A redistribuição pretendida envolve os cursos de Pedago-
gia e de Tecnologia em Processamento de Dados, conforme o quadro a-
baixo:
1. Arauitetura e Urbanismo
.......
2. Nutrição ........... . ..........
3. Enfermagem e Obstetricia .......
4. Ciências - Licenciatura de lº
Grau e de Matemática ...........
5. Pedagogia ......................
6. Psicologia - Licenciatura e
Formação de Psicólogo ..........
7. Tecnologia em Processamento de
Dados ..........................
8. Ciências Sociais ...............
0 curso de Pedagogia cede quarenta vagas para o curso su-
perior de Tecnologia em Processamento de Dados, que passará a ter
nento e vinte vagas anuais.
A interessada justifica o seu pedido com a demanda dos
vestibulares para o curso de Tecnologia em Processamento de Dados,
nos últimos cinco anos, quando foi registrada a media de 6,55 candi-
datos por vaga. No ultimo vestibular, para 80 vagas concorreram 503
candidatos, registrando a media de 6,28/1.
Na Região Norte do Paraná a Universidade Estadual de Ma-
ringá ofereceu o curso de Tecnologia em Processamento de Dados ate
1988. A partir dessa data, o referido curso foi transformado em Ci-
ência da Computação. Nos cinco últimos vestibulares, a medida de
candidato/vaga registrada foi de 14,93/1. No vestibular do corrente
ano letivo a relação foi de 15,2/1.
0 DGE 33, do qual Londrina e o principal polo, engloba
175 municipios, representando 60% do total dos municípios paranaen-
ses, com uma população superior a 5 milhões e 500 mil habitantes.
Londrina possui mais de 390 mil habitantes (1991). Segun-
do levantamentos cadastrais, junto a Secretaria de Fazenda do Muni-
cipio, a área de influencia do curso possuia, em 1985, 4.180 estabe_
lecimentos agricolas, 1678 (1990) industriais, 9.310 (1990) comerci_
ais e 5.223 (1987) estabelecimentos de serviços diversos.
Londrina, segundo os dados juntados ao processo, demons-
tra ser importante centro no setor terciário, maior usuário de e—
quipamentos e serviços de informática.
É expressiva, ainda, a importância de Londrina no setor e_
ducacional, com 282 e 109.149 alunos no ensino fundamental e 13.645
alunos no ensino médio (dados de 1991).