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- RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento do Curso Emergencial de Licenciatura Plena para Graduação de
Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2° Grau -
Esquema I.
GO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
0 Reitor da Universidade Federal de Goiás encaminha a es te Conselho
pedido de reconhecimento do Curso Emergencial de Licenciatura Plena para
Graduação de Professores da Parte de Forma-ção Especial do Currículo do
Ensino de 2° Grau - Esquema I, minis-trado pela Faculdade de Educação daquela
Universidade.
O referido curso foi criado pela Resolução n° 295/89, de 19,10.89, do Conselho
Coordenador de Ensino e Pesquisa da Univer-sidade, com 150 vagas.
Pela Portaria n° 198/90-SENESu-MEC, foi designada Comissão
Verificadora composta pelas professoras Dirce Mendes da Fonseca da UnB e Maria
Barbosa de Sousa, da Universidade Federal de Uberlândia, para verificar a
existência de condições para o reconhecimento do curso e apresentar relatório
conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da Comissão
Verificadora, informamos o que se segue.
1 - Dados Sobre a Universidade
A Universidade Federal de Goiás, com sede em Goiânia, criada pela
Lei n° 3.834-C, de 14.12.60, e reestruturada pelo De-creto n° 63.817, de
16.12.68, é uma instituição federal de ensi_
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no e pesquisa, de nível superior, constituída como autarquia educacional de regime especial e
vinculada ao Ministério da Educação.
O Estatuto e o Regimento Geral em vigor foram aprovados pela Portaria Ministerial n°
825/85, de 29.10.85, nos termos do Parecer-CFE n° 556/85.
Tratando-se de instituição vinculada ao Ministério da Educação deixam de ser
analisados os aspectos referentes à capacidade econômico-- financeira, regularidade fiscal e
parafiscal e tradição de ensino.
2 - Dados Sobre o Curso
2.1. Estrutura Física
A Comissão Verificadora informa que a estrutura física da Universidade Federal
de Goiás ofereceu as instalações necessárias ao desen-volvimento do curso, bem como os
equipamentos necessários ao apoio peda-gógico do mesmo.
Quanto aos recursos materiais, a Faculdade de Educação teve condições de
suprir as necessidades do curso.
2.2. Biblioteca
A Comissão Verificadora informa em seu relatório que as condições de
funcionamento da biblioteca atendeu ás necessidades do Curso e recomenda, a permanente
atualização bibliográfica para a realização de novos cursos.
2. 3. Estrutura e Funcionamento
O Curso em apreço foi criado pela Resolução n° 295/89, de 19 de outubro de
1989, do CCEP da Universidade Federal de Goiás, e a sua oferta ocorreu no período de
outubro de 1989 a outubro de 1990, com carga horária total de 880 horas/aula.
A Comissão Verificadora informa o que segue:
- Processo de Seleção
A seleção dos candidatos se baseou na análise de currículos, tempo de magistério
nas disciplinas específicas do curso de 2° grau nas habilitações Contabilidade, Administração ou
Secretariado e entrevista com a Coordenação do Curso.
- Turno de Funcionamento
O curso funcionou no período letivo, ás 6ª e sábados. Durante as férias, em
período integral de 2ª a 6ª.
- Avaliação
A avaliação do Curso se deu através de processo de auto-avalia-ção dos alunos,
apresentação de trabalhos individuais e em grupo e provas individuais.
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- Conteúdos Curriculares
Os conteúdos das disciplinas constantes nos planos de curso
conferem com o discriminado nos Diários Acadêmicos.
Os conteúdos curriculares, na sua maioria, demonstram uma preo-cupação
em fundamentar e analisar a educação brasileira nos seus aspectos políticos e
pedagógicos, a partir de uma perspectiva crítico-transformadora. Essa referência teórico-
metodolôgica deverá estar centrada nos objetivos do curso procurando fundamentar a
prática político-pedagôgica do professor.
Apesar das dificuldades encontradas em relação a recursos financeiros ,
o Curso conseguiu alcançar os objetivos propostos, graças ao esforço da
coordenação e a interação da equipe de trabalho.
Em relação ao Estágio Supervisionado salienta a Comissão, o en-
volvimento de professores dos conteúdos específicos e de Prática de Ensi_ no,
possibilitando a integração significativa para diminuir a dicotomia entre teoria e
prática.
A organização curricular constitui o ANEXO I deste Parecer.
Sobre o corpo discente a Comissão informa que o curso foi ofe-recido
a 150 professores da rede estadual de ensino, que ministram disciplinas
específicas de formação das habilitações Técnicos de Contabilidade , Administração
e Secretariado, sendo a maioria da capital e os demais do interior.
Apenas cinco alunos matriculados no curso desistiram e a freqüência
foi regular.
2.5. Corpo Docente
O corpo docente relacionado no processo é constituído por 24
professores, cujo perfil acadêmico-profissional é o seguinte: 3 com Graduação, 11
com Especialização, 9 com Mestrado e 1 com Doutorado. A maioria tem
experiência no magistério superior. Cabe observar que há professor indicado para
todas as disciplinas.
A relação do corpo docente com as respectivas disciplinas e
qualificação constitui o ANEXO II deste Parecer.
3 -. Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes termos:
"Após a análise do processo relativo ao pedido de reconhecimen-to do Curso
Emergencial de Licenciatura Plena para Graduação de Professo-res da Parte de
Formação Especial do Currículo do Ensino de 2° Grau, a
Comissão faz as seguintes considerações:
1. importância do Curso para a formação do professor;
2. necessidade da permanente atualização bibliográfica para a realização de novos cursos;
3. necessidade do planejamento do Curso com participação da equipe envolvida;
4. necessidade dos planos de cursos estarem articulados com a proposta base do curso.
De acordo com as sugestões formuladas pela Coordenadora do Cur-so, a Comissão faz as
seguintes recomendações:
1. que o Curso Emergencial de Licenciatura Plena para Graduação de Professores da
Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2° Grau seja oferecido em
caráter permanente, como atividade acadêmica regular da Faculdade de Edu-cação;
2. que a oferta de vagas seja extensiva a professores da rede estadual de ensino nas disciplinas
de complementação pedagógica.
Face ao exposto, a Comissão Verificadora ê de parecer que o Curso Emergencial de
Licenciatura Plena para Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do
Ensino de 2° Grau - Esquema I, está em condições de ser reconhecido pelo Conselho Federal de Edu-
cação.
Considerando o princípio da autonomia acadêmica, conferida à Universidade, a Comissão
sugere que o reconhecimento de cursos dessa na_ tureza seja efetivado pela própria Universidade.
A colaboração de professores externos seria mais profícua caso se desse na fase de
planejamento e desenvolvimento do Curso, ou seja, a visita de uma Comissão Verificadora "após o
término do Curso" objetiva apenas certificar as condições em que foi realizado o Curso, não tendo
nenhum alcance para o aperfeiçoamento do mesmo".
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados constantes do processo e tendo em vista o relatório da Comissão
Verificadora, a Relatora é de parecer favorável ao reconhecimento do Curso Emergencial de Licenciatura
Plena para Gradua_ ção de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2°
Grau - Esquema I, ministrado pela Universidade Federal de Goiás.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 06 de junho de 1991.
A N E X O I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINA
Português 40
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2° Grau 150
Psicologia da Educação 128
Orientação Educacional e Ocupacional 64
Didática e Metodologia Aplicada ao Ensino do 2° Grau:
Didática Geral 60
Direito e Legislação 46
Matemática e Estatística 60
Contabilidade de Custos 60
Economia e Mercado 6 0
Processamento de Dados 4 2
Organização e Técnicas Comerciais 42
Prática de Ensino 128
TOTAL 880
A N E X O II - CORPO DOCENTE
01. ANILCE BERNARDES NUNES
Disc: Didática Geral
Qual.: Graduação em Pedagogia, UFGO/1967. Especialização em
Educação Pré-Escolar - 390 horas - UFGO/1975. Possui
experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA
02. DARCY COSTA
Disc.: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2° Graus
Qual.: Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação
360 horas. Mestrado em Educação, área de Administração
de Sistemas Educacionais, FGV/1978. Possui experiência
no magistério superior. PODE SER ACEITO.
03. EBER VAZ
Disc: Economia e Mercado
Qual.: Graduação em Ciências Econômicas, UFGO/1983. Mestrado
em História, área de concentração em História das So-
ciedades Agrárias (em elaboração de dissertação),UFGO/
1990. Possui experiência no magistério superior. PODE SER
ACEITO P/ ESTE CURSO.
04. EDNA ALVES
Disc: Organização e Técnicas Comerciais
Qual.: Graduação em Ciências Contábeis, UFGO/1984. Especiali-
zação em Análise e Auditoria Contábil, Univ. Católica
de Goiás/1990. Possui experiência no magistério supe-
rior. PODE SER ACEITA.
05. GERCINO MONTEIRO FILHO
Disc: Matemática e Estatística
Qual.: Graduação em Matemática, UFGO. Especialização em Mate-
mática - 360 horas e em Estatística e Métodos Quantita-
tivos - UnB - 360 horas. Possui experiência no
magisté-
rio superior. PODE SER ACEITO.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 06 de 06 de 1991.
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