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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARINGA PR
ASSUNTO
Reconhecimento do Curso Su
p
erior de Tecnolo
g
ia em Processamento
de Dados
Relator:Sr.Cons. Yugo Okida
Parecer nº157-93 Câmara ou Comissão Aprovado em
CESU
10/03/93
Processo nº
23.000.004929/92-50
I-Relatório
0 Diretor do Centro de Ensino Superior de Maringá/PR enca-
minha a este Conselho
p
edido de reconhecimento do Curso Su
p
erior
de Tecnolo
g
ia em Processamento de Dados
,
oferecido
p
ela Fac. de Ad
-
ministração e Inform
á
t
ica de Marin
g
á
,
Estado do Paran
á
.
0 curso foi autorizado a funcionar
p
elo Decreto n
.
98.796
,
de 05/01/90, nos termos do Parecer CFE n
°
937/89,com 100 va
g
as to
-
tais anuais,em duas turmas, turno noturno.
Pela Portaria SENESu/MEC n° 124/92, foi designada Comissão
Verificadora com
p
ostas
p
elos
p
rofessores Décio Botura Filho
e
Ar
-
thur Darezzo Filho
,
ambos da Universidade Federal de S
ã
o
Carlos
e
p
ela TAE Therezinha Macedo Ale
g
re Alercon, da DEMEC/PR,
p
ara veri
-
ficar as condiçõ
e
s
p
ara recon
h
ecimento do curso e a
p
resentar rela
-
tório conclusivo.
Com base em dados constantes nos autos e no
r
elat
ó
r
io da
Comissão Verificadora,foi elaborado o presente Parecer.
A - Dados sobre a Mantenedora
0 Centro de Ensino Superior de Maringá, pessoa jurídica de
direito
p
rivado
,
é
uma sociedade civil sem fins lucrativos.
Seu Estatuto encontra
-
s
e re
g
istrado sob n° 1437 do Livro
A-l, no Cartório de Re
g
istro Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca
de Marin
g
á.
A entidade mant
é
m
na cidade de Marin
g
á os cur
s
os de Admi
-
nistração e Tecnologia em Processamento de Dados.
B - Dados sobre o Curso
0 curso de Tecnologia em Processamento de Dados funciona
na Av. Guedner, 16 10, Jardim Aclimação, Maringá/PR, num terreno de
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48.400 m2, com área edificada de 1.716 m2. No local existem, segundo
a Comissão,dependências destinadas à parte administrativa, desporti-
va e acadêmica.
Os especialistas verificadores informam ainda, que " de um
modo geral podemos constatar que as instalações da Faculdade são
construções sólidas e, em bom estado de conservação. As salas de
aulas apresentam boa iluminação natural e artificial, são bem
arejadas e seus mobiliários estão em boas condições de uso.... As
instalações da Faculdade apesar de serem simples constituem-se num
ambiente agradável e acolhedor."
A Biblioteca funciona numa sala de 120 m2, funcionando em 3
periodos e está sob responsabilidade de uma bibliotecária habilitada
(CRB n° 9/559) e três auxiliares. Existe um projeto de ampliação do
espaço fisico da bibliotecaria em fase de execução, que permitirá um
melhor atendimento aos consulentes. Os estudantes, além de ter
acesso às estantes de livros para consulta, têm a possibilidade do
empréstimo domiciliar pelo período de uma semana, renovável.
A Comissão verificou através do relatório de consultas, que
a biblioteca é bastante procurada pelos estudantes.
A Instituição já colocou em andamento um plano de
informatização da biblioteca.
0 método de classificação utilizado é o Decimal e o sistema
adotado é o Mevel Dewey (CDD).
0 acervo total é constituído de 3.600 títulos e 4.106
exemplares, sendo 1.081 o número de títulos específicos e 1566
exemplares. Por recomendação da Comissão a instituição adquiriu mais
117 títulos de livros específicos e assinou mais cinco periódicos
correntes na área de informática,totalizando 07 periódicos, conforme
resposta ao despacho interlocutòrio do Relator e comprovados, via
fax ,por notas fiscais.
0 Laboratório de Informática , que dá suporte ao curso de
Tecnologia em Processamento de Dados, está instalado em uma sala de
50 m2. A Comissão constatou a presença de 22 equipamentos, sendo 01
AT 386-DX, 05 AT 386-SX, 02 AT 286 e 14 PC XT. Existem ainda 02
impressoras RIMA XT 180 e uma Racidata ITA II.
Alguns softwares básicos foram adquiridos e outros, de
aplicação administrativa, foram desenvolvidos pela instituição.
0 laboratório, segundo constatação da Comissão, é muito
procurado pelos alunos para realização prática de seus estudos. Em
função disso, a IES já projetou a ampliação física do laboratório,
assim como a interligação dos equipamentos em rede. Por sugestão da
Comissão, a direção da mantenedora já está providenciando a
ampliação do número de equipamentos e da capacidade de memória dos
mesmos para que sejam criados 02 laboratórios, sendo que um seria
destinado para desenvolvimento de sistema e projetos.
0 índice de freqüência dos alunos às aulas nos dois últimos
anos é alta, atingindo, em média, 86,5 % de presença. 0 índice de
desistência ou trancamento de matrícula é baixo, alcançando a média
de 7,2 %.
Os registros acadêmicos,diários de classe e documentos dos
alunos foram considerados regulares e adequados pela Comissão.
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A estrutura curricular do curso ( anexo I) e composta de
uma carga horária de 1.856 h/a., mais 64 h/a. de EPB e 64 h/a. de
Educação Fisica, além de 236 h/a. de Estágio Supervisionado,
perfazendo um total de 2.220 h/a.
0 regime de matricula é seriado anual.
Sobre o currículo pleno do curso, a Comissão registra que o
mesmo está de acordo com a legislação em vigor, conforme Res.CFE nº
55/76. As disciplinas estão distribuídas de forma eguilibrada, sendo
que no 32 ano os estudantes desenvolvem o Estágio Supervisionado em
empresas da região, dando origem a trabalho de conclusão de curso,
que será defendido perante uma banca, sendo esta atividade de
caráter obrigatório.
0 corpo docente é constituído por 20 professores, cujo
perfil é o seguinte : 01 Doutor, 01 Mestre, 12 com especialização e
06 com graduação. A relação do corpo docente constitui o Anexo II
deste Parecer.
Sobre este item, assim se pronunciou a Comissão :
Uma análise do currículo dos professores permitiu
constatar que muitos destes, além de experiência acadêmica,
apresentam qualificação profissional em função da atuação em
empresas da região e na Universidade Estadual de Maringá, o que
garante uma boa qualidade de ensino para a formação dos estudantes.
As pastas contendo a documentação dos professores estão bem
organizadas e atualizadas."
A Comissão Verificadora, em sua apreciação final, opina
favoravelmente ao reconhecimento do curso.
II - Parecer e voto do Relator
Com base nas informações contidas no Processo , no
Relatório da Comissão Verificadora e na Informação da CAE, o Relator
vota favoravelmente ao reconhecimento do Curso Superior de
Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pela Faculdade de
Administração e Informática de Maringá, na cidade de Maringá,PR, com
100 vagas totais anuais, em duas turmas, turno noturno, e mantido
pelo Centro de Ensino Superior de Maringá.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
ANEXO I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS,
Série:
DISCIPLINA
Semanal
CARGA
HORÁ
R
IA
Anual
Expressão Oral e Escrita em Português
Estudo de Problemas Brasileiros
Matematica
Economia
Ingles Tecnico
Instituições de Direito
Noções Lógicas Aplicadas a Computação
Introdução a Computação
Estatistica -
2
2
2
2
2
2
2
4
2
Teor.
64
64
64
64
64
64
64
96
64
Prát.
32
Total
64h/a
64h/a
64h/a
54h/a
64h/a
64h/a
64h/a
128h/a
64h/a
(Nesta serie haverá 64h/a de Educação Fisica)
2ª Serie:
Linguagem e Tecnica de Programação
Sistemas de Computação
Contabilidade Geral
Administração
Noções de Custo
Pesquisa Operacional
Matematica Financeira
6
4
2
2
2
2
2
160
96
64
64
64
64
64
32
32
1
92h/a
1
28h/a
6
4hh/a
6
4h/a
6
4h/a
5
4h/a
64h/a
TOTAL ....................................
20 516 64 640h/a
ANEXO I
(Cont.)
3ª serie:
DISCIPLINA
C
A
RGA HORÁRIA
Semanal
Anual
Analise de Sistema em Proc.de Dados 6
Projeto de Sistemas em Proc.de Dados 4
Tópicos Avançados em Programação 2
Tópicos Avançados em Proces.de Dados 2
Administração e Oper.de Centro de Proc.
Dados 2
Organização e Métodos 2
Psicologia Aplicada a Administração 2
Estagio Supervisionado
T
eor.
128
64
32
32
64
64
64
Prát.
64
64
32
32
235
Tot.
192h/a
128h/a
64h/a
64h/a
64h/a
64h/a
64h/a
236h/a
TOTAL ................................................................... 20 448 428 876h/a
Duração da H/aula = 50 minutos / semanais letivas
RESUMO
- Disciplinas Especificas ........................ 1.856 H/A
- E.P.B. e Educação Fisica ...................... 128 H/A
- Estagio Profissional .......................... 236 H/A
Total da Carga Horária .......................... 2. 220 H/A
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
- Tempo Maximo ................................... 04 (quatro)anos
- Tempo Minimo ................................... 03 (tres) anos
Proc. 23.000.004920/92-50 ANEXO II
CORPO DOCENTE
01 - ADEMIR CARNIEL
Disc: Projeto de Sistemas em Processamento de Dados
Qual.: Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados, Univ.
Estadual de Maringá, 1978. Especialização em Ciência da Computação,
UFRGS, 1988. Possui 14 anos de experiência no magistério superior e
Parecer CFE nº 1.241/88 para lecionar Estrutura de Dados e Tópicos
Avançados em Processamento de Dados. PODE SER ACEITO.
02 - ALFREDO JULIAO RAUCHE AMARAL
Disc.: Organização e Métodos
Qual.: Bacharel em Administração, U.E.Maringá, 1983.
Especialização em Marketing, 360 h/a.ESPM, 1988. Experiência no
magistério superior. PODE SER ACEITO.
03 - ALVARO JOSÉ PERIOTTO
Disc: Pesquisa Operacional
Tópicos Avançados em Programação
Qual.: Bacharel em Ciência da Computação, USP,1981. Mestre em
Matemática na área de Otimização e Pesquisa Operacional, UNICAMP,
1984. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, UFRJ, 1992.
PODE SER ACEITO.
04 - ANDRÉ PEREIRA DOS REIS
Disc.: Noções de Custos
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, UEM, 1978. Bacharel em
Ciências Econômicas, UEM, 1975. Especialização em Contabilidade, 360
h/a., UEM, 1980. Parecer do CFE nº 1.222/80 para lecionar
Contabilidade Nacional e Parecer CFE nº 1.255/80 para lecionar
Estrutura e Análise de Balanço, Estágio Supervisionado de Ciências
Contábeis. PODE SER ACEITO.
05 - CLAUDEMIR 0N0FRE FELTRIN
Disc: Estatística
Qual.: Licenciado em Matemática, UEM, 1979. Especialização em
Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 360 h/a., UEM,
1986. Experiência no magistério superior há mais de 4 anos. PODE SER
ACEITO.
06 - CLAUDIO FERDINANDI
Disc: Instituições de Direito
Qual.: Bacharel em Direito, Univ. Católica do Paraná, 1969.
Licenciado em Pedagogia, Fundação Fac. de Filosofia,Ciências e
Letras de Jandaia do Sul, 1976. Possui Parecer do CFE n° 1.241/88
para lecionar a mesma disciplina. PODE SER ACEITO.
07 - DOUGLAS VOI XAVIER
Disc.: Linguagem e Técnica de Programação
Administração e Operação de CPD
Estágio Supervisionado
Qual.: Tecnólogo em Processamento de Dados, UEM, 1978.
Especialização em Administração de Cooperativas, 390 h/a.,Fac. de
Ciências Humanas de Marechal Rondón, 1991. Experiência profissional
e didática na Universidade Estadual de Maringá de 1.973 a 1.980.
ACEITO PARA 0 CURSO.
08 - EDMUNDO SÉRGIO SP0T0
Disc: Sistemas de Computação
Análise de Sistemas de Processamento de Dados
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Qual.: Engenheiro Civil, Fac. de Engenharia de Araraquara,
1983. Mestre em Ciência da Computação, USP, 1989. PODE SER ACEITO.
09 - JACQUELINE 0RTELAN MAIA BOTASSINI
Disc: Expressão Oral e Escrita em Português
Qual.: Licenciada em Letras, UEM, 1988. Mestrado(andamento) em
Lingua Portuguesa, UNOESTE. Experiência no magistério superior há 03
anos. ACEITA PARA 0 CURSO.
10 - JAIR SLOMPO JUNIOR
Disc: Introdução à Computação
Qual.: Tecnólogo em Processamento de Dados, UEM, 1984.
Bacharel em Análise de Sistemas, PUC/PR, 1988. Possui Parecer CFE nº
901/90 para lecionar Tópicos Avançados em Processamento de Dados e
Administração e Operação de CPD. PODE SER ACEITO.
11 - JOSÉ ANTONIO DA SILVA
Disc.: Contabilidade Geral
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis, UEM, 1983.
Especialização em Contabilidade Gerencial, 360 h/a., UEM, 1986.
Experiência no magistério superior desde 1989. PODE SER ACEITO.
12 - L0ADIR ASSUMPTA BRANCALHA0 DE SOUZA
Disc: Matemática
Qual.: Licenciada em Matemática, FFCL de Mandaguarí, 1976.
Licenciada em Ciências, 1977. Especialização em Estatistica, 405
h/a., UEM, 1982. Possui Pareceres CFE 107/81, 243/82 e 321/83 para
lecionar a disciplina indicada. PODE SER ACEITA.
13 - LAURI CÉSAR BITTENCOURT
Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Licenciado em Matemática, UEM, 1981. Bacharel em
Direito, UEM, 1986. Experiência em magistério superior na Univ.
Estadual de Maringá de 1989 a 1990. PODE SER ACEITO.
14 - MARIA LUCIA DE CARVALHO
Disc.: Noções de Lógica Aplicada à Computação
Qual.: Licenciada em Matemática, UEM, 1988. Especialização em
Matemática, 420 h/a., UEM, 1991. Experiência didática na Univ.
Estadual de Maringá há mais de dois anos. PODE SER ACEITA.
15 - MARGARETE APARECIDA BORGES
Disc.: Inglês Técnico
Qual.: Licenciada em Letras, UEM, 1984. Especialização em
Metodologia do Ensino da Lingua Inglesa, UEM, 360 h/a.,1992.
Experiência no magistério superior. ACEITA PARA 0 CURSO.
16 - MILTON JUSTINO DA ROCHA
Disc.: Prática em Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Fisica, UEM, 1977. Licenciado em
Pedagogia, FFCL de Mandaguari, 1981. Especialização em Educação
Fisica Infantil, UEM, 375 h/a., 1985. PODE SER ACEITO.
17 - OSWALDO FARIAS BARBOSA
Disc.: Psicologia Aplicada à Administração
Qual.: Licenciado em Psicologia, FFCL de S.Caetano do Sul,
1977.Psicólogo, FFCL de S. Caetano do Sul, 1978. Especialização em
Análise Transacional, 360 h/a., ITAA. Experiência de 05 anos no
magistério superior. ACEITO PARA 0 CURSO.
18 - SADAO K0SHIBA
Disc.: Matemática Financeira
Qual.: Licenciado em Matemática, FFCL de Jacarézinho, 1970.
Especialização em Cálculo Avançado e Geometria Analítica, Univ.
Estadual de Londrina, 360 h/a. cada,1974 e 1975. Especialização em
7
Estatística, UEM, 360 h/a., 1979. Experiência no magistério
superior.
ACEITO PARA 0 CURSO.
19 - ZITSUO ASSAKAWA
Disc: Economia
Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas. UEM, 1968.
Especialização em Planejamento Econômico e Social, CEUB, 540 h/a.,
1971. Experiência no magistério superior desde 1971 na UEM. Possui
Parecer CFE nº 3129/75 para lecionar Moedas e Bancos e Elaboração e
Avaliação de Projetos. PODE SER ACEITO.
20 - WILLIAME TAVARES
Disc.: Administração
Qual.: Bacharel em Administração, Fac. de Adm. de Empresas
Amador Aguiar, 1981. Especialização em Desenvolvimento Gerencial e
Marketing, 360 h/a., Fac. Estadual de Ciências Econômicas de
Apucarana, 1992. Experiência no magistério superior (UEM e Fac.
Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon). ACEITO PARA 0 CURSO.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenario do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão de Câmara.
Sala Barreto Filho , em 10 de 03 de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENARIA
NO DIA 10/03/1993 REALIZADAS AS 16 HORAS
REUNIÃO ORDINARIA
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
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