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MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
0 Centro Educacional de Realengo, mantenedor das Facul-
dades Integradas Castelo Branco - FICAB, com sede na cidade do
Rio de Janeiro, que se encontram em fase de acompanhamento para '
transformação em Universidade, pela via da Autorização, conforme
Parecer CFE n° 088/91 que acolheu a Carta-Consulta e Parecer CFE
n° 295/92 que aprovou o Projeto de Universidade, homologado pelo
Exm
o
Sr. Ministro de Estado da Educação em 23 de julho de 1992 ,,
encaminhou a este Conselho pedido de autorização para implantar a
habilitação Educação Especial do Curso de Pedagogia.
O Curso de Pedagogia oferecido pela Instituição foi re
conhecido pelo Decreto 79.362/77, com base no Parecer CFE n
o
.....
4.420/76,coma*habilitações Magistério das Matérias Pedagógicas de
2Q grau, Administração Escolar de 1
o
e 2° graus, Supervisão Esco-
lar de 1° e 2° graus e Orientação Educacional.De acordo como Pare-
cer n
o
1.158/87, aprovado em 30/11/87, o currículo desse Curso fi
cou estruturado com uma carga horária de 2,940 horas/aula, integra.
lizáveis no mínimo de 04 (quatro) anos e no máximo de 08 (oito) '
anos.
A proposta sob análise, integrou o Projeto de Universi
dade, para completar o perfil da Instituição garantindo interdis-
CÂMARA OU COMISSÃO
C
ESU
PROCESSO N.°
___23001.000.835/92-
I - RELATÓRIO
PARECER N
o
57/93
A
PROVADO EM 28/01/93
RELATOR: SR.
C
ONS. MARGARIDA
M
ã
R.BARROS P. LEAL
INTERESSADO/MANTENEDORA
CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO
FACULDADES INTEGRADAS CASTELO FRANCO
ASSUNTO
Autorização da Habilitação Educação Especial,do Curso de Pedago-
gia, a ser ministrado pelas Faculdades Integradas Castelo Branco-
FICAB,no Rio de Janeiro (Fases de Projeto
ede
Execu
o do mesmo)
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ciplinaridade entre os Cursos de Educação Física,Fisioterapia,Terapia
Ocupacional e Licenciatura Plena em Pedagogia com suas outras habili -
tações, sem aumento das vagas fixadas para este último curso, com fun-
cionamento nos turnos vespertino e noturno .
Este Parecer se fundamenta no Projeto Pedagógico da Universi-
dade e no Relatório da Comissão de Acompanhamento designada pelas Porta_
rias CFE n
o
05/91,38/91 e 41/92, a qual por força da Portaria CFE n
o
...
54/87 verificou as condições de funcionamento da Habilitação em Educa_
ção Especial do Curso de Pedagogia.
Referida Comissão decidiu' cingir-se tão somente aqueles '
pontos que se referem diretamente a citada habilitação,assim como ao
Parecer Técnico do Consultor Especialista, uma vez que os demais '
pontos já foram exaustivamente tratados no Parecer 295 CFE de 07/05/92
sobre o Projeto de Transformação em Universidade.
Por outro lado, a presente proposta foi encaminhada à CAE pa-
ra apreciação no âmbito de sua competência, cuja informação datada de
19/10/92 consta dos autos.
Em atendimento às observações constantes da informação da CAE
e a nosso despacho interlocutório, a Instituição encaminhou documenta-
ção referente as vagas, turnos de funcionamento, nova indicação de do-
centes, nomenclatura de disciplina e fluxograma do curso.
OBJETIVOS
Como objetivos gerais e específicos são indicados:
- Cooperar na formação de educadores, em nível de graduação ,
especialistas comprometidos com a educação atual contexto
sócio-político-econômico e cultural do País.
- Desenvolver no educador adequada formação profissional,le-
vando-o a compreender a plena inserção do deficiente na vi-
da econômica e social e o total desenvolvimento de suas po_
tencialidades, a fim de torná-lo útil e ajustado à socieda_
de;
- Oportunizar, ao educador habilitado em Educação Especial,si_
tuações que permitam a sua especialização e possibilitem a_
profundar e atualizar conhecimentos teórico-práticos.
Por outro lado, foram identificados como objetivos específicos
:
ads:
- Preparar professores em educação especial,fornecendo-lhes '
formação básica para que possam utilizar de forma consciente,
técnicas de educação e reabilitação adequadas ã sua clientela
e às condições que possuem;
- Oferecer ao educador uma fundamentação científica, filosófi-
ca, sociológica,psicológica e pedagógica;
- Habilitar recursos humanos, em nível de graduação,para atua
rem em Educação Especial;
- Qualificar recursos humanos para atender a demanda do ensino
especial, assim como contribuir para o melhor desempenho dos
profissionais que já atuam na área.
Quanto ao perfil profissiográfico, assim encontra-se defini-
do:
0 Curso de Pedagogia com habilitação em Educação Especial vi
sa a formação de profissional especialista,formado sob uma perspecti-
va globalizante, que permita um movimento dialético entre prática-
teo-ria-prática, através da reflexão sobre sua prática e seus
conhecimentos, dentro do processo político de apropriação da
consciência pedag£ gica.
Registra que a clientela prevista para o Curso será sele-
cionada através de concurso vestibular, cujos critérios são adotados'
pelas FICA-B, definidos em Edital, e através de complementação de estu
dos aos licenciados em Pedagogia, em conformidade com a regulamenta -
ção vigente no Regimento.
JUSTIFICATIVA
No projeto da habilitação em apreço a Instituição apresenta
detalhada justificativa para sua implantação, valendo evidenciar :
" A Educação é habitualmente pensada em função do conceito '
de normalidade."
"Desta forma,a Educação Especial sempre foi vista como um cor
po de procedimentos técnicos que visava dar um tratamento ao individue
que se afastava da norma."
Assim sendo, o sistema escolar reproduzindo as relações so-
ciais , criou novas demandas que exigiam atendimentos especiais para
todos os que, nao estando nos padrões de normalidade, não se adaptavam
às suas propostas curriculares e disciplinares. Aí, então,estão enqua_
drados: o deficiente físico e mental, o auditivo, o visual, o múltiplo
a criança com problemas emocionais ou de aprendizagem etc.
Nos dias de hoje,a educação não se preocupa em ressaltar no homem suas
deficiências,mas sim, relacionar suas potencialidades,ofere cendo-lhe
meio de desenvolvê-las, respeitando o seu ritmo natural de de_
senvolvimento.Sendo assim, os fins da educação são os mesmos tanto pa-
ra as pessoas portadoras de alguma deficiência quanto para as demais."
A Educação Especial hoje faz parte da Educação Geral, ou ' seja,
procura atingir os mesmos objetivos da Educação Regular, que visa mais
a auto-realização do que a eficiência produtiva.
Considera a Instituição as seguintes razões para a criação
da habilitação ora analisada:
- carência, na região, de recurso humano com formação su-
perior e especializado,para fazer frente ã demanda da população;
- demanda de professores que já atuam na rede de ensino e
que não possuem a habilitação necessária;
- demanda de egressos dos cursos de licenciatura,já minis-
trados pelas FICAB ou outras instituições, e que poderão completar sua
formação.
E assim,conclui que, sempre voltada para a melhoria do pro-
cesso educativo e atendimento ã comunidade da Zona Oeste, uma vez que
um grande n
o
de deficientes já é atendido pela Clínica-Escola, não po-
deria deixar de manifestar amplo interesse por um trabalho na Área de
Educação. Especial, setor que vem merecendo destacada atenção por par-
te de autoridades , profissionais que militam na Educação Brasileira.
Do mencionado Projeto de Universidade e do Parecer CFE
no 295/92 que o aprovou, destacam-se algumas características da
Zona Oeste do Rio de Janeiro, sede do estabelecimento de ensino .
- Segundo dados governamentais sua população estimada é de
1.900.000 habitantes, sendo a região do município que detém a
mais elevada taxa de crescimento anual da população: cerca de
4% quando a taxa global é de 1.825%.
- Por"possuir ainda grandes espaços vazios,por sua to-
pografia privilegiada,por representar praticamente uma das me-
lhores alternativas de expansão do município, é uma região pro
missora, em termos de desenvolvimento industrial e comercial,'
que vem passando nas últimas décadas por grandes mudanças.
- Nela se encontram, importantes pólos da indústria farma_
cêutica, têxtil,pesqueira, informática e comunicação (video e
cinema); e também um amplo e dinâmico projeto já solidificado.
- Essa realidade significa um potencial do mercado de trabalho
que precisa de mão de obra bem preparada e qualificada.
~ As instituições Universitárias mais próximas das FICAB'
estão localizadas em outros Municípios: a Associação Fluminense de
Educação (AFE) - em Duque de Caxias, a Sociedade de Ensino '
Superior de Nova Iguaçu (SESNI) - em Nova Iguaçu e a Universida. de
Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Itaguaí. Estão se
paradas por distâncias que frequentemente ultrapassam 40 km e têm
enfoques básicos em áreas distintas. Assim, a AFE centra-se em
alguns cursos na área de saúde, tais como, Odontologia e En-
fermagem,distintos dos cursos da SESNI,onde a ênfase é o curso ' de
Medicina; as FICAB distinguem-se,com os cursos de Educação '
Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Observa-se que os
referidos cursos se complementam em área de conhecimento,mas ' não
se sobrepõem.
O mesmo ocorre nas outras áreas de ensino,tais como , as
licenciaturas e a área tecnológica. A UFRRJ, das 03 institua ções
citadas é a única que com as FICAB,oferece o curso de Educação
Física;todavia, o centro de suas atividades são as Ciên -cias
Agrárias e Veterinária.
- As mudanças ocorridas na região têm significado também
uma diminuição da qualidade de vida da população. Nasce, na
comunidade, uma consciência de que é chegado o momento de se
promover mudanças estruturais que possibilitem a adequação entre
o crescimento industrial e comercial, a qualidade de vida e o
nível cultural da população.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O - Curso programado com duração de 08 semestres letivos obe-
decerá a uma grade curricular onde figuram para cada semestre letivo: as
disciplinas que o compõem e a carga horária de cada uma delas confor ne
Quadro I anexo a este parecer. As ementas correspondentes a cada uma das
disciplinas encontram-se anexas ao processo.
Pelo currículo pleno apresentado, a habilitação terá uma car ja
horária de 3.120 horas aula, totalizando 204 créditos, integralíza-ios em
08 semestres, sendo 05 comuns a todas as habilitações do cuso de Pedagogia
e 03 semestres específicos ã habilitação Educação Especial ( 480 h/a).
Na carga horária total do curso estão incluídas às cargas '
horárias de EPB (60h) e EF (60h).
Quanto aos estágios, tendo em vista as características do
curso,serão desenvolvidos na Clínica Escola da própria instituição e
em outros estabelecimentos especializados mediante convênio.
No que se refere à pesquisa, julgamos oportuno registrar que
apesar da Instituição somente agora propor a habilitação em Educação'
Especial, vem desenvolvendo algumas pesquisas como por exemplo : Estu
dos de Atualização sobre a Pessoa Portadora de Deficiência; Os efeitos
da Atividade Recreativa em Crianças Portadoras de Deficiências/ Educação
Rítmico-musical em Deficientes Auditivos , Influência da Linguagem nos
Portadores de Deficiência Auditiva.
Quanto a extensão, foram realizadas Semanas de Fisioterapia e
Terapia Ocupacional, onde o trabalho do profissional de Educação Es-
pecial era apresentado e valorizado devido às necessidades da própria
Zona Oeste.
E, no tocante ã Pos-graduação lato-sensu, um Curso de Espe-
cialização em Educação Especial foi oferecido pela Instituição onde os
42 alunos participantes receberam bolsas da CAPES.
CORPO DOCENTE
O corpo docente que atuará no curso será constituído por 32,
professores dos quais 17 já são aprovados pelo CFE e 15 são novos in-
iicados. Estes, apresentam o seguinte perfil: 01 com doutorado, 22 com
mestrado; 03 cursando mestrado; e 06 com especialização.
A relação dos professores integra o Quadro II deste Parecer.
INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
Esta encontra-se bem detalhada no Projeto Universidade em seu
anexo III, e também no projeto em causa, caracterizando espaço
suficiente para as atividades acadêmicas atuais e projetadas.
A Instituição caracteriza-se por possuir mais de 5.930 metros
quadrados de área construída, distribuída em 03 blocos, além de áreas
livres cobertas, anexo e Colégio de Aplicação.
Esses blocos possuem corredores amplos, excelente
iluminação e fácil acesso às salas de aula e laboratórios.
No que se refere ao curso, conta a instituição com 04
salas de aula, 01 laboratório de informática educativa com 80,00
metros quadrados, 01 sala especial para estágios com 86,30 metros
quadrados e com os demais espaços para pesquisa, estudos,
recreação etc, comuns para toda instituição.
Destaque-se na infra-estrutura, a Biblioteca, conforme a
seguir.
A Biblioteca Manuel Bandeira da FICAB, possui atualmente
cerca de 33.278 volumes, 20.902 títulos e 90 títulos de perió-
dicos correntes. Sua área física é de 505 metros quadrados des-
tinados a leitura, dos quais 213 metros quadrados para acervo e
178 metros quadrados destinados ã leitura apresentando espa -
ços reservados a estudos em grupo e espaço individual. Está aber-
ta das 9:00 às 22:00 horas, de segunda a sexta-feiras e, aos sá-
bados de 08:00 às 11:00 horas. Prevê-se a expansão da Biblio teca
Manuel Bandeira no período de 91/96, quando deverá atingir 35.518
títulos e 90.966 exemplares. Os periódicos correntes elevar-se -
ão de 90 a 239 títulos nesse período.
O acervo da área do curso está assim distribuído: 1.755 títulos,
4.533 exemplares e 16' títulos de periódicos correntes. No projeto
consta a bibliografia básica do curso. Executa-se ,
n
o momento,
projeto específico para a BMB onde se detalha o diagnóstico e se
estabelecem as projeções futuras, quanto ao pessoal,área (projeto
arquitetônico), acervo e serviços.
Para a instalação do acervo e o oferecimento de codi -
ções adequadas ao público-alvo, será destinada no novo prédio uma '
área para a BMB, com 3328 metros quadrados, dos quais: 880 metros '
quadrados destinados ao acervo;950 metros quadrados, ã leitura;1498
metros quadrados,às salas de trabalho,áreas comuns e salas especi-
ais. O espaço destinado à leitura possibilitará o assento simultâneo
de cerca de 650 usuários, individualmente ou em grupo, o que ' se
adequa aos padrões existentes. A área prevista permitirá o cres_
cimento futuro.
Dentre os serviços propostos no Projeto Universidade ,
além daqueles já realizados anualmente,destacam-se :
- treinamento periódico de usuários;
- obtenção de cópias de artigos de periódicos através do
COMUT,
- normalização de trabalhos técnico-científicos atenden
do a docentes e pós-graduandos,
- intercâmbio de informações bibliográficas com as uni-
versidades emergentes,
- boletim bibliográfico mensal,
- serviço de alerta,atendendo a docentes e pós-graduan-
dos ,
- buscas bibliográficas em bases de dados CD-ROM,
- integração a rede BITNET, que possibilitará o inter-
câmbio científico, via terminal de computador.
CAPACIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA MANTENEDORA
Consta do Projeto de Universidade, Parecer de Entidade
Externa, acompanhado de detalhado Relatório Técnico, sobre a si-
tuação econômico-financeira, com base em balanços gerais, balanço
patrimonial e previsão receita/despesa, para o quinquenio 1992
/1996.
0 movimento econômico-financeiro da instituição é con-
tabilizado de forma global e não por curso, razão pela qual os da
dos financeiros apresentados se referem à FICAB e não ao curso ,
objeto da autorização. Foram apresentados os três últimos balanços
referentes aos anos de 89/91.
A situação do triênio é de evolução positiva, como com_
provam os superávits obtidos pela instituição. Verifica-se,pois ,
que esta evolução demonstra-se da seguinte forma:
1989 ............... superávit de Cr$ 4.356.703,42
1990 ............... superávit de Cr$ 62.363.003,35
1991 ............... superávit de Cr$ 331.557.733,61
Os números revelam equilíbrio financeiro e boa
administração dos recursos. De igual modo, a Habilitação Educação
Especial do Curso de Pedagogia está incluída no planejamento
econômico financeiro correspondente aos exercícios financeiros de
1992/1996, Anexos III e Vili do Projeto Universidade.
A Comissão de Acompanhamento conclui:
" Com base nas observações feitas "in loco" e na elabo-
ração clara e coerente do projeto da Habilitação de Educação Es-
pecial do Curso de Pedagogia e considerando o cumprimento da le-
gislação e das normas específicas do CFE que regem a matéria, a
Comissão de Acompanhamento, funcionando "ad hoc" como Comissão'
de Verificação por força da Portaria CFE 54/87 recomenda a auto-
rização do Curso nos termos do projeto apresentado pela Institu_i
cão.
II - PARECER E VOTO DA RELATORA
Ante o exposto e considerando que:
a. a Instituição que esteve sob acompanhamento durante 10
meses por Comissão específica designada pelas Portarias
CFE ne 05/91,38/91 e 41/92, comprovou seu funcionamento
regular,elaborando seu Projeto de Universidade em tempo
hábil, incluindo proposta de criação da habilitação Edu.
cação Especial do Curso de Pedagogia.
b. a proposta atende à legislação vigente quanto ã organi
zação curricular e corpo docente.
c. um grande número de deficientes atendidos pela Clínica
1
Escola da Instituição, através dos Cursos de Fisiotera
pia e de Terapia Ocupacional demonstra a necessidade de
1
um trabalho interdisciplinar mais voltado para a área '
de educação.
d. a infra-estrutura e recursos materiais atendem satisfa.
toriamente ã implantação da Habilitação Educação Especi_
al , destacando-se o plano de expansão da biblioteca.
e. o parecer conclusivo da Comissão de Acompanhamento reco
menda a autorização da habilitação em apreço.
A Relatora vota favoravelmente ã autorização da habilitação
Educação Especial do Curso de Pedagogia, a ser ministrada/pelas'
Faculdades Integradas Castelo Branco - FICAB, mantidas pelo Centro E-
ducacional de Realengo, com sede no Rio de Janeiro, sem aumento das va.
gas existentes e com funcionamento nos turnos vespertino e noturno.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Comissão Especial de Universidade acompanha o parecer e o
voto da Relatora.
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1
o
Periodo
Disciplinas Crédito C/H Pré-Requisito
Introdução ã Filosofia 04 60
Sociologia Geral 04 60
Língua Portuguesa I 04 60 -
Psicologia Geral 04 60
Metodologia da Pesquisa Cientí
fica I 02 30 -
História da Educação I 04 60
Sub Total 20 330
E.P.B. I 02 30 -
Prática Desportiva I 02 30
Total 24 390
2
o
Período
Psicologia do Desenvolvimento 02 30 Psicologia Geral
Filosofia da Educação I 04 60 Intr. ã Filosofia
Fundamentos Sociológicos da E-
ducação 02 30 Sociologia Geral
Língua Portuguesa II 04 60 Líng. Portuguesa I
Metodologia da Pesquisa Cientí.
fica II 02 30 Met. Pesq. Cint. I
História da Educação II 04 60 Hist, da Educ. I
Fundamentos da Matemática 04 60
Sub Total 20 330
E.P.B. II 02 30 E.P.B. I
Prática Desportiva II 02 30 Prát. Desp. I
Total 24 390
3
o
Período
Filosofia da Educação II 04 60 Fil. da Educ. I
Sociologia da Educação I 02 30 Fund.Soe. Educ.
Língua Portuguesa III 02 30 Líng. Port. II
Psicologia da Aprendizagem 02 30 Psic. Desenvol.
Cultura Brasileira 02 30
História da Educação no Brasil 04 60 Hist, da Educ. II
Arte e Educação 02 30
Introdução à Estatística 04 60 - '
Chefia e Liderança 02 30
Total 24 360
QUADRO I (Cont.)
4
o
Período
Antropologia Filosófica 02 30
Sociologia da Educação II 02 30 Soc. da Educ. I
Língua Portuguesa IV 02 30 Ling. Port. III
Psicologia Social 02 30 Psic. Aprendiz.
Lazer e Educação 02 30
Legislação de Ensino 02 30
Educação Comparada 04 60
Fundamentos de Didática 02 30
Estatística Aplicada ã Educação I 02 30 Intr. à Estatíst.
Desenvolvimento Organizacional 02 30
Ideologia e Educação 02 30
Total 24 360
5
o
Período
Antropologia Cultural 02 30
Estrutura e Funcionamento do Ensi.
no Superior 02 30
Recursos Audiovisuais 02 30
Tecnologia Educacional 02 30
Teoria e Técnica da Dinâmica de
Grupo
0 2
3 0
Economia e Educação 02 30
Medidas Educacionais I 04 60 -
Didática I 04 60 Fund. de Didática
Estatística Aplicada ã Educação II 02 30 Est. Aplic.Educ. I
Informática Aplicada à Educação 02 30
Total 24 360
69 Período
Métodos e Técnicas de Ensino da
Educação Especial 02 30
Estrutura e Funcionamento do En
sino de 20 Grau 02 30 Es tr. Fune. E:.s. Sup.
Educação e Trabalho 04 60
Introdução ã Educação Especial 04 60
Metodologia da Alfabetização 02 30
Pràtica de Ensino cas Matérias Pe_
dagógicas I 04 60
Medidas Educacionais II 04 60 Med. Educacionais :
Didática II 04 60 Didática I
Estágio Supervisionado em Educa
ção Especial I 02 30
Total 23 420
QUADRO I (Cont.)
70 Perído
Politica Educacional 02 30
Estrutura e Funcionamento do Ensi.
no de 1° Grau 02 20 Estr.Fune.Ens.2
o
G.
Desenvolvimento Bio-Psico-Social
do Deficiente 02 30
Principios e Métodos de Educação
Especial I 04 60 -
Metodologia do Ensino de 1
o
Grau 04 60 Met.Alfabetização
Prática de Ensino das Matérias Pe
dagógicas II 04 60 Prát.Ens.Mat.Ped.I
Introdução à Terapia Psicomotora 02 30 -
Educação de Adultos 02 30
Currículos e Programas I 02 30 -
Estágio Supervisionado em Educa
ção Especial II 04 50 Est.Sup.Edu.Esp.I
Total 28 420
8° Período
Planejamento Educacional 02 30
Educação Pré-Escolar 02 30
Elaboração de Projeto Educacional 02 30
Princípios e Métodos de Educação
Especial II 04 60 Prm.Mét .Edu. Esp. 1
Metodologia do Ensino de 2° Grau 04 60 Met.Ens.de 1
o
Grat
Prática de Ensino das Matérias Pe_
dagógicas III 04 60 Prát.Ens.Mat.Ped.I
Psicomotricidade e Educação 02 30 Int.Ter. Psicomot.
Intervenção Precoce 02 30
Currículos e Programas II 02 30 Cur. Program. I
Estágio Supervisionado em Educação
Especial III 04 60 Est.Sup.Edu.Esp.I]
Total 23 420
CARGA HORARIA DO CURSO ............................. 3.000
CARGA HORÁRIA DE EPB + EF .......................... 120
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO ....................... 3.120
QUADRO II
CORPO DOCENTE
A - PROFESSORES APROVADOS PELO CFE
01- CARLOS ALBERTO DA CRUZ WENCESLAU - ACEITO
Disc:- Estudos de Problemas Brasileiros
- Filosofia da Educação
- Introdução à Filosofia
Qual:- Graduação em Pedagogia
- Especialista em Educação e Adminsitração Universitária.
Parecer CFE n
o
4.420/76 - referente as disciplinas.
02- CARLOS AUGUSTO FIGUEIRA PIRES - ACEITO
Disc: - Fundamentos de Matemática
Qual: - Graduado em Matemática
- Especialista em Matemática
- Mestrado em Matemática
Parecer do CFE n
o
460/88 - referente a disciplina
03- ELIAS NUNES FRAZÃO - ACEITO
Disc: - Psicologia da Aprendizagem
- Psicologia do Desenvolvimento
Qual: - Graduado em Psicologia
- Mestre em Psicologia Escolar. Parecer do CFE n
o
460/88
04- EUGÊNIO DA SILVA CORRÊA — ACEITO
Disc: - Prática Desportiva
Qual: - Graduado em Educação Física e Pedagogia
- Mestre em Educação. Parecer CFE n
o
460/88- referente a
Disciplina.
05- GIL DUARTE - ACEITO
Disc: - Estatística Aplicada ã Educação
- Introdução ã Estatística
Qual: - Graduado em Estatística
- Mestre em Estatística. Parecer CFE n
o
296/92- referente a
disciplina.
06- IDALINA DE MEIRELLES PINTO - ACEITA
Disc: Informática Aplicada a Educação.
- Recursos Audiovisuais
- Arte e Educação
Qual: - Graduada em Pedagogia
- Mestre em Educação. Parecer CFE n
o
460/88, referente as
disciplinas.
QUADRO II (Cont.)
0 7- JOSÉ PIRES DA SILVA - ACEITO
Disc: - Lingua Portuguesa
Qual: - Graduado em Letras Clássicas
Mestre em Literatura Portuguesa. Parecer CFE n
o
460/88 -referente a
disciplina. 0 8- JESUS MARTINS PEREZ - ACEITO Disc: - Medidas
Educacionais
- Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior
Qual: - Graduado em Pedagogia
- Mestre em Educação. Parecer CFE n
o
4.420/76. Referente a
Medidas Educacionais.
09- LUIS ARCOS PEREZ - ACEITO
Disc: - Ideologia e Educação
Economia e Educação. Qual: -
Graduado em Pedagogia
- Mestre em Educação.
10- MAÍSA DOS REIS"QUARESMA - ACEITA
Disc: - Currículos e Programas
- Metodologia Científica
- Fundamentos Sociológicos da Educação.
Qual: - Graduado em História
- Mestre em Educação. Parecer CFE n
o
297/92. Referente a
Metodologia.Científica.
11- MARIA CECILIA ANI CURY ACEITA
Disc: - Psicolgia Geral- Psicologia da Aprendizagem -Psicologia
do Desenvolvimento. Qual: - Graduada em Psicologia.
Mestre em Psicologia. Parecer
CFE n
o
460/88. Referente as disciplines
12- MARY HESLEY DE MENDONÇA MOTTA - - ACEITA
Disc: - Antropologia Cultural e Cultura Brasileira.
Qual: - Graduada em História. Mestre em História. Parecer do CFE
n
o
297/92 referente a Antropologia.
13- PAULO CHRISTIANO MAINHARD - ACEITO
Disc: - História da Educação- Sociologia da Educação
História da Educação no Brasil. Qual: - Graduado em
Pedagogia. Mestrado em Educação. Parecer CFE
n
o
4.420/76. Referente a disciplina.
14- REINÉRIO LUIZ MOREIRA SIMÕES - ACEITO
Disc: - Antropologia Filosófica
Qual: - Graduado em Filosofia. Mestrado em Filosofia. Parecer
CFE n
o
297/92. Referente a disciplina.
QUADRO II (Cont.)
15- SIDNEY DE CARVALHO ROSADAS - ACEITO
Disc: - Introdução ã Educação Especial
Qual: - Graduado em Educação Física. Mestrado em Educação. Pare_
cer CFE ns 460/88- referente a disciplina.
16- ZILÉA BAPTISTA NESPOLI - ACEITA
Disc: - Didática
- Sociologia Geral
Qual: - Graduada em Pedagogia. Mestrado em Educação. Parecer CFE
n
o
297/92 - referente ss diciplinas
B- NOVOS INDICADOS
17- CELECINA GODINHO GUIMARÃES " ACEITA
Disc: - Desenvolvimento Bio-Psico-Social do Deficiente
Qual: - Graduação em Medicina
- Especialista em Ciência da Performance Humana
- Mestrado em Educação Física - área Biomédica
18- CELESTE AZULAY KELMAM - ACEITA
Disc: - Intervensão Precoce
- Princípios e Métodos de Educação Especial
Qual: - Graduada em Psicologia
- Especialista em Disturbios de Aprendizagem em Educação
Especial e Neuropsicologia da Leitura
19- ELZA DE SOUZA BARBOSA - ACEITA. PARA ESTE CURSO.
Disc: - Metodologia da Alfabetização
- Educação Pré-Escolar
Qual: - Graduada em Pedagogia. Especialização em Métodos e Técni_
cas de Ensino.
QUADRO II (Cont.)
20 - IARA DO AMARAL SANTOS _ ACEITA PARA ESTE CURSO.
Disc: - Metodologia do Ensino de 2° grau.
Qual: - Graduada em Pedagogia. Especialização em Métodos e Téc-
nicas de Ensino.
21 - JÚLIA REZENDE REIS- ACEITA
Disc: - Educação e Trabalho
Qual: - Graduada em Serviço Social . Mestrado em Serviço Social
PUC/RJ - 1991.
22 - JUREMA ROSA LOPES - ACEITA
Disc: - Legislação de Ensino
- Política Educacional
- Tecnologia Educacional
Qual: - Graduada em Pedagogia. Mestrado em Tecnologia Educacio-
nal/ UFRJ.
23.- LIA RODRIGUES GONÇALVES - ACEITA
Disc: - Educação Comparada - Educação de Adultos.
- Planejamento Educacional
Qual: - Graduada em Pedagogia. Mestrado em Currículos e Ensino.
Doutorado em Educação/ USA
24- LILIANE CARVALHO DE SOUZA - ACEITA
Disc: - Psicomotricidade e Educação
Qual: - Graduada em Educação Física. Especialista em Psicomotri-
cidade. Cursando mestrado em Educação,. UFRJ •
25 LÚCIA FERREIRA RANGEL _ ACEITA PARA ESTE CURSO
Disc: - Fundamentos de Didática
- Metodologia do Ensino de 1o Grau
Qual: - Graduada em Pedagogia. Especialista em Métodos e Técni
cas de Ensino.
QUADRO II (Cont.)
26 - MARCIA MEDEIROS MARQUES - ACEITA
Disc: - Introdução ã Terapia Psicomotora
Qual: - Graduada em Terapia Ocupacional. Especialização em
Exploração do Imaginário da Linguagem e da Criação
Artistica do Excepcional. Mestrado em Metodologia do
Serviço Social./ puc - RJ
27 - MARIA ÂNGELA DE ALBUQUERQUE ACEITA
Disc: - Estágio Supervisionado em Educação Especial
- Métodos e Técnicas de Ensino da Educação Especial
Qual: - Graduada em Serviço Social.
- Especialista em Exploração do Imaginário da Linguagem e
da Criação Artística do Excepcional.
- Mestre em Metodologia do Serviço Social./ puc - RJ
28- RAUL FERREIRA NETO - ACEITO
Disc: - Lazer e Educação
Qual: - Graduado em Educação Fisica.
- Especialista em Psicomotricidade e Educação
- Mestrando em Ciências da Performance Humana- FICAB/MESCON,
29- ROBERTO RODRIGUES DE MATTOS _ ACEITO PARA ESTE CURSO.
Disc: - Desenvolvimento Organizacional
Qual: - Graduado em Ciências Administrativas. Especialização em
Recursos Humanos - PUC-RJ
30 - SHEYLA ORMOND CORDEIRO - ACEITA
Disc: - Psicologia Social
- Chefia e Liderança
- Teoria e Técnica de Dinâmica de Grupo
Qual: - Graduada em Psicologia
- Especialista em Psicologia Escolar . Cursando mestrado
na UGF - 1991
QUADRO II
(Cont.)
31 - VERGlLIA ANJOS MENDONÇA COSTA - ACEITA
Disc: - Prática de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado
Elaboraçao de Projetos Educacionais.
Qual: - Graduada em Pedagogia.
~ Mestre em Avaliação Educacional.
32 - VERA COSTA GISSONI - ACEITA
Disc: Estrutura-e Funsionamento do Ensino de l
o
e 2
o
graus
Qual: Graduação em Pedagogia.
Especialista em Administração Universitária.
Mestrado em Educação.
Parecer 460/88 - referente a disciplina.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenario do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 28 de 01 de 1993.
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