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ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento do Curso de Pedagogia, nas habilitações em Supervisão Escolar de
1 ° / 2 ° Graus e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau.
GO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANICUNS
I - RELATÓRIO
0 Presidente da Fundação Educacional de Anicuns encaminha a este
Conselho pedido de reconhecimento do Curso de Pedagogia , nas habilitações em
Supervisão Escolar de 1°/2° Graus e Ma-gistério das Matérias Pedagógicas de 2°
Grau, ministrado pela Fa-culdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns-GO.
O referido curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto n° 94.211, de 10.
04. 87, com 60 vagas anuais para cada habilitação , nos termos da Resolução n°
124, de 16.05.85, do Conselho Es_ tadual de Educação do Estado de Goiás.
0 primeiro Concurso Vesti-bular foi realizado em julho de 1985.
Pela Portaria n° 256/90-SENESu/MEC, de 20.12.90, foi designada Comissão
Verificadora integrada pelas professoras Maria Tereza Piancastelli Siqueira e Maria Lucília
Neves Aires de Alen-car, ambas da Universidade de Brasília, para verificar a existên-cia de
condições para o reconhecimento do Curso e apresentar relatório conclusvivo.
Com base nos dados contidos nos autos e no relatório da Comissão
Verificadora, informamos o que se segue:
1- Dados Sobre a Mantenedora
A Fundação Educacional de Anicuns, criada pela Lei Muni-
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cipal n° 929, de 22.01.85, com sede e foro na cidade de Anicuns, é enti-dade
autônoma de direito público, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica
própria, autonomia administrativa e financeira, exercida na forma de
Estatuto, aprovado pelo poder público, registrado em Cartório de Protestos de
Registro de Títulos e Documentos, sob o de ordem 686, protocolado no
Livro A-l de registro de títulos e documentos, n° de registro 045, fls. 73-
77 e publicado sob forma de extrato, no Diário Ofi-cual de Goiás de
22.12.89.
Conforme o seu Estatuto, a Fundação tem por finalidade cri-ar
e manter unidades de ensino superior, a fim de preparar profissionais de
nível universitário e desenvolver pesquisas na região.
2 - Dados Sobre a Escola /Curso
2.1.
Condições Materiais
A Comissão Verificadora informa que o prédio onde está ins-
talada a Fundação, bem como a Faculdade, inicialmente cedida pela Pre-
feitura de Anicuns, sob regime de comodato, foi posteriormente doado à
Instituição nos termos da Lei Municipal n° 1.121, de 21.02.90, de estru_ tura
sólida e bem conservada. As instalações que o prédio contém estão
discriminadas nos autos.
O prédio é bem localizado e com salas de aula bem ilumina-das
e arejadas. O prédio atende adequadamente às atividades acadêmico-ad_
ministrativas da Faculdade, desenvolvidas no horário noturno de 2° a 6°
feira, e no horário matutino do sábado.
2.2.
Biblioteca
A Comissão Verificadora cita que,inicialmente, o acervo da
biblioteca foi doado à Fundação pela Prefeitura Municipal de Anicuns. Pos_
teriormente, foi ampliado através de doação da própria Fundação e de ter_
ceiros.
A Comissão constatou que a biblioteca atende, em parte, as
exigências bibliográficas das disciplinas, constantes nas ementas. Muitos
professores enriquecem a bibliografia de seus cursos, utilizando seus acervos
particulares, auxiliados pelo serviço de reprografia da Faculdade.
A biblioteca está sob a responsabilidade de um profissional com
formação na área.
2.3.
Funcionamento e Estrutura Curricular
Consta dos autos que o Curso de Pedagogia oferece duas habi_
litações: Supervisão Escolar de 1 °/ 2 ° Graus e Magistério das Matérias Pe-
dagógicas do 2° Grau.
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A) Supervisão Escolar de 1° e 2° Graus
. Número de vagas anuais: 60(sessenta) vagas
. Vestibular: 1 no primeiro semestre de cada ano
. Duração: 8 (oito) semestres
. Turma: 1 turma de 60 alunos.
. Período: Noturno de 2° a 6° e ao sábado, matutino e vespertino podendo, neste dia,
atingir também o no turno.
Regime: matrículas por disciplina
. Sistema: crédito, totalizando 201 créditos sendo: 155 cré_ ditos teóricos e
46 créditos práticos. Total: 3.015 h/a.
B) Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau
. Número de vagas anuais: 60 (sessenta) vagas
. Vestibular: 1 no primeiro semestre de cada ano
. Dureção: 8 (oito) semestres
. Turma: 1 turma de 60 alunos
. Período: Noturno de 2° a 6ª e ao sábado, matutino e vespertino, podendo
atingir, neste dia, também o no_ turno.
. Regime: matrícula por disciplina
. Sistema: crédito, totalizando 198 créditos sendo: 150 cré_ ditos teóricos e
48 créditos práticos. Total: 2. 970 h/a.
A Comissão Verificadora informa que o funcionamento do Curso de Pedagogia
da Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns foi autorizado pela Resolução n°
124, de 16.05.85 do CEE/GO. Com base na citada Resolução, a Faculdade promoveu três
vestibulares: em julho de 1985, em janeiro e em dezembro de 1986. Em 10 de abril de 1987,
através do Decreto n° 91.211 foi autorizado o funcionamento do curso com as habi_ litações
Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau e Supervisão Escolar para o Exercício nas
Escolas de 1° e 2° Graus. Em 29 de janeiro de 1990, o Presidente da Fundação
Educacional de Anicuns formaliza solicita_ ção, mediante Ofício n° 001/90, de reconhecimento do
Curso.
A Comissão Verificadora informa, ainda, que o Regimento da Faculdade
elaborado dentro das normas do CFE, foi reformulado e aprovado pela Congregação, órgão
deliberativo superior da Instituição, e posterior mente encaminhado ao Conselho Estadual de
Educação, sob protocolo de n° 58382661/89 da SEC-GO para fins de aprovação.
Quanto á estrutura curricular a Comissão Verificadora infor_ ma que o curso
oferece duas habilitações e seu currículo atende aos mí-
nimos exigidos pelo Parecer n° 252/69 e pela Resolução n° 02/69 do CFE no que
tange a disciplinas obrigatórias, carga horária e duração. Além das disciplinas
complementares, especificas às habilitações há disciplinas de enriquecimento curricular.
A integralização curricular é feita pelo sistema de créditos e matrículas por
disciplinas, obedecendo a pré-requisitos. Exige-se o mínimo de 15 e o máximo de 25
créditos por período letivo. A duração da aula é de 50 minutos, podendo ser
oferecidas aulas geminadas. A admissão aos cursos oferecidos pela Instituição é realizada
via Vestibular Unifi-cado, Classificatório, cujos programas são divulgados com quatro
meses. de antecedência. O edital do Concurso Vestibular é publicado 60 dias , an_ tes da
sua realização. Até o presente, vêm sendo oferecidas 120 vagas para o Curso de
Pedagogia até 1991. No ato da inscrição para o vestibular, o aluno apresentava sua
opção por uma das habilitações oferecidas. A partir do Concurso Vestibular de 1991,
o aluno fará sua opção após ingresso no curso, em prazo fixado pela Instituição.
Em reunião com os alunos ficou evidenciada a importância das
habilitações para a melhoria do sistema de educação da região, vez que o concurso
atende a clientela de 36 municípios, constituída, na sua gran-de maioria, de
profissionais da educação.
A Faculdade se propõe a desenvolver atividades de extensão que
promovam intercâmbio entre a instituição e a comunidade.
Para o ano de 1991 foi elaborado um programa de ação, inclu-indo esporte e
lazer, integração cultural, teorias e práticas metodológicas para professores de escolas públicas
de I° grau. Está prevista a publicação de um folhetim da Faculdade para divulgação de trabalhos
aca_ dêmicos e integração com a comunidade. Semestralmente, a Faculdade orga_ niza uma
semana pedagógica que consta de palestras e debates sobre te -mas de interesse dos alunos e
eventos culturais voltados para a valorização da cultura regional.
O currículo pleno oferecido pela Instituição contido nos au-tos, constitui
o ANEXO I deste Parecer.
2. 4. Corpo Discente
A Comissão cita que a Faculdade conta com cerca de 200 alunos matriculados no
Curso de Pedagogia, os quais se deslocam diariamente de 36 municípios da região, para
freqüentar as aulas no período no -turno, contando inclusive, com apoio das prefeituras
municipais que ofe_ recem transporte coletivo. A região atendida é predominantemente rural, de
economia agro-pecuária de pequenos produtores. De conformidade com a lei, exige-se do
aluno, o mínimo de 75% de freqüência. Consta do Regimen-
to da Faculdade a representação do corpo discente nos órgãos colegiados. Até o presente
momento, 143 alunos colaram grau no Curso de Pedagogia.
2.5. Corpo Docente
O corpo docente relacionado nos autos é constituído de 17 professores, cujo perfil
acadêmico profissional é o seguinte: todos são Especializados. Há professor indicado para lecionar
todas as discipli-nas do currículo pleno das duas habilitações.
A relação do corpo docente constitui o ANEXO II deste Parecer e os nomes ali
constantes podem ser aceitos para este Curso.
A Comissão Verificadora relata que o corpo docente é qualificado ao nível de
pós-graduação "lato sensu" e com exceção de dois professores recém admitidos, cujos
processos de autorização se encontram em andamento, os demais possuem aprovação pelo Conselho
Estadual de Edu-cação de Goiás. Todos têm experiência profissional na área de educação,
atuando tanto no sistema de ensino público, quanto no particular, o que, segundo ficou
evidenciado na reunião com o corpo docente, vem enriquecendo o trabalho pedagógico da
Instituição.
A Fundação exige, para a admissão de docentes, concurso público ou interno, de
títulos e provas, de conformidade com as leis vigen_ tes e as normas estabelecidas p e l o
Conselho Departamental.
Os professores são contratados por hora/aula, em regime de CLT.
3 - Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes termos:
"Diante do exposto, a Comissão ê de parecer que a Faculdade de Educação e
Ciências Humanas de Anicuns-GO, pertencente à Fundação Edu-cacional de Anicuns, apresenta
condições para ter reconhecido o seu Cur_ so de Pedagogia. Para a melhoria do curso, a
Comissão apresentou à dire_ ção as seguintes sugestões;
a) enfatizaer no currículo o estudo da problemática da alfa_ betização de
crianças, jovens e adultos, em especial da zona rural, de forma a atingir o professor da região
que atua nas Escolas Normais e nas Séries Iniciais do 1° Grau;
b) constatada a ausência da Metodologia da Linguagem no Currículo da
habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau, in_ cluí-la como matéria
obrigatória;
c) promover levantamentos antropológicos e etnográficos da região, utilizando
a colaboração de alunos e professores do curso e de membros da comunidade, a fim de
subsidiar os programas das atividades acadêmicas já existentes e implementar novas disciplinas e
projetos voltados para as características sócio-econômico-cultural dos municípios atendidos pela
Instituição;
d) utilizar o espaço disponível do prédio da Faculdade, no horário diurno, para
atividades educacionais selecionados com base nos levantamentos propostos anteriormente".
II - VOTO DA RELATORA
Tendo em vista os dados constantes do processo e o relato -
rio da Comissão Verificadora, a Relatora vota p e l o reconhecimento do
Curso de Pedagogia, com habilitações em Supervisão Escolar de 1°/2° Grau
e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau, ministrado pela Facul_
dade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, mantida pela Fundação
Educacional de Anicuns-GO, sem aumento das 60 (sessenta) vagas já autori-
zadas, para cada hahilitação A instituição, deverá procurar atender as recomendações da Comissão
Verificadora, para melhoria do curso.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das Sessões,
em 8 de maio de 1991.
Presidente
Relatora
ANEXO II - CORPO DOCENTE
01. CLEUDIO MARQUES FERREIRA
Disciplinas: Filosofia Geral/Filosofia da Educação /Didática e Prática de Ensi_
no de Filosofia da Educação Qualificação: Graduado em Filosofia. Pós-Graduação em Filosofia -
O Pensamen-to Dialético. Aprovado pela Resolução n° 110/90-CEE. PODE SER ACEITO.
02. ELEUZA DE FÁTIMA LEOPOLDINA BATISTA DOS SANTOS
Disciplinas: Biologia Educacional/Metodologia do Ensino de Ciências
Qualificação: Pós-Graduação em Planejamento Educacional. Graduado em Ciências Biológicas.
Aprovada pela Res. n° 068/90 e Resolução 110/90 do CEE. Possui outros cursos na área de Biologia. PODE
SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
03. ELIZABETH MACHADO DE MORAIS
Disciplinas: Currículos e Programas/Avaliação da Aprendizagem/
Didática e Prática de Ensino de Currículos e Progra-
mas
Qualificação: Curso de Pós-Graduação em Planejamento Educacional.
Graduada em Pedagogia. Aprovada pelo Parecer n° 369/89-CEE. PODE SER ACEITA
P/ ESTE CURSO.
04. HELENA DE MORAIS FREITAS
Disciplinas: Prática de Ensino em Escolas de I° Grau/Metodologia
do Ensino de I° Grau /Didática.
Qualificação: Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Orientação
Educacional. Graduada em Pedagogia. Aprovada pela Resolução n° 110/90 do CEE. Possui vários cursos na
área de Educação. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
05. JOÃO MORAIS ARAGÃO
Disciplinas: Estatística Aplicada à Educação/Metodologia do Ensino da Matemática Qualificação:
Graduado em Física/UFGo. Curso de Especialização
em Matemática/UFGo. Aprovado pelo Parecer n° 778 /'85-CEE. Possui outros cur-
sos de extensão na área. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
06. IVANILDE PEREIRA DOS SANTOS
Disciplinas: Prática de Supervisão/Estágio)/Elementos de Administração Escolar/Didática e Prática de
Ensino de Estru-tura e Funcionamento do Ensino de 1°/2° Graus.
Qualificação: Curso de Especialização em Educação Física Infantil, Legislação e Supervisão do
Ensino Superior. Pós-Graduação "lato sensu" em Curso de Técnicas de Planejamento-Controle e
Avaliação de Projetos. Pós-Graduação "lato sensu" em Aperfeiçoamento em Supervisores das Unida_ des
de Ensino do Estado de Goiás. Graduada em Pedagogia e Educação Fí-
13. SIMEI ARAÚJO SILVA
Disciplinas: Alfabetização
Qualificação: Graduada em Pedagogia. Curso de Especialização em Alfabetização.
Aprovada pelo Parecer n° 248/88-CEE. PODE SER ACEITA.
14. VERA LÚCIA DE SIQUEIRA
Disciplinas: Psicologia Geral/Psicologia da Educação/Didática e Prática de Ensino de
Psicologia
Qualificação:Graduada em Psicologia. Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Psicologia
Escolar. Aprovada pelo Parecer n° 778/86-CEE e Resolução n° 110/90-CEE. PODE SER ACEITA.
15. WILSON BATISTA FERREIRA
Disciplinas: Estudo de Problemas Brasileiros/Metodologia do Ensino de Estudos Sociais
Qualificação: Graduado em Geografia. Curso de Especialização em
Planejamento e em Geografia. Aprovado pelo Parecer n° 369/89-CEE. PODE SER
ACEITA.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 04 de 06 de 1991.
A N E X O I-B - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE PEDAGOGIA - HAB. EM MAGISTÉRIO DAS MAT. PEDAGÓGICAS DO 2°
GRAU
Carga Horária das Disciplinas por semestre:
12 Período
Teórico
Prático
Língua Portuguesa I 60 30
Psicologia Geral 60
Introdução à Metodologia Científica 60
Sociologia Geral 60
Filosofia 60
Educação Física
_
22 Período
Língua Portuguesa II
60 30
História da Educação
60
Filosofia da Educação
60
-
Sociologia da Educação
60
-
Psicologia da Educação
60
-
Educação Física
60 15
32 Período
Língua Portuguesa III 60 30
45
-
Metodologia do Ensino de Ciências
Metodologia do Ensino de Estudos
45
-
Metodologia do Ensino de Matemática 60
-
Sociologia da Educação II 45 15
Psicologia da Educação II 45 15
Educação Física
- -
42 Período
Língua Portuguesa IV 30 30
Metodologia do Ensino de Ciências II 30 15
Metodologia do Ensino de Estudos Sociais II 30 15
Metodologia do Ensino de Matemática 45 30
Sociologia da Educação III 60 15
Psicologia da Educação III 60 15
Biologia Educacional I 45
-
Educação Física
-
A N E X O I-B - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR(cont.)
5º Período
Didática I
60
-
Prática de Ensino em Escola de 12 Grau T 60
-
Artes e Recreação I 30
-
Biologia Educacional II 45
-
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus I 60
-
Organização do Trabalho Pedagógico I 45
-
Educação Física
- -
62 Período
Didática II 60 15
Prática de Ensino em Escola de 1º Grau II 60 15
Artes e Recreação II 30 15
Alfabetização I 60
-
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 12 e. 22 Graus II 45 15
Organização do Trabalho Pedagógico II 45 15
Educação Física
- -
72 Período
Alfabetização II .30 15
Currículos e Programas II 60 15
Didática e Prática de Ensino de História da Educação 30 60
Didática e Prática de Ensino de Sociologia da Educação 30 60
Didática e Prática de Ensino de Psicologia da Educação 30 60
Estudos de Problemas Brasileiros I 60
-
Elementos de Administração Escolar 60 15
Educação Física
- -
82 Período
Currículos e Programas II 45 15
Didática e Prática de Ensino de Filosofia da Educação 30 60
Didática e Prática de Ensino de Estrutura e Funcionamento de
Ensino de 12 e 22 Graus 30 60
Estudo de Problemas Brasileiros II 45
-
Metodologia do Ensino de 12 Grau 30
-
Educação Física
"
A N E X O I-A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE
PEDAGOGIA - HAB. EM SUPERVISÃO ESCOLAR
- Carga Horária das Disciplinas por Semestre:
12 Ciclo
Nome da Disciplina
Prático
Teórico
Língua Portuguesa 1 60
30
Psicologia Geral 60
Introdução à Metodologia Científica 60
30
Sociologia Geral 60
-
Filosofia 60
Educação Física
-
22 Período
3
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Lín
g
ua Portu
g
uesa II
60
História da Educa
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60
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Filosofia da Educa
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Sociolo
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Psicologia da Educação I
32 Período
3
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-
Língua Portuguesa III
45
Historia da Educação II 75
Currículos e Pro
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45
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Psicolo
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Filosofia da Educa
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42 Período
30
-
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45
Curr
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culos e Programas
II
30
-
Alfabetiza
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45
Sociolo
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II
45
Psicologia da Educaçã
o
III
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 12 e 22 Graus I
45
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I
60
A N E X O I -A( c o nt . ) CURSO DE PEDAGOGIA-HAB. SUP.ESCOLAR
52 Período
Alfabetização II 45 30
Prática de Ensino em Escolas de 1º Grau I 60
-
Didática I 60
-
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus II 30
-
Principios e Métodos de Supervisão Escolar II 45 30
Estatística Aplicada à Educação I 60
-
Educação Física
-
60
6º Período
Didática II 60 30
Prática de Ensino em Escola de 1º Grau II
30 30
Artes e Recreação 60
30
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus III 60
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar III
30
Estatística Aplicada ã Educação II 30
-
Educação Física
7º Período
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar IV 60 30
Estudo dos Problemas Brasileiros I 45
-
Organização do Trabalho Pedagógico I 45
-
Prática de Supervisão Escolar (Estágio) I 30 30
Avaliação e Aprendizagem I 30 15
Didática e Prática de Ensino de Currículos e Programas 15 15
Did. e Prát. de Ens. de Estrut. e Func. de Ens. de 1º e 2º Graus I
82 Período
Estudos e Problemas Brasileiros II 45 15
Organização do Trabalho Pedagógico II 30 30
Prática de Supervisão Escolar (Estágio) II 60 120
Avaliação c Aprendizagem II 30 30
Didática e Prática de Ensino de Supervisão Escolar 30 30
Did. e Prát. de Ens. de Estrut. e Func. de Ens. de 1º e 2º Graus I 30
-
Educação Física
- -
A N E X O I-B - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR(cont. )
5º Período
Didática I
60
-
Prática de Ensino em Escola do 1º Grau I 60
-
Artes e Recreação I 30
-
Biologia Educacional II 45
-
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus I 60
-
Organização de trabalho Pedagógico I
45
-
Educação Física
_ _
69 Período
Didática II 60 15
Pratica de Ensino em Escola de 19 Grau II 60 15
Artes c Recreação II 30 15
Alfabetização I 60
-
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 19 e. 29 Graus II 45 15
Organização do Trabalho Pedagógico II 45 15
Educação Física
- -
7
º
Per
í
o
do
Alfabetização II 30 15
Currículos e Programas II 60 15
Didática e Prática de Ensino de História da Educação 30 60
Didática e Prática de Ensino de Sociologia da Educação 30 60
Didática e Prática de Ensino de Psicologia da Educação 30 60
Estudos de Problemas Brasileiros I 60
-
Elementos de Administração Escolar 60 15
Educação Física
- -
8º Período
Curríulos e Programas II 45 15
Didática e Prática de Ensino de Filosofia da Educação 30 60
Didática e Prática de Ensino de Estrutura c Funcionamento de
Ensino de 19 e 2º Graus 30 60
Estudo de Problemas Brasileiros II 45
-
Metodologia do Ensino de 19 Grau 30
-
Educação Física
- -
A N E X O l-A - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR CURSO
DE PEDAGOGIA - HAB. EM SUPERVISÃO ESCOLAR
- Carga Horária das Disciplinas por Semestre:
12
Ciclo Nome da Disciplina
Prático
Tecnico
Língua Portuguesa 1 60 30
Psicologia Geral
• •
60
Introdução ã Metodologia Científica 60 30
Sociologia Geral 60
Filosofia 60
Educação Física
2º Período
Língua Portuguesa II
30
História da Educação I 60
Filosofia da Educação I 60
-
Sociologia da Educação I 60 15
Psicologia da Educação I 60 15
32 Período
Língua Portuguesa III 30
-
História da Educação II 45
-
Currículos e Programas I 75
Sociologia da Educação II 45 15
Psicologia da Educação II 45 15
Filosofia da Educação II 60
42 Período
Língua Portuguesa IV 30
-
Currículos e Programas II 45
Alfabetização I 30
-
Sociologia da Educação II 45
Psicologia da Educação III 45
-
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 12 c 22 Graus I 45
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar I 60
A N E X O I - A ( c o n t . ) CURSO DE PEDAGOG1A-UAB. SUP.ESCOLAR
5º Período
Alfabetização II A5 30
Prática de Ensino cm Escolas de 12 Grau I 60
-
Didática I
60
-
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus II 30
-
Principios e Métodos de Supervisão Escolar II 45 30
Estatística Aplicada à Educação I 60
-
Educação Física
-
60
6º Período
Didática II
60 30
Prática de Ensino em Escola de 1º Grau II
30 30
Artes e Recreação 60
30
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º Graus III 60 30
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar III
60
30
Estatística Aplicada ã Educação II
30
-
Educação Física
72 Período
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar IV 60 30
Estudo dos Problemas Brasileiros I 45
-
Organização do Trabalho Pedagógico I 45
-
Prática de Supervisão Escolar (Estágio) I 30* 30
Avaliação e Aprendizagem I 30 15
Didática e Prática de Ensino de Currículos e Programas
15 15
Did. e Prát. de Ens. de Estrut. e Func. de Ens. de 1º e 2º Graus I
82 Período
Estudos e Problemas Brasileiros' II 45 15
Organização do Trabalho Pedagógico II 30 30
Prática de Supervisão Escolar (Estágio) II
60 120
Avaliação c Aprendizagem II 30 30
Didática e Prática de Ensino de Supervisão Escolar 30 30
Did. e Prát. de Ens. de Estrut. c Func. de Ens. de 1º e 2º Graus I
30
-
Educação Física
- -
A N E X O I-B - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE PEDAGOGIA - HAB. EM MAGISTÉRIO DAS MAT. PEDAGÓGICAS DO 2°
GRAU
Carga Horária das Disciplinas por semestre:
12 Período
Teórico
Prático
Língua Portuguesa I
60 30
Psicologia Geral
60
_
Introdução à Metodologia Científica
60
Sociologia Geral
Filosofia
60
Educação Física
.
22 Período
Língua Portuguesa II
60 30
História da Educação
60
Filosofia da Educação
60
-
Sociologia da Educação
60
-
Psicologia da Educação
60
-
Educação Física
60 15
32 Período
Língua Portuguesa III
60 30
Metodologia do Ensino de Ciências
45
-
Metodologia do Ensino de Estudos Sociais
45
-
Metodologia do Ensino de Matemática
60
-
Sociologia da Educação II
45 15
Psicologia da Educação II
45 15
Educação Física - -
42 Período
Língua Portuguesa IV
30 30
Metodologia do Ensino de Ciências II
30 15
Metodologia do Ensino de Estudos Sociais II
30 15
Metodologia do Ensino de Matemática
45 30
Sociologia da Educação III
60 15
Psicologia da Educação III
60 15
Biologia Educacional I
45
-
Educação Física -
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