Download PDF
ads:
INTERESSADO/MANTENEDORA
.
UF
UNIVERSIDADE DE SAO PAULO SP
ASSUNTO
RECREDENCIAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUlMICA, OFERE
CIDO PELO INSTITUTO DE FlSICO-QUlMICA MEDIADO EM SAO CARLOS-SP
RELATOR: SR. CCNS. Pe. António Geraldo Amaral Rosa
PARECER NP 91/92
CÂMARA OU COMISSÃO
CeSU
APROVADO EM 18/02/92
PROCESSO N° 23038.009465/89-45
I - RELATÓRIO
01. HISTÓRICO:
0 Vice-Reitor em exercício da Universidade de São Paulo dirige-se a
este Conselho solicitando Recredenciamento do curso de Pós-graduação
em Química, área de concentração em Química Analítica, oferecido, em
nível de mestrado, pelo Instituto de Física e Química-IFQ sedidado na
cidade de São Carlos-SP e integrante daquela Universidade.
0 curso em questão teve início em 1970, tendo sido credenciado através
do Parecer-CFE No. 335/73 e recredenciado mediante os Pareceres-CFE No.
6.637/78 e No.217/84.
Tendo em vista proceder ã avaliação das condições de funcionamento do
curso, a CAPES designou uma Comisão de Especialistas integrada pelos
professores João Alfredo Medeiros da PUC-Rio e Oswaldo E. S. Godinho
da UNICAMP-SP.
0 presente Parecer se baseia em dados e informações constantes da se-
guinte documentação:
- Relatório do Curso
- Relatório Técnico da CAPES
- Relatório da Comissão de Especialistas
02. INSTALAÇÕES DE ENSINO E PESQUISA:
0 Departamento de Química Analítica do Instituto de Física e Química
da USP, sediado em São Carlos-SP, funciona em prédio próprio, amplo,
confortável e adequadamente instalado para desenvolver suas atividades
de ensino e de pesquisa, tanto em nível de graduação quanto no de pós-
-graduação. Os laboratório de pesquisa estão, de modo geral, integra-
dos aos laboratórios de ensino de graduação e de pós-graduação. 0 De-
partamento apresenta um bom equilíbrio entre as atividades desenvolvi-
das em seus diversos laboratórios.
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Os laboratórios de ensino e pesquisa cobrem quase todas as áreas da Química
Analítica. De acordo com a Comissão de Especialistas, seria desejável comple-
mentar as instalações com áreas voltadas para a análise inorgânica, em especi-
al, solos e minérios. Nota, contudo, que esta ausência não traz prejuízos para
o ensino e a pesquisa, uma vez que há cooperação com outra Instituição que
desenvolve atividades nesta área.
A Comissão conclui assinalando que a Instituição dispõe de excelentes labora-
tórios e equipamentos em permanente utilização por parte de pesquisadores,
técnicos de nível superior e alunos de pós-graduação e de graduação.
03. BIBLIOTECA:
A Biblioteca do IFQ se destaca pelo grande número de obras didáticas e de pe-
riódicos bem como por um eficiente sistema de atendimento ao usuário. 0 acervo
da área de Química pode ser considerado como de nível excepcional.
04. INFRAESTRUTURA DE APOIO:
0 apoio administrativo dado pela Universidade ao IFQ é de boa qualidade poden-
do ser considerado como acima da média de outras instituições. Qualquer infor-
mação de natureza acadêmica ou administrativa é prontamente obtida.
As oficinas - mecânica, eletrônica e de vidraria - são de boa qualidade, asse-
gurando um eficiente atendimento a todos os programas de ensino, pesquisa e
manutenção.
05. ATIVIDADES DE PESQUISA E PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA:
A área de pesquisa inicial era a da Físico-Química, cuja graduação encontra-se
consolidada, juntamente com a da Física. Posteriormente as atividades foram
redirecionadas para a área da Química—Analítica, mantendo-se, contudo, o apoio
da infraestrutura existente para a área da Físico-Química.
Coexistem, no Instituto, pesquisas de natureza acadêmica com pesquisas aplica-
das, com linhas de pesquisa integradas. A produção científica, entre disserta-
ções de mestrado, publicações em revistas especializadas e participações em
congressos, antes dirigida para a Físico-Química, está sendo reorientada para
a Química Analítica.
A produção é de bom nível científico. A Comissão julga ser recomendável aumen-
tar a ênfase na Análise Inorgânica, tendo em vista alargar o espectro da atua-
ção na Química Analítica, diante da boa perspectiva de cooperação com o CENA
de Piracicaba.
06. CORPO DOCENTE:
De acordo com o Relatório da Comissão Verificadora, o corpo docente envolvido
nas atividades do programa ora em análise, é formado por 14 professores, dos
quais 08 são permanentes e 06 são participantes. Todos possuem o doutorado e
trabalham em regime de tempo integral. Tem havido frequente participação de
professores visitantes estrangeiros.
Em seu conjunto, o corpo docente apresenta um nível científico bom e diversi-
fido. Seus membros demonstram boa iniciativa no estabelecimento de projetos de
pesquisa que são financiados por diversas agências, tais como, FAPESP, CNPq,
FINEP e PADCT. Há, igualmente, convénios com entidades empresariais que trazem
ao Departamento em geral e aos alunos em particular, a oportunidade de adqui-
rir experiência adicional de interesse da sua formação profissional.
2
ads:
07. CORPO DISCENTE:
Os alunos inscritos no curso estão bem preparados e muito motivados. Durante
reunião com esses alunos, a Comissão de Especialistas pôde observar o seu en-
volvimento e um interesse "fora do comum" com relação a estudos avançados.
No triénio 1987/1989 foram defendidas 16 dissertações, o que representou um
signficativo aumento em relação ao biénio anterior, quando foi defendida uma
única dissertação. A média aluno/professor, por ocasião da visita pela Comis-
são, era de 4,6 considerada muito boa. A maioria dos alunos pretende prosse-
guir com estudos para a obtenção do doutorado.
De acordo com o Relatório Técnico da CAPES, referente ao já mencionado triénio,
a duração média do curso de mestrado foi de 48,3 meses, considerada muito alta
Tal fato pareceu, ã Comissão, ser devido às dificuldades de se desenvolver
trabalhos experimentais originais, o que é explicado devido ã preocupação, por
parte dos orientadores, de produzirem publicações de natureza original. Ainda
que tal preocupação possa ser considerada compreensível e, até mesmo, frequen-
te, nos meios académicos ligados ã pós-graduação, trata-se de uma situação que
que não deve constituir justificativa para uma maior permanência do aluno no
curso. Fica, pois, assinalada a recomendação de que tal prazo seja reduzido.
Projetos de pesquisa originais deveriam ser desenvolvidos em curso e teses de
doutorado e não de mestrado.
08. ESTRUTURA DO CURSO:
A formação acadêmica oferecida pelo curso apresenta um bom equilíbrio entre o
aspecto básico e o aspecto especializado, entre o oferecimento de disciplinas
obrigatórias e disciplinas eletivas. 0 currículo cumprido pode ser considerado
como adequado e flexível, com acentuada orientação científica.
09. CONCLUSÃO:
A Comissão de Especialistas que visitou o programa, de. mestrado em Química man-
tido pelo Instituto de Física e Química USP São Carlos Manifesta-se
favoravelmente ã renovação do credenciamento do referido programa, por
considerar que todos os requisitos considerados necessários estão satisfeitos.
A Instituição tem demonstrado competência e alta qualidade na sua área de
atuação, apresentando condições para sua transformação em um centro de
destaque na formação de profissionais da área da Química Analítica. A CAPES
atribuiu ao curso conceito "B
II - VOTO DO RELATOR:
Considerando o que acaba de ser exposto, o Relator é de parecer favorável ã
renovação do credenciamento, pelo prazo de cinco anos, do curso de pós-gradua-
ção em Química, com área de concentração em Química Analítica, oferecido, em
nível de Mestrado, pelo Instituto de Física e Química da Universidade de São
Paulo, sedidado na cidade de São Carlos-SP. Os efeitos do presente recredenci-
amento retroagem ao término do período de credenciamento anterior.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR:
A Camará de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das sessões, 17 de fevereiro de 1992.
>
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
•Sala Barretto Filho, em 18 DE 02 de 1992