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I - RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
R
ecredenciamento do curso de pós-
g
raduação em Educação, com áreas de concentração em
Filosofia e História da Educação, Psicologia da Educação e Me-todologia do Ensino, em nível de
mestrado e credenciamento do curso de pós-graduação em Educação, em nível de doutorado, nas áreas
de Filosofia e História da Educação, Psicologia Educacional, Metodologia do Ensino e Administração e
Supervisão Escolar.
SP
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
0 Reitor da Universidade Estadual de Campinas solicita a este Conselho o
recredenciamento do curso de pós-graduação em Edu-cação, nas áreas de Filosofia
e História da Educação, Psicologia da Educação e Metodologia do Ensino, em
nível de mestrado, minis_ trado naquela Faculdade.
0 curso de pós-graduação em Educação, em nível de mestra_ do, iniciou suas
atividades em 1975, tendo sido credenciado pelo CFE, através do Parecer n° 397/82,
de 04.08.82.
0 curso de pós-graduação em Educação, em nível de doutorado, com áreas de
concentração em Filosofia e História da Educa_ ção, Psicologia Educacional, Metodologia do
Ensino e Administração e Supervisão Escolar, teve início em 1980.
Atualmente o Programa oferece cursos de mestrado e douto_ rado em 4
áreas: Filosofia e História da Educação, Psicologia Edu-cacional, Administração e
Supervisão Escolar e Metodologia do En_ sino, já credenciadas desde 1976. A
UNICAMP solicita, agora, o cre-denciamento do doutorado nessas quatro áreas e
para o recredencia-mento do mestrado inclui-se mais uma área: Ciências Sociais
Apli-cadas á Educação, que iniciou suas atividades em 1984.
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Com base nos dados contidos no processo, na última avaliação da CAPES e no
relatório da Comissão Verificadora, passamos à análise do pleito:
A Comissão composta pelos professores Dra. Bernadete Angelina Gatti da
Fundação Carlos Chagas-RJ e Dr. Osmar Fávera, da FGV-RJ, para avaliar as condições de
funcionamento do curso, verificou a organização acadêmica e administrativa do curso, corpo
docente, corpo discente, pesquisa e produção cientifica, infra-estrutura física e financeira, inter-
câmbio com outras instituições e cursos, apresenta recomendações e con -clusão final.
1 - Organização Acadêmica e Administrativa
O Programa está sendo reformulado desde 1989 e colaboraram para isto:
a) a aprovação do novo Regimento da universidade em 1988, esta-belecendo
normas mais atualizadas e mais adequadas para a pós-graduação;
b) a criação ou revitalização de comissões específicas para a seleção de
candidatos, distribuição de bolsas de aproveitamento e de crê_ ditos obtidos em outras
instituições.
De acordo com a reformulação do Programa foram observados alguns resultados no
esforço da reestruturação dos cursos e regularização da vida acadêmica a partir do novo
Regimento, tais como:
a) estabelecimento de prazos para a conclusão das teses e dissertações, acelerando
o ritmo das titulações;
b) regularização do fluxo dos alunos, permitindo uma programação mais adequada
da oferta de vagas;
c) redefinição da estrutura curricular, reduzindo e redistri -buindo o número de créditos e
introduzindo as atividades orientadas, visando possibilitar o equilíbrio entre disciplinas e atividades
relativas à elaboração de dissertações e teses, as quais na medida que antecipam a preparação do projeto,
articulam os passos incidais daquela elaboração e facilitam a organização de trabalhos em grupos
temáticos;
d) racionalização da oferta das disciplinas, definida pelos Departamentos mais
articulados na Coordenação de Pós-Graduação, em função da nova estrutura curricular.
2 - Corpo Docente
O corpo docente ê composto de 73 professores, todos com no míni-mo o título de
Doutor, distribuídos pelas quatro áreas de concentração oferecidas a nível de mestrado e
doutorado, e mais uma nova área de mes_
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trado. Sua formação e atividade cientifica é congruente com as áreas de concentração onde
desenvolvem suas atividades, e, sua boa qualificação é pré-requisito exigido institucionalmente.
Do corpo docente, 70% tem tempo integral e dedicação exclusiva e há um bom
equacionamento entre número de docentes /alunos pelas diferen_ tes áreas de concentração, bem como
equilíbrio na distribuição de orien-tandos. O esquema de vinculação orientando/orientador que o no
Regimento propõe, favorece mais equilíbrio como também, e própria trajetória do mes-trando e
doutorando no Programa.
3 - Corpo Discente
A seleção é anual para o Mestrado e a cada 2 anos para o Douto_ rado. O
número de vagas definido por área de concentração, equacionado pela disponibilidade dos
professores/orientadores. O processo de seleção configura-se na Resolução CPG/FE n° 02/89 e no
Edital para o próximo con_ curso.
O perfil do alunado é bastante variado. No caso do Mestrado, a demanda maior é dos
candidatos ligados ás redes escolares de 1°/2° graus, sobretudo da micro-região. A área de Metodologia
do Ensino recebe profes_ sores de disciplinas específicas relacionadas ao ensino de Ciências: Matemática,
Química, Física e Biologia. É significativa a matrícula de pro_ fessores de Universidades de todo o
País, no mestrado e no doutorado.
Registra-se o recebimento de alunos, sobretudo do Chile, Argen_ tina, Peru,
Uruguai e Colômbia. Essa demanda vem aumentando ano a ano e tende a ampliar-se para o
México e países da América Central, com candidaturas já colocadas.
O número de bolsas tem coberto a totalidade dos alunos, pois além da CAPES e
do CNPq, são ofertadas também pela FAPESP e pela própria UNICAMP.
O quadro abaixo resume a situação atual(final do 1° semestre de
1990) e a evolução dos últimos dois anos:
MESTRADO DOUTORADO SITUAÇÕES
1988 1989 1990.1 1988 1989 1990.1
Só cursando disciplinas 88 78 57 41 41 33
Cursando disciplinas e elaborando teses 17 20 18 10 4 8
Só elaborando tese 133 115 73 87 112 121
Com matrícula trancada 12 30 39 - 01 -
Titulações 21 56 19 7 14 2
4 - Pesquisa e Produção Científica
Nos currículos e nas publicações do corpo docente é evidente a vigorosa produção
cientifica, com trabalhos que têm marcado teoricamen-te o cenário da reflexão em educação no
Brasil. E, levantamento efetuado pela instituição para o período 1986/90 na Faculdade de
Educação, foram elaborados 204 relatórios de pesquisa pelos docentes da unidade, sendo a
maioria delas coordenadas pelos professores que atuam na pós-graduação. Estes trabalhos deram
origem a 84 livros publicados nesse quatriênio e mais de uma centena de artigos em periódicos
nacionais e internacionais.
No 1° semestre de 1990 foi lançada a revista quadrimestral da Faculdade de
Educação, cuja Comissão de Redação ê composta de professores do mestrado e do doutorado e
cujo conteúdo, bem como a programação dos próximos três números, reflete a contribuição da
casa para a reflexão e estudo dos problemas educacionais do País.
Foi constatada a coerência da produção científica dos docentes , cada qual com um bom
conjunto de trabalhos em áreas definidas de atuação com temáticas relevantes e dinamicamente articuladas
com a problemática educacional e social, da região de um lado, e do País de outro.
Foi observado que estes trabalhos ainda repousam mais no estilo pesquisador-
individual do que propriamente na forma de trabalhos nu-cleadores de equipes ou de produtos
de esforços organizados de forma mais coletiva. Um esforço nesta direção parece mais positivo
não só para a criação de um clima participativo e pedagógico mais favorável ao desenvol-
vimento do interesse e de habilidades de pesquisa em mestrandos e douto-randos, como
também, na criação e consolidação de grupos que consubstan-ciem uma tradição de pesquisa e
abram espaço à transdisciplinaridade.
Da análise feita dos trabalhos em andamento, observou-se como positivo, a
emergência de algumas equipes que já têm, como grupo, um pro_ grama de investigação
coletivamente organizado, no qual articulam-se tra_ balhos específicos em torno de uma temática
orientada e de um diferencial
articulado, envolvendo nas equipes de trabalhos desde professores titula-
dos a licenciados.
Quanto às dissertações produzidas há relativa adequação dos trabalhos em relação
à definição das áreas de concentração. De modo geral, o nível dos trabalhos apresentados ê
bom, contando as bancas com a participação freqüente de professores/doutores de outras unidades
e de outras instituições.
5 - Infra-estrutura Física e Financeira
O Programa foi instalado recentemente em prédio novo com equi_
pamentos satisfatórios e adequados ao Programa.
O Programa é inteiramente financiado pela Universidade e depen_ de de
verbas externas apenas para projetos de pesquisa mais amplos.
6 - Intercâmbio com Outras Instituições e Cursos
É tradição da UNICAMP estimular o intercâmbio nacional e inter_ nacional
dando até cobertura financeira conforme o caso. O Programa man-têm convênios formais
com a Universidade Federal de Mato Grosso e a Estadual de Maringá, com vistas à
formação de pessoal e implantação de mes-trado. Seus professores têm realizado, como
convidados, seminários e em diversos outros Programas. Contactos estão em andamento,
a convite, com instituições da Argentina e da Colômbia no sentido de implantação e
cola-boração no desenvolvimento de cursos de pós-graduação estrito senso. Os
professores participam ainda de cursos de pós-graduação lato senso ofertados por
convênios da Faculdade com outras instituições.
É freqüente também o Programa receber a contribuição de doutores e
pesquisadores de diferentes instituições do País que são convidados a realizar
seminários e palestras para alunos e professores.
A Faculdade de Educação mantém um Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação na América Latina e Caribe, que, além de estudos, propiciam contactos
bilaterais. Deste núcleo participam vários docentes do Mestrado e Doutorado.
Enfim, existe integração do curso em relação a outros centros de pós-
graduação existentes na área, no País e fora dele. As solici-tações da comunidade e
de instâncias da administração pública são constantes e crescentes, e sem dúvida, isto
se deve ao papel que este Progra-ma vem desempenhando na área.
7 - Observações e Recomendações
Apesar da redução do número de disciplinas a serem ofertadas nos
próximos semestres, ainda se torna excessivo o número das mesmas. Observa-se
redundância temática e abordagens excessivamente específicas. Seria recomendável uma
revisão dessa oferta a partir de uma melhor con-ceituação de "disciplina" e maior
adequação do conjunto das disciplinas á nova estrutura de créditos do curso. Esta
redução deveria propiciar uma racionalização de conteúdos e ao mesmo tempo favorecer
a integração de departamentos. Em particular, recomenda-se atenção especial no sentido
de se oferecer algumas disciplinas específicas, em nível avançado, pa-ra doutorandos.
O esforço para nucleação de grupos temáticos de pesquisa envolvendo
professores e alunos merece ser estimulado e apoiado, pois favorecem
a integração ensino-pesquisa, permitem maior rendimento na produção de dissertações e teses,
e melhor formação de habilidades de pesquisa nos alunos e professores recêm-titulados. Poderá
ser melhor aproveitada a oferta de verbas e bolsas propiciadas pelo CNPq através da
modalidade "Auxilio Integrado", por exemplo.
Seria interessante que um Programa como este da UNICAMP levasse adiante a
proposta de uma melhor definição quanto à forma, abrangência e o nível de abordagem das
dissertações de mestrado e teses de doutorado, assim como sobre sua forma de produção.
8 - Conclusão Final da Comissão Verificadora
No momento em que a UNICAMP discute o "Projeto Qualidade" visando elevar o
nível de qualificação de seu corpo docente e de seu proje-to de ensino e pesquisa,
descortina-se para o Programa uma perspectiva bastante favorável e promissora já indicada pelas
medidas de reestrutura-ção encetadas.
Pelas análises realizadas recomendamos o recredenciamento do Curso de Mestrado
como também o credenciamento do Curso de Doutorado em todas as áreas solicitadas.
9 - Avaliação da CAPES
No seu último relatório de avaliação da CAPES, foi mantido o conceito "A-" para o
Mestrado e o conceito "A" para o Doutorado.
II - VOTO DA RELATORA
Considerando o parecer conclusivo das condições de funcionamen-to curso, a
Relatora é de parecer favorável ao recredenciamento do curso de pós-graduação em Educação, em
nível de mestrado e ao credenciamento do curso de pós-graduação em Educação, em nível de
doutorado com as seguintes áreas de concentração:
Mestrado - Filosofia e História da Educação, Psicologia Educacional,
Administração e Supervisão Educacional, Metodologia do Ensino
e Ciências Sociais Aplicadas ã Educação;
Doutorado- Filosofia e História da Educação, Psicologia Educacional, Administração e
Supervisão Educacional e Me_ todologia do Ensino.
Para o nível de mestrado seus efeitos retroagem ao término do credenciamento anterior, e
para o nível de doutorado, seu credenciamento fica concedido pelo período de 5 (cinco) anos a
partir da presente data.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das
Sessões, em 06 de junho de 1991.
Presidente
Relatora
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educaçãoo aprovou, por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 06 de 06 de 1991.
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