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INTERESSADO/MANTENEDORA
U
F
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
R
J
ASSUNTO
Renovação do Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Psicolo
gia, com área de concentração em Psicologia Clínica, em nível de
mestrado e credenciamen
t
o do mesmo curso em nivel doutorado
RELATOR: SR. CONS.
Yugo Okida
PARECER N° 95/92 CÂMARA OU COMISSÃO
CFSU
APROVADO EM 18/02/92
PROCESSON
23038.005638/90-53
I-RELATÓRIO
Este parecer autoriza a renovação do credenciamento
do curso de pós-graduação em Psicologia, com área de concentração
em Psicologia Clínica, em nível de mestrado e o credenciamento
do mesmo curso em nível de doutorado, solicitados pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Para o julgamento do mérito dos pedidos nos baseamos
no Relatório Analítico elaborado pela coordenação dos programas,
no Relatório Técnico feito pelos Consultores Científicos da CA-
PES e no Relatório de Visita da Comissão Verificadora, esta cons
tituída pelos professores Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher, da
Universidade de Brasília e William Barbosa Gomes da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.
0 curso de pós-graduação em Psicologia da PUC/RJ
tem uma longa tradição. Desde 1966 que o programa em nível de
mestrado vem sendo oferecido e o nível de doutorado foi implanta
do em 1985.
A partir de 1978, o programa de mestrado tem sido re
gularmente avaliado pela CAPES, e seu desempenho apresenta um per
fil variado. Inic iou com o conceito B, desceu para C, em 1980 e
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subiu para A , em 1983. No biénio 86/87, o mestrado manteve o conceito A e o
doutorado, sendo avaliado pela primeira vez, recebeu o conceito B+ . Na
última avaliação feita pela CAPES, referente ao período 88/89, os dois
níveis obtiveram o conceito A- .
Durante esses 26 anos, o curso passou por algumas modifi
cações no sentido de encontrar e definir sua vocação. Esta vocação foi
emergindo, natural e gradativamente, e se definiu como sendo a área da
Psicologia Clínica. Hoje, o curso apresenta um acervo considerável de
trabalhos publicados e teses defendidas, afirmando-se como um centro de
pesquisa e reflexão nacionalmente reconhecido. 0 programa de doutorado é
uma consequência desta trajetória.
Os analistas verificadores consideram que os objetivos do
programa de mestrado e doutorado circunscritos à área de Psicologia
Clínica atendem às expectativas da política de pós-graduação no País,
voltando-se para os aspectos de formação do decente e do pesquisador. Es_
tes objetivos atendem adequadamente à demanda regional revelado pelo grande
número de inscritos para as provas de Seleção.
São três as linhas de pesquisa: 1) Teoria e Prática
Psicanalítica; 2) Linguagem e Construção do Sujeito e 3) Práticas Insti-
tucionais e Desenvolvimento Humano. As linhas estão definidas propriamen_
te, abrangendo aspectos clínicos, teóricos, técnicos e sociais. Os tra-
balhos produzidos pelo corpo docente, bem como as teses defendidas mos-
traram-se consistentes com estes objetivos, assim declararam os verifi-
cadores .
0 corpo docente conta com 14 doutores, procedentes das
seguintes áreas de conhecimento em Psicologia: 9 em clínica, 3 em escolar,
1 em psicolingúística e 1 em desenvolvimento. Nestes termos, o corpo
docente 'apresenta um equilíbrio satisfatório, tanto relativo à área de
concentração, quanto aos temas afins, assegurando ao aluno uma visão focal
enriquecida, diversificada e abrangente da Psicologia.
A maioria dos professores dedica-se integralmente ao
programa, o que garante um bom atendimento aos estudantes e dedicação à
pesquisa.
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A estrutura curricular é flexível, com um número reduzi do
de disciplinas obrigatórias, especialmente dirigidas para problemas
instrumentais e metodológicos, e um grande elenco de disciplinas eleti-vas,
o qual constrói as vertentes temáticas das linhas de pesquisa.
Entre as exigências para o ingresso nos programas desta-ca-
se a apresentação da proposta do projeto para o desenvolvimento da
dissertação ou da tese. No doutorado, a Comissão estabeleceu uma compara_
ção entre o projeto inicial apresentado pelo aluno, o projeto na etapa do
exame de qualificação e o trabalho final defendido pelo aluno, nos dois
casos já consolidados, e o resultado obtido,do impacto do programa na
formação do estudante, foi considerado muito satisfatório.
Os sistemas de Seleção seguem critérios rigorosos. A de_
manda, como já foi acentuado, é numericamente expressiva, o que permite a
Seleção de estudantes com maior aptidão e de elevadovel académico.
Registra-se um baixo número de desistências do curso.
A produção científica dos últimos cinco anos indica que
nas três linhas de pesquisa, os 28 projetos conduzidos pelos professores
resultaram em 73 trabalhos publicados. Com relação ao trabalho dos alunos
foram defendidas 70 dissertações e 2 teses.
A proporção entre a produção e número de professores
resulta numa média aproximada de 1 trabalho anual por professor, embora a
Comissão tenha constatado diferenças quantitativas marcantes na produ-ção
"per capita". Há uma boa proporcionalidade entre artigos publicados em
revistas estrangeiras e nacionais e capítulos de livros.
Situa-se entre 5 a 7 a proporção média de estudantes por
professor que, considerando as diferentes fases da pesquisa e as di
ferenças de' regime de trabalho dos docentes, é aceitável.
Em sua infraestrutura física e material, o programa conta
com o apoio da Biblioteca Geral da PUC, uma biblioteca setorial e dos
serviços de consulta do COMUT e BIREME. 0 apoio de biblioteca é sa-
tisfatório. Quanto ao espaço físico, o programa dispõe de salas apropria_
das para aulas, mas é desejável que a mantenedora invista em instalações
mais adequadas para professor e para estudo dos alunos.
A Comissão Verificadora recomenda a renovação do crederi
ciamento do mestrado e o credenciamento do doutorado do curso em questão.
É importante, no entanto, que a coordenação do programa tome conhecimento
das considerações finais feitas pelos analistas no Relatório de Visita e
se empenhe por implementá-las.
II - VOTO DO RELATOR
Voto favoravelmente à renovação do credenciamento do cur
so de pós-graduação em Psicologia, com área de concentração em Psicologia
Clínica, em nível de mestrado e credenciamento, do mesmo curso, em nível
de doutorado, ambos por um peodo de 5 anos,ministrados pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro. Os efeitos da renovação do cre-
denciamento devem retroagir ao mês de setembro de 1990.
III - CONCLUSÃO DA CAMARÁ
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
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