Download PDF
ads:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
SP
Renovação de Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Odonto-
logia - nível de mestrado-área de Concentração em Ortodontia.
CÍCERO ADOLPHQ
1-RELATÓRIO
Trata-se de analisar a documentação apresentada pa-
ra renovação de credenciamento do curso de pós-graduação em epí-
grafe.
0 referido curso teve origem sob a forma de "exten-
ção universitária", aperfeiçoamento e estágio que funcionaram a
partir de 1962 na então Faculdade de Farmácia e Odontologia de
Piracicaba. Em 1966, a Instituição passou a integrar a Universi_
dade Estadual de Campinas sob o nome de Faculdade de Odontologia
de Piracicaba (FOP) .
Em 1967, foi reestruturado o curso, que passou a
funcionar como um curso de pós-graduação "stricto sensu". Em
1974 foi credenciado pelo Parecer CFE n°3.733/74, em nível de
mestrado, e em 1980 teve renovado o credenciamento pelo Parecer
CFE n° 1217/80.
Entre março de 1983 e março de 1986 o curso foi sus
penso, coincidindo este fato com a mudança do coordenador do cur_
so. Neste lapso de tempo o curso foi reestruturado, "sem contudo
alterar substancialmente seus objetivos e estrutura básicos" con-
forme está declarado no Anexo I apresentado junto ao Processo.
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Em 1986 reiniciou-se o curso com cinco alunos. Sendo bienal a
periodicidade do curso, somente no final de 1987 foram selecionados mais
seis candidatos que iniciariam o curso no ano seguinte.
A interrupção do curso custou à instituição uma negativa de
renovação de credenciamento, de acordo com o Parecer CFE n°542/86.
Analisaremos o que nos pareceu mais significativo.
Corpo Docente.
Quanto à titulação a situação do corpo docente é muito boa,
sendo todos livre-docentes, além de possuir em vários professores títu-
los de mestre e doutor. Segundo o relatório da CAPES, referente ao
biênio 85/86, 50% dos docentesm dedicação exclusiva.
No que tange à dimensão,o obstante a opinião da ilustre Co-
missão de Consultores Científicos de que ela se acha adequadas ao núme_
ro de alunos e ao número de disciplinas do curso, chamou-me a atenção
o fato de que alguns professores consagram seu tempo a uma multiplica
dade de atividades distribuidas por muitas disciplinas simultânea ou
sucessivamente.
Para exemplificar, com o que consta do anexo II, o Prof. Bacchi
é responsável por seis disciplinas e colabora em nada menos de doze; a
Prof. Prates é responsável por quatro e colaboradora em doze discipli-
nas; o Prof. Nouer é responsável por três e colaborador em nove disci_
plinas; e assim por diante. Comoo 23 disciplinas (nelas inclui da a
dissertação de mestrado, que se chama de tese), e sendo 6 os professo-
res permanentes dedicados a área de concentração e 14 professores que
se ocupam do domínio conexo, pareceu a este relator que o primeiro gru-
po de professores (os permanentes) se acha subdimensionado em relação
às disciplinas da área de concentração.
A relação orientando/orientador é satisfatória.
Estrutura curricular
De acordo com a apreciação que fez a Comissão de Consultores
da CAPES ela é adequada e coerente em relação à área específica.
Quero referir aqui, para o louvor merecido, que tratando-se
de curso de pós-graduação que se pauta pelo sentido de preparar e qua-
lificar docentes destinados à carreira universitária, vale destacar a
preocupação, nem sempre detectada em outros cursos de mestrado, de' incluir-se
entre as disciplinas do domínio conexo, a metodologia do ensino visan-
do, certamente, à preparação pedagógica do futuro professor.
ads:
Atividades de pesquisa e produção técnico/científica
o oito as linhas de pesquisa, todas elas compatíveis com
a área de concentração do curso, o mesmo devendo ser dito da produção
científica.
A Comissão de Consultores da CAPES referiu em seu relatório
que a produção do corpo docente, traduzida em publicações, produção téc-
nica ou artística, limitava-se a sete trabalhos publicados no período analisado, podendo
por isso, ser considerada pequena em relação ao número de docentes.
Compulsando relação de trabalhos mais recentes, verifica-se que
as atividadesm crescido a julgar pela relação de trabalho publicado,
quer em periódicos da especialidade, quer como contribuições em livros
publicados. Entretanto, é relativamente reduzida a divulgação de traba-
lhos fora das fronteiras do País, destacando-se, no particular, o Prof.
Mathias Vitti.
Sabendo-se que a Ortodontia tem um significativo componente
artesanal, vale referir a produção técnica, adstrita à Criação de apa-
reinos, cuja construção visa a oferecer soluções para os problemas Or-
todônticos.
0 financiamento do curso é garantido pelo orçamento da insti_
tuição matriz, a UNICAMP, que, prestigiando os programas de pós-graduação
"stricto-sensu" tem criado incentivos através de um fundo específico.
Contribuições da CAPES e, em menor proporção, da FAPESP, complementam
significativamente o apoio financeiro ao curso.
Corpo discente
A situação em 1989, a julgar pelo memorial apresentado pela
Coordenação do curso era a seguinte:
Cursando disciplina e elaborando tese - 6 (seis) apenas elabo-
rando tese - 5 (cinco)
o havia matrículas trancadas, nem alunos apenas cursando dis-
ciplinas .
0 relatório dos professores que visitaram o curso em setembro
de 1990 é omisso em relação a este tópico.
0 tempo médio de titulação foi considerado satisfatório.
Infra-estrutura física e financeira
A dimensão da área física, cerca de 440a , é adequada para o
funcionamento do curso. Achando-se instalado no mesmo prédio da FOP, o
curso pode dispor, além dessa área, de outras de uso comum e eventual,
a exemplo dos anfiteatros existentes.
Ressalta-se a vantagem dos recursos bibliográficos, de vez
que, além da pequena biblioteca do curso, provida com os documentos-
sicos de apoio a cada uma das disciplinas, o curso conta com a Biblio-
teca da Faculdade, com acervo de 5.398 livros e, o que é de destacar-se,
227 títulos correntes de periódicos, além de outroso correntes e
permutados.
Avaliação e conceituação
Tratando-se de curso que foi recentemente reestruturado, ainda
assim foi avaliado, em termos evolutivos, como curso estável em todos
os segmentos de seu perfil.
Considerados os diferentes aspectos do curso, o corpo docen-
te, as atividades de ensino e as de pesquisa obtiveram conceito A. A
produção docente obteve conceito C e a discente, conceito B. 0 fluxo
de alunoso foi avaliado viste que, à época, o curso estava no seu
reinicio. Por isso mesmo, uma conceituação globalo pôde ser conferida.
Recomendações da CAPES
Manter a cota de bolsas da demanda social em face da avaliação
realizada, relacionado o curso com os seus congêneres e sua região. A
inclusão no PICD ficou condicionada a uma avaliação "in loco" das dis-
ponibilidades do curso.
Relatório da Comissão Verificadora
Integrada pelos Professores Hilton Souchois de Albuquerque Me-
lo e Carlos de Souza Telles, a Comissão apinou em favor da renovação
do credenciamento.
11 - VOTO DO RELATOR
Considera o relator que a reestruturação procedida no curso a
partir de 1985 determinou acentuado progresso no seu funcionamento. Acre
dita, também, que as perspectivas a curto e médio prazoso excelentes.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo