A comunidade educacional riograndense de 1 ° / 2 ° graus, através dos órgãos
representativos, 18ª Delegacia de Educação, Secretaria Municipal de Educação, têm solicitado nos
últimos anos, a abertura de cursos em Supervisão Escolar e Orientação Educacional(documentos
que comprovam esta solicitação nas áreas e justificam a carência de profissionais nas áreas
encontram-se no anexo 2 do processo).
Frente ao exposto, o Departamento de Educação e Ciências do Com-portamento
da URG, justifica a necessidade do oferecimento de um curso pa-ra formação de especialistas
em Educação, pós-graduação "lato sensu", nas áreas de Orientação Educacional e Supervisão
Escolar, na medida em que a Universidade, instituição responsável pela formação de recursos
humanos, deve se empenhar em oferecer melhores condições para que se qualifiquem profissionais
altamente preparados para desempenhar, com eficácia, tais funções e se tornar agentes capazes
de contribuir para melhoria do ensino e da comunidade onde estão inseridos.
A instituição pretende implantar o curso a partir do 1° semestre de 1991 a
dezembro de 1992, abrangendo uma clientela máxima de 32 pro_ fessores.
O curso será realizado com 765 horas/aula. 2. Objetivos
2.1. Objetivos Gerais
a) proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos, habili_ dades e atitudes
que o capacitem;
b) a ter uma visão sócio-político-econômico da realidade educacional brasileira;
c) a planejar, implementar e avaliar tarefas de sua prática edu_ cativa.
2.2. Objetivos Específicos
a) realizar reflexão crítica da educação brasileira a partir do contexto político-
econômico-social;
b) demonstrar princípios e habilidades na realização de tarefas de sua prática
pedagógica;
c) compreender o comportamento e o relacionamento humano a partir de
fundamentação teórico-prático;
d) analisar cientificamente fatos e eventos que envolvam o processo educativo;
e) participar no processo de transformação da sociedade, a partir da contribuição
de sua atuação na comunidade.