado em Administração pela UFBA (1991).
Experiência docente: Professor de Administração da Faculdade Rui Barbosa (1992).
Experiênciao docente: BAHIATURSA - Gerente de Estudos Econômicos (1992),
à disposição da Secretaria de Indústria e Comércio (de 1990 a 1991), Assessor da
Presidência (de 1991 a 1992), Assistente da Diretoria de Operações (1988),
Coordenador da Unidade de Sistemas e Métodos (de 1987 a 1988), Coordenador da
Unidade de Segurança e Manutenção (de 1986 a 1987), Coordenador da Unidade de
Serviços de Apoio e Comunicação (de 1984 a 1986). TEQUIMAR - Assistente
Comercial (de 1979 a 1982).
18 - JORGE SAMPAIO FARIAS
Disciplina: Introdução à Computação.
Graduação: Engenharia Civil pela UFBA (1978).
Pós-graduação: Mestrado em Ciências da Computação pela UFRGS (1989).
Experiência docente: Professor de Introdução à Ciência dos Computadores, Cálculo
Numérico e Introdução à Informática da UEFS (de 1983 até a presente data),
professor de Princípios de Computação da UCSal (de 1981 a 1984), Professor de
Introdução à Computação da Faculdade Rui Barbosa (1992).
QUADRO II (Cont.)
19- MARCELO MEIRELES MARTINS
Disciplina: Técnicas de Programação I.
Graduação: Engenharia Elétrica pela UFPE (1981).
Pós-graduação: Especialização em Análise de Sistemas pela UFRJ (1990).
Experiência docente: Professor da disciplina Cálculo I do curso de Administração da
Faculdade Rui Barbosa e da disciplina Técnicas de Programação I do curso de
Tecnologia em Processamento de Dados da FRB (de 1990 até a presente data)
Experiênciao docente: CHESF - Engenheiro (de 1982 a 1985) COELBA -
Analista de Sistemas (de 1986 a 1989), PETROBRÁS - Analista de Sistemas (de
1989 até a presente data).
20 - MÁRCIA RIOS DA SILVA ANDRADE
Disciplina: Língua Portuguesa.
Graduação: Licenciatura em Letras Vernáculas pela UFBA (1982).
Pós-graduação: Mestrado em Letras pela UFBA (1990).
Experiência docente: professora de Teoria da Literatura na UneB (1987), Professora
de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura da UneB-FFPa (de 1990 até a presente
data), professora de Língua Portuguesa da Faculdade Rui Barbosa (de 1990 até a
presente data).
21 - PAULO JOSÉ LIMA DA SILVA LOPES
Disciplina: Linguagem de Programação I.
Graduação: Ciências da Computação pela UFBA (1984).
Pós-graduação: Especialização em Informática pela UFPB (conclusão prevista para
1993)
Experiência docente: Professor de Sistemas de Computação da FACS (de 1987 até
a presente data), professor de Linguagem de programação I da Faculdade Rui
Barbosa (1992).
Experiênciao docente: Analista de Sistemas da UFBA (de 1985 ate a presente
data).
2 2- RICARDO LUIS RODRIGUES PERES
Disciplina: Administração de CPD.
Graduação: Engenharia Elétrica pela UFRJ (1978).
Pós-graduação: Especialização em Análise de Sistemas pela UFBA (conclusão
prevista para fev/93).
Experiência docente: Professor de Administração de CPD na Faculdade Rui Barbosa
(1990).
Experiênciao docente: NITROCARBONO - Chefe da Divisão de Processamento
de Dados, BURROUGHS (UNISYS) - Analista de Suporte e Chefe da Divisão de
Suporte das filiais de Fortaleza e Manaus (1979 a 1987).
QUADRO II (Cont.)
23- RITA MARIA BASTOS VIEIRA
Disciplina: Estatística.
Graduação: Matemática peia UFBA (1979).
Pós-graduação: Mestrado em Estatística pela UFRJ (1986).
Experiência docente: Professora de Estatística da UFBA (de 1980 a 1985), professora
de Estatística da UneB (de 1979 a 1985), Professora do Departamento de Ciências
exatas do CETEBA/UneB (de 1985 até a presente data), professora de Estatística
da Faculdade Rui Barbosa (de 1990 até a presente data).
_ ROSALY CONRADO LOULA
Disciplina: Inglês I.
Graduação: Licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela UCSal (1968).
Pós-graduação: Mestrado em Letras (Linguística) pela UFBA (dissertação em fase
de julgamento), Especialização em Linguística na University of Ottawa, Canadá
(1972).
Experiência docente: Professora Estagiária de Inglês, Departament of Linguistics and
Modem Languages, University of Otawa (de 1970 a 1971), Assistente de Pesquisa
do Institut de Langues Vivantes, University of Otawa, professora substituta de
Língua Portuguesa da UFBA (1991), professora de Comunicação e Expressão do
curso de Administração da Faculdade Rui Barbosa, professora de Inglês I, FRB.
25- SIMONE DE OLIVEIRA BRANCO
Disciplina: Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos e Tópicos avançados
em PD.
Graduação: Tecnologia em Processamento de Dados pela UNPB (1987).
Pós-graduação: Mestrado em Ciências da Computação pela UFPB (1990).
Experiência docente: Professora de Introdução à Informática da UCSal (1992) e
professora de Análise Econômica e Desempenho de Equipamentos e Tópicos
Avançados de PD na Faculdade Rui Barbosa (1992).
Experiênciao docente: PAES MENDONÇA - Analista e Coordenadora de Suporte
(1990 a 1992), METTAL-LOUÇA - Programadora de computadores (1986 a 1987).
2 6- VALTER JOSÉ CRUZ
Disciplina: Teleprocessamento e Sistemas Distribuídos.
Graduação: Engenharia Elétrica pela UFBA (1983).
s graduação: Especialização em Análise de Sistemas UFRJ (1986).
Experiência docente: Professor de Processamento de Dados da UneB (1988 até a
presente data), professor de Teleprocessamento e Sistemas Distribuídos na Faculdade
Rui Barbosa (1992).
QUADRO II (Cont.)
27- VICENTE MANOEL MOREIRA JÚNIOR
Disciplina: Arquivo e Bancos de Dados.
Graduação: Bacharel em Ciências da Computação pela UFPB (1989).
Pós-graduação: Mestrado em Informática pela UFPB (1992).
Experiência docente: Coordenador do curso de Análise de Sistemas da FACS (1992),
professor de Arquítetura de Computadores da UCSal(1992), professor de Arquivo
e Banco de Dados da Faculdade Rui Barbosa (1992).
IV - DECISÃO DD PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
clusao da Câmara.
a con-
Sala Barreto Filho, em 11 de 03 de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 11/03/1993, REALIZADA ÁS 16 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA EM 1993.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo