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MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
U
F
CENTRO DE ENSINO DE NAVIRAl CENAV
MS
ASSUNTO:
Reconhecimento do curso de Geografia
RELATOR. SR. CONS. ARNALDO NISKIER
PARECER Nº 31/92 CAMARÁ OU COMISSÃO
CESu
APROVADO EM: 29/01/92
PROCESSO N°:
23.000.013110/90
-
84
1- RELATÓRIO
A Diretora-Presidente do Centro de Ensino de Naviraí-
CENAV encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do cur-
so de Geografia, licenciatura plena, ministrado pelas Faculdades
Integradas de Navirai-FINAV, instalada em Naviraí, MS.
0 referido curso foi autorizado pelo Decreto n° 95.490
de 14.11.1987, nos termos do Parecer CFE 871/87 de 08.10.87, com
50 (cinquenta) vagas totais anuais.
Pela Portaria nº 159/91-SENESu/MEC foi designada Co-
missão Verificadora,integrada pelos Professores Fernando Pilatti
da Universidade Estadual de Ponta Grossa Antonio Giacomini Ri-
beiro, da Universidade Estadual de Maringá e pela TAE Maria Auxi-
liadora Rondon da DEMEC/MS, para verificar as condições para o
reconhecimento do curso.
Com base nos dados constantes do processo, do relató-
rio da Comissão Verificadora e da Informação da CAE/CFE foi ela-
borado o presente Parecer.
1. Dados sobre a Mantenedora
1.2. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
0 Centro de Ensino de Naviraí-CENAV é uma entidade -
civil e jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada
com a finalidade, outras, de manter estabelecimentos dentre
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ensino, inclusive de nível superior. Os estatutos sociais estão regis_
trados sob n° 76, do livro A-2, em 16.05.1985, no Cartório de Regis -
tro de Pessoas Jurídicas de Naviraí. O Centro está inscrito no CGC/MF
sob n° 01.103.977/0001-85.
A Instituição declara estar em dia com as obrigações fis_
cais e parafiscais.
Situação Econõmico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos dois últimos exercícios
revelam os seguintes indicadores:
1988 1989
INDICE DE LIQUIDEZ GERAL
9,52 18,27
GRAU DE INDIVIDAMENTO
0,04 0,04
GRAU DE IMOBILIZAÇÃO
0,55 0,24
PATRIMÔNIO LIQUIDO
3,57 4,851
ATICO PERMANENTE
2.09 1.212
Pelas Demonstrações de Resultados dos anos considerados/
observa-se que a receita é originária de anuidades e taxas escolares.
A Comissão informa que "a curto prazo, visando reverter
esta situação a mantenedora tem buscado outras fontes de receitas que
não a mensalidade, tais como formas de prestação de serviços".
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
0 Centro de Ensino de Naviraí mantém os seguintes esta
belecimentos/cursos :
Faculdades Integradas de Naviraí
1 - Faculdade de Educação e Geografia de Naviraí
. Pedagogia - MMP2Q; AE; SE; OE (Aut.) 80 vagas .
Geografia (Aut.) - 50 vagas II - Faculdade de Letras
e Administração de Naviraí . Administração - AG (Aut)
- 80 vagas . Letras - P/I (Aut.) - 80 vagas
2. Dados sobre a Escola/Curso
2.1. Condições Materiais
Sobre a infra-estrutura física a Comissão Verificadora
informa que a situação atual é: As instalações e equipamentos que a
Instituição possui corresponde 'satisfatoriamente as atividades desen
volvidas pelo estabelecimento".
Existe um plano de expansão da parte física já em desen
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volvimento, com a construção de salas de aula e parte
administrativa.
2.2. Biblioteca
Sobre a Biblioteca a Comissão Verificadora assim se ex-
pressa:
". acervo/livros são adequados ãs exigências do curso e
ao número de alunos, totalizando 1.292 títulos e 3.319 exemplares.
. acervo/periódicos totalizam 10 (dez) revistas especi.
alizadas.
. está alojada em dependência a ela destinada, possui
boas condições de iluminação e mobiliário, entretanto necessitando -
de um melhor sistema de arrefecimento. Funciona diariamente das 8 ãs
llh, das 13 ãs 17h e 19 ãs 23 horas. Quanto a ampliação do acervo bi.
bliogrãfico é feito através de solicitação dos professores e doação-
da comunidade. No orçamento anual é destinada uma verba específica -
para aquisição de novos títulos.O acervo
deve ser enriquecido
com a urgência possivél.
2.3. Equipamentos
A Instituição possui equipamentos de apoio didático-pe
dagógico que atendem ãs necessidades do curso, tais como: Televisor,
video-cassete, retroprojetor, projetor de slides tela pra retroproje
tor, microscópios, videoteca, mapoteca com 50 mapas, pantógrafos, ter
mômetros higrómetros, pluviômetro, globos terrestres, relógios de
sol, biruta, anemómetro, rochas diversas.
3. Dados sobre o Curso
A carga horária total do curso de Geografia é de 3.520
horas, distribuídas em 2.960 horas teóricas e de 560 horas práticas,
sendo 2.880 horas sem incluir Educação Física, Estudo de Problemas -
Brasileiros e Estágio Supervisionado. Atende a Resolução S/N, de 19
de dezembro de 1962 e a Resolução nº 1, de 17 de janeiro de 1972.
As matérias que compõem o currículo podem ser divididas
em três conjuntos, as de formação, geral e auxiliar, as de formação
geográfica e as de formação pedagógica.
O regime adotado é o seriado anual.
O prazo de integralização do curso é de no mínimo qua-
tro e no máximo sete anos.
A estrutura curricular atual do curso consta do anexo I
do presente parecer.
3.1. Atividades-fim
Estão sendo desenvolvidas muitas atividades de extensão
de muita relevância para o ensino e desenvolvimento da comunidade lo-
cal. No processo constam as atividades desenvolvidas no ano de 1991.
3.2. Corpo Docente
0 Corpo Docente responsável pelo curso é constituído de
12 professores, dos quais 08 já possuem Parecer do Conselho Federal
de Educação. A relação do corpo docente com
as disciplinas e qualificação acadêmico-profissional constitui o ane-
xo II do Parecer.
A Comissão informa que: "todo o professor que atua no
estabelecimento está devidamente qualificado em curso de graduação -
correspondente ao que leciona, acrescido de curso de especialização-
para atender ãs exigências de contratação estabelecidas no regimento"
"A mantenedora tem proposta de qualificação progressiva-
a ser implantada na seguinte base: valorização da titulação pela re-
muneração; incentivo para melhoria da qualificação profissional via
atualização pedagógica, cursos de especialização e mestrado".
3.3. Outras informações
A Comissão Verificadora prestou ainda as seguintes infor_
mações: "Conforme o art.92 do Regimento Unificado da IES, cabe â man
tenedora tomar medidas necessárias ao bom funcionamento da mantida,
respeitando os limites da lei, do regimento, a liberdade acadêmica -
dos corpos docente e discente e a autoridade própria de seus órgãos-
deliberativos executivos, papel esse que vem desempenhando satisfato
riamente junto a direção e congregação do estabelecimento. O bom re-
lacionamento entre mantenedora, diretor, professores e alunos tem
re-fletido na qualidade do ensino, em razão da autonomia didática,
cien-tífica e financeira de que dispõe a mantida."
"A DEMEC, através da equipe de supervisão, presta asses-
soria técnico-pedagógicacom visitas periódicas, ocasião em que ava -
lia a atuação da IES, obtendo uma visão dinâmica de estrutura e fun-
cionamento da instituição supervisionada."
II - VOTO DO RELATOR
Vota o Relator favoravelmente ao reconhecimento do cur so
de Geografia, licenciatura plena, ministrado pela Faculdade de Edu_
cação e Geografia de Naviraí, integrante das Faculdades Integradas de
Naviraí, em Naviraí, Estado do Mato Grosso do Sul, com 50 (cinquenta)
vagas totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator,
Sala das Sessões, de janeiro de 1992
CURRÍCULO PLENO - CURSO DE GEOGRAFIA
ELENCO DE DISCIPLINAS
Sociologia Geral ...................................... .160 h/a
Psicologia Geral ......... . ........................... 160 h/a
Língua Portuguesa................................. ..... 080 h/a
História aa Educação .................................. 160 h/a
Filosofia da Educação ................................. 160 h/a
Estudos de Problemas Brasileiros ...................... 030 h/a
Educação Física I (Prática Desportiva).................. 030 h/a
Geografia Física I .... : ............................. . 150 h/a
Geografia Regional I .... .............................. 160 h/a
História Econômica Geral .e do Brasil .................. . 160
h/a
Cartografia I ............ . . .................... .....;. 080 h/a
Psicologia da Educação .. .. .... ....................... 030. h/a
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Grau .... 030 h/a
Prática de Ensino I (Estágio Supervisionado) ....... .... 030 h/a
Educação Física II (Prática Desportiva) ............... 030 h/a
Geografia do Brasil I ................ ................ 160 h/a
Geografia Regional II.................................. 160 h/a
Geografia Humana I .................................... 160 h/a
Geografia Física II ............... ................... 160 h/a
Didática I ................ . ......................... 030 h/a
Prática de Ensino II (Estágio Supervisionado) .......... 080 h/a
Educação Física III (Prática Desportiva)................ 030 h/a
Geografia Humana II.................................... 160 h/a
Geografia do Brasil II ................................ 160 h/a
Biogeografia .......................................... 160 h/a
Cartografia II ....................................... 160 h/a
Didática II .......................................... 080 h/a
Prática de Ensino III (Estágio Supervisionado) ......... 030 h/a
Educação Física IV (Prática Desportiva) ............... 030 h/a
ANEXO II - CORPO DOCENTE
1. CLAUDETE DE MARCHI
. História da Educação
Licenciada em Pedagogia, habilitação Administração Escolar pela
F.F.CL. de Umuarama (1981); Orientação Educacional (1982); Magis_
tério das Matérias Pedagógicas do 2] Grau e Administração Esco -
lar de 1º e 2º Graus pela F.F.CL. de Presidente Prudente (1983)
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (368ha
1985). Aprovada pelo Parecer CFE 143/87 para lecionar Princípios
e Métodos de Orientação Educacional e Orientação Vocacional. A-
provada pelo Parecer CFE 324/87 para Filosofia da Educação.
2
.
DAGMAR SANT'ANNA DE FARIAS
. Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2° Graus .
Didática
Licenciada em Pedagogia, habilitação em Magistério das Matérias
Pedagógicas do 2° Grau e Administração Escolar de 1º e 2º Graus
pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá (1983);
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1989-
368ha); Possui experiência docente no magistério superior e pro
fissional.
3. ESTÁCIO VALENTIM CARLOS
. Língua Portuguesa
Graduado em Letras Anglo-Portuguesas (1º Grau) pela Faculdade -
de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama (1975). Licenciado-
em Letras, licenciatura plena, habilitações Português/Inglês e
respectivas Literaturas, pela F.CL. Dom Bosco de Santa Rosa/RS.
(1977). Licenciado em Pedagogia, habilitações em Magistério das
Matérias Pedagógicas de 29 Grau e Administração Escolar de 19 e
2° Graus (1984) . Licenciado em Filosofia, pela F.F.CL. Mogi das
Cruzes (1971). Curso de Especialização em Língua Portuguesa(420
ha-1978). Possui experiência profissional e em magistério supe-
rior. Aprovado pelo Parecer CFE 635/88 para lecionar Língua La-
tina, Linguística e Teoria da Literatura.
4. IRACY TERESINHA GASPERIN
. Didática
Licenciada em Pedagogia, habilitações em Magistério das Maté-
rias Pedagógicas do 2° Grau e Administração Escolar de 1° Grau
pela F.F.C.L. de Umuarama (1980). Habilitação em Supervisão -
Escolar de 1º e 2° Graus pela F.F.C.L. de Urubupungá (1982) .
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino (360ha-1984).
Aprovada pelo Parecer CFE 143/87 para lecionar Currículos e
Programas e Metodologia do Ensino de 1º e 2° Graus. Possui ex
periência profissional e no magistério superior
5-IRENE HAAS DO AMARAL
. Prática de Ensino (Estágio Supervisionado)
. Cartografia
Licenciada em Geografia pela F.F.C.L. de Paranavaí (1973). Cur-
so de Especialização em Metodologia do Ensino Superior (360ha -
1989). Participou de diversos cursos e simpósios. Possui experi-
ência profissional e em magistério superior. Aprovada pelo Pare
cer CFE 324/87 para lecionar Geografia do Brasil e Geografia Hu
mana. Aprovado pelo Parecer CFE 635/88 para lecionar Estudo de
Problemas Brasileiros.
6-IZEQUIEL LUIZ DE CRISTO
. Estudo de Problemas Brasileiros
. Geografia Regional
. Geografia do Brasil
Licenciado em Geografia pela F.C.L. de Adamantina (1984). Liceri
ciado em Estudos Sociais (licenciatura plena, habilitação Educa.
ção Moral e Cívica pela F. C.L.E. Presidente Prudente (1983). -
Curso de Especialização em Geografia Humana (1988-360ha).
Possui experiência profissional e em magistério superior.
7-JOÃO DO CARMO NEVES
. Geografia Física .
Biogeografia .
Geografia Humana
Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Gros-
so do Sul (1986). Curso de Especialização em Geografia Econômi-
ca (1989-360ha). Participou de diversos cursos e viagens de es-
tudos. Possui experiência profissional e em magistério superior
8. LEONOR MARIA PIRES MACIEL
. Sociologia Geral
Bacharel em Ciências Jurídicas pela faculdade de Direito de Dou
rados (1984) . Curso de Especialização em Metodologia do Ensino-
superior (360ha-1989). Possui experiência docente no magistério
superior.
9. PAULO HAMILTON DOS SANTOS MARINHO
. História Econômica Geral e do Brasil
Licenciado em História pela F.F.C.L. de Paranaguá (1967) . Licen.
ciatura plena em Pedagogia, habilitação em Administração Esco -
lar de 1° e 2° Graus e Supervisão Escolar de 1º e 2° Graus(1981)
Aprovado pelo Parecer CFE 871/87 para lecionar História Econômi.
ca Geral e do Brasil.
10. SOLANGE GIURIZZATO MONTEIRO DE CARVALHO
. Psicologia Geral . Psicologia da
Educação
Licenciada em Pedagogia, habilitações Magistério das Matérias -
Pedagógicas do 2º Grau e Administração Escolar de 1º e 2º Graus
pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1989). Bacharel e
Licenciada em Psicologia. Formação de Psicólogo pela F.C.L. de
Tuiuti (1987). Curso de Especialização em Didática (360ha-1988)
Aprovada pelo Parecer CFE 798/88 para lecionar Psicologia Geral
e Psicologia Desportiva. Aprovada pelo Parecer CFE 884/88 para
lecionar Psicologia Geral e Psicologia da Educação.
ll.VALDOMIRO ARAÚJO DE SOUZA
. Filosofia da Educação
Licenciado em Pedagogia, habilitações em Magistério das Matérias
Pedagógicas do 2° Grau e Administração Escolar de 1° e 2º Graus
(1976). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino (360ha
1984). Aprovado pelo Parecer CFE 143/87 para lecionar Filosofia
da Educação e Princípios e Métodos de Administração Escolar. Pos-
sui experiência docente no magistério superior.
12. JOÃO EMÍDIO DA SILVA .
Educação Física
Licenciado em Educação Física pela F.F.C.L. de Arapongas. Licen
ciado em Pedagogia, habilitação Administração Escolar de 1º e 2°
Graus. Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior
(368ha-1989). Aprovado pelo Parecer CFE 156/87 para Edu cação
Física(Prática Desportiva). Aprovado pelo Parecer CFE n° 798/88 para
lecionar Handebol, Volibol e Didática. Aprovado pe_ Lo Parecer CFE
884/88 para lecionar Educação Física. Possui ex periência docente e
profissional em Prática Desportiva.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal do Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 28 de 01 de 1992.
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