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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA UF
CENTRO DE ENSINO DE NAVIRAl - CENAV MS
ASSUNTO:
Reconhecimento do curso de Pedagogia, habilitação em Magistério
das Matérias Pedagógicas do 2° Grau e Orientação Educacional.
RELATOR, SR. CONS. ARNALDO NISKIER
CÂMARA OU
COMISSÃO PARECER Nº 32/92 CESU
APROVADO EM: 29/01/92
23.000.013109/90-13
1- RELATÓRIO
A Diretora-Presidente do Centro de Ensino de Navirai-
CENAV encaminha a este Conselho/ pedido de reconhecimento do cur
so de Pedagogia, habilitação em Magistério das Matérias Pedagoga
cas do 2° Grau e Orientação Educacional, ministrado pelas Facul-
dades Integradas de Naviraí-FTNAV, instalada em Navirai, MS.
0 referido curso foi autorizado pelo Decreto n° 95.120,
de 04.11.1987, nos termos do Parecer CFE 682/87, de 31.08.1987 ,
com 80 (oitenta) vagas totais anuais.
Pela Portaria n° 149/91-SENESu/MEC foi designada Co-
missão verificadora/integrada pelos professores Vilma Marcassa -
Barra e Yvelise Freitas de Souza Arco-verde, ambas da Universida
de Federal do Paraná e pela TAE Maria Auxiliadora Rondon, da
DEMEC/MS, para verificar as condições para o reconhecimento do
curso.
Com base nos dados constantes do processo, do relató-
rio da Comissão Verificadora e da Informação da CAE/CFE,foi ela-
borado o presente Parecer.
1. Dados sobre a Mantenedora
1.2. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
0 Centro de Ensino de Naviraí-CENAV é uma entidade ci-
vil e jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada
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com a finalidade, dentre outras, de manter estabelecimento de ensino,
inclusive de nivel superior. Os estatutos sociais estão registrados -
sob n° 76, do livro A-2, em 16.05.1985, no Cartório de Registro de
Pessoas Jurídicas de Navirai. O Centro está inscrito no CGC/MF sob nº
01.103.977/0001-85.
A instituição declara estar em dia com as obrigações
fiS-cais e parafiscais.
Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos dois últimos exercícios re
velam os seguintes indicadores:
1988 1989
INDICE DE LIQUIDEZ
9,52 18,27
GRAU DE INDIVIDAMENTO
0,04 0,04
GRAU DE IMOBILIZAÇÃO
0,55 0,24
Patrimônio Líquido (em Cr$ 1.000,00) 3.57 4.851
Ativo Permanente (em Cr$1.000,00) . . 2.09 1.212
Pelas Demonstrações de Resultados dos anos considerados
observa-se que a receita é originária de anuidades e taxas escolares.
A Comissão informa que "a curto prazo, visando reverter
esta situação a mantenedora tem buscado outras fontes de receitas que
não a mensalidade, tais como formas de prestação de serviços".
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
0 Centro de Ensino de Navirai mantém os seguintes esta
belecimentos/cursos :
Faculdades Integradas de Navirai
1 - Faculdade de Educação e Geografia de Navirai
. Pedagogia - MMP2º;AE ; OE, SE (Aut.) - 80 vagas .
Geografia (Aut.) - 50 vagas II - Faculdade de Letras e
Administração de Navirai . Administração - AG (Aut.) -
80 vagas . Letras - P/I (Aut.) - 80 vagas
2. Dados sobre a Escola/Curso
2.1. Condições Materiais
Sobre a infra-estrutura física a Comissão Verificadora
informa que a situação atual é: "as instalações e equipamentos que a
Instituição possui correspondem satisfatoriamente ãs atividades
desen volvidas pelo estabelecimento"
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Existe um plano de expansão da parte física já em desen.
volvimentojcom a construção de salas de aula e parte administrativa.
2.2. Biblioteca
Sobre a Biblioteca,a Comissão Verificadora assim se ex-
presssou
".acervo/livro atende a necessidade do curso, para o
qual são destinados 1.271 títulos com 3.242 exemplares.
acervo/periódicos: 35 assinaturas de revistas especia
lizadas.
. está/alojada em dependência a ela destinada, possui -
boas condições de iluminação, ventilação e mobiliário. Funciona dia-
riamente das 8 ãs 11, 13 ãs 17 e das 19 ãs 23 horas.
Quanto a ampliação do acervo bibliográfico é feito atra
vés de solicitação dos professores e doação da comunidade."
Esse acervo deve se enriquecido com a aquisição objetiva de novas
obras.
2.3. Equipamentos
A Comissão declara que "a Instituição possui equipamentos de apoio
didático-pedagógico que atendem ãs necessidades do curso, tais como: video-cassete,
televisor, retroprojetor, projeto de slides, tela para retroprojetor, microscópio,
videoteca, mapoteca completa, mimeógrafo ã álcool.
3. Dados sobre o Curso
A estrutura curricular do curso de Pedagogia, habilita-
ções em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Orientação-
Educacional, apresenta uma carga horária de 2.840ha, acrescida de 60
ha de Estudo de Problemas Brasileiros e 210ha de Educação Física,
to-talizando 3.110 horas-aula, a ser integralizada, no mínimoyem
quatro e no máximo em sete anos. O regime adotado é o seriado anual.
A estrutura atual do curso consta do anexo I do presente parecer.
A comissão verificadora informai "observa-se uma grande
preocupação no currículo com a necessidade de contato do aluno com a
realidade concreta da escola, oferecendo uma proposta de estágio, do
primeiro ao último ano do curso, com programas diferenciados de in -
tervenção no campo educacional." 3.1. Atividades-fim
Estão sendo desenvolvidas muitas atividades de extensão, de
muita relevância para o ensino e desenvolvimento da comunidade, No
processo consta/ás atividades desenvolvidas no ano de 1991.
3.2. Corpo Docente
0 Corpo Docente responsável pelo curso ê constituído de
12 professores, dos quais/ 07 já possuem Parecer do Conselho Federal
de Educação, A relação do corpo docente com disciplinas e qualificação
acadêmico-profissional -constitui o anexo II do Parecer.
A Comissão informar que: "todo o corpo docente esta quali_
ficado para atuar no currículo pleno em disciplinas específicas de
sua formação acadêmica e curso de graduação, acrescido de curso de es_
pecialização, na sua maioria Metodologia do Ensino Superior.
A mantenedora tem proposta de qualificação progressiva a
ser implantada na seguinte base: valorização da titulação pela remune
ração; incentivo para melhoria da qualificação profissional via atua-
lização pedagógica, cursos de especialização e mestrado."
3.3. Outras Informações
A entidade mantenedora mantém Ótimo relacionamento com a
mantida/ que goza de autonomia didática, científica e financeira, que
reflete satisfatoriamente na direção e congregação do estabelecimento
Segundo informações da Comissão: "existe um bom relacio-
namento entre mantenedora X diretoria X professores X alunos.
A DEMEC/MS tem participado ativamente nas atividades da
Instituição de Ensino Superior em que presta assessoramento e supervi.
siona os cursos oferecidos. A Coordenão Didático-Pedagógica é
composta do coordena. dor do curso e professores. A Coordenação do
Curso vem fazendo um esforço no sentido de melhor qualificar os
funcionários para os serviços técnico-burocráticos".
II - VOTO DO RELATOR
Vota o Relator favoravelmente polo reconhecimento do cur
so de Pedagogia, habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas-
do 2º Grau e Orientação Educacional, ministrado pela Faculdade de E-
ducação e Geografia de Naviraí, integrante das Faculdades Integradas-
de Naviraí, em Naviraí, Estado do Mato Grosso do Sul, com 80 (oitenta)
vagas totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
CURRÍCULO PLENO - CURSO DE PEDAGOGIA
CICLO GERAL (COMUM A TODOAS AS HABILITAÇÕES)
Sociologia Geral ....................................... 160 h/a
Psicologia Geral ....................................... 160 h/a
ngua Portuguesa I ................................... 080 h/a
História da Educação ......... * ......................, 160 h/a
Filosofia da Educação ................................. 160 h/a
Estudos de Problemas Brasileiros ...................... 060 h/a
Educação Física I (Prática Desportiva) ............ .. 060 h/a
Estágio Supervisionado I............................ 100 h/a
Sociologia da Educação .... ........................... 160 h/a
Psicologia da Educão .... ............................ 160 h/a
Didática I ............................................ 160 h/a
Língua Portuguesa II................................... 080 h/a
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus I .. 160 h/a
Educação .Física II (Prática Desportiva) ............... 060 h/a
Estágio Supervisionado II ... ........................... 100 h/a
CICLO PROFISSIONAL
Hab.:- MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE 1º E 2º
GRAUS
Didática II ........................................... 210 h/a
Metodologia do Ensino de 1º e 2º Graus 1 .............. 210 h/a
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus II . 150 h/a
Prática de Ensino na Escola de 1º e 2º Graus I (Estágio . .
Supervisionado III)................... ................ 210 h/a
Educação Física III (Prática Desportiva) .............. 060 h/a
Didática III .......................................... 105 h/a
Metodologia do Ensino de 1º e 2º Graus II . ..:.......... 105 h/a
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus II 075 h/a
Prática de Ensino na Escola de 1º e 2º Graus II (Estágio
Supervisionado ) .... ....... , ........................ 105 h/a
Educação Física IV (Prática Desportiva) ........... .....030
h/a
Hab.:- ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Princípios e Métodos de Orientação Educacional I ...... 210 h/a
Medidas Educacionais I............................... 160 h/a
Orientação Vocacional I ....... ...................... .160 h/a
Estágio Supervisionado III ........................... 250 h/a
Educação Física III (Prática Desportiva) ............. 060 h/a
Princípios e Métodos de Orientação Educacional II ..... 105 h/a
Medidas Educacionais II ............................. 080 h/a
Orientação Vocacional II...............................080 h/a
Estágio Supervisionado IV............................ 125 h/a
Educação Física IV (Prática Desportiva)............... 030 h/a
ANEXO II - CORPO DOCENTE
1. CLAUDETE DE MARCHI
. Princípios e Métodos de Orientação Educacional
. História da Educação
. Estágio Supervisionado
Licenciada em Pedagogia, habilitação em Administração Escolar,
pela F.F.C.L. de Umuarana (1981); Orientação Educacional (1982);
Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Administração
Escolar de 1° e 2° Graus pela F.F.C.L. de Presidente Prudente-
(1983). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Supe-
rior (368ha-1985). Aprovada pelo Parecer CFE 143/87 para lecio
nar Princípios e Métodos de Orientação Educacional e Orienta -
ção Vocacional. Aprovada pelo Parecer CFE 324/87 para Filosofia
da Educação.
2. DAGMAR SANT'ANNA DE FARIAS
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
. Metodologia do Ensino de 1° e 2º Graus
Licenciada em Pedagogia, habilitação em Magistério das Matérias
Pedagógicas do 2º Grau e Administração Escolar de 1° e 2° Graus
pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá(1983);
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1989
368ha) ; Possui experiência docente no magistério superior.
3. DEUSLY MARINICE JORDÃO CUNHA
. Princípios e Métodos de Orientação Educacional
. Orientação Vocacional . Medidas Educacionais
Licenciada em Pedagogia, habilitações em Magistério das Matéri-
as Pedagógicas do 2º Grau e Orientação Educacional pela F.F.C.L
Cornélio Procópio (1986). Curso de Especialização em Metodolo -
gia do Ensino Superior (1986-360ha). Possui experiência docente
no magistério superior,
4. ESTÁCIO VALENTIM CARLOS
. Lingua Portuguesa
Graduado em Letras Anglo-Portuguesas (1° grau) pela Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (1975). Licenciado
em Letras, licenciatura plena, habilitações Português/Inglês e
respectivas Literaturas, pela F.C.L. Dom Bosco de Santa Rosa/RS
(1977). Licenciado era Pedagogia, habilitações em Magistério das
Matérias Pedagógica de 2° Grau e Administração Escolar de 1° e
2° Graus (1984). Licenciado em Filosofia, pela F.F.C.L. Mogi
das Cruzes (1971). Curso de Especialização em Língua Portuguesa
(420ha-1978). Possui experiência profissional e em magistério -
superior. Aprovado pelo Parecer CFE 635/88 para lecionar Língua
Latina, Linguística e Teoria da Literatura.
IRACY TERESINHA GASPERIN
. Didática
Licenciada em Pedagogia, habilitações em Magistério das Matéri-
as Pedagógicas do 2° Grau e Administração Escolar de 1º Grau pe_
la F.F.C.L. de Umuarama (1980). Habilitação em Supervisão Esco-
lar de 1º e 2º Graus pela F.F.C.L. Urubupungá (1982). Curso de
Especialização em Metodologia do Ensino (360ha-1984). Aprovada-
pelo Parecer CFE 143/87 para lecionar Currículos e Programas e
Metodologia do Ensino de 1º e 2° Graus. Possui experiência pro-
fissional e no magistério superior.
LEONOR MARIA PIRES MACIEL
. Sociologia Geral
Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de
Dourados (1984). Curso de Especialização em Metodologia do En-
sino Superior (360ha-1989). Possui experiência docente no magis
tério superior
SOLANGE GIURIZZATO MONTEIRO DE CARVALHO
. Psicologia Geral
. Psicologia da Educação
. Prática de Ensino na Escola de 1º e 2° Graus
Licenciada em Pedagogia, habilitações Magistério das Matérias-
Pedagógicas do 2º grau e Administração Escolar de 1° e 2° Graus
pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1989). Bacharel e
Licenciada em Psicologia. Formação de Psicólogo pela F.C.L. de
Tuiuti (1987). Curso de Especialização em Didática (360ha-1988)
Aprovada pelo Parecer CFE 798/88 para lecionar Psicologia Geral
e Psicologia Desportiva. Aprovada pelo Parecer CFE 884/88 para-
lecionar Psicologia Geral e Psicologia da Educação
8. TÂNIA KAWASSAKI AZEVEDO DE OLIVEIRA
. Lingua Portuguesa
Licenciada em Letras, habilitação Português/Inglês e respectivas
Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (1986) . Curso
de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (360ha-1989)
Cursando pós-graduação em Letras, língua Inglesa, pela Universi-
dade Estadual de Londrina. Possui experiência docente no magis-
tério superior
9. VALDOMIRO ARAÚJO DE SOUZA
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2º Graus
. Filosofia da Educação
Licenciado em Pedagogia, habilitações em Magistério das Matérias
Pedagógicas do 2° grau e Administração Escolar de 1º e 2° Graus-
(1976). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino (360ha-
1984). Aprovado pelo Parecer CFE 143/87 para lecionar Filosofia-
da Educação e Princípios e Métodos de Administração Escolar. Pos_
sui experiência docente no magistério superior.
10. JOSÉ AMBRÓSIO DA SILVA
. Estudo de Problemas Brasileiros Bacharel em Ciências Contábeis
pela Faculdade de Ciências Conta. beis e Atuariais da Alta
Noroeste (1978). Curso de Especialização em Metodologia do
Ensino Superior (1985-368ha) . Possui expeí riência docente,
lecionando Organização Social e Política do Bra sil e Educação
Moral e Cívica. Aprovado pelos Pareceres 143/87 e 324/87 para
lecionar Estudo de Problemas Brasileiros.
11. LUIZ APARECIDO DE OLIVEIRA .
Sociologia da Educação
Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitações em Administração-
Escolar de 1º e 2º Graus e Supervisão Escolar de 1º e 2º Graus-
(1981). Licenciatura Plena em Estudos Sociais, habilitação Edu-
cação Moral e cívica (1978). Curso de Especialização em Metodo-
logia do Ensino Superior (368ha-1985). Possui experiência docen
te no magistério superior. Aprovado pelo Parecer CFE 682/87 pa-
ra lecionar Sociologia da Educação e Psicologia da Educação. A-
provado pelo Parecer CFE 635/88 para Psicologia da Educação.
12. JOÃO EMÍDIO DA SILVA
. Educação Física
Licenciado em Educação Física pela F.F.C.L. Arapongas. Licencia.
do em Pedagogia, habilitação Administração Escolar de 1° e 2º
Graus. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior
(368ha-1989) . Aprovado pelo Parecer CFE 156/87 para Educação Fí-
sica (Prática Desportiva). Aprovado pelo Parecer CFE 798/88 pa-
ra lecionar Handebol, Volibole Didática. Aprovado pelo Parecer-
CFE 884/88 para lecionar Educação Física. Possui experiência do_
cente e profissional em Prática Desportiva.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal do Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 29de 01 de 1992.
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