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ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Autorização para o curso de pós-graduação em Educação, com habilitações
em Orientação Educacional e Supervisão Escolar.
RS
UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
l - RELATÓRIO
0 Reitor da Universidade do Rio Grande solicita deste Conselho para implantação
do curso de pós-graduação em Educação, com habilitações em Orientação Educacional e
Supervisão Escolar.
A Instituição justifica seu pedido nos seguintes termos:
Após alguns anos de implantação das habilitações em Su-pervisão
Escolar, Orientação Educacional e Administração Escolar, no Curso de Pedagogia
da Universidade do Rio Grande, tornou-se indispensável repensar o oferecimento
dessas habilitações, em ní_ vel de pós-graduação. Os problemas observados na URG
eram idênti-cos aos constatados em outras Universidades. Entre outras, citam-se o
baixo nível de desempenho e inexperiência profissional da maio ria dos alunos,
para o exercido de função tão relevante no Sistema de Ensino e o reduzido nível
motivacional, cada vez mais marcante, face às limitações do mercado de trabalho.
A problemática do Curso de Pedagogia tornou-se objeto de questionamento em
encontros, debates, seminários e atividades de-senvolvidas junto a professores de 1 ° / 2 ° graus
e junto a elementos de Instituições de Ensino Superior. Estes encontros foram rea_ lizados em
âmbito Estadual, Regional e Federal para discutir o problema e buscar alternativas de
solução.
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A comunidade educacional riograndense de 1 ° / 2 ° graus, através dos órgãos
representativos, 18ª Delegacia de Educação, Secretaria Municipal de Educação, têm solicitado nos
últimos anos, a abertura de cursos em Supervisão Escolar e Orientação Educacional(documentos
que comprovam esta solicitação nas áreas e justificam a carência de profissionais nas áreas
encontram-se no anexo 2 do processo).
Frente ao exposto, o Departamento de Educação e Ciências do Com-portamento
da URG, justifica a necessidade do oferecimento de um curso pa-ra formação de especialistas
em Educação, pós-graduação "lato sensu", nas áreas de Orientação Educacional e Supervisão
Escolar, na medida em que a Universidade, instituição responsável pela formação de recursos
humanos, deve se empenhar em oferecer melhores condições para que se qualifiquem profissionais
altamente preparados para desempenhar, com eficácia, tais funções e se tornar agentes capazes
de contribuir para melhoria do ensino e da comunidade onde estão inseridos.
A instituição pretende implantar o curso a partir do 1° semestre de 1991 a
dezembro de 1992, abrangendo uma clientela máxima de 32 pro_ fessores.
O curso será realizado com 765 horas/aula. 2. Objetivos
2.1. Objetivos Gerais
a) proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos, habili_ dades e atitudes
que o capacitem;
b) a ter uma visão sócio-político-econômico da realidade educacional brasileira;
c) a planejar, implementar e avaliar tarefas de sua prática edu_ cativa.
2.2. Objetivos Específicos
a) realizar reflexão crítica da educação brasileira a partir do contexto político-
econômico-social;
b) demonstrar princípios e habilidades na realização de tarefas de sua prática
pedagógica;
c) compreender o comportamento e o relacionamento humano a partir de
fundamentação teórico-prático;
d) analisar cientificamente fatos e eventos que envolvam o processo educativo;
e) participar no processo de transformação da sociedade, a partir da contribuição
de sua atuação na comunidade.
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3
- Estrutura do Curso
3.1.
- Coordenação
A coordenação ficará a cargo de 3 professores do Departamento
de Educação e Ciências do Comportamento.
3.2.
- Metodologia
O curso será desenvolvido através de atividades diversificadas que
serão propostas de modo a exigir acentuada participação dos alunos, através
de:
-
encontros e palestras com professores de Universidades brasileiras ;
-
estratégias de ensino variadas, de acordo com as característi_ cas
da clientela e com os objetivos propostos;
-
subsídios para uma atuação mais condizente com a realidade só_ cio-
político-economia o educacional.
Todas as disciplinas contribuirão para fundamentar o projeto pe_
dagógico a ser realizado pelo aluno durante seu estágio curricular.
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- Organização Curricular e Carga Horária
O curso será desenvolvido em 765 h/a, divididas em 13 disciplinas de
caráter obrigatório para cada habilitação e estágio supervisionado , distribuídas
em quatro etapas.
O gráfico da organização curricular, se encontra no anexo 4 do
projeto. O curso funcionará de 2ª a 6
a
feira, no horário das 19 às 22 ho-
ras e aos sábados, das 8 às 11 horas.
5
- Corpo Docente
O corpo docente será constituído por professores da Universidade
do Rio Grande, da Universidade de Pelotas e da UFRGS(considerando o
convênio existente entre as Universidades da Região Sul
-
anexo 5 do Pro-jeto)
e por professores palestrantes convidados.
6
- Especificações Gerais
6.1. Critérios de Seleção
A seleção dos candidatos será feita pela coordenação do curso,
mediante:
-
análise do curriculum-vitae, prova escrita de conhecimento e
entrevista;
6.2. Número de Vagas
. habilitação em Supervisão Escolar: 15 vagas
.
habilitação em Orientação Educacional: 15 vagas OBS: Será
oferecida uma vaga em cada habilitação para professores do ensino
superior.
6.3. - Certificados
Será conferido certificado de Especialista em Educação, com habilitação em
Orientação Educacional ou Supervisão Escolar ao aluno que obtiver no mínimo 85% de
freqüência em cada disciplina, bem como, nota final igual ou superior a 7 ( s e t e ) em cada
disciplina.
7 - Acompanhamento, Controle e Avaliação
A avaliação do aluno ficará a cargo do professor, expressando-se em graus que variarão
de zero a dez.
Para avaliação do aproveitamento serão computadas as médias atri-buídas aos trabalhos
teóricos e/ou práticos e/ou provas realizadas em ca_ da disciplina.
O acompanhamento e controle ficarão a cargo da coordenação, assessores e do
corpo docente do curso. A avaliação será feita através da aplicação de instrumentos e
entrevistas executadas pelos professores e coordenação do curso.
II - VOTO DA RELATORA
Tendo em vista o Projeto apresentado pela FURG, o interesse das Universidades da
Região-Sul e os documentos anexos ao processo atenderem às exigências deste CFE através da Resolução
n° 12/83, a Relatora vota pela autorização do Curso de Pós-Graduação em Educação, com habilitação
em Supervisão Escolar e em Orientação Educacional, nível de Especialização , a ser ministrado pela
Fundação Universidade do Rio Grande-RS, com 30 (trinta) vagas, sendo 15 (quinze) vagas para cada
habilitação.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das Sessões,
em 06 de junho de 1991.
Presidente
Relatora
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal Educação aprovou, por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sota Barreto Filho, em 06 de 06 de 1991.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a Conclusõ da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 06 de 06 de 1991.
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