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A instituição havia tido experiência, iniciada em
1972, em mestrado na mesma disciplina, porém com áreas de con-
centração em Psicologia Clínica, Psicologia Educacional e, pos-
teriormente, em Psicologia Escolar. Estes cursos tiveram cre-
denciamento por meio dos Pareceres CFE n°s 69/75 e 1800/75.
Entretanto foi descontinuado em razão de avaliações realiza-das
pela CAPES em 1981 e 1985. Não obstante, "para não deixar perder-se
o estímulo para a pesquisa, cursos de pós-graduação "lato sensu"
continuaram funcionando, destacando-se o de especialização em
Psicologia Social e da Personalidade."
Daí, surge em 1986 o curso objeto desta análise.
Estrutura Curricular e Programática
Afirmam os professores que visitaram recentemente o
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul dirigiu-se a este Conselho solicitando credenciamento do
curso de pós-graduação em Psicologia, com área de concentração
em Psicologia Social e de Personalidade em nível de mestrado,
organizado pelo Instituto de Psicologia Naquela Universidade.
1-RELATÓRIO
Cícero Adol
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rande do Sul
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curso, que "a estrutura curricular do programa é adequada", e que
"o programa visitado destaca-se pela seriedade de propósitos ".
Considerando ar proposta corajosa e difícil, chamam a
atenção para a questão da identidade de um curso de pós-graduação que
reúne em uma só área de concentração, dois aspectos, o da
psicologia social e o da psicologia da personalidade.
Justificam os responsáveis pelo curso esta associação
afirm an do que "a área de Psicologia Social tem sidohistori-camente
vinculada e fundamentada pelos estudos da Personalidade, onde a
visão do "homem em relação" tem s i d o a tônica para am-pliar
horizontes da compreensão do que é o ser humano". E acres-centam que
"são numerosos os trabalhos e publicações de diver_ sos autores
de renome internacional que reconhecem esta vincu-lação . "
Corpo Docente, Pesquisa e Produção Científica
0 corpo docente é altamente titulado, todos são douto-
res, o que em si tem grande significação, mas não é tudo. Consi_
déramos que a alta qualificação é dada pela soma dos t í tulos e
da produção científica. A elevada titulação é um excelente in_
dício, mas, isoladamente não confere a alta qualificação que se
deseja. Saber através de que curso o título foi conquistado é
também importante. Portanto, ao avaliar a qualificação do corpo
docente todos estes aspectos devem, por norma, ser considera
dos, entre os quais se incluiria ainda o regime de trabalho do
docente, se em D.E., 40 horas, ou menos. .
No caso em apreço, a titulação é ótima, pois todos os
docentes são doutores, e 9 dentre os 25 estão no regime de 40 horas.
Assinale-se, ainda a preocupacão da instituição com o
aprimoramento dos docentes, de vez que há vários em treinamento
no exterior, o que favorece a perspectiva de enriquecimento do
curso em futuro próximo.
Acrescente-se, por ser muito s i g n ificativo que o cur-so
não depende de professores visitantes, e que a relação orien_
tando/orientador é boa (2,4/prof.)
Em relação à pesquisa, o relatório técnico elaborado
pela Comissão de Consultores Científicos da CAPES diz que esta
atividade "Carece de coerência com a área de concentração, além de
mostrar uma diversidade e amplitude preocupantes." A este res-
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peito, assim se manifestam os professores que visitaram o curso:
"como dissemos no itém acerca do Corpo Docente, a produção dos
professores é boa, se bem que nem sempre totalmente relevante aos
objetivos do curso". E, ao comentarem os principais proble-mas e
perspectivas do curso, acrescentam: "(...) alguns projetos de
pesquisa apenas tangenciam a área de concentração do curso. E
necessário um esforço continuado no sentido de não permitir que
tais atividades caminhem para direções alheias às finalidades es
pacíficas do programa". Entretanto, afirmam que "impressionou-nos
muito favoravelmente a verificação dos grupos da pesquisa em ati-
vidade no programa".
A avaliação da qualidade da produção científica é assunto
trabalhoso, complexo e, por isso mesmo, capaz de despertar contro-
versias. A aceitação de trabalhos científicos para publicação em
periódicos especializados, dentro e fora do país constituí um in-
dicador válido, mas não absoluto da qualidade do trabalho.
Quando os trabalhos são pub licados no idioma nacional, sua
divulgação é reduzida e, raramente, ultrapassa os limites do país.
Via de regra, estes trabalhos não são incldas em publica-cões como
o "Citation Index", sendo esta uma fonte segura de ava-liacão da
importância científica do trabalho.
Quando publicados em revistas nacionais há que verificar-se
o nível de difusão dos periódicos através de sua inclusão em
"Indexes" de trânsito internacional.
0 Instituto de Psicologia da PUC/RGS, publica a revista
"PSIC0" i ncluído, . ao que podemos i n f e r ir, no "Psycho1ogical Abs-
tratcts", o que indica seu bom conceito fora do país.
Corpo Discente
Uma vez que os dados registrados no Relatório Técnico da
CAPES são escassos a este respeito, porque baseados em registros
retirados da avaliação referente aos anos de 1986 e 1987, quando o
curso se achava em i n i c i o , os elementos de que nos podemos valer são os
constantes das informações oferecidos pela instituição e pelo
relatório de visita ao curso, realizado nos d i a s 30 e 31 de mar-ço
de 1990.
Com um bom processo de seleção, os alunos, em sua quase
totalidade professores do ensino superior, constituem um corpo
equilibrado. Vantajoso é o fato de que, ao ingressar no curso, o
1 aluno, desde o primeiro semestre, já tem o orientador definido.
Esta c i r cunstância acrescida ao fato de que a duração do curso está re-
gimenta1mente fixada em um mínimo de 3 anos e máximo de 5 anos, pode
garantir um fluxo de alunos adequado.
A produção científica do corpo discente ficou limitada a artigos
publicados na revista "PS I CO" de vez que ainda não havia tempo de serem
dadas à p ublicidade as dissertações de mestrado, as primeiras das q u ais
programadas para o primeiro semestre de 1990.
Infra-estrutura física e financeira
0 curso tem instalações próprias e adequadas a suas finalidade
0 espaço físico está bem proporcionado garantindo conforto aos que ne
le trabalham. Destaque deve se dado para os recursos em processamento
de dados e bibliográficos, aos quais o acesso aos estudantes é inestri-
to. 0 acervo em relação a área de Psicologia consta de 334 obras, das
quais 99 da Psicologia Social.
Os periódicos relacionados com área de concentração do curso
somam 128 títulos, mas nem todos se acham atualizados. Em 1988. foram
adquiridos para a hemeroteca 44 títulos de periódicos.
0 apoio financeiro tem sido dado pelas agencias nacionais de
financiamento e fomento à pesquisa e pós-graduação: bolsas de demanda
social, da CAPES; bolsas para pesquisadores e auxílios pesquisa do CNPq,
auxílios viagem e, eventualmente outras pela TAPERGS. 0 curso cobra,
ainda, taxas de matrícula e créditos, as quais, nos casos dos b o l s i t a s
são pagas pelas respectivas agências.
II - VOTO DO R E LA T O R
Vota o relator pelo credenciamento do curso de Psicologia em
nível de mestrado da Pontifícia Universidade Católi-ca do Rio Grande do Sul,
pelo prazo de cinco anos.
I I I - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 4 de abril de 1991.
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IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade a
Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 07 de 05 de 1991.
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