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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGÁ
PR
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Administração
Relator : Sr.Cons. Yugo Okida
Parecer nº158/93
Câmara ou Comissão
CESu
Aprovado em 10-03-93
Processo nº
23000.004928/92-97
I-Relatório
0 Diretor do Centro de Ensino Superior de Maringá/PR enca-
minha a este Conselho
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edido de reconhecimento do curso de Admi
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0 curso foi autorizado a funcionar
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de 05/12/89, nos termos do Parecer CFE nº 690/89 , com 80 vagas
totais anuais, distribuídas em duas turmas de 40 alunos cada.
Através da Portaria Sesu/MEC nº 228/92 ,foi designada Co-
missão Verificadora com
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Comissão Verificadora, foi elaborado o presente Parecer.
A - Dados sobre a Mantenedora
A-l - Condições Juridicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que :
" A Entidade Mantenedora
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Centro de Ensino Su
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A situação financeira é sólida, sem dívidas."
A-2 - Situação Econômico-Financeira
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atrimoniais dos tr
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mento e grau de imobilização.
B - Dados sobre o curso B-l
- Infra-estrutura fisica
Sobre este item a Comissão informa que:
A Faculdade de Administração e Informática está instalada na
Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR, num terreno de
48.400 m
2
, com área edificada de 1.716 m
2
. Nesta área, constata-se a
existência de dependências destinadas a parte administrativa,
desportiva e acadêmica em boas condições ...
De um modo geral, pode-se constatar que as instalações fisicas
da Faculdade são construções sólidas e em bom estado de conservação.
As salas de aulas apresentam iluminação, ventilação, mobiliário e
condições de uso adequadas. As instalações sanitárias são
suficientes, adequadas e limpas.'
B-2 - Biblioteca
Com relação a Biblioteca, a Comissão relata :
A Biblioteca que atende o Curso de graduação em Administração,
atende também o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de
Dados. Está instalada numa sala de 120 m
2
, destinada ao acervo e à
leitura, onde existem 9 mesas cora cadeiras que permite atender
confortavelmente 36 estudantes. Funciona nos tres periodos e está
sob a responsabilidade de uma bibliotecária habilitada e três
auxiliares.
Está em obras, em fase de conclusão, área de 154,38 m
2
, que
será acoplada a uma sala de 120 m
2
, para onde será transferida a
Biblioteca, que passará, assim, a contar com 274,38 m
2
, dando melhor
atendimento aos usuários.
Os estudantes além de terem acesso às estantes de livros para
consulta, tem a possibilidade de empréstimo domiciliar pelo periodo
de um semana, renovável. Estas condições de atendimento oferecem uma
maior possibilidade ao estudante de aprimorar seus conhecimentos,
além de despertar o interesse pela leitura e pesquisa em suas áreas
de formação ....
A instituição, segundo informações da bibliotecária, tem
planos, a curto prazo, para sua informatização. Neste sentido,
segundo dados do coordenador do Laboratório de Informática, está
sendo desenvolvido um sistema de controle da Biblioteca.
O acervo total , atualmente, é de 4.465 exemplares, sendo que
o acervo destinado ao curso, objeto de reconhecimento, é de 1.437
titulos e 3.658 exemplares."
Por recomendação da Comissão a instituição adquiriu mais 56
títulos de livros específicos e assinou mais 04 títulos de
periódicos, totalizando, com isso, 08 títulos correntes. As notas
fiscais das aquisições foram enviadas ao Relator e encontram-se
anexadas ao processo.
O número de consultas e empréstimos, conforme relatório
fornecido pela bibliotecária é o seguinte:
1990 = 7.489 ; 1991 = 20.544 ; 1992 (até outubro)= 26.961
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B-3 - Laboratórios
A instituição conta com um laboratório de informática que dá
suporte ao curso de Tecnologia em Processamento de Dados, contanto
atualmente com 22 equipamentos, sendo 01 AT 386 DX, 05 AT 386 SX, 02
AT 286 e 14 PC XT e 02 impressoras Rima XT 180 e uma Racidata ITA II
.
São utilizados os softwares Wordstar e Fácil como
processadores de texto e Lotus 123 e Supercalc, como Planilhas de
Cálculo.
Em decorrencia da grande procura dos alunos, a instituição já
programou a expansão do laboratório, reservando um dos novos
laboratórios a serem criados, ao curso de Administração, conforme
sugestão da Comissão Verificadora.
A instituição já iniciou a implementação de uma sala de
equipamento audio visual a ser utilizada pelos alunos de
Administração. Conta, para isso, com aparelhos de VT, monitores e 80
fitas de video, versando sobre assuntos selecionados com as
disciplinas desenvolvidas no curso.
C - Outras informações
A Comissão constatou que existe representação ativa dos alunos
nos colegiados e departamentos implantados na instituição. O
relacionamento é harmonioso entre estudantes, professores e
dirigentes. Os alunos, segundo a Comissão, confirmaram suas
expectativas iniciais quanto ao curso.
Os documentos de alunos, diários de classe e registro de dados
acadêmicos foram verificados pela Comissão e considerados
regularidades.
O índice de freqüência às aulas é em média de 85 %, enquanto
que o indice de aproveitamento médio é de 70 %.
O currículo pleno em vigor contem uma carga horária de 2.496
h/a., acrescidas de 280 h/a. de Estágio Supervisionado, 64 h/a. de
EPB e 64 h/a. de Educação Física, perfazendo , assim, um total de
2.904 h/a., o que está de acordo com a legislação em vigor, conforme
Parecer CFE nº 307/66. O Estágio Supervisionado é realizado no 4º
ano do curso, onde os alunos desenvolvem atividades de administração
em empresas da região, gerando um trabalho de conclusão de curso que
será defendido perante uma banca examinadora. A grade curricular
constitui o Anexo I deste Parecer.
A Comissão sugeriu ao Coordenador do curso uma revisão geral
no ementário, procurando eliminar algumas sobreposições de conteúdo.
D - Corpo Docente
O corpo docente é constituído por 25 professores, cujo perfil
é o seguinte : 02 com Doutorado, 01 com Mestrado, 17 com
especialização e 05 com graduação mas com experiência no magistério
superior. A relação do corpo docente constitui o Anexo II deste
Parecer.
II- VOTO DO RELATOR
Pelo exame dos autos, Relatório da Comissão Verificadora e
Informação da CAE/CFE, o Relator é de Parecer favorável ao
reconhecimento do curso de Administração, ministrado pela Faculdade
de Administração e Informática de Maringá, e mantido pelo Centro de
Ensino Superior de Maringá/PR, com 80 vagas totais anuais.
III-CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
ANEXO I ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR (EM VIGOR)
GRADE CURRICULAR - CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
DISCIPLINA H/b TOTAL
1.ano.
-Expressão Oral e Escrita em Português ....... 02 64
-Estudo de Problemas Brasileiros............. 02 64
-Matemática .................................. 02 64
-Economia .................................... 04 128
-Administração ................................02 64
-Instituições de Direito......................02 64
-Contabilidade Geral ..........................04 128
-Cooperativismo Agro-Industrial ...............08 64
20 640
Prática em Educação Física .................. 02 64
TOTAL ............................... 704
2 . ano
-Matemática Financeira
........................
02
64
-Estatística.................................. 04 128
-Noções de Custos ............................02 64
-Organização e Métodos ....................... 02 64
-Legislação Social e do Trabalho ............. 02 64
-Direito e Legislação Tributária ............. 02 64
-Pesquisa Operacional ........................ 02 64
-Economia Brasileira ......................... 04 128
TOTAL ..................... 20 640
3 . ano
Introdução à Computação ..................... 02 64
-Direito Administrativo ...................... 02 64
-Finanças Públicas ........................... 02 64
-Estrutura e finalise de Balanço .............. 02 64
-Teoria Geral da Administração ............... 02 64
-Administração de Pessoal .................... 04 Í28
-Administração de Vendas..................... 04 128
-Mercado de Capitais ......................... 02 64
TOTAL ..................... 20 640
ANEXO I
4 . ano
-Sociologia Aplicada a Administração ......... 02 64
-Psicologia Aplicada à Administração ......... 02 64
-Administração Financeira e Orçamento ........ 04 128
-Técnicas de Planejamento Administrativo ..... 04 128
-Administração de Material ................... 04 128
-Administração de Produção................... 04 128
SUBTOTAL.................. 20 640
Estagio Supervisionado ................................280
TOTAL................................920
RESUMO
1 . ano................ H/A 704
2. ano .................640 H/A
3 . ano .................640 H/A
4. ano .................920 H/A
2.904 H/A
Proc. 23000.004928/92-97
ANEXO II - CORPO DOCENTE
01 - ALCEBIADES ALVES DE MOURA
Disc.: Administração de Pessoal
Estágio Supervisionado
Qual.: Bacharel em Administração, UEM, 1976. Mestre em
Administração, UFRGS, 1986. Especializações em Direito Tributário
Administração Financeira e Organização e Métodos. Possui Parecer CFE
nº 879/88 para lecionar Administração de Pessoal. PODE SER ACEITO
02 - ALFREDO JULIAO RAUCHE AMARAL
Disc.: Organização e Métodos
Qual.: Bacharel em Administração, UEM, 1983. Especialização em
Marketing, 360 h/a., ESPM, 1988. Experiência no magistério superior
há dois anos. ACEITO PARA O CURSO.
03 - ALVARO JOSÉ PERIOTO
Disc. Pesquisa Operacional
Qual.: Bacharel em Ciência da Computação, USP, 1981. Mestre em
Matemática Aplicada, área de Otimização e Pesquisa Operacional,
UNICAMP, 1984. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, UFRJ,
1992. Professor universitário desde 1979 na UEM. PODE SER ACEITO.
04 - ANDRÉ PEREIRA DOS REIS
Disc.: Noções de Custos
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, UEM, 1978. Bacharel em
Ciências Econômicas, UEM, 1975. Especialização em Contabilidade,
360 h/a., UEM, 1980. Possui Pareceres CFE nºs.1.222/80 e 1.235/80
para a disciplina. Professor universitário desde 1979 na UEM. PODE
SER ACEITO.
05 - ANTONIO CARLOS STRUCKEL
Disc.: Técnicas de Planejamento Administrativo
Qual.: Bacharel em Administração, Fac. de Administração de
Empresas da A.E.Ribeirão Preto, 1973. Especialização em
Administração, CEAG-EGSP, 360 h/a., 1974. Especialização em Análise
e Planejamento Empresarial, 360 h/a., Fac. Ciências Contábeis e
Administrativas de Rolândia, 1983. Créditos concluidos do curso de
Mestrado em Administração, EAESP/FGV. Experiência no magistério
superior há mais de 4 anos. PODE SER ACEITO.
06 - CLAUDEMIR ONOFRE FELTRIM
Disc.: Estatística Qual.: Licenciado em Matemática, UEM, 1979.
Especialização em Estatística Aplicada às Ciências Sociais e
Humanas, UEM,360 h/a.,1986. Experiência no magistério superior
desde 1979. PODE SER ACEITO.
07 - CLAUDIO FERDINANDI
Disc.: Instituições de Direito Direito
Administrativo Direito e
Legislação Tributária
Qual.: Bacharel em Direito, PUC/PR, 1969. Licenciado em
Pedagogia,FFCL de Jandaia do Sul, 1976. Experiência no magistério
superior há 10 anos. Possui Parecer CFE nº 879/88 para as
disciplinas indicadas. ACEITO PARA O CURSO.
09 - ELISABETH GRALIK
Disc.: Finanças Públicas
Qual.: Bacharel em Administração,FFCL Campo Mourão, 1983.
Especialização em Organização de Empresas, 360 h/a., UEM, 1986.
Experiência no magistério superior há 5 anos. ACEITA PARA O CURSO.
10 - EDUARDO AUGUSTO TOMANIK
Disc.: Psicologia Aplicada à Administração
Sociologia Aplicada à Administração
Qual.: Licenciado em Psicologia, PUCCAMP, 1977. Mestre em
Psicologia Comunitária, Univ.Federal da Paraíba, 1984. Doutor em
Psicologia Social, PUC/SP, 1992. Professor universitário desde 1980.
PODE SER ACEITO.
11 - HELDER MARTINEZ DAL COL
Disc.: Legislação Social e do Trabalho
Qual.: Bacharel em Direito, UEM,1988. Especialização em
Administração Universitária, UEM, 360 h/a., 1991. Experiência
profissional na Procuradoria Jurídica da UEM desde 1987. Experiência
no magistério superior. ACEITO PARA O CURSO.
7
12 - JACQUELINE ORTELAN MAIA BOTASSINI
Disc.: Expressão Oral e Escrita em Português
Qual.: Licenciada em Letras, UEM, 1988. Mestrado em Língua
Portuguesa, em andamento, UNOESTE. Experiência há 3 anos no
magistério superior. ACEITA PARA O CURSO.
13 - JOSÉ ANTONIO DA SILVA
Disc.: Contabilidade Geral
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, UEM, 1983.
Especialização em Contabilidade Gerencial,360 h/a..UEM,1986.
Experiência na Universidade Estadual de Maringá há 5 anos. PODE SER
ACEITO.
14 - JOSÉ LUIZ GARCIA
Disc.: Administração de Produção
Qual.: Bacharel em Administração, UEM, 1983. Engenheiro
Químico, UEM, 1978. Professor universitário (UEM) há 5 anos. ACEITO
PARA O CURSO.
15 - LAURI CÉSAR BITTENCOURT
Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Licenciado em Matemática, UEM, 1981. Bacharel em
Direito, UEM, 1986. Experiência no magistério superior (UEM) há 3
anos . PODE SER ACEITO.
16 - LOADIR ASSUMPTA BRANCALHÃO DE SOUZA
Disc.: Matemática
Qual.: Licenciada em Matemática, Fundação Fac. de Filosofia,
Ciências e Letras de Mandaguari, 1976. Licenciada em Ciências, 1977,
F.F.F.C.L. de Mandaguari, 1977. Especialização em Estatística, 360
h/a., Univ. Estadual de Londrina, 1982. Experiência no magistério
superior desde 1979. Possui Pareceres do CFE nºs. 107/81, 243/82 e
321/83 para a disciplina. PODE SER ACEITA.
17 - MASSACHI ASSAKAWA
Disc. Economia
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, UEM, 1974.
Especialização em Planejamento Econômico e Social, UEM, 1977.
Experiência no magistério superior 5 anos (UEM). PODE SER ACEITO.
18 - MILTON JUSTINO DA ROCHA
Disc.: Prática em Educação Física
8
Qual.: Licenciado em Educação Física, UEM, 1977. Licenciado em
Pedagogia, F.F.F.C.L. de Mandaguari, 1981. Especialização em
Educação Física Infantil, UEM, 1985. PODE SER ACEITO.
19 - SADÃO KOSHIBA
Disc.: Matemática Financeira
Qual.: Licenciado em Matemática, Fac. Estadual de Filosofia,
Ciências e Letras de Jacarezinho, 1970. Especialização em Cálculo
Avançado, Univ. Estadual de Londrina, 360 h/a., 1974. Especialização
em Geometria Analítica, Fac. de Ciências e Letras de Apucarana,
1975. Especialização em Estatística, UEM, 1979. Experiência no
magistério superior. Possui Parecer CFE nº 1.011/73 para a
disciplina. PODE SER ACEITO.
20 - SEBASTIÃO COUTO DE REZENDE
Disc.: Cooperativismo Agro-Industrial
Qual.: Bacharel em Direito, UEM, 1972. Experiência profissional
na Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá
COCAMAR desde 1976. Experiência didática. Ministrou várias palestras
na área de cooperativismo. ACEITO PARA O CURSO.
21 - VALDIR GOMES
Disc.: Teoria Geral de Administração
Qual.: Bacharel em Administração, UEM, 1984. Especialização em
Organização de Empresas, 360 h/a., UEM, 1986. Experiência no
magistério superior há 6 anos (UEM). PODE SER ACEITO.
22 - VICENTE CHIARAMONTE PIRES
Disc.: Estrutura e Análise de Balanço Mercado
de Capitais Administração Financeira e
Orçamento
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, UEM. Bacharel em
Administração, UEM, 1981. Especialização em Sistemas de Informações,
360 h/a. UEM, 1985. Experiência no magistério superior na UEM desde
1986. Possui Parecer CFE nº 879/88 para as disciplinas de
Administração de Material e Administração Financeira e Orçamento.
PODE SER ACEITO.
23 - WANDEIR ALBERTO ORTENCIO
Disc.: Administração de Material
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, Fac.Estadual de
Ciências Econômicas de Maringá, 1968. Especialização em
Administração, 360 h/a.,UEM, 1980. Professor universitário na UEM
desde 1988. PODE SER ACEITO.
9
24 - WILLAME TAVARES
Disc.: Administração
Administração de Vendas
Qual.: Bacharel era Administração, Fac. de Administração de
Empresas Amador Aguiar, 1981. Especialização, 360 h/a. em
Desenvolvimento Gerencial e Marketing, Fac. Estadual de Ciências
Econômicas de Apucarana,1992. Experiência didática na UEM desde
1987. PODE SER ACEITO.
25 - ZITSUO ASSAKAWA
Disc.: Economia Brasileira
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas, UEM, 1968.
Especialização em Planejamento Econômico e Social,360 h/a., CEUB,
1971. Experiência no magistério superior desde 1971 na UEM. Possui
Parecer CFE n
Q
3129/75 para a disciplina. PODE SER ACEITO.
IV - DECISÃO DO PLENARIO
O Plenàrio ao Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho , em 10 de 03 de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO
PLENARIA
NO DIA 10/03/1993 REALIZADAS AS 16 HORAS
REUNIÃO ORDINARIA
NOME DO CONSELHEIRO
1 LVES FERREIRA FILHO . MANOEL GONÇA
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
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