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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
O curso de Tecnologia em Processamento de Dados teve inicio
em 1990,com 100 vagas totais anuais,regime seriado semestral.Pelo
Parecer CFE 963/89 e Decreto n
o
98.554/89, o curso foi autorizado
a funcionar,com carga horária de 2.312 h/a.,incluidas 136 h/a. de
EPB e Ed.Física. Para o Estágio são destinadas 204 h/a.
Ao analisar o currículo pleno da instituição,a Comissão as-
sim se pronunciou:" a grade curricular satisfaz totalmente os re-
quisitos minimos do curso, fixado pela Res. 55/76, de 5 de novem-
bro de 1976, com diversas matérias de extrema importância,adicio-
nais aos requisitos mínimos. O curso aborda matérias como Banco
de Dados, Sistemas Operacionais, Organização de Arquivos e Lin-
guagens e Técnicas de Programação de forma muito adequada.
A abrangência e o detalhamento dos tópicos constantes dos
programas é muito interessante, facilitando o acompanhamento e o
Através da Portaria 250/92-SESu/MEC, foi designada Comissão
Verificadora composta pelos professores Marco Cesar Goldbarg, do
IME/RJ, José Monteiro da Mata, da UFMG e Luzia Carolina Gallo,TAE
da DEMEC/SP, que estiveram em visita à IES no periodo de 14 a 16
de dezembro de 1992.
O presente Parecer teve, como base, as informações contidas
no Processo e no Relatório da Comissão de especialistas.
A Associa
ç
ão Educativa Superior de Ara
ç
a
tuba,mantenedora da
Faculdade de Tecnologia em Processamento de Dados de Araçatuba-
SP, encaminha, a este Conselho, pedido de reconhecimento do curso
de Tecnologia em Processamento de Dados.
I-Relatório
P
rocesso n
o
23001.000885/92-42
Aprovado em
44/93
Parecer n
o
RELATOR:Sr.Cons. YUGO OKIDA
Câmara ou Comissão
CESU
Reconhecimento do curso de Tecnologia era Processamento de Dados
INTERESSAD
O
/MANTENEDO
R
A
ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA
U
F
SP
ASSUNTO
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desenvolvimento dos cursos. Não existem praticamente áreas
privilegiadas, sendo bastante uniforme a distribuição programática.
1
' A
Comissão sugeriu a inclusão, para enriquecimento, de alguns programas
aplicativos, o que foi aceito pela Direção em despacho interlocutório.
O currículo pleno do curso está no anexo I deste Parecer.
Sobre a entidade mantenedora, assim se manifesta a Comissão: "bem
estruturada,associada a um grupo que engloba outras entidades educativas
como ensino de 1
o
e 2
o
graus. Possui planos de expansão, como criação de
novos cursos (Psicologia e Administração) e construção de novas
instalações (terreno já adquirido)." Em 1991,através da Portaria n
o
16/12/91, foi autorizado o funcionamento do curso de Comunicação Social.
A Comissão atesta, ainda, a regularidade fiscal, para-fiscal e
econômico-financeira da mantenedora.
As instalações fisicas gerais foram consideradas adequadas à
finalidade a que se destinam. " Todas as instalações estão em muito bom
estado de conservação e iluminação, existem sistemas de som e ventilação
para as salas." A Comissão afirma ainda que: " o curso é bem dotado em
meios e recursos materiais, que são suficientes e adequados para o
desenvolvimento do currículo pleno. O espaço onde está localizado o curso
é amplo, possuindo instalações em número e qualidade suficiente para o bom
exercício do magistério.
Sobre o Laboratório, assim se manifesta a Comissão : " A
Faculdade possui um laboratório de microcomputadores bem equipado e bem
gerenciado. Todos os microcomputadores foram encontrados era bom estado de
funcionamento." Os equipamentos do laboratório constituem-se de: 01 rede
Novell com um servidor 486 - 33 Mhz e 07 micros AT 286 - 12 Mhz com mouse;
12 micros XT-286 com dois floppy disk de 364 K; 07 micros 386 AT - 33 Mhz,
com HD de 20 MBytes; 06 impressoras matriciais Rima XT 180; software -
MSDOS 5.0; Turbo Pascal 5.0/6.0; Dataflex 2.3/3.01B; C++; WordPerfect
3.0; Wordstar 4.2/5.0; QuattroPro 2.0; Fácil Integrado; Cobol 2.1;
PCTools 4.0. Existem ainda no laboratório, 03 retroprojetores, 01 projetor
de slides, 01 video-cassete, 04 aparelhos de TV, 01 Datashow e
equipamentos de som.
A Biblioteca instalada em 62,25 m
2
atende, segundo os membros
da Comissão, às necessidades do curso, sendo composta de 943 títulos
específicos e 25 títulos de periódicos, cobrindo, com relativa segurança,
as pesquisas sobre novas tecnologias, (anexo II do relatório).Está em
andamento,conforme informação da Direção da Entidade Mantenedora, a
ampliação do espaço fisico da Biblioteca para atender ao seu plano de
expansão.
Após entrevistas com alunos e professores, depreende-se do
relatório que " existe um muito bom relacionamento entre professores e
alunos, professores e coordenação, professores e diretoria e alunos e
coordenação.
Os alunos e professores demonstram viva satisfação pelo curso.
Algumas interessantes atividades de pesquisa foram/estão
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sendo desenvolvidas. A Comissão constatou a existência de uma
pesquisa na área de auxílio ao ensino de geometria, já com
resultados parciais bastante animadores. Vários projetos de final de
curso foram desenvolvidos voltados aos problemas da comunidade, tais
como um sistema para automatização de uma leiloeira de gado e um
sistema para designação de propaganda de rádio."
"Na ótica dos alunos, professores e dirigentes, a atuação do
estabelecimento junto à comunidade é bastante positiva. Os
profissionais formados na primeira turma estão totalmente empregados
em empresas da região."
Sobre os registros escolares, foi constatado que há
regularidade nos livros de atas e prontuários, com atualização
periódica de dados. Os usuários encontram facilidades de acesso às
informações, onde já existe implantado um sistema informatizado. As
pessoas responsáveis pelos registros escolares,segundo a Comissão,
são de boa qualificação e de confiança, sendo que a Secretária Geral
possui curso superior.
O corpo docente da Faculdade é composto por 21 professores,
sendo 01 Mestre em Ciência da Computação (UFRGS),02 professores
terminando o mestrado, 11 com especialização, 03 já com Parecer do
CFE, 01 com Parecer do CEE/SP e 03 graduados, mas com boa
experiência profissional e didática.
Quanto à qualificação acadêmico-profissional,a Comissão
concluiu que " o corpo docente está capacitado para o magistério das
disciplinas de sua responsabilidade." A freqüência dos professores
às aulas e atividades foi julgada muito boa, atingindo o indice
médio de 94,1%. A relação do corpo docente constitui o anexo II
deste Parecer .
O alunado atual é composto de 73 no 1
o
ano, 50 no 2
o
ano e
55 no 3
s
ano (formandos). O índice de freqüência constatado foi de
68,2% em 1990,76,8% em 1991 e 88,8% em 1992.
Como consideração final, a Comissão de Verificação faz uma
avaliação global do curso nos seguintes termos: " A Comissão
considera que o curso de Tecnologia em Processamento de Dados da
Associação Educativa Superior de Araçatuba atende os requisitos para
ser reconhecida pelo MEC. O curso atende de forma capaz a demanda da
região por tecnólogos em processamento de dados. O corpo docente é
qualificado e diversificado, com perspectivas de maior qualificação
de seus componentes.
O alunado tem apresentado um bom índice de freqüência e de
aproveitamento. O currículo é adequado. A infra-estrutura do
curso,incluindo espaço físico, laboratórios, biblioteca e
secretaria, satisfaz plenamente as necessidades. A entidade
mantenedora do curso tem estabilidade administrativa e financeira.
Os resultados apresentados pelo curso até o momento são
bastante satisfatórios. Os trabalhos apresentados pelos formandos de
1992 são de bom nível, demonstrando a boa formação adquirida e o
empenho dos professores. Apesar de ser um curso noturno, o nível de
dedicação dos alunos tem sido alto. ... Um dos trabalhos
desenvolvidos no curso deu origem à publicação em evento
internacional (Congresso em Computadores,Educação e Sociedade,
República Dominicana, junho/92).
As perspectivas do curso são boas, havendo inclusive
possibilidade de expansão.
... A Comissão não encontrou nenhum fator negativo que pudesse
desabonar o curso."
II
VOTO DO RELATOR
Voto favoravelmente ao reconhecimento do curso de Tecnologia
em Processamento de Dados, com 100 vagas totais anuais, em duas
turmas, ministrado pela Faculdade de Tecnologia em Processamento de
Dados de Araçatuba e mantido pela Associação Educativa Superior de
Araçatuba-SP.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
Sala das
Sessões, em
Presidente
Relator
Anexo I
3.1.1 - CURRICULO PLENO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM
PROCESSAMENTO "DE DADOS
CARGA HORARIA....................1.972
Estágio Supervisionado .......... 204
E.P.B + Ed. Física............... 136
TOTAL DO CURSO ..........2.312
ANEXO II - CORPO DOCENTE
1 - Bassan Nassib Aboul Hosn
Disc: Tópicos Avançados em Programação
Engenheiro eletricista- hab. Eletrônica/Eletrotécnica,
Fac.Engenharia de Barretos, 1986.
Possui Parecer do CEE/SP n
o
1.120/88 para lecionar as
disciplinas : Técnicas de Programação, Programação de Computador e
Linguagem e Técnicas de Programação. PODE SER ACEITO.
2 - Angela Maria Pagan de Araújo
Disc: Inglês
Licenciada em Letras, com habilitação em Tradutor e Intérprete.
Experiência no magistério desde 1980. Especialização em Teoria e
Técnica de Tradução, 360 h/a., 1988. Vários cursos de
aperfeiçoamento. PODE SER ACEITA.
3 - Ana Lúcia Pinheiro da Silva
Disc: Sistema de Computação
Sistemas Operacionais
Bacharelado em Ciência da Computação,ITA/SJC-SP,1981.
Especialização na área de Sistemas de Informação. Experiência no
magistério superior há mais de 4 anos.Participação em
Congressos,Seminários e Simpósios. Experiência profissional na área.
PODE SER ACEITA.
4 - Márcio Saito
Disc: Introdução ao Processamento de Dados
Estrutura de Banco de Dados Introdão à
Análise e Projeto de Sistemas
Tecnólogo em Processamento de Dados, Univ. Mackenzie, 1985.
Especialização em Análise e Projeto de Sistemas, UNIP,360 h/a.
Experiência prof s de 4 anos. issional e no magistério superior há mai
PODE SER ACEITO.
5 - Alvino Barbosa
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Licenciado em Geografia, Estudos Sociais e Pedagogia. Possui
Parecer CFE n
o
434/77 para lecionar EPB. PODE SER ACEITO.
6 - Renato Ferrari Pacheco
Disc: Sistemas de Computação :Organização de Arquivos
Sistemas de Computação : Recuperação de Informações
Bacharel em Ciência da Computação,USP,1990. Desenvolveu projeto
de Inteligência Artificial-Sistemas Especialistas, com financiamento
do CNPq. Experiência didática há mais de 2 anos. Participação em
diversos Congressos, seminarios e cursos de aperfeiçoamento na área
da informática ACEITO PARA O CURSO.
7 - Jairo Vieira Marques Júnior
Disc: Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Bacharel em C. da Computação e Engenharia Elétrica. Experiência
no magistério superior há mais de 2 anos. Diversos cursos de
aperfeiçoamento em Processamento de Dados. ACEITO PARA O CURSO.
8 - Claudio Soares
Disc: Noções Gerais de Direito
Legislação e Ética
Economia
Bacharel em Direito, 1987; Bacharel em Administração,1973.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior,372 h/a. Realizou
diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão nas áreas de atuação
no magistério. Experiência didática há mais de 6 anos. ACEITO PARA O
CURSO
9 - Denise Guliato
Disc: Geometria Analitica e Àlgebra Linear
Àlgebra e Lógica Sistemas
Operacionais
Bacharel em Ciência da Computação,UFSCar,1979. Mestre em Ciência
da Computação. Experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.
10- Tomiji Odaka
Disc: Administração de CPD
Auditoria de Sistemas
Bacharel em Ciências Contábeis,1988. Especialização em
Administração Financeira. Experiência didática há mais 12 anos.
Participação em diversos cursos de aperfeiçoamento e extensão em
Ciências Contábeis. PODE SER ACEITO.
11 - Silvano Pereira de Souza
Disc: Administração de CPD
Bacharel em Ciências Contábeis,1983. Experiência no magistério
superior desde 1984, lecionando Sistemas Operacionais, Análise de
Sistemas e Técnicas de Linguagem de Programação.Experiência
profissional na área de informática desde 1977. ACEITO PARA O CURSO.
12- Ricardo Ferrari Pacheco
Disc: Sistemas de Computação
Estrutura e Banco de Dados
Bacharel em Ciência da Computação,UFSCar,1989. Especialização em
Metodologia do Ensino Superior, 360 h/a. Experiência docente há mais
de 3 anos.Participação em diversos cursos de
aperfeiçoamento,seminários, congressos na área da informática.
ACEITO PARA O CURSO.
13- Maysa Dias Rezende
Disc: Métodos de Pesquisa Operacional
Análise e Projeto de Sistemas em Processamento de Dados
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Bacharel em Análise de Sistemas,PUCCAMP,1988. Especialização em
Administração de Empresas, 360 h/a. Experiência docente há mais de 4
anos. Participação em Congressos, Seminários e Palestras na área da
informática e administração. PODE SER ACEITO.
14- Cassio Aparecido de Carvalho
Disc: Linguagem e Técnica de Programação
Métodos de Pesquisa Operacional
Bacharel em Engenharia de Agrimensura,Univ.Federal de
Viçosa,1985. Especialização em Metodologia do Ensino Superior, 372
h/a. Experiência didática e profissional na área da informática há
mais de 6 anos. ACEITO PARA O CURSO.
15- Luiz Antônio Rodrigues Martinez
DISC: Matemática Elementar
Estatística Matemática
Financeira
Licenciado em Matemática,1972. Parecer CFE n
o
3.655/76 para
lecionar Matemática Participação em vários cursos de
aperfeiçoamento, extensão, congressos e seminários na área da
matemática. PODE SER ACEITO.
16- José Carlos Galhardo
DISC: Educação Física
Licenc
o
iado em Educação Fisica e Pedagogia. Possui Parecer CFE n
4.581/75 para lecionar "Desportos" e "Ginástica Olímpica". PODE SER
ACEITO.
17- Henrique Pedroso Mazzei
DISC: Economia
Administração de Empresas
Computador e Sociedade
Bacharel em Administração de Empresas,1974 e em Direito,1983.
Pos-graduação (MBA) em Administração de Recursos Humanos pela
Michigan State University - USA. Possui Pareceres CFE n
o
324/89 e n
o
770/75 para lecionar as disciplinas acima descritas. PODE SER
ACEITO.
18- José Luiz do Carmo
DISC: cial e integral Matemática ¡Cálculo diferen
Licenciado em Matemática,1970. Especialização em Àlgebra linear.
Possui Parecer do CEE/SP n
o
1.406/71 para lecionar Geometria
Analítica. Experiência no magistério superior há mais de 5 anos.
PODE SER ACEITO.
19- Júlio Flávio Evangelista Garcia
DISC: Linguagem e Tècnica de Programação
Tópicos Avançados em Programação
Tecnólogo em Processamento de Dados,Uni.Mackenzie,1984. Vários
cursos de atualização e aperfeiçoamento na área de informática
Desenvolveu vários Projetos e publicou diversos trabalhos na área da
computação. Grande experiência profissional. Experiência didática há
mais de 5 anos. ACEITO PARA O CURSO.
20- Marcelo Nacbar da Silva
DISC: Sistemas de Computação Sistemas Operacionais
Bacharelado em C. da Computação. Especialização em Ciência da
Computação. Experiência didática há mais de 5 anos Grande
experiência profissional. PODE SER ACEITO.
21- Milton Rodrigues de Farias
DISC: Economia e Finanças : Matemática Financeira
Bacharel em Administração de Empresas,1988. Especialização em
Administração Financeira, 360 h/a. Especialização em Administração
em Recursos Humanos, 360 h/a. Experiência no magistério superior há
mais de 5 anos. PODE SER ACEITO.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenario do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 27
d
e 01
de 1993.
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