Trata-se, portanto, de uma instituição idônea, acreditada por
20 anos de rica e variada experiência. Assim, a postulação que
traz a este Conselho - autorização para ministrar educação à dis -
tância - encontra nesse fato as condições necessárias para que se-
ja examinada e, como é o caso, atendida.
Acentuo a significação desse preliminar de idoneidade. É um
pressuposto indispensável, pois se a educação à distância consti-
tui, nesta era do Radio e da Televisão, um recurso sumamente enri-
quecedor, capaz de levar a ajuda escolar a lugares que, doutra for;
ma, não poderia ser atingido, constitui, também, um recurso que fa-
Cilmente derrapa para a contrafação. Só uma instituição suficien-
temente experimentada e bem sucedida em outras áreas educacionais
poderia ser para isso credenciada.
O pedido é precedido por um histórico da educação à distância
e de sua implantação nos diversos países. Evidentemente, não acom-
panhamos em tudo o entusiasmo do expositor, nem vemos a educação à
distância como uma grande revolução tecnológica. De resto, ela já
existia, há muito tempo, na sua ancestral, ainda viva, que é a edu-
cação por correspondência. A invocação de um autor, de posição não
só duvidosa mas irreal e falsa, que é o "profeta" Ilich, com a sua
pretendida "Sociedade sem escola", dos anos 70, não nos parece res-
peitável. A educação à distância é um algo mais enriquecedor, mas
seria sumamente falso pensar nela como a substituta da antiga esco-
la presencial. Quando surgiu o livro, com Gutemberg, houve também
profetas vaticinando o fim da escola. E ela não morreu, mas cres-
ceu, enriquecida pelo livro. 0 livro continua como o grande mes-
tre, junto à escola. 0 livro tem um mistério que nem sempre a lin-
guagem oral, sobretudo quando transmitida pelos meios de comunica-
ção, consegue manter. A palavra ler, do latim legere, significa
primitivamente acolher ou recolher. Pelos olhos, colhemos, das le-
tras, a palavra. Essa é que traz, para dentro de nós, a verdade," essa
que ensina. Vejo, pois, a educação ã distância como um algo que
não substitui, mas enriquece a escola. Essa, a nossa,restrição no
entusiasmo, não diminui o valor do projeto, cuja descrição será co-
locada como anexo a este Parecer.
Para dar conhecimento do CETEB, retomamos aqui as palavras do
Parecer 848/85, da ex-conselheira Profª Eurides Brito da Silva: