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SOCIEDADE EDUCACIONAL MATO- GROSSENSE - SEMA
MS
Reconhecimento do Curso de Letras, com habilitações em Por-
tuguês/Inglês e respectivas Literaturas e Português e respecti-
vas Literaturas, ministrado pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul.
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
I - RELATÓRIO
A Diretora Presidente da Sociedade Educacional Matogros-
sense encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do Cur-
so de Letras, com habilitações em Português/Inglês e respectivas
Literaturas e Português e respectivas Literaturas, ministrado pe_
Ias Faculdades Integradas de Fátima do Sul-MS.
0 Curso de Letras foi autorizado pelo Decreto n° 95.240/87,
tendo em vista o Parecer-CFE n° 818/87, com 80 vagas totais anu-
ais, sendo 40 vagas para cada habilitação.
Pela Portaria n° 258/90-SENESu-MEC foi designada Comis-
são Verificadora composta pelos professores Carlos Fantinati e
Pedro Caruso da UNESP, e pela TAE Maria Auxiliadora Rondon da
DEMEC-MS, para verificar as condições de funcionamento do curso
e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos nos autos e no relatório da
Comissão Verificadora, informamos o que se segue:
1 - Dados Sobre a Mantenedora
A Sociedade Educacional Matogrossense é uma entidade ci-
vil e jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada
com a finalidade, dentre outras, de manter estabelecimentos de
ensino, inclusive de nível superior(Art. 2° dos Estatutos Sociais.
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Tem seus Estatutos Sociais registrado sob n° 185, fls.
48v°, do Livro A-1, em 02/10/86, no Cartório de Registro de Pessoas Ju-
rídicas de Fátima do Sul-MS.
A situação legal da instituição encontra-se em ordem, de-
monstrada pelos documentos anexados em frente a saber: CGC-MF, certi-
dões, guias de recolhimento.
Para comprovar sua regularidade fiscal e para fiscal,foram
anexadas ao processo cópias dos seguintes documentos:
- CGC-MF: 03. 904.950/0001-39
- Registro no CNSS-MEC
- Declaração de Utilidade Pública
- IAPAS
- Certidão de Quitação de Tributos Federais
- Certidão Negativa de Débitos/IAPAS
- Certidão de Quitação de Tributos Municipais
- FGTS.
2 - Dados Sobre a Escola/Curso
2.1. Condições Materiais
Consta do relatório da Comissão Verificadora que a área
do terreno é de 5. 405,llm
2
, com uma área construída de 4. 659,12m
s
com
todas as dependências necessárias ao funcionamento da escola; 26 salas
de aula, sala de professores/coordenação, diretoria, secretaria, tesou-
rar ia /contabilidade, reprografia, biblioteca, laboratório, quadra de es_
porte e cantina.
2.2. Biblioteca
Sobre a biblioteca, a instituição informa que ê do tipo
Central, com o sistema de classificação CDD e o catálogo adotado ã o ALA.
A proveniência do acervo ê feita através de aquisição pela
mantenedora e doações por terceiros.
A biblioteca possui para o acervo 68,25m
s
; para leitura
95,78m
s
e para os Wcs 15,26m².
O horário de funcionamento é das 8 às 11 horas; das 13 às
17 horas, e das 19 ás 23 horas. ,
A biblioteca mantém seu funcionamento com uma bibliotecá-
ria habilitada, dois auxiliares e um servente.
Q acervo da biblioteca é de 13.169 títulos e 19.574 exem-
plares, sendo 2.097 títulos e 5.955 exemplares específicos da área de Le-
tras, além da de 31 assinaturas de periódicos.
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A Comissão Verificadora fez visita à biblioteca e analisou a re_
lação de obras da área de Letras juntada ao processo. O acervo biblio-
gráfico encontra-se bastante satisfatório, sendo porém recomendada a
aquisição de obras técnicas de Lingüistica e Teoria da Literatura, de
alguns autores clássicos das literaturas vernáculas e, sobretudo, de tí_
tulos originais das literaturas inglesa e norte-americana.
A instituição acatou a sugestão da Comissão Verificadora no to-
cante à biblioteca e tomou providencias nesse sentido, como pode ser
constatado no processo, pela comprovação de aquisição de novos títulos
recomendados.
2.3. Estrutura e Organização Curricular
O Curso de Letras foi autorizado pelo Decreto n° 95.240/87, nos
termos do Parecer-CFE n° 818/87, com 80 vagas totais anuais, sendo 40
vagas para cada habilitação.
O regime de funcionamento é o seriado-anual. O tempo máximo pa-
ra integralização é de 3 anos e o máximo e de 7 anos.
O total da carga horária é de 2.640 horas/aula.
- CONCURSOS VESTIBULARES
O quadro abaixo, apresenta dados referentes aos três Concursos
Vestibulares e outro relativo às matrículas(evolução do alunado).
ANO LETIVO
1988
1989
1990
DE
VAGAS
80
80
80
ÍNDICE
C/V
4,80
3,92
4,58
N° CANDID.INSCRITOS
1ª OUTRAS TOTAL
OPÇÃO OPÇÕES INSC.
114
62
96
270
252
271
384
314
367
N° CANDID.
CLASSIFIC.
351
294
352
A Comissão informa que os alunos matriculados na 1? série do Curso
em pauta, egressos do Concurso Vestibular foram:
ANO
1988
1989
1990
1991
DE
INSCRITOS
Opção
1
14
62
96
132
2ª Opção
270
252
271
281
Soma
384
314
367
413
APROVADOS
351
294
352
393
MATRICULADOS
80
72
53
80
Analisados os programas de ensino das disciplinas específicas
do Curso de Letras, a Comissão fez sugestões para a sua reformulação com
o objetivo de melhorar e atualizar o currículo em desenvolvimento.
A Instituição apresenta às folhas 2 a 4 do processo as alte-
rações introduzidas, de acordo com as recomendações da Comissão Verifi-
cadora no que se refere ã Estrutura e Organização Curricular.
Embora o elenco de disciplinas atendesse, de modo geral, ás
exigências legais, entretanto, a Instituição reformulou a grade curri-
cular, acatando sugestão da Comissão Verificadora.
O sistema de avaliação segue os critérios estatuídos no Regi-
mento das Faculdades Inegradas. Os alunos realizam provas bimestrais e
apresentam ainda trabalhos.
São realizados em Escolas Particulares, Escolas da Rede Ofi-
cial de Ensino de 1°/2° Graus da região e no Colégio de Aplicação da
própria Faculdade, e cumprem as horas determinadas. A Comissão, ressal-
ta, porém, que os estágios não constam do horária dos três anos do cur-
so, recomendando, outrossim, sua inclusão, o que foi providenciado pela
instituição.
A Comissão considerou muito bem organizados e documentados os
prontuários de professores e alunos que permitem um acesso fácil à veri_
ficação da vida acadêmica dos docentes e discentes.
2.4. Corpo Docente
O corpo docente que atua no Curso, é composto de 12 docentes
com a seguinte qualificação: todos com Especialização e dos quais 7
tem Parecer de aprovação do CFE. São 5 os novos indicados(Vide Anexo II).
3 - Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão conclui seu relatório nestes termos:
Em face da situação singular vivida pelo Curso de Letras em
termos de recursos humanos disponíveis, esta Comissão sugere;
1. a contratação de professores em número tal que enseje uma
distribuição mais adequada de carga docente, aliviando-a e permitindo,
concomitantemente, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de
extensão universitária;
2. a reestruturação da grade curricular, enfatizando no
primeiro ano tratar-se de um Curso de Letras;
- a atualização e a ampliação do acervo bibliográfico,es-
coimando-o do excesso de obras didáticas de 1°/2° graus;
- a possibilidade de os professores afastarem-se com vis-
tas à sua titulação;
- o convite a docentes de outras universidades para pales-
trás, cursos, conferências e simpósios, integrando a Faculdade num con-
texto universitário maior.
Em vista das constatações e análise dos elementos supraci-
tados, esta Comissão encaminha aos órgãos superiores os dados referentes
à verificação solicitada, esperando que as suas criticas e sugestões se-
jam acolhidas, e recomendando seu -reconhecimento,considera finda esta
sua atividade.
II - VOTO DA RELATORA
Com base nos dados constantes do processo ,no relatório
da Comissão Verificadora e tendo em vista que a Instituição acatou as
sugestões da referida Comissão, a Relatora ê de parecer favorável ao re-
conhecimento do Curso de Letras, com habilitações em Português/Inglês e
respectivas Literaturas e Português e respectivas Literaturas, ministra-
do pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul, mantida pela Sociedade
Educacional Matogrossense-SEMA-MS, sem aumento das 80 vagas autoriza-
das para o Curso, sendo 40 vagas para cada habilitação.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 8 de maio de 1991.
Presidente
Relatora
A N E X O I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURRÍCULO PLENO
Curso: LETRAS
Regime: SERIADO ANUAL
Licenciatura: PLENA
Prazo p/ Integralização: MÍNIMO: 3 Anos MÁXIMO: 7 anos
ELENCO DE DISCIPLINAS
1° CICLO: GERAL (COMUM A TOPAS AS HABILITAÇÕES)
I
DISCIPLINAS C.H.
LÍNGUA PORTUGUESA I . 160
PSICOLOGIA GERAL. . .. . .... .. . 160
FILOSOFIA (INTRODUÇÃO )... . 80
SOCIOLOGIA GERAL. .. . . . . . . . 160
DIDÁTICA I 80
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE 1° E 2° GRAUS.. 80
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS . ... 80
EDUCAÇÃO FÍSICA I (PRÁTICA DESPORTIVA) 80
LÍNGUA PORTUGUESA II.., . .. . 160
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO .... . . . . . 80
INGLÊS INSTRUMENTAL (LEITURA)... . 80
LÍNGUA LATINA ... 80
LITERATURA PORTUGUESA I . . 160
LITERATURA BRASILEIRA I .. . 160
PRATICA DO ENSINO I (ESTAGIO SUPERVISIONADO). 80
EDUCAÇÃO FÍSICA III (PRATICA DESPORTIVA) . ... .80
2° CICLO: PROFISSIONAL (ESPECÍFICO)
Hab:- PORTUGUÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS
DISCI P L I N A S C.H.
LÍNGUA PORTUGUESA III .. 160
LITERATURA PORTUGUESA II . . . . 80
LITERATURA BRASILEIRA II ... 80
LINGÜÍSTICA.. 160
TEORIA DA LITERATURA . . . 160
DIDÁTICA II . 80
PRATICA DE ENSINO II (ESTAGIO SUPERVISIONADO). 80
EDUCAÇÃO FÍSICA II (PRATICA DESPORTIVA}.. 80
ANEXO I(cont. )
CURRÍCULO PLENO
Curso: LETRAS
Licenciatura: PLENA Regime: SERIADO ANUAL:
Prazo p/ Integralização: MÍNIMO: 3 Anos MÁXIMO: 7 Anos
ELENCO DE DISCIPLINAS
2° CICLO: PROFISSIONAL(ESPECIFICO)
Hab: PORTUGUÊS/INGLÊS E RESPECTIVAS LITERATURAS
D I S C I P L I N A S C.H.
LÍNGUA PORTUGUESA III . . 80
LÍNGUA INGLESA.. 160
LITERATURA PORTUGUESA II . . 80
LITERATURA BRASILEIRA II .. 80
LITERATURA INGLESA E NORTE AMERICANA.. 80
LINGÜÍSTICA 80
TEORIA DA LITERATURA. 80
DIDÁTICA II.. 80
PRATICA DE ENSINO II (ESTAGIO SUPERVISIONADO.) 80
EDUCAÇÃO FÍSICA III (PRATICA DESPORTIVA). 80
ANEXO II - CORPO DOCENTE
01. DIANA SORAIA TALIPA JANSEN
Disciplina: Língua Portuguesa
Qualificação: Graduada em Letras,Univ.Est.de Ponta Grossa-PR. Curso
de Especialização em Didática do Ensino Superior. Possui experiência no
magistério superior» PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO
02. GISELA DA SILVA SOUZA
Disciplinas: Língua Latina/Lingüística
Qualificação: Graduada em Letras/Univ.Federal de Juiz de Fora/MG.
Curso de Especialização em Língua Portuguesa/PUC-MG. Possui experiência
profissional e de magistério. Aprovada pelo Parecer-CFE n° 1.185/88 para
Língua Latina. PODE SER ACEITA .
03. IVELY MONTEIRO
Disciplina . Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
Qualificação: Graduada em Letras/UFMS. Pós-graduação em Metodologia
do Ensino Superior/Fac.de Marília-SP. Possui experiência profissional e
de magistério superior. Aprovada pelo Parecer-CFE n° 156/87 para a mesma
disciplina. PODE SER ACEITA
04. JOÃO EMÍDIO DA SILVA
Disciplina: Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1°/2° Graus
Qualificação: Graduada em Pedagogia e Educação Física/FF de Arapon-
gas/PR. Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior/Fac. de Marília,
SP. Possui experiência profissional e de magistério. Aprovado pelo Parecer
884/88 para a mesma disciplina. PODE SER ACEITO.
05. LUISA RODRIGUES PEREIRA
Disciplina: Sociologia Geral
Qualificação: Graduada em Pedagogia/UFMS. Pós-graduação em Metodolo_
gia do Ensino Superior/UFMS. Possui experiência profissional e de magis-
tério superior. Aprovada pelo Parecer n° 635/88. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
06. MARIA CECÍLIA DE MELO E SILVA
Disciplinas: Literatura Brasileira/Literatura Portuguesa
Qualificação: Graduada em Letras e Pedagogia/Fund. Fac. Ciências e
Letras de Jandaia do Sul/RS. Pós-graduação em Língua Portuguesa/UFMS. Pos_
sui experiência profissional e de magistério superior . Aprovada pelo Pare_
cer 122/84 e 242/86 para Língua Portuguesa. PODE SER ACEITA.
07. MARIA INES DOS SANTOS DOS SANTOS
Disciplina: Psicologia
Qualificação: Graduada em Psicologia e Pedagogia/Fac. de Ciências da
Fundação Educ. de Bauru/SP'. Pós-graduação em Metodologia do Ens. Superior,
UFMS. Aprovada pelo Parecer n° 156/87 para a mesma disciplina. PODE SER ACEITA.
08. MARIA JOCÉLIA NASCIMENTO MACHADO
Disciplina: Psicologia Geral
Qualificação: Graduada em Psicologia/Ass. do Ensino MaríClia-SP. Pós-
graduação em Metodologia do Ensino Superior/Fac. de Educação de Fátima
do Sul-MS. Possui experiência profissional e de magistério. Possui vários
cursos de extensão na área. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
09. MARLENE GALYÃO
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros
Qualificação: Licenciada em História/UFMS. Pós-graduação em Metodolo-
gia do Ensino Superior/Fac.Integ. de Fátima do Sul-MS. Possui vários cur-
sos de extensão na área e experiência profissional. PODE SER ACEITA P/ ESTE
CURSO.
10. NEUSA APARECIDA LOPES
Disciplinas: Língua Inglesa/Literatura Inglesa e Norte-Americana
Qualificação: Graduada em Letras/FFCL de Santa Cruz do Rio Pardo,
SP. Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior /Fac .Presidente Wen-
ceslau-SP.Possui vários cursos de extensão na área e experiência profis-
sional. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
11. SANDRA MEDICI LEMOS
Disciplinas: Didática e Teoria da Literatura
Qualificação: Graduada em Letras/UFMG. Pós-graduação em Didática,
UFMG. Aprovada pelo Parecer n° 818/87 para Didática. Possui experiência
profissional e de magistério. PODE SER ACEITA.
12. SÉRGIO ANTÔNIO GRACIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Qualificação: Graduado em Pedagogia/Fac.Integ. de Fátima do Sul-MS.
Curso de Filosofia /Esc. Sup. de Estudos Filosóficos e Sociais de Santa Ma_
ria/RS. Pós-graduação em Didática/Fac.Integ. de Marilia-SP. Possui experi-
ência profissional e de magistério. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade.
a Concltusão da Câmara.
Sala Borreto Filho, em 03 d 06 de 1991
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