aprimoramento da formação, sendo inclusive pioneira em algumas
inovações como a área da Educação Física Especial, introduzida
como matéria curricular e na criação do I Curso de Especializa_
ção na mesma área."
- "Já em 20/6/89, pelo ofício 054/89, dirigido pelo Pre
sidente da Mantenedora - CER, ao então Presidente do CFE, Con-
selheiro Fernando Afonso Gay da Fonseca, afirmávamos que " é
inegável que, atualmente, o campo da atuação profissional do
Professor de Educação Física não se esgota unicamente na área
escolar.
-"Existe, na verdade, um mercado fragmentado a nível de
estruturas de ensino escolar e não escolar."
-"Esta realidade, há muito diagnosticada pela comunidade
acadêmica de Educação Física, influenciou os resultados dos
encontros para a discussão sobre a reformulação do currículo '
mínimo dos Cursos Superiores em Educação Física ( Rio de Janei_
ro/1979,Florianópolis/1981 e Curitiba/1982)."
_" Estes resultados, consubstanciados pelo Parecer n
o
215/87, visualizaram a formação profissional tanto do professor
de Educação Física como do Bacharel em Educação Física".
Do ponto de vista da realidade onde atuam as FICAB, '
consta do Projeto Pedagógico da futura Universidade, que o ama
durecimento da Instituição é resultado de experiências acumula
das em quase três décadas, a partir do funcionamento integrado
de suas Faculdades, em um trabalho respaldado no total apoio '
da comunidade, que por sua vez vem se beneficiando do ensino '
superior ministrado, evidenciando a interdisciplinaridade entre
os Cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional,
regularmente oferecidos.
Do mencionado Projeto de Universidade e do Parecer CFE
n
o
295/92 que o aprovou, destacam-se algumas características da
Zona Oeste do Rio de Janeiro, sede do estabelecimento de ensir.n;
- Segundo dados governamentais sua população estimada é de
1.900.000 habitantes, sendo a região do município que detém a
mais elevada taxa de crescimento anual da população: cerca de
4% quando a taxa global é de 1.825%.
- Por possuir ainda grandes espaços vazios,por sua to-