A estrutura curricular é flexível, com um número reduzi do
de disciplinas obrigatórias, especialmente dirigidas para problemas
instrumentais e metodológicos, e um grande elenco de disciplinas eleti-vas,
o qual constrói as vertentes temáticas das linhas de pesquisa.
Entre as exigências para o ingresso nos programas desta-ca-
se a apresentação da proposta do projeto para o desenvolvimento da
dissertação ou da tese. No doutorado, a Comissão estabeleceu uma compara_
ção entre o projeto inicial apresentado pelo aluno, o projeto na etapa do
exame de qualificação e o trabalho final defendido pelo aluno, nos dois
casos já consolidados, e o resultado obtido,do impacto do programa na
formação do estudante, foi considerado muito satisfatório.
Os sistemas de Seleção seguem critérios rigorosos. A de_
manda, como já foi acentuado, é numericamente expressiva, o que permite a
Seleção de estudantes com maior aptidão e de elevado nível académico.
Registra-se um baixo número de desistências do curso.
A produção científica dos últimos cinco anos indica que
nas três linhas de pesquisa, os 28 projetos conduzidos pelos professores
resultaram em 73 trabalhos publicados. Com relação ao trabalho dos alunos
foram defendidas 70 dissertações e 2 teses.
A proporção entre a produção e número de professores
resulta numa média aproximada de 1 trabalho anual por professor, embora a
Comissão tenha constatado diferenças quantitativas marcantes na produ-ção
"per capita". Há uma boa proporcionalidade entre artigos publicados em
revistas estrangeiras e nacionais e capítulos de livros.
Situa-se entre 5 a 7 a proporção média de estudantes por
professor que, considerando as diferentes fases da pesquisa e as di
ferenças de' regime de trabalho dos docentes, é aceitável.
Em sua infraestrutura física e material, o programa conta
com o apoio da Biblioteca Geral da PUC, uma biblioteca setorial e dos
serviços de consulta do COMUT e BIREME. 0 apoio de biblioteca é sa-
tisfatório. Quanto ao espaço físico, o programa dispõe de salas apropria_
das para aulas, mas é desejável que a mantenedora invista em instalações
mais adequadas para professor e para estudo dos alunos.