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O processo em análise, trata de pedido de autorização da
habilitação Bacharelado,do Curso de Educação Física, com áreas de
concentração curricular em Ciência da Performance Humana e em E-
ducação Física Especial, a ser ministrada peias Faculdades Inte-
gradas Castelo Branco, mantidas pelo Centro Educacional de Realen
go, com sede na cidade do Rio de Janeiro - RJ.
A instituição já oferece o Curso de Educação Física - Li
cenciatura Plena com 200 vagas, reconhecido pelo Decreto nQ79 362 .
de 9/03/77,retificado pelo Decreto 81.293 de 01/02/78.
Destaque-se que conforme o Parecer CFE n° 88/91, de nos-
sa autoria, o Centro Educacional de Realengo, teve acolhida sua
Carta Consulta, visando a criação da Universidade Castelo Branco,
pela via da autorização e mediante o Parecer CFE n
o
295/92' também
de nossa autoria, foi aprovado o Projeto da Universidade pretendi
da, com homologação pelo Exmo.Sr. ministro de Estado da Educação,
em 23 de julho de 1992, e publicado no D.O.U. em 24 de julho de
1992.
De acordo com o referido Projeto de Universidade, aprova
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erfil
I - RELATÓRIO
PROCESSO N.°
23001.000836/92-37
PARECER N.° 58/93
APROVADO EM 28/01/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
RELATOR: SR.
C
ONS. MARGARIDA Ma R. BARROS P . LEAL
UF
INTERESSADO/MANTENEDORA
CENTRO. EDUCACIONAL DE REALENGO
FACULDADES INTEGRADAS CASTELO BRANCO
R
ASSUNTO
Autorização da habilitação Bacharelado,do curso de Educação Físi-
ca, a ser ministrado pelas Faculdades Integradas Castelo Branco ,
RJ. (Fases de Projeto e de Execução do mesmo )
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integrada de conhecimentos de cunho humanístico e técnico-pedagó-
gico que garantam a formação generalista do profissional.
A parte de Aprofundamento de Conhecimentos é composta de
disciplinas obrigatórias e optativas que possibilitam ao aluno a-
profundar-se em conhecimentos pertinentes a seu curso e interesse
propiciando-lhe a vivência de experiências no campo real de traba.
lho.
As duas áreas de concentração curricular terão uma estru
tura única nos quatro primeiros períodos e a partir do quinto pe-
ríodo o aluno terá que optar por uma das vertentes do Curso de
Formação Profissional.
Para conclusão do Curso, o aluno deverá apresentar no 8°
período uma monografia relacionada ã area do Bacharelado de acor-
do com as normas a serem estabelecidas pela Coordenação do Curso.
OBJETIVOS
No que se relaciona com os objetivos do Bacharelado,conforme
a opção do aluno por uma das vertentes de formação profissional ,
a Instituição indica que pretende :
- Qualificar e habilitar recursos humanos para atuação '
dentro das estruturas não escolares em todos os campos do desen-
volvimento, aperfeiçoamento e manutenção da performance humana ,
compreendidas como tal às áreas de ensino não formal: treinamento
clubes,academias e similares.
- Preparar pessoal habilitado ã atuação junto a individuos
portadores de desvios da normalidade morfo-psico-fisiológica,numa
perspectiva interdisciplinar que abranja a profilaxia, a compensa
ção e/ou correção de tais desvios bem como a prevenção dos advin-
dos de situações naturais.
JUSTIFICATIVA
No projeto do Bacharelado em causa, a Instituição apre-
senta longa justificativa para a sua implantação,merecendo alguns
destaquen :
— ' Ao longo de sua trajetória histórica o Curso de Educação
Física das FICAB recebeu reconhecimento público,procurando melho-
rar o seu conteúdo através de adaptações currriculares,visando o
aprimoramento da formação, sendo inclusive pioneira em algumas
inovações como a área da Educação Física Especial, introduzida
como matéria curricular e na criação do I Curso de Especializa_
ção na mesma área."
- "Já em 20/6/89, pelo ofício 054/89, dirigido pelo Pre
sidente da Mantenedora - CER, ao então Presidente do CFE, Con-
selheiro Fernando Afonso Gay da Fonseca, afirmávamos que " é
inegável que, atualmente, o campo da atuação profissional do
Professor de Educação Física não se esgota unicamente na área
escolar.
-"Existe, na verdade, um mercado fragmentado a nível de
estruturas de ensino escolar e não escolar."
-"Esta realidade, há muito diagnosticada pela comunidade
acadêmica de Educação Física, influenciou os resultados dos
encontros para a discussão sobre a reformulação do currículo '
mínimo dos Cursos Superiores em Educação Física ( Rio de Janei_
ro/1979,Florianópolis/1981 e Curitiba/1982)."
_" Estes resultados, consubstanciados pelo Parecer n
o
215/87, visualizaram a formação profissional tanto do professor
de Educação Física como do Bacharel em Educação Física".
Do ponto de vista da realidade onde atuam as FICAB, '
consta do Projeto Pedagógico da futura Universidade, que o ama
durecimento da Instituição é resultado de experiências acumula
das em quase três décadas, a partir do funcionamento integrado
de suas Faculdades, em um trabalho respaldado no total apoio '
da comunidade, que por sua vez vem se beneficiando do ensino '
superior ministrado, evidenciando a interdisciplinaridade entre
os Cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional,
regularmente oferecidos.
Do mencionado Projeto de Universidade e do Parecer CFE
n
o
295/92 que o aprovou, destacam-se algumas características da
Zona Oeste do Rio de Janeiro, sede do estabelecimento de ensir.n;
- Segundo dados governamentais sua população estimada é de
1.900.000 habitantes, sendo a região do município que detém a
mais elevada taxa de crescimento anual da população: cerca de
4% quando a taxa global é de 1.825%.
- Por possuir ainda grandes espaços vazios,por sua to-
pografia privilegiada,por representar praticamente uma das me-
lhores alternativas de expansão do município, é uma região pro_
missora, em termos de desenvolvimento industrial e comercial,
1
que vem passando nas últimas décadas por grandes mudanças.
_ Nela se encontram importantes pólos da indústria farma.
ciútica, têxtil, pesqueira, informática e comunicação (video e
cinema); e também um amplo e dinâmico projeto já solidificado.
- Essa realidade significa um potencial do mercado de
trabalho que precisa de mão de obra bem preparada e qualifica
da.
-- As instituições Universitárias mais próximas das FICAB
estão localizadas em outros Municípios: a Associação Fluminense
de Educação (AFE) - em Duque de Caxias, a Sociedade de Ensino '
Superior de Nova Iguaçu (SESNI) - em Nova Iguaçu e a Universida
de Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Itaguaí. Estão se
paradas por distâncias que frequentemente ultrapassam 40 km e
têm enfoques básicos em áreas distintas. Assim, a AFE centra-se
em alguns cursos na área de saúde, tais como, Odontologia e En-
fermagem, distintos dos cursos da SESNI,onde a ênfase é o curso '
de Medicina; as FICAB distinguem-se,com os cursos de Educação '
Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Observa-se que os
referidos cursos se complementam em área de conhecimento,mas '
não se sobrepõem.
- O mesmo ocorre nas outras áreas de ensino,tais como ,
as licenciaturas e a área tecnológica. A UFRRJ, das 03 institui_
ções citadas é a única que com as FICAB,oferece o curso de Edu
cação Física;todavia, o centro de suas atividades são as Ciên -
cias Agrárias e Veterinária.
_ - As mudanças ocorridas na região têm significado também
uma diminuição da qualidade de vida da população. Nasce, na
comunidade, uma consciência de que é chegado o momento de se
promover mudanças estruturais que possibilitem a adequação entre
o crescimento industrial e comercial, a qualidade de vida e o
nível cultural da população.
CORPO DOCENTE
O corpo docente é constituído de 31 docentes dos
quais 17 com Parecer deste Conselho e com o seguinte perfil
acadêmico:
Doutorando 02
Mestre 10
Mestrando 09
Especialista 10
A relação do corpo docente integra o quadro II deste Pare
cer.
INFRA-ESTRUTURA FISICA
Esta encontra-se bem detalhada no Projeto Universidade ,
em seu anexo III, e também no projeto em causa, caracterizan-
do espaço suficiente para as atividades acadêmicas atuais e
projetadas.
A instituição caracteriza-se por possuir mais de 5.930m2
de área construída,distribuidos em 0 3 grandes blocos, além de
áreas livres cobertas, anexo e Colégio de Aplicação.
Esses blocos possuem corredores amplos,excelente ilumina_
ção e fácil acesso às salas de aula e laboratórios.
No que se refere ao curso além dasdependências de Educação
Física, conta a instituição com 05 laboratórios sendo eles:
Laboratório de Patologia de 64,00m2. Laboratório de Biometria
de 129,94 m2. , Laboratório de Anatomia de 63,88 m2, Laborató-
rio de Fisiologia de 65,00m2, Laboratório de Biologia de 65,00
m2, equipados e em funcionamento.
Cada um dos laboratórios tem capacidade para atendimento
de 40 alunos, o que é suficiente para as atuais necessidades'
do curso, como atesta o parecer do especialista, cujo laudo en
contra-se em anexo.ao processo.
Destaque-se na infra-estrutura, a Biblioteca, conforme a
seguir.
A Biblioteca Manuel Bandeira das FICAB, possui atualmente
cerca de 33.278 volumes, 20.902 títulos e 90 títulos de perió-
dicos correntes. Sua área física é de 505 metros quadrados des-
tinados a leitura, dos quais 213 metros quadrados para acervo
e 178 metros quadrados destinados ã leitura apresentando esp
3
Cos reservados a estudos em grupo e espaço individual. Está aber-
ta das 9:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta-feiras e, aos sá-
bados de 08:00 às 11:00 horas. Prevê -se a expansão da Biblio
teca Manuel Bandeira no período de 91/96, quando deverá atingir'
35.518 títulos e 90.966 exemplares. Os periódicos correntes ele-
var-se - ão de 90 a 239 títulos nesse período.
O acervo da área do curso está assim distribuído: 4.507 títulos,
11.336 exemplares e 20 títulos de periódicos correntes. No projeto
consta a bibliografia básica do curso. Executa-se ,no momento,
projeto específico para a BMB onde se detalha o diagnóstico e se
estabelecem as projeções futuras, quanto ao pessoal,área (projeto
arquitetônico), acervo e serviços.
Para a instalação do acervo e o oferecimento de condi-
ções adequadas ao público-alvo, será destinada no novo prédio/Uma '
área para a BMB, com 3328 metros quadrados, dos quais: 880 metros '
quadrados destinados ao acervo;950 metros quadrados, ã leitura;1498
metros quadrados,ãs salas de trabalho,áreas comuns e salas especi-
ais. O espaço destinado à leitura possibilitará o assento simultâneo
de cerca de 650 usuários, individualmente ou em grupo, o que ' se
adequa aos padrões existentes. A área prevista permitirá o cres_
cimento futuro.
Dentre os serviços propostos no Projeto Universidade ,
além daqueles já realizados anualmente,destacam-se :
- treinamento periódico de usuários;
- obtenção de cópias de artigos de periódicos através do
COMUT,
- normalização de trabalhos técnico-científicos atenden.
do a docentes e pós-graduandos,
- intercâmbio de informações bibliográficas com as uni-
versidades emergentes,
- boletim bibliográfico mensal,
- serviço de alerta,atendendo a docentes e pós-graduan-
dos ,
- buscas bibliográficas em bases de dados CD-ROM,
- integração a rede BITNET, que possibilitará o inter-
câmbio científico, via terminal de computador.
CAPACIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MANTENEDORA
Consta do Projeto de Universidade, Parecer de Entidade
Externa, acompanhado de detalhado Relatório Técnico, sobre a si-
tuação econômico-financeira, com base em balanços gerais, balanço
patrimonial e previsão receita/despesa, para o quinquenio 1992
/1996.
O movimento econômico-financeiro da instituição é con-
tabilizado de forma global e não por curso, razão pela qual os da.
dos financeiros apresentados se referem às FICAB e não ao curso ,
objeto da autorização. Foram apresentados os três últimos balanços
referentes aos anos de 89/91.
A situação do triênio é de evolução positiva, como com_
provam os superávits obtidos pela instituição. Verifica-se,pois ,
que esta evolução demonstra-se da seguinte forma:
1989 ............... superávit de Cr$ 4.356.703,42
1990............... superávit de Cr$ 62.363.003,35
1991 ............... superávit de Cr$ 331.557.733,61
Os números revelam equilibrio financeiro e boa adminis
tração dos recursos. De igual modo , o Bacharelado com concentra-
ção curricular em Educação Física Especial e em Ciência da Perfor_
mance Humana estão incluídos no Planejamento econômico financeiro
correspondente aos exercícios de 1992/1996, Anexos III e VIII do
Projeto Universidade.
A Comissão de Acompanhamento em seus Pareceres,recomenda
a autorização do Bacharelado do Curso de Educação Física, nos '
termos do Projeto apresentado pela Instituição, com base nas ob
servações feitas "in loco", na elaboração clara e coerente do '
mesmo e considerando o cumprimento da legislação e das normas '
específicas do CFE que regem a matéria.
II - PARECER E VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, e considerando que:
a. a Instituição que esteve sob acompanhamento durante '
10 meses por Comissão específica designada pelas Por-
tarias CFE 05/91, 38/91 e 41/92, comprovou seu funcio
namento regular, elaborando seu Projeto de Universida.
de em tempo hábil, incluindo proposta de criação do '
Bacharelado em Educação Fisica..
b. a proposta atende ã legislação vigente quanto ã orga
nização curricular e corpo docente,bem como demonstrou
pontos de vista institucionais bem definidos, no que
se refere ã formação do Bacharel em Educação Física '
voltado para a Performance Humana e para a Educação '
Física Especial, em perfeita coerência com as ativida_
des dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
c. a infra-estrutura e recursos materiais atendem satis
fatoriamente à implantação do Bacharelado, destacando
-se o plano de expansão da biblioteca.
d. os pareceres conclusivos da Comissão de Acompanhamen
to recomendam a autorização do Bacharelado em causa;
A Relatora vota favoravelmente a autorização do Bacha
relado em Educação Física, a ser ministrado pelas Facul-
dades Integradas Castelo Branco - FICAB, mantidas pelo '
Centro Educacional de Realengo, com sede no Rio de Janei-
ro, sem aumento das vagas já existentes, e com funciona-
mento nos turnos vespertinos e noturno.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior , acompanha o parecer e o voto
da Relatora.
Sala das Sessões, em de
de 1993
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CÜRRRICULAR
CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
1
o
Periodo
Disciplina Cred. h/a Pré-requisito
Psicologia Gera! 02 30
Sociologia Geral 04 60
Lingua Portuguesa I 04 60
Introdução a filosofia 04 60
Metodologia da Pesquisa
Científica I 02 30
Biologia I 04 60 -
Recreação e Jogos I 02 30
Ginástica I 04 60
sub-total 26 390
EPB I 02 30
Total 28 420
29 Periodo
Língua Portuguesa II 04 60 Lmg.Port I
Metodologia da Pesquisa Metod. da Pesq
Científica II 02 30 Cien I
Biologia II 04 60 Biologia I
Anatomia 1 04 60
Recreação e Jogos II 02 30 Recreação e Jogos
Ginástica II 04 60 Ginática I
sub-total 20 300
EPB II ' 02 30 EPB I
Total 22 330
3
o
Período
Introdução a Estatística 04 60
Atletismo I 04 60
Natação I 04 60
Fisiologia I 04 60
Anatomia II 04 60 Anatom I
Ginástica III 04 60 Ginást II
Antropologia Filosófica 02 30
História da Educação
Fisica e Desportos 02 30
Total 28 420
QUADRO I
(Cont.)
19 Periodo
Informática I 02 30
Atletismo II 02 30 Atletismo I
Natação II 02 30 Natação I
Medida e Avaliação em
Edu FÍs I 01 60
Fisiologia II 01 60 Fisiologia I
Biomecánica I 01 60
Rítmica I 02 30 -
Ginástica IV 01 60 Ginástica III
Antropologia Cultural 02 30
Total 26 390
DISCIPLINAS PARA FINS DE OPÇÃO VISANDO A
FORMAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA PARA A PERFOR_
MANCE HUMANA.
59 Período Cred. h/a pré requisito
Organização e Administração
e Educação Fisica 02 30
Informática II 02 30 Informât. I
Medidas e Avaliação em Edu
cação Física II 01 60 Med. Ava. E. F. I
Biomecánica II 01 60 Biom. I
Desport. Individual I 01 60
Desport. Coletivo l 01 60
20 300
QUADRO I (Cont.)
69 Periodo
Atividade Física na 3? Idade 04 60
Organização e Administração
de Academia 04 60
Treinamento Desportivo I 04 60
Higiene I 04 60
Socorros Urgente I 04 60
Ginástica Médica I 04 60
Desporto Individual II 02 30 Desp. Ind. I
Desporto Coletivo II 02 30 Desp. Colet. I
Total 28 420
79 Período Cred. h/a pré requisito
Atividade Comunitária I 02 30
Treinamento Desportivo II 04 60 Trein. Desp. I
Higiene II 04 " 60 Higien. !
Socorros Urgente II 04 60 Soc. Urg. I
Ginástica Medica II 04 60 Gin. Med. I
Desporto Individual - ! 04 60
Desporto Coletivo I 04 60
Seminario de Monografia I 04 60
Total 30 450
89 Período
Atividade Comunitária 11 04 60 Ativ. Común. I
Legislação de Educação Fisica
e Desportos 02 30
Métodos e Técnicas do Tra
balho em Academias 04 60
Educação Fisica Especial 04 60
Desporto Individual II 02 30 Desp. Ind. I
Desporto Coletivo II 02 30 Desp. Colet. I
Seminário de Monografia II 04 60 Semi. Monog. I
Total 22 330
DISCIPLINAS PARA FINS DE OPÇÃO VISANDO A FORMA ÇÃO
PROFISSIONAL VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO FÍSI_ CA ESPECIAL
59 Periodo Cred. h/a Pré requisito
Organização e Administração de
Educação Fisica 02 30
Medidas e Avaliação em Educa
ção Fisica Especial I 04 60
Fisiologia III 04 60 Fisio. 11
Biomecinica II 04 60
Dança Aplicada ã Educação Física Especial 04 60 Biom. I
Desporto Individual I 04 60
Desporto Coletivo I 04 60
Total 26 390
69 Periodo
Organização e Administração
da Educação Especial 04 60
Metodologia da Educação Fisica
Especial I 04 60
Medidas e Avaliação em Educa
ção Fisica Especial II 04 60 Med. Aval. E
Higiene I 04 60 -
Socorros Urgentes I 04 60
Ginástica Medica I 04 60
Desporto Individual II 02 30 Desp. Ind. I
Desporto Coletivo II 02 30 Desp. Colet.
Fisiologia IV 04 60 Fisiol. Ill
Total 32 380
QUADRO I (COnt.)
79 Período Cred. h/a Pré requisito
Atividade Comunitaria I 02 30 -
Metodologia da Educação Fisica
Especial II 04 60 Metod. E.F.E I
Higiene II 04 60 Higiene I
Socorros Urgentes II 04 50 Soc. Urg. I
Ginástica Medica II 04 60 Gin. Med. I
Desporto Individual I 04 60 -
Desporto Coletivo I 04 60 -
Seminário de Monografia I 04 60
Total 30 450
89 Periodo
Atividade Comunitária II 04 60 Ativ. Común. I
Metodologia da Educação Fisica
Especial III 04 60 Metod. E. F. E II
Ginástica Médica Aplicada à Educa- 04 60 Gin. Med. Il
ção Física Especia
Desporto Individual II 02 30 Desp. Ind. I
Desporto Coletivo II 02 30 Desp. Colet. I
Seminário de Monografia II 04 60 Semi. Monog. I
Total 20 300
Observação: As disciplinas de desporto individual correspondem,conforme o
Regimento de Transição, a perfazer um total de 14 créditos,op
tativos, a escolher dentre as seguintes matérias: NATAÇÃO; GI_
NÂSTICA RITMICA DESPORTIVA;JUDO;ATIVIDADE CONTRA A RESISTÊNCIA
ATLETISMO ; DANÇA; GINÁSTICA OLIMPICA.
As disciplinas de Desportos Coletivos perfazem o mesmo total,
sendo elas : VOLEIBOL;HANDEBOL;BASQUETEBOL;FUTEBOL;FUTEBOL DE
SALÃO :
CARGA HORÁRIA TOTAL: 3.120 horas-aula
(*) Nos totais acima estão incluídas 60 h/a de EPB,
QUADRO II
CORPO DOCENTE
A - PROFESSORES APROVADOS PELO CFE
01- CARLOS ALBERTO DA CRUZ WENCESLAU . " ACEITO PARA ESTE CURSO
Disc.: Introdução ã Filosofia
Estudos de Problemas Brasileiros Qual.: Graduado em Pedagogia.
Especialização em Educação e Administração Escolar. Possui Parecer
do CFE n° 4.420/76. Parecer 3.458/76 do CFE referente a disciplina.
02- ELIAS NUNES FRAZÃO
Disc: Psicologia Geral ACEITO
Qual.: Graduado em Psicologia. Mestrado em Psicologia Escolar
Possui experiência na disciplina desde 1974. Parecer CFE n
o
4.420/76. Parecer 296/92 referente a disciplina.
0 3- GIL DUARTE
Disc.: Introdução ã Estatística - ACEITO
Qual.: Grauduado em Estatística. Mestrado em Estatística. Parecer
CFE n
o
296/92 _ referente a. disciplina.
04- JOÃO CARLOS DE SOUZA CORTES .-
Disc.: Biologia- ACEITO
Qual.: Graduado em Medicina. Especialização em Histología,Embrio-
logia, Biologia Celular Humana e Organização e Administra.
ção Hospitalar, Livre Docente. Parecer CFE n° 297/92 '
- referente a disciplina.
05- JORGE LUIZ MARTINS LUCAS_ ACEITO PARA ESTE CURSO
Disc.: Informática
Qual.: Graduado em Ciências Econômicas. Especialização em Análise
de Sistemas e Pedagogia na Informática, Parecer CFE 348/89.
Referente a disciplina Estrutura de Infor.para Processamento
06- JOSÉ PIRES DA SILVA - ACEITO de Dados.
Disc.: Língua Portuguesa
Qual.: Graduado em Letras Clássicas. Mestrado em Literatura Por-
tuguesa. Parecer CFE n
o
4.420/76. — referente a Prática de
Ensino de Português.
07- JOSÉ RIZZO PINTO - ACEITO
Disc: Medidas e Avaliação em Educação Física ( antiga Biometria)
Medidas e Avaliação em Educação Especial Anatomia
Qual.: Graduado em Medicina. Especialização em Medicina Desporti
va e Ortopedia e Traumatologia. Mestrado na área de Ciên
cia da Performance Humana. Parecer CFE n
o
4.420/76 ..refe-
rente ã Anatomia e Biometria. Cursando Mestrado nas FICAB
agosto/92. W
QUADRO II (Cont.)
08- LUIZ CARLOS LARANGEIRAS _ ACEITO
Disc: Treinamento Desportivo
Legislação da Educação Fìsica e Desporto Organização e
Administração de Educação Física Qual.: Graduado em Educação
Física. Especialização em Treinamento Desportivo. Possui
experiência no magistério superior desde 1977. Parecer CFE ne
1091/89.- referente a disciplina. Treinamento Desportivo.
09- MAÍSA DOS REIS QUARESMA- ACEITO
Disc: Metodologia da Pesquisa Científica
Seminário de Monografia Qual.: Graduada em História.
Mestrado em Educação. Parecer CFE
ne 292/97. Parecer referente a disciplina
10- MARY HESLEY DE MENDONÇA MOTTA - ACEITO
Disc: Antropologia Cultural
Qual.: Graduada em História. Mestrado em História. Parecer CFE
ns 296/92. - referente a disciplina.
11- REINÉRIO LUIZ SIMÕES -" ACEITO
Disc: Antropologia Filosófica
Qual.: Graduado em Filosofia. Mestrado em Filosofia. Parecer CFE
n° 297/92 - referente a Epistemologia
12- SIDNEY DE CARVALHO ROSADAS - ACEITO
Disc : Metodologia da Educação Física Especial
Educação Física Especial
Qual.: Graduado em Educação Física. Especialista em Ciência da
Perfomance Humana. Mestre em Educação Física - UFRJ
Dissertação "Avaliação e efeitos no comportamento motor,
de um programa especial de atividades motoras aplicado
em um grupo de estudantes de classe especial, portadoras
de défices mentais". Parecer CFE ne 460/88. Referente a
Introdução tão Ensino de Excepcionais.
13- VALCIR DE SOUZA ROCHA - ACEITO PARA ESTE CURSO
Disc: Dança Aplicada ã Educação Fisica Especial
Rítmica - Dança Qual.: Graduado em Educação Física e
Pedagogia. Especialização
em Didática do Ensino Superior. Mestrando em Ciência
da Perfomance Humana. Parecer CFE no 89/89. Referente a
Educação Física . FICAB/MESCON.
QUADRO II (Cont.)
14- ZILÉIA BAPTISTA NESPOLI _ ACEITO
Disc: Sociologia Geral
Qual.: Graduada em Pedagogia.
Mestrado em Educação. Parecer
CFE n
o
297/92. Referente a
disciplina.
B - NOVOS INDICADOS
15- AIRTON SOBRINHO NASCIMENTO - ACEITO
Disc.: Natação
Qual.: Graduado em Educação Física. Especialização em Natação.
16- ARMANDO ALVES DE OLIVEIRA - ACEITO
Disc.: Handebol
Qual.: Graduado em Educação Fisica. Especialização em Métodos de
Treinamento Atlético Desportivo -Doutorando na USP -1991.
17- CARLOS ALBERTO BAPTISTA - ACEITO
Disc.: Voleibol
Qual. : Graduado em Educação Física. Especialista em Técnicas Des_
porti-vas do Voleibol.
18- CELECINA GODINHO GUIMARÃES -ACEITO
Disc.: Fisiologia
Higiene Qual. : Graduada em Medicina. Mestrado em Educação
Física - área Bio-médica. UFRJ .
19- CELESTE AZULAY KELMAN - ACEITO
Disc: Organização e Adminsitração em Educação Física Especial
Qual.: Graduada em Psicologia. Especialista em Disturbios de
Aprendizagem em Educação Especial e Neuropsicologia da
Leitura. Assistente de Direção do Instituto Helena Anti
poff - Secretaria de EDucação do Município do Rio de
Janeiro. Supervisora das Professoras regentes dos Nú-
cleos de Deficientes Físicos.
20- CHUNO WANDERLEY MESQUITA - ACEITO
Disc: Atividade de Contra-Resistência
Judô
Qual.: Graduado em Educação Física. Especialização em Ciência da
Performance Humana. Mestrando - UFRJ - 19 89 em Educação F_í
nica.
QUADRO II (Cont.)
21- CLAUDIO PEREIRA CAFÉ - ACEITO
Disc.: Atletismo
Qual.: Graduado em Educação Fisica. Especialização em Ciência da
Performance Humana.
2 2- EDUARDO AUGUSTO FERNANDES DOMINGUES - ACEITO
Disc: Basquete Qual.: Graduado em Educação
Fisica.
Especialista em Ciências do Basquetebol
2 3- EGÌDIO ROMÁRIO CARDOSO - ACEITO
Disc: Futebol e Futebol de Salão
Qual.: Graduado em Educação Física.
Especialista em Futebol. Mestrando com área de concentração
em Futebol • Cursando na UGF em fase de dissertação.
24- JANE MOREIRA GERHEIN _ ACEITO
Disc: Ginástica
Métodos e Técnicas do Trabalho em Academias Organização e
Administração de Academia Qual.: Graduada em Educação Física.
Especialista em Ginástica de
Academia. Mestranda em Ciência da Perfomance Humana.Cursando
nas FICAB - MESCON - agosto 92.
25- JORGE TEIXEIRA DE AZEVEDO- ACEITO PARA ESTE CURSO.
Disc: Biomecánica
Qual.: Graduada em Educação Fìsica e Fisioterapia. Especialista em
Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior.Professor da
Máteria.. desde 1985,nan FICAB.
2 6 - LILIANE CARVALHO DE SOUZA - ACEITO
Disc: Ginástica- Ginástica Ritmica Desportiva - Ginástica Olimpica
Qual.: Graduada em Educação Física. Especialização em Psicomotri-
cidade. Mestranda em Ciência da Performance Humana. UFRJ. ano
1991.
QUADRO II (Cont.)
??- ODIR DE SOUZA CARMO - ACEITO
Disc: Ginástica Medica Aplicada ã Educação Especial
Atividade na 3§ Idade
Ginástica Médica
Qual.: Graduado em Educação Física e Fisioterapia. Especialista
em Psicomotricidade e Psiquiatria Clinica. Mestranda em
Ciência da Performance Humana. Cursando nas FICAB - MESCON
agosto /92
28- PENHA CRISTINA BARRADAS DALTRO SANTOS - ACEITO
Disc.: Fisiologia
Qual.: Graduada em Mecina. Doutoranda em Ciências Biológicas.
Mestre em Ciênciar. Biológicas UERJ.
29- RAUL FERREIRA NETO - ACEITO
Disc: Recreação e Jogos
Qual.: Graduado em Educação Fisica. Especialização em Psicomotri
cidade e Educação. Mestrando em Ciência da Performance
Humana.cursando nas FICAB - MESCON - agosto/92.
30- SÉRGIO FERREIRA TAVARES - ACEITO
Disc: Atividade Comunitária
História da Educação Fìsica e Desportos Qual.: Graduado em
Educação Física. Mestrando em Ciência da
Performance Humana. Cursando nas FICAB- MESCON - agosto/92.
31 WILSON DOS SANTOS TEIXEIRA " ACEITO
Disc: Informática
Qual.: Graduado em Matemática. Mestrado em Engenharia de Sistemas
Concluido em dezembro /79 - IME
IV - DECISÃO DO PLENÀRIO
O Plenario do Conselho Federal de Educação aprovou, por unamimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 28 de 01
de 1993.
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