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I • RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento do Curso de Letras - habilitação em Português/Inglês.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
PE
A Faculdade de Formação de Professores de Vitória de San_ to Antão/PE
encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do Curso de Letras - habilitação em
Português/Inglês, ministrado pela mesma Faculdade, mantida pela Fundação Educacional de
Vitória de Santo Antão.
0 referido curso foi autorizado pela Portaria n° 847/86, 04 . 1 2 . 8 6 , baseada
no Parecer-CFE n° 694/86, com 120 vagas anuais.
Pela Portaria n° 207 /89-SESu/MEC, de 20.0 7.89, foi desig_ nada Comissão
Verificadora integrada pelos professores Francisca Núbia Nogueira e Juvêncio Alves de Oliveira Filho,
ambos da Universidade Federal do Ceará, e pelo TAE José Francisco Gomes da DEMEC-PE, para
verificar a existência de condições para o reco -nhecimento do curso e apresentar relatório
conclusivo.
1 - Dados Sobre a Mantenedora
A Fundação Educacional de Vitória de Santo Antão, foi criada através da Lei
Municipal n° 1.4 97, de 2 3 . 0 3 . 7 1 tendo por objetivo implantar e manter estabelecimento
de ensino' neste muni_ cípio, implantando e mantendo, inicialmente, a Faculdade de For-
mação de Professores de Vitória de Santo Antão.
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O patrimônio da mantenedora constitui-se de bens imóveis e móveis
apresentando uma boa situação no que se refere à área física, edificação do
prédio e instalações. Outros elementos constantes do processo para re_
conhecimento dos cursos de Licenciatura Viena atestam a regularidade da
mantenedora.
2 - Dados Sobre a Escola/Curso
2.1.
Condições Materiais
O prédio onde se encontra em funcionamento o Curso de Letras, apre-
senta todas as suas dependências físicas em pleno uso, atendendo aos re-
quisitos básicos para as atividades nele realizadas, sendo sua área físi-
ca compatível à capacidade de matricula da unidade escolar.
2.2.
Biblioteca
A Comissão Verificadora informa que existe no prédio da
Faculdade uma biblioteca para uso dos corpos docente e discente,
apresentando uma área ocupada de 172m², com um total de 6.099 livros e
173 periódicos.
A biblioteca funciona nos expedientes vespertino e noturno, das 13
às 17 e das 19 ás 22 horas, e tem capacidade para atender a 100 pessoas.
Dispõe de quatro funcionários
,
sendo dois bibliotecários habilitados,
um auxiliar de biblioteconomia e um datilografo.
Quanto ao acervo bibliográfico referente ao Curso de Letras, embora
tenha
hávido um acréscimo do número de exemplares. A Comissão considerando a qualidade
e atua-
lização do acervo recomenda a .sua ampliáção
.
A Comissão ressalta que a biblioteca é utilizada, também por alu-
nos de 1°/2° graus da comunidade.
2.3.
Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso de Letras foi autorizado a funcionar com 60 vagas semestrais,
em horário noturno. O Concurso Vestibular Unificado no seu conteú-do e na
sua execução é Classificatório.
Além da admissão ao Curso de Letras via Concurso Vestibular a Co-
missão avaliou ã vista dos registros escolares segundo dispositivo regi--
nental, que o ingresso vem ocorrendo há 3 anos também para portadores de
diplomas do Curso de Letras - Licenciatura de 1° Grau. O desempenho do
Curso de Letras quanto à matrícula do aluno é satisfatório.
A Comissão Verificadora informa que as necessidades do Sistema Edu_
cacional de Ensino referente à preparação de professores para o ensino de
grau particularmente nos municípios que integram a micro-região da
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"Mata Umida" e, ainda, a conveniência de interiorização do ensino de 3° grau, motivaram a
criação da Faculdade de Formação de Professores de 1° grau de Vitória de Santo Antão e a
autorização pelo Conselho Estadual de Educação(Parecer n° 49/72-CEE/PE), do funcionamento dos
cursos de Licenciatura de 1° Grau em Letras, Ciências e Estudos Sociais(Res. n° 97/ 72 do
CEE/PE).
A Faculdade e os cursos acima referidos receberam, também, autori-zação para
funcionamento pelo Decreto n° 78.625/76, publicado no D.O.U. de 25.10.76, acontecendo o
reconhecimento do Curso de Letras - Licenciatu-ra de 1° Grau pela Portaria Ministerial n°
463/81, de 02.06.81.
Em 1984, buscando atender a significativa taxa de crescimento da rede escolar de
1 ° / 2 ° graus, quer pública, quer da iniciativa privada, a Fundação Educacional de Vitória de
Santo Antão elaborou projeto pedindo ao CFE a conversão, pela via da plenificação, dos Cursos
de Licenciatura de 1° grau para Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Portu-
guês/Inglês, Ciências, Geografia e História, tendo o referido projeto merecido a apreciação e
aprovação do CFE(Parecer n° 694/86 e n° 170/87) e os novos cursos e habilitações autorizados
a funcionar pelas Portarias de n° 846/86(D0U de 05.12.86) e n° 295/87(DOU de
06.05.87).
Ainda, sobre a Faculdade/Curso, a Comissão Verificadora informa que a Faculdade
de Formação de Professores de Vitória de Santo Antão, está estruturada em Congregação,
Conselho Departamental e Departamentos(órgãos deliberativos) e em Diretoria e Chefias de
Departamentos(órgãos executi -vos).
A estrutura, o funcionamento e organização administrativa, didáti_ ca e disciplinar da
escola, acham-se reguladas no respectivo Regimento Es_ colar, aprovado por ocasião da
apreciação pelo CFE do pedido de conversão dos Cursos de Ciências, Letras e Estudos Sociais
em cursos plenos.
Quanto à estrutura curricular, a Comissão informa que o currículo do Curso de
Letras se encontra de acordo com o estabelecido no Parecer-CFE n° 283/62. A Licenciatura
Plena em Português/Inglês com respectivas Lite_ raturas, perfaz um total de 2.610 h/a e 166
créditos distribuídos em 08 semestres. O currículo se organiza em matérias distribuídas em discipli-
nas de 04 e 02 créditos.
Não se verificou modificação do currículo desde a autorização de funcionamento da
Licenciatura Plena(1987.1), até a presente data.
O sistema do curso é o regime de créditos.
A Prática de Ensino é ministrada sob a forma de Estágio Supervisio-nado, nas escolas
de 1 ° / 2 ° graus das comunidades onde residem os alunos
e, sempre que possível, em turnos diferentes das disciplinas em que o alu-no
estiver matriculado. Durante o 7° semestre o aluno faz o estágio em Língua
Portuguesa, e, no 8° semestre, em Língua Inglesa. O estágio ê acom-panhado
por um professor da área de Pedagogia, auxiliado pelos professores das
escolas nas quais os alunos estagiam.
Esses professores oferecem observações sobre o desempenho do es-
tagiário no final do período do estágio.
A Comissão Verificadora observou que
o registro dos alunos ê feito em pastas individuais em que há fi_
chas de acompanhamento de cumprimento do currículo. Além disso são lavra
das atas, ao final de cada semestre, com os resultados finais de todos os
alunos, onde ficam registrados: disciplinas cursadas, carga horária, cré-
ditos integralizados, notas finais e períodos letivo em que a disciplina foi
cursada.
A matrícula semestral, por disciplina, é lançada no Livro de Re-
gistro. O arquivo morto e vivo contém pastas dos alunos com todos os docu-
mentos, em segurança.
A Faculdade aceita alunos transferidos, com respectiva adaptação
curricular prevista em Lei.
O controle de integralização curricular se processa pela anotação
em fichas individuais.
A média de aprovação do curso é igual ou superior a 7, sem exame
final, no caso de haver o aluno alcançado a freqüência mínima de 75%. Sub_
fmete-se a exame final, na disciplina, o aluno que nela tenha obtido nota
inferior a 7 e superior a 3. Ê considerado aprovado, mediante exame final, o
aluno que obtiver nota igual ou superior a 5. Quanto ao sistema de ava-
liação, os alunos são submetidos a duas avaliações por semestre. O exame
desses itens demonstram que a Faculdade vem funcionando com regularidade e
seriedade.
O currículo pleno oferecido constitui o ANEXO I deste Parecer.
-
Histórico das Disciplinas
Verificando sumários dos cadernos de Registros dos Assuntos mi-
mstrados em aulas, e do Registro de Presença dos alunos a Comissão constatou que:
a) os programas das disciplinas vêm sendo cumpridos satisfatoriamente .
b) 08 programas das disciplinas cobrem o conteúdo básico das diversas áreas
de estudo, sendo necessário um esforço maior em as_ suntos referentes aos problemas de
ensino de Iíngua materna e de língua estrangeira e as propostas metodológicas para
enfrentá-los:
c) são utilizados recursos audiovisuais e vários métodos como estudo em
grupo, seminário e pesquisa orientada.
- Atividades-Fins
Como Instituição de Ensino Superior voltada para a formação de professores
de 1 ° / 2 ° graus, a Comissão pode constatar que além das ati_ vidades normais de
ensino, são realizadas, algumas atividades de extensão (seminários, palestras) voltadas
para área de Letras.
Quanto as atividades de
pós-graduação acha-se em fase de negociação
(mediante termo de convênio) com a Fundação de Ensino Superior de Pernambuco-FESP) o
projeto de um Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior que deverá voltar-se
para a qualifica-ção do pessoal docente da própria Faculdade e de recém-graduados.
O processo de autorização para o funcionamento do Colégio de Aplicação("José
Lacerda de Vasconcelos), Unidade de Ensino de 1° e 2° Graus, que funcionará como
um dos campos de estágio para a Prática de Ensino dos cursos oferecidos pela
Faculdade de Formação de Professores de Vitória de Santo Antão, encontra-se
tramitando pelos órgãos competentes.
Sendo Vitória de Santo Antão um dos principais municípios da Micro-região da
"Mata-Centro" do Estado de Pernambuco, a Funda-ção Educacional através da sua Faculdade
de Formação de Professores e do futuro Colégio de Aplicação, mediante uma integração com o
Estado e o Município, poderá assumir um importante papel em ter_ mos da formação de
recursos humanos para a educação, contribuindo também de forma significativa, para a
atualização do pessoal do -cente do 1°/2° graus, já engajado no sistema de ensino, promovendo
seminários, cursos de atualização e treinamentos.
- Aspectos Administrativos
Os órgãos colegiados funcionam, regularmente, segundo as competências
constantes do Regulamento da Faculdade.
2.4. Corpo Discente
Número de alunos matriculados no Curso de Letras - habilitação
Português/Inglês:
ANO
PERÍODOS
TOTAL
SEMES
-TRE
20 30
4
0
5
0
6
0
7
0 80
1987
60
60
53
60
59
58
120
230
1988
60
60
54
50
45
48
43 -
46
56
58
50
60
62
323
369
1989
60
60
57
52
42
54
36
39
43
35
60
72
46
57
47
50
391
419
A Comissão informa, ainda, que da entrevista com alguns alu-nos
do curso verificaram:
a) que o relacionamento docente/discente é bom;
b)
que as relações aluno /aluno ocorrem em clima de cordialida_ de;
c)
que o relacionamento aluno/administração ê regular;
d)
que existe um Diretório Acadêmico funcionando dentro das
normas em vigor, mas necessitando de maior dinamização;
e)
que a Faculdade
e
o respectivo reconhecimento da Licenciatura
Plena desempenham papel fundamental nas aspirações dos alunos.
2.5. Corpo Docente
0 corpo docente relacionado nos autos ê constituído de 18 pro_
fessores,
existindo
professor para todas as disciplinas.
A relação do corpo docente constitui o ANEXO II deste Parecer.
A Comissão Verificadora informa que com base no exame de docu-
mentação arquivada nas pastas individuais dos professores,
e
que a situação atual do quadro
de professores de Letras corresponde com à informação constante do pro-
cesso para reconhecimento da Licenciatura Plena enviado ao CFE.
Dispõe a Faculdade de uma secretária geral e dois datilógrafos
que realizam a contento suas respectivas funções.
3
-
Conclusão da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatório tecendo as seguintes considerações
finais:
"Considerando que o funcionamento da Faculdade se processa em condições regulares,
quer administrativa quer academicamente, e vendo a possibilidade dessa Faculdade contribuir cada
vez mais para o desenvolvi-mento cultural dessa região do Nordeste, a Comissão recomenda
o reconhe-cimento da Licenciatura Plena do Curso de Letras, com habilitação em Por_
tuguês/Inglês, ministrado pela Faculdade de Formação de Professores de Vitória de Santo Antão.
Sugere, entretanto, que se tomem algumas medidas, visando assegurar melhor
qualificação aos professores que serão licenciados pelo Cur_ so de Letras da Faculdade de
Formação de Professores de Vitória de Santo Antão:
) A) Quanto ao Corpo Docente
. melhores condições de trabalho e mais insistência na quali_ ficação e atualização
dos professores.
B) Quanto à Biblioteca
. atualização do acervo e assinatura de periódicos na área de Letras;
C) Quanto às Disciplinas e Programas
. inclusão de disciplinas opcionais voltadas para a formação específica na área de
ensino de língua materna e estrangei_ ra, com base na Lingüística Aplicada ao
Ensino;
. integração de conteúdos nas disciplinas de Língua Portuguesa, por exemplo,
ao invés de trabalhar de forma isolada a morfologia e a sintaxe, colocar
dois semestres de morfossin_ taxe(I,11).
D) Quanto ao Estágio Supervisionado
. implantar, o mais rapidamente possível o Colégio de Aplicação, a fim de que os
professores da Faculdade possam acompanhar o estágio;
. dividir a responsabilidade do estágio com professores da área de Letras e
Pedagogia para que os problemas específicos do ensino de língua, leitura,
redação, gramática e orto_ grafia, possam ser tratados de forma mais
sistemática.
E) Quanto ao Corpo Discente
. ter uma participação mais efetiva na vida da Faculdade;
. promover campanhas para atualizar e aumentar o acervo da bi-
blioteca, para melhor atualização; . criar o hábito de leitura aumentando o
índice de consultas
à biblioteca.
II - VOTO DA RELATORA
Considerando os dados constantes do processo e com base no rela -tório da Comissão
Verificadora, vota a Relatora no sentido de ser reconhecido o Curso de Letras, com habilitação em
Português/Inglês(Licencia tura Plena), ministrado pela Faculdade de Formação de Professores de Vi_
tória de Santo Antão, mantida pela Fundação Educacional de Vitória de Santo Antão-PE, sem aumento
das 120(cento e vinte) vagas já autorizadas
anteriormente. A instituição deverá procurar atender às recomendações da Comissão Verificadora as
quais irão contribuir para a melhoria do funcionamento do curso.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das
Sessões, em 9 de Junho 1991.
,Presidente
,Relatora
A N E X O II - CORPO DOCENTE
01. ARNALDO SOARES DO NASCIMENTO
Disciplinas: Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa Qualificação: Licenciado em Letras/FAFIRE/1983.
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior/FESP-UP/1987. Possui cursos de
extensão na área e experiência de magistério superior. PODE SER ACEITO P/
ESTE CURSO.
02. ELIANE CARDOSO MANSO
Disciplinas: Teoria da Literatura/Literatura Brasileira Qualificação: Licenciada em Letras/UFPe/1979.
Curso de Especialização em Literatura Brasileira/UFPe/1985. PODE SER ACEITO
03. ENÁURIA ALVES FERREIRA DA COSTA
Disciplina: Psicologia da Educação
Qualificação: Psicóloga/UFPe/1975. Curso de Aperfeiçoamento em
psicologia Clinica e Psicodiagnóstico/UFPe/1980. Já aprovada pelos Pare_
ceres-CFE n°s: 3 . 248/76, 26/79, 6.769/78, 463/81, 694/86 e 170/87. PODE
SER ACEITO
04. FRANCISCO GEORGE DE OLIVEIRA SANTOS
Disciplinas: Língua Inglesa/Literatura Inglesa/Literatura Norte Americana
Qualificação: Licenciado em Letras/UNIFOR/1974. Curso de Especialização em Inglês/Univ. de
Michigan/EUA/1978. Curso de Aperfeiçoamento em Língua Inglesa/Centro de Cultura Anglo-
Americano/ 1979. PODE SER ACEITO
05. IRECE RIBEIRO DA CRUZ
Disciplina: Psicologia da Educação
Qualificação: Psicóloga /UFPe /1985. Curso de Especialização em Psi_ cologia/UFPe/1987.
Possui experiência profissional e de magistério. PODE SER ACEITA
06. IRENE DE LIMA MARQUES
Disciplina: Literatura Portuguesa
Qualificação: Bacharel em Letras /FAFIRE/1963. Licenciada em Letras, FAFIRE/1964. Curso de
Especialização em Literatura Portuguesa e Lingüística Romântica e Outros/Univ. de Lisboa/1967.
Aprovada pelo Parecer-CFE n° 694/86 para Teoria da Literatura, Lingüística e Língua Portuguesa e
Parecer-CFE n° 6 . 769/78 para Língua Portuguesa. PODE SER ACEITA
07. JOSÉ AMÂNCIO LOPES
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros
Qualificação: Licenciatura Plena em Estudos Sociais, hab. em Educação Moral e Cívica /UFPe
/1977. Curso de Especialização em História de Per_ nambuco/UNICAP/1982. Aprovado pelos Pareceres-
CFE n ° s 2 5 3/81, 694/86 e 1 7 0 / 8 7 para a mesma disciplina. PODE SER ACEITO
08. JAIRO TÚLIO ALVES DE LIMA
Disciplina: Educação Física
08. Qualificação: Licenciado em Educação Física/FESP-UP/1977. Curso
de Especialização em Condicionamento Físico/FESP-UP/1988. Jà aprovado
pelos Pareceres-CFE n ° s 196/80 e 694/86 para a mesma disciplina. PODE
SER ACEITO
09. JOSÉ CONSTANTINO CAVALCANTI FILHO
Disciplinas: Estrutura e Funcionamento do Ensino na Escola de 1°
e 2° Graus/Didática
Qualificação: Licenciado em Pedagogia/Fac. de Caruaru-PE/1980.
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior/1987. Possui outros cursos na área e
experiência de magistério superior. PODE SER ACEITA P/ESTE CURSO.
10. MARIA DO CARMO SOARES DA COSTA
Disciplina: Didática
Qualificação: Licenciada em Pedagogia/UNICAP/1983. Possui vários
cursos de extensão/aperfeiçoamento na área e experiência profissional e de magistério superior. PODE
SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
11. MARIA JOSÉ DE LACERDA TEIXEIRA
Disciplinas: Didática/Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1° e 2° Graus
Qualificação: Licenciada em Pedagogia/Fac. de Caruaru-PE/1979. Curso de Especialização em
Metodologia do Ensino Superior/UNICAP/1983. Aprovada pelo pelos Pareceres-CFE n°s 694/86 e 170/87
para as mesmas disciplinas. PODE SER ACEITA.P/ ESTE CURSO.
12. MARIA VALDINETE DE MOURA LIMA
Disciplinas: Língua Portuguesa/Prática de Ensino de 1°/2° Graus
(Estágio Supervisionado-Português) Qualificação: Bacharel em
Letras/UFPe/1973. Licenciada em Letras,
UFPe/1974. Curso de Especialização em Língua Portuguesa/UNICAP/1981. Apro-vada pelo Parecer-
CFE n° 6.769/78 e 694/86 para as mesmas disciplinas e Parecer-CFE n° 694/86 para Lingüística e
Literatura Portuguesa. PODE SER ACEITA
13. NAIDIR CAFÉ DE OLIVEIRA
Disciplinas: Teoria da Literatura/Língua Portuguesa/Língua Latina Qualificação: Licenciada em
Letras/UFPe/1974. Cursando Mestrado, área de concentração em Língua Portuguesa/UFPb. Curso de
Atualização em Língua Portuguesa/UFPe/1984. Curso de Especialização em Lingüística Apli-cada ao Ensino
de Português/UFPe/1982. PODE SER ACEITA
14. ROSANA LAVÍNIA SIQUEIRA FERNANDEZ
Disciplina: Psicologia da Educação
Qualificação: Psicóloga/UFPe/1979. Mestrado em Psicologia/UFPe, 1985. Aprovada pelos
Pareceres-CFE n ° s 4 6 3 / 7 1 , 694/86, 170/87 e 366/80 para a mesma disciplina. PODE SER ACEITA
15. SEVERINA ANDRADE DE MOURA
Disciplina: Literatura Brasileira
Qualificação: Licenciada em Letras/Fac. de Caruaru-PE/1976. Curso de Especialização em Língua
Portuguesa/UNICAP/1982. Curso de Atualização em Língua Portuguesa/UFPe/1984. PODE SER ACEITA P/
ESTE CURSO.
16. SELEIDE CAVALCANTI LEITE
Disciplinas : Literatura Brasileira/Lingüística
Qualificação: Licenciada em Letras/UFPe. Possui vários cursos de
extensão/aperfeiçoamento na área e experiência profissional. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
17. SÔNIA MARIA DE LEMOS VASCONCELOS E AIRES
Disciplina: Língua Portuguesa
Qualificação: Licenciatura Plena em Letras/Fac. de Caruaru/1977. Curso de Tecnologia
Educacional Aplicada ao Ensino de I° Grau. Possui experiência profissional e de magistério. PODE SER
ACEITA P/ ESTE CURSO.
18. VICENTE COELHO DE ALENCAR
Disciplinas: Língua Inglesa/Literatura Norte-Americana/Prática de Ensino em Inglês
Qualificação: Licenciatura Plena em Inglês/UNICAP/1965. Curso de Especialização em Inglês
/Univ. Michigan/EUA/1972. Aprovado pelos Parece_ res-CFE n°s 5/77, 6.769/78 e 694/86 para as mesmas
disciplinas e Litera_ tura Inglesa. PODE SER ACEITO
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade. a
Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 04 de 06 de 1991.
A N E X O I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE LETRAS - HAB. EM PORTUGUÊS/INGLÊS
PERÍODO
CRÉDITOS
AULAS
SEMESTRAIS
Língua Portuguesa I 04 60
Lingüística I 04 60
Teoria da Literatura II 04 GO
EPB I 02 30
TOTAL 14 210
2º PERÍODO
Língua Portuguesa II 04 60
Lingüística II 04 60
Teoria da Literatura II 04 60
EPB II 02 30
TOTAL 14 210
3º PERÍODO
Língua Portuguesa III 04 60
Língua Latina I 04 60
Língua Inglesa I 04 60
Literatura Brasileira I 04 60
Literatura Portuguesa I 04 60
TOTAL 20 300
4º PERÍODO
Língua Portuguesa IV 04 60
Língua Latina II 04 60
Língua Inglesa II 04 60
Literatura Brasileira II 04 60
Literatura Portuguesa II 04 60
TOTAL 20 300
5º PERÍODO
Língua Portuguesa V 04 60
Língua Latina III 04 60
Língua Inglesa III 04 60
Literatura Brasileira III 04 60
Literatura Portuguesa III
04
60
T
20 300
ANEXO I (cont. ) - CURSO DE LETRAS
6º PERÍODO
Língua Portuguesa VI
04
60
Língua Inglesa IV 04
60
Literatura Brasileira IV 04.
60
Literatura Latina 04
60
Literatura Norte-Americana I 02
30
Literatura Inglesa 1 02
30
TOTAL 20
300
70 PERÍODO
Língua Portuguesa VII 04
60
Língua Inglesa V 04
60
Literatura Norte-Americana II 02
30
Literatura Inglesa II 02
30
Psicologia da Educação I 04
60
Didática I 02
30
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 10
e 20 Graus I 02
30
Prática de Ensino na Escola de 10 e 20
Graus(Est. Supervisionado - Português) 06
165
TOTAL 26
465
80 PERÍODO
Língua Portuguesa VIII 04
60
Língua Inglesa VI 04
60
Psicologia da Educação II 04
60
Didática II 02
30
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 10
e 20 Graus XI 02
30
Prática de Ensino na Escolas de lº e 2º
Graus(Est. Supervisionado - Inglês) 06
165
TOTAL 22
405
Carga Horária: 2.4 9 0h
Prazos de Integralização: mínimo de 08 o máximo de 14 períodos somos
trais.
Obs.: Educação Física, sob a forma de prática desportiva, será minis-
trada, na forma da lei, com 120h(04 créditos), não computadas na
carga total do curso, bem como EPB I e II com carga horária de
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