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23001.000508/93-49
FUNDAÇÃO ATTILA TABORDA
RS
José Sanchotene Felice
CESu
Reconhecimento do curso de Ciências - habilitação em Biolo
gia, ministrado pela Universidade da Região da Campanha, em
SanfAna do Livramento - RS.
Baixo o processo em diligência pelo prazo
de 60 (sessenta) dias, para que a Instituição encaminhe a
este Relator informações sobre as providências tomadas em
relação as recomendações contidas no
Verificadora, encaminhado, em anexo.
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O Presidente da Fundação Âttila Taborda encaminha a este
Conselho pedido de reconhecimento do curso de Ciências - Habilitação em
Biologia, ministrado pela Universidade da Região da Campanha, em Sant'
Ana do Livramento/RS.
O curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto n° 98.473,
de 06.12.89, nos termos do Parecer CFE n° 532/89, com 50 vagas anuais
e funciona no período noturno.
Pelas Portarias nes 201 e 227/93-SESu/MEC foi designada Co
missão Verificadora composta pelos professores PAULO ROBERTO PETERSEN
HOTMANN e YARA MARIA RAUH MULLER, ambos da Universidade Federal de
Santa Catarina, e pela TAE NEUSA NORMA DA SILVEIRA, da DEMEC-RS, para
verificar as condições de funcionamento para o reconhecimento do curso
e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da
Comissão Verificadora, a CAE informa o que segue:
1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade da Região da Campanha, com sede e foro na
cidade de Bagé/RS, mantida pela Fundação Âttila Taborda, é uma insti-
tuição de Caráter Regional e Comunitário, reconhecida pela Portaria Mj.
nisterial n° 52/89 (Parecer CFE n° 83/89). Os referidos atos aprovam
também o Estatuto e o Regimento Geral da Instituição.
A Comissão presta as seguintes informações sobre a Univer-
sidade;
Denominação: Universidade da Região da Campanha - URCAMP
Numa visão global da Universidade, seus 52 cursos
oferecem um total de 4870 vagas, distribuídas nas diversas áreas e
campi, A relação de vagas, alunos matriculados e concluintes por-
cursoo apresentados no anexo 2.
Os cursos mais procurados são: Direito. Fisioterapia e
Medicina Veterinária. Em 1992 os cursos de Filosofia, Física,
Geografia. História e Ciências 12 Grauo tiveram alunos
matriculados. A URCAMP formou, em 1992, 556 alunos.
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Quanto ao Curso de Ciências -Habilitação Bíologia.o
há ingresso de alunos desde o Concurso Vestibular realizado em
1992. A Comissão foi informada de que o Curso encontra-se em fase
de extinção, por estar sendo substituído pelo Curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas implantado a partir da
incorporação da ASPES pela URCAMP, em 1992.
Alunado
A Comissão observou uma grande circulação de alunos no
período de aulas (das 19h -23hl5), com salas ocupadas, frequência
à biblioteca e atividades vinculadas a campanha eleitoral do DCE.
Percebeu-se um clima de integração entre os alunos e
entre os alunos e os professores.
A instituição atende alunos oriundoso só de Sant'Ana
do Livramento, como também de várias localidades da Região e do
Uruguai.
Atividades-fim
Os cursos ministrados pela URCAMP que possuem demanda,
estão funcionando regularmente. As pesquisas desenvolvidas
abrangem, principalmente, as áreas de Zootecnia e Tecnologia
(quadro n° 55, p. 100, do Processo de Reconhecimento). Em termos
de extensão, os projetos se caracterizam como ações integradas na
comunidade bageense e nas comunidades sede dos campi.
0 quadro n° 56, p. 101-20 do Processo de Reconhecimento
oferece detalhamento destas atividades.
Registros Escolares
A Comissão verificou o setor de Registros Acadêmicos,
bem localizado e instalado, com dimensões suficientes para a
demanda. As informações sobre a vida académica dos alunos
encontram-se em disquetes, na sede da URCAMP- Bagé e em fichários
deo e encadernados no campi de Sant'Ana do Livramento. As
pastas dos alunos contém a documentação pessoal, escolar e controle
do currículo desenvolvido. Os diários de classe de períodos
anteriores estão encadernados e arquivados na Secretaria. 0
atendimento é feito no balcão e a matrícula, emissão de históricos
escolares e controle de notaso elaborados pela Secretaria.Quando
necessário, os alunos recebem aconselhamento de matrícula. Há um
arquivo passivo de aço, com pastas suspensas. A responsável pelo
setor de Registros Académicos tem experiência.
A guarda dos dados relativos aos professores é feita no
setor de recursos humanos e os documentos encontravam-se em ordem,
Corpo Docente
De acordo com informações da instituição, o corpo
docente da URCAMP apresenta um total de 445 professores, sendo
26,29% graduados; 55,06% com curso de pós-graduação "lato sensu" e
17,98/% com Mestrado e/ou Doutorado, embora a análise do quadro
número 18 (pag 47 do processo)o permita a conferência desta
informação.
No momento, 15 docentes encontram-se cursando pós-
graduação, conforme anexo 03, porém, nenhum na área específica do
curso verificado.
Na totalidade da Instituição, 17,98% dos docentes
possuem regime de dedicação integral; 52,80% regime de dedicação
parcial e 29,22% dos professores possuem regime de hora/aula.
Os professoreso selecionados por Concurso Externo,
com divulgação através de Editais, ou indicados pelo Departamento,
sendo seus nomes aprovados pelo CONSEPE.
Segundo o Pró-Reitor de Ensino da URCAMP há uma política
de investimento no docente titulado, pois as experiências
demonstram que o incentivo à qualificação que a universidade
ofereceuo retornou à instituição pelo fato do docente passar a
prestar seus serviços, a universidades públicas, após concluído o
curso de mestrado ou doutorado.
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. Recursos Físicos e Materiais
Com relação a este item, a Instituição informa:
QUADRO N° 01 - ÁREA CONSTRUÍDA
CAMPUS
CENTRAL
ccont. ...
Bloco A
15 Pavimento
Bloco A
2º Pavimento
Bloco A
3º Pavimento
Bloco B
1° Pavimento
Bloco B
2° Pavimento
Bloco B
3º Pavimento
Bloco C
Bloco D
Bloco E
Bloco F
Bloco 6
Bloco H
Bloco 1
Bloco J
Bloco K
Bloco L
Destinação
PROEN, Setor de pessoal. Tesouraria. PROAD, Portaria
Contadoria. Bar-restaurante e banheiros
Biblioteca Central e banheiros.
Pró-Reitoria, Salão de Atos, Sala dos Conselhos, as-
sessoria de Assuntos Educacionais e banheiros.
Centro de Ciências Jurídicas, Centro Ciências da Edu-
cação, Centro Ciências da Saúde, PROPEX, Registros de
Diplomas. Registros Académicos. Crédito Educativo,
Banco, banheiros, Sala dos Professores e circulação.
Salas de Aula. banheiros e circulação .
Salas de Aula, banheiros e circulação .
Salas de Aula
Laboratório de Línguas, Salas de Aula, banheiros e
circulação.
Assessoria Especial de Planejamento, NEPA, salas de
aula, banheiros e circulação
COMVEST
Recursos Humanos e banheiros
N.P.D. e banheiros
Superintendência de Infraestrutura e Meios, Assesso-
ria Jurídica, Recepção, Sala Carteiro, Sala de Serven-
tes e banheiros.
Almoxarifado, Salas de Aula, banheiro, Sala do Coral
e Audiovisuais e Laboratório de Psicologia Experinen-
tal.
Salas de Aula. banheiros e Biotério.
Setor de Controle de Credito e Informações. Arquivo
Passivo do DIR. Lab. Química, depósito e banheiro.
Cont. do QUADRO N9 01 - ÁREA CONSTRUÍDA - CAMPUS CENTRAL
Administração Geral
Biblioteca
Orgãos Suplementares
Salas Especiais
Salas de Aula
Convivência
Área Esportiva
Laborat, Ciências do mov.
Centro de Convívio
DESTlNAÇÃO
PRÉDIO
PRÉDIO
Bloco M
Bloco N
Bloco 0
Bloco P
Bloco Q
Bloco R
Bloco S
Salas de Aula. banheiros, D.A. DIREITO, D.A. FISIOTE-
RAPIA e Laboratório de Informática.
Arquivo Universitário.
Salas de Aula.
Diretório Central de Estudantes .
(Área em reforma)
Laboratório de Fisioterapia.
Gráfica - Centro de Conunicações - CECOM
(área locada).
QUADRO Nº 02 - ÁREA CONSTRUÍDA - CAMPUS ESPORTIVO
DESTINAÇÃO
QUADRO N2 03 - ÁREA CONSTRUÍDA - CAMPUS RURAL
QUADRO Nº 04 - ÁREA CONSTRUÍDA - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE
SANT'ANA DO LIVRAMENTO - URCAMP
DESTINAÇÃO
Direção Medicina Veterinária, Circulação.
Laboratórios. Salas de Aula, Sala de Desenho
Circulação.
Salas de Aula, Biblioteca e banheiros, Cir-
culação.
Salas de Aula e banheiros, Circulação.
Laboratórios, banheiros. Circulação .
Salas de Aula, Instituto de Anatomia, Farmá-
cia, Hospital Veterinário, Circulação .
Direção Agronomia, Circulação
Salas de Aula, Diretório Académico, Refeitó-
rio, Cooperativa, Almoxarifado, Galpão de
Taibo, Terneiros, Suínos, Canil e Aviário,
Circulação.
DESTINAÇÃO
18 Pavimento ( 60,00 m x 18,00 m ) :
-hall. escada, sanitários, 07 ( sete ) salas de aula
25 Pavimento ( 60,00 m x 18,00 m ) :
-hall, escada, sanitários, 12 ( doze ) salas de aula
15 Sub-solo ( 38,00 m x 18,00 m ) :
-hali, escada, sanitários, 8 ( oito ) salas de aula
22 Sub-solo ( 16,00 m x 18,00 m ) :
-hall, escada, sanitários, 4 ( quatro ) salas de aula
Pavimento único ( 17,00 m x44,00 m ) :
-hall de entrada, biblioteca, 11 ( onze ) salas de
aula, 3 ( três ) sanitários
Galpão de alvenaria ( escritório e banheiro )
PRÉDIO
Bloco 1
Bloco 2
Único
PRÉDIO
Bloco A
Bloco E
Bloco C
Bloco D
Bloco E
Bloco F
Bloco G
Bloco H
Sobre este item, a Comissão comenta:
A equipe de verificação visitou as instalações do campi
Sant'Ana do Livramento. Estaso adequadas ao desenvolvimento
dos objetivos do mesmo,
A Comissão informa, ainda, que:
o Curso dispõe de 02 salas de aula amplas, bem
iluminadas e arejadas com aproximadamente 30 carteiras, quadro
verde s tela para projeção
2.2. Biblioteca
Consta dos autos que a Universidade da Região da Campanha
conta com uma rede de Bibliotecas, distribuídas por seus diversos Campi,
abrangendo:
- Biblioteca Central da URCAMP
- EUblioteca Setorial do Campus Rural
- Biblioteca Setorial do Campus Esportivo
- Biblioteca do Campus Universitário deo Gabriel
- Biblioteca do Campus Universitário de Sant'Ana do Livra-
mento
no funcionamento das Bibliotecas da URCAMPo adotados
princípios comuns de organização, dentre as quais se destacam :
- classificação das publicações pelo sistema CDU;
- catalogação para usuários sob as formas de alfabético por
autores, alfabético de títulos e alfabético de assuntos;
- registro do acervo de fichas;
- funcionamento em horário integral (manhã, tarde e noite),
com oxceção das bibliotecas setoriais que obedecem o horário de
funcionamento das respectivos cursos;
- atendimento aos usuários sob as formas de orientação pelo
pessoal da Biblioteca e o empréstimo à domicílio ( duração de 07
dias );
- adoção de diversos meios de reprodução de textos ( máquina
de escrever, mimeógrafo e máquina de xerox)
As informações referentes ao espaço físico, recursos huma-
nos e acervo das bibliotecas, constam dos quadros que segue:
QUADRO Nº 05 - Espaço físico das Bibliotecas
Bibliotecas
Bibliotecas do Campus Sede Da Universidade:
-Biblioteca Central - Área de Leitura
- Área do Acervo
- Área de Admistração
Biblioteca Setorial do Campus Rural
- Área de Leitura
- Área de Acervo e Administração
Biblioteca Setorial do Campus Esportivo
Biblioteca do Campus Universitário deo Gabriel:
- Área de Leitura
- Área de Acervo e AdmnistraçSo
Biblioteca do Campus Universitário de Sant'Ana do Livramento:
- Área de Leitura
_ Área de Acervo e Admistração
TOTAL:
m2
109,00
268,63
52,00
31,16
150,00
2,00
60,00
63,00
177,90
130,50
1.064,19
QUADRO Nº 06 - RECURSOS HUMANOS DAS BIBLIOTECAS
Biblioteca
Biblioteca do Campus Sede da Universidade
- Biblioteca Central :
- Biblioteca Setorial do Campus Rural :
- Biblioteca Setorial do Campus Esportivo :
Biblioteca do Campus Universitário de
o Gabriel :
Biblioteca do Campus Universitário de
Sant'Ana do Livramento :
Cargo
Chefe
Bibliotecária
Auxiliar
Bolsista
Auxiliar
Auxiliar
Bolsista
Bibliotecária
Auxiliar
Bibliotecário
Auxiliar
Situação Atual
01
01
04
05
01
01
01
01
03
01
: 02
QUADRO Nº 07 - DISTRIBUIÇÃO E EXPANSÃO DO ACERVO BIBLIOGRÁFICO
CAMPUS SEDE DA URCAMP. BAGé - 1990/92
Assistência Social
Educacão.PedaooQia
Administração. (Contabilidade,Propa-
ganda e Infomàtica
Comércio.Comunicações.Turismo
Folclore
Filologia.Linguistica
Ciências Furas e Matemática
Astronomia.Geodésia.Física
Química.Mineralogia
Geologia.meteorologia.Paleontologia
Generalidades
Especificação por Assuntos
Distribuição do Acervo por Assunto
Bibliotecas.Biblioteconosia
Enciclopédias.Dicionários.Livros de
Referencia
Filosofia
Psicologia
Religião.Teologia
Sociologia.Socioqrafia.Antropoloqia
Social ou cultural
Estatística
Política.Ciência Política.Economia
Economia Política
Direito
Especificação por Assuntos
Ciências Biológicas.Botânica.Zoolo-I
gia
Ciências Aplicadas e Medicina (en-
feriagem e farmácia).
Engenharia.Tecnologia em geral
Agricultura.Silvicultura.Zootecnia.
Administracáo de Empresas.Economia
Doméstica
Artes.Escultura.Desenho.Pintara.
Gravura.Cinematografia
Divertimentos.Desportos( Educaçáo
Física
Literatura
Geografia
Bioorafia.História
Destagues Incluídos nas Classes Supra-Especificadas
Lógica
Processamentos de Dados
Ecologia
Entomologia
Nutrição
Herbicidas
Medicina Veterinária
Acervo / livros
A Biblioteca conta atualmente , na área de Ciências
Biológicas, com 173 títulos e 260 exemplares, sendo que nos últimos
3 anos apenas 08 títulos foram adquiridos. Cabe ressaltar que a
maioria dos títulos apresentadoso referentes ao 22 grau. No
entanto, algumas disciplinas possuem bibliografias atualizadas e de
boa qualidade porém com um número insuficiente de exemplares.
Na área da saúde e das ciências agrárias existem 219
títulos e 326 exemplares disponíveis. Principalmente em relação à
área da saúde o acervo é abrangente e com número suficiente de
exemplares.
. Acervo/periódicos.
A biblioteca possui assinatura de apenas 1 periódico de
interesse relativo à área em questão (Revista Super-Interessante).
Com certeza a URCAMP-Campi de San'Ana do Livramento deve ser
incentivada a adquirir a assinatura de novos periódicos.
A biblioteca mantém intercâmbio com outras instituições
através do sistema COMUT.
A biblioteca está localizada no andar térreo do prédio
da Adminitração e apresenta as seguintes condições:
- iluminação e ventilação boas
- instalações suficientes para guardar o acervo atual
- mobiliário restrito
- acomodações razoáveis para os usuários.
0 horário de funcionamento da biblioteca estende-se das
13h30min às 23h, com dois intervalos.
0 mecanismo de aquisição do material bibliográfico é
feito através da solicitação de compra pelos Departamentos, a
pedido dos professores, no final de um semestre para o período
seguinte e efetivada pela administração central (Bagé).
Sobre o item biblioteca, a Comissão se manifesta:
Campus Central
Campus Central
Laboratório de Línguas
Laboratório de Fotografia
Laboratório de Biologia Campus Central
Laboratório de Morfologia Vegetal
Campus Rural
Campus Rural Laboratório de Histologia
Laborat.de Parasitol.eHicrobiol.
Agrícola
Campus Rural
Laboratório de Bromatologia Anisai
Campus Rural
Laboratório de Química
Campus Rural
Laboratórios de Solos Campus Rural
Laboratório de Análises Químicas Casa de Saúde
Laboratório de Reproducão
Instituto José Ghisolfi
Biotério
Instituto José Ghisolfi
Laboratório de Parasitologia
Instituto José Ghisolfi
Laboratório de Microbiologia
Instituto José Ghisolfi
Laboratório de Escultura,Serigraf,
e Xilogravura
Canpus Central
Laboratório de Pintura e Desenho
Campus Central
Música
Campus Central
Ginástica
Campus Esportivo
Judô
Campus Esportivo
Desenho
Campus Rural
Laboratório de Pesagem Eletrónica
Campus Rural
Técnicas Cirúrgicas
Campus Rural
Ensino/Pesquisa
CEMARTE-Letras e Sec.Executivc
Bilingue
Ensino/Pesquisa
Educação Artística
Ensino/Pesquisa
Ciências-1° 6/Hab.Plena es Bio-
logia. Matemática e Fisiotera-
pia
Ensino/Pesquisa
Agronoma
Ensino/Pesquisa
Agronoma/Med. Veterinária
Agronomia
Ensino/Pesquisa
Ensino/Pesquisa
Agronomia/Med.Veterinária
Ensino/Pesquisa Agronomia
Ensino/Pesquisa
Agronomia
Atend.Médico/Pesqui.
Pesquisa
Agronoma/Med. Veterinária
Pesquisa
Agronoma/Med. Veterinária
Pesquisa
Agronomia/Med. Veterinária
Pesquisa
Agronomia/Med.Veterinária
Ensino/Ext./Pesquisa
Educação Artística
Ensino/Ext./Pesquis Educação Artística
Ensino/Extensão
Educação Artística
Ensino/Extensão
Educação Física
Ensino/Extensão
Educação Física
Ensino/Extensão Agronomia
Ensino/Pesquisa
Medicina Veterinária
Ensino/Pesauisa
Medicina Veterinária
2.3. Laboratórios
A Instituição dispõe dos seguintes laboratórios e salas es_
pecializados:
QUADRO Nº 0 8 - ÁREA CONSTRUÍDA - SALAS ESPECIALIZADAS/LABORATÓRIOS
Cont.do QUADRO N° 08- ÁREA CONSTRUÍDA -SALAS ESPECIALIZADAS/LABORATÓRIOS
Esterilização
Camous Rural
Cirurgia de Pequenos Animais
Campus Rural
Preparo
Campus Rural
Cirurgia de Grandes Anisais Campus Rural
Laboratório de Raio X
Anfiteatro
Exposição
Campus Rural
Campus Rural
Museu D.Diogo de Souza
Exposição
Exposição
Museu Patrício Corrêa
Museu de Gravura Brasil.
Laboratório de Revelação
Laboratório de Parasitologia
Laboratório Fisioterapia
Laboratório Ciências do Movimento
Maquetana
Biotério
Lab. de Psicologia Experimental
Núcleo de Processamento de Dados
Instituto José 6hi5olfi
Instituto José Ghisolfi
Campus Central
Campus Esportivo
Campus Esportivo
Campus Central
Campus Central
Campus Central
Ensino/Pesquisa
Ensino/Ext/Pesquisa
Ensino/Ext/Pesquisa
Ensino/Ext/Pesquisa
Ensino/Ext/Pesquisa
Ensino/Extensão
Ensino/Extensão
Ensino/Extensão
Ensino/Extensão
Pesquisa
Pesquisa
Ensino/Extensão
Ensino/Extensão
Ensino
Ensino
Ensino
Ensino/Pesquisa
Medicina Veterinária
Medicina Veterinária
Medicina Veterinária
Medicina Veterinária
Medicina Veterinário
Medicina Veterinária
História/Estudos Sociais/
Ciências Sociais
História/Estudos Sociais/
Ciências Sociais
História/Estudos Sociais/
Ciências Sociais
Agronomia/Med.Veternária
Agronomia/Hed.Veterinária
Fisioterapia/Enfermagem
Ed.Física/Fisiot/Enfermaqem/Psi
cologia.
Arquitetura e Urbanismo
Psicologia
Psicologia
Inforaática/Secretariado Bilin-
que. hab. Matemática i
A Instituição acrescenta que para o Curso de Ciênciaso
destinados dois laboratórios: o de Ciências e o de Ensino cujos equi-
pamentos estão relacionados às fls. 133/137 do vol. principal do pro
cesso.
Sobre este item, a Comissão assim se manifesta:
O curso dispõe de 02 laboratórios com capacidade para
cerca de 25 alunos, com ambiente claro, arejado e espaçoso.
Um está mais organizado para atividades que utilizam
microscopia e o outro para atividades macroscópicas.
no laboratório de microscopia existem, dentre
equipamentos, 03 microscópios ópticos binoculares e 11
monoculares, 03 microscópios estereoscópicos, 04 balanças, 04
estufas, 02 centrífugas, vidrarias diversas, material p/ dissecação
e outros tipos de material permanente e de consumo.
no laboratório de atividades macroscópicas estão
disponíveis peças anatômicas, pequenas coleções zoológica e
geológica, além de um pequeno herbário e experimentos com
germinação.
Em ambos os laboratórios existem quadro verde amplo,
pia e bancadas.
A Comissão acrescenta que:
Estão disponíveis para as aulas: 06 retroprojetores,
05 projetores de slides, 1 video cassete, 4 gravadores e 02
episcópios. Este material é de uso comiam pelos diferentes cursos do
campi. i
A Instituição dispõe também de algumas coleções de
slides e lâminas de retroprojetor (confeccionados na própria
instituição) e filmes de interesse da área biológica.
2.4. Funcionamento
O Curso de Ciências - Habilitação em Biologia, foi autori-
zado a funcionar pelo Decreto n° 98.473, de 06.12.89, nos termos do Pa-
recer CFE n° 532/89, com 50 vagas anuais, para funcionar no período no
turno. O regime de matrícula é por disciplina.
Sobre o alunado, a Comissão informa:
Número maior de alunos admitidos na habilitação: 23
- Número menor de alunos admitidos na habilitação: 07
- Valores cobrados, conforme Tabela das Mensalidades 1992-
93 (Anexo V do processo de Reconhecimento)
Grupo Y: Disciplinas de Ciências - Habilitação em
Biologia
1º semestralidade/92: CR$ 47.340,00
2° semestralidade/92: CR$139,220,00
1° semestralidade/93: CR$700.371,00
Estágio Supervisionado
1° semestralidade/92: CR$ 47.340,00
2° semestralidade/92: CR$139.220,00
1° 3emestralidade/93: CR$700.371,00
Obs.: Em se tratando de um curso pertencente à ASPES, a
semestralidade é calculada pelo número de créditos de cada
disciplina cursada.
O referido curso oferecia a título de incentivo á
Licenciatura, os seguintes descontos no 12 e 22 sem/92:
50% básico
30% 22 sem.
25% 32 sem,
20% 42 sem, até o fim do curso
A partir de Jan/93, com base na Portaria n2 34/92, de
08/12/92, esse incentivo passou a ser 50% para todos os semestres
do curso,
Alunado Situação atual (1992)
a) índice de frequência às aulas:
A frequência atende ao percentual exigido (mínimo 75%
por disciplina);
b) índice de aproveitamento escolar
O aproveitamento escolar é de 89,2%,
2.5. Organização Curricular
O curso tem uma carga horária de 2.850 h/a, incluindo-se
60 h/a de Estudos de Problemas Brasileiros e 60 h/a de Educação Físi
ca, integralizáveis em 4 anos no mínimo e 7 anos no máximo.
A organização curricular integra o Quadro I desta infor-
mação.
O currículo pleno recebeu a seguinte apreciação da Comi-
o Verificadora:
O currículo do curso de Ciências - Habilitação Biologia-
está constituído de 44 disciplinas, totalizando 2850 horas/aula
(incluindo 60 horas-aula de EPB e de Educação Física).
\
O curso teve autorização para iniciar suas atividades
através do Parecer n2 844/88 - CFE, com um total de 2925 horas-
aula, tendo sido posteriormente alterado o total de horas/aula para
2850 após diligência à instituição requerente, para optar entre as
habilitações de Matemática ou Biologia. Finalmente, em 04-07-89,
através do Parecer n2532/89-CFE, o curso foi definitivamente
autorizado a funcionar, com o currículo pleno anexo ao processo
(folhas 129 a 134).
A análise do currículo pleno permitiu observar o que se
segue:
a) Um excesso de carga horária em disciplinas
pedagógicas (990 horas/aula) quando comparada com a das disciplinas
específicas da habilitação (450 horas/aula);
b) algumas disciplinas apresentam sobreposição de
conteúdos, quando analisadas as ementas e os programas ( por
exemplo: disciplinas de código 007,627,633 ou 001 e 613);
c) o sequenciamento das disciplinas apresentado no
processo, com o aval da comissão verificadora das condições para
autorização de funcionamento do presente curso,o nos pareceu a
mais lógica. A disciplina de Biologia Geral (código 605) deveria
anteceder as disciplinas de Elementos de Fisiologia (Geral e
Elementos de Fisiologia e Anatomia Humanas (códigos 612 e 611
respectivamente), bem como a disciplina Bioquímica (código 606)
deveria anteceder as disciplinas de Biologia Geral (605), Biologia
I (603) e Biologia II (604).
d) uma carência de estudos de Botânica (60 horas/aula),
Zoologia (90 horas/aula) e Ecologia (60 horas/aula);
c) a ausência da ministação de conteúdos de Evolução e
Embriologia.
no entanto, o currículo atende a Res, n2 30/CFE/74,
2.6. Corpo Docente
O corpo docente do curso é constituído por 24 professores
com o seguinte perfil:
- 03 com Mestrado;
- 18 com Especialização; e
- 03 com Graduação.
A relação do corpo docente, integra o Quadro II desta in
formação.
Cumpre informar queo foi indicado professor para a dis-
ciplina Educação Física.
Sobre o corpo docente, a Comissão informa:
Foram apresentados à aprovação do Conselho Federal de
Educação (CFE), neste processo de reconhecimento, um total de 25
professores. Destes, sete docentes já foram aprovados para as
disciplinas que lecionam, por ocasião da autorização da
habilitação: CONCEIÇÃO AQUINO MACHADO, MARIA ELCI DACHI RODRIGUES,
EDSON FERREIRA DE ÁVILA FILHO, MARINA LOPES DE OLIVEIRA, ERANECI DA
COSTA SILVEIRA, CÁRMEN SYLVIA PERES DE ROMERO SOSA E CARMEM REGINA
VIJANDE PEDROZO.
A fim de alterar, para correções, a Comissão anexa o
Quadro n° 60 - "Corpo Docente do Curso de Ciências - Habilitação
em Biologia" que substitui o quadro à pág. 138 do Processo (anexo
1).
Foi examinada a documentação de 1º docentes à luz da
Res. CFE nº 20/77. Embora a declaração da URCAMP de que esta
habilitação encontra-se em extinção e o fato de estar sendo
implantado o curso de Ciências Biológicas (aindao reconhecido),
onde atuam os mesmos professores, o exame das informações mereceu
a mesma atenção de praxe,
Atendem plenamente aos requisitos estabelecidos pela
Res. CFE 20/77 os seguintes professores:
1- ANGELO SANT"ANA (art. 52 alínea "d")
2- CARMEM CRISTINA BONFIGLIO DE LEON
3- ELAINE GONÇALVES CARDONA
4- ELIAS NUNES GONZALES
5- HERMINIA NOEMI PUCCI DE SEGOVIA
6- JULIO CESAR HOURCADE DO PRADO
7- JUSSARA UCHA MOREIRA
8- LÚCIA REGINA MENEZES DO PRADO
9- MIRNA SUSANA VIERA DE MARTINEZ
10- MOZART TEIXEIRA ALVES (menos para Biofísica)
11- SOELI DA ROSA PONTE
Atendem parcialmente os requisitos da Res. CFE 20/77,
embora apresentem as condições de qualificação básica
indispensável, os seguintes professores, aos quais se recomenda
especialização na área das disciplinas que ministram:
1- IERECÊ LINS ASCONAVIETA
2- LÚCIA REGINA SOUTO DE ABREU FIALHO
3- MARIA IVONE GERALDO BARBITTA
4- NÍDIA LOPES CALLERO
5- RAUL CÂNDIDO PAIXÃO COELHO
6- TATIANA SCHAFFER GREGIANINI
7- ZAIRA PORTILHO CEZARINO
8- MOZART TEIXEIRA ALVES (para Biofísica)
20
A Comissão verificou que a maioria dos docentes que
atuam na habilitação Biologiao tem formação específica nesta
área, sendo que apenas 4(quatro) do total de 25 (vinte e cinco)
o naturalistas (3) o biólogo (1).
Em relação à Pós-Graduação, a maioria dos títulos
apresentadosoo na área específica da disciplina ministrada.
O regime de trabalho dos professores em sua maioria
é de hora/aula, contratados pelo regime CLT como horistas.
Nesta áreao há pesquisas em andamento. A Comissão
recomenda á URCAMP um esforço no sentido de incentivar a pesquisa
na área das Ciências Biológicas, bem como a capacitação, a nível de
Pós-Graduação, de seus docentes.
3. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão conclui seu relatório nos seguintes termos:
A Comissão verificou "in loco" as informações
constantes do Processo nº 23001.000508/93-49, realizou entrevistas,
visitas e solicitou alteração e correções de alguns dados, tendo
anexado a este Relatório as páginas corrigidas (anexo 6), que
passam a substituí-las no Processo.
A Comissão atendeu às determinações das Portarias nº
201 e 227 da SESu/MEC, tratando de verificar as condições de
funcionamento para o RECONHECIMENTO do Curso de Ciências -
Habilitação: Biologia, ministrado em Sant'Ana do Livramento pela
URCAMP.
Dentre os aspectos verificados, salientam-se como
significativas as seguintes constatações:
todos os professores que ministram aulas nas
disciplinas do eixo principal da Habilitação Biologia, possuem
somente a qualificação básica nos termos do caput do art 4º da Res.
CFE n2 20/77; i
21.
- há um esforço por parte dos docentes em integrar as
disciplinas e superar as limitações curriculares, através, por
exemplo, de disciplinas como Projetos.ondeo aprofundados
conteúdos da parte específica;
- há falta de reuniões de colegiados, visando integrar
e avaliar periodicamente, e com pauta específica, o currículo e as
questões pertinentes à Habilitação;
- há falta de planos de ensino devidamente adequados às
normas técnicas;
- há tuna preponderância de conteúdos e carga horária em
disciplinas genéricas em detrimento das específicas;
- o currículoo apresenta um encadeamento adequado de
disciplinas o que pode provocar uma deficiência no embasamento dos
conteúdos;
- o acervo bibliográfico disponível na biblioteca,
apesar de satisfazer em títulos algumas áreas da Habilitação,o
satisfaz outras. Quanto ao número de volumes disponíveis por obra,
geralmente,o atende às necessidades;
- a bibliografia disponível referente a periódicos é
quase inexistente;
as condições físicas dos laboratórioso
satisfatórias, porém o equipamento e o material de consumo
(vidrarias, drogas etc) poderiam ser mais abundantes;
-o há uma clara política de pesquisa contemplando os
temas que envolvam a Biologia,
A partir destas constatações a comissão recomenda:
1) o estabelecimento de uma política de incentivo á
pós-graduação e até mesmo da realização de estágios por parte dos
docentes, em outras IES, com o objetivo de desenvolverem atividadas
práticas pertinentes ao ensino;
2) caso o atual currículo seja mantido ou reativado que
haja um reestudo no sentido de reequilibrar a carga horária,
privilegiando as disciplinas da área específica, reordenar as
disciplinas do currículo, bem como, introduzir novas disciplinas
com os conteúdos inexistentes ou pouco explorados ( conforme item
2.3 deste relatório);
3) que ocorram, periodicamente, reuniões de avaliação do
curso;
4) que os planos de ensino sejam apresentados segundo as
normas técnicas;
5) que haja, por parte da Instituição, compromisso de
aquisição de livros específicos principalmente nas áreas de
Zoologia (3º grau) e Ecologia (3º grau);
6) que haja compromisso em adquirir assinatura de
periódicos como CIÊNCIA HOJE, CIÊNCIA E CULTURA e CIÊNCIA HOJE PARA
CRIANÇAS;
7) em relação a disciplina de EPB, que seja cumprido o
que determina a Lei n° 8663 de 14/06/93;
8) que a Instituição implante uma política de pesquisa
na área biológica, com o intuito de melhorar a qualidade de ensino
nesta área.
. Considerando que a Habilitação Biologia, do curso de
Ciências, ministrado em Sant'Ana do Livramento encontra-se em fase
de extinção, conforme depoimento do Pró-Reitor de Ensino da URCAMP
e da Superintendente Académica do campi de Sant'Ana do Livramento;
. considerando que já está sendo implantado o curso de
Ciências Biológicas da URCAMP, desde 1992, em Sant'Ana do
Livramento e que o mesmo será alvo de avaliação através de Comissão
de Reconhecimento;
A Comissão conclui que a HABILITAÇÃO BIOLOGIA do Curso
de Ciências ministrado em Sant'Ana do Livramento, pela URCAMP, está
em condições de funcionamento para ser RECONHECIDA pelo egrégio
Conselho Federal de Educação, desde queo haja continuidade deste
curso e desta habilitação, fato que exigiria o cumprimento das
recomendações antes enumeradas.
%
Com os anexos: Quadros I e II
à consideração superior,
MARIA APARECIDA REZENDE
- COMPOSIÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS -
Disciplina:
Elementos de Matemática s Es-
tatística
Estudo de problemas Brasilei-
ros
I
Introdução a Fiisofia
Língua Portuguesa
Metodologia Científica
Educação Física I
Português Intrumental
Antropologia
O conceito de homem na história do pensamen-
to ocidental. C sentido ca existência humana
em diversas correntes filosóficas. O homem -
Objeto, método, divisão e importância da-
gica. Lógica formai: simples apreensão, jui-
:o, racioncínio. Lógica matemática.
A comunicação orai e escrita. Técnicas de
composição: géneros fundamentais. Produção
de textos: prosa e/ou poesia; descriçío;nar-
ação dissertação. Abordagem de textos: le-
itura crítica. Acentuação gráfica. Ortogra-
fia e vocabulário. Concordância nominal e
verbal.
Prática de atividadss físicas e desportivas
para o desenvolvimento dos aspectos afetivo-
emocionai, intelectual s social.
Pressupostos teóricos da Metodologia Cientí-
fica. Técnicas de Pesquisa. Pesquisa: tipos.
Definição de Problema. Estabelecimento de
hipóteses. Variáveis e indicadores. Projetos
de Pesquisa.
Princípios basicos para a comunicação oral e
escrita. Estruturação de frases, parágrafo.
Princípios básicos de gramática: ortografia,
concordância, regência, pontuação.
Panorama geral da realidade brasileira. As
estruturas econômicas, social e política. Os
três poderes. Problemas de desenvolvimento
econômico, agrícola e pecuário. Desenvolvi-
mento industriai.
Conjuntos, Expressões algébricas. Grandezas
proporcionais. Logaritmos. Conceito Básicos
de estatística. Dados estatísticos.
Ementa
Pré-Pecuisitos
Código
Compreensão do homem junto as suas verdades
existenciais e características. 0 mistério
do homem dentro de sua relatividade concei-
tual. A historicidade humana e a consciência
histórica. A existencialidade: segurança,
terror existencial e crise contemporânea.
Disciplinas:
Sistema bioloqico de controla. Aparelho di-
gestivo. Aparelho respiratório. Sistema car-
diovascular. Aparelho urinário. Sistema es-
quelético. Sistema muscular. Sistema nervoso
Sistema endócrino. Orgãos dos sentidos.
Disciplina:
Biologia II
Bioquímica
Técnicas de Projeto II
Didática II
Tecnologia Educacional
pré-Requisitos
Ementa
Racionalismo a interacionismo Planejamento:
conceituação, oojetivos, estrutura de um pla-
no, projeto. Prática de Ensino: fundamenta-
ção teórica, planejamento, execução,
Bases físicas da hereditariedade. Herança
Mendeliana. Desvios de padríes mendelianos.
Bases químicas de hereditariedade. Genética
de microorganismos. Mapeamento cromossômico.
Introdução à ecologia animal e vegetal.
O Papei da Educação no mundo atual. A Didá-
tica e seu campo de estudo. Abordagens do
processo ensino-aprendizagem: currículo e i-
deoiogia; funç5es d: professor; relação ensi
no-aprendizagem; redescoberta. O contexto e-
ducacional brasileiro e o ensino de Ciências
objetivos; abordagem científica es sala de
aula.
Protídios. Enzimas. Oxidações biológicas.
Glicídios. Metabolismos dos glicídios. Lipí-
dios. Metabolismo dos lipídios. Metabolismo
das proteínas. Integração e regulação meta-
bólica.
Mentalidade científica. 0 método científico
e a pesquisa científica. Projetos de pesqui-
sa. Aspectos metodológicos na investigação.
Relatório de projetos.
O processo de planejamento: concepções; cara
cierísticas; níveis de decisão; tipos. Pla-
nejamento de Ensino: visão técnica; conce-
pção crítica. Elementos do planejamento de
ensino. Interdisciplinaridade.
Enfoque tradicional e tecnológico de planeja
sento, metodologia e avaliação. A tecnologia
e as tendências educacionais. Recursos audio
visuais: análise, uso e elaboração. Ensino
individualizado. Micro-ensino. Trabalho em
grupo. Pesquisa bibliográfica. Elaboração de
fichas. Os meios de comunicação. Os seios de
ensino.
Conceito e divisão da Zoologia. Forma animal
Regras :s nomeclatura. Sistemática zoológica
Caracteres gerais - morfologia externa a in-
Didática I
Informática na Educação
Projetos Científicos II
Prática se Ensino/Estágio
Supervisionado e Seminário
Pré-Requisitos Ementa
lógicas. Cadeias alimentares. Dinâmica de po-
pulações. Ciclos biogeoquimicos. Produtivi-
dade em ecossistemas. Poluição e conservação
dos recursos naturais renováveis.
Teorias sociológicas e sua influência na e-
ducação brasiieira. Aspectos sociológicos do
Brasil contemporâneo. Aspectos da sociologia
:,c desenvolvimento brasileiro. O estudo so-
ciológico da escola no Brasil. O jovem na
sociedade brasileira.
Evolução Histórica da Informática. Meios u-
tiiizados peia Informática. O tratamento da
informática. A lógica e a solução de proble-
mas. O pensamento estruturado. Apiicações ge-
neralizadas. A Informática e a educação. A-
plicações na educação.
Planejamento e desenvolvimento de projetos
científicos na área de Cncias: mapeamento
do município localizando os cursos d'água:
caracterização ecológica do Lago Batuva: fau-
na, flora e parâmetros físico-químicos; cara-
cterização do solo (granulometria, formação
geológica e principais minerais! e da cober-
tura vegetal do município.
Inserção na realidade educacional. Cbjetivo
do estágio, Dinâmica da Escola. Regência de
Classe na discipima objeto de estágio. Se-
minário para desenvolvimento de temas rela-
cionados com os conteúdos programáticos de-
senvolvidos em Biologia e com as atividades
realizadas em Projetos científicos e Prática
de Ensino.
01. ANGELO SANT'ANA
Disc.: Química
Bioquímica
Qual.: Graduado em Farmácia - Faculdade de Farmácia e Bioquímica
UFRGS, 1966. Farmácia e Bioquímica - Faculdade de Farmácia
e Bioquímica - UFRGS, 1969. Possui experiência docente. Pos_
sui parecer CFE n° 64/80.
02. CARMEM CRISTINA BONFIGIO DE LEON
Disc: Psicologia do Desenvolvimento I e II
Qual.: Formação de Professores em Educação Especial - Deficientes
Mentais - UFSM, 1980. Especialização em Didático-pedagogia
Centro de Ensino Superior - ASPES - Sant'Ana do Livramento
RS, 1982. Possui experiência docente.
03. CARMEM REGINA VIJANDE PEDROSO
Disc.: Português Instrumental
Qual.: Licenciatura em Letras - Habilitação em Português e Inglês
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Alegrete-RS
1980. Especialização em Língua Portuguesa - Associação Sarn-
tanense pró-ensino superior - Faculdade de Educação Sant'
Ana do Livramento/RS, 1980. Especialização em Alfabetização
Associação Santanense Pró-Ensino Superior - Faculdade de
Educação Sant'Ana do Livramento-RS, 1981. Especialização em
Inspeção Escolar - Associação Santanense Pró-Ensino Superior
Faculdade de Educação Sant'Ana do Livramento-RS, 1977. Pos_
sui experiência docente.
04. CARMEM SYLVIA PERES DE ROMERO SOSA
Disc.: Metodologia Científica
Qual.: Especialização em Educação -Faculdade de Educação - Aspes -
SanfAna do Livramento/RS, 1978. Possui experiência docente
Possui Parecer CFE n° 844/88.
05. CONCEIÇÃO AQUINO MACHADO
Disc: Língua Portuguesa
Qual.: Licenciatura em Letras - Faculdade Católica de Filosofia,
Ciências e Letras - Bagé-RS, 1969. Especialização em Língua
Portuguesa - Associação Santanense Pró-Ensino Superior (con
vênio com a Universidade Católica de Pelotas - Sant'Ana do
Livramento/RS, 1980. Possui experiência docente.
31.
QUADRO II (cont.)
06. ELAINE GONÇALVES CORDONA
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Qual.: Licenciatura em Pedagogia - Associação Sanatanense Pró-
Ensino Superior - Sant'Ana do Livramento-RS, 1974. Espe-
cialização em Educação - Associação Santanense Pró-Ensi-
no Superior. Sant'Ana do Livramento-RS, 1978. Possui ex-
periência docente.
07. ELIAS NUNES GONZALES
Disc: Tecnologia Educacional
Projetos Científicos I e II
Qual.: Licenciatura em Pedagogia - PUC-RS, 1977. Licenciatura em
Letras - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Bagé
RS, 1971. Especialização em Planejamento Educacional -Uni-
versidade Católica do Chile - Santiago do Chile - 1973.
Especialização em Administração Escolar - Aspes - Sant'Ana
do Livramento-RS, 1978. Especialização em Métodos e Técni-
cas de Ensino - ASPES - Sant'Ana do Livramento-RS, 1980.
Mestrado em Educação - ãrea do Concentração: Metodologia
do Ensino - UFSM-RS, 1984.
08. ERANECI DA COSTA SILVEIRA
Disc.: Informática na Educação
Qual.: Graduação em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educa-
cional - UFSM/RS, 1973. Especialização em Educação - Asso-
ciação Santanense Pró-Ensino Superior - Sant'Ana do Livra-
mento/RS, 1975. Mestrado em Educação - Psicologia da Educa-
ção - Fundação Getúlio Vargas/RJ, 1984. Possui experiência
docente.
09. HERMÍNIA NOEMI PUCCI SEGOVIA
Disc.: Física
Qual.: Graduada em Matemática e Física - Instituto Prof. Artigas
Montevideo/ROU/1955. Especialização em Física - UNESCO -
Universidade de La Plata - República Argentina/1958. Espe-
cialização em Ciências - Associação Santanense Pró-Ensino
Superior - Sant'Ana do Livramento- 1980. Possui experiên-
cia docente.
10. IRECÊ LINA ASCONAVIETA
Disc: Biologia GEral
Biologia I
Técnica de Projeto I
Qual.: Bel. em História Natural
docente.
- UFSM, 1971. Possui experiência
11. JÚLIO CESAR HOURCARDE DO PRADO
Disc: Estatística Aplicada
Qual.: Bel. em Administração - PUC - 1972. Especialização em Méto_
dos e Técnicas de Ensino para docentes Universitários
UFRGS - 1974. Especialização em Ciências - PUC-RS, 1980.
Possui experiência docente.
12. JUSSARA UCHOA MOREIRA
Disc.: Estudos de Problemas Brasileiros I e II
Qual.: Bel. em Estudos Sociais - Faculdade Católica de Filosofia,
Ciências e Letras - Bagé-RS, 1974. Ciências e Letras de
Bagé-RS, 1975. Especialização em Educação -ASPES - Sant'
Ana do Livramento-RS, 1978. Possui experiência Docente.
13. LÚCIA REGINA SOUTO DE ABREU FIALHO
Disc: Introdução ã Filosofia
Lógica
Qual.: Bel. em Filosofia - UFRGS, 1959. Especialização em Métodos
e Técnicas de Ensino - Associação Santanense Pró-Ensino Su
perior - Sant'Ana do Livramento-RS, 1986. Possui experiên-
cia docente.
14. LÚCIA REGINA MENEZES DO PRADO
Disc: Biologia II
Técnicas de Projetos II
Botânica
Qual.: Graduação em História Natural. Especialização em Supervisão
Escolar, e Ciências (não informa a Inst. nem o ano de con-
clusão) .
15. MARIA ELCI DACHI RODRIGUES
Disc: Elemetnos de Matemática e Estatística
Qual.: Licenciatura em Ciências - Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras - Alegrete-RS, 1975. Licenciatura em Ciências - Ha-
bilitação em Matemática - Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras - Alegrete-RS, 1978. Especialização em Matemática-
FumBA-Bagé-RS, 19 80. Possui experiência docente.
A
QUADRO II (cont.)
16. MARIA IVONE GERALDO BARBITTA
Disc: Sociologia da Educação
Qual.: Licenciatura em Pedagogia - Faculdade de Educação - ASPES -
Sant'Ana do Livramento-RS, 1982. Especialização em Psicolo-
gia-Associação Santanense Pró-Ensino Superior Sant'Ana do
Livramento-RS, 1983. Possui experiência docente.
17. MARINA LOPES DE OLIVEIRA
Disc: Matemática Aplicada
Qual.: Licenciatura em Ciências - Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras de Alegrete-RS, 1976. Licenciatura em Matemática -
a mesma Faculdade - 1978. Especialização em Pesquisa Educa-
cional - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uru-
guaiana-RS, 1979. Especialização em Planejamento Educacional
- Faculdade de Educação - ASPES - Sant'Ana do Livramento
1989. Possui experiência docente.
18. MIRNA SUSANA VIEIRA DE MARTINEZ
Disc: Didática I e II
Qual.: Licenciatura em Pedagogia - ASPES - Faculdade de Educação -
Sant'Ana do Livramento-RS, 1980. Especialização em Didatico
Pedagógico - Centro de Ensino Superior - Sant'Ana do Livra-
mento-RS, 1982. Especialização em Supervisão Escolar - Cen-
tro de Ensino Superior - Sant'Ana do Livramento-RS, 1985.
Possui experiência docente.
. MOZART TEIXEIRA ALVES
Disc: Elementos de Fisiologia Geral
Elementos de Fisiologia e Anatomia Humanas
Biofísica
Qual.: Graduado em Medicina - Universidade Federal de Pelotas-RS,
1986. Especialização em Ginecologia - Fundação das Pioneiras
Sociais-RJ, 1991. Possui experiência docente.
20. NIDIA LOPES CALLERO
Disc: Fundamentos de Biologia da Educação
Qual.: Licenciatura em História Natural - UFSM-RS, 1971. Especiali-
zação em Supervisão Escolar - Centro de Ensino Superior
Sant'Ana do Livramento-RS, 1985.
Possui experiência docente.
21. RAUL CANDIDO DA TRINDADE PAIXÃO COELHO
Disc: Ecologia
Qual.: Graduação em Agronomia - (não informa a Inst. nem o ano
de conclusão). Possui experiência docente.
22. SOELI DA ROSA PONTE
Disc: Prática de Ensino I, II e III
Estágio Supervisionado (Seminário)
Qual.: Graduação em Pedagogia - Associação Santanense Pró-Ensino
Superior - Sant'Ana do Livramento-RS, 1983. Especialização
em Psicopedagogia - Associação Santanense Prós-Ensino Supe-
rior - Sant'Ana do Livramento-RS-1893. Possui experiência
docente.
23. TATIANA SEHAFFER GREGIANINI
Disc: Fundamentos Antropólogos da Ciência e da Tecnologia
Zoologia
Geologia
Qual.: Graduada em Ciências Biológicas - PUC - RS, 1990. Especia-
lização em Supervisão Escolar - Campus Universitário/URCAMP
Sant'Ana do Livramento/RS, 1993.
24. ZOIRA PORTILHO CEZARINO
Disc: Antropologia
Qual.: Graduação em: Estudos Sociais - FunBA - Bagé-RS, 1974.
Ciências Sociais - FunBA - Bagé-RS, 1975. Especialização
em Educação - Faculdade de Educação - ASPES - Sant'Anado
Livramento-RS, 1978. Possui experiência docente.
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