todos os que, nao estando nos padrões de normalidade, não se adaptavam
às suas propostas curriculares e disciplinares. Aí, então,estão enqua_
drados: o deficiente físico e mental, o auditivo, o visual, o múltiplo
a criança com problemas emocionais ou de aprendizagem etc.
Nos dias de hoje,a educação não se preocupa em ressaltar no homem suas
deficiências,mas sim, relacionar suas potencialidades,ofere cendo-lhe
meio de desenvolvê-las, respeitando o seu ritmo natural de de_
senvolvimento.Sendo assim, os fins da educação são os mesmos tanto pa-
ra as pessoas portadoras de alguma deficiência quanto para as demais."
A Educação Especial hoje faz parte da Educação Geral, ou ' seja,
procura atingir os mesmos objetivos da Educação Regular, que visa mais
a auto-realização do que a eficiência produtiva.
Considera a Instituição as seguintes razões para a criação
da habilitação ora analisada:
- carência, na região, de recurso humano com formação su-
perior e especializado,para fazer frente ã demanda da população;
- demanda de professores que já atuam na rede de ensino e
que não possuem a habilitação necessária;
- demanda de egressos dos cursos de licenciatura,já minis-
trados pelas FICAB ou outras instituições, e que poderão completar sua
formação.
E assim,conclui que, sempre voltada para a melhoria do pro-
cesso educativo e atendimento ã comunidade da Zona Oeste, uma vez que
um grande n
o
de deficientes já é atendido pela Clínica-Escola, não po-
deria deixar de manifestar amplo interesse por um trabalho na Área de
Educação. Especial, setor que vem merecendo destacada atenção por par-
te de autoridades , profissionais que militam na Educação Brasileira.
Do mencionado Projeto de Universidade e do Parecer CFE
no 295/92 que o aprovou, destacam-se algumas características da
Zona Oeste do Rio de Janeiro, sede do estabelecimento de ensino .
- Segundo dados governamentais sua população estimada é de
1.900.000 habitantes, sendo a região do município que detém a
mais elevada taxa de crescimento anual da população: cerca de
4% quando a taxa global é de 1.825%.
- Por"possuir ainda grandes espaços vazios,por sua to-