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INTERESSADO/MANTENEDORA
U
F
UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO JE CULTURA - UBEC
DF
ASSUNTO •
Reconhecimento do Curso de Filosofia - Licenciatura Plena,
ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
das Faculdades Integradas da Católica de Brasília.
RELATOR: SR. CONS. - YUGO OKIDA '
PARECER Nº 160-93.
APROVADO EM 10/03/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
PROCESSO Nº 23001.000852/92-93
I - RELATÓRIO
A União Brasiliense de Educação e Cultura - UBEC, com sede
em Brasília-DF, encaminha a esse Conselho pedido de reconheci -
mento do Curso de Filosofia - Licenciatura Plena, ministrado pe
.
la Faculdade de Filosofia, Ciencias, e Letras das Faculdades Inte-
gradas da Católica de
Brasília - FICB .
__________________________________
Em sé tratando de Instituição em fase de Acompanhamento, pe
la via do reconhecimento, em Universidade, de acordo com a Porta-
ria C.F.E. nº 54/87 - a Comissão Verificadora para o
Reconhecimen
to do Curso é a mesma designada pela Portaria C.F.E. nº 55/92, for
mada .pelos seguintes professores: Earle Diniz.Macarthy Moreira ,
Raymundo Manno Vieira e Magno de Aguiar Maranhão, para o acompa
nhamento previsto no Parecer C.F.E. nº 628/92.
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1 - Dados sobre a Mantenedora
A União Brasiliense de Educação e Cultura - UBEC, com sede em Brasi-
lia,DF, é uma Sociedade Civil sem fins lucrativos, com seus Estatutos re
gistrados sob o nº 1.132 no Cartório Ofício do Registro Civil de Títulos
e Documentos e Pessoas Jurídicas, livro A-6, de 12/08/72, tem o seu fun-
cionamento e as suas condições fiscais e parafiscal em situação regular
de funcionamento, atestam os documentos anexos ao processo e a Comissão
Verificadora.
Quanto ã regularidade de funcionamento da Instituição, a sua infra-
-estrutura física e a sua capacidade econômico-financeira, foram conside
radas satisfatórias pela Comissão Verificadora.
?. - Dados Gerais do Curso
. Autorização: Parecer CFE n9 387/89
Decreto n9 97.985/89
. Numero de vagas: 80 (oitenta) totais anuais
. Turnos de funcionamento: Vespertino
. Implantação: 2º período de 1989
. Regime do Curso: seriado semestral, com inscrição de disciplinas.
. Integralização: 04 (quatro) anos = (oito semestres letivos)
. Concurso Vestibular: semestral
Nos quadros a seguir podemos visualizar as matrículas realizadas e
a evolução do alunado desde a implantação do Curso.
2.1 -
Quadro demonstrativo da Evolu
ç
ã
o
do Curso
ANO VAGAS INSCRIÇÕES RELAÇÃO V/I
1989 80 643 8,03
1990 80 137 1,71
1991 80 93 1,16
1992 80 77 0,96
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Evolução do alunado nos últimos anos
ANO MATRÍCULA EVASÃO
1989 2º semestre 80 16
103
1990 1º semestre 24
121
2º semestre 21
1991 1º semestre
2º semestre
37
143
16
146
1992 1º semestre
2º semestre
25
176
189
2.2 -
Instalações Físicas do Curso
O Curso, objeto do Reconhecimento, é ministrado do Campus das Facul
dades Integradas da Católica de Brasilia, Q.S. 07 Lote 01 - EPCT - Bair-
ro Aguas Claras - Taguatinga Sul - Brasilia,DF.
As aulas das disciplinas que compõem a estrutura curricular são de-
senvolvidas num conjunto de salas de aula bem ventiladas, iluminadas, em
bom estado de conservação.
Para o bom funcionamento do Curso e o satisfatório atendimento dos
alunos existem os seguintes ambientes:
salas de aula com superfície de 72 m cada.
. 1 sala para o Diretor da F.F.C.L. que atua, também, com o coorde-
nador do Curso, da qual constam: gabinete do Diretor, sala de reu
nioes e sala da secretaria. Total de 52 m2.
. 4 salas para as Chefias dos Departamentos cujas disciplinas inte
gram o Currículo Pleno do Curso, a saber:
- Departamento de Filosofia
- Departamento de Educação
- Departamento de Fundamentos das Ciências Sociais
- Departamento de Comunicação e Expressão
. 1 sala comum para os Professores, que atende aos professores do
2
Curso e dos demais Cursos da F.F.C.L., com superfície de 124 m .
. 2 Auditórios, comuns para toda a Instituição, sendo o Auditório
Geral com 480 lugares e o Auditório II com 72 lugares.
2
. 1 Capela, comum para toda a Instituição, com 64 m .
. Biblioteca (ver discriminações a seguir) , áreas de esporte (giná-
sio coberto, cuadras poliesportivas, vestiários e sanitários).
. Instalações para os professores cue atuam nos regimes de Tempo In
tegral e Tempo Parcial.
Por ocasião da visita da Comissão de Acompanhamento, a mesma teve a
oportunidade de verificar "in loco" as instalações físicas da Institui-
ção, em especial, aquelas que são utilizadas pelas disciplinas do Curso,
objeto do Reconhecimento.
2.3 - Concepção e Objetivos
O Curso de Filosofia - Licenciatura Plena, foi autorizado pelo Pare
cer C.F.E. nº 387/89 sendo homologado pelo Decreto 97.985/89 e tem por
objetivo a formação de profissionais voltados para a área de ensino, es-
tando também capacitados a atuar em Centros de estudo e de pesquisas fi-
losóficas.
Pela estrutura curricular pode-se observar que o futuro profissio
nal acrescentará à sua formação específica uma visão mais ampla da área
de educação, bem como a capacitação para uma análise crítica no crue se
refere ao conhecimento em todas as formas (científica, empírica, etc..).
O Curso de Filosofia está sendo procurado por profissionais de
dife-rentes áreas, daí se revestir de uma dimensão diferente da mera
dimensão de preparação profissional, sendo este fato mais um elemento
cue justifi-ca o reconhecimento do curso.
2.4
Currículo Pleno
O Currículo Pleno do Curso de Filosofia foi estruturado a partir do
Currículo Mínimo estabelecido pelo Parecer nº 277/62 e pela Resolução que
o acompanha, do Conselho Federal de Educação. Sua Carga Horária total de
2.820 horas (excluídas EPB e Educação Física) se situa bem acima do mini
mo previsto pela Resolução nº 01/72 do C.F.E.
O Currículo Pleno do Curso foi elaborado de forma a possibilitar '
crue seus objetivos pudessem ser plenamente alcançados. Para tanto a Di-
reção da F.F.C.L., juntamente com os Departamentos envolvidos, tem proce
dido ã avaliação do processo a fim de detectar possíveis incongruências
entre os objetivos crue o Curso se propõe, as aspirações e necessidades de
seus alunos e a proposta curricular implementada. A avaliação foi reali
zada nas reuniões dos Departamentos, especialmente do de Filosofia, em
contatos formais e informais com alunos, no acompanhamento e análise do
mercado de trabalho, atual e futuro.
O Currículo Pleno do Curso constitui o anexo I deste Relatório.
O tempo de integralização do currículo está previsto em 08 (oito)pe
ríodos) letivos e está estruturado em regime seriado semestral com ins-
crição em disciplinas.
A formação pedagógica e, ainda, um componente indissociável do cur-
so, consoante com seu objetivo de formar professores para o exercício do
magistério nos níveis de sua competência.
Princípios gerais e fundamentos teóricos relativos à Didática e a
Metodologia do Ensino, norteiam todas as atividades a serem realizadas
por ocasião da prática do Estágio Supervisionado. A Filosofia, atitude
questionadora pela sua própria natureza, implica uma Prática Pedagógica,
"bastante "sui generis". A própria elaboração do Planejamento, a defini_
ção de Estratégias e os mecanismos de avaliação estão presentes à pecu -
liaridade deste campo do saber.
É consenso que a Prática de Ensino pode ser apreendida por experiên
cia mais do que a partir de noções teóricas. Trata-se, com efeito de si_
tuação espacial-temporal em que o estagiário, com responsabilidade pró-
pria, descobre a necessidade de estabelecer objetivos concretos empre -
gando os conhecimentos Filosóficos anteriormente adquiridos nas condi-
ções em que se encontra e aplicando seu "saber pedagógico" para realizar
os objetivos elaborados com a função específica de conseguir o ideal pla
nejado.
De acordo com a Res. 399/89, os licenciados em Filosofia poderão ter
tas seguintes habilitações:
Licenciatura Plena em Filosofia, no 2º Grau.
Psicologia e Sociologia, no 2º Grau e História, 1ºe2ºGraus.
Assim sendo, a prática de ensino será obrigatória nas disciplinas
objeto de registro, sob forma de Estágio Supervisionado.
2.5 - Biblioteca
A Biblioteca das Faculdades Integradas da Católica de Brasília está
- 2 2
situada em predio proprio, com area total de 4.197 m , sendo 1.965 m de
2 area destinada ao acervo geral e
892 m de area de estudo. A biblioteca
adota o Sistema de Classificação Decimal de Dewey, seguindo as normas do
Código Anglo-Americano. Acha-se em processo de informatização e transfe-
rência do acervo das antigas instalações para as novas.
O acervo geral é formado por 29.032 títulos e 14 4.164 exemplares. O
acervo de periódicos é formado por 1.136 títulos, sendo 1.019nacionais e
177 estrangeiros.
O acervo específico do Curso de Filosofia é constituído de 1.664
tí-tulos e 9.473 exemplares, não computados os títulos e exemplares de
áreas afins.
O acervo específico de periódicos do curso é formado por 13 títulos
correntes, sendo 10 nacionais e 03 estrangeiros.
Os recursos humanos da biblioteca se compõem de 04 bibliotecárias
profissionais, devidamente registradas e 23 auxiliares. Os serviços te£
nicos de processamento, catalogação e classificação são centralizados pa
ra todas as Faculdades Integradas da Católica de Brasília. O horário de
funcionamento e das 09:00 as 22:00 horas de 2. a 6. feira e das 09:00 as
18:00 horas nos sábados. Há convênios firmados com: COMUT, BIBLIODATA
e IBICT.
2.6 Corpo Docente
O Corpo Docente de Filosofia apresenta o seguinte perfil no que diz
respeito ã Titulação e ao Regime de Trabalho:
DEPARTAMENTO DOUTOR MESTRE ESPECIALIZAÇÃO GRADUADO TP TI OUTROS TOTAL
REGIMES
. Filosofia 01 02 07 02 04 04 10
. Fundamentos das
Ciências Sociais
.. 03 01 _ 01
03
04
. Educação -- 03 02 02 01 02 05
. Comunicação e
Expressão
01 01 02 02
01 09 11 05 05 11 21
Observação: 1 - Dos 09 (nove) Mestres, 04 (quatro) estão realizando es-
tudos em Programas de Doutorado.
2 - TP - Tempo parcial de 30 h, sendo 18 h em sala e 12 h em
atividades acadêmicas.
TI - Tempo integral de 4 0 h, sendo 20 h em sala e 20 h em
atividades acadêmicas.
Iniciando o seu plano de Capacitação Docente, a Instituição autori-
zou o afastamento, mantendo o vínculo empregatício e ajuda de custo, dos
professores Hermenegildo José de Menezes Bastos e Rita Laura A. Cavalcan
te Trestini dos Departamentos de Comunicação e Expressão e Educação, res
pectivamente; em substituição aos professores mencionados foram contrata
dos dois outros com título de Mestres, em regime de tempo integral e par
cial, a saber: Sylvia Helena Cyntrão e Fernando de La Roque Couto.
Quanto à produtividade do Corpo Docente:
- 06 professores realizando atividades de pesquisa nas áreas de:
- Epistemologia
- Educação
- Psicologia
- Literatura
- Antropologia
A descrição do Corpo Docente atual, incluindo as duas novas contra-
tações, constituem o anexo II deste Relatório.
3 - Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora, após a análise dos elementos constantes do
processo e as observações realizadas nos dias da visita ao estabelecimen
to, conclui que o Curso de Licenciatura Plena em Filosofia, com 80(oiten
ta) vagas anuais, em duas turmas de 40 (quarenta) alunos por semestre,po
de ser reconhecido. A Comissão é favorável, também, crue as duas turmas
sejam oferecidas no turno noturno, em função da demanda apresentada nos
últimos anos e, principalmente, do tipo de clientela do curso.
II VOTO DO RELATOR
As considerações contidas no corpo do presente Parecer levam o Rela
tor a votar pelo Reconhecimento do Curso de Filosofia - Licenciatura Ple_
na, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Facul-
dades Integradas da Católica de Brasília - FIBC, mantidas pela União Bra
siliense de Educação e Cultura - UBEC-DF, com 80 (oitenta) vagas anuais,
em duas turmas de 40 (quarenta) alunos por semestre no turno noturno.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
A N E X O I CURRÍCULO PLENO
DO CURSO UE FILOSOFIA
9
CARGA HORÁRIA: 2.820 H/A (Excluindo-se EPB e Educação Física)
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR: Mínimo em 03 anos;
Médio em 04 anos;
Maximo em 07 anos.
DISCIPLINAS
01
02
03 •
04
05
06
História da Filosofia I
Introdução à Filosofia
Métodos de Pesquisa e Bibliografia era Filosofia
Lógica I
Filosofia da Linguagem
Fundamentos da Educação
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60 .
60
07
08
09.
10
11
12
História da Filosofia 11
Filosofia Gerai - Teoria do Conhecimento
Filosofia Geral - Metafísica
Lógica II
Filosofia da Comunicação
História da Educação
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
13
14
15
16
17
18
História da Filosofia III
Filosofia Geral - Cosmologia
Filosofia Geral - Teodicéia
Filosofia da Ciência Filosofia
da Educação Educação
Brasileira I
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
|4º
19
20
21
22
23
24
História da Filosofia IV
Estetica
Cultura Religiosa
Filosofia Política I
Sociologia Geral
Educação Brasileira II
04
04
04
04
04
60
60
£0
60
60
60
25
26
27
28
29
30
Tópicos Especiais em História da Filosofia I
Antropologia Filosófica '
Ética
Filosofia Política II
Sociologia da .Educação
Psicologia Geral
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
31
32
33
34
35
36
Tópicos Especiais em História da Filosofia II
Filosofia na Anerica Latina
Ética Social
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Didática Geral
Psicologia da Educação I
04
04
04
04
04
04
60
60
60
60
60
60
7º 37
.
Tópicos Especiais em Filosofia 04 60
38 Historia do Brasil 04 60
39 Estudo de Problemas Brasileiros I 02 30
40 História Cerai I 04 60
41 Didática Especial 04 60
42 Psicologia da Educação II 04 60
43 Educação Física I 01 30
44 Tópicos Especiais em Filosofia II 04 60
45 Filosofia no Brasil 04 60
46 História Geral II 04 60
47 Estudos de Problemas Brasileiros 11 02 30
48 Educação Física II 01 30
49 Estágio Supervisionado 06 150
MEC/CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
Aprovado pelo Parecer n°. 376/92
Publicado na DOCUMENTA nº 378
ANEXO II
CORPO DOCENTE
Nome: ADEMAR JOÃO PEDRON
Disciplinas: MÉTODOS DE PESQUISA E BIBLIOGRAFIA EM FILOSOFIA CULTURA
RELIGIOSA
Qualificação: GRADUADO EM FILOSOFIA E TEOLOGIA, NO SEMINÁRIO MAIOR
REDENTORISTA TIETÊ/SP - 1967.
GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA FFCL, SÃO JOÃO DEL REY MG - 1972.
ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR, PELA
PUC/MG, 1986 e 19 88. Res. 12/83.
Parecer: POSSUI PARECER nº 904/88, DA DISCIPLINA MÉTODOS DE
PESQUISA.
Nome: ALBERTO BRÜM DE SOUZA
Disciplinas: FILOSOFIA GERAL COSMOLOGIA ÉTICA
Qualificação: GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA UFRGS - 1979.
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PELA UFRGS, 19 84.
Res. 12/83.
MESTRADO EM FILOSOFIA, PELA PUC-RS - 1991.
Nome: Pe. ASTËRIO TAVARES CAMPOS
Disciplinas: FILOSOFIA POLÍTICA
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
Qualificação: GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA PONT. UNIV. SALESIANA DE ROMA
- 1948.
GRADUADO EM TEOLOGIA, PELA UNIV. CAT. PERNAMBUCO,1952 MESTRE EM
TEOLOGIA, PELA UNIV. LATERANENSE - 1959. DOUTOR EM TEOLOGIA, PELA PONT.
UNIV. ANGELICUM - 19 61
Parecer: POSSUI PARECER nº 904/88, PARA AS DISCIPLINAS DE FI-
LOSOFIA E TEOLOGIA.
Nome: CRISTOS STYLIANOS KOKKINOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA
Qualificação: GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NA UNIV. DE BRASÍ
L
IA/85.
ESPECIALIZAÇÃO EM DESPORTOS, PELA UNIV. GAMA FILHO, 1985. Res.
12/83.
Nome: DAMIÃO COSME DA SILVA
Disciplinas: EDUCAÇÃO BRASILEIRA EPB
Qualificação: GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA FFCL - DIVINÓPOLIS, 1973
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PELAS FICB - BRASÍLIA, 1981. Res.
12/83.
Nome: DORA VIANNA MANATA
Disciplinas: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Qualificação: GRADUADA EM PEDAGOGIA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 1976
GRADUADA EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA PELA UNIV. DO BRASIL - 1957.
ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRÃO ESCOLAR, PELAS FICB, 1976. Res.
12/83.
Nome: ECLESINTON CAVALCANTI DE OLIVEIRA
Disciplina: ÉTICA SOCIAL
Qualificação: GRADUADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PELA UNIV. DE
BRASÍLIA - 1982.
GRADUADO EM HISTORIA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 1985. MESTRE EM
POLÍTICA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 1990.
Nome: FRANCISCO SÉRGIO GOMES
Disciplinas: INTRODUÇÃO à FILOSOFIA
FILOSOFIA GERAL - METAFÍSICA FILOSOFIA GERAL - TEODICÉIA
Qualificação: GRADUADO EM FILOSOFIA E TEOLOGIA, NO SEMINARIO MAIOR
ARQ. BSB - 1984
GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA PUC/MG - 19 85 ESPECIALIZAÇÃO EM
FILOSOFIA, PELA UFMG - 1990 -Res. 12/83.
Parecer: POSSUI PARECER nº 904/88, PARA A DISCIPLINA DE FILO-
SOFIA - TEODICËIA.
Nome: GLAUCIA MELASSO GARCIA
Disciplinas: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DIDÁTICA GERAL
Qualificação: GRADUADA EM EDUCAÇÃO, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 1986
MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL, PELA UNIV. DE BRASÍLIA -
1992.
Nome: HERMENEGILDO JOSÉ DE MENEZES BASTOS
Disciplina: ESTÉTICA
Qualificação: GRADUADO EM LETRAS, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 19 70
ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA DA LITERATURA, NA UNIV. DE KONSTANZ,
ALEMANHA - 1979. Res. 12/83.
MESTRE EM TEORIA DA LITERATURA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA, 1977.
Nome: HILON NISSIOR BENSUSAN
Disciplina: LOGICA
FILOSOFIA GERAL - TEORIA DO CONHECIMENTO
Qualificação: GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA,1990.
ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA, PELA USP - 1992.Res.12/83
Nome :
IRENE DANIELLI
Disciplinas: HISTORIA DA FILOSOFIA
FILOSOFIA DA CIENCIA
Qualificação: GRADUADA EM FILOSOFIA, PELA UNIV. CAT. PETRÓPOLIS -
1971.
ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E METOD. DAS CIÊNCIAS ,
PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - 1984. Res. 12/83.
Parecer:
POSSUI PARECER nº 904/88, DA DISCIPLINA FILOSOFIA E
FILOSOFIA E METOD. DAS CIÊNCIAS.
Nome: MARIA CARMEM CÔRTES MAGALHÃES
Disciplinas :
HISTORIA GERAL
HISTÓRIA DO BRASIL
Qualificação: GRADUADA EM HISTORIA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 1981,
MESTRE EM HISTORIA, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 19 86.
Nome: MARIO SÉRGIO FERRARI
Disciplinas: SOCIOLOGIA GERAL
FILOSOFIA NA AMERICA LATINA
Qualificação: GRADUADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PELA UNIV. DE
BRASÍLIA - 1990.
GRADUADO EM CIÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS, PELA UnB -1991.
ESPECIALIZAÇÃO EM AMÉRICA LATINA, PELA UNIV. DE BRA-SÍLIA - 1991.
Res. 12/83.
Nome: MARLENE MONTEIRO PEREIRA
Disciplina: DIDÁTICA ESPECIAL
Qualificação: GRADUADA EM ESTUDOS SOCIAIS, PELA PUC-RS - 1981.
GRADUADA EM FILOSOFIA, PELA PUC-RS - 1983.
ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA E DIDÁTICA DO ENSINO,
PELA FFCL - BATATAIS/SP - 1989. Res. 12/83.
Nome: MAXIMINO BASSO
Disciplinas: FILOSOFIA DA LINGUAGEM
FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO
Qualificação: GRADUADO EM TEOLOGIA, PELO INST. SUP DE TEOLOGIA,
DIVINÓPOLIS - 1964.
GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA UNIV. CAT. LOUVAIN BELGICA - 1967.
ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA, PELA UNIV. CAT.LOUVAIN BÉLGICA -
1969. Res. 12/83.
ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRÃO, PELO IPH/SP, 19 75 Res. 12/83.
Nome: NAIDE PEREIRA CALDAS
Disciplinas: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO
Qualificação: GRADUADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO PELA FAC.
INT. SIMONSEN/RJ - 19 75.
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO; PELO MEC/CETEB - 1980. Res. 12/83.
MESTRE EM EDUCAÇÃO, PELA UNIV. DE BRASÍLIA - 1982.
Parecer: POSSUI PARECER nº 904/88, PARA A DISCIPLINA ESTRU-
TURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO.
Nome: ONDINA PENA PEREIRA
Disciplinas: TÓPICOS ESP. EM HISTORIA DA FILOSOFIA FILOSOFIA
NO BRASIL FILOSOFIA NA AMÉRICA LATINA
Qualificação: GRADUADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, PELA UFMG - 1984.
MESTRE EM FILOSOFIA, PELA UFMG - 1990.
Nome: RENZO DINI
Disciplinas :
Qualificação:
Parecer:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSOFIA
ESTAGIO SUPERVISIONADO
GRADUADO EM FILOSOFIA E TEOLOGIA, PELO SEM. MAIOR
FIESOLE - ITALIA - 1962.
GRADUADO EM FILOSOFIA, PELA UFPI - 19 71.
ESPECIALIZAÇÃO EM HISTORIA DAS RELIGIÕES E FILOSO-
FIA DA EDUCAÇÃO, NO SEM. MAIOR FIESOLE - ITÁLIA -
1963. Res. 12/83. MESTRE EM EDUCAÇÃO, PELA UNIV.
DE BRASÍLIA - 1978.
POSSUI PARECER nº 9 04/88, PARA AS DISCIPLINAS DE
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, TÓPICOS ESPECIAIS EM FILOSO
FIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
Nome: RITA LAURA A. CAVALCANTE TRESTINI
Disciplina: PSICOLOGIA GERAL
Qualificação: GRADUADA EM PSICOLOGIA PELA UNIV. DE BRASÍLIA
1983.
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM PELA
UnB - 1990. Res. 12/83.
Nome: FERNANDO DE LA ROQUE COUTO
Disciplina: ANTROPOLOGIA FILOSOFICA
Qualificação: GRADUADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (ANTROPOLOGIA), PELA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - 1984.
MESTRE EM ANTROPOLOGIA, PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍ-
LIA - 1989.
Nome: SYLVIA HELENA CYNTRÃO
Disciplina: ESTÉTICA
Qualificação: GRADUADA EM LETRAS (PORTUGUÊS/FRANCÊS), PELA FACUL
DADE DE LETRAS DA UNIV. FEDERAL DO RJ - 19 77.
MESTRE EM LITERATURA BRASILEIRA, PELA UNIVERSIDADE
DE BRASÍLIA - 1988.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do
Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Camara.
Sala Barreto Filho em 10 de 03
de 1993
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