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MINISTERIO DA EDUCAÇÀO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
UF
SP
PARECER N."
I - RELATÓRIO
A Associação de Ensino de Marilia, mantenedora da Uni
versidade de Marilia, com sede na cidade de Marília-São Paulo,
encaminha a este conselho pedido de reconhecimento do curso de
Fonoaudiologia, ministrado pelo Centro de Ciências Biológicas/
e da Saúde.
0 curso foi criado pelo Conselho Universitário e homo
logado pela Portaria G.R. n
o
09/88, com 50 vagas anuais.
Pela Portaria n
o
57/92 - SENESU/MEC, foi designada Co
missão Verificadora integrada pelas professoras Rita de Cassia
Queiroz Lima da Rocha e
E
milse Aparecida Nerlim Servilha da
Pontifícia Universidade Cató
l
ica de Campinas para verificar as
condições de funcionamento para o reconhecimento do curso
e
apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo, no ReIató
r
io
da Comissão Verificadora e na Informação da CAE, elabora-
s
e o
presente Parecer.
1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade de Marilia - UNIMAR - tem sede na cida
de de Marilia, DGE 26, no Estado de São Paulo. É mantida
p
ela
Asssociação de Ensino - AEM ; sociedade civil, sem fins lucra-
tivos
,
constituída em 30
/
12
/
56
r
e
g
istrada no Cartório com
p
e
PROCESSO N.°
23000.010715/91-50
APROVADO EM
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
ASSUNTO
Reconhecimento do curso de Fonoaudiologia,- ministrado
pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saú
d
e da Universidade
d
M ili d M ili
SP
INTERESSADO/MANTENEDORA
Associação de Ensino de Marilia
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tente, com funcionamento regular.
A Universidade de Marilia foi reconhecida pelo Parecer CFE
n
e
301/88, homologado pela Portaria Ministerial - MEC ne 261/88 de
25/04/88.
A instituição já possui 23 cursos reconhecidos, cursos '
esses que abrangem todas as areas do conhecimento, inclusive os de
formação técnico-profissionais.
É reconhecida de Utilidade Publica Federal pelo Decreto n
2
86.072 de 04/07/81, de Utilidade Publica Estadual pelo Decreto n
o
19.128 de 29/07/82, de Utilidade Publica Municipal pela Lei n
o
1829
de 09/08/71 e reconhecida como entidade de Fins Filantrópicos pelo
Conselho Nacional de Serviço Social sob processo n
o
237.929/74 de
11/09/74.
0 relacionamento mantenedora - AEM e mantida - UNIMAR, pre_
visto em Estatuto, e na realidade plenamente contemplado. De acordo
com o Relatório da Comissão que procedeu a verificação "in loco"das
condições de funcionamento, o relacionamento se realiza de todas as
formas e em todos os niveis da estrutura organizacional da instituai
ção, de maneira produtiva, racional e harmonica.
A Entidade mantenedora define os componentes estruturais '
(finanças e contabilidade) em função das necessidades humanas, fis_i
cas e materiais dos cursos. Os recursos disponíveis são aplicados /
integralmente na consecução dos objetivos da Universidade. 1. DADOS
SOBRE 0 CURSO
2.1. Instalações
A Universidade de Marilia funciona com dois campi: Campus
I - localizado em Marilia e Campus II, em Tupã.
Sobre as instalações do Campus I - Marilia - no qual fun-
ciona o Centro de. Ciencias Biológicas e da Saúde, a Instituição in
forma:
" - Campus I - Marilia:
Localizado à Avenida Hygino Muzzi Filho, n
2
1.00 1, na
cidade de Marilia, Estado de São Paulo, com área de terrenos de
1.102.662,80 m
2
, onde até o momento estão construidas 20 edifica-
ções com área total de 35.500 m
2
e área comunitária externa e re-
servas para novos projetos de 1.067.228,84 m
2
. 0 planejamento fi-
sico da Universidade de Marilia vem sofrendo implantação sistemale
tica sempre procurando adequar os planos diretores (existentes e
em execução) de seus dois "Campi" de forma a dotá-los de desenvol-
vimento flexível, permitindo e facilitando adaptação ou mudanças
em seu espaço físico, impostas por um funcionamento mais racional'.'
A descrição detalhada da infra-estrutura física do campus
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I figura às fls. 85/87 do vol. principal.
A Comissão Verificadora comenta que:
"Conforme relatado anteriormente as instalações cor-
respondem às necessidades de atendimento a nível satisfatório e
adequado".
De acordo com os dados coletados pela Comissão de Verifi-
cação do Curso, objeto de reconhecimento, os laboratórios existen-
tes são todos bastante amplos e contam com equipamentos e aparelha
gem bastante modernos,os quais contam com assistência de manuten -
çao e conservação continuas. Informa ainda o ReIatório circunstan-
ciado dessa Comissão que os laboratorios utilizados pelas cadeiras
básicas dos Cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde são
em número de dois e até três similares. Esse e o caso dos laborató
rios de Anatomia, Bioquímica, Microbiologia e Radiologia.
Com relação aos específicos do Curso sua descrição: area
ocupada, equipamentos, material utilizado, almoxarifado, recursos
humanos, destinados a execução de tarefas necessárias e especifi-
cas ao seu funcionamento, constam do volume II do processo. A
análise da planta baixa disponível seguida da descrição detalhada
permitem constatar que esses laboratórios atendem plenamente às
necessidades do curso. 2.2. Laboratórios
A Instituição informa que atualmente conta com os seguin-
tes laboratorios ;
- Laboratório de Botânica;
- Laboratorio de Estudos Clínicos;
- Laboratório de Anatomia;
- Laboratório de Parasitologia;
- Laboratório de Quimica e Bioquímica;
- Laboratorio de Farmacologia;
- Laboratório de Microbiologia e Imunologia;
- Laboratório de Citologia e Histología;
- Laboratorio de Fisico-Quimica;
- Laboratorio de Patologia;
- Laboratório de Análises Clinicas e Toxicologicas;
- Laboratorio de Enfermagem; e
- Laboratório de Radiologia.
Sôbre os laboratórios a Comissão Verificadora informa:
"Os laboratorios encontram-se bem equipados, atuali -
zados, em boas condições de uso atendendo as necessidades do
alunado.
Quanto à Clinica Fonoaudiológica observamos que suas
instalações preenchem os requisitos de acustica exigidos para o
atendimento dos pacientes.
A sala de espera é pequena mas o espaço é suficiente,
devido ao planejamento dos atendimentos.
Em relação às cabines acústicas notamos que as insta-
lações são adequadas. Quanto às portas, necessitam de vedação para
4'
isolamento acústico. Esse reparo encontra-se em fase de conclusão.
Os mecanismos de expansão das dependências da Clini -ca de
Fonoaudiologia, sugeridos pela Comissão, ja constam do pla-
nejamento da instituição para serem executados durante o recesso
escolar de verão.
2.2.1. Atividades - FIM
0 interesse da instituição em direcionar suas atividades
em função da integração ensino-pesquisa e extensão e verificado
através da produção cientifica desenvolvida pelo corpo docente,
contando sempre com a participação discente. Atualmente encontram-
se em desenvolvimento 63 projetos de pesquisa em diferentes areas
ë grande numero deles são voltados à solução de problemas locais e
regionais.
Não só as atividades de estágios curriculares prestam ser
viços à comunidade. As Clínicas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fi-
sioterapia, Odontologia, os Laboratórios de Análises Clínicas, de
Informática, Hospital Veterinário e as Fazendas Experimentais (Cul
turas Agrícolas e Produção Animal) não encerram suas atividades ao
final de cada período letivo. Durante os recessos escolares, alu-
nos-monitores, sob a supervisão de professores, mantêm as ativida-
des normais de atendimento e controle.
Com relação ao Curso, ora objeto de Reconhecimento, é de
se salientar os relevantes serviços prestados à comunidade, não
apenas pelo atendimento clínico, mas pelas pesquisas realizadas e
em desenvolvimento, voltadas a população portadora de deficiencia
na audiocomunicação. Dentre elas: "0 efeito de técnicas seleciona-
das, na aquisição da comunicação oral normal em pacientes portado-
res de fissura labial", cujos resultados demonstram não só a efica
cia das técnicas como considerável nível de desempenho dos alunos
e docentes na condução dos casos acompanhados.
Além do ensino de graduação, a Universidade, visando o
aprimoramento profissional de seus egressos, oferece cursos de pos-
graduação "lato-sensu" de forma contínua. Atualmente encontram -se
em funcionamento dois cursos de pos-graduação "stricto-sensu" na
área da Odontologia; Reabilitação Oral e Odontologia Restauradora
Integrada.
2.3. Biblioteca
A Biblioteca Central da Universidade de Marilia ocupa uma
área de 4.200 m
2
, espaço este distribuído, parte para o acervo e
parte para a leitura. A área destinada à leitura possui mesas de
fórmica e cadeiras anatômicas e tem capacidade para 300 leitores.
Funciona das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 22:30 h. 'diaria
mente, de segunda e sexta-feira. No período de férias escolares, o
periodo de funcionamento e das 8:00 às 18:00 h.
0 sistema de catalogação adotado e o Anglo-Americano e a
classificação é feita pelo sistema decimal de Dewey.
Possui hoje, em seu acervo, 51.010 volumes. A Instituição
informa que se encontra em empenho a aquisição de mais de 1.000 ti
tulos. Possui ainda, 150 títulos de revistas correntes e 450 nao
correntes.
A Bibliotecaria-Chefe e 04 bibliotecárias auxiliares possuem
qualificação superior específica e as demais funcionárias, em número
de dez, são estudantes de curso de 2
o
Grau ou de Graduação.
Sobre a Biblioteca, a Comissão comenta que: "Biblioteca -
Au^nto ao acervo especifico da area existem os títulos básicos ne-
cessários tendo sido constatado, atraves de notas
;
o empenho para
aquisição de outros títulos, (livros e periódicos), muitos dos quais
já sugeridos pela comissão.
Há dois mecanismos de atualização do acervo, a saber:
- consultas semestrais aos docentes para indicação de no-
vos títulos.
- a qualquer tempo os docentes podem solicitar obras que
estejam sendo lançadas na atualidade."
2.4. Funcionamento e Organização Curricular
0 curso de Fonoaudiologia foi criado pela Portaria G.R.
n
o
09/88 do Conselho Universitário, com 50 vagas anuais.
Funciona no turno diurno (tempo integral) e adota o regime
seriado semestral.
Os dados referentes aos vestibulares realizados estão de-
monstrados no quadro que segue:
ANO VAGAS CANDIDATOS RELAÇÃO: CANDIDATO/VAGA
1989 50 49 0,98
1990 50 58 1 ,16
1991 50 61 1,54
No quadro seguinte constam dados relativos à evolução
das matriculas:
ANO SEMESTRE ALUNOS MATRICULADOS
1989
1
o
42
30
1990
1
o
60
50
1991
12
89
0 curso tem uma duração de 3.960 h/a, acrescidas de 72
h/a de EPB e 36 de EF, perfazendo um total de 4.068 h/a, integrali^
záveis em 4 anos.
A Organização Curricular constitui o Quadro I deste pare
cer.
Sobre o currículo oferecido, a Comissão sugeriu à Insti-
tuição algumas alterações:
- desmembramento da disciplina Audiologia (Patologia e
Técnica de Avaliação) I e II, passando para: Audiologia Clinica I e
II e Técnica de Avaliação I e II, respectivamente.
- antecipação das disciplinas Fonoaudiologia Fundamental
I e II do 35 e 42 termos para 2
o
e 3
o
; Ética Profissional do 6
o
termo para o 3
o
e Prótese Auditiva do 8
o
termo para o 6
o
.
- exlusão da disciplina Anatomia II - justificada pelo
conteúdo programático já trabalhado na disciplina Bases Morfofun -
cionais da Fonoaudiologia I e II.
Acatadas as sugestões foram revistos e reorganizados
pelos professores responsáveis e pela chefe do Departamento de Fo-
noaudiologia os conteúdos programáticos daquelas disciplinas, sob
acompanhamento da Comissão.
A Comissão Verificadora acrescenta:
- Adequação na indicação bibliográfica.
- Correlação entre disciplinas teóricas práticas.
- 0 acompanhamento da execução do curriculo pleno se
processa através da atuação do chefe do Departamento, Conselho De
partamental, e Direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
por meio de reuniões periódicas, planejamento e contactos sistemá
ticos entre os membros. Esta Comissão presume a eficacia do acompa
nhamento da execução do curriculo pleno pela participação ativa do
corpo docente e discente que se integra para o cumprimento dos con
teudos propostos."
A Comissão Verificadora presta ainda as seguintes informa-
ções :
- "Alunado (situação atual)
a) 80% a 85% de freqüência as aulas
b) 85% a 90% de aproveitamento escolar
c) Regimental - a participação dos discentes em todos os
orgaos colegiados.
- Departamento - 1 representante.
- Conselho Departamental ( 1 representante - 6 conselhos
Departamentais).
- Conselho de Ensino e Pesquisa - 1 representante.
- Conselho Universitário - 1 representante.
Os representantes sao indicados pelo Diretório Acadêmico
d) Cada Centro tem um diretório acadêmico.
6 Diretórios Acadêmicos
1 Diretório Central
Registros Escolares (situação atual)
A secretaria geral está totalmente informatizada man-
tendo os registros acadêmicos bem organizados e atualizados."
2.5. - Corpo Docente
0 corpo docente que atua no curso é formado por 37 profes-
sores cujo perfil acadêmico é o seguinte: 05 com Doutorado, 01 cursan
do Doutorado, 09 com Mestrado, 04 cursando o Mestrado, 18 com
Especialização.
A relação do corpo docente constitui o Quadro II deste
Parecer.
A Comissão comenta que:
"A atuação do corpo docente atende as exigências quanto
a qualificação acadêmica profissional e disponibilidade de tempo",
"... todo o corpo docente possui algum tipo de especialização,além
de diferentes jornadas de trabalho, o que pode ser considerado po-
sitivo, tendo em vista tratar-se de um Curso em fase de implanta -
ção. "
3. - CONCLUSÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui se-u. ReIatório nos se-
guintes termos:
"Do exposto e dos compromissos assumidos, esta Comissão
Verificadora manifesta-se favorável ao reconhecimento do Curso de
Fonoaudiologia ministrado pela Universidade de Marilia.
II - VOTO DO RELATOR
Tendo em vista que a Instituição acatou as sugestões da Comissão
Verificadora, implantando-as prontamente, o Relator vota
favoravelmente ao reconhecimento do curso de Fonoaudiologia, minis
trado pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saude da Universidade
de Marilia (UNIMAR).
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator,
Sala das Sessões., em de Janeiro de 1993.
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR - FONOAUDIOLOGIA.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA.
l
o
Semestre
SOCIOLOGIA ------------------------------------------------72.
ANTROPOLOGIA ----------------------------------------------72.
BIOLOGIA I--------------------------------------------------90.
QUÍMICA E BIOQUÍMICA----------------------------------------90.
ESTATÍSTICA -----------------------------------------------54.
ANATOMIA----------------------------------------------- ----72.
ED. FÍSICA - PRÁTICA DESPORTIVA I ---------------------------18.
SUB-TOTAL--------------------------------------------------468.
2
o
Semestre
BIOLOGIA II-------------------------------------------------72.
BIOFÍSICA I-------------------------------------------------72.
LINGÜÍSTICA-------------------------------------------------72.
FOTICA E FONOLOGIA----------------------------------------90.
PSICOLOGIA--------------------------------------------------72.
BASES MORFOFUNCIONAIS DA FONOAUDIOLOGIA I -------------------90.
FONOAUDIOLOGIA FUNDAMENTAL I --------------------------------90.
EDUCAÇÃO FÍSICA - PRÁTICA DESPORTIVA II ---------------------18.
SUB-TOTAL--------------------------------------------------576.
3
o
Semestre
BIOFÍSICA II------------------------------------------------72.
BASES MORFOLÓGICAS DA FONOAUDIOLOFIA II ---------------------90.
NEUROLOGIA--------------------------------------------------90.
METODOLOGIA CIENTÍFICA--------------------------------------54.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO-------------------------------54.
FONOAUDIOLOGIA FUNDAMENTAL II ------------------------------ 90.
BASES DE FONIATRIA E OTORRINO I ---------------------------- 72.
SUB-TOTAL------------------------------------------------- 522.
4
o
Semestre
ÉTICA PROFISSIONAL ------------------------------------------54.
BASES DE FONIATRIA E OTORRINO II ----------------------------72.
ORTODONTIA--------------------------------------------------54.
AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM I ------------------------------------72.
FARMACOLOGIA------------------------------------------------54.
PATOLOGIA FONOAUDIOLÓGICA I ---------------------------------72.
PSICOPATOLOGIA----------------------------------------------72.
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I ---------------------------36.
SUB-TOTAL--------------------------------------------------486.
5
o
Semestre
AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM II -----------------------------------72.
PATOLOGIA FONOAUDIOLÓGICA II --------------------------------72.
AUDIOLOGIA(Patologia e Tec. de Avaliação) I -----------------90.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA---------------------------------------54.
FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL I --------------------------------90.
FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA I ------------------------------------72.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO(Escolas,Clínicas,Instituições) I -----72.
SUB-TOTAL--------------------------------------------------522.
6
o
Semestre
AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM III ----------------------------------72.
AUDIOLOGIA(Patologia e Técnica de Avaliação) II -------------90.
FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL II -------------------------------90.
FONOAUDIOLOGIA CNICA II-----------------------------------72.
AUDIOLOGIA EDUCACIONAL--------------------------------------90.
PRÓTESES AUDITIVAS------------------------------------------54.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO(Escolas,Clínicas,Instituições) II----90.
SUB-TOTAL -------------------------------------------------486.
7
2
Semestre
AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM IV-----------------------------------72.
PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL -----------------------------------72.
ESTUDO DE CASOS I -------------------------------------------72.
PSICOPEDAGOGIA----------------------------------------------72.
AUDIOLOGIA C1ÍNICA I ----------------------------------------72.
TEORIAS E TÉCNICAS EM FONOAUDIOLOGIA I ---------------------72.
TEORIAS E TÉCNICAS EM PSICOMOTRICIDADE ----------------------72.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO(Escolas, Clínicas, Instituições)III-108.
SUB-TOTAL--------------------------------------------------612.
8
o
Semestre
ESTUDO DE CASOS II -------------------------------------------72.
TEORIAS E TÉCNICAS EM FONOAUDIOLOGIA II ----------------------72.
AUDIOLOGIA CNICA II ----------------------------------------72 .
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II --------------------------36.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO(Escolas,Clínicas,Instituições) IV ---144.
SUB-TOTAL---------------------------------------------------396.
CARGA HORÁRIA TOTAL---------------------------------------3.960.
*"
OBS: Nao foram computadas as cargas horarias de Estudo de Proble
mas Brasileiros I e II e de Ed. Fisica - Pratica Desportiva
I e II.
QUADRO II - CORPO DOCENTE
CURSO: FONOAUDIOLOGIA
1. PROFESSOR:- ADOLPHO MENEZES DE MELLo
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA
TITULAÇÃO: GRaduação: Medicina - Universidade de São Paulo
1986
Especialização em Pediatria - Hospital das Clini
cas da Faculdade de Medicina da Universidade de
São Paulo - 1967 - 1968
Doutor em Medicina Psiquiátrica pela UNICAMP-1974
Professor Livre Docente pela Universidade de Mogi
das Cruzes - 1977
Professor Titular da Cadeira de Pediatria da Facul_
dade de Medicina de Marilia
Supervisor de Psicologia (area psiquiátrica) no
Centro de Psicologia Aplicada da Universidade de
Marilia
Experiência Profissional: Exerce a profissão de
Medico dentro da Área Psicossomática e Pediatria,
há 23 anos
Palestras: Proferiu mais de 400 palestras na area
de Psicologia
Trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pes-
quisa em Psicologia "Atendimento Global a criança
1
,'
"Psicossomática e Pediatria". Livros Editados:
"Psicossomática hoje"
"A criança tal como e" "As
crianças reagem assim"
"Comportamento Infantil"
"Observação sobre o brinquedo"
"Reflexões para nos Pediatras"
"Três Momentos" "Um e outro no
Espelho" "Contos Interiores"
PODE SER ACEITO
.PROFESSOR: ADRIANA SAMPAIO DE ALMEIDA
DISCIPLINA: AUDIOLOGIA CLINICA
AUDIOLOGIA EDUCACIONAL
AUDIOLOGIA(Patologia e Tecnica de Avaliação)
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - PUC - Campinas - 1986
Especialização - Audiometria e Terapia da Voz
Fundation Georges Potmann - Bordeaux - França-1988
Extensão e Atualização: Otoneurologia Adaptação do
Aparelho de Ampliação Sonora Especialização em
Fonoaudiologia (Audiometria) USC - Bauru - 1991
Professor Ensino Superior ha mais de tres anos
Experiência profissional em Clinica ha mais de 5
anos
Membro efetivo da Fundation Portmann - Bordeaux
França.
PODE SER ACEITO
3.PROFESSOR: ANA MARIA FARACO RICCI
DISCIPLINAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - USC - Bauru - 1987
Especialização - Anátomo - Fisiologia do Aparelho
Fonador e Patologia da Voz
Extensão e Atualização - Aspectos Medicos dos Dis-
turbios do Aprendizado Escolar - Alterações Senso-
riais Motoras Orais - Audiologia Educacional - Es-
timulação Precoce
Especialização em Patologia da Comunicação -Bauru-
1992
Experiência Docente - Professor de Curso Superior
ha mais de 3 anos
PODE SER ACEITO
4. PROFESSOR: ANTONIO FRANCISCO GODINHO DISCIPLINA:
FARMACOLOGIA TITULAÇÃO: Graduação: Ciências Biológicas -
UNESP - Botucatu-
1981
Mestrado em Farmacologia - USP - Ribeirão Preto
1985
Doutorado em Farmacologia - USP - Ribeirão Preto -
1989
Experiencia Docente - Professor Ensino Superior há
mais de 6 anos
Parecer do C.F.E. 590/92
PODE SER ACEITO
5. PROFESSOR: CARMEM LUCIA DIAS
DISCIPLINA: TEORIAS E TÉCNICAS EM PSICOMOTRICIDADE TITULAÇÃO:
Graduação: Psicologia - Faculdades Integradas '
de Marilia - 1979
Formação de Psicologos - Fundação Educacional de
Bauru - 1981
Especialização em Linha Analitica - Departamento
de Psicologia Clinica - Universidade de Campinas-
1983
Especialização em Ludoterapia - UNIMAR -(RES.12/83)
1988 a 1989
Curso de Atualização em Psicologia do Desenvolvi-
mento e Educação - A Teoria de Jean Piaget -UNESP-
1992
Experiencia Docente: Professora universitaria ha
10 anos
Pareceres C.F.E. 205/85 e 582/87 para as discipli-
nas Tecnica de Exame e Aconselhamento Psicologico,
Teorias e Técnicas Psicoterápicas
PODE SER ACEITO
6. PROFESSOR: CLAUDIA MARIA PORTELA LEAL
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
PATOLOGIA FONOAUDIOLÓGICA AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM TITULAÇÃO:
Graduação: Fonoaudiologia - USC - Bauru - 1987
Especialização em Patologia da Comunicação - USC -
Bauru.
Especial.izaçao - Anatomo - Fisiologia do Aparelho
Fonador e Patologia da Voz
Extensão e Atualização: Aspectos Medicos dos Dis-
turbios do Apredizado Escolar - Alterações Senso-
riais Motoras Orais - Audiologia educacional - Es
timulaçao Precoce
Experiencia docente - Professor Curso Superior ha
mais de 3 anos.
Estagiária do Centro Alfred Binet - Paris Ex
Fonoaudiologa do Instituto dos Servidores do Estado
do Rio de Janeiro.
PODE SER ACEITO
7. PROFESSOR: CRISTIANE MOÇO CANHETTI
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - USC - Bauru - 1989
Especialização em Patologia da Comunicação - USC -
Bauru - 1991
Atividade Profissional Clinica há 2 anos
Desenvolve na UNIMAR pesquisa experimental no levan-
tamento dos disturbios articulatorios em pacientes
portadores de deficiência auditiva moderada bilate -
ral em crianças de 6 a 10 anos.
PODE SER ACEITO
8. PROFESSOR: DIVA DE MACEDO MARCAL
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
TITULAÇÃO: Graduação: Pedagogia pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras - UNESP - 1967 Mestrado em
Educação - PUC - São Paulo - 1978 Experiência
Docente - Professora de Metodologia ' Cientifica
do Curso de Estudos Sociais e Fisiotera pia
Parecer do C.F.E. na disciplina 260/80, 474/85 e
590/92
PODE SER ACEITO
9.PROFESSOR: EDUARDO LUIZ ALBIERI
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA - PRÁTICA DESPORTIVA TITULAÇÃO:
Graduação: Educação Fisica pelas Faculdades Integradas de
Marilia - 1981
Complementação Pedagógica - Faculdades Integradas
de Marilia - 1982
Especialização em Ginástica - UNIMAR - 1988
Especialização em Aptidão Fisica e Desenvolvimento
Motor - UNIMAR - 1989
Experiência Docente - Professor Universitário ha
mais de 5 anos Parecer C.F.E. 300/91 e 548/91
PODE SER ACEITO
10.PROFESSOR: EDWARD ROBERTO TONHOLO SILVA
DISCIPLINA: NEUROLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Medicina
Especialização em Neurologia Clinica pela UNICAMP-
1990
Cursos de Extensão: Hidrocefaleias - Oncologia
Cirurgia de Urgência - Emergência Medica - Cefa-
leias e Enxaqueca - Esclerose Multipla
Experiência Docente - professor universitario há
mais de 6 anos
Parecer do C.F.E. na disciplina 590/92
PODE SER ACEITO
11.PROFESSOR: ELADIO PESSOA DE ANDRADE
DISCIPLINA: ANATOMIA
TITULAÇÃO: Graduação: Medicina - Universidade Federal do Ceará
- 1968
Doutorado em Anatomia - Escola Paulista de Medicina -
São paulo
Livre Docente pela Universidade Federal do Ceará
Experiência Docente - Professor de Anatomia e Fi-
siologia ha mais de 15 anos
Pareceres do C.F.E. 864/70, 582/87, 424/92,206/85 e
.720/81
PODE SER ACEITO
12. PROFESSOR: ELIANE MARA CARRIT DELGADO
DISCIPLINA: PRÓTESES AUDITIVAS
AUDIOLOGIA: Patologia e Técnicas de Avaliação TEORIAS E TÉCNICAS
EM FONOAUDIOLOGIA TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - USC -
Bauru - 1989 Especialização em Audiologia - PUC-SP-1991 Mestranda
em Audiologia - PUC - SP - 1992 Experiencia Docente - Professora
Universitária há 2 anos.
Experiência Profissional em Clínica há mais de 2
anos
PODE SER ACEITO
13. PROFESSOR: ESTER LUISA LEITE CARVALHO
DISCIPLINA: PATOLOGIA FONOAUDIOLÓGICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - PUC
- Curitiba - PR-1986 Especialização - Deficiência Mental - 1987
Metodologia do Ensino Superior em 1988 - ambas na Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Jacare-zinho - PR.
Curso de Extensão - Psicomotricidade - Tratamento das
disfonias - Estimulação Precoce - Profilaxia dos Pro-
blemas da Voz.
Experiência Docente - Professor do Curso de Especia-
lização em Deficiência Mental da FAFIJA-Jacarei-nas '
disciplinas Educação Precoce e Disturbios da Linguagem
Experiência Profissional em Clinica há 5 anos
Experiência Docente ha 3 anos
Pesquisa em desenvolvimento na UNIMAR: Achados audio-
lógicos em pacientes portadores de fissura sub-mucosa.
(Observação em Clinica).
PODE SER ACEITO
14.PROFESSOR: FRANCISCO CHAVES DE MORAES FILHO
DISCIPLINA: QUÍMICA E BIOQUÍMICA
TITULAÇÃO: Graduação: Odontologia - USP - Ribeirão Preto-1962
Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de
Marilia - 1975
Ex Professor de Química da FFCL de Marilia - USP,
hoje UNESP de Marilia - 1974 a 1978 Especialização
em "Microbiologia e Parasitologia"-Faculdades
Integradas de Marilia - 1984 Especialização em
"Bioquímica" - UNIMAR - 1989 Professor de Quimica e
Bioquímica ha 20 anos em Cursos Superiores
Pareceres do C.F.E. na disciplina indicada:5311/78
466/87, 300/91, 548/91 e 424/92
PODE SER ACEITO
15.PROFESSOR: GUARACY ROSA DISCIPLINA: FARMACOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Odontologia pela USP - SP-1970
Doutor em Farmacologia - USP - 1979
Participou de Congressos e Simposios, nacionais e
internacionais
Experiência Docente - Professor de Farmacologia ha
mais de 15 anos e ex docente da UNESP/Araçatuba e
USP/Bauru
Diversos Artigos publicados em Revistas nacionais'
e internacionais
PODE SER ACEITO
16.PROFESSOR: IRACI RIBEIRO LIMA DE ARRUDA
DISCIPLINAS: LINGUISTICA
FONÉTICA E FONOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Linguas Neo-Latinas - Faculdade de Filo-
sofia, Ciências e Letras de Campinas - 1956
Especialização: "0 signo Lingüístico: Estrutura e
atualização" - Faculdade de Ciências Letras e Edu-
cação de Presidente Prudente - 451 h/a - 1975.
Experiencia Docente - Professora universitária há
mais de 15 anos.
Pareceres C.F.E. n
o
440/65, n
o
162/70, n
o
3587/74 em
Linguistica e Lingua Portuguesa Parecer C.F.E. n
2
582/87 em Lingua Portuguesa
PODE SER ACEITO
17. PROFESSOR: IRAMAR JOSE CAMARGO CUNHA DISCIPLINA:
ESTATÍSTICA TITULAÇÃO: Graduação: Matemática pela faculdade
de Filosofia,
Ciências e Letras de Tupã - SP - 1974
Especialização em Analise Numerica - Faculdades In
tegradas de Marilia - 1984.
Especialização em Matemática Aplicada - UNIMAR
1989
Especialização em Estatística - UNIMAR - 1987
Experiência Docente - Professor Ensino Superior des_
de 1974.
Pareceres do C.F.E. na disciplina n
o
613/81,548/91
e 424/92.
PODE SER ACEITO
18. PROFESSOR: JOAO LOCH
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍTICA
ÉTICA PROFISSIONAL
TITULAÇÃO: Graduação: Filosofia - Faculdade de Filosofia,
Ciencias e Letras das Faculdades Associadas Ipi-
ranga - SP. - 1984
Jurso de Teologia ITESP - Instituto Teogico de São
Paulo - 1984
Bel. em Teologia pelo Pontificio Ateneo S. Ansel-no
de Roma
Mestrando na area de Educação "Métodos e Técnicas de
Ensino e Aprendizagem - UNESP - 1992 Parecer CF.E.
n
o
590/92 na disciplina Metodololo gia Cientifica
PODE SER ACEITO
19-PROFESSOR: KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA
DISCIPLINAS: AUDIOLOGIA CLÍNICA
AUDIOLOGIA: PATOLOGIA E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO
TEORIAS E TÉCNICAS EM FONOAUDIOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - USC - Bauru - 1987
Especialização em Disturbios da Comunicaçao Humana
- Faculdade Paulista de Medicina - 1989
Especialização em Otoneurologia - Escola Paulista
de Medicina - 1989
Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento: Audiologia
Educacional - Equilibriometria - Zumbidos - Autis_
mo Infantil - Protese Auditiva - Moldes Auricula-
res
Experiência Profissional - Fonoaudiologa da Secre
taria da Saúde e Clinica Especializada
Experiência Docente - Ex-Professora e Supervisora
de Estágios da Universidade do Sagrado Coração
Bauru - SP.
PODE SER ACEITO
20. PROFESSOR: MALVINA BONI
DISCIPLINA: QUÍMICA E BIOQUÍMICA
TITULAÇÃO: Graduação: Farmácia e Bioquímica pela U.E. de Ma-
ringá - PR. - 1986
Especialização em Química - UNIMAR-1989-(RES 12/83)
Mestre em Bioquímica - UNESP - Botucatú - 1992
Experiencia Docente - Professor de Química e Bio-
química na UNIMAR ha 4 anos
Pareceres do CF.E. n
o
300/91 e 590/92, para a
disciplina
PODE SER ACEITO
21. PROFESSOR: MARCIMEDES MARTINS DA SILVA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Psicologia - Universidade de Mogi das
Cruzes - Mogi das Cruzes -SP. - 1978 3el. em
Psicologia - Universidade de Mogi das Cru zes -
Mogi das Cruzes - SP. - 1979 destre em Psicologia
Social - Universidade Catoli_ :a de o Paulo -
1992 - Dissertação: "As Representões Sociais do
Suicidio da Trama da Comunicação" .
Experiencia Profissional - Psicologo Clinico du-
rante dois anos e meio, prestando atendimento in-
dividual e em grupo
artigos publicados a nivel nacional atendimento
Psicológico na Clinica de Psicologia Vivência -
1982
Experiência Docente: Professor na UNIMAR no Curso
de Psicologia, disciplina Psicologia Social
PODE SER ACEITO
22. PROFESSOR: MARIA JOSÉ NETO
DISCIPLINA: BIOFÌSICA
BIOLOGIA TITULAÇÃO: Graduação: Ciências
Biológicas pela UNESP de Botu
catu - 1990
Mestrado em Ciências Biológicas - Botânica - UNESP
de Botucatú - 1989
Cursando Doutorado em Botânica pela UNESP de Botuca
tu - inicio em 1990, termino previsto para 1994.
Experiencia Docente - professor universitario desde
1986
Pareceres do C.F.E. em Biofísica n
o
590/92, em Fi -
sica Aplicada n
o
424/92
PODE SER ACEITO
23. PROFESSOR: MÁRIO ROVARES SAMPAIO
DISCIPLINA: BASES DE FONIATRIA E OTORRINO
TITULAÇÃO: Graduação: Medicina - PUC - Sorocaba - 1980
Residência em Medicina Otorrinolaringologia - Hos_
pitai da PUC - Sorocaba - 1981 e 1982 Pos -
Graduação (Nivel Mestrado) Otologia e Laringologia -
créditos concluidos
Experiência Docente - professor universitario ha 3
anos.
Experiência Profissional em Clinicas e Hospitais
1
ha
mais de 5 anos
PODE SER ACEITO
24. PROFESSOR: MARIANGELA SILVA TELES SANTOS DISCIPLINA:
FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL TITULAÇÃO: Graduação:
Fonoaudiologia na USC - 1984
Curso de Aperfeiçoamento em Tratamento Neuro-Evo-
lutivo - Metodo Bobath - Petrópolis - RJ - 1988
Curso de Especialização em Educação e Saúde Públi-ca
UNAERP - 1990
Experiencia Docente - Professor universitário ha
3 anos Experiencia Profissional Clinica ha 5 anos
PODE SER ACEITO
25
-PROFESSOR: MARIA CÂNDIDA CARDOSO DE OLIVEIRA LIMA
DISCIPLINA: FONOAUDIOLOGIA FUNDAMENTAL ESTUDO DE CASOS
AUDIOLOGIA (PATOLOGIA E TÉCNICA DE AVALIAÇÃO)
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - PUC - SP - 1975
Mestrado em Audiologia - PUC - SP 1987
Experiencia Profissional - Fonoaudiologa da Se-
cretaria da Saúde e da Fundação do Bem Estar do
Menor - 1976-1977.
Atividade Clínica em Consultorio proprio desde
1981 atuando na area de deficientes Auditivos e
outras patologias conseqüentes as alterações audi
tivas, orientação pedagógicas e orientação a
pais. Adaptação de protese auditiva Retardo e Dis_
turbios de linguagem.
Aprovação em 1- lugar em concurso publico para'
ingresso na função de fonoaudiologa pelo Sistema
Unificado de Saúde - 1988. Experiência Docente ha
mais de 15 anos. Ex Docente do Curso de
Fonoaudiologia da USP.
PODE SER ACEITO
26.PROFESSOR: NELSON ALBUQUERQUE MICHELETTE
DISCIPLINA: BIOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Ciências - UNESP - Marilia - 1971
Habilitação em Biologia - USC - Bauru - 1975
Especialização em Botânica - PUC - SP. - 1978
Especialização em Ecologia - UNIMAR - 1989
Extensão e Aperfeiçoamento: Homem, Causa e Efeito
da Evolução Biológica - FFCL de Marilia - Planeja
mento corno Tecnica de Pesquisa Cientifica Guias
Curriculares de Ciências e Programas de Sau de
Treinamento de Docentes de Biologia-Fisica da Res
sonancia Nuclear Magnetica - Normas Pedagógicas '
em Ciências e Programas de Saúde - estudo Experi-
mental das Reações Quimicas
Experiencia Docente - Professor de Ciencias da Re_
de Oficial de Ensino desde 1972
Professor de Biologia desde 1984 dos Cursos de
Odontologia e Psicologia Parecer C.F.E. n
o
590/92
na disciplina
PODE SER ACEITO
27.PROFESSOR: OSCAR XAVIER DE AGUIAR
DISCIPLINAS: PSICOLOGIA DO EXCEPCIONAL
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO TITULAÇÃO:
Graduação: Psicologia - Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Itatiba - 1978 Mestrado em Psicologia Clinica - PUC -
Campinas -1992
Experiencia Docente - Professor Universitario ha
mais de 5 anos
Participa do Projeto de Pesquisa "Qualidade de
Vida do Universitário da UNIMAR"
PODE SER ACEITO
28.PROFESSOR: PATRICIA SILVEIRA MALHEIROS
DISCIPLINA: ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
SOCIOLOGIA ANTROPOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Ciências Sociais pela Faculdade de Edu
cação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documen-
tação - UNESP - Marilia - 1982 - 1985 Mestrado:
História e Sociedade - Instituto de Le -tras,
História e Psicologia - UNESP - Assis - 1990,
Experiência Docente - Professor de Ciências So-
ciais e Estudo de Problemas Brasileiros ha 2 anos.
Parecer do C.F.E. n
o
300/91 em Estudo de Problemas
Brasileiros e 590/92 em Sociologia e Antropologia.
PODE SER ACEITO
29.PROFESSOR: PROGRESSO JOSE GARCIA
DISCIPLINA: ANATOMIA
BASES MORFOFUNCIONAIS DA FONOAUDIOLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Ciências Biológicas - UNESP - Botucatu-
1977
Mestrado em Ciências Morfológicas - USP - Ribeirão
Preto - 1981
Doutorado em Ciências Morfológicas - USP - Ribeirão
Preto - 1984
Experiência Docente - Professor de Anatomia Humana-
UNESP - Botucatú desde 1978
Ex Professor do Curso de Pós-Graduação da Faculdade
de Medicina Veterinaria e Zootecnia - USP
Experiencia Docente ha mais de 10 anos Parecer do
C.F.E. ns 590/92 em Anatomia.
PODE SER ACEITO
30. PROFESSOR: RENATO RODRIGUES DE ALMEIDA
DISCIPLINA: ORTODONTIA
TITULAÇÃO: Graduação: Odontologia - Faculdade de Odontologia
de Lins - 1963.
Pos - graduação em Bioestatística e Odontologia
Aplicada a Criança - Faculdade de Odontologia de
Bauru - 1966
Mestrado em Ortodontia - USP - Bauru - 1976
Cursos de Atualização - Odontologia de Urgência-
Faculdade de Odontologia de Lins - 1962 Infecção
Local Dentaria, Diaterno - Coagulaçao -Cursos de
Dentaduras Completas - Prótese Imediata e
Cirurgia de Urgência - Faculdade de Odontologia
de Lins - 1963.
Experiencia Docente - Professor Universitario' ha
mais de 10 anos.
Trabalhos de Ortodontia publicados em revistas'
nacionais e internacionais
PODE SER ACEITO
31
PROFESSOR: ROSALINA MONTEIRO DE QUEIROZ RAVAZZI DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO FÍSICA - PRÁTICA DESPORTIVA TITULAÇÃO: Graduação:
Educação Fisica - Faculdades Integradas
de Marilia - 1981.
Especialização em Ginástica - 1983 - Metodologia do
Ensino Superior - UNIMAR - 1986
Experiência Docente - Professor de Ensino Superior
ha 8 anos.
Parecer C.F.E. ne 300/91 e 590/92
PODE SER ACEITO
32. PROFESSOR: SALVADOR CARLOS DE ALMEIDA
DISCIPLINA: BASES DE FONIATRIA E OTORRINO
TITULAÇÃO: Graduação: Medicina - Faculdade de Medicina - USP
Especialização em Otorrinalaringologia - USP.
Residência em Otorrinalaringologia no Hospital '
das Clinicas - SP.
Experiencia Docente Ex-Professor de Otorrino- Fa-
culdade de Medicina da USP Ex-Professor de
Medicina da UNESP - Botucatu-SP.
PODE SER ACEITO
33. PROFESSOR: SEBASTIÃO MARCOS RIBEIRO DE CARVALHO DISCIPLINA:
ESTATÍSTICA TITULAÇÃO: Graduação: Matematica pela Faculdade de
Filosofia,
Ciências e Letras de Tupã - 1973
Especialização em Matemática - UNICAMP - 1982
Especialização em Matematica Aplicada - UNIMAR
1989
Experiência Docente: Professor Universitario ha
mais de 10 anos
Mestrando em Fisica - UNESP - Botucatú - Créditos
concluidos
Parecer CFE na disciplina n
5
590/92 e 549/91
PODE SER ACEITO
34. PROFESSOR: SERGIO LUIS AFONSO
DISCIPLINA: NEUROLOGIA
TITULAÇÃO: Graduação: Medicina - Faculdade de Medicina de
Marilia - 1989
Residencia Medica - Especialização em Neurologia-
Faculdade de Medicina de Marilia - 1990 Experiência
Docente - Professor Ensino Superios ' ha 2 anos
PODE SER ACEITO
35. PROFESSOR: SILVANA PEROTINO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FONETICA E FONOLOGIA
LINGUISTICA
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia pela PUC - Campinas
1982
Mestrado em Lingüistica - Universidade Estadual '
de Campinas - Créditos concluidos - defesa de Te-
se em Abril de 1993
Experiência Docente - Professor Universitario ha
5 anos
Experiência Clinica e Supervisão
Pesquisa em Desenvolvimento na UNIMAR: 0 Processo
de Construção de categorias gramaticais por uma
criança brasileira (Ago 92/93).
PODE SER ACEITO
36. PROFESSOR: SILVANA FALCÃO TULER
DISCIPLINAS: PATOLOGIA FONOAUDIOLÓGICA
FONOAUDIOLOGIA FUNDAMENTAL
FONOAUDIOLOGIA CLINICA
TITULAÇÃO: Graduação: Fonoaudiologia - USC - 1987
Especialização em Patologia da Comunicação - USC-
1991
Mestranda - UNESP - Marilia - 0 Ensino na Educa-
ção Brasileira, área de concentração "A Formação'
do Fonoaudiólogo - Créditos concluidos
Experiência Docente - Professor Universitário há
2 anos
PODE SER ACEITO
37 - PROFESSOR: WANDA CICCONE PASCHOALICK
DISCIPLINAS: PSICOPEDAGOGIA
ESTUDO DE CASOS
TITULAÇÃO: Graduação: Pedagogia - FFCL - Osvaldo Cruz - SP. -
1971
Aperfeiçoamento - Varios Cursos sobre crianças '
mentalmente retardadas
Especialização - Orientação Educacional Mestrado em
Educação Especial - área de concentra ção: Ensino do
portador de deficiências-PUC...- SP. 1981 Experiencia
Docente - professora do Ensino Superior ha mais de
20 anos
Ex Professora Adjunta Mestre da UNESP - Marilia
Pesquisa em Desenvolvimento na UNIMAR: Qualidade de
vida dos alunos da UNIMAR -"Campus I" ( a partir de
Maio de 1991) .
PODE SER ACEITO
IV - DECISÃO DO PLENARIO
O Plenario do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barrete Filho, em 27
de 01
de 1993.
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