por diferentes países de culturas e sistemas de produção diferenciados comprovando seu caráter de
universalidade. O segundo conjunto de conhecimentos,tem como fim esclarecer os alunos sobre a
realidade brasileira histórica e atual assim, são incluí das diversas disciplinas tratando de problemas
políticos, sociais, jurídicos e econô micos, na busca desse fim. Por fim, o terceiro conjunto de
conhecimentos, identifi-cado no currículo, diz respeito ã realidade rural brasileira, suas relações
com o se-tor urbano, abrangendo diversos aspectos econômicos, sociais, psicológicos, cultu rais e
principalmente métodos e técnicas de gerência desenvolvidos a partir da re;a lidade das empresas
agrícolas e agroindustriais no Brasil.
O ensino de Administração Rural de forma integrada, em nivel de gra duação, é
oferecido apenas por 7 instituições de ensino superior, distribuídas pelos Estados de Minas Cerais
(2), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (2). Em nivel de mes trado, a FGV oferece o curso
Desenvolvimento Agricola e a ESAL, a pós-graduação em Administração Rural. Ressalta-se,
portanto, a importância deste curso, para o interior de Sao Paulo.
O curso será desenvolvido em 4 anos, com uma carga horária total de 2.880 h/a. A
estrutura curricular,como apresentada, atende ãs normas contidas na Resolução s/n, de 8/7/66.
(Anexo I).
O ementário foi elaborado de modo a proprocionar ao alunado uma forma ção
acadêmica e profissional adequadas, expressando, no seu conjunto, sugestões flexíveis, onde cada
docente possa definir roteiros mais adequados e minuciosos.
A IES apresentou, em atendimento aos Despachos de Câmara já citados, um novo
plano econômico-financeiro quadrienal, onde se destacam as fontes de recei-ta, as categorias de
despesas e a previsão de investimentos. Como acontece com a maioria dos planejamentos
econômico-financeiros apresentados pelas IES as anuidades e as taxas são as principais fontes de
receita.
O corpo docente,que se responsabilizará pelo ensino do conteúdo programático das
disciplinas integrantes do currículo pleno, e constituído de 16 profes-sores com o seguinte perfil
acadêmico: 03 com doutorado; 06 com mestrado; 0 4 com especialização e 03 com graduação. O
resumo da qualificação academico-profissional de cada professor constitui o Anexo II deste parecer.